Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Eventos / Notícias => Tópico iniciado por: M em 29 de Janeiro de 2011, 14:06

Título: Programa "Linha da Frente" (RTP) sobre "exorcismos"
Enviado por: M em 29 de Janeiro de 2011, 14:06
O Programa "Linha da Frente" prometia: "decifrar a realidade, com o rigor e a seriedade que a RTP já habituou os seus telespectadores. É um espaço de compromisso com o inconformismo, com a reportagem, com a notícia, com a verdade. Um espaço que não pode perder. Aqui, as respostas serão dadas".

A qualidade da informação da RTP, e da sua programação em geral (com pouco espaço para sensacionalismos ou audiências fáceis) fazia prever bem melhor. O site da RTP anunciava: “Quem és tu?” levanta muitas questões sobre o que existe para além da morte; sobre a interação entre aqueles que já partiram e aqueles que ainda vivem.

Estiveram presentes Manuel Mendes de Almeida, padre e médico; Mário Simões, psiquiatra; Hugo dos Santos, psicólogo; Moisés Espírito Santo, sociólogo; e Humberto Gama, padre e exorcista.

Nada a obstar. É salutar que haja várias perspectivas. Mas faltou a perspectiva da Doutrina Espírita, (ou Espiritismo, é a mesma coisa). Já passaram quase 37 anos sobre o fim da proibição das actividades espíritas em Portugal, mas dá ideia que o 25 de Abril ainda não chegou ao Espiritismo, a avaliar pela forma como esta filosofia cristã continua a ser ignorada e incompreendida pelos media.

O Espiritismo não pretende "aparecer", ganhar fama, arranjar seguidores, alimentar desejos de popularidade dos seus simpatizantes. Bem pelo contrário - ser-se espírita, em Portugal, ainda é uma carga de trabalhos, atendendo aos preconceitos arreigados, apesar do fim da perseguição Salazarista. O Espiritismo só pretende "lucrar" o dever cumprido. Se pretendêssemos aparecer, faríamos publicidade dos serviços que prestamos, desde o esclarecimento à acção social. Se tivéssemos objectivos materialistas não pagaríamos do nosso bolso para manter as associações espíritas abertas (pagando renda de casa, água, luz, telefones, equipamentos, etc.), pois todos os serviços espíritas são rigorosamente gratuitos.


O programa (e quem diz o programa diz os seus destinatários), ficou a perder bastante por não ter convidado algum representante do Espiritismo, visto que os fenómenos que foram abordados já são conhecidos, estudados, e explicados pela Doutrina Espírita há mais de 150 anos. A RTP não pode alegar desconhecimento, pois de todos os congressos, jornadas, seminários, que têm lugar em Portugal, é dado conhecimento aos órgãos de Informação, que primam sistematicamente pela ausência.

- existem em Portugal mais de 200 associações espíritas


- a Federação Espírita Portuguesa (http://www.feportuguesa.pt/)

- a Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (http://www.adeportugal.org/)

- a Associação Médico-Espírita da Região Metropolitana do Porto (http://www.ameporto.org/)

- a Associação Médico-Espírita Portuguesa (http://www.ameportugal.org/)

- a Associação Portuguesa de Pedagogia Espírita (http://www.apedagogiaespirita.org/)


Entre este universo considerável, que integra pessoas de todas as profissões, com as formações académicas mais diversas, a RTP considera não haver ninguém digno de contribuir para a informação do público? Fica a pergunta.



