Forum Espirita

CONVÍVIO => Como usar este Fórum => Sugestões => Tópico iniciado por: Forum Espirita em 17 de Julho de 2008, 21:33

Título: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Forum Espirita em 17 de Julho de 2008, 21:33
Caros membros,

No sentido de tentar corresponder às necessidades desta Comunidade, gostaríamos de saber o que pensam que deve ser ajustado.


Considerando que:
-os membros devem ter autonomia
-desejamos fomentar uma Comunidade auto-suficiente
-tem interesse valorizar de alguma maneira (como?) quem mais participa ou tem as intervenções mais assertivas
-continuar a fomentar bom ambiente e participações de qualidade
-tentar corresponder ao crescimento exponencial que se tem observado em todos os indicadores estatísticos, e por isso é natural que a afluência de participações diárias não diminua


Neste âmbito queremos partilhar já algumas ideias relacionadas:
-Criar uma sala de relaxamento: a incluir a actual música, vídeos, chat, acrescentar a possibilidade de jogar xadrez entre membros com pontuações, outras ideias que achem relevantes
-A avaliação centrar-se nas mensagens ou tópicos e não nos membros. Por exemplo os membros podem clicar numa opção "gostei" ou "não gostei" na mensagem e por baixo dessa mensagem fica visível "14 membros gostaram e 5 não gostaram". Estatísticas sobre isto: mensagens com mais votações, membros com mensagens com mais votações; membros que mais votam.
-Ainda assim tem interesse manter o actual sistema de “gostei” e “não gostei” no perfil do membro?
-Quem cria um novo tópico pode escolher a resposta que mais lhe satisfez, ficado essa assinalada e pode trancar o tópico quando achar que foi esgotada a discussão ou está já satisfeito com as respostas. Tem a desvantagem de não poder ser complementado por outro membro no futuro.
-E/ou o membro que lança um tópico fica com permissões para o moderar.
-Um menu para mostrar todas as imagens/vídeos/docs/pdfs/mp3 de todas as mensagens do fórum. E por isso talvez fosse de remover a actual secção de imagens, que é muito pouco utilizada já que é mais simples anexar a imagem a uma mensagem.
-Existem muitas participações com vídeos do Youtube. Talvez tenha interesse criar um sistema onde sejam fácil colocar esses vídeos por categorias, assim todos podem depositar lá o URL do vídeo e ficar já organizado. A incluir por exemplo na tal sala de Relaxamento (ou outro nome que achem bem)
-Criar secções específicas para estudo e fomentar este formato de participações, já que o resultado tem sido muito positivo
-Produzir instruções escritas+imagens e/ou um vídeo de fácil compreensão que explique como utilizar todas as funcionalidades do fórum (voluntários?)


Aguardamos as vossas opiniões!
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Amigo em 17 de Julho de 2008, 22:24
Num todo tá bom,só faria um breve comentário no não gostei e gostei isso pode criar um certo desconforto entre os participante,inflamar uma certa " Auto-estima exagerbada" opinião pessoal, a outra questão é na questão de jogos não acharia bacana não,respeitando a opinião dos demais,mas como não temos certos controle de quem entra no fórum, um participante que seja jogador compulsivo, poderia ressucitar sua flama e fazer de seu convivio social em seu dia-a-dia,um campo de tormentos incalculável pra si próprio e sua familia, no Brasil e acredito que deve haver tambem em Portugal Associações ligadas aos chamados jogadores compulsivos que tem sua origem baseados aos grupos de A.A .postarei o link deles pra servirem de base:

http://www.jogadoresanonimos.org/

No todo está muito legal

Abraços

Beto
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Diegas em 18 de Julho de 2008, 07:00
Há pouco que participo deste forum, nem sei se posso me considerar 'membro' com voz para ser ouvida ou letra para ser lida. Mesmo assim, dou a minha opinião que apesar de apreciar e gostar de jogar xadrez não considero muito saudável essa idéia de associá-lo a um site espírita, o qual visa à divulgação e discussão da Doutrina Espírita, como de acolher aqueles que porventura apareçam necessitados de um aconselhamento e amizade. Talvez haja outra maneira de proporcionar a integração do grupo sem apelar para a jogatina.

Com relação ao 'gostei' e 'não gostei', talvez fosse interessante saber por que fulano ou sicrano clicou no 'não gostei', de modo que ele ao fazer essa opção justificasse o seu apontamento. É uma forma de não agir às escondidas. Isso traria a pessoa para o ambiente do tópico, estimulando que o mesmo participe da discussão. Eu, por exemplo, levei dois 'não gostei' e gostaria de saber de quem e por que os fez (andar nas sombras a pichar o muro dos outros é para salteadores e batedores, não corresponde à transparência que deveria existir entre os foristas). Toda crítica construtiva deve ser apreciada.

Quanto ao próprio forista que abriu o tópico vir a moderá-lo é outra insensatez, visto que o assunto não serve somente a ele, mas a todos participantes. Abro um tópico e deparo com pessoas que não combinam com minhas idéias e opiniões, então o recurso que me valho é o de 'trancá-lo' - levo a bola pra casa e deixo os demais a chupar dedos ? Isso para mim é arbitrariedade, falta de discernimento. Se ocorrer isso num tópico em que estiver participando, desde já expresso o meu sentimento de repúdio.

