Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Tópico iniciado por: Jennifer Tays em 03 de Agosto de 2012, 16:18

Título: Jesus teria evoluído normalmente?
Enviado por: Jennifer Tays em 03 de Agosto de 2012, 16:18
Jesus, o anunciado de todos os povos, o espírito da verdade, o Verbo

A lei da evolução é a própria manifestação divina em nós, abrange tudo o que existe.  Portanto, Jesus passou, em algum tempo / espaço pelo processo evolutivo. Com que características, onde, em que tempo? Não temos como saber. O espiritismo esclarece muitas coisas, mas nos mostra a realidade de nossa limitadíssima capacidade  de compreensão das coisas divinas. Podemos imaginar quem é Jesus se considerarmos que desde o surgimento do nosso planeta Ele já era um espírito purificado, cuja ação abrangente no cosmos e na alma humana não conseguimos ainda conhecer. Nossos pequenos ou grandes contratempos terrenos tornam--se insignificantes quando imaginamos que um espírito que paira entre as estrelas, capaz de organizar e construir mundos, se "condensa" a ponto de caber em um corpo de mulher e encarnar como um ser humano comum, simples e humilde.  Ainda assim o impacto de sua mensagem foi tamanho que ecoa pelos séculos afora e sobrevive, em sua essência, a todas as tentativas de  fraude, distorção e reescritas que sofreu até o momento. Seu conhecimento e poder faz com que algumas pessoas ainda hoje o  considerem como o próprio Criador. Mas Jesus é criatura. Para nós, é a a criatura que nos apresenta o projeto de Deus. Por isto Ele disse "eu sou o caminho para a verdade e para a vida" (a eliminação da preposição foi uma das alterações). Está claro que Ele nos mostra o que Deus espera de nós e deste modo nos oferece um sentido para a vida na terra.

Fonte: http://somosespiritos.blogspot.com.br/2009/04/jesus-teria-passado-pelo-processo-de.html

Li esse texto e fiquei pensando, Jesus encarnou pela primeira vez ou reencarnou? E vocês, o que acham?
Título: Re: Jesus teria evoluído normalmente?
Enviado por: Zé Ninguém em 03 de Agosto de 2012, 18:44
Cara Jennifer,

Segundo a doutrina todos os espíritos evoluem pelas mesmas regras, não há privilégios ou exceções.
Uns alcançam a ventura mais rápido, outros demoram mais, mas o mecanismo é o mesmo.
Todos somos criados simples e ignorantes e vamos trilhando, através de sucessivas encarnações, a nossa evolução.
Jesus, também teria seguido o mesmo processo, mas os detalhes da sua evolução não é de nosso conhecimento.
Porém quando Jesus veio ao nosso planeta foi em missão com o objetivo de instruir a humanidade ensinando a lei do amor.
Ele não veio por ele, mas por nós.
Então, penso que sim, ele reencarnou,  pois que já havia vivido outras existências materiais antes( não necessariamente na Terra) ,então esta não seria sua primeira encarnação.
 Se um espírito tem uma série de vivências na carne, mesmo que fique mil anos em esferas espirituais ao decidir voltar às esferas mais densas terá necessariamente que vestir novamente um corpo de carne, portanto re-encarnar.
Porém, importante dizer que Jesus há muito que já estava livre desta contingência em função do seu próprio esforço e se veio não foi por necessidade pessoal , mas por amor.
abraços
Susana
Título: Re: Jesus teria evoluído normalmente?
Enviado por: Fernando B. em 03 de Agosto de 2012, 19:09
Bom, pelo que aprendemos com a Doutrina, Jesus tbm passou por todos os estagios evolutivos, pois como ja vimos no ensino espirita, todas as almas são criadas simples e ignorantes e não haveria justiça divina se se criasse uma em especial.
Título: Re: Jesus teria evoluído normalmente?
Enviado por: Mastomisto em 05 de Agosto de 2012, 02:27
Boa noite a todos,
Ele reencarnou em uma missão. Qual? Isso é que estamos tentando entender! Heheh.
O livro Maria de Nazaré: Autor(es): Miramez, João Nunes Maia - Editora: FONTE VIVA - pode te esclarecer um pouco mais.
Um abraço fraterno.
Título: Re: Jesus teria evoluído normalmente?
Enviado por: tiago1801 em 05 de Agosto de 2012, 05:52
Penso da mesma maneira da Susana Fernandes como há na questão 115 do LE.

Se o Pai tivesse dado este privilégio ao irmão Jesus, então o Pai não seria infinitamente justo e bom como dizem os Espíritos Superiores.

Foi Jesus o responsável por "iniciar" à vida carnal na Terra como disse o Espírito Emmanuel, no livro A Caminho da Luz. Certamente Ele reencarnou numa missão divina em mostrar os ensinamentos do Pai.

Mas cá entre nós. Não precisamos ficar nos perguntando sobre Seu passado. O que importa para nós são os seus ensinamentos deixados e buscarmos seguir Ele, para então chegarmos no Pai.