Programa completo:

http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/linhadafrente/?k=1-parte-do-Linha-da-Frente-de-2011-01-26.rtp&post=13719

Email do programa para o caso de, como eu, pretender dar a sua opinião:
linhadafrente@rtp.pt

Página do Provedor do Telespectador:

http://ww1.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_tv/enviarmensagem.php


Post do Blog de Espiritismo: http://blog-espiritismo.blogspot.com/2011/01/linha-da-frente-programa-completo.html

Sobre Humberto Gama, exorcista: http://blog-espiritismo.blogspot.com/2011/01/e-este-apareceu.html
Título: Re: Programa "Linha da Frente" (RTP) sobre "exorcismos"
Enviado por: Mourarego em 29 de Janeiro de 2011, 15:11
Sabe M?
é certo que Portugal tenha passado por período de chumbo, onde a proibição ao Espiritismo fechou desde as casas espírita á Federação.
contudo há um viés que deve ser considerado, no pós proibição.
Como você deve conhecer, médiuns brasileiros, são as grandes atrações ainda hoje nas terras lusitanas.
Dentre estes há os que fazem apologia do silêncio, fazem pior, afirmam que Espíritas não devem entrar em discussões, ou em programas onde possam desmerecer a idéia Espírita.     
conheço muitos destes, e é ai que mora o perigo.
A custa de muito "ensinamento" feito nas coxas, é que muita casa espírita em Portugal tem na água magnetizada ou no passe uma obrigação a ser cumprida em todas as reuniões.
Este é um erro crasso, que se deve mais a confiança que o português espírita em geral, dá aos médiuns brasileiros que ai fazem congressos ou palestras do que mesmo à falta de estudo, pois Portugal hoje, forma com outros poucos países europeus, comko o país de maior apuro no estudo da doutrina.
Quando estive em Portugal, fiz uma crítica bem hukmorada, um diua, quando me chamaram para entyrar na fila do passe e depois insistiram para que tomasse da água.
Respondi a quem me convidava que "se fosse coca cola e estivesse bem geladinha" ai sim eu seria o primeiro da fila.
Depois expliquei da necessidade que deve ser o ponto principal para que alguém procure o passe ou o tomar da água magnetizada.
Isso me valeu toda uma outra reunião onde fui instado a explicar bem o tema. e o fiz, buscando com os participantes, na doutrina, os temas que seriam a minha base no responder daquela forma.
Depois de entendida a questão, acredito que a coisa tenha mudado um cadinho naquela casa.
Este o meu achega.
Abraços,
Moura
Título: Re: Programa "Linha da Frente" (RTP) sobre "exorcismos"
Enviado por: M em 29 de Janeiro de 2011, 15:31
Sem dúvida. O igrejismo também ataca forte em Portugal. Bem como a postura que pretende ser "discreta", mas acaba por ser de omissão. Neste caso, por exemplo, chamar a atenção da RTP para que o Espiritismo devia ser ouvido, é um dever moral, no sentido de compartilharmos a nossa opinião e darmos a conhecê-la a quem possa interessar.

Esse episódio da "coca-cola", de facto, é ilustrativo da falta de estudo, da deriva igrejeira que acaba por fazer do Espiritismo uma cópia medíocre das religiões tradicionais. Vai-se ao centro cumprir a rotina palestra-passe-água fluidificada. Sem espírito crítico, sem estudo. Aos dirigentes espíritas pede-se um pouco mais, conquanto admiremos a generosidade de todos eles.

Abração,

M.
Título: Re: Programa "Linha da Frente" (RTP) sobre "exorcismos"
Enviado por: milsoliva em 30 de Janeiro de 2011, 01:20
oi M  e Moura. não é só portugal que fazem esse tipo de "trabalho", no Brasil tem centro até com nomes de passes vc sabe disso Moura!
Título: Re: Programa "Linha da Frente" (RTP) sobre "exorcismos"
Enviado por: M em 30 de Janeiro de 2011, 03:13
Olá milsosilva,
 
O meu Português não é famoso, mas repare que escrevi "O igrejismo também ataca forte em Portugal". Sublinhe-se o "também". E o Moura salientou igualmente esse "também".

