Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Artigos Espíritas => Tópico iniciado por: Irm em 10 de Outubro de 2010, 08:10

Título: Diferentes Espíritos Causam Sensações Diferentes nos Médiuns
Enviado por: Irm em 10 de Outubro de 2010, 08:10
Médiuns sensitivos, podem sentir energias que não são captadas por pessoas sem paranormalidade desenvolvida.
Como lemos na codificação, os bons espíritos apresentam uma energia suáve e agradável, podendo em muitos casos imantar o médium como uma inefável sensação de amor.
Sabemos que em geral, a mulher é mais amorosa do que o homem, pela sua própria função biológica de companheira, irmã, mãe e amiga e isso se reflete na personalidade do espírito mesmo quando desencarnado.
Certas linhagens de espíritos apresentam uma energia menos imantada por caracerísticas afetivas como por exemplo determinados médicos, cuja função é realizar cirurgias espirituais e resgate a espíritos sobredores no umbral, escolhendo então uma forma perispirítica mais adequada aos trabalhos de caridade que fazem.
Em alguns casos, dizem os guias superiores, o médium pode sentir os eflúvios amorosos da alma gêmea da sua, estando desprendida do corpo físico o que lhe causa uma sensação de paraíso e lhe desperta para o desejo de realizar uma grande missão para ajudar a humanidade, fazendo o bem ao próximo e a si mesmo, o que diminuirá o tempo necessário para o reencontro com essa familar espiritual tão próxima e importante.
Título: Re: Diferentes Espíritos Causam Sensações Diferentes nos Médiuns
Enviado por: Luiz Vera em 10 de Outubro de 2010, 13:47
Amigo Pietro,
Concordo com você neste ponto e sobre este tema "diferentes sensações", está inserido no livro "O Verbo e a carne" de Herculano Pires página 131, que a própria médium que se utilizou J.B. Rostaing na obra "Os Quatro Evangelhos", a Senhora Collignon, não aceitava como autênticas, como legítimas, como verdadeiras as mensagens saídas de sua própria pena, como bem o confirma o Sr.Ismael Gomes Braga. A própria médium, percebeu que se tratava de espíritos mistificadores. Mas a soberba de Roustaing de se fazer grande,  célebre, fez que continuasse o trabalho.
Muita Paz
Título: Re: Diferentes Espíritos Causam Sensações Diferentes nos Médiuns
Enviado por: S0L em 10 de Outubro de 2010, 14:57
Paranormalidade?Alma gêmea?Mulher é mais amorosa que o homem?

Perdão, mas nunca estudei nada disso dentro da codificação espírita,muito pelo contrário,aliás.

Paranormalidade não existe...os fenômenos mediúnicos são mais do que naturais.
Alma gêmea é um conceito romântico que implicaria numa evolução idêntica entre dois espíritos, o que não ocorre.
Gênero, o sexo do indivíduo não acarreta maior ou menos desenvolvimento.Isso tem a ver com o caráter, moral de cada um.

Não vejo nenhuma ligação com a doutrina este texto.

Título: Re: Diferentes Espíritos Causam Sensações Diferentes nos Médiuns
Enviado por: Mourarego em 10 de Outubro de 2010, 17:08
Amigo Pietro, vou analisar uma assertiva feita por você que se encontra completamente traspassada pelo erro de interpretação, quer pela doutrina, quer pelo dicionário.
Você afirma logo a início:
"Médiuns sensitivos, podem sentir energias que não são captadas por pessoas sem paranormalidade desenvolvida."
Esta afirmação não encontra base no dicionário senão vejamos a explicação do termo feita pelo dicionário Michaelis:
"paranormalidade
pa.ra.nor.ma.li.da.de
(paranormal+i+dade) sf Capacidade mental de interagir com o meio ambiente, usando meios que não os sentidos (para a percepção) e membros do corpo (para mover objetos, por exemplo). Possivelmente, está presente em todos os seres humanos, mas em alguns indivíduos com maior intensidade."
Ora, tal como o dicionarista afirma, "Possivelmente, está presente em todos os seres humanos, mas em alguns indivíduos com maior intensidade."
Sendo assim amiga já decai a sua afirmação.
mas não fico ai, para ilustrar mais a minha afirmação vou postar trecho do capítulo XIV de O livro dos Médiuns, no tema mediunidade.
"CAPÍTULO XIV
OS MÉDIUNS
159. "Toda pessoa que sente a influência dos Espíritos, em qualquer grau de intensidade, é médium. Essa faculdade é inerente ao homem. Por isso mesmo não constitui privilégio e são raras as pessoas que não a possuem pelo menos em estado rudimentar. Pode-se dizer, pois, que todos são mais ou menos médiuns.'
Kardec, parafraseando os Espíritos Supeiores, nos mostra que já aqui a sua afirmação não procede, já que médiuns, resumidamente, todos o somos. Uns sentem mais outros menos, mas todos estão capacitados para sentir.
Contudo vou al´[em para demonstrar um erro muito grande que usualmente é cometido, dizer-se da mediunidade generalizando.
Mediunidade como acabamos de ver é um atributo de qualquer Espírito, e se radica no organismo.
Contudo, nem todo médium pode psicografar, ou psicofonar, por exemplo, pois que não têm essa qualidade medianimica.
Isso só acontece com aquele que tenha tal capacidade, e ai sim é que Kardec continuando a sua explicação diz afirmativamente:
'Usualmente, porém, essa qualificação se aplica somente aos que possuem uma faculdade mediúnica bem caracterizada, que se traduz por efeitos patentes de certa intensidade, o que depende de uma organização mais ou menos sensitiva".
Faz-se mister que o amigo compreenda isso senão vai continuar a se enrolar nas definições e dizendo francamente em erro para com a doutrina espírita que é o foco de estudos deste Fórum.
Não adianta, amigo Pietro, darmos uma opinião movido apenas pelo que pensamos, pois se bem podemos dar uma opinião, temos que ter um embasamento e este só pode partir das obras codificadas por Allan Kardec, pois que estas representam toda a doutrina.
Se partimos das nossas luzes, fatalmente erraremos pois partiremos de um contexto todo nosso, que mais das vezes não diz realmente o que seja o ponto no qual postamos o comentário, e mesmo muitas vezes está em franca contradição com o ensino ministrado pela doutrina.
Abraços,
Moura

Título: Re: Diferentes Espíritos Causam Sensações Diferentes nos Médiuns
Enviado por: LBM em 11 de Outubro de 2010, 15:37
Bem, essa afirmação entre mulher ou homem, me deixa meia confusa, até porque o espírito não escolhe o sexo , como meu irmão acima falou é sua evolução moral que vai fazer c/ que o próprio espírito venha escolher a quem se apresentar, pois sabemos paciência e a diciplina com o espiritismo anda juntas não não houver isso, como podemos atrair espíritos  perfeitos.
Estudar é sempre bom. Fique em paz.
Título: Re: Diferentes Espíritos Causam Sensações Diferentes nos Médiuns
Enviado por: Mourarego em 11 de Outubro de 2010, 21:24
Em termos doutrinários maninha LBM, o Espírito escolhe sim o corpo em que há de reencarnar, isso em virtude das provas que em gênero também haja pedido.
O LE nos esclarece  nessa questão:
"335. O Espírito tem o direito de escolher o corpo ou somente o gênero de vida que lhe deve servir de prova?
– Ele pode escolher também o corpo, porque as imperfeições do corpo são provas que o ajudam no seu adiantamento, se ele vencer os obstáculos encontrados; mas a escolha nem sempre depende dele, que pode pedi-la."
Abraços,
Moura