Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => A Génese => Tópico iniciado por: *Leni* em 08 de Fevereiro de 2009, 03:15

Título: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: *Leni* em 08 de Fevereiro de 2009, 03:15




"A Gênese"
Cap XI - Origem do Corpo Humano

Hipótese Sobre a Origem do Corpo Humano:

15. Da semelhança de formas exteriores existentes entre o corpo do homem e do macaco, certos fisiologistas concluíram que o primeiro não era senão uma transformação do segundo. Nada há de impossível nisso, nem que afete a dignidade do homem, caso assim seja. Corpos de macacos teriam sido muito adequados a servir de vestimentas aos primeiros Espíritos humanos necessariamente pouco avançados, que vieram encarnar-se na Terra; tais corpos terão sido os mais apropriados às suas necessidades, e mais próprios ao exercício de suas faculdades, que o corpo de qualquer outro animal. Em lugar de ter sido necessário fazer-se um vestuário especial para o Espírito, ele já encontrou um feito. Pode, pois, vestir a pele do macaco, sem cessar de ser Espírito humano, como o homem se reveste às vezes da pele de certos animais, sem cessar de ser homem.

Fique bem entendido que aqui não se trata senão de uma hipótese, a qual de modo nenhum é formulada como princípio, porém oferecida apenas para mostrar que a origem do corpo não prejudica o Espírito, que é o ser principal, e que a semelhança do corpo do homem com o corpo do macaco não implica na paridade entre seu Espírito e o do macaco.

16. Admitindo essa hipótese, pode-se dizer que, sob a influência e por efeito da atividade intelectual de seu novo habitante, o envoltório se modificou, embelezou seus detalhes, sempre conservando a forma geral do conjunto (Nº 11). Os corpos melhorados, ao se procriarem, reproduziram-se nas mesmas condições, como se tratasse de árvores enxertadas; deram nascimento a uma nova espécie, a qual pouco a pouco se afastava do tipo primitivo, à medida que o Espírito progredia. O Espírito do macaco, o qual não foi aniquilado, continuou a procriar corpos de macaco para seu uso tal como o fruto da árvore silvestre reproduz as mesmas; e o Espírito humano procriou corpos humanos, variantes do primeiro molde onde se estabeleceu. O tronco se bifurcou; produziu vergônteas, que se tornaram troncos.

Como não há transições bruscas na natureza, é provável que os primeiros homens que apareceram sobre a Terra pouco diferissem do macaco em sua forma exterior, e sem dúvida também quanto à sua inteligência. Mesmo atualmente ainda há selvagens que, pelo comprimento dos braços e dos pés, e pela conformação da cabeça, certamente têm traços de macaco faltando apenas serem peludos para completar a semelhança.

Livraria Allan Kardec Editora.

 

Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: patriciasantos em 23 de Agosto de 2010, 00:49
Olá!
Sou nova aqui no fórum, gostaria de esclarecer uma dúvida.
Eu e meu esposo, estamos fazendo o estudo de A Gênese, cap XI, estamos no item 32 (encarnação dos espíritos) e ressurgiu uma dúvida  que há tempos eu tinha.
Allan Kardec cita que: "Fora com efeito impossível atribuir-se a mesma ancianidade de criação aos selvagens, que mal se distinguem do macaco, e aos chineses, nem ainda menos aos europeus civilizados".
O que vocês entendem por selvagens? seriam os índios? Pesquisei na Internet e encontrei várias pessoas argumentando que Allan Kardec seria racista e admitiria que os espíritos elevados/superiores só poderiam reencarnar na raça caucasiana (europeus). Seria isso algo a se considerar?
Sempre tive esta dúvida, visto que na época em que as obras espíritas foram escritas o continente americano e africano, a não muito tempo haviam sido descobertos e, sabemos do preconceito que havia em relação às outras raças que não à branca. Eu não concordo que indígenas, seja de que raça forem só são habitados por espíritos inferiores, visto que em muitas tribos se vê uma grande evolução espiritual e desenvolvimento intelectual, respeito pela natureza e pelo próximo, maior do que vemos em muitos países "civilizados", de raça caucasiana.
Obrigada e aguardo alguma resposta a esta dúvida.
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Gabriel em 23 de Agosto de 2010, 23:45
sim, kardec era racista porque viveu numa sociedade racista. As obras deles estão repletas de racismo, qualquer um consegue ver, tem que ser muito alienado para achar que o cara se comunicava com espíritos superiores.
espíritos superiores certamente o teriam alertado sobre esses equívocos, mas ao contrario disso, o que se vê nas obras de kardec, são os pensamentos equivocados de sua própria época.
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: MarcoALSilva em 23 de Agosto de 2010, 23:49


KARDEC ERA RACISTA?


Cada Espírito é um foco de inteligência em torno do qual agregam-se os elementos de sua individualidade.

Corpos, seja o físico, o etérico, o psicossomático, o mental, ou quaisquer outros de que se cogite, são veículos, estruturas, meios, que podem ou não ter tais ou quais características conforme o histórico evolutivo de cada ser...

O ser não caminha por si só, à ilharga de todo o imenso enredamento de experiências que mantém com seus semelhantes. Faz parte, pois, de um ente coletivo ao qual se afina, com o qual mantém relações cármicas. Regra geral, os membros de um ente coletivo TENDEM a ter algumas características comuns.