No mais é só elogiar a toda equipe pelo excelente trabalho.


Abç
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Gigii em 18 de Julho de 2008, 10:25
Sobre o Gostei ou não gostei, penso ser uma boa oportunidade de acabar com ele. Penso que tudo deve ser justificado. Colocar gostei ou não sem mais, não me parece de grande utilidade para o forum. Trata-se de um debate de ideias onde cada um coloca o seu pensamento ou visão sobre o que se está debatendo e ninguém é obrigado a gostar ou deixar de gostar daquilo que o outro afirma, mas, para um convivio saudável dos membros, é bom que se justifique a razão porque se concorda ou não. 


Já tinha manifestado a minha opinião nesse sentido...em absoluta concordancia.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: FENet em 18 de Julho de 2008, 11:01
Olá amigos!

Em relação à secção Relaxe/Lúdica será algo educativo, cultural, relaxante e que fomente o convívio (nada tem a ver com jogos de vício). Um jogo interessante seria do género de Trivial Pursuit mas com perguntas espíritas - mas para isto é necessário uma equipa para criar perguntas e respostas. Perguntas já temos do LE, mas alternativas de respostas?

Em relação às avaliações penso ser interessante haver alguma forma de o fazer quantitativamente, pois a pessoa enviar comentário e saber quem foi isso sempre existiu - basta responder à mensagem. Isto permite ter uma panorâmica geral, neste mar de mensagens, dos tópicos ou mensagens mais interessantes.

Alguns bons exemplos nesta área é o Yahoo Answers e Linkedin Answers:
http://answers.yahoo.com/
http://www.linkedin.com/answers?trk=hb_ft_answers
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Jorge em 18 de Julho de 2008, 11:54
... Já nos basta, muitas vezes, a superficialidade que alguns membros colocam no seu debate. 

Olá amigos,

Já agora acrescentem no fórum uma secção para superficiais !  :D

Estou a brincar ...  ;)

Abraços fraternos.
Jorge
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Erick em 18 de Julho de 2008, 12:07
Gosto muito do modo como é esse fórum, o esquema da evolução pelos mundos, o "gostei", "não gostei"...essas coisas são muito legais.

Em relação à xadrez, não sei muito o que dizer, pois eu adoro jogar xadrez, então para mim seria legal, mas tem que ver o que a maioria acha.

Abraços
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Ribeiro em 18 de Julho de 2008, 13:10
Citar
Em relação ao xadrez, não sei muito o que dizer, pois eu adoro jogar xadrez, então para mim seria legal, mas tem que ver o que a maioria acha.
Que bom seria poder jogar xadrez com vocês. E logo eu que adoro xadrez! Aliás já fui jogador federado (grupo de xadrez do Porto) e até já consegui empatar com o actual campeão nacional (Luis Galego) se bem que fosse numa simultãnea. Mesmo assim fui o único a não perder.  ;D
Por isso venha daí o xadrez com seus bispos e cavalos.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Ann@ em 18 de Julho de 2008, 14:00

Olá amigos,


eu pessoalmente gosto muito do forum do jeito que está, mas melhorar e crescer é sempre bom!

Sobre o 'gostei/não gostei', isso não me incomoda como já comentei em outro post, mas concordo com alguns amigos quando dizem que a justificativa deveria existir. Eu geralmente uso essa opção em post com vídeos, pps ou mesmo poesias... nunca usei o 'não gostei', pois ao discordar de uma opinião prefiro falar, pois a minha não concordância pode estar equivocada e, num ato de certa forma escondido (não justificado), posso perder a oportunidade de esclarecer dúvidas que possuo.

Sobre a moderação, penso que deve continuar como está ou então (pensando na sobrecarga de alguns) nomear mais algumas pessoas, desde que a equipe principal do forum as aceite, para auxílio na moderação... talvez um moderador para cada sala... não sei é apenas uma sugestão a ser melhorada. Creio que o moderador deve entender cada intervenção como possibilidade de estudo e crescimento, mesmo que a intervenção seja contrária ao que ele (moderador) acredite, essa imparcialidade é fundamental para o debate sadio, pois senão, como disse o Atlante, o debate pode ser pervertido.

Acho a idéia de centralizar os videos muito boa. Percebo que existem postagens repetidas, não sei se isso prejudica de alguma forma o andamento do forum (como capacidade de armazenagem por exemplo), mas de qualquer forma acho a idéia boa. Sobre a sala de relaxamento também. Quanto aos jogos, concordo que seria 'misturar estações'... acho melhor ficarmos com o espiritismo ;)

Abçs
Ana
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: zeni em 18 de Julho de 2008, 14:24
Olá! a todos.

Esse fórum, e simplesmente maravilhoso, com as coisas que tem, mas inovar é sempre  bom é questão de evolução, e aqui posso dizer que é positivo, quanto a uma sala de relaxamento então nem se fala, mas quanto a jogo para mim fica de lado, por mais que venha ter, eu não participarei, pois acredito que a doutrina espírita visa para mim, a minha reforma, para que eu possa me desvencilhar de todas as  coisas que não fazem bem ao meu espírito e a minha evolução, jogo para mim é sinonimo de vício, está é minha opinião particular, respeito o que for melhor ao fórum, independente de minha opinão.

