Forum Espirita

CONVÍVIO => Apresentação => Tópico iniciado por: Strellinhanha em 05 de Setembro de 2011, 02:12

Título: Sou uma pessoa ruim?
Enviado por: Strellinhanha em 05 de Setembro de 2011, 02:12
Saudações, caros amigos.

Sou nova neste forum, que descobri em minhas recentes pesquisas sobre o espiritismo.

Deixem que me apresente, meu nome é Stella e tenho 19 anos, fui criada em uma familia espirita e sempre me foram passadas mensagens e lições do espiritismo. Sempre as aceitei prontante sem questionar nem me aprofundar no assunto. Raramente visitava centros, ou orava por vontade propria, mas sempre me senti em contato com algo maior, algo estava sempre lá me acalmando e ensinando.

Ao enfrentar problemas do meu dia-a-dia fico nervosa, muitas vezes agressiva. Desconto em pessoas que amo e pessoas que nem mesm conheço, e por muitas vezes as machuco e dois segundos depois estou triste e descrente do que acabei de fazer.
Magoou meus amigos, meu namorado e minha familia, sem mais nem menos e me arrependo muito. Ocilo entre raiva e dor. Mas tenho lido muito sobre o espiritismo e aprendi a controlar isto com paz e oração, e estudando sobre o espiritismo.

De uns tempos para cá, meu pai e minha avó tem sofrido problemas psiquiatricos. Tenho recorrido a pesquisas medicas e preces em nome deles, para que melhorem. Meu pai apresenta clara melhora. Mas minha vó esta cada dia pior, e não aceita ajuda. Mas o que me faz perguntar se seu uma pessoa ruim é o fato de NÃO conseguir ficar perto dela. Quando ela esta presente sinto raiva, muita raiva e acabo tratando todos pior do que nos momentos de raiva que tinha antes. Quando me afasto, a calma volta. Tenho lido o Evangelho para me acalmar e ele melhora, mas quando ela esta perto não consigo conter a raiva. O que isto pode siginificar?


Muitissimo Obrigada!



Boa Noite a todos!

Beijos!
Título: Re: Sou uma pessoa ruim?
Enviado por: nildes em 05 de Setembro de 2011, 16:57
Strellinha, leia o Livro Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. X e vc terá uma noção sobre o que vc pode estar passando, mas acima de tudo esteja sempre em oração , pedindo a Deus forças para não perder essa oportunidade que foi dada a vc e a eles tb para praticar o perdão das ofensas, do amor, da caridade, da compaixão. Fique com Deus e espero  poder ter ajudado de alguma forma. Abraços
Título: Re: Sou uma pessoa ruim?
Enviado por: filhodobino em 05 de Setembro de 2011, 17:18
Amados,

Reflitamos...
Ser bom não é ter uma vida associada à autonegação ou autonegligência, nem mesmo ajustar-se obsessivamente às exigências e necessidades dos outros, interferindo ou ficando presos nos problemas alheios. Acima de tudo, o bondoso conhece e defende os próprios direitos, ou seja, sabe cuidar de si mesmo. Entretanto, cuidar de si não quer dizer "eu antes de tudo”, mas com certeza significa “eu também”. HAMMED em A IMENSIDÃO DOS SENTIDOS - 6ª Ed. Boa Nova, 2000...

Mons. Jonas Abib - A infelicidade de ser simplesmente bom (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PS1FamtpNHNLaW1RIw==)
Saúde e Paz!
Título: Re: Sou uma pessoa ruim?
Enviado por: Diegas em 05 de Setembro de 2011, 18:11
Olá.


Assisti o video do padre...  ;)

- O que será que ele entende por 'traste ou coisa pior' ?

De certo, o sacerdote deve estar falando do 'proximo'. E para quem não sabe o 'próximo', conforme o preceito evangélico, é aquele individuo necessitado de compreensão, de amor.

Então, ironicamente, falta ao 'traste' aquela sabedoria que sobra em alguns sacerdotes.

Basta pedir que obterá ?

Será assim tão cômodo para livrar-se de qquer situação incomoda, elevar-se em sabedoria ou eleger-se ao grau máximo da espiritualidade ?

Não haveria na exortação de Tiago algo a mais que o video não nos posibilitou revelar ?

Infelizmente, há quem pensa que suspirar ou citar o Evangelho é o mesmo que praticá-lo



Abç

Título: Re: Sou uma pessoa ruim?
Enviado por: Cíntia Paula em 05 de Setembro de 2011, 18:32
Oi Stella!
           Não acho que seu problema com a sua avó possa determinar de todo o seu caráter, se você é uma pessoa boa ou ruim, etc. Só o fato de você saber que esse sentimento e comportamento não são os mais dignos já mostra que ruim você não é. Acontece que todos nós sabemos que somos espíritos milenares, que já tivemos muitas e muitas vidas antes desta, e essa sua raiva pode ser de origem beeeem antiga, já que não se explica com os fatos desta existência.
           Tudo se torna mais fácil justamente pelo motivo de você estar em um meio espírita, isso faz com que você possa entender as coisas e as enxergar com outros olhos. Meu conselho é que você continue lendo sempre o Evangelho e tentando praticá-lo. Tente também praticar o perdão, mesmo sem saber o motivo pelo qual sente isso em relação à sua avó, tente perdoar o que quer que ela possa ter feito a você antes, e tente enfrentar essa raiva e ficar mais perto dela!
           Nós não conseguimos mudar nossos sentimentos em relação às pessoas e situações senão os enfrentamos de frente!!!