Toda regra comporta exceções. Há missionários que encarnam aqui e acolá sem nenhuma vinculação pretérita, mas sim por aceitação e doação. Mas, no geral, ocorre uma sintonia de vibrações e de correlações cármicas.

Seria necessário estar no púlpito de um comício eleitoreiro para imaginar-se que alguém diria algo diferente de que a sociedade, digamos, asteca (só para não mencionar os europeus e manter a imparcialidade total), tinha um nível evolutivo maior do que os aglomerados tribais de pontos ainda hoje precários do planeta (não, não vou citar especificamente porque nem todos na internet têm suficiente imparcialidade...).

Os astecas tinham sistema de esgoto... Água encanada (túbulos simples mas funcionais) e uma higiene que superava até mesmo a dos "consquistadores" que lá aportaram... Por outro lado, segundo sei, faziam sacrifícios humanos...

Então, fica ao gosto de quem prefira adotar uma outra linha argumentativa e afastar-se da realidade objetiva de que tinham aspectos mais evoluídos, ou adotar outra e apontar-lhes a bestial prática de sacrificar semelhantes...

No geral, os astecas eram já naquele tempo um povo mais evoluído que alguns grupos humanos de hoje...

Eu, dizendo isso, passo no máximo por bobo, desinformado ou pretensioso... Mas Kardec, dizendo mais ou menos a mesma coisa, passa até hoje por racista, anticristão, demoníaco, desvirtuador etc etc etc...

Houve anos atrás uma pesquisa que publicou o resultado do QI médio da população de vários países (INFELIZMENTE não tenho mais esse artigo). Apesar de se apontar que era uma mera referência estatística, houve muita gente ofendida nos mais variados segmentos.

Imaginem se isso tivesse sido dito por alguém como Kardec...


http://esoestudos.blogspot.com/2009/12/kardec-era-racista.html (https://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL2Vzb2VzdHVkb3MuYmxvZ3Nwb3QuY29tLzIwMDkvMTIva2FyZGVjLWVyYS1yYWNpc3RhLmh0bWw=)
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Andressa Z. em 27 de Outubro de 2013, 05:55
Amigos!Acho que aqui pode entrar a minha dúvida.
Segundo li na doutrina, nossos corpos são mais ou menos grosseiros de acordo com a evolução do orbe em que estamos (por exemplo, temos o corpo como o conhecemos aqui na Terra; em outro mundo mais evoluído, esse corpo é mais etéreo, menos "materializado" e refinado por assim dizer). Desculpem pela pergunta que reconheço ser boba, mas que procuro sanar rs: onde é que fica o ETzinho verde, ou acinzentado, com os grandes olhos negros que tanto relatam por aí??Isso é fruto de sensacionalismo ou as diversas pessoas que disseram ter visto, realmente viram esses "seres"?
Abraços ;D
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: wender100%espirita em 27 de Outubro de 2013, 14:02
boa pergunta Andressa, eu tambem queria saber isso pois nunca vi o tal do E.T nao , porque os mostram por ai e mais pra mostro, do que um ser evoluido, propriamente dito, so seu que normalmente eles tem a forma humanoide ne,paz e luz
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Andressa Z. em 27 de Outubro de 2013, 14:58
É principalmente isso que me atormenta wender!Se na doutrina mostra que quanto mais evoluído o ser, mais "bonito" (simplificando claro)...
Também outra coisa que me incomoda são alguns casos em que os contatos dos homens com esses seres causam dor, morte, ou seja, eles trataram nesses casos os humanos como "animais de testes", coisa que para um ser evoluído é bem discutível.
Nesse link tem um pouco do caso "chupa-chupa" que aconteceu no litoral do Maranhão nos anos 70;
http://www.fenomenum.com.br/ufo/casos/1970/chupachupa.htm
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Vitor Santos em 27 de Outubro de 2013, 15:44
Olá amigo Gabriel


A resposta dos espiritos, no LE sobre as raças (diferenças de forma e de cor de pele nos corpos de carne dos homens)

Citar
Diversidade das raças humanas

52. Donde provêm as diferenças físicas e morais que distinguem as raças humanas
na Terra?

“Do clima, da vida e dos costumes. Dá-se aí o que se dá com dois filhos de uma
mesma mãe
que, educados longe um do outro e de modos diferentes, em nada se
assemelharão, quanto ao moral.”

53. O homem surgiu em muitos pontos do globo?

“Sim e em épocas várias, o que também constitui uma das causas da diversidade das
raças. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras raças, novos tipos se formaram.”

a) - Estas diferenças constituem espécies distintas?

“Certamente que não; todos são da mesma família. Porventura as múltiplas
variedades de um mesmo fruto são motivo para que elas deixem de formar uma só
espécie?”


54. Pelo fato de não proceder de um só indivíduo a espécie humana, devem os
homens deixar de considerar-se irmãos?

“Todos os homens são irmãos em Deus, porque são animados pelo espírito e tendem
para o mesmo fim. Estais sempre inclinados a tomar as palavras na sua significação literal.”



Não existem raças de espiritos. Todos os espiritos podem encarnar em qualquer tipo de corpo humano. Os que são hoje de cor negra podem já ter sido de cor branca e vice-versa. O que hoje se mostra racista contra uma pessoa de outra cor de pele, amanhã pode renascer num corpo de carne dessa cor de pele que hoje tenta inferiorizar. Só essa ideia deveria afastar logo a tendência para ser racista.