Beijos e fiquem em paz.

Zenilda.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Alexsandro em 18 de Julho de 2008, 17:16
Achei super interessante a idéia do jogo de xadrez...

Li varios comentários contrarios e vou expor uma abordagem diferente e favoravel.

Se vc realizar o passe com intuito de fazer o bem ao próximo? Já se for usado com intuito de fazer o mal?

Tudo na vida tem aspectos positivos e negativos, xadrez  é um jogo que estimula o raciocinio e muda a maneira de pensar do individuo.
Alguns exemplos de beneficios!

Disciplina
Autocontrole
Raciocinio matemático
Paciencia
Tanquilidade
Pensar antes de agir
Bom senso
Até mesmo a leia de ação e reação se faz presente..

Caro que se vc quiser fazer uso de outros jogos que estimulem a pessoa a mentir,roubar,enganar,fumar,beber etc... seria um contracenso ao que todo pregam aqui.
Somos Humanos e espiritas se fugir do que existe no plano material fosse o caminho correto os monges que vivem em isolamento fugindo da vida em sociedade seriam os mais corretos no mundo o que todos sabemos ser um equivoco.
Não quero tecer criticas a comentários anteriores nem ser um defensor de jogos, minha intenção é expor fatos pra que sejam analisados pelo crivo da razão  e com isso´possam aproveitados ou descartados de acordo com o valor que apresentarem.

Sou iniciante e ainda estou apreendendo a postar aqui no forum, peço desculpas por eventuais erros que venha a cometer.

Abraços
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Ribeiro em 18 de Julho de 2008, 17:59
Citar
...mas quanto a jogo para mim fica de lado, por mais que venha ter, eu não participarei, pois acredito que a doutrina espírita visa para mim, a minha reforma, para que eu possa me desvencilhar de todas as  coisas que não fazem bem ao meu espírito e a minha evolução, jogo para mim é sinonimo de vício...
- Zeni
Amiga Zeni, você está sendo demasiado extremista. Se é nossa obrigação cuidar da nossa reforma, isso não quer dizer que nos tempos livres não nos possamos ocupar com algum tipo de jogo. Jogar cartas com os amigos, ou dominó, ou damas, ou xadrez, ou o  que quer que seja não faz mal nenhum. Já o mesmo não se pode dizer quando o jogo deixa de ser um passatempo e passa a ser um vicio. Então quando se começa a jogar a dinheiro nem se fala...
Como em tudo na vida, a virtude está na moderação e o mal no exagero. Ao contrário de que você diz, jogo não é sinónimo de vicio.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Peregrino em 19 de Julho de 2008, 16:29

-Quem cria um novo tópico pode escolher a resposta que mais lhe satisfez, ficado essa assinalada e pode trancar o tópico quando achar que foi esgotada a discussão ou está já satisfeito com as respostas. Tem a desvantagem de não poder ser complementado por outro membro no futuro.
-E/ou o membro que lança um tópico fica com permissões para o moderar.


Bom, não me parece boa ideia, esta sugestão, pois "moderar" requer imparcialidade, e aquele que inicia um tópico vai querer afzer prevalecer a sua opinião, certo?  sabemos também, por experiência, que nem todos têm perfil para moderar.

Por isso, não me parece que deva poder apagar respostas que não lhe convêm, nem trancar tópicos, pois todos têm direito a se expressar sobre qualquer tema, e quem garante que a resposta mais elucidativa não virá bem mais tarde? Um mebro novo assim será impossibilitado de participar em tópico antigo, apesar de ele poder ter muitos argumentos interessantes para o tema.

Aliás isso é uma das minhas criticas ao estudo do livro dos espíritos, ne, emtendo a utilidade de trancar esses tópicos. Pode alguém ter lido novos livros ou pensar em novos argumentos mais tarde, e já está impossibilitado de enriquecer o estudo do Livro dos Espíritos.

Quanto a haver moderadores por temas, penso que o que fez falhar essa tentativa anterior foi não se perceber a função de moderador: se alguém gosta de certos temas, vai querer escrever nessas áreas. Como então ser participante superactivo dessa área e ao mesto tempo ter o afastamento necessário e a isenção necessária para a moderar essa mesma área? Muitas vezes, o que a conteceu foi que em vez de moderar, o moderador apenas usava essa sua função para levar avante as suas próprias posições que sustentava nas postagens que ali deixava sobre o tema. Ou seja, na área em que modera, não deveria participar. Complicado implementar isso, bem o sei.. Até porque há pouca gente disponível a tempo inteiro.

Mas daí a ser cada um a moderar seu tópico, ou na verdade, defender "a menina de seus olhos", acho que seria um erro...

Mas, tirando este ponto, acho esta iniciativa útil, venham muitas e boas sugestões.

Um abraço.

Pg
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: zeni em 19 de Julho de 2008, 19:19
Olá! a todos os amigos.


Amigo Carlos Ribeiro, devo convir que fui um tanto exagerada, mas devo dizer que usei de sinceridade, foi oque pensei no momento, porque a espiritualidade para mim funciona como um impulso sempre para o perfeito, me encantei por este fórum desde a primeira vez que o consultei pois já participei de outros, mas que não tocaram  meu coração, mas neste sim por tudo aqui ser perfeito, sempre com debates para o nosso crescimento espiritual, e o respeito de cada um, e várias outras atividades, mas deixo claro que a maioria sempre vence, então porque não aguardar-mos o resultado, e também fui clara que é minha opinião, independente ao dos outros, pois devemos ter liberdade de expressão.