O "igrejismo", para quem não sabe, é o desvirtuar da Doutrina Espírita, que é fundamentalmente cultura, que é fé raciocinada, que é vivida interiormente, deixando a actividade do centro espírita deslizar para uma série de práticas rotineiras que caracterizam as religiões tradicionais. Dê-se uma vista de olhos no estudo mensal "Vamos fundar um centro espírita?", e veja-se o rebuliço que deu, questionar práticas igrejeiras...
Título: Re: Programa "Linha da Frente" (RTP) sobre "exorcismos"
Enviado por: HealTheWorld em 16 de Fevereiro de 2011, 09:06
Bom dia,

Eu assisti a essa reportagem, e as minhas considerações são breves e simples, ainda é natural o carácter místico e dogmático, sobre algo que já é aceite pela ciência em termos de fenomenologia.
Tais parâmetros deverão, ser encarados com naturalidade, ainda somos isto, e o respeito, para com os nossos irmãos que ainda se revêm nestas linhas de orientação.
Quanto ao papel do Espiritismo, em Portugal, bem eu acompanho de perto o esforço que têm sido desenvolvido para que o Espiritismo, não seja colocado de lado. Contudo é um trabalho ainda bastante árduo, pois em Portugal, a Igreja Católica, que merece as minhas maiores considerações de respeito, controla toda a temática televisiva. O Espiritismo é um alvo abater, e quando existe abertura para a intervenção, são limitadas e devidamente encaminhadas, no sentido de não expor os princípios da Doutrina Espírita.
A televisão, é alimentada, por floridos e conteúdos, de utilidade duvidosa, como devem entender o Espiritismo, desmonta e esclarece, logo ainda há uma forte resistência.
Tudo têm o seu tempo, o esforço deve continuar!

Abraços fraternos.

Luís 
Título: Re: Programa "Linha da Frente" (RTP) sobre "exorcismos"
Enviado por: amanuel em 17 de Janeiro de 2014, 11:09
Em vez de combater a RTP constantemente, temos de combater entre portas a vergonha que existe em dizer lá fora que somos espiritas.
Se toda a gente sabe que a RTP está ligada ao estado e religião católica, porque haveremos de bater sempre na mesma tecla.

Quem está atento, sabe, que a TVI é o canal de maior audiência.
Partindo desse ponto, saibam que a TVI, mais própriamente no programa da Fatima lopes, muita vez leva espiritas como convidados ao seu programa para abordar certos temas como o suicidio, reencarnação e outros.
Ora se é o canal de maior audiência, melhor ainda que esses debates aconteçam na TVI.
Passo alguns videos:
Sei que a morte não é o fim
TVI Sei que a morte não é o fim (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PWUzZDlnVVN5SDhBJmFtcDtsaXN0PVBMRkExMUM3QTM0RjJEQTk1MCM=)
Os mortos comunicam comigo.
TVI, A Tarde é Sua, Os Mortos Comunicam Comigo, 18/02/2011 (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PTZvRXoxTlVlSjM0Iw==)
Suicidio á luz do espiritismo
TVI, A Tarde é Sua, Suicídio à Luz do Espiritismo, 11/01/2012 (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PXVNWmx5djZCdlp3Iw==)
Mediunidade nas crianças
TVI, A Tarde É Sua, Mediunidade Nas Crianças, 2011/12/14 (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PWR2d3RaWEN3Q21JIw==)
o dom da mediunidade
TVI, A Tarde é Sua, O dom da Mediunidade, 15/07/2011 (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PTllMm5zUVpJX0NFIw==)

SIC
As tardes da julia
Os espiritos não me deixam dormir
TVI, Tardes da Júlia, Os Espíritos Não Me Deixam Dormir, 9/10/2008 (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PXJFcXBjM3hMRVl3Iw==)


RTP2
RTP2, Fenómeno, Espiritismo e Mediunidade
RTP2, Fenómeno, Espiritismo e Mediunidade (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PWdpZWVMa3JUZV9FIw==)


Até na tv record!!! da iurd!!
TV Record, Forças Ocultas, 16/09/2005 (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PTJEaWNyTG52bktVIw==)