Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Toxicodependência »
  • Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 2 3 [4]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória  (Lida 12780 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #45 em: 03 de Outubro de 2012, 17:57 »
0Gostou?
continuação...

Os CAPS se organizam no Brasil de acordo com o aspecto da população dos municípios, lembrando que o mesmo se distingui pelo porte, modalidade e o fator de atendimento territorial. O CAPS se distribui em CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad, a seguir as características conforme a sua tipologia (BRASIL, 2005):
 
Os CAPS I são os Centros de Atenção Psicossocial de menor porte, oferecem serviços destinados às demandas de saúde mental nos municípios com 20.000 e 50.000 habitantes, o número de funcionários a compor o quadro desse tipo de CAPS é de 9 profissionais no mínimo.
 
Os CAPS II prestam serviços de médio porte, oferecem atendimento às cidades com população com mais de 50.000 habitantes. O público atendido por essa categoria de CAPS é de adultos com transtornos mentais severos e persistentes, a equipe que presta serviços é de 12 profissionais no mínimo.
 
Os CAPS III prestam serviços de grande porte para os municípios com mais de 200.000 habitantes, atualmente estão nas grandes cidades brasileiras, oferecem serviços que envolvem grande complexidade, com funcionamento diário de 24 horas, a equipe composta é de no mínimo 16 profissionais.
 
O CAPSi, presta atendimento a uma clientela especifica que são as crianças e os adolescentes com transtornos mentais, e podem ser implantados nos municípios com mais de 200.000 habitantes, 11 profissionais compõe o quadro de funcionários.
 
Os CAPSad, prestam serviços nos municípios com mais de 200.000 habitantes. Realizam atendimento para as pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas, forma uma equipe com 13 profissionais.
 
Os atendimentos prestados pelo CAPS são: Atendimento Intensivo, este é caracterizado pelo atendimento diário, a demanda são destinadas aquelas pessoas com acentuada aflição psíquica, em situação de crise ou dificuldades intensas de se relacionar com a família e socialmente, esses necessitam de atenção contínua. No Atendimento Semi-Intensivo, o usuário é atendido até 12 dias no mês. Esse tipo de atendimento é oferecido  quando há melhora dos sintomas e nos relacionamentos sociais. No Atendimento Não-Intensivo, é oferecido quando a pessoa não precisa de cuidados contínuos da equipe multidisciplinar para viver em seu território e realizar suas atividades, podendo ser atendido até três dias no mês (BRASIL, 2004).
 
As Oficinas Terapêuticas
 
As oficinas terapêuticas são consideradas umas das principais formas de tratamentos oferecidos nos CAPS, caracterizam-se por realizar atividades grupais, orientadas por profissionais da área da saúde mental, monitores e ou estagiários. Os CAPS geralmente possuem mais de um tipo de oficina terapêutica, quando realizadas permitem aos usuários a manifestação de sentimentos e problemas, a realização de atividades produtivas e a prática da cidadania (BRASIL, 2004).
 
Nesse sentido as oficinas terapêuticas são atividades de socialização e inserção social através da Portaria 189 de 19/11/1991 e as cooperativas sociais Lei N° 9.867 10/11/1999 que objetivam à integração social dos cidadãos na proposta de inserir esse público no mercado de trabalho econômico como fonte de renda. As pessoas com alguma deficiência seja ela psíquica e ou mental, as pessoas que dependem de acompanhamento psiquiátrico constante, aqueles que saíram dos hospitais psiquiátricos, entre outros, são considerados em desvantagem com relação às questões econômicas perante a lei. A Política de Saúde Mental em resposta as mudanças que ocorreram no processo da Reforma Psiquiátrica adotam ideologias e práticas no que se refere o trabalho como um recurso terapêutico. Assim o doente mental começa a ser visto como  um sujeito que também pode produzir economicamente (Valladares, Lappann-Botti, Mello, Kantorski e Scatena, 2003).


De acordo com o Ministério da Saúde (2004), as oficinas terapêuticas podem ser:
 •1. Oficinas expressivas: São os espaços que proporcionam as atividades relacionadas com a expressão plástica como: desenho, pintura, argila, entre outros. Expressão corporal que envolve movimentos com o corpo como: ginástica, dança, e técnicas teatrais. Expressão verbal que desperta e contribui no exercício das funções cognitivas: poesia, contos, leitura e redação de textos, de peças teatrais e de letras de música. Expressão musical são atividades que envolvem a musicalidade, fotografia e teatro.
 •2. Oficinas geradoras de renda: Como o próprio nome diz possibilita aos usuários por meio de suas habilidades serem geradores de renda e fazerem parte do contexto econômico. As atividades incluem: Marcenaria, culinária, venda de livros, costura, fotocópias, bijuterias, artesanato em geral, fabricação de velas, cerâmica, etc.
 •3. Oficinas de alfabetização: São caracterizadas por contribuir nas questões escolares, possibilita os usuários que não tiveram acesso ou que não puderam permanecer no âmbito escolar possam praticar a escrita e a leitura.
 
Ainda faz parte das atividades realizadas nos CAPS às oficinas de beleza, de profissionais e ou estagiários que promovem cuidados com a higiene pessoal. A fim de melhorar aparência das mãos, dos pés, da pele, dos cabelos entre outros. Essas práticas (como aparar os cabelos, barbear, pintar as unhas) apesar de rotineiras pra muitos têm efeitos especiais para eles (usuários do CAPS) por proporcionar bem estar, acolhimento e o toque corporal, torna-se terapêutico. Vale enfatizar que além de melhorar o visual estético esse tipo de oficina proporciona satisfação, contato consigo e com o outro. Muitas vezes é nesse tipo de intervenção que por um momento eles recebem um toque nas mãos, nos cabelos, um sorriso, enfim. A sociedade na rigidez das normas e também os próprios familiares lançam na margem o respeito, o afeto a esses que como qualquer outro ser humano necessita de afetividade.
 
Essas práticas proporcionam despertar a potencialidade, espontaneidade e criatividade do doente mental como também cria meios de inclusão social para os usuários do CAPS possibilitando a construção de um novo olhar da sociedade com relação à loucura, ao louco.
 
continua...

Registado
Saúde e Paz!

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #46 em: 03 de Outubro de 2012, 17:59 »
0Gostou?
continuação  e final com vossa vênia...

É por meio dessas intervenções terapêuticas (elementos facilitadores) que a pessoa com transtorno mental existe, se expressa, conta sobre suas mazelas vivenciadas no seu cotidiano, o preconceito seja ao passar pela rua, muitas das vezes é ridicularizada pela vizinhança, pelas crianças que gritam “lá vai o louco pro CAPS” mesmo na sua inocência, todavia fruto desse Sistema perverso que dita regras do que é bonito, perfeito e normal que enquadra o ser humano este tão notável, dinâmico e surpreendente, minimizando-o. Essa sociedade “perfeitinha ao avesso” por não ter o conhecimento real daqueles com algum transtorno mental a sociedade o marginaliza. Assim é ali naquele ambiente que os usuários contam suas histórias, interagindo entre eles.
 
As oficinas maximizam a subjetividade como também o fator socializante por operarem sobre um nível de ação concreta que possibilita o sujeito um gozo fora do corpo do sujeito. Essas atividades visam mais que o aflorar das capacidades, mas enfaticamente a questão de inserção cultural. É nessa atmosfera que o sujeito com transtorno mental expressa de forma criativa e individual no cenário psiquiátrico. Assim, esse local é uma alternativa de modificação do cotidiano (Mendonça, 2005).
 
As oficinas são consideradas como dispositivos, aceleradores que impulsionam a produção psíquica dos sujeitos envolvidos nesse processo, facilitando a circulação social deles sejam no aspecto familiar, social e cultural, bem como tornando possível sua inserção ou reinserção no trabalho produtivo. Assim, os regulamentos consideram que as oficinas terapêuticas são estratégias é por meio dessas que a reabilitação psicossocial (Ribeiro, 2004) pode se tornar possível através de suas realizações, se aproximando da igualdade de direitos, a qual garante a Constituição Brasileira.
 