Fique em paz.

Abraços Zenilda.

Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Ribeiro em 20 de Julho de 2008, 13:52
Uma sugestão:
que tal se todas as pessoas que se registam neste fórum fossem obrigadas a participar  nele pelo menos uma vez de três em três meses? Caso não o fizessem seriam excluídas e depois para voltarem teriam de pedir permissão ao responsável pelo fórum. Digo isto porque noto que infelizmente muita gente se regista e acaba por nunca participar, o que não faz lá muito sentido. É apenas uma sugestão que deixo ao vosso critério.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: FENet em 20 de Julho de 2008, 13:54
Faz sentido essa ideia, ou automaticamente criar uma mensagem de apresentação. Mas a desvantagem é que o membro pode só querer ver sem participar, o que também é legítimo.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Ribeiro em 20 de Julho de 2008, 13:59
Citar
Amigo Carlos Ribeiro, devo convir que fui um tanto exagerada...
-Zeni
Sem duvida que foi. Eu nos meus tempos livres gosto imenso de me distrair com jogos de tabuleiro, de computador, etc, e nem por isso me considero um viciado em jogos. Também ocupo meu tempo livre com leituras edificantes, vendo televisão, ouvindo musica, indo ao cinema, convivendo com minha familia, etc.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Ribeiro em 20 de Julho de 2008, 14:02
Citar
Mas a desvantagem é que o membro pode só querer ver sem participar, o que também é legítimo.
Sim, mas neste caso não precisa de estar registado. Se é só para ver não é necessário fazer o registo.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: FENet em 20 de Julho de 2008, 14:04
Pois, também é verdade. Bem visto!
Uma boa sugestão para reflectirmos então.
Talvez criar o tal período de inactividade máximo. Por outro lado não vejo inconveniente em ficar com um registo mesmo que não participe.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Ribeiro em 20 de Julho de 2008, 14:14
Citar
Por outro lado não vejo inconveniente em ficar com um registo mesmo que não participe
Não há de facto inconveniente, mas a ideia era "obrigar" certas pessoas a serem mais participativas, ao invés de apenas lerem o que os outros escrevem. Foi uma ideia que me ocorreu, não sei se boa ou má ideia. Por isso mesmo, deixo ao critério dos outros participantes.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Ribeiro em 20 de Julho de 2008, 14:25
E que tal quando as pessoas se registam terem obrigatoriamente de responder a um pequeno formulário onde se pede certos dados da pessoa, tais como: primeiro e ultimo nome, idade, estado civil, se tem filhos (quantos?), cidade onde reside, se é espírita ou não e há quanto tempo, centro espírita que frequenta, como conheceu o fórum, habilitações literárias, profissão, etc.? Esses dados estariam depois visiveis no perfil da pessoa que assim ficaria muito mais completo.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: zeni em 20 de Julho de 2008, 14:39
Olá! Carlos Ribeiro.

Querido amigo, entendi sua posição o qual sentiu-se chamado de viciado, não só você como talvez outros do fórum, peço desculpas não foi minha intenção, não soube me expressar, devo confessar que também gosto muito de jogar sinuca, ma não sou viciada quando jogo é na brincadeira, quando mencionaram jogo no fórum agi com discordância momentânea por ser um fórum espírita, mas como falou não tem nada haver, mas eu em particular não gosto de jogo de xadrez, o que não vai mudar em nada pois é um fator pessoal, mas quanto aos amigos estejam a vontade me desculpem é por aí mesmo, devemos sempre colocar em questão quando alguma coisa não for bem interpretada e bem clara.

Fique em paz.

Abraços Zenilda.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Peregrino em 20 de Julho de 2008, 19:45
Uma sugestão:
que tal se todas as pessoas que se registam neste fórum fossem obrigadas a participar  nele pelo menos uma vez de três em três meses? Caso não o fizessem seriam excluídas e depois para voltarem teriam de pedir permissão ao responsável pelo fórum. Digo isto porque noto que infelizmente muita gente se regista e acaba por nunca participar, o que não faz lá muito sentido. É apenas uma sugestão que deixo ao vosso critério.

Desculpem, tb agora essa sugestão foi um tanto radical. Estamos num Forum, é certo, mas cada um fala e participa a seu ritmo. Com certeza que muitos dos que participam agora, ficaram muito tempo só lendo e aprendendo (ou não...)


Citar
Mas a desvantagem é que o membro pode só querer ver sem participar, o que também é legítimo.

Sim, mas neste caso não precisa de estar registado. Se é só para ver não é necessário fazer o registo.

Não é exacto: há muitas funções que só são permitidas se estivermos logados (não apenas registados se quer...): por exemplo: se quiser ver mais postagens de um membro, se gostamos do que ele escreve e queremios encontrar mais postagens dele, isso só é possível se estivermos registados e logados. E assim tb outras funções úteis.

Citar
Por outro lado não vejo inconveniente em ficar com um registo mesmo que não participe

Não há de facto inconveniente, mas a ideia era "obrigar" certas pessoas a serem mais participativas, ao invés de apenas lerem o que os outros escrevem. Foi uma ideia que me ocorreu, não sei se boa ou má ideia. Por isso mesmo, deixo ao critério dos outros participantes.

Não estamos aqui para obrigar ninguém. Estamos aqui para divulgar o espiritismo através do dialogo. Há quem queira dialogar, há quiem queira participar, há quem queira apenas inteirar-se fo que seja Espíritismo, lendo num primeiro tempo.

Não concordo minimamente com essa sugestão.

E que tal quando as pessoas se registam terem obrigatoriamente de responder a um pequeno formulário onde se pede certos dados da pessoa, tais como: primeiro e ultimo nome, idade, estado civil, se tem filhos (quantos?), cidade onde reside, se é espírita ou não e há quanto tempo, centro espírita que frequenta, como conheceu o fórum, habilitações literárias, profissão, etc.? Esses dados estariam depois visiveis no perfil da pessoa que assim ficaria muito mais completo.

Isso é totalmente invasivo da privacidade alheia, não concordo que se imponha tal coisa no Forum. Quem quiser se apresentar e falar de si, pode fazê-lo, pois sabemos da vertente "relacionamento", mas há quem queira apenas estudar espiritismo: vamos dizer-lhes que ou nos contam sua vida, ou não são bem-vindos aqui? Não concordo com isso.
Por favor, desistam dessas ideias, até pq o que vai acontecer é que as pessoas vão dar dados falsos só para vos fazer a vontade de lhes cuscar a vida pessoal.

Sugestões razoáveis, por favor...

Pg
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Gigii em 20 de Julho de 2008, 20:40
Olá David...escreveste exactamente aquilo que eu pensei... ;)

O forum está excelente...para quê mudar o que funciona tão bem?

Discordo absolutamente que se exclua um companheiro, seja lá porque razão for.

Têm sido os abraços fraternos que recebem aqui a todos com carinho, mesmo de opiniões e ideias divergentes, que tem transformado este local cibernético tão calmo e aprazível.

Mas compreendo o que o Carlos pretendia sugerir relativamente a aumentar a participação, no entanto aqui é como na vida: há os que são desinibidos e gostam de se expressar e outros que preferem estudar e escutar os outros. Uma coisa é certa, todos estão a aprender...
Excluir aqueles que não participam por timidez seria a forma de afastá-los de vez de oportunidades que poderão não ter noutro local.
No centro espírita encontramos os que ao fim de poucos meses já gostam de colaborar activamente e outros que assistem anos a palestras e nem lhes conhecemos o nome. Há que respeitar.

O importante é que estamos aqui...para amar a todos.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Ribeiro em 20 de Julho de 2008, 20:40
Amigo Peregrino: foi a SUA opinião. Vamos esperar que outros participantes se manifestem sobre o assunto, ok? A sua opinião não passa de uma opinião pessoal. Se a minha sugestão foi ao não razoável, isso não sei. Mas pelo menos dei umas ideias (já é alguma coisa). Se essas ideias vão ser aceites ou não, isso é uma outra história. E que tal o meu amigo dar as suas sugestões "razoáveis"? Fico a aguardar.  ;)
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: FENet em 20 de Julho de 2008, 20:54
O importante é trocarmos ideias. Por vezes o que parece uma ideia fantástica não o é, e outras vezes as ideias mais esquisitas acabam por ser muito boas. Por isso existe este tópico. Também acho que o FE está bem como está, mas se tivermos um conjunto de ideias guardadas e discutidas, pode ser mais fácil que ele se adapte a um maior fluxo de membros e participações - o que pode acontecer rapidamente. As ideias devem estar mais ligadas com isto mesmo, as restantes apesar de ficarem registadas não são prioritárias.

Em relação a apagar membros, penso que a ideia tinha a ver com contas inactivas. Normalmente é uma medida de manutenção que se aplica com objectivo de ter uma lista de membros actualizada. Reparem que se um membro não fez log-in nos últimos 3, 6 ou 12 meses provavelmente é mesmo inactivo. Mas isso não me preocupa muito para já.

Em relação a ter outros campos facultativos no perfil, só preenche quem desejar. Apesar de ser uma ideia interessante, penso não ser prioritária.
Para organizar convívios regionais, tem interesse saber quais os membros de um determinado distrito para se organizarem nesse sentido. Ou saber que membros frequentam o mesmo Centro que eu, etc

Penso que uma avaliação quantitativa a tópicos ou mensagens pode trazer resultados interessantes. Outra ideia é poder obter uma listagem, de uma forma simples, de mensagens a que ninguém respondeu.

Imaginem que temos 200 mensagens por dia, ninguém as vai ler todas. Então como é que sabemos aquilo que interessa ou que devemos ler? Quais são as respostas e tópicos mais interessantes? E os mais polémicos? Quais os membros mais assertivos?...
Penso ser este o principal desafio.

Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Anton Kiudero em 23 de Julho de 2008, 22:25
Estou por aqui há pouco tempo e verifico que este é um forum diferente. O visual é diferenciado e as ferramentas são excelentes. Nada do que se encontra em foruns padronizados.

Mas o mais importante é o ambiente de alto nivel. Jamais presenciei alguma discussão que desandasse para um desentendimento. Tudo se resolve racionalmente, mesmo as ideias mais antagonicas.

Não me parece de bom alvitre alterar algo ou incluir algo. Para distrair, os foristas dispõe de um sem número de outros sites apropriados a jogos e batepapos, não é necessário misturar as coisas por aqui.

Apenas para registro, gostaria de salientar que quando visito o quadro Auto-Conhecimento encontro de 20 a 50 visitantes e nenhum membro. Isto nos mostra como é importante postar e manter temas saudáveis que elevem o pensamento e o sentimento neste quadro. Há muitas pessoas que nos visitam a procura de algo que nem mesmo sabem definir e não seria caridoso pedir-lhes que escrevam algo. Com esta atitude simplesmente os afastariamos.

Tenho algumas pequenas sugestões de ordem técnica que passo a detalhar:

1 - O campo MENSAGENS RECENTES é excelente, alias é minha porta de entrada aos temas. Acontece que comporta apenas 15 linhas ou postagens o que devia ser suficiente até algum tempo atras.... Sugestão: Incluir uma barra de rolagem neste campo, permitindo que por exemplo, todas as postagens das últimas 12 ou mesmo 24 horas possam ser acessadas.

2 - Incluir no campo ÚLTIMA MENSAGEM, o total de mensagens em cada quadro, postadas no dia. Isto auxilia a navegabilidade, permitindo visualizar rapidamente quais as areas mais quentes no dia.

3 - Incluir no campo ESTATÍSTICAS, o total de mensagens diarias.

Que a Paz fique com todos,
Anton
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Gigii em 24 de Julho de 2008, 12:36
Achei optimas Anton as suas sugestões, então esta

Citar
1 - O campo MENSAGENS RECENTES é excelente, alias é minha porta de entrada aos temas. Acontece que comporta apenas 15 linhas ou postagens o que devia ser suficiente até algum tempo atras.... Sugestão: Incluir uma barra de rolagem neste campo, permitindo que por exemplo, todas as postagens das últimas 12 ou mesmo 24 horas possam ser acessadas.

é excelente...pois era algo que me ajudaria a mim também.

Será que dá Vasco? Espero que sim  ;)

Beijinhos
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Erick em 24 de Julho de 2008, 13:25
Estou por aqui há pouco tempo e verifico que este é um forum diferente. O visual é diferenciado e as ferramentas são excelentes. Nada do que se encontra em foruns padronizados.

Mas o mais importante é o ambiente de alto nivel. Jamais presenciei alguma discussão que desandasse para um desentendimento. Tudo se resolve racionalmente, mesmo as ideias mais antagonicas.

Não me parece de bom alvitre alterar algo ou incluir algo. Para distrair, os foristas dispõe de um sem número de outros sites apropriados a jogos e batepapos, não é necessário misturar as coisas por aqui.

Apenas para registro, gostaria de salientar que quando visito o quadro Auto-Conhecimento encontro de 20 a 50 visitantes e nenhum membro. Isto nos mostra como é importante postar e manter temas saudáveis que elevem o pensamento e o sentimento neste quadro. Há muitas pessoas que nos visitam a procura de algo que nem mesmo sabem definir e não seria caridoso pedir-lhes que escrevam algo. Com esta atitude simplesmente os afastariamos.

Tenho algumas pequenas sugestões de ordem técnica que passo a detalhar:

1 - O campo MENSAGENS RECENTES é excelente, alias é minha porta de entrada aos temas. Acontece que comporta apenas 15 linhas ou postagens o que devia ser suficiente até algum tempo atras.... Sugestão: Incluir uma barra de rolagem neste campo, permitindo que por exemplo, todas as postagens das últimas 12 ou mesmo 24 horas possam ser acessadas.

2 - Incluir no campo ÚLTIMA MENSAGEM, o total de mensagens em cada quadro, postadas no dia. Isto auxilia a navegabilidade, permitindo visualizar rapidamente quais as areas mais quentes no dia.

3 - Incluir no campo ESTATÍSTICAS, o total de mensagens diarias.

Que a Paz fique com todos,
Anton

Olá anton, tudo bem?

Penso igual você...muito bom mesmo esse fórum, é diferente, mas com ótimas ferramentas.

Só acho que o movimento é um pouco baixo, mais pessoas podiam acessar e participar, pois, nesse Universo Espírita existem milhares de assuntos à serem abordados e questionados, questionados, questionados.....

Abraços
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Ivi em 01 de Agosto de 2008, 21:02
Paz para todos !

O tópico 'veio a calhar'. Permitam-me expressar:

1. O fórum de uma maneira geral para mim está em 99% de perfeição. Só não gosto (opinião muito pessoal) quando um tópico é aberto com 'caixa alta', ou seja, letras maiúsculas em sua totalidade do título - por exemplo 'O QUE TEM DO OUTRO LADO DA LUA?'. Isso na linguagem da internet significa irritação, grito, xingamento enfim. Mas sei perfeitamente que não é esse o sentimento de quem utiliza esse expediente por isso não afeta em nada; apenas visualmente, para mim, se torna 'muito carregado'. - 'O que tem do outro lado da Lua', fica mais 'clean'.

