Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Tópico iniciado por: Chorapornatela em 02 de Outubro de 2011, 21:51

Título: Espiritismo/ Astrologia
Enviado por: Chorapornatela em 02 de Outubro de 2011, 21:51
Surgiu-me uma dúvida esta semana, ao desfolhar a  revista espirita deste mês da Editora Verdade Luz vem lá um artigo sobre astrologia que passo a citar-

" Cientista ratifica o que Kardec afirmou sobre o erro dos astrólogos" onde se explica que os astros não influenciam em nada nossa vida pelo menos assim deduzo da noticia.

Ora bem passo aqui a expor a minha ideia o Espiritismo afirma que nós sofremos influencia genética de nossos pais que por vezes aliadas aos nossos defeitos ás vezes leva-nos a desperdiciar encarnações nos vicios acumulando ás vezes mais dividas do que aquelas que já tinhamos.

O nosso planeta sofre influencias da Lua Sol logo todos os seres que nele habitam idem .


No nosso nascimento não trazemos já um conjunto de energias que se conjugam de forma a tb ter uma quota parte de influencia na nossa personalidade?

Ou seja não herdamos tb um pouco do Adn do Cosmos  altura do nosso nascimento?

Não falo tanto no destino de cada um pois isso pode ser alterado com a conduta em vida mas sim da personalidade que cada um pode ter não será um cojunto de

Vidas Passadas , Adn Pais, Adn do Cosmos?

Obrigado

Título: Re: Espiritismo/ Astrologia
Enviado por: Brisa do mar em 07 de Outubro de 2011, 14:48
Olá 
Eu também tenho duvidas sobre esse assunto porque quando era mais nova li bastante sobre astrologia e muitas caracteristicas dos signos encaixam até em relação ao meu signo e ascendente. Existe realmente influencia dos astros nas nossas vidas(à luz do Espiritismo) ou é só uma grande coincidência e a astrologia é uma ciência bem construida?

Paz
Título: Re: Espiritismo/ Astrologia
Enviado por: Mourarego em 07 de Outubro de 2011, 15:54
Meus amigos, a coisa é simples:
A Astrologia nem uma ciência o é, logo, não passa de quimeras que se pretende fazer com que seja acredita por alguns.
Os pais só transmitem aos filhos, pelo nascimento, os fatores materiais, ou seja genéticos, nem mesmo o fator moral é transferível,
Logo, um filho é diferente do seu pai ou mãe, e nisso consiste a missão dos pais, dar a eles, o melhor exemplo que lhe faça dignificar-se por sua melhor moral.
Abraços,
Moura
Título: Re: Espiritismo/ Astrologia
Enviado por: Brisa do mar em 07 de Outubro de 2011, 20:13
Obrigado pelos esclarecimentos
Realmente seria complicado conjugar tantos factores na reencarnação de cada um de nós e ainda juntar astrologia. Foi esclarecedor.

Paz e muita luz
Título: Re: Espiritismo/ Astrologia
Enviado por: Chorapornatela em 07 de Outubro de 2011, 22:06
Meus amigos, a coisa é simples:
A Astrologia nem uma ciência o é, logo, não passa de quimeras que se pretende fazer com que seja acredita por alguns.
Os pais só transmitem aos filhos, pelo nascimento, os fatores materiais, ou seja genéticos, nem mesmo o fator moral é transferível,
Logo, um filho é diferente do seu pai ou mãe, e nisso consiste a missão dos pais, dar a eles, o melhor exemplo que lhe faça dignificar-se por sua melhor moral.
Abraços,
Moura


Agradeço a resposta já aprendi mais um pouco hoje.

Irmão não querendo abrir outro tópico,e não querendo ser muito chato mas gosto de ter sólidos conhecimentos sobre o espiritismo de forma a evitar charlatões.....

O que devemos pensar  acerca do Tarot a famosa arte de adivinhação ?
Será que tem algum fundamento assim como as Runas?

Que o Pai vos abençoe
Título: Re: Espiritismo/ Astrologia
Enviado por: Ramon em 08 de Outubro de 2011, 02:59
A Astrologia já foi examinada cientificamente?


