Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Convívio => Tópico iniciado por: Edna ☼ em 05 de Setembro de 2016, 11:34

Título: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio 🎗
Enviado por: Edna ☼ em 05 de Setembro de 2016, 11:34
(http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/sbp/2017/setembro/01/SETEMBRO_AMARELO.jpg)
Imagem da Internet


10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, data assinalada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

"A OMS com este fato pretende sensibilizar e convocar os países-membros para a definição de estratégias destinadas a prevenir o suicídio, um sério problema de saúde pública sobre o qual a doutrina espírita, como se sabe, tem muito a dizer.

As associações espíritas em geral podem aproveitar esta oportunidade e promover o tema de forma esclarecida, pela positiva (!), com o objetivo de alertar os frequentadores das suas sessões de palestras, por exemplo, que esta é com certeza a pior forma de partir da vida material consoante os dramas a que assistimos nas reuniões mediúnicas de auxílio a quem parte e fica em dificuldades no Plano Espiritual.

É relevante adicionar os comportamentos mentais que os familiares devem ter no sentido de ajudar quem cometeu esse ato, já que as leis da natureza criadas por Deus não olham a quem quando funcionam a partir da própria consciência, quer em relação a quem comete o suicídio quer a quem o rodeia no quadro de amigos e familiares.

Pode-se explicar que suicídio, na óptica espírita, não é apenas o aco de destruir num momento o corpo material e continuar a viver numa dimensão espiritual mais sofrida, mas todos os pequenos atos do dia a dia oriundos dos maus hábitos que destroem sucessivamente o veículo de manifestação nas formas densas que é o corpo físico.

Também não é de menosprezar, de modo nenhum, o conhecimento de índole científica, psiquiátrica e psicológica, do ponto de vista material, pois possui complementos úteis no sentido de prevenir esse estado de dor.

Se por alguma razão essa ideia lhe passar pela cabeça, não a veja como solução, pois não o é de facto como dita a experiência: ao invés de resolver o problema vai somar esses outros e alguns podem até estender-se a uma vida posterior com lesões no corpo espiritual. Não é castigo de Deus, mas é assim que invariavelmente o nosso inconsciente interpreta as leis da vida a partir da nossa própria consciência.

O apoio ao suicida potencial em várias vertentes é importante: a nível de terapia médica e psicológica, bem como o complemento do apoio espiritual mais indicado.

Esta campanha da OMS deve também ser não só de coletividades mas de cidadãos que já se encontram esclarecidos e que devem contribuir no sentido de passar adiante tranquila e sucintamente a informação útil a quem quiser ouvi-la, seja nos contatos interpessoais do dia a dia quer nas redes sociais da internet.

Segundo dados oficiais da Direção-Geral de Saúde consultados na internet, em Portugal a taxa de suicídio por cada 100 mil habitantes rondará os 10% na última década.

Na próxima edição de "Jornal de Espiritismo", publicado pela ADEP, a Dr.ª Gláucia Lima, médica psiquiatra e estudiosa da doutrina espírita, escreve sobre este tema!

Fonte: ADEP
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 02 de Setembro de 2018, 16:59
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/40495173_10209509602536794_3979426223540404224_n.jpg?_nc_cat=0&oh=aee5c3d133ace25a0f366646eb8c580c&oe=5C2877C8)

Todos podemos evitar o agravamento das estatísticas de suicídio.

Setembro Amarelo

"Todos somos responsáveis pela saúde dos que estão à nossa volta. Todos podemos evitar o agravamento das estatísticas de suicídio.

Por que reservar um mês do ano — pelo menos — para falar de prevenção do suicídio? A resposta mais óbvia é que o autoextermínio é caso de saúde pública no Brasil e no mundo, e o silêncio em torno do assunto agrava a situação. O silêncio das escolas de Medicina, que formam profissionais despreparados para lidar com os “sobreviventes de si mesmo”. O silêncio das mídias, que deveriam reportar com maior frequência os fatores de risco associados ao suicídio e os serviços de apoio e assistência aos que padecem de um sofrimento difícil de descrever.

O suicídio é um problema complexo, multifatorial, que não se presta a generalizações apressadas e sem fundamento. Nem sempre é possível perceber os sinais que podem desencadear o ato suicida. Mas quando alguém se isola, se afasta do convívio social, demonstra desinteresse e desalento acentuados, vale checar o que está acontecendo. Frases soltas (numa conversa ou por escrito) do tipo “se não der certo eu desisto de tudo” ou “não suporto mais nada” — ainda que se revelem um blefe — merecem atenção. Em se confirmando a ideação suicida, é preciso procurar ajuda especializada para que se defina a melhor rota terapêutica. Na rede pública, os CAPs (Centros de Atenção Psicossociais) foram criados para também atender a essa demanda .

