Forum Espirita

GERAL => Audiovisuais => Power Point => Tópico iniciado por: HelenaBeatriz em 29 de Julho de 2010, 17:00

Título: A árvore torta
Enviado por: HelenaBeatriz em 29 de Julho de 2010, 17:00
A árvore torta é uma excelente analogia de aceitação...
Amar as pessoas coimo elas são, apenas amá-las. Não é fácil, mas tb não é impossível, é exequível.
Bjs!
Título: Re: A árvore torta
Enviado por: REINALDO GOMES em 30 de Julho de 2010, 12:42
Helena Beatriz, Saúde e muita Paz, querida no afã de vivenciar mais uma das tuas belas mensagens, não consigo visualizar o anexo do pps, sei que deve ser lindo como sempre. Com carinho do companheiro Reinaldo Gomes - Salvador BA. Um beijo no teu coração. "-AS ESTRELAS SÃO BELAS POR CAUSA DE UMA FLOR QUE NÃO SE PODE VER..." (Exupéry)
Título: Re: A árvore torta
Enviado por: HelenaBeatriz em 30 de Julho de 2010, 14:21
Olá, Reinaldo!! ;) :D
Muito obrigada por revelar a falha no carregamento do anexo.
Vou recolocar o PPS e tb em HTML para poder visualizar-se o conteúdo, mesmo que o anexo não abra, amigo.
Carinhos,
Helena
------------------------------------------------------------------------------------------------

(http://2.bp.blogspot.com/_OWd_lC4r1cg/SWu1qPMgoAI/AAAAAAAAD5U/Opqn4Q1CBaE/s320/indio.jpg)

A árvore torta

Um dia, diante da velha árvore torta, um pinheiro todo vergado pelo tempo, o sábio da aldeia ofereceu a sua própria casa para aquele discípulo que “conseguisse ver o pinheiro na posição correta”.

Todos se aproximaram e ficaram pensando na possibilidade de ganhar a casa e o prestígio, mas como seria  “enxergar o pinheiro na posição correta”? O mesmo era tão torto que a pessoa candidata ao prêmio teria que ser no mínimo contorcionista.

Ninguém ganhou o prêmio e o velho sábio explicou ao povo ansioso, que ver aquela árvore em sua posição correta era “vê-la como uma árvore torta”.

Só isso!

Nós temos em nós, esse jeito, essa mania de querer “consertar as coisas, as pessoas, e tudo mais” de acordo com a nossa visão pessoal. Quando olhamos para uma árvore torta é extremamente importante enxergá-la como árvore torta, sem querer endireitá-la, pois é assim que ela é. Se você tentar “endireitar” a velha árvore torta, ela vai rachar e morrer, por isso é fundamental aceitá-la como ela é.

Nos relacionamentos é comum um criar no outro expectativas próprias,  esperar que o outro faça aquilo que ele “sonha” e não o que o outro pode oferecer. Sofremos antecipadamente por criarmos expectativas que não estão alcance dos outros.

Porque temos essa visão de “consertar” o que achamos errado.

Se tentássemos enxergar as coisas como elas realmente são, muito sofrimento seria poupado.

Os pais sofreriam menos com os seus filhos, pois conhecendo-os, não colocariam expectativas que são suas, na vida dos mesmos, gerando crianças doentes, frustradas, rebeldes e até vazias.

Tente, pelo menos tente, ver as pessoas como elas realmente são, pare de imaginar como elas deveriam ser, ou tentar consertá-las da maneira que você acha melhor. O torto pode ser a melhor forma de uma árvore crescer.

Não criei mais dificuldades no seu relacionamento, se vemos as coisas como elas são, muitos dos nossos problemas deixam de existir, sem mágoas, sem brigas, sem ressentimentos.

E para terminar, olhe para você mesmo com os “olhos de ver” e enxergue as possibilidades, as coisas que você ainda pode fazer e não fez. Pode ser que a sua árvore seja torta aos olhos das outras pessoas, mas pode ser a mais frutífera, a mais bonita, a mais perfumada da região, e isso, não depende de mais ninguém para acontecer, depende só de você.

Pense nisso!

 
Por Paulo Roberto Gaefke
Título: Re: A árvore torta
Enviado por: REINALDO GOMES em 30 de Julho de 2010, 15:35
Helena, como tinha afirmado antes na minha avaliação, da qualidade das tuas mensagens, grato à atenção, é LINDÍSSIMAAAAAA. BEIJOS.
Um ex. presidente do nosso Brasil disse um dia que; "EM VEZ DE NÓS JOGARMOS PEDRAS NO PASSADO, VAMOS APROVEITAR TODAS AS PEDRAS DISPONÍVEIS PARA CONSTRUIR O NOSSO PRESENTE FURUTO...", criando um paralelo entre a tua linda mensagem é tudo isso, deixamos de construir um futuro, tentando consertar  a natureza original das coisas e/ou do ser.   Parabéns Helena...
Título: Re: A árvore torta
Enviado por: Dothy em 30 de Julho de 2010, 17:28
Amiga Helena,belissima mensagem,uma das nossos maiores dificuldade é nos incomodarmos com o outro...Queremos educar os filhos dos outros,queremos corrigir os erros alheios,que o outros seja do jeito que nós idealizamos,que nos convém..E em se tratando em relacionamentos,as vezes pensamos o outro vai mudar,vai ficar do jeito que queremos!!! enquanto fazemos isto,esquecemos de nós próprios,de construirmos nossa melhora interior...Somos seres individuais,um dferente do outro.Antes de aceitarmos o outro do jeito que ele é,aceitarmos primeiro a nós mesmo,nos exergando do jeito que somos..Como a árvore torta..abraços afetuoso!!!
Título: Re: A árvore torta
Enviado por: HelenaBeatriz em 31 de Julho de 2010, 14:41
Obrigada pelo retorno e comentários postados, amigos.

É verdade, Reinaldo e Dothy!
Cada um de nós tem suas peculiaridades e é único. Cada defeito ou virtude faz parte do seu grau consciencial.

Existe uma poesia de Drumond que gosto muito...

http://www.youtube.com/watch?v=V3-gESFFoJQ (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PVYzLWdFU0ZGb0pR)

Com muito carinho,
Helena
Título: Re: A árvore torta
Enviado por: Andrade Fonseca Sonia em 01 de Agosto de 2010, 13:02
Uma  das msgs. mais lindas q. já li.  Ela retrata fielmente,  o  que tentamos todos os dias,  moldarmos os outros  p. q. fiquem como nós achamos   certo.   Porque  estaremos certos sempre,  porque não deixarmos
o outro aprender  com seus próprios  erros  ou acertos?
Que essa msg.  nos levem a reflexão.
Um grande abraço.

Sonia
Título: Re: A árvore torta
Enviado por: HelenaBeatriz em 05 de Agosto de 2010, 21:43
Olá, Sonia!! Obrigada pelo retorno... Fico feliz que tenha gostado, amiga!
Com carinho,
Helena