Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Toxicodependência => Tópico iniciado por: Diana em 07 de Fevereiro de 2006, 21:27

Título: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Diana em 07 de Fevereiro de 2006, 21:27
Os toxicodependentes são doentes?
A toxicodependência não é entendida como uma doença comum pela generalidade das pessoas. Muitos negam mesmo que se trate de um problema de saúde. Esta ambiguidade relativa à toxicodependência é semelhante à ambiguidade com que a sociedade sempre encarou os problemas mentais em geral. A principal razão destas dúvidas resulta da impressão de que as pessoas com problemas mentais são fracas e paradoxalmente, a impressão que essas pessoas são responsáveis pelos seus problemas (estão/são assim porque querem).

Se vivemos todos no mesmo mundo, sujeitos às mesmas pressões e dificuldades, porque apenas uma minoria se torna mentalmente perturbado? A resposta evidente é simples: porque nós, os equilibrados, somos fortes e eles, os desiquilibrados, são fracos. Mas as realidades humanas escapam sempre às respostas simples e evidentes. Temos que admitir que não somos fortalezas inexpugnáveis e que estes problemas também nos poderão acontecer a nós. Temos que admitir que não há "nós" e "eles", mas sim seres humanos cuja essência é a conjugação de forças e de fraquezas. E a toxicodependência é um bom exemplo para reflectirmos sobre esta realidade.

Os toxicodependentes são parcialmente responsáveis pelo caminho que percorrem entre a vida sem droga e a vida dependente de droga. São também responsáveis por dar os passos fundamentais para a sua recuperação. Mas quando estão dependentes estão doentes porque não controlam essa situação e a sua vida. Precisam de ajuda, ou seja, precisam de se tratar. E é assim com a maioria das doenças do fim do século, cada vez mais o resultado do que somos e fazemos, cada vez mais marcadas pela dimensão da saúde mental/doença mental. Somos parcialmente responsáveis pela nossa saúde, um recurso que temos de cultivar no dia a dia durante toda a vida. Somos cada vez mais responsáveis pela qualidade da nossa vida mesmo quando estamos doentes - notar que as doenças do fim do século tendem a ser crónicas e de evolução prolongada (SIDA, cancro, problemas cardiovasculares, etc.).


O que acham amigos??
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Peregrino em 07 de Fevereiro de 2006, 22:00
Olá, Diana  :)

Não consigo ver a toxicodependencia como uma doença.
É uma dependencia à sensação fisica, que requer um desatar do laço que o Espírito reencarnado, por descuido, por falta de amor-próprio ou simplesmente por falta de amor tout court, or magoa ou revolta perante o mal estar de valores sociais da nossa civilisação, por fata de esclarecimento do porquê de tudo isto, dizia eu do laço que deixou se fortificar entre ele e essa dependencia escravizante da sensação fisica que provém da tomada da droga, do alcool, do tabaco, da sexualidade, nos extremos em que se torna escravo da sensação, esta sendo então o grito de revolta e um meio de o Espirito sentir algo no meio de um ambiente social tão morto quanto desprovido de valores: ou seja, perdido o gosto pela vida, a busca da sensação é então o meio - perigosissimo, porque de inicio quem se inicia nesse caminho orgulhas quase sempre de conseguir "controlar" o barco - o meio de sentir de novo a vida. Contraditório, não é?

E depois, criada a dependência, é quase impossível o esforço herculeo para desatar esse laço. Alguns conseguem, com muito apoio e compreensão dos familiares. Com a tomada de medicação que permita menor sofrimento, aos poucos diminuindo o grau de equivalente.

Os outros, bem os outros, o caminho será também o do desatar o laço da dependência, mas através da dor da destrução progressiva do corpo fisico. O remédio drástico. Porque é tamanho o sofrimeto que se torna disuasivo. Não se pode dizer que Deus é que castiga com o sofrimento. É o próprio que, qual criança a colocar a mão no fogo, interioriza que esse não é o comportamento que lhe convém na busca da felicidade.
Aprendizagem pela dor não é pois castigo.
Mas interiorização e conquista da própria felicidade, através da sabedoria adquirida.

Assim, não vejo a toxicodependência como doença, porque nesta já se verifica, por esta via, uma limpeza perispiritica e correção de nossas fraquezas espirituais. Ou seja, já é a reacção física a um comportamento espiritual errado nosso. Pelo contrário, na toxicodependencia, é o próprio comportamento espiritual (escravização à materia, à sensação) que agride o corpo, e não própriamente uma reacção correctiva deste.

