Forum Espirita

GERAL => Mensagens de Ânimo => Tópico iniciado por: Det's me!... em 14 de Junho de 2006, 18:59

Título: A ILUSÃO DE QUE O SONHO CONTINUA ......
Enviado por: Det's me!... em 14 de Junho de 2006, 18:59
Muita Paz!


“O crítico não conta absolutamente nada: tudo que faz é apontar um dedo acusador no momento em que o forte sofre uma queda, ou na hora em que o que está fazendo algo comete um erro.
O verdadeiro crédito vai para aquele que está na arena, com o rosto sujo de poeira, suor e sangue, lutando com coragem.
O verdadeiro crédito vai para aquele que erra, que falha, mas que aos poucos vai acertando, porque não existe esforço sem erro.
Ele conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e está gastando sua energia em algo que vale a pena. Este é o verdadeiro homem, que na melhor das hipóteses vai conhecer a vitória e a conquista e que na pior das hipóteses vai cair. Mas mesmo em sua queda é grande, porque viveu com coragem e esteve acima daquelas almas mesquinhas que jamais conheceram vitórias ou derrotas.”
 

(parte de um discurso que o presidente americano Theodore Roosevelt fez na Sorbonne de Paris, no dia 23 de abril de 1910)


A ILUSÃO DE QUE O SONHO CONTINUA

Roberto Shinyashiki
 
Na tentativa de garantir que algo fique do jeito que nós planejamos, fazemos loucuras e teimamos em não perceber a realidade.

Existem coisas que nós só aprendemos depois que as vivemos. Na adolescência temos a idéia de que vamos descobrir um jeito especial de viver, de forma que só teremos prazer e felicidade. Quando os problemas aparecem, ficamos desesperados.

No começo, a tendência é culpar sempre os outros; responsabilizamos os pais, o ser amado, os chefes; depois culpamos a nós mesmos e ficamos procurando o que está errado conosco, o tempo todo. É um período em que vivemos depressivos, pois não conseguimos encontrar nada de bom em nós mesmos.

Em seguida percebemos que a felicidade é um jeito de viver a vida, não simplesmente uma coleção de momentos felizes, mas uma postura de compreensão diante dos acontecimentos de nossa vida. Uma forma de entender que o sofrimento é inevitável. Assim como o prazer também o é.

De um jeito ou de outro, eles vão aparecer, apesar da nossa maneira de administrar nossas vidas, porque viver é uma longa caminhada por entre desertos e oásis, avenidas congestionadas e vales totalmente abertos, mistérios que a existência prepara para vivermos, diversos pratos exóticos para saborearmos e, através deles, nos descobrirmos.

Mas o fato de saber que existe uma viagem preparada para nós não implica pensar em acomodar-se na vida, desanimar, desistir, porque, por outro lado, exige-se força para realizar a nossa missão no planeta.
 
O ser humano é parte de todo o universo e, certamente, não é o seu criador e muito menos o seu dono. Essa postura através dos tempos, de senhor todo-poderoso, tem custado ao homem um constante sentimento de impotência e desânimo, porque ele acaba se isolando da realidade, da consciência do universo.

Esteja certo: tudo o que aconteceu foi perfeito! Esse foi o caminho que a existência encontrou para nos ensinar tantas coisas que precisávamos aprender. Aceitar a morte, aceitar a perda, aceitar que tudo que está conosco um dia certamente não vai mais estar, é uma sabedoria que bem poucas pessoas conseguem obter.

As pessoas esquecem que tudo é temporário, inclusive a nossa permanência no planeta. Na tentativa de garantir que algo fique do jeito que nós planejamos, fazemos loucuras, negamos tanta coisa e não percebemos o que realmente está acontecendo. Negamos a nossa própria capacidade de ver, para garantir um sonho;
negamos a nós mesmos, aos outros, negamos aquilo que é real, para manter a ilusão de que o sonho continua...  


Vive de tal forma que deixes pegadas luminosas no caminho percorrido,  como estrelas apontando o rumo da felicidade e não deixes ninguém afastar-se de ti sem que leve um traço de bondade, ou um sinal de paz da tua vida".

(Joanna de Ângelis
)

Abraceijos :-*

Luís
Título: Re: A ILUSÃO DE QUE O SONHO CONTINUA ......
Enviado por: andreia em 14 de Junho de 2006, 19:27

Olá Luis!  :D

A tua mensagem traz conforto e paz... realmente é verdade que se pautarmos a vida pelo o que o nosso coração acha ser correcto, por mais que por vezes tenhamos de cair ou de dar alguns passitos para traz a felicidade que temos dentro de nós dá-nos força e animo para continuar a nossa caminhada.

Para além disso, sabemos que o caminho para a tão desejada Felicidade é seguir o coração e distribuir amor... tudo o resto mais cedo ou mais tarde vem a trás.

O problema é que nem sempre temos capacidade para seguir esse caminho, mas há que persistir que lá chegamos!

Beijos  :D

Andreia