O físico shawn carlson da califórnia, universidade de berkeley, resolveu examinar as previsões astrológicas.
Shawn testaria o mapa astral como indicador de traços gerais da personalidade humana, das tendências de temperamento e comportamento e ainda como indicador dos principais acontecimentos que iriam marcar a vida dos indivíduos.
A diferença desta de outras pesquisas feitas no passado, que também obtiveram os mesmos resultados, foi que este estudo realizou-se com a colaboração de uma organização de Astrólogos, o National Council for Geocosmic Research (NCGR).
Leia mais
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/esclarecendo-duvidas.html
Título: Re: Espiritismo/ Astrologia
Enviado por: Mourarego em 08 de Outubro de 2011, 16:07
Mano Chorapornatela,
As artes divinatórias são o que são e não passam disso.
Criam, campos de conjecturas para o futuro, mas não o indicam, com alguns pensam.
Tenho um amigo, versado no Tarot, que chegou mesmo a anunciar o sexo e o nascimento de um filho que não esperávamos, minha esposa e eu.
contudo, ele mesmo sempre indica que ali estão apenas possibilidades, mas nunca uma certeza absoluta.
Ora, este amigo é um médium de grande força, porém, não se dignifica neste ponto pois quer, segundo ele mesmo, primeiro receber as respostas que procura para depois seguir no caminho.
Como se vê ele está em franca confusão de idéias e mesmo nem do tarot, recebe indícios pois tudo cabe às nossas ações, e se não fazemos por nós mesmos, a coisa desanda.
Abraços,
Moura
Título: Re: Espiritismo/ Astrologia
Enviado por: tuler em 08 de Outubro de 2011, 16:48
O mano Moura não é chato, não.
É muito paciente, pois repete incansavelmente explicações e sempre defendendo a pureza doutrinária.

Espíritas não vê nenhuma razão para crer em adivinhações ou influência de astros em nosso comportamento. Aliás, os astrólogos estão em maus lençóis, pois já não são doze, mas treze signos.

"Astrônomo afirma que calendário do Zodíaco está errado e defende criação de novo signo; veja se o seu mudou
Bomba na astrologia: um novo signo pode ter sido "descoberto", e todo o horóscopo pode estar "torto" - se você é de Capricórnio, por exemplo, pode, na verdade, ser de Sagitário.
A tese é de astrônomos do Planetário de Minnesota, nos Estados Unidos. Em entrevista à rede NBC, o astrônomo Parke Kunkle explicou que, por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês. O novo signo seria o de Serpentário - ou "Ophiuchus".
Segundo Kunkle, conforme a Terra e o Sol se movimentam, os signos mudam. O astrônomo disse que "essa mudança não aconteceu do dia para a noite". Os 12 signos que conhecemos hoje foram definidos há quase três mil anos, com a criação da astrologia.
A tese é polêmica, e opõe astrólogos, que se baseiam na posição dos astros para fazer o horóscopo, e os astrônomos, preocupados com a posição atual de estrelas e planetas.
Como o signo astrológico é determinado pela posição do sol no dia em que a pessoa nasceu, tudo o que se sabia sobre horóscopo estaria errado, de acordo com os astrônomos do Planetário de Minnesota.
A crítica desses astrônomos é que um 13º signo deveria fazer parte da astrologia. Segundo eles, na Antiga Babilônia, apenas 12 das 13 constelações foram levadas em conta, ignorando Serpentário (Ophiuchus). O símbolo desse signo é a cobra. Vale ressaltar que Serpentário (Ophiuchus) é um signo que já existia em algumas versões do zodíaco e há uma constelação com o mesmo nome.
Veja como fica o novo mapa da astrologia, de acordo com os astrônomos de Minnesota:
Capricórnio: de 20 de janeiro a 16 de fevereiro
Aquário: de 16 de fevereiro a 11 de março
Peixes: de 11 de março a 18 de abril
Áries: de 18 de abril a 13 de maio
Touro: de 13 de maio a 21 de junho
Gêmeos: de 21 de junho a 20 de julho
Câncer: de 20 de julho a 10 de agosto
Leão: de 10 de agosto a 16 de setembro
Virgem: de 16 de setembro a 30 de outubro
Libra: de 30 de outubro a 23 de novembro
Escorpião: de 23 a 29 de novembro
Serpentário: de 29 de novembro a 17 de dezembro
Sagitário: de 17 de dezembro a 20 de janeiro."
Por Redação Yahoo! Brasil