Na concepção de Mendonça (2005) as oficinas procuram caminhar no sentido de possibilitar aos usuários do CAPS estabelecer vínculos de cuidado consigo mesmo, com o trabalho e afetividade com os outros. As atividades artísticas realizadas nas oficinas possibilitam a construção de novos eventos, experiências, práticas a fim de perceber a ele mesmo e o universo sob uma nova óptica. Diante desse contexto as intervenções em saúde mental realizadas nos CAPS passam a ser consideradas como instrumento de desenvolvimento dos sujeitos, de valorização da expressividade, de descoberta e ampliação de possibilidades individuais e a participação dos processos culturais.
 
Tenório (2001) aponta que as oficinas são práticas que envolvem grupos diferenciados sejam nas produções e práxis que foram criadas no processo da reforma psiquiátrica. É importante que essas atividades promovam satisfação e prazer. Assim, essas são mecanismos que buscam o resgate da autonomia dos usuários do CAPS na tentativa da efetuação do desejo na vida e no trabalho. Campos (2004) salienta que as oficinas servem também como meios para socialização terapêutica e não um oficio de onde se espera gerar somente renda.
 
Essas atividades desempenhadas pelos profissionais da saúde mental no CAPS apesar de auxiliar não respondem a todos os impasses envolvidos nas questões que incluem a reinserção social da pessoa com transtorno mental, todavia dar abertura para que os usuários existam de alguma forma e na tentativa de inseri-los na sociedade e que possam construir sua cidadania, de certa forma seguir “com suas próprias pernas”. É claro! Com acompanhamento do serviço ambulatorial.
 
Os desafios enfrentados por esse público (aqueles que necessitam do atendimento na rede de atenção básica) são imensos, uma das funções do CAPS é a reinserção social dos usuários, assim as atividades com fins terapêuticos realizados no CAPS pelos profissionais da área funcionam como dispositivo na melhoria do contexto social dos usuários?
 
Os resultados com respaldo nas leituras realizadas apontam que as oficinas terapêuticas sendo parte das medidas de inclusão social do CAPS servem como alavanca para reinserção social dos usuários produzindo assim efeito terapêutico, em outras palavras têm função clínica. É através dessas que possibilitam abertura aos participantes do CAPS de expressar os seus pensamentos e sentimentos os quais se tornam visíveis por meio dessas intervenções.
 
A pessoa com transtorno mental começa a se enxergar como existente no mundo, nas ações do dia a dia, melhorar e quem sabe até mesmo como lidar com as “velhas” questões do preconceito, dos gritos “olha o louco” que massacram o sujeito e deixa a míngua sua autoestima.
 
Considerações Finais
 
As oficinas contribuem no fator de reinserção social dos usuários do CAPS, pois essas atividades colocam em xeque as possibilidades dos usuários e da probabilidade de voltar ao seu cotidiano social. Assim cliva e enfraquece o sistema excludente e isolador.
 
Vale informar que estas práticas têm resultados satisfatórios mesmo diante de um sistemático processo de reinserção social acerca dos doentes mentais.
 
As dificuldades encontradas na construção desse artigo foram muitas por quase não existir estudos e pesquisas sobre a importância das oficinas terapêuticas no CAPS. Assim, essa temática não se esgota sendo necessárias outras investigações.
 

