Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Auto-Conhecimento => Tópico iniciado por: HelenaBeatriz em 26 de Julho de 2010, 16:26

Título: Não há nada que não possa melhorar com um pouco de gentileza!
Enviado por: HelenaBeatriz em 26 de Julho de 2010, 16:26
Não há nada que não possa melhorar com um pouco de gentileza!
(Rosana Braga)
(http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/imagem/10046.jpg)

Há poucas situações mais desgastantes e constrangedoras do que viver uma crise de relacionamento. Pode ser com um colega de trabalho, um amigo ou alguém da família. Mas pior ainda é quando a crise cava um abismo entre você e a pessoa que dorme ao seu lado (ou pelo menos deveria dormir).

Quanto mais a sua vida e a sua rotina estiverem envolvidas com a vida e a rotina de outra pessoa, mais desmotivador e estressante se torna qualquer conflito que você tiver com ela. E se esse conflito durar por um tempo razoável, será suficiente para as conseqüências se tornarem físicas.

Cada vez mais, a Organização Mundial da Saúde nos alerta sobre os distúrbios afetivos, tais como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, bipolar, TOC, entre outros. Tudo isso, no frigir dos ovos, tem muito a ver com a qualidade das relações que estabelecemos no dia-a-dia, inclusive, no ambiente de trabalho, e com o quanto conseguimos vivenciar de fato sentimentos e emoções como afeto, alegria, perdão e, sobretudo, a troca de gentileza.

Gentileza não é dizer "sim" a tudo e a todos. Não é se sentir feito de bobo, sobrecarregado ou desrespeitado em suas opiniões e em seus limites. Muito pelo contrário! Gentileza tem a ver, antes de mais nada, com aprender a enxergar o outro e a si mesmo, reconhecendo suas qualidades e suas limitações e encontrando maneiras de dar o melhor de si sem precisar chegar à "gota d'água" para só então se colocar e reivindicar seu espaço.

Gentileza tem a ver com criatividade e produtividade. Tem a ver com flexibilidade, inteligência, disposição e amor. Sim, amor! Amor fraternal, daqueles que servem como vitamina para nos capacitar a superar desafios da convivência, diferenças na hierarquia, divergências de personalidade e crenças. Enfim, para conseguirmos mediar os conflitos e chegar a um consenso, sempre que for preciso. E sempre é!

Talvez você esteja acostumado a apostar mais no aumento do tom de voz, na agressividade ou na imposição de suas vontades. Talvez você prefira se manter no estado de irritação e impulsividade, porque isso termina lhe dando a sensação de eficiência e produtividade. Talvez você ainda considere a gentileza como fútil e inútil, como "o comportamento dos idiotas".

Mas não se iluda! Mais cedo ou mais tarde, seu corpo, sua alma e seu coração vão se ressentir e reagir. Sintomas que vão desde sensação de vazio, solidão, angústia e tristeza, passando por insônia, alergias, gastrite nervosa, enxaqueca, dores inexplicáveis, entre outros, farão você perder o melhor da festa!

Há quem diga que age pela emoção quem é ignorante e age pela razão quem é inteligente. Mas são muitos os que, à beira da morte, adorariam poder voltar atrás para viverem suas vidas como ignorantes, mas plenos de felicidade e paz de espírito.

Por fim, ser tratado com gentileza é o desejo de todo ser humano. E para ser um pouco mais gentil e melhorar tudo a sua volta (tudo mesmo!), basta manter-se um pouco mais atento e determinado e começar a substituir velhos e ineficientes hábitos por novos e surpreendentes comportamentos:

- Olhe nos olhos e realmente ouça o que o outro tem a lhe dizer.
- Quando não conseguir dizer nada de bom a alguém, simplesmente mantenha-se calado.
- Quando se sentir irritado, foque sua atenção em si mesmo e pergunte-se: o que realmente importa? O que eu realmente quero dessa situação?
- Procure agir a partir dos seus sentimentos mais verdadeiros e não de emoções enganosas, do ego, tais como raiva, ciúme, inveja, desejo de que o outro pague pelo erro que cometeu.
- Tenha um pouco mais de fé na vida. Isto é, confie que cada um tem o que merece e no momento que merece.
- Por mais que deseje, você não pode controlar o mundo e as pessoas.
- Dê o seu melhor para conseguir o que quer, mas diante da frustração, aceite o que vier e agradeça. Pode acreditar: tudo é exatamente como tem de ser e se você já fez o seu melhor, fique tranqüilo, porque definitivamente, isso é tudo o que pode fazer. O resto é com o Criador!

Rosana Braga é Escritora, Jornalista e Consultora em Relacionamentos Palestrante. Autora dos livros "Alma Gêmea - Segredos de um Encontro" e "Amor - sem regras para viver", entre outros.
Título: Re: Não há nada que não possa melhorar com um pouco de gentileza!
Enviado por: goncas em 26 de Julho de 2010, 17:13
LEgal,
tudo com gentileza melhora. É o fazer ao proximo aquilo que gostariamos q nos fosse feito
Bom Dia
Título: Re: Não há nada que não possa melhorar com um pouco de gentileza!
Enviado por: EmBuscaDaLuz em 26 de Julho de 2010, 17:59
Muito bom!!!

Valeu amiga!
Título: Re: Não há nada que não possa melhorar com um pouco de gentileza!
Enviado por: Larelfa em 26 de Julho de 2010, 18:58
Gentileza, gera gentileza já dizia o poeta!
Eu acredito firmemente nisso, portas se abrem, corações amolecem....
Mil vezes tratar as pessoas como eu gostaria de ser tratada, não importa se tem nos pés sapatos italianos ou chinelos, do outro lado é que vamos conhecer realemnete todo esplendor de sua alma!
Título: Re: Não há nada que não possa melhorar com um pouco de gentileza!
Enviado por: sergio godoi em 26 de Julho de 2010, 21:46
a mensagem fala por si, isso me lembra o muro que pintaram de cinza, se não me engano em São Paulo, onde o cidadão ficou conhecido como o poeta gentileza, e era justamente isso que ele pregava gentileza e acreditava que ela seria a salvação da humanidade, é nos pequenos gestoa que estão as grandes consequências.
Título: Re: Não há nada que não possa melhorar com um pouco de gentileza!
Enviado por: HelenaBeatriz em 26 de Julho de 2010, 21:53
Obrigada, amigos, pelo retorno e comentários!!

Sim...é verdade, Larelfa e Sérgio! Salve o Gentileza!! ;) :D

Com carinho,
Helena

http://www.youtube.com/watch?v=EH0nCrfBLeE&feature=related (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PUVIMG5DcmZCTGVFJmFtcDtmZWF0dXJlPXJlbGF0ZWQ=)
Título: Re: Não há nada que não possa melhorar com um pouco de gentileza!
Enviado por: JackieX em 27 de Julho de 2010, 12:47
Helena,

Obrigada pela linda mensagem! Chega ser uma resposta da qual eu precisava.

Um forte abraço!
Título: Re: Não há nada que não possa melhorar com um pouco de gentileza!
Enviado por: Lourdilena em 28 de Julho de 2010, 14:35
Gentileza gera gentileza, para mim, é o mesmo que fazer aos outros o que gostariam que me fizessem. Também uma leitura diferente da Lei de Causa e Efeito...

Obrigada pela oportunidade de partilhar com vocês.