Algumas pesquisas indicam que, em pelo menos 90% dos casos confirmados de suicídio, há relação com patologias de ordem mental, principalmente a depressão. Importa não confundir estado depressivo (a tristeza inerente às situações da vida) com depressão (tristeza persistente que demandará cuidados especiais), e resistir às consultas grátis pela internet com o “Dr. Google”. Pesquisas recentes do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) indicam que 40% dos brasileiros fazem autodiagnóstico pela internet, e mais de 72% se automedicam.

Outro dado preocupante é que a venda de antidepressivos e estabilizadores de humor no Brasil deu um salto de 52% de 2013 para cá. Na avaliação da Associação Brasileira de Psiquiatria, esse rápido crescimento só pode ser explicado pela venda irregular — sem prescrição médica ou com falsificação de receitas — nas farmácias. Dependendo da substância ou da dosagem ingerida, a farra da automedicação pode causar dependência ou até mesmo a morte.

Quando o assunto é suicídio, o único aumento a ser festejado é o do número de atendimentos realizados pelo Centro de Valorização da Vida . Fundado em 1962 em São Paulo, o CVV realiza um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção do suicídio por telefone ou pela internet. Este ano, por iniciativa do Ministério da Saúde, as ligações feitas para o número 188 passaram a ser gratuitas em todo o território nacional. Resultado: de aproximadamente um milhão de atendimentos por ano, o serviço deverá alcançar a marca de três milhões até o fim deste ano, mesmo não tendo nenhuma grande divulgação nas mídias.

Cabe lembrar que a instituição vem operando com sucesso um chat que abre um canal de comunicação direta com os mais jovens, segmento onde o suicídio vem crescendo com mais intensidade em boa parte do mundo. De acordo com a OMS, o suicídio já seria a segunda principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. No Brasil, o número de casos aumentou 65% entre pessoas de 10 a 14 anos e 45% no grupo que vai dos 15 aos 19 anos (entre 2000 e 2015), enquanto, na média geral da população, o aumento neste período foi de 40%. Não é possível determinar com exatidão o que explicaria esse fenômeno, mas os suicidólogos que investigam o assunto costumam apontar como fatores de risco a ausência dos pais, dificuldade de lidar com frustrações e decepções, acesso facilitado às drogas, individualismo, consumismo, impulsividade, entre outras questões.

Na contramão do tabu, o Setembro Amarelo se presta exatamente a divulgar informações úteis que possam evitar tragédias, fomentando a criação de redes de apoio e de atenção que extrapolem o universo dos profissionais de saúde.

Todos somos responsáveis pela saúde dos que estão à nossa volta. Todos podemos evitar o agravamento das estatísticas de suicídio. A informação certa, na hora certa, pode salvar vidas."

André Trigueiro

Fonte: O GLOBO (https://mundosustentavel.com.br/mundo-sustentavel/suicidio-prevencao/)

Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 03 de Setembro de 2018, 18:47
Padre Fábio de Melo

 "Escolha viver"

http://www.youtube.com/watch?v=R3vCI3sfIIw#ws
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 06 de Setembro de 2018, 13:32
"A campanha Setembro Amarelo tem como meta principal uma maior consciencialização sobre a prevenção do suicídio.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o suicídio como uma prioridade de saúde pública.

Portugal está acima da média global de suicídios, apresentando uma taxa de 13,7 por 100 mil habitantes face a uma taxa mundial de 10,7, segundo informação da OMS.

Perto de 800 mil pessoas por ano cometem o lapso do suicídio, o que significa 1 pessoa a cada 40 segundos.

O suicídio é um engano simplesmente porque a vida continua, não se acaba com a morte do corpo material. Na vida espiritual, durante um tempo variável, mas nunca curto, a vida do suicida fica mais complicada.

Além disso, a OMS refere também que a Europa foi a região do mundo com a mais alta taxa de suicídio (14,1 por cada 100 mil habitantes), à frente de África (8,8), Américas (9,6), Sudeste asiático (12,9), Mediterrâneo Oriental (3,8) ou Pacífico Ocidental (10,8).


Veja a entrevista em vídeo feita em Lisboa sobre este tema com André Trigueiro!

http://www.youtube.com/watch?v=uM55SEH24YQ&feature=youtu.be#ws


Fonte: ADEP
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 10 de Setembro de 2018, 17:14
10 de Setembro, dia internacional da Prevenção ao Suicídio!

Abraçamos o Setembro Amarelo para diminuir os índices alarmantes de suicídio.