A doença seria então do foro psiquico? Bom, mas todas o são. Ou melhor, estamos perante a necessidade de aprendizagem de qual é a melhor resposta a dar perante as provas educativas que a vida nos oferece. E o suicidio (sendo a toxicodependencia, um suicidio inconsciente) não é a escolha certa.

A reencarnação permite rectificar as nossas escolhas, educando nosso livre arbitrio, na proporção do desenvolvimento de todos os nossos atributos espirituais e da maior responsabilidade e participação na obra divina que Deus nos pede.

Isto é o que me parece, embora sempre aberto ao dialogo e a refexão, aguardo vossas opiniões e argumentos
Abraços.

Pg.  :)
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Diana em 10 de Fevereiro de 2006, 12:16
oLà David!!

Sim, concordo ctg. Eu tb não vejo a dependência como uma doença...poderá TORNAR_SE uma doença, mas isso já é outro caso.
E para mim, a grande dependência nem é física, mas sim psicológica...muitas drogas (cocaína, heroína, ecstasy) não provocam dependência física...mas sim psicológica!
A necessidade de nos preenchermos existe sempre...e há quem escolha o caminho da droga, que, como dizes, acaba por ser um suicídio inconsciente (ou muitas vezes não tão inconsciente assim...). Tomamos opções, fazemos as nossas escolhas...E a nossa sociedade organiza-se do modo que nós queremos que ela se organize, não há dúvidas....é um reflexo de nós...sendo assim, eu acho que a droga não é mais que a tentativa desesperada de a pessoa se preencher, pois não encontra outros meios. Penso que a espiritualidade tem aqui um papel muito importante...talvez não seja por acaso que muitos grupos de ajuda para toxicodependentes tenham uma bíblia  pela qual se seguem. Não sei explicar muito bem, mas é uma bíblia adaptada a esta situação, em que Deus supostamente está a responder às dúvidas e revoltas do toxicodependente.
Uma vez tive acesso a uma página de uma dessas obras. Tinha uma praia desenhada, em que na areia estavam marcadas dois pares de pegadas...a meio do caminho, só se vê um par. E a legenda diz :"Vês, meu Deus...Até ali caminhamos juntos. A partir daquele momento, abandonaste-me. Por que me abandonaste Senhor?"  e a resposta foi "Eu não te abandonei. A partir dali, peguei-te ao colo."   :) Interessante?

Beijinhos**
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: VS em 10 de Fevereiro de 2006, 18:32
Olá

Estou de acordo com o Pável.

A toxicodepencia, como o nome indica não é o uso das drogas, mas a dependencia das mesmas.

Como muitas doença começou por erros e excessos, mas, a partir do momento em que a pessoa não se consegue livrar da droga, passa a ser uma doença.

Alguns problemas cardio-vasculares também são causados pelos nossos abusos, sobretudo no que se refere à alimentação, ao sedentarismo e falta de exercicio fisico. Hoje em dia todos sabemos isso. Mas a realidade é que vai muita gente parar às UCI dos hospitais com enfarte do miocárdio e AVC´s. Na verdade a falta de cuidado com o corpo é uma razão quase directa para muitos problemas de saude. Se o problema é provocado pelo comportamento incorrecto de uma pessoa esclarecida, não é menos desculpável que o vicio da droga. Trata-se da fraqueza ou desleixo de alguém, que não se respeita a si mesmo. Contudo os médicos não devem deixar de tratar os doentes pelo facto de eles terem culpa em terem criado hábitos errados, tanto no caso dos acidentes cárdio-vasculares como no caso da droga.

bem hajam
Vitor Santos
 

   
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: guida em 10 de Fevereiro de 2006, 21:52


   São doentes sim,Pavel EXCELENTE resposta.
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Diana em 11 de Fevereiro de 2006, 12:10
Desculpem meus amigos, mas na minha opinião, há aqui uma confusão de ideias...não é a toxicodependência que é doença em si, mas sim aquilo que ela traz junto. O síndrome de abstinência, a tolerância. Porque então, qualquer fumador era doente, assim como uma pessoa que bebe café. O vício não é em si a doença...a doença começa a manifestar-se devido à dependência que a droga traz em si.
Esta é a minha opinião...se são doentes, então todos nós, ou pessoas próximas de nós são doentes também...conhecemos muita gente que fuma, por exemplo, e que não consegue livrar-se do vício.
Ver a toxicodependência como uma doença é reduzi-la. Há muito mais em questão.

