Forum Espirita

GERAL => Mensagens de Ânimo => Amizade => Tópico iniciado por: andreia em 15 de Outubro de 2005, 11:47

Título: Vida difícil ? Mude de janela... mudando de pensamento!
Enviado por: andreia em 15 de Outubro de 2005, 11:47


"A menina debruçada na janela trazia nos olhos grossas lágrimas e o peito oprimido pelo sentimento de dor causado pela morte de seu cão de estimação. Com pesar observava atenta ao jardineiro a enterrar o corpo do amigo de tantas brincadeiras. A cada pá de terra jogada sobre o animal, sentia como se sua felicidade estivesse sendo soterrada também.
O avô que observava a aproximou-se a envolveu em um abraço e falou-lhe com serenidade: - "Triste a cena, não é verdade?"
A netinha ficou ainda mais triste e as lágrimas rolaram em abundância.

No entanto, o avô que desejava confortá-la, chamou-lhe a atenção para outra realidade pegou-lhe pela mão e a conduziu para uma janela opostamente localizada na ampla sala.
Abriu as cortinas e permitiu-a que visse o jardim florido a sua frente e lhe perguntou carinhosamente:
-Está vendo aquele pé de rosas amarelas bem ali a frente? Lembra que você me ajudou a plantá-lo? Foi em um dia de sol como hoje que nós dois o plantamos.Era apenas um pequeno galho cheio de espinhos e hoje veja como está lindo, carregado de flores perfumadas e botões como promessa de novas rosas."

A menina enxugou as lágrimas que ainda teimavam em permanecer em suas faces e abriu um largo sorriso mostrando as abelhas que pousavam sobre as flores e as borboletas que faziam festa entre umas e outras das tantas rosas de variados matizes que enfeitavam o jardim.
O avô, satisfeito pôr tê-la ajudado a superar o momento de dor falou-lhe com afeto:
- Veja, minha filha.
A vida nos oferece sempre várias janelas.
Quando a paisagem de uma delas nos causa tristeza sem que possamos alterar o quadro,
voltamo-nos para outra e certamente nos deparamos com uma paisagem diferente.

Tantos são os momentos de nossa existência, tantas as oportunidades de aprendizado que nos visitam no dia-a-dia que não vale a pena sofrer diante de quadros que não podemos alterar.
São experiências valiosas da vida, das quais devemos tira lições oportunas sem nos deixar tragar pelo desespero e revolta que só infelicitam e denotam a falta de confiança em Deus."

(Autor desconhecido)




Tenham um BOM DIA!! E se não for assim tão bom, abram por favor outras janelas!  ;)
Beijinhos
Andreia
Título: Re: Vida difícil ? Mude de janela... mudando de pensamento!
Enviado por: crisar em 15 de Outubro de 2005, 23:55
Olá Andreia,

Bonito texto.

É verdade que devemos aprender com todos os nossos erros e retirar o aprendizado necessário à nossa evolução.

A forma como esta história é relatada, utilizando a imagem das janelas mostra-nos de forma simples o caminho a seguir, quando percebemos que não vale a pena sofrer diante de situações que não podemos alterar :  a vida dá-nos sempre outro caminho ( outra janela aparece ).

Um abraço amigo
Crisar
 
Título: Re: Vida difícil ? Mude de janela... mudando de pensamento!
Enviado por: VS em 16 de Outubro de 2005, 10:51
Olá Andreia

É uma lição importante a tua mensagem. Só tenho pena de não ser capaz de ter ser sempre estas boas lições na prática da minha vida. Para além de aprender é preciso interiorizar e isso leva tempo. Por isso preciso ler frequentemente mensagens como a tua, que aproveito para agradecer.

bem hajas
Vitor Santos
Título: Re: Vida difícil ? Mude de janela... mudando de pensamento!
Enviado por: andreia em 16 de Outubro de 2005, 16:35
Olá meus amigos!  :D

Como os mais atentos já tiveram oportunidade de se aperceber, raramente comento os textos que aqui coloco... quando muito reforço somente o essencial da mensagem. Esta minha atitude deve-se a vários motivos sendo que o mais forte é que sou muito novata nestas andanças da doutrina espirita, e como tal olho para as mensagens deste forum com muito deslumbramento, respeito e abertura para aprender mais com todos voces.

Apesar das mensagens que aqui coloco, também eu pertenço ao "clube" do Vitor... ainda não sou capaz de aplicar todas estas boas lições na minha vida... mas como a Crisar bem disse já aprendi com alguns dos erros que cometi e por isso tenho confiança que um dia chego lá!  ;)

No entanto, o propósito desta mensagem de hoje é a Dor de que a MariaC fala... que me tocou de uma forma muito especial.
Conheço essa dor bem de perto, mais de perto do que algum dia poderia imaginar... passei também pela revolta da perda... pela incompreensão do roubo que me tinham feito... pela sensação de injustiça que me estavam a causar. Essa dor Maria foi recente em mim também... no entanto deixo-te aqui o meu testemunho... hoje essa dor desapareceu, transformou-se na saudade de momentos bons que passei, do carinho de dei e recebi e isso ninguém me rouba e sei que será eterno.

Por isso amiga Maria deixo-te uma frase linda do Paulo Coelho que dá continuidade ao texto inicial "A BELEZA ESTÁ NA DIVERSIDADE. UM JARDIM É O MELHOR EXEMPLO, REQUER TRABALHO DIÁRIO E DIARIAMENTE APRESENTARÁ SURPRESAS". Desejo-te a ti e a todos do forum um jardim cheio de surpresa boas!

Beijinhos com muito carinho
Andreia