Abrace esta causa você também!

http://www.youtube.com/watch?v=Hkm8YGQB8QE#ws

Fonte: CVV


Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 19 de Setembro de 2018, 14:05
Setembro Amarelo

André Trigueiro

"Falamos sobre Setembro Amarelo no Estúdio I da GloboNews com a preciosa ajuda do Padre Fabio de Melo. Todos ficamos felizes com a ampla repercussão dessa conversa em favor do acolhimento, da saúde e do equilíbrio.":

http://www.youtube.com/watch?v=z5xW1gV5bvY&t=3s#ws
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 23 de Setembro de 2018, 17:50
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/42104904_10209610288013868_8027586032784375808_n.jpg?_nc_cat=105&oh=8713ab430349e116f95a804f4d841df8&oe=5C1738F6)


"A melhor maneira de vencer o suicído é o AMOR!" - Divaldo P. Franco
.
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 26 de Setembro de 2018, 22:26
(http://mulheresemcampo.com.br/wp-content/uploads/2017/09/setembro-amarelo.png)
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 30 de Setembro de 2018, 16:15
Prevenção ao Suicídio

(http://www.aguasdemare.com.br/wp-content/uploads/2016/02/capa_blogueira-1.png)

Abrace essa causa o ano todo!
.
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 09 de Setembro de 2019, 14:35
Como ser um bom ouvinte?
#1


Crie um ambiente confortável e seguro para iniciar a conversa

(http://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-0/p206x206/69800665_10211516899797971_4226527185411768320_n.jpg?_nc_cat=105&_nc_eui2=AeGoeBMfez8T3ep68tyG0aAFWbifO8dYMJ8GPqUb018vTvLMF7eVQXi3ju21Z5bx6ZbWcVbaLhgSAc5T0LMSOrWg2XKTGgOYCYU-hG6tIIeuYQ&_nc_oc=AQnKxQ-9bGbc0pO9x34hiTMNe_ww4lgUjq2u92mmmDXDfNzf2OXl1z18eZs0VYvGPO4&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=1d7c2a5c002a3d3ca2500a0b6241e9d4&oe=5DF3D94F#ws)

Fonte: CVV
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 10 de Setembro de 2019, 12:40
Como ser um bom ouvinte?
#2

"Controle a vontade de dar  opinião pessoal ou contar a própria experiência."

(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/69651309_10211516899837972_1687807424456556544_n.jpg?_nc_cat=109&_nc_eui2=AeGVR9k94H3bV9VMxH2iMAyxPilDeGRO8VscZ9RrKEclrX06ze6_dsWJ3hilHFu1TWIXBz-QD5GODo4Nj9wKTUoSAHpg81swX5wsHm51MTyZyg&_nc_oc=AQlnMRyPB4h-qtXnofuuy1WKK-FXFdzEbvvO6KvVDiQP7B8-jyU00TYqTIXJe-f5cag&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=ed9f1d821793dd79d0d9c7894593ccde&oe=5DF4C9D5)
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 11 de Setembro de 2019, 18:05
Como ser um bom ouvinte?
#3

"Valorize o que está sendo dito, sem fazer comparações com vivências de outras pessoas."

(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/69960969_10211516900197981_9091354818169012224_n.jpg?_nc_cat=108&_nc_oc=AQl6wwJWqjQ-rlR66ZD1l-kw8qDVcQvRTlB3vUrXHuM4nYJZB8bP336MYlwdN5m8CY8&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=a3be562212d7702a46e37e7571ab7779&oe=5DEF5EF1)
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 12 de Setembro de 2019, 15:29
Como ser um bom ouvinte?
#4


"Não simplifique a situação com frases como "isso passa" ou "você supera".

(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/70220826_10211516900397986_7635569335292919808_n.jpg?_nc_cat=105&_nc_oc=AQn5vq0XC2UXpK602u8Y5l9a-NIuoE7noI3yq6C8t1qKythwsv0T2o1JYtCZs4wHrQk&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=c3ebc32667f8ae7c138b0cb553d293d5&oe=5DF8F4CB)
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio
Enviado por: Edna ☼ em 13 de Setembro de 2019, 20:21
Como ser um bom ouvinte
#5


"Escute atentamente sem interferir nas pausas e nem completar as frases."