Sobre os Autores:
Referências:
Artigos Relacionados
 
Centros de Atenção Psicossocial: Um Outro Olhar
História da Assistência à Saúde Mental no Brasil: da Reforma Psiquiátrica à Construção dos Mecanismos de Atenção Psicossocial
A Doença de Alzheimer, O Cuidador e as Relações Familiares: Aspectos Sociais e Emocionais
A Influência do Suporte Familiar na Depressão em Adolescentes
A Institucionalização da Loucura: enquadramento nosológico e políticas públicas no contexto da saúde mental (parte II)


Fonte: http://artigos.psicologado.com/psicopatologia/saude-mental/a-eficacia-das-oficinas-terapeuticas-na-reinsercao-social-dos-usuarios-de-centro-de-atencao-psicossocial-caps#ixzz28FohnWsk
 Psicologado - Artigos de Psicologia
Siga-nos: @Psicologado no Twitter | Psicologado no Facebook

Que maravilha se esta estrutura humana, solidária, amorosa, eficiente fosse acompanhada também pelos Espíritas que conhecem a causa dessas mazelas (incluse a da criança canibal), e tantas outras, num clima de cooperação a permante troca de idéias desprovidas de preconceitos de religião?
O compulsivo consumidor de crack não é um psicopatológico tambem? Ou seria o fato de que ele não teria como pagar pelo tratamento?
O Espiritismo sozinho, pouco pode fazer, porque não pode contar com ação direta dos espírtitos, pois esta é uma tarefa que a nós encarnado, e tão somene a nós nos cabe arregaçar as mangas e agir, podemos pedir força, ideias, animo, coragem aos Espíritos, nada mais que isso.
O Irmão acha que a espiritualidade superior iria negar beneficios mentalistatidos e verbalististicos, que capacitassem pela lógica e pela razão essa associação magnífica em prol da humanida, ao invés de simples superlotr predios sombrios, sem nenhum conformo e higiene, paupérrimo em vervas para cuidar dos nosso amados irmãos cidadãos da cracolância?
Saúde e Paz!

Saúde e Paz!


Registado
Saúde e Paz!

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #47 em: 03 de Outubro de 2012, 18:01 »
0Gostou?
Mano Bino,
por que insistir em falar o que não está dentro especificamente do tem deste tópico?
Nosso debate não está focado nisso logo...
abraços,
Moura

Registado

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #48 em: 03 de Outubro de 2012, 18:34 »
0Gostou?
Citação de: Mourarego em 03 de Outubro de 2012, 18:01
Mano Bino,
por que insistir em falar o que não está dentro especificamente do tem deste tópico?
Nosso debate não está focado nisso logo...
abraços,
Moura

Amado eu abri o tópico, eu sei do que quero chamar atenção, e já sabia de antemão da má vontade em procurar a conciliar interesses equivalentes usando uma única estrutura, mas buscar colimar um desiderato  humanístico...que é igual...

Porque a diferença no tratamento a um motorista alcoolizado que mata inocentes, e encontra padróes nos tramites legais para se defender...
Porque reus confessos de latrocícinio, recebem tratamento adequado...
Porque pais que atiram filhas da janela, recebem tratamento diferenciado...
e os cidadãos da cracolância, são sumaria e compulsoriamente recolhidos e serão esquecidos nos porões que serviram à insanidade no passado?

Qual a razoabilidade da aplicabilidade da mensagem Crística em tão diferentes casos mas que são no fundo em essencia similares, similibus mutantes...

Se o amigo não deseja dialogar em cima de interesses comuns, que por certo o incomoda, não lhe valida o direito de me fazer calar, com artimanhas escolásticas da idade média, idéias que hoje estão superadas, é o capiloro?hehehehheh

Do contrário o amigo deve ser claro, objetivo, transparente e me dizer o que queres que eu faça, e novamente reitero... falo-ei de pronto.
saúde e Paz!

« Última modificação: 03 de Outubro de 2012, 18:42 by filhodobino »
Registado
Saúde e Paz!

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #49 em: 04 de Outubro de 2012, 00:56 »
0Gostou?
Mano Bino, repare que há uma regra que também o amigo deve seguir, a de ter cada tópico  de estar diretamente ligado a doutrina.
Sendo assim não basta o querer e saber o que quer, há de ser obedecida tal regra.
Abração,
Moura


Citação de: filhodobino em 03 de Outubro de 2012, 18:34
Citação de: Mourarego em 03 de Outubro de 2012, 18:01
Mano Bino,
por que insistir em falar o que não está dentro especificamente do tem deste tópico?
Nosso debate não está focado nisso logo...
abraços,
Moura

Amado eu abri o tópico, eu sei do que quero chamar atenção, e já sabia de antemão da má vontade em procurar a conciliar interesses equivalentes usando uma única estrutura, mas buscar colimar um desiderato  humanístico...que é igual...

Porque a diferença no tratamento a um motorista alcoolizado que mata inocentes, e encontra padróes nos tramites legais para se defender...
Porque reus confessos de latrocícinio, recebem tratamento adequado...
Porque pais que atiram filhas da janela, recebem tratamento diferenciado...
e os cidadãos da cracolância, são sumaria e compulsoriamente recolhidos e serão esquecidos nos porões que serviram à insanidade no passado?

Qual a razoabilidade da aplicabilidade da mensagem Crística em tão diferentes casos mas que são no fundo em essencia similares, similibus mutantes...

Se o amigo não deseja dialogar em cima de interesses comuns, que por certo o incomoda, não lhe valida o direito de me fazer calar, com artimanhas escolásticas da idade média, idéias que hoje estão superadas, é o capiloro?hehehehheh

Do contrário o amigo deve ser claro, objetivo, transparente e me dizer o que queres que eu faça, e novamente reitero... falo-ei de pronto.
saúde e Paz!


Registado

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #50 em: 04 de Outubro de 2012, 07:00 »
0Gostou?
Amado do meu coração,
Nada se perde, tudo pode ser útil, caridade é fundamento da doutrina, pois fora da caridade não há salvação...
Fé é ferramenta que se lapida com a razão...

Onde há caridade?
Onde há fé raciocinada?

Porque a diferença no tratamento a um motorista alcoolizado que mata inocentes, e encontra padróes nos tramites legais para se defender...
Porque reus confessos de latrocícinio, recebem tratamento adequado...
Porque pais que atiram filhas da janela, recebem tratamento diferenciado...
e os cidadãos da cracolância, são sumaria e compulsoriamente recolhidos e serão esquecidos nos porões que serviram à insanidade no passado?

Qual a razoabilidade da aplicabilidade da mensagem Crística em tão diferentes casos mas que são no fundo em essencia similares, similibus mutantes...

http://www.redeamigoespirita.com.br/video/a-influ-ncia-do-espiritismo-na-transforma-o-do-mundo-por-heloisa
Saúde e Paz!

« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 07:12 by filhodobino »
Registado
Saúde e Paz!

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #51 em: 04 de Outubro de 2012, 15:28 »
0Gostou?
Citação de: filhodobino em 04 de Outubro de 2012, 07:00
Amado do meu coração,
Nada se perde, tudo pode ser útil, caridade é fundamento da doutrina, pois fora da caridade não há salvação...
Fé é ferramenta que se lapida com a razão...

Onde há caridade?
Onde há fé raciocinada?

Porque a diferença no tratamento a um motorista alcoolizado que mata inocentes, e encontra padróes nos tramites legais para se defender...
Porque reus confessos de latrocícinio, recebem tratamento adequado...
Porque pais que atiram filhas da janela, recebem tratamento diferenciado...
e os cidadãos da cracolância, são sumaria e compulsoriamente recolhidos e serão esquecidos nos porões que serviram à insanidade no passado?

Qual a razoabilidade da aplicabilidade da mensagem Crística em tão diferentes casos mas que são no fundo em essencia similares, similibus mutantes...

http://www.redeamigoespirita.com.br/video/a-influ-ncia-do-espiritismo-na-transforma-o-do-mundo-por-heloisa
Saúde e Paz!

Jaqueline Saburido



Amado convenhamos, essa reflexão deixa de cumprir alguma regra do fórum?

« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 15:30 by filhodobino »
Registado
Saúde e Paz!

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #52 em: 04 de Outubro de 2012, 15:53 »
0Gostou?
Mano Bino,
por favor sem regras não se vai a lugar algum, se quiser crie um tópico esta outra regra.
Mano a primeira oportunidade de nos mostrarmos, em isenção de ânimos é a de sabermos cumprir regras.
por favor, vamos parar com esse tônica de querer demonstrar por outros meios uma correção que continua a não existir,
Abraços,
Moura

Registado

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #53 em: 25 de Outubro de 2012, 01:13 »
0Gostou?
Amados, refleitamos...
Psicologado News por  google.com
11:06 (11 horas atrás)
para mim

Decisão de Paes é 'higienista', afirma psicóloga Para a presidente do Conselho Regional de Psicologia no Rio, Vivian Fraga, a decisão de internar compulsoriamente usuários de crack tem caráter "higienista".
A decisão é adequada?
 
É uma decisão política, não técnica. Há mais de um ano que estão internando crianças e adolescentes e a secretaria de Assistência Social não tem dados sobre a efetividade disso. Muitos saem dos abrigos e continuam usando drogas.
 
Por quê? Quais os problemas da política atual?
 
Desde 2011 temos feito fiscalizações nos abrigos e o que vimos é que não atendem o que a política pública preconiza. Eles têm uma lógica higienista. Pegam a pessoa em Manguinhos [zona norte] e colocam lá em Santa Cruz [zona oeste].
 
Isso afasta o convívio da família, que é importante. E é uma lógica medicamentosa. Não é feito nenhum trabalho para mudar a relação da pessoa com a droga.
 
Como tratar, então?
 
A gente propõe que a porta de entrada sejam os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), e que, nos momentos de crise, a pessoa seja internada num hospital até se estabilizar. A ideia é que seja tratado por um profissional no seu território.
 
Fonte: Agência de Notícias Jornal Floripa


Registado
Saúde e Paz!

Offline Tenor Machado

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 39
  • Participação: 5
  • Tenor Machado is on the verge of being accepted.Tenor Machado is on the verge of being accepted.Tenor Machado is on the verge of being accepted.Tenor Machado is on the verge of being accepted.Tenor Machado is on the verge of being accepted.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +6
  • Cidade: Minas Gerais
  • País: Brasil
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #54 em: 30 de Novembro de 2012, 02:04 »
0Gostou?
"A situação é tão crítica que só quem passa por ela pode opinar com conhecimento de causa".
Suzana, concordo plenamente e não mudaria em nada suas palavras, escritas com o discernimento de quem como eu passou/passa por esta grave situação na familia.
Gostaria de deixar claro aos "curiosos" do assunto que pais e mães cristãos, que amam e que dariam a vida por seus filhos, jamais os internariam em uma clinica, sacrificando o relacionamento familiar, a dôr da ausência e quase sempre endividando-se financeiramente ( Sabem o custo financeiro  de uma clinica ???), se fôsse possivel ou enquanto houvesse a menor esperança de um tratamento  no lar, junto a familia. Outra coisa, é que esta internação é provisória e acompanhada de muito perto pelos familiares e amigos com telefones e visitas.
Quanto aos obsessores, pedimos socorro aos amigos espirituais e encarnados em nome de Jesus, para que possam ser evangelizados em reuniões especiais no Centro Espirita. Sabemos, outrossim que, "tudo passa" e que em algum momento estes nossos irmãos hoje obcessores serão esclarecidos e os vicios e desejos de vingança serão coisa de um passado no qual ainda ignoravam a Luz.
Muito obrigado a todos e obrigado pela existência deste Debate. É extremamente necessário que o assunto s/ drogas seja debatido.




Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/toxicodependencia/'drogas'-debate-sobre-internacao-compulsoria/#ixzz2DfH3n24h

Registado
Tenor Machado

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #55 em: 30 de Novembro de 2012, 02:54 »
0Gostou?
Amados,
Vivemos num estado de direito...
Sabemos o que é provação e expiação...
Só a autoridade judicial poderá determinar, o cerceamento do direito de quaisquer cidadãos, o que não pode se dar à revelia do familiar cansado da lida com o viciado seu parente...
Depósitos imundos de viciados em contantes crises de abstinencia, é pior que campo de concentração nazista.
Nossos irmãos sentenciados não tem prisão adequada para tal...
Há verbas disponíveis e profissionais em numero suficiente para que a detenção compulsória se dê em modos humanisticos e frutuosos?

reflitamos, amados, cada um de nós apadrinhando algum e lhes ofertando amor e exemplo é trabalhoso, mas muito mais eficaz...
Quem se habilita?

Registado
Saúde e Paz!

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #56 em: 30 de Novembro de 2012, 03:00 »
0Gostou?
Citação de: Mourarego em 04 de Outubro de 2012, 15:53
Mano Bino,
por favor sem regras não se vai a lugar algum, se quiser crie um tópico esta outra regra.
Mano a primeira oportunidade de nos mostrarmos, em isenção de ânimos é a de sabermos cumprir regras.
por favor, vamos parar com esse tônica de querer demonstrar por outros meios uma correção que continua a não existir,
Abraços,
Moura

Amado,
A regra régia já não mais é a constituição?
A regra que propões, precisa antes de atender ao parâmetro legal.
Apadrinhamento, voluntário, não precisa de detenção compulsória, é muito mais trabalhoso, porém já provou eficácia...
Quantos o Divaldo já deu rumo?
E somos nós os Espíritas que estamos a falar em internação compulsória? Quem se habilita?
saúde e Paz!

Registado
Saúde e Paz!

Offline Oliveira Freire

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 17
  • Participação: 2
  • Oliveira Freire barely matters.Oliveira Freire barely matters.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +3
  • Cidade: Porto Velho
  • País: Brasil
Re: Drogas - Debate Sobre Internação Compulsória
« Responder #57 em: 30 de Novembro de 2012, 12:31 »
0Gostou?
Falando sucintamente, mas em outro momento espero compartilhar com os senhores algumas informações.

Temos que separar o tópico em sub-tópicos, aclare-se que o tratamento dispensado aos enfermos mentais é diferente do dispensado aos viciados em tóxicos. Estou notando que os irmãos estão tratando os temas como coisas símiles, mas não são. Também estou vendo a tentativa dos amigos em utilizarem a base lega, contudo, sem sucesso.

Só falo do que sei, não me atreve a adentrar em searas que desconheço. No caso em comento tenho inclusive a experiência prática, laboro no Parquet de meu Estado, curiosamente na Promotoria de Defesa da Saúde. Mais tarde retornarei para entrar em tertúlia com os amigos (estou atrasado no momento).

Muita paz.

« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 12:37 by Oliveira Freire »
Registado
Oliveira Freire


  • Imprimir
Páginas: 1 2 3 [4]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Lei Divina ou Natural [Debate]

Iniciado por AlmaQueBuscaEsclareciment O Livro dos Espíritos

9 Respostas
8262 Visualizações
Última mensagem 30 de Setembro de 2012, 03:57
by Matheus Guisoni
O PASSE em debate

Iniciado por danieldemelo « 1 2 3 » Fluidoterapia

31 Respostas
18467 Visualizações
Última mensagem 15 de Abril de 2010, 16:22
by Mourarego
Debate - Vale a pena ver

Iniciado por rodrigo-sociedadeinvisivel.net Psicologia & Espiritismo

0 Respostas
1682 Visualizações
Última mensagem 02 de Junho de 2010, 19:57
by rodrigo-sociedadeinvisivel.net
Tema para debate: Almas Gêmeas e o meu livro sobre o assunto

Iniciado por Irm « 1 2 3 » Outros Temas

38 Respostas
9890 Visualizações
Última mensagem 07 de Novembro de 2010, 14:17
by Mourarego
Debate sobre o CUEE, a Escala Espírita, etc.

Iniciado por rwer « 1 2 3 4 » Outros Temas

50 Respostas
12066 Visualizações
Última mensagem 03 de Dezembro de 2010, 15:14
by Mourarego

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC