Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Toxicodependência »
  • Liberalização das Drogas na Visão Espirita

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 4 5 [6]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Liberalização das Drogas na Visão Espirita  (Lida 52434 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Liberalização das Drogas na Visão Espirita
« Responder #75 em: 09 de Novembro de 2012, 14:07 »
0Gostou?
Molina, vamos no calcanhar, ou seja "na lata".
Das duas uma:
ou o amigo só quer trazer confusão e discórdia;
ou  só faz estas afirmações que já cometeu,. por pura ignorância da doutrina.
Mas quem as lê com atenção sabe que desconhecer você não o faz, logo, se diz desconhecedor da doutrina para poder dar "uma de joão sem braço' e falar o que quiser.
Desde seu começo avalio com bastante atenção suas colocações.
Novamente insisto: siga as regras do Fórum, se não as conhece clique no link na página inicial do FE e conheça.
Abraços,
Moura

Registado

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Liberalização das Drogas na Visão Espirita
« Responder #76 em: 09 de Novembro de 2012, 22:06 »
0Gostou?
Desculpem o comentário longo , mas é que a complexidade do tema exige algumas considerações.

Citação de: d2molina em 08 de Novembro de 2012, 14:04
"Aposto que ninguém aqui defende a criminalização do álcool. O álcool quando usado com moderação, além de não fazer nenhum mal, tem até benefícios a saúde. Ao mesmo tempo é uma substância que pode causar dependência e quando em excesso causar diversos males ao organismo."

Eu defendo. Não exatamente a criminalização mas a abstinência.
O problema é justamente este: quantos conseguem usar o álcool com moderação? O que é moderação?
Muitos só descobrem que não sabem usar com moderação quando já é tarde e já se enveredaram pelo caminho do alcoolismo, infelizmente só se descobre ser alcoólatra depois do contato com o álcool e aí já é tarde demais.
Mesmo que o vinho, a cerveja façam bem ao coração, reduzam o colesterol, etc estou convencida de que os benefícios sociais e coletivos da abstinência alcoólica superam os benefícios individuais quanto á saúde.

Temos outras coisas que fazem bem ao coração e a sáude, além do vinho; existem outras coisas que combatem a diabetes e o colesterol além da cerveja.
Se alguém comprova que o vinho e a cerveja são imprescindíveis para a boa saúde até entenderia, mas da mesma forma que o vinho faz bem pra o coração, o mirtilllo, a uva, as amoras também fazem. e se a cerveja diminui o mau colesterol também possuem este poder as nozes, a linhaça, o azeite, a aveia e nenhum destes alimentos possuem  contra indicações á saúde( lógico estamos falando de doses normais, ninguém come 5 kg de aveia por dia).
Chá verde é um dos mais poderoso antoxidantes que existem e eu duvido que as pessoas tomem chá verde com a mesma frequência com que bebem.
Todo excesso em alimentação é prejudicial, porém quanto ao álcool o mínimo também é prejudicial.
A frase " a diferença entre  remédio e o veneno é a dose" é falha filosoficamente quando usada de forma genérica, porque o chumbo mesmo em pequenas doses é tóxico.

O equilíbrio , a moderação valem quando falamos de substâncias que não são nocivas em doses normais tendo como referência nós, humanos porque a toxidade varia de espécie para especie.
Existem substâncias que pelas suas próprias  naturezas ,mesmo em dose mínimas são prejudiciais ao homem. Em umas , este efeito é imediato( veneno de rato, por exemplo, se tomar uma pequena dose morre), outras o efeito é percebido dento de um prazo maior, o que não faz com que deixem de ser tóxicas.

Voltando as bebidas alcoólicas, o que faz bem não é o álcool, mas outras substâncias presentes na cerveja e no vinho, como o reverastrol por exemplo.
O álcool , na verdade, faz muito mal para a saúde.
Se a cerveja e o vinho  dão por um lado, tiram por outro.
O álcool deprime o sistema imunológico, tornando a pessoa que bebe   mais vulnerável a infecções, tumores, fungos,etc.
Segundo Deepak Chopra, um dos maiores endocrinologistas do mundo:

" Ninguém mais discute o fato de o alcoolismo ser uma doença. Entre os alcoólatras as taxas de mortalidade são muito maiores que a média (e ficam ainda maiores se eles  forem fumantes). As pessoas que bebem muito morrem três vezes mais cedo que as outras. Em geral a morte é causada por doenças do aparelho digestivo, suicídio, acidentes de automóvel  e má nutrição.
A destruição do músculo cardíaco, do tecido cerebral, do  fígado, pâncreas e estômago também é comum.
Mas quando a questão é o consumo ocasional de álcool, a sociedade e os médicos adotam uma postura diferente.  Alguns médicos chegam a sugerir que pequenas doses têm efeitos benéficos. Com isso querem dizer que um drinque — um copo de vinho, digamos — baixa temporariamente a pressão sanguínea e elimina inibições e preocupações.
 É interessante notar que, nas  pesquisas, quando perguntavam “O que considera consumo excessivo de álcool?”, as pessoas respondiam que “excessivo” era  qualquer dose acima do que elas próprias ingeriam.
Acredito que o álcool é uma toxina. Ele danifica os sentidos e  a coordenação motora. É um verdadeiro veneno para o coração, o  fígado e o cérebro, e seus efeitos não parecem ser reversíveis.
Todos os anos, 25 000 pessoas morrem em acidentes de carro por  causa do álcool. Nada tão nocivo, mesmo em pequenas  doses,  pode fazer parte da saúde perfeita; portanto, recomendo a completa abstinência de álcool
."
Conexão Saúde- Deepak Chopra

Parece um pouco radical diante de nossa realidade, mas estou plenamente convencida de que o mundo seria um lugar bem melhor se o ser humano não tivesse o hábito da beber álcool. Milhares de acidentes, brigas, agressões,  assassinatos são provocados sob influência do álcool pois ele afrouxa a moral e libera os instintos.
O álcool não dá ao homem nada que ele não tenha é verdade ,mas justamente por isso, por sermos ainda  espíritos imaturos que mal dominam suas emoções é que deveria ser evitado.
E as estatísticas não mentem o álcool costuma ser o pano de fundo de muitas tragédias.
Eventualmente tomo uma ,duas taça de vinho, uma vez no mês, mas se falasse que bebo vinho pensando na minha saúde estaria mentindo.
Se hoje acabassem todas as bebidas alcoólicas do mundo ficaria muito feliz e  abriria mão deste prazer(apego) com muita tranquilidade pois prefiro viver em um mundo melhor do que tomar uma taça de vinho.

Citação de: d2molina em 08 de Novembro de 2012, 14:04
Penso que a maconha da mesma forma se usada com moderação, ou se usada para fins medicinais não causa nenhum mal e pode até trazer benefícios. Mas se usada em excesso pode ser prejudicial, assim como o álcool.
As coisas não são tão simples assim. Estudos mostram uma forte relação entre esquizofrenia e paranóia e maconha. Os riscos de fumar maconha têm sido subestimados.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120606_maconha_riscos_rp.shtml
Existe ainda muita discussão se o alcatrão da maconha estaria relacionado a câncer( boca, pulmão, esôfago).
 As pesquisas  ainda não são conclusivas porque existem resultados que mostram que existe esta relação e outros que contestam. A questão ainda está sob análise, por isso mesmo se recomenda a prudência.
Também existe questionamento se a fumaça liberada faz mal porque toda queima gera resíduos e estes resíduos são absorvidos pelo organismo, mas a questão ainda está em estudo.

"A fumaça de cânhamo índico ou maconha contém sete vezes mais alcatrão e monóxido de carbono que a do cigarro comum, segundo as análises de uma revista francesa de consumidores que calcula que "três cigarros de haxixe ou cannabis equivalem a um pacote de tabaco".
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI936540-EI298,00.html
O problema não é maconha mas o ato de fumá-la.