Mas não deixo de concordar com as vossas respostas...de facto, se é toxicodependente, é porque há uma dependência...se há uma dependência, é porque algo se encontra desequilibrado na saúde do indivíduo. E existem tratamentos para tal. Mas não se pode descurar a parte psicológica, e não é por ele estar doente, mas sim porque se escolheu o caminho das drogas, alguma lacuna existe. E isto para mim é que é o mais importante.

Beijinhos para todos**
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: VS em 11 de Fevereiro de 2006, 13:05
Olá Diana

Eu fumei muitos anos. Agora, já há cerca de 5 anos que não fumo. Digo isto para que não pareça que estou a falar com falta de conhecimento ou a demarcar-me. Para mim é evidente que eu tinha uma doença de natureza psicológica, que, graças a Deus, foi possivel ultrapassar. Eu não tinha dependência quimica, apenas psicológica. No caso dos toxicodependentes que são viciados em drogas pesadas, para além da componente psicológica há também a componente fisica que é muito forte. Mais razão para se tratar de doença.

A confusão de algumas pessoas é entre a causa da doença e a doença.

Antes das pessoas serem viciadas não foram contaminadas por nenhuma bactéria ou virus. As razões que levam as pessoas ao vicio da droga, do tabaco, do café não são doenças. Quanto muito podem ser classificadas de incapacidade de prever as consequências, orgulho e vaidade (no caso das pessoas que acabam no vicio porque pensavam que eram mais fortes que os outros e, assim, sairiam sem problemas),  comportamento precipitado e imprudente (tipico da adolescência, sobretudo) e/ou falta de informação. Em conclusão: não é necessariamente a doença que leva à toxicodependencia, embora isso possa acontecer em alguns casos. Contudo, depois do vicio instalado, trata-se de uma doença psicológica e, nos casos de dependência fisica, também de uma doença psicológica, pois muitas pessoas querem abandonar o vicio e têm muita dificuldade. Não há uma vontade racional a comandar o comportamento da pessoa nesse aspecto da vida.

bem hajam
Vitor Santos


 


Efectivamente
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Diana em 12 de Fevereiro de 2006, 13:00
Bem Vítor, contra argumentos não há discussões.  ;)

Penso que é tudo uma questão de perspectivas, apesar de concordar ctg.

Beijinhos****
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Diana em 12 de Fevereiro de 2006, 21:34
Sim Pavel.

Muitos parabéns por assumir e muita força nessa sua recuperação, que pelos vistos está a correr mto bem  :)

Beijinhos**
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: dmkmms em 05 de Junho de 2009, 17:06
Como já respondi em outros tópicos, me interessou o assunto aqui citado.
Fui usuário durante 20 anos, fiz um tratamento e hoje trabalho com recuperação de dependentes químicos já há 12 anos.
Sou especialista em Dependencia Química pela Unifesp-sp-Brasil e assiduo estudante e frequentador do Espiritismo.
Concordo com quem disse que há uma confusão na interpretação sobre a palavra toxicodependente.
Não se pode generalizar o assunto apenas com opiniões e sim como Jesus disse: Que seu sim seja sim e seu não seja não", quer dizer, temos que ter conhecimento de causa para opinar e formar opiniões.
O nome vicio, nada mais é que um codinome para "mau hábito" e aí é que esta a parte psicológica.
Tem que se levar em consideração que "doença é algo de errado com o corpo físico e a dependencia é instalada ou seja, desenvolvida no corpo físico.
Concordo com quem disse que o psicológico e o espiritual podem ser os iniciantes da doença, mas deve-se levar em consideração que comprovado cientificamente existe a prédisposição que pode vir genéticamente e, basta experimentar e a doença será desenvolvida.
É necessária uma orientação muito forte de conscientização espiritual para a superação e estabilização da doença, sabendo-se que não existe cura para a tal.
Por ser muito complexa, onde atinge o físico, o mental e o espiritual, é dificil de se comprender como uma doença, pois precisa-se de conhecimento para distinguir entre vicio e dependência, mas é classificada oficialmente pela Organização Mundial da Saúde como doença no CID(codigo internacional de doenças)10 f-11 ao f-19.
Portanto quando se falar em doença temos que nos direcionar pelo corpo, e quando vicio pela mente e espirito.
www.cetemi.com (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5jZXRlbWkuY29t)
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Vanessamzes em 09 de Junho de 2009, 00:39
Olá Amigos!
Me incluo entre os toxicodependentes, pois faço uso do tabaco. Infelizmente, ainda, minhas tentativas de deixar o vício se frustraram. Mas alimento o desejo de deixar o cigarro. Muitas pessoas, inclusive espíritas, que não conhecem o vício do tabagismo, condenam os tabagistas sem piedade. Mas, não devemos julgar para não sermos julgados. O vício do tabaco, principalmente nos dias de hoje, está em evidência ante a campanha contra o fumo. Muitas pessoas atacam os tabagistas sem qualquer consideração pela pessoa humana que "sofre" com o vício que é, comprovadamente, uma doença psicológica e física. Não é tão simples assim deixar o vício. É uma luta árdua, cheio de tropeços e quedas. Por outro lado, existem outros tantos vícios que fazem mal não apenas ao próprio viciado, mas ao nosso próximo, como o orgulho, a vaidade, a mentira, etc. São as misérias humanas. Todos que vivemos aqui neste planeta, sofremos uma ou outra delas. A maledicência é a campeã. Vemos o argueiro no olho do próximo e não vemos a trave em nossos próprios olhos. Reconheço minha fraqueza, mas não me deixo dominar pelo fracasso. Vou alimentar meu desejo até conseguir realizá-lo, mas sem apontar quem quer que seja, porque embora eu seja tabagista, sou portadora de algumas virtudes que Deus, tenho certeza, leva em consideração.
Um abraço fraternal a todos.
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Vitor Santos em 09 de Junho de 2009, 01:31
Olá Vanessa

Fica aqui a minha opinião, em resposta à sua mensagem

Cara amiga, eu agora já não fumo há cerca de 9 a 10 anos. Mas fumei por muitos anos. Eu e muitas pessoas que já deixaram de fumar, somos exemplos vivos que é possivel livrar-se da dependência. Foi Deus, através do meu anjo guardião e/ou outros bons espiritos, que em nome de Deus, responderam ao meu apelo de auxilio para deixar de fumar. Não me canso de agradecer por isso.

Desde que deixei de fumar todas aquelas ilusões psicológicas que eu tinha, se desvaneceram. Hoje não necessito do tabaco para nada. Aliás o paladar é mais apurado agora, a minha respiração é melhor, a minha clareza mental é maior, do que quando eu fumava. A capacidade de concentração mental, ao contrário do eu imaginava, aumentou. A minha felicidade aqui na terra é maior sem tabaco, não tenho dúvidas.

As consequências de fumar têm a haver essencialmente consigo, a não ser que fume para cima de outras pessoas não fumadoras. Estraga a sua saude e pode eventualmente roubar anos de vida ao seu corpo. Mas o pior é que também lhe pode causar sofrimento fisico.

Não ligue às criticas. Ninguém é perfeito na terra, nem podemos exigir isso a nós mesmo e aos outros. Se possivel, olhe mas é pela sua saude e pelas suas economias, os outros que vão tratar dos problemas deles.

Se Deus quiser (e quer de certeza, estou 100% convicto disso) vai chegar o dia em que você vai descobrir por si mesmo as vantagens de largar o tabaco. A prece sincera não falha, pois estamos a pedir a Deus para melhorar e para largar o nosso algoz, o tabaco.

As pessoas que nos envolvem, com boa intenção, mas muitas vezes não ajudam nada. Porque estão constantemente a lembrar-nos do tabaco, em vez de nos distrair dele. também acabam por nos gerar mais stress, o que tb não ajuda.

Mas a qualidade da alimentação, a falta de exercicio fisico, o sedentarismo, a obsesidade, são problemas que podem ser igualmente graves para a saude. Então se fumamos em simultaneo, pior. A minha luta neste momento é contra esses factores. Curiosamente quando deixei de fumar não engordei, mas agora preciso de perder mais do que duas dezenas de quilos. Mas não vou em dietas tolas, estou à procura de restabelecer o equilibrio do meu corpo através de de uma alimentação saudável nem hipo nem hiper calórica e do exercicio fisico. Vamos lá a haver se eu vou a tempo de vencer mais esta cruzada.

A nivel espiritual eu não acredito nas penas tenebrosas que alguns andam para aí a divulgar, ou, pelo menos, estou-me nas tintas para isso. A minha preocupação é melhorar o meu futuro, positivamente. Não tenho medo das penas futuras. O medo é sempre mau companheiro.

O problema é que a redução de duração da vida do corpo nos vais impedir de aproveitar a reencarnação de forma completa. Todo o tempo que perdemos é adiar a nossa evolução espirirtual (moral e intelectual), que é o mesmo que dizer que adiamos o nosso caminho para a felicidade. As lições que aprendemos aqui e/ou encarnados noutros mundos é que nos desenvolvem, mesmo qando são desagradáveis.

Ao que me parece a depêndencia do tabaco é diferente da depêndencia das drogas duras, pois não há ressaca. Ou seja tem a mesma componente psicológica, mas práticamente não tem a componente fisica (uma a duas semanas e já começam os nossos pulmões a agradecer pelo alivio e a limpar). As drogas duras são uma doenças psico-fisicas graves. A necessidade do tabaco é mais uma ilusão psicológica do que uma doença.

bem haja
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: MarcoALSilva em 09 de Junho de 2009, 01:50

Não creio se possa meditar sobre a dependência de drogas sem considerar que, ao menos no que concerne às mais pesadas, são substâncias que se ligam aos neuro-receptores substituindo as endorfinas.

O potencial de vício da heroína é de duas doses (segundo li em um artigo médico). Assim, basta o incauto repetir a experiência e estará (salvo raras exceções) dependente quimicamente.

Não se trata de uma questão apenas ética... O indivíduo entra em uma situação da qual, depois, não consegue (de novo: salvo raríssimas exceções) livrar-se sozinho. Por ser uma conduta auto-destrutiva deve ser considerada, sim, uma doença. O que dizer de psicopatologias que levam ao aniquilamento? Ora, bem, não me apego a conceitos literais, pelo que considero que o toxicodependente é doente.

Se entrou no vício por desinformação, irreponsabilidade, burrice ou quaisquer outros motivos, o fato é que entrou em areia movediça, não podendo sair por mais que lute senão se houver um apoio externo. Vale repetir, estou me referindo às drogas pesadas - heroína, cocaína, morfina, opióides, etc.

Melhor que a sociedade civil busque cuidar deles em vida; o toxicodependente certamente será um espírito vampirizador que só fará aumentar o círculo infernal de sedução pelo prazer embrutecido dos fluxos bioquímicos.

Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Vitor Santos em 09 de Junho de 2009, 02:18
Olá

Será que nós podemos prever o que vai acontecer às pessoas depois do desencarne? Será que se pode generalizar tudo e aplicar a mesma regra, de forma linear e directa? Eu não acredito nisso. Cada caso é um caso, penso eu.

Uma coisa é certa, os drogados em drogas duras, em regra, dão cabo da sua felicidade e da de muitas outras pessoas aqui na terra. mas no futuro, eu não me atrevo a prever o que eles farão. A dependência fisica morre com o corpo. A dependência que fica deve ser psicológica apenas.

bem hajam
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: MarcoALSilva em 10 de Junho de 2009, 01:16

Caro amigo Vitor,

"Psicológica apenas"? Como "apenas"?  ???

A dependência é um fenômeno sempre psicológico, baseado em ligações bioquímicas que resultam em efeitos diretos nas redes neurais do indivíduo. Ainda que fôssemos materialistas a colocação não teria maior fundamento. O colapso do corpo físico não gera efeitos libertadores para quem se enreda nas sensações desequilibrantes do entorpecimento químico.

Por outro lado, isso de não podermos fazer quaisquer previsões, com todo o respeito, é uma postura restrita ao "politicamente correto".  ;)

Um toxicômano que desencarne tristemente por overdose estará vinculado aos limites de seu aprisionamento, até porque não se cogita de evolução por acréscimo de misericórdia nem da concessão de privilégios à ilharga do esforço individual na senda ascendente.

Veja, meu amigo: não estou JULGANDO o dependente químico; apenas concluo que o toxicômano arraigado ao vício desencarna sob intenso desequilíbrio e sérios danos ao psicossoma (como não poderia deixar de ser).
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Vitor Santos em 10 de Junho de 2009, 13:59
Olá Marco

Eu compreendo que o vicio de fumar inicia por razões biológicas, mas se deixarmos de fumar não ficamos de ressaca como os dependentes das drogas duras. Pelo menos eu não fiquei. Tive algum desejo de voltar aos cigarros, mas isso durou poucos dias.

Depois de deixar de fumar, eu comprendi que havia muitas ilusões psicológicas que me prendiam ao tabaco. Elas foram efectivamente induzidas pelo corpo, actuando sobre os quimicos do hipotálamo, dando-nos uma falsa sensação de prazer e de calma, que em vez de nos fazer bem, nos destrói, e que gera a ilusão psicológica. Desde que deixei de fumar sou mais feliz e essencialmente é essa a mensagem que quero transmitir. Também quero trasnmitir que agradeço a Deus o amparo que me foi dado para deixar de fumar.

bem haja
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: MarcoALSilva em 10 de Junho de 2009, 14:52
Caro Vitor,

Houve um certo desencontro de informações. Todo o meu raciocínio baseou-se em drogas pesadas (ou duras, enfim). Como destaquei antes, refiro-me a drogas como heroína, cocaína, morfina etc.

Com o tabaco eu também, desde uma das gravidezes de minha esposa, deixei o vício por amor ao bem-estar dela e do filhinho em gestação. Acho que assim foi menos doloroso. Aí sim, tanto quanto no seu caso (tabagismo) temos uma autêntica libertação possível por esforço individual.

No que toca às vítimas de si mesmos com a heroína, por exemplo, o caso é bem outro. Salvo raríssimas exceções, o ser agoniza dia após dia em seu vício, desequilibrando-se progressivamente e aos que lhe têm amor.

Um abraço!
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Vitor Santos em 10 de Junho de 2009, 18:36
Olá Marco

Afinal estamos de acordo, amigo.

Eu tb acho que nas drogas duras a depêndencia quimica é muito forte. Não estou dentro disso, mas dizem que as "ressacas" podem grande sofrimento. Eis a lei causa-efeito em toda a sua plenitude: não temos juizo, sofremos.

bem haja
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Hamilton em 29 de Julho de 2009, 00:00
Amigos em Cristo: acredito que cientificamente já existe a definição de que a dependência química de drogas é doença física e psicológica, para a qual não existe ainda cura e sim tratamento. Isto envolve o alcoolismo, tabagismo e as viciações em drogas mais "pesadas" tais como a cocaina, o crack, a heroina, etc. Também já há consenso entre os profissionais de saúde indicando que os familiares e pessoas muito próximas aos adictos também adoecem e precisam tratamento adequado. Estou participando de reuniões semanais em Belo Horizonte junto a Associação Espírita Christopher Smith com a finalidade de auxilio e amparo aos irmãos e familiares que estão passando pela difícil experiência que a viciação nos diversos tipos de droga provoca. Acredito que a decisão de se iniciar o uso de drogas é tomada por opção, mas, deixar de usá-las (as drogas) após a viciação depende não somente da vontade de cada um, mas de tratamento médico especializado pois o organismo tem a necessidade física da droga independentemente da vontade do usuário, assim como sentimos sede ou fome independentemente de nossa vontade. O assunto é bastante controverso e, pessoalmente, acho que todos devemos orar pelos adictos e familiares, produzindo vibrações de amparo e auxilio a todos.
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: leandro_manzo em 29 de Julho de 2009, 00:48
Olá...
Realmente é um problema sério.
A dependência química é sim uma doença psiquiátrica e infelizmente incurável.
Porém o mais importante é, as pessoas terem conciência de que é uma doença incurável e que estarão lutando contra ela pelo resto da vida enquanto estiverem encarnados e mesmo depois da passagem para outros planos(que aí sim podem ser curadas).
Muitos dependentes são tachados de burros, marginais, bandidos e etc... porém poucos tem conciência de que isto é uma doença e não uma "molecagem".
A "molecagem" estaria sim, no primeiro contato com a droga pois poderia ser evitado com certeza, mas após pouco tempo o usuário ja não governa mais suas vontades e sim é governado pela dependência.
Essa é uma triste realidade que vivo atualmente em minha vida, pois tenho um irmão dependente químico e por mais que lutemos contra, é sempre difícil não existir recaídas.
Lutamos, tratamos, rezamos, pedimos e agimos. Mesmo assim ela persiste em algumas vezes voltar a nos assombrar. Mais nunca desistimos, pois temos confiança plena em Nosso Criador e sentimos sempre que com a ajauda de minha querida mãe que hoje se encontra no Plano Espiritual conseguiremos enfrentar com fé e muita luta esse problema até quando ele nos for presente.
Por favor, não tratem os dependentes como bandidos, mas sim com doentes que precisam e muito de uma mão amiga para lutar pela vida!
Foi assim que descobrimos a dependência do meu irmão, quando minha mãe, ainda encarnada, encontrou algumas folhas de papel em meio as gavetas dele com alguns dizeres escritos, em que ele pedia desesperadamente ajuda a Deus para que o livrasse do vício.
Talvez se minha querida mãe não tivesse encontrado estes papéis meu irmão também estaria em outro Plano Espiritual, e, sabe-se lá qual plano e em qual situação.
Trago de coração este testemunho para que todos pensem nas consequências do uso de drogas e que principalmente ajudem aqueles que se encontram perdidos na dependência química. Por favor não os tratem como bandidos ou marginais, mas com doentes de uma doença que infelizmente não tem cura. Tanto é uma doença que ela esta incluida no CID (classificação de Doenças) da Organização Mundial de Saúde.
Abração à todos e fiquem com Deus!
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Vitor Santos em 30 de Julho de 2009, 09:32
Olá Leandro

