Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Espiritualismo => Tópico iniciado por: Conforti em 09 de Janeiro de 2011, 15:11

Título: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Conforti em 09 de Janeiro de 2011, 15:11
          Amigos, bom domingo.
          O que é o ego?
          Como eliminar o ego?
          A prática do mal pode ser evitada?
          Tudo já está predestinado?

          O que é o ego?
          Veja: quando o espírito/criança vem à existência no  espaço-tempo, no calor e aroma da mãe, usufruindo do alimento morno e saboroso, na tranqüilidade e segurança que a mãe lhe oferece, está num verdadeiro paraíso; nada a perturba; tudo está perfeito. Contudo, logo essa paz se desfaz; as primeiras cólicas, o outro que lhe tira o que tem na mão, e a criança descobre o não-eu, um mundo ameaçador a seu redor; aí nasce o ego, verdadeira defesa psicológica, que a acompanhará até ser destruído, ou pela morte biológica, ou pela iluminação; esse é o ego: uma capa protetora que, para nossa segurança, filtra tudo, interpreta, desconfia, repele, e cuja ação é intensificada pelos condicionamentos que a vida lhe acrescenta, entre eles as ilusões que nos são impostas, desde que nascemos, pelas tradições, costumes, crenças, religiões, cultura, suposições, sociedade. Todo nosso relacionamento com o mundo é feito através desse véu protetor, carregado de ilusões, mas que impede que saibamos o que e quem somos e o que o Todo é, pois nos oculta a realidade. Esse é o ego.
          Como eliminar o ego?
          O ego é destruído, ou pela iluminação, ou pela morte biológica, pois então não há mais necessidade de defesas. Logo, é eliminado, ou pelo meditar, ou pelo morrer.
          A prática do mal poderia ser evitada?
          Veja o que é a vida, o que somos nós: a vida é um eterno fluir de eventos sempre incertos e impermanentes; uma correnteza sem fim que tudo arrasta; somos apenas bolhas que na corrente se formam, duram mais ou menos tempo e são destruídas; somos, a cada instante, o resultado de todos os movimentos desse fluir, desde o “início” de tudo. Esse movimento contém tudo que nos constrói, instante a instante, e que nos chega através de nossos antepassados mais remotos, e que continuam em nós, com todas as transformações que a vida exigiu; somos o resultado de todas as reações internas, psicológicas e fisiológicas, vindas das ações externas percebidas em nosso relacionamento com o não-eu. Tudo fez e continua fazendo o que somos: somos, portanto, o resultado do passado. Logo, nenhuma autonomia temos. É essa “massa” que nos empurra para frente. Talvez, por isso, Paulo tenha afirmado: “É o Senhor que opera em nós o pensar, o querer e o fazer”; pois não somos “donos” nem de nossos pensamentos! Talvez, também, por isso, assegurou Paulo: “Não é por vossas obras que sereis salvos, mas pela graça de Deus”.
          Tudo já está predestinado?
          Talvez não seja bem assim; talvez, para nós, isso se configure como destino, porque nada podemos fazer; somos apenas testemunhas. Mas, predestinação implica finalidade, planejamento, objetivo a atingir e, conforme os sábios, nada disso existe; tudo apenas é o que é, dentro desse fluir; tudo vai acontecendo e somos arrastados pela corrente, às vezes turbulentas, às vezes tranqüilas, conforme encontre ou não obstáculos pela frente, e quer queiramos ou não. Talvez por isso tenha aconselhado Krishnamurti: “... uma boa dose de humor e uma grande dose de indiferença” e Jesus: “... não vos preocupeis... olhai os lírios do campo... as aves do céu... a cada dia basta seu mal; o amanhã cuidará de si mesmo”.
          Um abraço. 
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: filhodobino em 09 de Janeiro de 2011, 15:28
Amado irmão...
Essa criatura não sobreviveria, no cadinho evolutivo, formatador da vontade...
tal como não há mulher hemofílica, a evolução naturalmente assistida não permite que os deficientes de vontade e afeitos a erros vão naturalmente sendo eliminados, pela não proliferação de seus genes defeituosos, e os sem vontade forte, acabam sucumbindo nas eras pré-cognitivas...

Essa idéia que o amado irmão abriga, é fruto de evolução após muitas lutas consigo mesmo, como demonstra a própria história de Bhuda, Ghandi, e vai por aí afora...

Então se começa do meio pra a frente, cria dificuldade de entendimento para o néscio que cria culpa e trauma, e vai para o estudo do mês...
Saúde e Paz!
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: filhodobino em 09 de Janeiro de 2011, 16:06
Então irmão,
Não há predestinação, apenas evolução pelo próprio desejo de evoluir...
Reflitamos:



Pedido de Brahma
14/100.
O Abençoado ter atingido o estado de Buda enquanto descansava sob a árvore do pastor Nigrodha
nas margens do rio Neranyjara, pronunciou a expressão solene: [1]
"Como abençoado na solidão feliz
É o que ouve de verdade chamada!
Como ser abençoado tanto a espécie e bom,
Para praticar a auto-contenção a todos!
Como bendito da paixão de ser livre,
Todas as alegrias sensuais para deixar passar!
No entanto, mais felicidade ele apreciável
Quem fecha o orgulho de "eu sou eu" [2]
"Eu já reconheceram a verdade mais profunda,
o que é sublime e paz, dando,
mas de difícil compreensão;
para a maioria dos homens se movem em uma esfera de interesses mundanos
e encontrar as suas delícias em desejos mundanos. [3]

"A pessoa comum não vai entender a doutrina,
pois para ele não há felicidade na individualidade única,
e a felicidade que encontra-se em uma completa rendição à verdade
é ininteligível para ele. [4]

"Ele vai chamar resignação o que a mente iluminada é a mais pura alegria.
Ele vai ver a aniquilação onde o perfeito encontra a imortalidade.
Ele conta como a morte que o conquistador de si mesmo sabe que é a vida eterna. [5]

"A verdade permanece oculta de quem está no cativeiro do ódio e do desejo.
Nirvana permanece incompreensível e misterioso
para o vulgo cujas mentes são ser nublado  com interesses mundanos.
Devo pregar a doutrina e a humanidade não compreender isso,
ele me traria apenas fadiga e problemas. " [6]

Mara, o maligno, ao ouvir as palavras do Buddha abençoado,
se aproximou e disse: "ser cumprimentado, o Santo.
Tu atingido o mais alto êxtase
e é tempo para ti entrar no nirvana final. " [7]

Então Brahma Sahampati desceu dos céus
e, depois de ter adorado o Abençoado disse: [8]

"Ai de mim! O mundo deve perecer,
Saúde e Paz!
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: candia_e_alqueire em 10 de Janeiro de 2011, 01:10
Ego é o nosso eu habitual, espíritos imperfeitos que somos, tendo como destino final os mundos felizes, na estrada das reesncarnações. Alguns de nós havemos ficar na Terra após completada sua transição de um mundo de provas e expiações para um de regeneração. Tal transformação que ora começa a orcorrer, faz com que  já  venham sendo retirados muitos espíritos, que aqui  não mais reencarnarão.
Diferentemente do ego, centro dos erros humanos, vive em nós,  um Eu profundo, que, tão cedo não saberemos viver - a verdadeira Imagem e Semelhança de Deus - que existe e sempre existiu em nós como semente e centelha divina, como possibilidade, a ser descoberta e vivida plenamente. Se isso não ocorre é porque espíritos que ainda estamos à caminho da luz, para um dia chegarmos mais perto, daquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Jorge Luiz Carvalho
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Anton Kiudero em 10 de Janeiro de 2011, 07:18
          Como eliminar o ego?
          O ego é destruído, ou pela iluminação, ou pela morte biológica, pois então não há mais necessidade de defesas. Logo, é eliminado, ou pelo meditar, ou pelo morrer.
          A prática do mal poderia ser evitada?
          Veja o que é a vida, o que somos nós: a vida é um eterno fluir de eventos sempre incertos e impermanentes; uma correnteza sem fim que tudo arrasta; somos apenas bolhas que na corrente se formam, duram mais ou menos tempo e são destruídas; somos, a cada instante, o resultado de todos os movimentos desse fluir, desde o “início” de tudo..............................Talvez, por isso, Paulo tenha afirmado: “É o Senhor que opera em nós o pensar, o querer e o fazer”; pois não somos “donos” nem de nossos pensamentos! Talvez, também, por isso, assegurou Paulo: “Não é por vossas obras que sereis salvos, mas pela graça de Deus”.

Isto nos leva as causas da dor. A dor, toda dor, mesmo uma leve insatisacao ou desagrado e sempre proveniente da pratica continua do mal. O espirito enquanto humanizado ou acreditando ser humano deseja sempre congelar o instante. Deseja sempre manter a situacao presente. Os bens, os relacionamentos e principalmente as suas verdades. No entanto vivemos em meio a impermanencia, e esta impermanencia esta acelerando geometricamente em todos os setores da vida humana. Mas o espirito humanizado precisa possuir coisas, pessoas e verdades. Se isto lhe e negado, para o seu proprio bem, ja que estes apegos sao o unco mal que existe, sofre. Sofre porque um apego transformado em paixao foi negado.

Por favor, nao sofram por nada. Ao contrario alegrem-se cada vez que um apego lhes for negado.  Porque este e o caminho para  acensao individual.
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Diegas em 10 de Janeiro de 2011, 11:00
Para uns, o Ego é uma capa protetora; para outros, não passa do Eu profundo...mas também poderia ser o ponta-direita ou o centroavante do time do Porto ou do Santos F.C


Para mim, o Eu não passa de uma personalidade encarnada. Por exemplo: hoje sou o Diegas; em outras épocas devo ter sido algum Rasputin ou a Maria Antonieta.

E, como seria o Diegas, depois de desencarnado ?
Faço-me esta perguntinha-louca para obter a seguinte resposta:

O somatório de todos os Egos encarnados, livre do organismo fisico, ou como diria o forista o Eu integral, ou seja, um Espirito em processo evolutivo, vivenciado e ainda a vivenciar vários Egos até alcançar a Perfeição.


É necessário eliminar algum Ego ?

Só se for por homicidio ou suicidio, por que na realidade temos de eliminar em nós os nosso proprios inimigos: odio, o egoismo, o orgulho, a luxuria e dai por diante, numa verdadeira reforma íntima.


Abç
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Conforti em 10 de Janeiro de 2011, 13:52
          Filhodobino   (ref #1 e #2)
          Amigo, cito você:
          “Essa criatura não sobreviveria, no cadinho evolutivo, formatador da vontade... tal como não há mulher hemofílica, a evolução naturalmente assistida (não???) permite que os deficientes de vontade e afeitos a erros vão naturalmente sendo eliminados, pela não proliferação de seus genes defeituosos, e os sem vontade forte, acabam sucumbindo nas eras pré-cognitivas...
          Cel: Meu xará, você esta muito difícil ou eu é que estou duro de compreender! Facilite, xará.
          Filhodobino:
          “Essa idéia que o amado irmão abriga, é fruto de evolução após muitas lutas consigo mesmo, como demonstra a própria história de Bhuda, Ghandi, e vai por aí afora...”
          Cel: meu estimado, se fosse isso, serão lutas desta mesma “descida” ao mundo. Todos que chegaram “lá” perceberam que possibilidades idênticas “todos” os seres humanos “já” possuem, no estado em que se encontram.
          Filhodobino:
          “Então se começa do meio pra frente, cria dificuldade de entendimento para o néscio que cria culpa e trauma, e vai para o estudo do mês...”
          Cel: ih!!! Amigo, essa tb foi difícil para mim.
          Filhodobino:   (ref #2)
          “Então não há predestinação, apenas evolução pelo próprio desejo de evoluir...”
          Cel: o amigo estará certo se considerar que esse desejo de evoluir não é exatamente nosso, mas vem do “empurrão” do movimento sem fim que é a vida.
          Filhodobino:
          “Reflitamos:
          O Abençoado, depois ter atingido o estado de Buda, pronunciou este discurso solene:
"Como é abençoado aquele que, na perfeita solidão, conhece a verdade!
”Como é abençoado, pois, agora, pode ensinar a todos  como se livrarem dos desejos.
”Como é abençoado aquele que se libertou das paixões e que não está mais sujeito às atrações dos sentidos”
”No entanto, mais felicidade tem quando se liberta da prisão do orgulho de “eu sou isto, eu sou aquilo”!
"Ele conhece, agora, a profunda verdade de que essa paz é sublime, mas de difícil compreensão para a maioria dos homens, que estão se movendo entre os interesses mundanos, buscando ali encontrar suas delícias.
"O profano não vai entender a doutrina,
pois para ele não há felicidade em perder sua individualidade única, em se reconhecer Um com tudo, nem em se render totalmente à verdade, pois não entende a bem-aventurança e grandeza que nisso está.
"O profano considera ser submissão, sujeição, aquilo que, para os iluminados, é a mais perfeita alegria.
”O profano considera ser verdadeira morte aquilo que, para aqueles que atingiram a perfeição, é imortalidade.
”O profano considera morte aquilo que, aquele que venceu a si mesmo, sabe que é vida eterna. [5]
"A verdade permanece oculta àqueles que são escravos do ódio e do desejo.
”O Nirvana, o estado de libertação de todos os sofrimentos, permanece incompreensível e misterioso para os profanos cujas mentes estão apegadas aos atrativos do mundo.
”Devo pregar a doutrina da libertação mas, se a humanidade não a compreender, isso só me trará fadiga e problemas”. 
          Mara, o maligno, ao ouvir as palavras do abençoado Buddha, se aproximou e disse: "venho cumprimentar-te, oh iluminado; tu atingiste o mais alto êxtase e é tempo para entrares no nirvana final”.
          Então Brahma desceu dos céus e, depois de consagrar o Abençoado, disse:
"Ai de mim! O mundo deve sofrer para compreender o que deve fazer para chegar à suprema felicidade”.

         Xará, tentei melhorar, para melhor compreensão, o discurso do novo Buda; antes, parecia composto de frases em latim, nas quais as palavras não necessitam posição exclusiva, pois as conjugações lhes dão sentido. Não entendi a “... isso só me trará fadiga e problemas”.
          Mas, meu amigo, o que você pretendeu dizer com tudo isso, dentro do tema sobre ego, predestinação e prática do mal? Tem ligação com o tema? Não compreendi sua intenção.
          Um abraço, uma ótima semana.
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Hebe M C em 10 de Janeiro de 2011, 14:03
Amado irmão...
Essa criatura não sobreviveria, no cadinho evolutivo, formatador da vontade...
tal como não há mulher hemofílica, a evolução naturalmente assistida não permite que os deficientes de vontade e afeitos a erros vão naturalmente sendo eliminados, pela não proliferação de seus genes defeituosos, e os sem vontade forte, acabam sucumbindo nas eras pré-cognitivas...

Essa idéia que o amado irmão abriga, é fruto de evolução após muitas lutas consigo mesmo, como demonstra a própria história de Bhuda, Ghandi, e vai por aí afora...

Então se começa do meio pra a frente, cria dificuldade de entendimento para o néscio que cria culpa e trauma, e vai para o estudo do mês...
Saúde e Paz!
Gostaria de avisar ao Filho do Bino que o estudo do mês esclarece traumas e superações vividas pelos seres humanos ditos normais, são as perdas, como luto, desavenças em famílias, traumas físicos e outros. Trata-se de um estudo baseado num dos livros mais completos sobre o comportamento humano, porque une a psicologia, neurociência e a espiritualidade escrito por um médico renomado e de projeção internacional.
Já é segunda vez que cita o estudo do mês em outro tópico.
Já que tem a legenda " Pesquisando o psiquismo" no seu texto" observe o seu EGO e veja porque este estudo do mês  está lhe incomodando tanto. A auto-observação e a não distração é a essência deste tópico sobre o EGO, para evitar o mal. Faça isso.
Será bem vindo ao tópico do mês.
Atenciosamente
Hebe

PS: Compre o livro é bastante interessante
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Hebe M C em 10 de Janeiro de 2011, 15:10
Oi Coronel,
Este texto é perfeito, compreendo-o bem, mas uma coisa me intriga, se o EGO acaba com o corpo físico, porque espíritos continuam se comunicando falando de seus sofrimentos.O que é  isto, apegos? Não se desvencilham do EGO?  E as memórias de vidas anteriores que estão sendo estudadas fortemente  pela ciência agora?
Como fica isso tudo?

Resposta Coronel:

 Olá, Hebe, deve ser exatamente isso que você disse: memórias de vidas anteriores; o homem é a memória do universo, como o universo é a memória do homem; a lembrança de todos os eventos, de todos os tempos está, neste mesmo instante, na memória do todo universal, da Consciência única pois, para Deus/Universo, todo lugar, o infinito, é aqui, e todo tempo, a eternidade, é agora.

          A teoria da relatividade, de Einstein, já nos mostrou que tempo não é entidade absoluta, mas relativa a outros fatores. Não existindo esses outros fatores, o tempo não existe; logo, tempo é ilusão.

          Um bom dia.
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Adelpho em 10 de Janeiro de 2011, 15:45
Coronel, Filhodobino, Candia, Anton, Diegas e Hebe: Há um livro muito simples e
interessante sobre o Ego. Título- "O Realista". Editora do Centro Espírita Leon Denis.
Observação: 1- Se desejarem posso envia por sedex.
                     2- Sem nenhum custo.(Totalmente gratuito).
                     3- Obetivo é somente levar ao conhecimento dos estudiosos sobre o tema ("egoísmo"), o que poderá acontecer para melhorar a nossa atual situação.
                       Abraços.
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: hcancela em 10 de Janeiro de 2011, 19:18
Olá amigos(as)

Evita-se a prática do (mal) com o bem, porque ele(mal) é apenas a ausência do bem.

Lembrando! Ninguém está predestinado a nada. Temos apenas tendências, com o Livre-arbítrio actuar em cada um de nós.

Para finalizar! O Ego é uma chatice. ;D

Saudações fraternas
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: filhodobino em 10 de Janeiro de 2011, 19:27

Amado irmão...

PS: Compre o livro é bastante interessante

Compreendi, aliás já havia compreendido...
acho que vou comprar não...
Saúde e Paz!
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Conforti em 11 de Janeiro de 2011, 01:11
       Diegas   (ref #5)
          O amigo disse:
          ”É necessário eliminar algum Ego? Só se for por homicídio ou suicídio, por que na realidade temos de eliminar em nós os nosso próprios inimigos: ódio, o egoísmo, o orgulho, a luxuria e dai por diante, numa verdadeira reforma íntima.
          Cel: amigo Diegas, você já se perguntou, porque, sendo ainda seus inimigos (ou de alguém) o ódio, o orgulho, o egoísmo, a luxúria etc, porque os tem? Foi você que os colocou em você mesmo, os adquiriu de onde? Somos nós mesmos que os colocamos em nós mesmos, por nossa livre vontade? Não os tínhamos antes, e agora os temos. Ou sempre os tivemos? Será que quem é orgulhoso, egoísta, cheio de luxúria e maldade, é assim porque quer ser assim? E qual será a razão de outros não terem esses defeitos ou tê-los em intensidades diferentes?
          Alguém tem culpa pelo fato de ser perverso, egoísta, ou orgulhoso, de ter este ou aquele defeito moral, por menor ou mais simples, ou maior e mais complexo que seja? Ou é a vida que nos faz ser o que somos? A genética, o meio em que vivemos, as experiências pelas quais passamos nesta escola do bem e do mal que cursamos, nosso nível de aprendizado que faz que nossa compreensão das coisas seja mais ou menos eficiente e correta, as influencias que nos vêm de todos os lados e eventos, a todo instante e que nos marcam, no sentido do bem ou no sentido do mal, a estrutura cerebral, que não permite a expressão fiel do espírito que somos, são essas coisas que determinam o modo como nos manifestamos nesta vida de relação com o mundo.
          Terá, o amigo, outra explicação?
          Um abraço.     

Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Conforti em 11 de Janeiro de 2011, 02:16
          Amigo Adelpho   (ref #9)

          Obrigado por seu oferecimento; posso pagar quando chegar aqui (se é possivel fazer isso tratando-se de sedex). Quando eu tiver endereço definitivo, lhe informarei.
          Grato. Um abraço.
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Conforti em 11 de Janeiro de 2011, 02:30
          Hcancela   (ref #10)

          Amigo, me perdoe se lhe faço perguntas; a intenção é levar a refletir para que se tenha uma maior ou melhor  compreensão destes assuntos tão importantes para o crescimento espiritual.
          Cito o amigo Hcancela:
          “Evita-se a prática do (mal) com o bem, porque ele (mal) é apenas a ausência do bem”.
          Cel: meu amigo, esse é um bom conselho: “Evite a prática do mal, praticando, em seu lugar, o bem!”. Mas, lhe pergunto: como é que alguém que ainda, em sua natureza, é mau, vai praticar o bem? Como substituir o mal, que está no coração, pelo bem? Se essa substituição fosse fácil, porque será que muitos não a fazem, mesmo sabendo das conseqüências, tantas vezes terríveis, de não fazê-lo?
          Hcancela:
          “Lembrando! Ninguém está predestinado a nada. Temos apenas tendências, com o Livre-arbítrio a actuar em cada um de nós”.
          Cel: aqui lhe dirijo outra questão: o amigo já fez uma análise séria e profunda do que seja o livre-arbítrio? Existirá, realmente, um arbítrio <livre>, uma vontade <livre> para escolher, para decidir, ou todas as nossas decisões estão <presas> ao passado, às experiências que já tivemos nesta escola que é a vida?
          Fique em Deus.
         

Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: arcam em 11 de Janeiro de 2011, 11:22

 Tudo tem um tempo determinado, até mesmo para o ego, aqui em disputa...
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Adelpho em 11 de Janeiro de 2011, 13:01
Amigo Coronel:
                         Quando eu tiver o endereço enviar-lhe-ei o livro "O Realista".

                          Não é necessário pagar.  Trata-se apenas de uma doação, cuja finalidade é
                          unicamente divulgar que através da educação poderemos diminuir o egoísmo.
                           Adelpho.
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Anton Kiudero em 11 de Janeiro de 2011, 14:09
Este texto é perfeito, compreendo-o bem, mas uma coisa me intriga, se o EGO acaba com o corpo físico, porque espíritos continuam se comunicando falando de seus sofrimentos.O que é  isto, apegos? Não se desvencilham do EGO?  E as memórias de vidas anteriores que estão sendo estudadas fortemente  pela ciência agora?
Como fica isso tudo?

O EGO e o conjunto de verdades em que o espirito acredita. Em verdade o espirito nao 'desencarna' ou perde o ego ao morrer o seu corpo. O espirito pode 'desencarnar' ou eliminar o ego durante a vida material ou muito apos a morte do corpo.

No primeiro caso, morre o corpo e desperta como espirito e no segundo caso morre o corpo e o espirito continua vagando sem rumo e sem consciencia, sonhando com as 'verdades' que curtia antes. Ate que isto e desmagnetizado e nova encarnaqco e preparada....

Toda literatura dita espirita e ditada por espiritos nestas condicoes, cada um descrevendo as suas imagens mentais.
Título: Re: O Ego - Como evitar a prática do mal? - Predestinação
Enviado por: Adelpho em 11 de Janeiro de 2011, 15:51
O ego não acaba com o corpo físico.  É um atributo do espírito, esteja encarnado ou não.  No processo de aprendizado proporcionado pela reencarnação, tanto o egoísmo quanto outras mazelas vão se diluindo. É a Lei do Progresso.  ABRAÇOS...adelpho