(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/l/t1.0-9/70155075_10211516900958000_264903107392045056_n.jpg?_nc_cat=103&_nc_oc=AQnfGv2ITNzkmV5Fbv5YNCwKgk1UL00dxQD7wHLEBF46D-muU5ARn3_qYPPn7ikgq54&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=1cd830acecc6b3f567b780a0490744b5&oe=5DF3B279)
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio 🎗
Enviado por: Edna ☼ em 18 de Setembro de 2021, 18:57
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/s640x640/242350201_6341969432512227_8588366238629697588_n.jpg?_nc_cat=109&ccb=1-5&_nc_sid=825194&_nc_eui2=AeH2SwyT8f6F3f1c1CiPu1JhtQY-1n1UHKe1Bj7WfVQcp_wLKkgF948ZfLp0ToYkyyrfH064uhS7IFJL_TUE8fVY&_nc_ohc=LWy6zGnmZn4AX-30wCj&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=b08d816e02f922244712513aa987161c&oe=614A3E68)
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio 🎗
Enviado por: Edna ☼ em 26 de Setembro de 2021, 15:09
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/242764137_6376300005745836_4082735315309159970_n.jpg?_nc_cat=103&_nc_rgb565=1&ccb=1-5&_nc_sid=b9115d&_nc_eui2=AeFLlGg5bJjbtK6ezLPbuPOmyBTibQkQNhLIFOJtCRA2EsxYcXDEBhyJ47MH8OdWd9cQ8vXNCJzxr9S7vM4oew54&_nc_ohc=RdjdtSZia4QAX9A6jn2&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=f44c326689231bb21799a7156b756113&oe=61560CEB)
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio 🎗
Enviado por: Edna ☼ em 26 de Setembro de 2021, 15:10
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/242969680_6376300115745825_2719232043011426782_n.jpg?_nc_cat=108&_nc_rgb565=1&ccb=1-5&_nc_sid=b9115d&_nc_eui2=AeFwo0JX1VK7IZ5jVhQX20c7PY4zIG4glTE9jjMgbiCVMcKtWTETD1ObKV0nzNGXheUhi6ckw-p1FYnRB_ybm4vM&_nc_ohc=_Dgsen06dpwAX_hfoXZ&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=399d0905824196ac727730093ee8ed64&oe=6154ED2F)
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio 🎗
Enviado por: Edna ☼ em 26 de Setembro de 2021, 15:11
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/242913846_6376300212412482_5373870679965053330_n.jpg?_nc_cat=105&_nc_rgb565=1&ccb=1-5&_nc_sid=b9115d&_nc_eui2=AeFB7PSIHMr2VHYos1fcQjeS-_KgFJtciiP78qAUm1yKI7SJBtye5AnnR9VetKzw4cfgc9viXJZf6H8aWRga948m&_nc_ohc=R8WwNeV4K40AX-DbG48&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=97fa2ff555d2a585786c0a8f4d387a73&oe=6155A678)
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio 🎗
Enviado por: Edna ☼ em 26 de Setembro de 2021, 15:12
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/242872062_6376300372412466_6756262388739340439_n.jpg?_nc_cat=110&_nc_rgb565=1&ccb=1-5&_nc_sid=b9115d&_nc_eui2=AeEAYBNmQBWiPCzOoh4mVhQ85przRCxat67mmvNELFq3rh8ENAM-Iw6TqlSonB_Ihaq5Qsql59AHrxFAMPmdJc1v&_nc_ohc=rpVMS6VfAhoAX_tFnF3&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=ca62b3be46ff6c40dcba864ea9f88154&oe=6155FD2E)
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio 🎗
Enviado por: Edna ☼ em 26 de Setembro de 2021, 15:13
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/242915663_6376300555745781_5211193805638519142_n.jpg?_nc_cat=111&_nc_rgb565=1&ccb=1-5&_nc_sid=b9115d&_nc_eui2=AeF25ONGN6BBcCag3lAPBKUtUf1jdZXlmmdR_WN1leWaZ9v3P7-vKkuh81tB3KJdgRvogq1dBBbrA4QhwIB9Evwg&_nc_ohc=C2PPVNnsNGoAX-BaLp0&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=bb9caaa42ecc5154922ca9c00be8887e&oe=6155BE40)
Título: Re: Setembro Amarelo | Mês da Prevenção ao Suicídio 🎗
Enviado por: Edna ☼ em 26 de Setembro de 2021, 15:15
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/242736662_6376300665745770_4546539946204153388_n.jpg?_nc_cat=106&_nc_rgb565=1&ccb=1-5&_nc_sid=b9115d&_nc_eui2=AeFUZfWUjsaNrDkMZrUkPfmJDwtwzgMhS7YPC3DOAyFLtvDeyk-OEdUJrnmL_Lnd5P_mQbkuU1M1NvaIHT0cBtPD&_nc_ohc=IGnbg_xstyAAX-Tot-g&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=290c86aebe3d6dcbce1ef2dade450449&oe=615505E7)