Faço votos para que o seu irmão se livre disso rapidamente.

Que Deus vos abençõe e ampare nessa luta, é o meu desejo.
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: leandro_manzo em 30 de Julho de 2009, 13:10
Obrigado pela força amigo Vitor.
Agradeço de coração.
Abração e fique com Deus!
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Mourarego em 30 de Julho de 2009, 17:29
Perdi dois primos por adicção, amigo Leandro.
os sei dependentes psicológicos, mas não no grau de loucos.
Eles sabem o que fazem, se recorrem ao crime, cana dura!
Dura lex sed lex.
Abraços,
Moura
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: leandro_manzo em 30 de Julho de 2009, 17:45
Olá Moura...
Eles não são loucos...
São "dependentes químicos", doença reconheciada pela OMS(Organização Mundial da Saúde), que não é somente psicológica, mais física também!
Consulte um médico!
Abração...
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Mourarego em 30 de Julho de 2009, 17:55
Mano Leandro,
Leia com mais vagar...
Não afirmei que eles eram loucos, reveja lá. Alias concordei que eram dependentes fisico-psicológicos e não psiquiátricos.
Logo, sabem do que fazem e se cometam crimes, cana neles. Sem descurar, lógico, do tratamento de que necessitam.
Abraços,
Moura
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: leandro_manzo em 30 de Julho de 2009, 18:30
Amigo Moura...
Psiquiatría não diz respeito somente à loucura.
Trata inúmeras doenças como a depressão por exemplo, ao contrário do que muitos pensam que somente os psicólogos a tratam, mas eles se quer podem medicar estes pacientes.
Abraços...
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Mourarego em 30 de Julho de 2009, 18:38
Caracas mano Leandro...
E eu disse que a psiquiatria apenas referente á loucura?
eu me atenho ao que se debate amigo.
abração,
Moura
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: leandro_manzo em 30 de Julho de 2009, 18:52

os sei dependentes psicológicos, mas não no grau de loucos.



Não afirmei que eles eram loucos, reveja lá. Alias concordei que eram dependentes fisico-psicológicos e não psiquiátricos.


Muitas contradições amigo Moura...
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Mourarego em 30 de Julho de 2009, 19:23
"(...) mas não no grau de loucos". Ora onde essa afirmação diz serem loucos apenas aqueles tratados pela psiquiatria?
Não vês? Fiquei apenas no que debatíamos não considerei nada a mais.
Abração,
Moura
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: leandro_manzo em 30 de Julho de 2009, 19:38
Amigo Moura.
Então você realmente os chamou de loucos.
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Mourarego em 30 de Julho de 2009, 19:45
Tu o dizes, não eu! hehehe
O que eu disse foi que eles não são loucos, posto que sabem o que fazem quando ingressam no crime.
Abração mano de repente compliquei na escrita.
Moura
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: leandro_manzo em 30 de Julho de 2009, 19:58
Acho que também compliquei um pouquinho Moura... hehe
Pois o que realmente eu não entendi na sua resposta foi a a analogia entre as palavras louco e pisiquiatría, logicamente dentro do contexto do assunto em questão.
Abração...
Título: Re: Os toxicodependentes são doentes?
Enviado por: Mourarego em 30 de Julho de 2009, 20:12
Não esquenta!
A coisa é assim: Nóis capota mas num breca!
Abração,
Moura