"Por exemplo, até algum tempo atrás a maconha era considerada relativamente segura, mas hoje se sabe que ela afeta  o sistema imunológico. O principal componente ativo da maconha  (THC) é encontrado em altas concentrações no baço.
O baço é um importante produtor de linfócitos-T, anticorpos fundamentais no combate ao câncer e outras infecções. Os linfócitos-T dos usuários de maconha não lutam tão bem contra as doenças. Eles não  apenas aparecem em menor quantidade como se dividem  muito mais devagar quando confrontados com o inimigo, ou seja, uma infecção.
"
Deepak Chopra- Conexão Saúde

Existem outros tópicos fando sobre maconha aqui no fórum:
http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/maconha-na-visao-espirita/msg276325/#msg276325
http://www.forumespirita.net/fe/off-topic/por-que-deus-permite-o-uso-de-drogas/msg289902/#msg289902

Minha posição: acho uma tremenda hipocrisia o tratamento desigual que é dado á maconha em relação ao álcool.
Socialmente o álcool é muio mais nocivo do que a maconha.
Mas também não acho que isso se resolve com a descriminalização da maconha, dois errados não fazem o certo.
Ceio que ambos os  costumes, beber álcool e fumar maconha, não deveriam fazer parte de nossos hábitos.
Pode parecer radical ,mas diante de tudo o que li e observei esta foi a conclusão que cheguei.
Sei que o que digo não é muito popular, somos o pais do churrasco, da cerveja, dos botecos e a opinião que agrada é normalmente aquela que justifica nossos costumes.
De qualquer forma, creio que ainda irá demorar bastante para o álcool ser abolido como costume, enquanto isso os que fazem seu uso que o façam com moderação apesar de não se saber objetivamente o que é beber moderadamente.
A linha que separa a moderação do abuso é muio tênue e creio que boa parte das pessoas não tem condições de saber onde ela termina e tenho motivos para pensar assim:
Quem não se lembra das festas de casamento? :D
paz e luz!

« Última modificação: 10 de Novembro de 2012, 01:30 by Susana FE »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Ana simões

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 3
  • Participação: 1
  • Ana simões has no influence.
  • Relevância: 0
  • Cidade: chaves
  • País: portugal
Re: Liberalização das Drogas na Visão Espirita
« Responder #77 em: 28 de Abril de 2013, 20:05 »
0Gostou?
Adorei o post um grande bem haja a todos q se esforçam para fazer deste fórum um dos melhores  da internet. Está de parabéns pelo conteúdo do seu post  Vitor....bjks .



Registado

Offline wender100%espirita

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 839
  • Participação: 88
  • wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!wender100%espirita is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +173
  • Cidade: uberaba MG
  • País: Brasil
Re: Liberalização das Drogas na Visão Espirita
« Responder #78 em: 05 de Setembro de 2013, 21:38 »
0Gostou?
Citação de: Mourarego em 12 de Fevereiro de 2011, 15:27
Amigos,
toda idéia tendente a liberação de qualquer droga deve ser objeto do nosso mais encarnecido objetar.
Espíritas ou não, somos pais, mães avós e amigos de outrem.
Por amor a estes devemos nos colocar em franca negativa a este tipo de idéia.
Falo isso com relação a drogas em moda como o Santo Daime, é droga? sim, então nem mesmo como ritualística deva ser utilizado pois a lei vê não sob qualquer roupagem mas sim apenas sob a roupagem do que prescreve a lei.
No caso, nem mesmo a lei natural é observada.
ao se liberar uma abre-se precedente para a liberação das outras.
abraços,
Moura
perfeito o seu raciocinio moura  assino em baixo ! paz e luz

Registado
sou apenas um aprendiz!


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 4 5 [6]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Depressão - Uma visão Espirita

Iniciado por Det's me!... Fluidoterapia

2 Respostas
11414 Visualizações
Última mensagem 21 de Fevereiro de 2009, 04:08
by zarthur
VISÃO ESPÍRITA DO PECADO

Iniciado por *Leni* A Génese

0 Respostas
3632 Visualizações
Última mensagem 28 de Fevereiro de 2009, 05:02
by *Leni*
Visão Espírita das Drogas - Slides

Iniciado por Marianna « 1 2 3 4 » Toxicodependência

54 Respostas
13315 Visualizações
Última mensagem 28 de Outubro de 2015, 20:20
by Marianna
Liberalização das Drogas Visão Espirita

Iniciado por Victor Passos « 1 2 » Outros Temas

27 Respostas
9242 Visualizações
Última mensagem 23 de Outubro de 2010, 12:48
by azevedok
O mundo das drogas na visão espírita

Iniciado por dOM JORGE Toxicodependência

10 Respostas
12146 Visualizações
Última mensagem 10 de Dezembro de 2018, 17:21
by dOM JORGE

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC