Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => A Génese => Tópico iniciado por: Da Rosa em 03 de Maio de 2012, 23:02

Título: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Da Rosa em 03 de Maio de 2012, 23:02
  Bom dia amigos.Estava a conversar com um amigo sobre a origem dos espíritos desse planeta,e ele me disse que em um livro que leu,dizia que vinhamos do planeta Capella.Me digam,por que motivo houve essa migração?Me expliquem melhor essa historia.

Agradecido,Vinicius Da Rosa ;)
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Sr.91 em 04 de Maio de 2012, 00:34
Xarááá´,
isso não é totalmente comprovado. Não nos é dado conhecer a nossa origem. Só Deus o sabe !
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Da Rosa em 04 de Maio de 2012, 00:51
  Nossa viajante, você  ta ligado mesmo em tudo que eu posto né,parece ate que ta me perseguindo  ;D!!
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Sr.91 em 04 de Maio de 2012, 00:54
Tô persiguindo não manoo,
só que respondo ao tópicos que me chamam a atenção !
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Paulo Cortez em 04 de Maio de 2012, 01:06
Agostinho trata sobre migrações de Espíritos no Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo III, especialmente no ítem 14, que aborda sobre o exílio de Espíritos "mal comportados", o que justifica teoricamente, o que afirma Emmanuel no livro A Caminho da Luz, sobre os exilados de Capela.
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: L3ONARDO em 04 de Maio de 2012, 01:44
Da Rosa,

Segundo um estudo publicado pelo astrônomo e espírita Albino Novaes, os exilados NÃO são de Capella:

http://literatura-espirita.blogspot.com.br/

Abraço.
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Kazaoka em 04 de Maio de 2012, 02:10
Não gosto de estar a emitir parecer pessoal sobre obras e sobre autores. Mas, no caso do livro "exilados de capela", apesar de todo enredo encontrar base no que está na codificação, considero os contornos dados à história de nossas origens como homens, muito folclóricas como são apresentadas naquele livro.

Se Deus ainda não nos deu o direito de sabermos sobre nossas origens como Espíritos, visto que isso ainda não nos traria acréscimo moral nenhum, porque haveria de permitir que tomássemos conhecimento do nosso último endereço cósmico?

Não quero, com isso, desacreditar a obra e a participação espiritual na sua elaboração. Mas me questiono muito sobre a classe a que pertence os Espíritos que intuiram o autor ( a obra não é psicografada) e que intenção que tinham em fazê-la, já que a temos com emolduramentos doutrinários na Gênese.

Quem interessa por esse assunto, deve procurar primeiro o estudo da Gênese. Depois de adquirir o embasamento que este livro oferece, aí sim, vamos estudar outras obras avaliando seus conteúdos pelo prisma da codificação. Este é o proceder correto para quem deseja fazer um estudo Espírita sobre o que as obras espiritualistas nos trazem.

"Exilados de Capela"
Edgard Armond
1949
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: jacapira em 04 de Maio de 2012, 22:07
Salve deus minha irmã, o motivo que levou alguns espiritos à serem exilados  de capela para a terra foi porque estes espiritos não haviam atingido uma evolução moral compatível com a maiioria dos capelinos, estes espiritos vieram para  o planeta primitivo         ( TERRA), hoje na terra esta acontecendo o mesmo que aconteceu em capela, muitos espiritos empidermidos não estão encarnando mais na terra, e sim em planetas menos evoluídos. Existe um livro que vc pode baixar pela internet chamado 2000 conjunção de dois planos que fala sobre o assunto. Espero que tenha ajudado um pouco. fique na paz
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: capellor95 em 05 de Maio de 2012, 00:31
Meu caro amigo Vinicius, estamos sendo alertados por amigos do plano espiritual que nosso planeta está passando por um período de transição de um mundo de provas e expiações para um mundo de regeneração. Muitos espíritos (encarnados e desencarnados)ainda não atingiram uma escala de crescimento espiritual que os tornem aptos a participarem deste orbe renovado.
Dentro do que entendo, estão sendo preparados para reencarnarem em outro orbe para contribuir com o progresso do mesmo e assim tambem tendo novas oportunidades para o seu crescimento espiritual. Sendo assim, acredito que o mesmo ocorreu conosco em alguns períodos  da trajetória de nosso querido planeta. Abraços.
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Gustavo Rettenmaier em 09 de Maio de 2012, 12:45
Bom dia irmãos.
Ainda que tenhamos a curiosidade para saber essa "origem espiritual", e confesso que tambem tenho, é apenas curiosidade e não vejo em que possa ser util na nossa evolução moral.
Dessa forma, continuemos estudando e trabalhando pela nossa reforma intima, que no seu devido tempo as duvidas serão respondidas.
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Andressa Z. em 15 de Fevereiro de 2014, 00:02
Hoje é dia de ressuscitar tópicos ;D!
Amigos não sei se é relevante essa minha pergunta, mas esses dias fiquei com essa interrogação na cabeça... li sobre a formação de diversas raças,  que o planeta Terra possui exilados de diversos orbes que colaboraram com o nosso desenvolvimento.  Porém,  os aborígenes,  "nativos" (ou não? ) de nosso planeta, se misturaram com essas novas raças? Deram origem a uma outra? Conseguiriam acompanhar o desenvolvimento moral de seres muito mais antigos que aqui estavam ou hoje estão retardatários?
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Edmar Ferreira Jr em 15 de Fevereiro de 2014, 02:06
Andrezza,
Estude o capítulo “Gênese espiritual” do livro A Gênese para entender melhor essa questão. 
Todos os que aqui encarnaram colaboraram com nosso desenvolvimento, uns mais, outros menos, mas todos colaboraram.
A questão da união dos “nativos” com os “exilados” é de simples entendimento, desde que se faça um paralelo adequado. Em uma sala de aula composta por 90% de alunos de alto nível, os 10% restantes não serão capazes de acompanhar a turma e será necessário deslocá-los para uma turma compatível com seu nível. Se na nova turma eles forem os 10% de alto nível em relação ao nível da turma, eles passarão a ser a referência para os 90% restantes e poderão realizar ali, se o quiserem, um importante trabalho de “contaminação” intelectual. Muitos dentre os 90% não serão capazes de assimilar o que a referência dos 10% terá a lhes oferecer. Mas muitos serão e se tornarão eles próprios novos contaminadores. Eis a sabedoria de Deus: permite aos filhos infratores o resgate de suas dívidas por meio da ajuda aos que deles precisam.
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Andressa Z. em 15 de Fevereiro de 2014, 05:06
Ainda não cheguei nessa parte da Gênese Edmar, vou ler hoje!  É um dos livros que estou estudando bem devagar, sao muitas informações. Na situação que ainda se econtra nosso planeta, não seria de se espantar que parte de seus nativos se "atrasariam" no aprendizado...provavelmente uma parte será composta pelos futuros exilados da Terra! O empurraozinho de Deus aumentou bastante as chances de desenvolvimento dos habitantes e o ciclo continua. Deus não erra, é só pararmos para pensar que obervamos suas perfeitas leis!
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Vitor Santos em 15 de Fevereiro de 2014, 11:53
Olá amigos

A origem dos corpos de carne humanos nada têm a haver com outros planetas, a não ser na base da teoria de que seres encarnados, extra-terrestres, povoaram a Terra. Há quem admita essa hipótese. Até quem admita que esses seres inseminaram as fêmeas humanas com sémen de outras espécies. Teorias há para todos os gostos. Umas a titulo de hipótese outras de ficção cientifica.   

Os espiritos não têm raça  pois não têm corpos de carne. As raças são propriedades dos corpos de carne, atribuídas pelo facto de eles serem ligeiramente diferentes, na cor da pele, no cabelo, e em outras características físicas, que tudo indica serem respostas da de adaptação ao local onde viviam inicialmente. Isso está escrito claramente no LE. Mas o espírito é da mesma natureza para todas as raças carnais da Terra.

Os espiritos não têm mundo a não ser quando estão encarnados, por via da forte associação ao veiculo carnal, esse sim, pertencente a esse mundo.

Conhecer as migrações dos espiritos, de encarnação para encarnação, não me parece nem útil nem possível de estabelecer, como regra geral. Mas há quem goste de discutir o "sexo dos anjos". Cada um discute o que lhe apetece. Nada tenho contra este debate, apenas dou a minha opinião.

O único critério que a DE nos dá a esse titulo é que os espiritos estarão nos mundos mais adequados ao respectivo progresso espiritual, em regra. Como a DE é evolutiva, isto é, define que existe uma lei que é a lei do progresso, a transição dos espiritos de mundo em mundo, depois dos intervalos de erraticidade, terá a haver com o progresso espiritual do espírito e não com o planeta onde se encontrava antes. A única condição é que o planeta seguinte, ou tem habitantes com um grau de desenvolvimento médio semelhante ou superior ao anterior. Pois o espírito, segundo a DE, não retrograda. Pode ocorrer que seja transferido para um planeta equivalente, se estagnou. 

No meu caso pessoal, nada me motiva a desejar reencarnar novamente na Terra. De preferência gostaria de encarnar num mundo melhor do que a Terra é hoje. Mas, acreditando na DE eu sou um espírito imortal e os espiritos não têm planeta, a não ser quando encarnados. Por isso não fico aflito com a perspectiva de ser expulso das encarnações na Terra. E quando ouço as pessoas preocupadas com isso, sinceramente não as entendo, numa perspectiva espirita. Se a média dos espiritos na Terra evoluir mais do que eu, eu serei transferido para um planeta equivalente ao que a Terra é hoje. E daí? 

Nós podemos gostar mais ou menos de um planeta, porque podemos ter espiritos amigos e inimigos neste ou naquele planeta. Podemos recordar-nos de lá ter encarnado. Mas ao longo de toda uma vida: nascimento, envelhecimento e morte, preso a um corpo que dá sempre mais sofrimentos do que alegrias, seja a pessoa a mais bela, a mais rica, a mais bem sucedida, a mais saudável da Terra, parece-me que as saudades da prisão ao corpo não serão muitas, para o espírito que desencarna, quando ele cair em si e se reconhecer como espírito imortal.

Pensar em reencarnar deve ser sempre doloroso, pois é passar para uma situação mais precária, para uma prisão carnal. Ainda que o espírito reconheça que é um remédio duro, mas necessário e vantajoso, a longo prazo (depois da encarnação) - longo prazo no nosso tempo terrestre. Desencarnar deve ser bem mais agradável, pelo menos depois de passada a perturbação da transição.

bem hajam
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Brenno Stoklos em 17 de Fevereiro de 2014, 04:35


178. Podem os Espíritos encarnar em um mundo relativamente inferior a outro onde já viveram?

“Sim, quando em missão, com o objetivo de auxiliarem o progresso, caso em que aceitam alegres as tribulações de tal existência, por lhes proporcionar meio de se adiantarem.”

a) - Mas, não pode dar-se também por expiação? Não pode Deus degredar para mundos inferiores Espíritos rebeldes?

“Os Espíritos podem conservar-se estacionários, mas não retrogradam. Em caso de estacionamento, a punição deles consiste em não avançarem, em recomeçarem, no meio conveniente à sua natureza, as existências mal empregadas".

                                                O Livro dos Espíritos


Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Diegas em 17 de Fevereiro de 2014, 16:30
Hoje é dia de ressuscitar tópicos ;D!
Amigos não sei se é relevante essa minha pergunta, mas esses dias fiquei com essa interrogação na cabeça... li sobre a formação de diversas raças,  que o planeta Terra possui exilados de diversos orbes que colaboraram com o nosso desenvolvimento.  Porém,  os aborígenes,  "nativos" (ou não? ) de nosso planeta, se misturaram com essas novas raças? Deram origem a uma outra? Conseguiriam acompanhar o desenvolvimento moral de seres muito mais antigos que aqui estavam ou hoje estão retardatários?


Olá, Andressa


Na própria Codificação temos exemplos de espiritos que comunicaram habitar ou terem habitado outros mundos/esferas. Diante deste fato, por que não haveria espiritos encarnados provenientes/imigrantes desses outros mundos/esferas convivendo com espiritos originários da Terra ?

Kardec, no livro A Genese, cita a imigração da raça que ficou conhecida como adâmica (raça branca). Kardec também desenvolveu um profundo estudo sobre os espiritos aborigenes (raça negra) mas, infelizmente, muitos espiritas e não-espiritas ainda não compreenderam a profundidade e extensão desse estudo. Equivocadamente, Kardec foi julgado racista justamente por apontar as diferenças entre essas duas raças.

Sem duvida, que ao longo do tempo houve e continua haver a miscigenação entre essas duas raças. Mas também há 'para quem tem olhos para ver' espiritos remanescentes da raça primitiva/aborigene espalhados em pouquissimas partes do planeta (algumas tribos da Africa, Australia e Asia que encontram-se ainda no estagio espiritual de totemismo, em situação incompativel com a moderna civilização).