Quando à relação ao facto de os espiritos mais avançados estarem associados a corpos de carne mais belos, Kardec não se referia a comparações entre os corpos de carne das pessoas da actualidade, mas à diferença entre os homens primitivos, pré-históricos, e os homens actuais. Não conhecemos fotos dos homens primitivos, mas os esqueletos dos mesmos levam-nos a verificar que eles tinham traços bem mais rudes.

Allan Kardec não era racista, isso é bem evidente. E se o fosse não era espirita. Porque, para Deus e para a doutrina espirita, todo o ser espiritual, todo espírito imortal é igualmente importante, independentemente do corpo de carne a que está associado. O critério de igualdade do espírito é mais profundo, mias rigoroso ainda, do que o critério de igualdade das raças dos corpos de carne.

O amigo difama Allan Kardec. Mas este último expressou-se de uma forma tão clara tão objectiva que, quem conhece bem o que saiu da pena de Allan Kardec, quem lê os comentários dele, encontra tudo menos um homem racista (que considere que há pessoas com corpos de carne que indicie superioridade, de alguma espécie, em relação a outras).

Por isso proponho às pessoas que conheçam a obra de Allan kardec em vez de se estar a basear em opiniões pessoais, minhas ou suas. Nada como cada um ler com os seus olhos. As obras de Allan Kardec estão à disposição de todos. E, por download, gratuitamente. A publicidade negativa por vezes é tão boa ou melhor que a publicidade positiva.

bem haja
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Andressa Z. em 27 de Outubro de 2013, 16:05
Amigo Vitor, não se estresse com essa "afirmação" de Gabriel!Quem conhece um pouquinho que seja da doutrina, sabe que espírito não tem cor, sexo e que todos começam igualmente simples e ignorantes!Também que vivemos em todos os tipos de condições para que sintamos na pele as mais diversas situações. Portanto, não existe, racismo, sexismo, nenhum sentimento de superioridade na doutrina!Somente Deus está acima de tudo ;)
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: EsoEstudos em 27 de Outubro de 2013, 16:37
Apenas para não dizer que não falei de flores...


A beleza é um atributo da evolução. Mas o senso de valoração da beleza é cultural, dentre outros aspectos...


No que diz respeito à forma dos alienígenas, muita especulação e poucos fundamentos... Jesus era, em essência, alienígena... Ou não?
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: wender100%espirita em 27 de Outubro de 2013, 17:01
Olá!
Sou nova aqui no fórum, gostaria de esclarecer uma dúvida.
Eu e meu esposo, estamos fazendo o estudo de A Gênese, cap XI, estamos no item 32 (encarnação dos espíritos) e ressurgiu uma dúvida  que há tempos eu tinha.
Allan Kardec cita que: "Fora com efeito impossível atribuir-se a mesma ancianidade de criação aos selvagens, que mal se distinguem do macaco, e aos chineses, nem ainda menos aos europeus civilizados".
O que vocês entendem por selvagens? seriam os índios? Pesquisei na Internet e encontrei várias pessoas argumentando que Allan Kardec seria racista e admitiria que os espíritos elevados/superiores só poderiam reencarnar na raça caucasiana (europeus). Seria isso algo a se considerar?
Sempre tive esta dúvida, visto que na época em que as obras espíritas foram escritas o continente americano e africano, a não muito tempo haviam sido descobertos e, sabemos do preconceito que havia em relação às outras raças que não à branca. Eu não concordo que indígenas, seja de que raça forem só são habitados por espíritos inferiores, visto que em muitas tribos se vê uma grande evolução espiritual e desenvolvimento intelectual, respeito pela natureza e pelo próximo, maior do que vemos em muitos países "civilizados", de raça caucasiana.
Obrigada e aguardo alguma resposta a esta dúvida.
amiga patricia nao tem nada de racismo no que kardec fala, apenas o comparacoes a estados de evolucao! nao tire conclusoes apressadas! vo te dar uma dideia sempre  que for estudar a genese antes leia o livro dos Espiritos ou faca uma pesquisa junto pra tira essas duvidas ok! bons estudos pra vc e seu marido. paz e luz
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: EsoEstudos em 27 de Outubro de 2013, 17:14

Um post que escrevi há algum tempo, ainda sob outro nick:





Vamor por partes.


Os companheiros de estudo certamente poderão colaborar também.


Um dos temas abordados é "racismo".  Vamos lá.




Kardec era racista?


Cada Espírito é um foco de inteligência em torno do qual agregam-se os elementos de sua individualidade.


Corpos, seja o físico, o etérico, o psicossomático, o mental, ou quaisquer outros de que se cogite, são veículos, estruturas, meios, que podem ou não ter tais ou quais características conforme o histórico evolutivo de cada ser...


O ser não caminha por si só, à ilharga de todo o imenso enredamento de experiências que mantém com seus semelhantes. Faz parte, pois, de um ente coletivo ao qual se afina, com o qual mantém relações cármicas. Regra geral, os membros de um ente coletivo TENDEM a ter algumas características comuns.


Toda regra comporta exceções. Há missionários que encarnam aqui e acolá sem nenhuma vinculação pretérita, mas sim por aceitação e doação. Mas, no geral, ocorre uma sintonia de vibrações e de correlações cármicas.


Seria necessário estar no púlpito de um comício eleitoreiro para imaginar-se que alguém diria algo diferente de que a sociedade, digamos, asteca (só para não mencionar os europeus e manter a imparcialidade total), tinha um nível evolutivo maior do que os aglomerados tribais de pontos ainda hoje precários do planeta (não, não vou citar especificamente porque nem todos na internet têm suficiente imparcialidade...).


Os astecas tinham sistema de esgoto... Água encanada (túbulos simples mas funcionais) e uma higiene que superava até mesmo a dos "consquistadores" que lá aportaram... Por outro lado, segundo sei, faziam sacrifícios humanos...


Então, fica ao gosto de quem prefira adotar uma outra linha argumentativa e afastar-se da realidade objetiva de que tinham aspectos mais evoluídos, ou adotar outra e apontar-lhes a bestial prática de sacrificar semelhantes...


No geral, os astecas eram já naquele tempo um povo mais evoluído que alguns grupos humanos de hoje...


Eu, dizendo isso, passo no máximo por bobo, desinformado ou pretensioso... Mas Kardec, dizendo mais ou menos a mesma coisa, passa até hoje por racista, anticristão, demoníaco, desvirtuador etc etc etc...


Houve anos atrás uma pesquisa que publicou o resultado do QI médio da população de vários países (INFELIZMENTE não tenho mais esse artigo). Apesar de se apontar que era uma mera referência estatística, houve muita gente ofendida nos mais variados segmentos.


Imaginem se isso tivesse sido dito por alguém como Kardec...

Fonte: http://esoestudos.blogspot.com/2009/12/kardec-era-racista.html
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Andressa Z. em 31 de Outubro de 2013, 20:32
Apenas para não dizer que não falei de flores...


A beleza é um atributo da evolução. Mas o senso de valoração da beleza é cultural, dentre outros aspectos...


No que diz respeito à forma dos alienígenas, muita especulação e poucos fundamentos... Jesus era, em essência, alienígena... Ou não?

Olá amigo!Muito interessante o que disse aqui...fiquei alguns dias pensando rs
Jesus, como um ser bastante evoluído, veio à Terra com a missão de nos ensinar. Podemos concluir que ele tenha alcançado sua evolução em um outro orbe, há muitíssimo tempo atrás, bem antes até do que a existência do nosso planeta. Em essência concordo contigo sim rs...mas quanto à forma desses seres "encarnados"?
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Brenno Stoklos em 01 de Novembro de 2013, 03:40

Olá amigo!Muito interessante o que disse aqui...fiquei alguns dias pensando rs
Jesus, como um ser bastante evoluído, veio à Terra com a missão de nos ensinar. Podemos concluir que ele tenha alcançado sua evolução em um outro orbe, há muitíssimo tempo atrás, bem antes até do que a existência do nosso planeta. Em essência concordo contigo sim rs...mas quanto à forma desses seres "encarnados"?


Podemos concluir que ele tenha alcançado sua evolução em um outro orbe, há muitíssimo tempo atrás, bem antes até do que a existência do nosso planeta.

Amiga Andressa,

Se acreditarmos nisso, teremos que o nosso amado Mestre Jesus é um Espírito muito "lerdo" para evoluir! Pois que, já tendo alcançado o estágio de Espírito Superior antes da formação da Terra, teria permanecido nesse estado por mais de cinco bilhões de anos até seu reencarne aqui na Terra para cumprir uma missão.


mas quanto à forma desses seres "encarnados"?

"Com pequenas diferenças quanto às particularidades e exceção feita das modificações orgânicas exigidas pelo meio em o qual o ser tem que viver, a forma humana se nos depara entre os habitantes de todos os globos".

                                                         O Livro dos Médiuns

Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Gustavo Rettenmaier em 01 de Novembro de 2013, 11:14
Amigo Vitor, não se estresse com essa "afirmação" de Gabriel!Quem conhece um pouquinho que seja da doutrina, sabe que espírito não tem cor, sexo e que todos começam igualmente simples e ignorantes!Também que vivemos em todos os tipos de condições para que sintamos na pele as mais diversas situações. Portanto, não existe, racismo, sexismo, nenhum sentimento de superioridade na doutrina!Somente Deus está acima de tudo ;)
Um bom entendimento minha cara Andressa.
Na realidade, Kardek, ao formular os questionamentos o fez combase naquilo que era conhecido e compreendido em sua época, alias nas obras mesmos isso é dito varias vezes pelos espiritos que a ditaram.
Como a evolução não dá saltos, estamos ainda no processo de compreensão daquilo que a DE nos mostra, o que já é um consolo visto que a DE tem menos de 200 anos.
O evangelho, que é nossa base moral tem mais de 2000 anos e a gente ainda não entende...
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Moises de Cerq. Pereira em 01 de Novembro de 2013, 11:54
Amigos!Acho que aqui pode entrar a minha dúvida.
Segundo li na doutrina, nossos corpos são mais ou menos grosseiros de acordo com a evolução do orbe em que estamos (por exemplo, temos o corpo como o conhecemos aqui na Terra; em outro mundo mais evoluído, esse corpo é mais etéreo, menos "materializado" e refinado por assim dizer). Desculpem pela pergunta que reconheço ser boba, mas que procuro sanar rs: onde é que fica o ETzinho verde, ou acinzentado, com os grandes olhos negros que tanto relatam por aí??Isso é fruto de sensacionalismo ou as diversas pessoas que disseram ter visto, realmente viram esses "seres"?
Abraços ;D

Fala sério Andressa
Poxa!


Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Moises de Cerq. Pereira em 01 de Novembro de 2013, 12:00
sim, kardec era racista porque viveu numa sociedade racista. As obras deles estão repletas de racismo, qualquer um consegue ver, tem que ser muito alienado para achar que o cara se comunicava com espíritos superiores.
espíritos superiores certamente o teriam alertado sobre esses equívocos, mas ao contrario disso, o que se vê nas obras de kardec, são os pensamentos equivocados de sua própria época.


Não procede as suas colocações...
Você apenas agride livremente.



“Com a reencarnação, desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. De todos os argumentos invocados contra a injustiça da servidão e da escravidão, contra a sujeição da mulher à lei do mais forte, nenhum há que prime, em lógica, ao fato material da reencarnação. Se, pois, a reencarnação funda numa lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade”.
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Moises de Cerq. Pereira em 01 de Novembro de 2013, 12:22
Olá!
Sou nova aqui no fórum, gostaria de esclarecer uma dúvida.
Eu e meu esposo, estamos fazendo o estudo de A Gênese, cap XI, estamos no item 32 (encarnação dos espíritos) e ressurgiu uma dúvida  que há tempos eu tinha.
Allan Kardec cita que: "Fora com efeito impossível atribuir-se a mesma ancianidade de criação aos selvagens, que mal se distinguem do macaco, e aos chineses, nem ainda menos aos europeus civilizados".
O que vocês entendem por selvagens? seriam os índios? Pesquisei na Internet e encontrei várias pessoas argumentando que Allan Kardec seria racista e admitiria que os espíritos elevados/superiores só poderiam reencarnar na raça caucasiana (europeus). Seria isso algo a se considerar?
Sempre tive esta dúvida, visto que na época em que as obras espíritas foram escritas o continente americano e africano, a não muito tempo haviam sido descobertos e, sabemos do preconceito que havia em relação às outras raças que não à branca. Eu não concordo que indígenas, seja de que raça forem só são habitados por espíritos inferiores, visto que em muitas tribos se vê uma grande evolução espiritual e desenvolvimento intelectual, respeito pela natureza e pelo próximo, maior do que vemos em muitos países "civilizados", de raça caucasiana.
Obrigada e aguardo alguma resposta a esta dúvida.

A Dúvida está ao seu alcance...Não é possivel que você e seu marido não saibam o que venha a ser selvagens...
e existir selvagens não significa proclamar racismo...

Por que há jogadores de futebol que ganham fortunas, na qual, pelos valores acumulados,  levariamos centenas de reencarnações, nas proporções desta encarnação, para ganharmos o que eles ganham...em um ano
e mesmo assim...sofrem racismo

defina o que é selvagem ao seu entender e procure apontar se há alguns grupos de humanos,
vivendo mais próximo desta situação...não por descaso politico, mas por ser suas naturalidades...

veja este video...e pense

https://www.youtube.com/watch?v=J7kqYOsZGJk
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Andressa Z. em 01 de Novembro de 2013, 15:44
Olá Brenno!
Tenho um pouco de dificuldade de entender quanto ao tempo que leva para um espírito chegar ao estado de espírito superior, o que dirá então ao de espírito puro!Pelo que já li, alguns chegam mais rápido, outros estacionam até por centenas ou mais anos...tudo depende de seu livre-arbítrio!Realmente, pensando bem, é muito tempo para se dar essa evolução em Jesus!
Eu li na doutrina o trecho que o amigo me apresentou no fórum (minha curiosidade é grande pelo tema), penso que cada corpo deve possuir condições para se adaptar às do orbe em que está encarnado e pela doutrina que todos possuem uma forma similar à nossa.
Moises querido! Eu fiquei envergonhada de perguntar, mas há estudos sérios sobre gente que entrou em contato com seres extraterrestres e muitos descrevem eles de uma forma que não condizem com a abordada pela doutrina...é aí que está o "nó" que tento desatar!rs
Pode ser que estou perdendo tempo com essa questão, mas ninguém se pergunta sobre isso também ???
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Renato.Oliv em 01 de Novembro de 2013, 20:06
Olá Brenno!
Tenho um pouco de dificuldade de entender quanto ao tempo que leva para um espírito chegar ao estado de espírito superior, o que dirá então ao de espírito puro!Pelo que já li, alguns chegam mais rápido, outros estacionam até por centenas ou mais anos...tudo depende de seu livre-arbítrio!Realmente, pensando bem, é muito tempo para se dar essa evolução em Jesus!
Eu li na doutrina o trecho que o amigo me apresentou no fórum (minha curiosidade é grande pelo tema), penso que cada corpo deve possuir condições para se adaptar às do orbe em que está encarnado e pela doutrina que todos possuem uma forma similar à nossa.
Moises querido! Eu fiquei envergonhada de perguntar, mas há estudos sérios sobre gente que entrou em contato com seres extraterrestres e muitos descrevem eles de uma forma que não condizem com a abordada pela doutrina...é aí que está o "nó" que tento desatar!rs
Pode ser que estou perdendo tempo com essa questão, mas ninguém se pergunta sobre isso também ???