Espero ter ajudado, bjos!
Título: Re: Sou uma pessoa ruim?
Enviado por: Carla Fabiane em 05 de Setembro de 2011, 18:54
Olá boa tarde,

Strellinha, todos precisamos sempre procurar evoluir, e um grande passo para evolução é reconhecer o erro e procurar conserta-lo, como voce está fazendo, mas lembre-se sempre: Temos que ter responsabilidade uns pelos outros, nós somos responsáveis pela maneira como tratamos os nossos irmãos e irmãs, o amor fraterno deve ser alimentado a torna-se um fonte certa de serviço alegre, procure dominar seu lado, que voce chama de ruim e focalize no amor, principalmente com seu pai e a sua avó, que me parece estão precisando de voce, lembre-se do quanto a rejeição fere e nunca a pratique. Trate os outros com amor.
Deus deseja que exerçamos misericórdia de forma abundante, assim como a recebemos abundantemente. O amor de Deus nos capacita, a natureza divina resolve conflitos pessoais liberando, assim, afeição e benevolência, espero de alguma forma ter te ajudado, que sua mente e coração estejam cheio de amor.

Que a Paz do Senhor Jesus Reine nos nossos corações.
Carla.
Título: Re: Sou uma pessoa ruim?
Enviado por: Gê Barrim em 05 de Setembro de 2011, 20:06
Amiga Stella...

Pelo pouco que estudei e aprendi, diria que não dá pra medir seu caráter pela tua relação com tua avó.

Lendo teu relato, não posso deixar de falar minha opinião.
Talvez tua vó sofra uma obceção grave, e talvez não seja ela que não aceite ajuda, e sim um espírito que esteja a atrapalhando. E vendo que tu está tentando oferecer ajuda a ela, esse espirito de baixa vibração esteja te repelindo dela, entende?
Então ele faz com que tu sinta raiva dela e se afaste, assim ele pode ficar perturbando ela.
Tudo indica que a relação de vcs duas é sim muito antiga, com certeza milenar, mas não de ódio e sim de grande proteção, e tu está tentando proteger ela. Mas alguém nãs esta gostando disso.
Quando estiver perto dela e sentir essa raiva e vontade de sair correndo, pede ajuda pro teu anjo guardião( que é um espírito designado a nos proteger, ele está sempre perto de nós) peça pra que ele te ajude a ter controle e que os espiritos de luz possam chegar perto da tua vó e ajudá-la.

Fique com Deus...
Título: Re: Sou uma pessoa ruim?
Enviado por: Renato.Oliv em 05 de Setembro de 2011, 20:19
De uns tempos para cá, meu pai e minha avó tem sofrido problemas psiquiatricos. Tenho recorrido a pesquisas medicas e preces em nome deles, para que melhorem. Meu pai apresenta clara melhora. Mas minha vó esta cada dia pior, e não aceita ajuda. Mas o que me faz perguntar se seu uma pessoa ruim é o fato de NÃO conseguir ficar perto dela. Quando ela esta presente sinto raiva, muita raiva e acabo tratando todos pior do que nos momentos de raiva que tinha antes. Quando me afasto, a calma volta. Tenho lido o Evangelho para me acalmar e ele melhora, mas quando ela esta perto não consigo conter a raiva. O que isto pode siginificar?

Irmã Strellinha,

Sabendo da situação da sua avó, seja paciente, isso é uma provação para você. Para suportar e perseverar na positividade basta seguir a máxima que Jesus nos ensinou: Orai e Vigiai.

Como falaram, você não é uma má pessoa, apenas estude, clareie a sua mente, não imponha a si mesma muitas regras e torturas psicológicas, apenas estude a Doutrina Espírita com calma, leia o Evangelho também com calma, e traga para a sua vida pouco a pouco o aprendizado adquirido pelo estudo, assim ficará muito mais fácil fechar as portas da negatividade.

Somente a sua compreensão através do perdão neutralizará a atmosfera densa que fica entre você e sua avó. Continue orando por ela, agradeça a Deus pela dificuldade, tenho certeza que você aprenderá muito com essa situação, e peça forças a Ele para perseverar em sua caminhada.

Muita paz e luz para você querida.
Título: Re: Sou uma pessoa ruim?
Enviado por: rosabranca65 em 05 de Setembro de 2011, 21:52
Olá menina ! Concordo com o que os colegas disseram. Você não é uma pessoa ruim, vc está passando por uma provação. Outra coisa: se vc fosse ruim, não teria sentimento de culpa, arrependimento e nem se importaria em magoar ninguém. Esses sentimentos já são sinal de progresso moral. Ore muito, continue seus estudos espíritas. Jesus te ilumina através de seus amigos espirituais ! Abraço !
Título: Re: Sou uma pessoa ruim?
Enviado por: filhodobino em 05 de Setembro de 2011, 22:18
Olá.
Assisti o video do padre...  ;)

Dos discípulos de Jesus, Tiago foi sem dúvida o que mais acreditou fenomenicamente nos poderes da oração e do pedido.
Lamento também o traste, mas somos humanos, e esta unica palavra não tira do conselho a importância de que se nossa amiga duvida dela mesma, quem melhor pode lhe devolver essa confiança senão Jesus, não é fato?

Saúde e Paz!