Vc poderá pesquisar o livro de Enoque (texto considerado pela Igreja como apocrifo) ou a propria Biblia (apesar de haver muita alegoria) sobre a união dos 'deuses' com as mulheres primitivas; sobre a existencia em epoca remotissima da existencia de homens de elevada estatura e que viviam centenas de anos (aborigenes)



Abç
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: lconforjr em 17 de Fevereiro de 2014, 23:35
Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade

      Andressa  « ref #10 em: 150214, 00:02 »

      Amigos, coloco uma questão que, embora pareça nada tem a ver com o tema do tópico, tem muito a ver com o assunto aqui tratado da relação de seres mais elevados com os menos elevados e da necessidade de os mais elevados colaborarem com nosso desenvolvimento moral! E outra questão que se relaciona com o assunto do tópico.

      - primeira: Porq é que necessitamos da colaboração de espíritos mais elevados? A resposta, sem dúvida, é porq somos ainda atrasados e, conseqüentemente, ignorantes, certo? Mas, se erramos devido a sermos atrasados e ignorantes porq é que a lei de causa e efeito nos aplica penalidades que implicam sofrimentos tantas vezes insuportáveis?

      - segunda: com relação à origem espiritual: se a “A Gênese” afirma que "Sendo Deus o princípio de todas as coisas e sendo todo sabedoria, todo bondade, todo justiça, tudo o que dele procede há de participar dos seus atributos, pois o que é infinitamente sábio, justo e bom nada pode produzir que seja ininteligente, mau e injusto. O mal que observamos não pode ter nele a sua origem".

      A codificação, portanto, afirma que “de Deus nada pode proceder que seja mau, ou injusto ou destituído de inteligência”. No entanto, é patente ao entendimento de todos, q de Deus procedem seres com aptidões, possibilidades, habilidades e plena liberdade para q se tornem maus, injustos e sem inteligência em suas ações e que, por ser onisciente, Deus sabe, desde sempre, em que tipos de monstros se  tornarão; sabe, portanto, q está criando seres q se tornarão verdadeiros monstros de perversões e perversidades. Mas, depois, estranhamente, os pune por terem se tornado monstros, sendo q Ele mesmo os criara com essas aptidões!!

      Afinal, de onde procedem os espíritos? De onde procedemos nós, q sempre estamos sendo penalizados pela Lei, e justamente pelo fato de sermos maus, injustos e de agirmos de modo totalmente ininteligente? "A Gênese" nos faz duvidar que somos, realmente, procedentes de Deus e de uma criação “especial”, como afirma a codificação.

..........
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Andressa Z. em 18 de Fevereiro de 2014, 00:53
Vou procurar esse livro, interessante Diegas! É importante tentarmos procurar conhecer a nossa história para saber oq pode acontecer novamente.
Serão extintas totalmente essas tribos da Terra?
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Diegas em 18 de Fevereiro de 2014, 07:05
Vou procurar esse livro, interessante Diegas! É importante tentarmos procurar conhecer a nossa história para saber oq pode acontecer novamente.
Serão extintas totalmente essas tribos da Terra?

Olá, Andressa


Vc já deve ter lido/escutado que 'a existencia é ciclica'.

Pois então, o nosso planeta, apesar de ainda encontrar-se espiritualmente muito atrasado, já passou por algumas etapas evolutivas, e atualmente encontramo-nos nas vésperas de passar por mais uma etapa. O nosso planeta nunca deixará de ser uma escola de alfabetização espiritual, mas será bastante melhorada.

A  'tribo dos mais espiritualizados' permanecerá na Terra; e a 'tribo dos repetentes' será expurgada, exilada para outro hemisferio do Universo -  e essa emigração não se trata de novidade por que é ciclica, realizada de tempos em tempos, faz parte da rotina e pratica pedagogica da Espiritualidade ao elevar o padrão espiritual dos mundos. Ou seja, 'a tribo terrena' será regenerada.


Abç
Título: Re: Dúvida sobre a origem espiritual da humanidade
Enviado por: Brenno Stoklos em 18 de Fevereiro de 2014, 18:58

Pois então, o nosso planeta, apesar de ainda encontrar-se espiritualmente muito atrasado, já passou por algumas etapas evolutivas, e atualmente encontramo-nos nas vésperas de passar por mais uma etapa. O nosso planeta nunca deixará de ser uma escola de alfabetização espiritual, mas será bastante melhorada.

Abç[/color]


185. O estado físico e moral dos seres vivos é perpetuamente o mesmo em cada minuto?

“Não; os mundos também estão sujeitos à lei do progresso. Todos começaram, como o vosso, por um estado inferior e a própria Terra sofrerá idêntica transformação. Tornar-se-á um paraíso, quando os homens se houverem tornado bons".

                                                           O Livro dos Espíritos