Cara Andressa, é natural essa curiosidade, sempre nos interessamos por coisas incomuns, fora da rotina, das mesmices do dia a dia.
É fato que existe vida em outros planetas. Na Revista Espírita existem diversos artigos com mensagens de Espíritos que vivem em outros orbes, como Júpiter por exemplo.
Sobre o formato, como sabemos varia de acordo com a evolução do orbe, mas temos de levar em conta que os relatos são de pessoas sujeitas a defeitos, encarnados em processo de reparo e evolução, portanto se não existem provas concretas sobre o visual anormal dos ETs, tudo fica somente num achismo e numa confusão de percepções pessoais, tudo embalado na mais profunda fantasia, afinal adoramos o fantasioso, o espetacular, que intriga. Isso por si só já distorce a visão.

No O Livro dos Espíritos temos a seguinte questão:

57. A constituição física dos mundos não sendo a mesma para todos, os seres que os habitam terão organização diferente?

— Sem dúvida, como entre vós os peixes são feitos para viver na água e os pássaros, no ar.

Fica aí a possibilidade de constituições físicas diferentes, mas ser certeza de que são baixinhos, cabeçudos e verdes...já é outra história, sem provas.

O que devemos fazer é nos concentrar em nosso orbe, no presente, a cada dia basta as suas aflições e tem gente que por investir demais na curiosidade acaba esquecendo das próprias obrigações nas lutas diárias.

Um abraço.
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: psi em 01 de Novembro de 2013, 21:07
Amigos!Acho que aqui pode entrar a minha dúvida.
Segundo li na doutrina, nossos corpos são mais ou menos grosseiros de acordo com a evolução do orbe em que estamos (por exemplo, temos o corpo como o conhecemos aqui na Terra; em outro mundo mais evoluído, esse corpo é mais etéreo, menos "materializado" e refinado por assim dizer). Desculpem pela pergunta que reconheço ser boba, mas que procuro sanar rs: onde é que fica o ETzinho verde, ou acinzentado, com os grandes olhos negros que tanto relatam por aí??Isso é fruto de sensacionalismo ou as diversas pessoas que disseram ter visto, realmente viram esses "seres"?
Abraços ;D

Olá, Andressa

Trago-lhe um trecho do Livro dos Médiuns que responde à sua pergunta:

...A forma humana, com algumas diferenças de detalhes  e as modificações orgânicas exigidas pelo meio em que o ser tem de viver, é a mesma em todos os globos...  (LM- 56- cap.I - Ação dos espíritos sobre a matéria)   

Então, se formos observar um espírito encarnado em outros mundos, salvo algumas diferenças de detalhes que lhes são necessárias para a sua adaptação ao meio diferenciado do nosso, veríamos um ser cuja aparência nos remeterá a algo parecido com o nosso ser humano. Pelo explicado na doutrina, aqueles seres bizarros que aparecem nos filmes cuja aparência em nada lembra a forma humana, não encontra subsídio na doutrina. É sensacionalismo para vender filme mesmo.

Um abraço

PSI
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Brenno Stoklos em 02 de Novembro de 2013, 00:12




"A Gênese"
Cap XI - Origem do Corpo Humano

Hipótese Sobre a Origem do Corpo Humano:

15. Da semelhança de formas exteriores existentes entre o corpo do homem e do macaco, certos fisiologistas concluíram que o primeiro não era senão uma transformação do segundo. Nada há de impossível nisso, nem que afete a dignidade do homem, caso assim seja. Corpos de macacos teriam sido muito adequados a servir de vestimentas aos primeiros Espíritos humanos necessariamente pouco avançados, que vieram encarnar-se na Terra; tais corpos terão sido os mais apropriados às suas necessidades, e mais próprios ao exercício de suas faculdades, que o corpo de qualquer outro animal. Em lugar de ter sido necessário fazer-se um vestuário especial para o Espírito, ele já encontrou um feito. Pode, pois, vestir a pele do macaco, sem cessar de ser Espírito humano, como o homem se reveste às vezes da pele de certos animais, sem cessar de ser homem.




A meu ver, os estudos realizados por Charles Darwin e outros comprovaram, com mínimas diferenças, a teoria acima exposta!


Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Vitor Santos em 02 de Novembro de 2013, 12:30
Citar
A meu ver, os estudos realizados por Charles Darwin e outros comprovaram, com mínimas diferenças, a teoria acima exposta!


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/a-genese/cap-xi-origem-do-corpo-humano/15/#ixzz2jUVJUxjv

Concordo completamente, amigo Brenno

bem haja
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Gustavo Rettenmaier em 02 de Novembro de 2013, 14:41
Olá Brenno!
Tenho um pouco de dificuldade de entender quanto ao tempo que leva para um espírito chegar ao estado de espírito superior, o que dirá então ao de espírito puro!Pelo que já li, alguns chegam mais rápido, outros estacionam até por centenas ou mais anos...tudo depende de seu livre-arbítrio!Realmente, pensando bem, é muito tempo para se dar essa evolução em Jesus!
Eu li na doutrina o trecho que o amigo me apresentou no fórum (minha curiosidade é grande pelo tema), penso que cada corpo deve possuir condições para se adaptar às do orbe em que está encarnado e pela doutrina que todos possuem uma forma similar à nossa.
Moises querido! Eu fiquei envergonhada de perguntar, mas há estudos sérios sobre gente que entrou em contato com seres extraterrestres e muitos descrevem eles de uma forma que não condizem com a abordada pela doutrina...é aí que está o "nó" que tento desatar!rs
Pode ser que estou perdendo tempo com essa questão, mas ninguém se pergunta sobre isso também ???

Cara Andressa, é natural essa curiosidade, sempre nos interessamos por coisas incomuns, fora da rotina, das mesmices do dia a dia.
É fato que existe vida em outros planetas. Na Revista Espírita existem diversos artigos com mensagens de Espíritos que vivem em outros orbes, como Júpiter por exemplo.
Sobre o formato, como sabemos varia de acordo com a evolução do orbe, mas temos de levar em conta que os relatos são de pessoas sujeitas a defeitos, encarnados em processo de reparo e evolução, portanto se não existem provas concretas sobre o visual anormal dos ETs, tudo fica somente num achismo e numa confusão de percepções pessoais, tudo embalado na mais profunda fantasia, afinal adoramos o fantasioso, o espetacular, que intriga. Isso por si só já distorce a visão.

No O Livro dos Espíritos temos a seguinte questão:

57. A constituição física dos mundos não sendo a mesma para todos, os seres que os habitam terão organização diferente?

— Sem dúvida, como entre vós os peixes são feitos para viver na água e os pássaros, no ar.

Fica aí a possibilidade de constituições físicas diferentes, mas ser certeza de que são baixinhos, cabeçudos e verdes...já é outra história, sem provas.

O que devemos fazer é nos concentrar em nosso orbe, no presente, a cada dia basta as suas aflições e tem gente que por investir demais na curiosidade acaba esquecendo das próprias obrigações nas lutas diárias.

Um abraço.
Pensamos da mesma forma meu caro Renato
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: EsoEstudos em 02 de Novembro de 2013, 16:10
Citar
A meu ver, os estudos realizados por Charles Darwin e outros comprovaram, com mínimas diferenças, a teoria acima exposta!


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/a-genese/cap-xi-origem-do-corpo-humano/15/#ixzz2jUVJUxjv

Concordo completamente, amigo Brenno

bem haja

Também penso assim.
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Andressa Z. em 02 de Novembro de 2013, 18:10
Amigos, li todos e obrigada pela participação de vocês!
Renato, pelo teu comentário comecei a pensar que em muitas situações (muitas vezes em nossos sonhos até), o nosso cérebro não consegue criar conexões com o que vê quando muito diferente da sua realidade, acabando por criar imagens fantasiosas. Pode ser daí que surjam muitos relatos do tipo.
Amigo Brenno, ótima elucidação!Concordo contigo!
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Wilsonmoreno em 21 de Novembro de 2013, 11:40
Observações sobre a Evolução do Espírito.

1) Os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, eles estão evoluindo para o reino Hominal, assim como o ser humano esta evoluindo para o reino angélico, tudo é Evolução no Universo, nenhum ser fica parado no processo evolutivo.
O corpo físico do Homem é um produto evolutivo dos primatas ou macacos, o Mestre Kardec no seu Livro  A Gênese,  explica que existe uma filiação corporal e espiritual entre o Homem e os animais.
O nosso corpo físico é uma evolução dos primatas.
E o nosso Espírito antes de chegar ao reino hominal passou pelo reino animal como principio inteligente, nos animais não existe um Espírito formado como o nosso, existe um principio inteligente ou principio espiritual em processo de evolução para o reino humano.
Quando esse principio inteligente adquire raciocínio, senso moral e livre arbítrio torna-se um Espírito formado, simples e ignorante sem conhecimentos e sem virtudes.
E ele passa a se reencarnar em corpos hominais, buscando a sua Evolução moral e intelectual, é pelas reencarnações sucessivas que os Espíritos vão se depurando moralmente e intelectualmente até se tornarem Espíritos iluminados ou Espíritos Superiores, que as religiões chamam de anjos ou arcanjos.
Como disse o Mestre Kardec, do átomo até o arcanjo existe uma cadeia evolutiva, no qual o arcanjo (espíritos superiores) começaram pelo átomo.
Existe nos átomos um partícula espiritual em processo de evolução para o reino mineral, depois para o reino vegetal, depois para o reino animal, quando essa partícula ou principio inteligente adquire raciocínio, senso moral e livre arbítrio,  torna-se um Espírito simples e ignorante passando para o reino Humano ou hominal.
E quando esse Espírito se ilumina, se purifica no campo Moral e no campo Intelectual torna-se um Anjo ( Espírito Superior).

2) Portanto, todo Espírito Superior já foi um espírito simples e ignorante de evolução primaria, todo Espírito Superior já passou pelo reinos,mineral, vegetal, animal e hominal.
Buda, Jesus, Platão, Sócrates, Krisna, Hermes e outros Espíritos Superiores já foram espíritos inferiores, simples e ignorantes de evolução primaria.
Deus é justo e imparcial e suas Leis são IGUAIS para todos os espíritos, não existem espíritos privilegiados na Obra Divina.
Todos os Espíritos evoluem através de reencarnações sucessivas até se purificarem das suas imperfeições morais, nenhum espírito é criado perfeito e puro, todos são criados IGUAIS simples e ignorantes, um exemplo, o Mestre Jesus hoje ele é um Espírito altamente Puro e Superior, super evoluído, mais ele já foi um Espírito inferior, simples e ignorante e quando Ele era um espírito simples e ignorante, ele cometeu seus erros e faltas no processo natural e normal da evolução espiritual.
Jesus, Buda, Sócrates e outros Espíritos Superiores já foram pecadores morais.

3) O Mestre Leon Denis explana o seguinte.
       “ a alma dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no Homem”
Temos de forma poética e filosófica a evolução do principio inteligente pelos reinos da Natureza.
Podemos, afirmar o seguinte, do átomo ao reino animal temos a evolução do principio inteligente ou principio espiritual.
Do reino hominal ate o reino angélico temos a evolução do Espírito.
Tudo é harmonia, sabedoria e evolução na Obra Divina.

4) A Evolução espiritual se processa pelo aprimoramento Moral e Intelectual.
Evoluir é se melhorar moralmente, praticar o bem, ser honesto, ser correto, ser cordial, ser educado, ser trabalhador, ser caridoso, ser solidário, ajudar os necessitados, amar e respeitar os animais, cultivar pensamentos elevados e puros, cultivar sentimentos nobres, combater os maus desejos, combater os vícios, combater os maus hábitos, combater os maus pensamentos, isso é EVOLUIR.
Evoluir é Vencer a si mesmo.
Evoluir é Vencer as suas próprias imperfeições morais.
Evoluir é ser auto iluminar.

Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Mourarego em 21 de Novembro de 2013, 15:38
Amigo Wilson
devo insistir para que o amigo reestude o tema que irá entender que não temos qualquer grau de irmandade para com animais.
Diz OLE"O Homem é um ser a parte  da creação". Logo, é este um dos fundamentos que me dão o embasamento.
Abraços,
Moura
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Andressa Z. em 21 de Novembro de 2013, 17:14
Oi Wilson!
Acho que vc confundiu Espíritos Superiores com Espíritos Puros! Os últimos são os "Anjos", a perfeição!
Abraço
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: wender100%espirita em 21 de Novembro de 2013, 20:45
moura me tire uma duvida nosso amigo wilson trouxe essa colocacao do leon denis item 3  acima fala que a alma dorme no mineral......... e desperta no homem, tem alguma coisa de Doutrina isso? ou seja tem algo que diz respeito na codificacao? paz e luz
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Wilsonmoreno em 21 de Novembro de 2013, 23:02
Obrigado pela atenção e pelas respostas.
O Mestre Kardec no seu Livro A Gênese fala que existe uma filiação material e espiritual entre o Homem e os animais.
O corpo físico do homem é uma evolução dos primatas.
O espírito humano já foi um principio inteligente do reino animal.
Os animais mais evoluídos já possuem sentimentos como, medo, amizade, gostam das pessoas que tratam bem deles e se afastam das pessoas que os maltratam.
Certos animais como o gato, cachorro e o cavalo possuem mediunidade, como a vidência e a mediunidade auditiva, eles podem ver e ouvir coisas do plano astral.
Pelo que eu estudei no Espiritismo, os animais merecem o nosso respeito e o nosso carinho, devemos praticar a Caridade também com os animais de rua que estão passando fome e sede.
Todo ser vivo é uma criação divina, os animais estão também evoluindo, seu principio inteligente esta em processo evolutivo para o reino Hominal, assim como o Espírito humano esta em processo evolutivo para o reino angélico.
Devemos entender que o termo anjo ou arcanjo é uma Metáfora, para representar os Espíritos de Luz.
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Diegas em 22 de Novembro de 2013, 10:17
'...ressurgiu uma dúvida  que há tempos eu tinha...

Olá

Já faz mais de 3 anos que a Patricia postou a dúvida.


Vide que Kardec refere-se a selvagens, chineses e europeus. Ou seja, destacou os tipos mais representativos das civilizações que existiram no planeta.

- Os selvagens primitivos pertencem a civilização lemuriana, do qual o homem de neanderthal guarda remotas semelhanças fisicas - individuos de pele escura. Não existia vida em sociedade (1.ª raça-raiz);


- Os chineses foi o mais antigo agrupamento humano que tiveram a sua origem da Atlantida primitiva -  individuos de peles vermelhas e amarelas (2.ª raça-raiz);


- Europeus, exilados de um planeta da Constelação de Cocheiro - individuos de peles brancas. (3.ª raça-raiz)



Abç
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Mourarego em 22 de Novembro de 2013, 13:06
Tal com nós, amigo Wender, Denis, não fez doutrina, porém, a citação á frase dita na obra O problema do ser e do Destino (o título real é este, não contendo a palavra dor), dá o entendimento de Leon, para as fases até que chegue o PI à condição de humanidade.
Não se afasta do que a DE ensina, pórem, repito, é a opinião dele Leon Denis.
Abraços,
Moura
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: wender100%espirita em 22 de Novembro de 2013, 22:01
entendi mas ele baseou em algum item da codificacao? ou e apenas estudo dele mesmo? pergunto porque li pouco sobre seus livros.paz e luz
Título: Re: Cap XI - Origem do Corpo Humano
Enviado por: Brenno Stoklos em 23 de Novembro de 2013, 21:17
entendi mas ele baseou em algum item da codificacao? ou e apenas estudo dele mesmo? pergunto porque li pouco sobre seus livros.paz e luz


É isso mesmo, amigo Wender,

Léon Denis publicou o que ele entendeu da Doutrina Espírita, por isso o amigo Moura diz que aquilo que Denis publicou era a opinião dele.