2. O 'gostei', 'não gostei' também já expressei minha opinião sobre ele. Não afeta minha participação, mas também não vejo muita pro-atividade neste recurso.

3. A sugestão do Carlos de 'um perfil do forista': parece incrível, mas um dia desses estava pensando exatamente nisso. Criar um 'formulário' com muitas perguntas acerca de cada membro, perguntas não muito pessoais evidente; mas para que soubéssemos o básico de cada membro (quer no campo espírita, quer no campo pessoal). Acho a idéia excelente. Se quiserem posso montar um 'draft' sobre isso . . .

4. Vejo também muitas pessoas em 'apresentação' que não se manifestam com uma frequência esperada, nesse caso não saberia qual caminho tomar.

5. 'Obrigar' um membro a cada período (seja ele qual for em estar presente) também não vejo com bons olhos; uma vez que temos obrigações a cumprir e as vezes isso nos impossibilita de continuar participando do fórum com uma frequência que gostaríamos. Meu caso, nesse exato momento é um retrato disso: estou num momento profissional que está me impossibilitando de participar com uma frequência que vinha fazendo no passado e que gostaria de continuar. Infelizmente não posso e não sei por quanto tempo isso perdurar. Por outro lado é importante a qualidade das mensagens e não simplesmente uma resposta a um tópico de apresentação, por exemplo. Estou apenas de passagem hoje aqui, mas com muitas saudades já  :)

No mais, para mim está muito bom.

Abraço fraterno !
Ivi

Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Ribeiro em 02 de Agosto de 2008, 14:22
Citar
3. A sugestão do Carlos de 'um perfil do forista': parece incrível, mas um dia desses estava pensando exatamente nisso. Criar um 'formulário' com muitas perguntas acerca de cada membro, perguntas não muito pessoais evidente; mas para que soubéssemos o básico de cada membro (quer no campo espírita, quer no campo pessoal). Acho a idéia excelente. Se quiserem posso montar um 'draft' sobre isso . . .
A ideia a mim também me pareceu boa, mas é evidente que os membros do fórum terão sempre a opção de não dar os dados. Um exemplo: quando se pergunta algo como o estado civil, a pessoa poderia escrever solteiro, divorciado, casado, viúvo, mas também teria uma hipótese que seria: "prefiro não responder". Não estamos a pedir a ninguém que nos dê sua conta bancária nem a cuscar a vida dos outros. Apenas responde quem quer.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Ivi em 07 de Agosto de 2008, 19:49
Paz para todos !

Na verdade eu pensei em algo aberto:
Iniciaríamos um tópico com o título "perfil do forista" ou algo do tipo. Neste tópico poríamos as questões e a partir dessas questões os interessados poderiam ir respondendo, se houver interesse em participar, claro. Como se fosse um tópico comum . . .
O que deveremos contar é com respostas sinceras, uma vez que não teríamos como verificar nada em contrário.

Abraço fraterno !
Ivi
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: FENet em 07 de Agosto de 2008, 20:07
Olá!

Ivi, podes então "montar o draft" sobre isto?

Penso que o ideal é esses dados estarem no próprio perfil do membro, tendo a vantagem de poder ser pesquisado por vários critérios e fica mais organizado. Penso que devem ser o mínimo de campos possíveis e que forneçam o máximo de informação relevante possível. E estes campos devem de ter alguma utilidade no âmbito do fórum e que todos possam colher frutos disso.

por exemplo:
-em que ano teve contacto com o espiritismo:
-centro espírita que frequenta: nenhum; especificar qual
-actividades espíritas em que colabora:
-interesses:
-sobre mim:
-livro espírita preferido:
-livro espírita que a ler actualmente:
-já leu a Codificação Espírita?:sim; não
-como conheceu o espiritismo: internet; jornal; tv; amigo; livro; outro
-país:
-cidade:
-etc....

Com esta informação nos perfis podemos conhecer melhor os membros e criar estatísticas sobre isto. Por exemplo um relatório mensal com estes dados traduzidos em números.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: espanhol em 08 de Agosto de 2008, 14:55
Prezados irmãos em Jesus!
Acreditamos que todas as mudanças sejam necessárias e benéficas, quando se trata de aumentar a nossa rede de informação e participação para que construamos um mundo melhor. Essas idéias básicas, são fundamentais.
Portanto, está de parabéns esta notável equipe que vem trabalhando para o crescimento do nosso ideal Espirita que é o de divulgar para o nosso Crescimento interior.

Paz em Jesus.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Ann@ em 08 de Agosto de 2008, 18:24

Olá amigos,

Gostei das idéias e desde que eu possa auxiliar de alguma forma, contem comigo.

Ana
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: hcancela em 16 de Novembro de 2008, 15:06
 :)Queridos amigos(as) que o Senhor esteja com vós.
O espiritismo é um movimento de evolução como tal tudo é movimento,e excluir logo á partida as ideias dos outros será sempre um erro.ALLAN KARDEC através da espiritualidade maior disse-nos:Espiritas amai-vos uns aos outros,e,instrui-vos.Moderar o que é que seja ,é e será sempre muito dificil para quem o fizer,mas também um acto de grande coragem,já que a nossa evolução espiritual é ainda fraca,no entanto,tanto neste forum,na casa espirita,ou até no nosso lar alguem tem que o fazer e com bom senso ainda é muito mais dificil.Restanos a nós que participamos ter esse (bom senso)
e escrever temas de auxilio de uns para os outros,e deixar as ações do mando para quem de direito( e ficarmos atentos ao que fazem)e ai sim dar a nossa opinião para melhorar-mos sem critica e sem quezilias que não levam a lado nenhum.Quanto aos jogos(ou qualquer outra situação)fora do âmbito do estudo não me parece correto,porque para mim este SITE,é um espaço de convivio e estudo tipo"CASA ESPIRITA"e sinceramente a casa que frequento se tivesse tudo isso seria desvirtuar os ensinamentos que o codificador deixou.Deixo estas minhas singelas palavras em reflexão,e,terei sempre o meu profundo respeito pela opinião de quem quer que seja.
Bem hajam para aqueles irmãos que tiveram esta feliz ideia de produzir este sitio na net-

SAUDAÇÕES FRATERNAS
CANCELA
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Vivianelsp em 16 de Novembro de 2008, 23:34
Adorei as idéias, menos á de moderar os comentários, pois temos que manter a liberdade de cada um se expressar, essa é umas das funções do fórum....


muita paz


Viviane Lopes ;)
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Victor Passos em 29 de Dezembro de 2008, 22:28
Ola companheiros do Forum
Muita paz

   Reitero que este Forum tem na sua grandiosidade educativa, toda uma vontade dos membros de compartilhar o conhecimento.
   È extremamente importante colocar aqui toda a entrega dos seus orientadores, supervisores, ou seja administradores, que constantemente estão aqui dando muito das suas horas, e porquê?  Por uma causa deveras extremamente importante a divulgação da Doutrina Espirita e compartilha de amor para com todos que aqui se apresentam e que digo-vos por vezes muito dificeis.
    Tal como vocês pedem opiniões e novas ideias, quero referir aqui da importância do tema que é colocado para reflexão de todos os membros, sou apologista também tal como se falou aqui dum espaço dedicado a novas vertentes, não sei se será possivel, mas refiro-me a um local onde o membro pudesse fazer o historial do Centro espirita que frequenta. .
  Penso que "o gostei ou não "...ainda não percebi sequer como funciona, perdoem a minha ignorância, no entanto se os membros acharam por bem fazê-lo foi com bom senso e não para dividir.


  No entanto entendo por exemplo que o Forum está à altura dos valores da sua grandeza e daqueles que o orientam...Quanto a jogos...mesmo que didaticos..deixa-me algumas reticências...mas vocês é que sabem...

Muita paz e grato por me permitirem estar no vosso meio e sentir-me gratificado .

VICTOR PASSOS
   
Título: Re: Qual é a sua opinião?JOGO DE xADREZ
Enviado por: marta carvalho em 08 de Abril de 2009, 20:52
Acho este portal maravilhoso,já algum tempo venho em busca de conhecimento e assuntos que posso usar em palestras.Para mim particurlamente não gosto de xadrez.E acho que não seria uma boa.
 
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Taroco em 21 de Abril de 2009, 14:22
Olá,

 Sou usuária novata, e acho que falta informações de como participar dos estudos, tais como horários, dias, como participar, não tem uma janela ou um link informando isso, se é on line ou não, o restante do site é muito bom, estou gostando de acessar mas queria participar mais e preciso de mais informações ue não são facilmente visualizadas.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Victor Passos em 21 de Abril de 2009, 15:29
OLa minha boa Amiga Taroco

   Não sou administrador, mas desee que entra no Forum pode fazer uso dele a qiuqalquer hora.
   Colocar mensagens, debater os temas, basta clicar nos temas e responder ou colocar um novo post...
    No entanto em cima de todo tem um FAQ de informações...
O companheiro para indicar tudo é unformated...

    Muita paz

VICTOR PASSOS
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: sensitive em 13 de Agosto de 2009, 11:16
Olá!

Pessoalmente acho o Forum como está óptimo! ;)

A ideia de colocar "gostei" ou "não gostei " a um tópico soa muito a julgamento e isso pode desmotivar a pessoa.

Quanto a questão de poder bloquear, dá a ideia de algo de errado ou não aceitação pelos membros, então seria melhor colocar uma lista com temas proibidos a discussão.

A ideia de colocar uma base de dados de cada membro, para ser sincera, não sei qual o interesse nisso ,conhecer melhor cada membro??? pois com o tempo isso vai acontecer naturalmente.

Ainda sou notava neste Forum, mas uma coisa eu posso confirmar.

Aprendi muito aqui e espero poder continuar. :)


Abraço

Sensitive


 
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Victor Passos em 13 de Agosto de 2009, 11:40
Ola Amiga Sensitive
Muita paz e harmonia

   Infelizmente tenho que reconhecer que por vezes a forma de expressar os comentarios ,quando não se está de acordo não é a melhor...no entanto isso é fruto da necessidade de nós crescermos e aprendermos a compreender os outros,.
  Dar aceitação porque aqui não existem Deuses da Doutrina , mas aprendizes e por vezes perde-se a humildade e acabamos por dar mau exmplo do que é na realidade a Doutrina...
   Comprendo a sua sensibilidade minha boa Amiga, porém estamos num Mundo de alguns minhares de membros, que tem individualidaes diferentes, conhecimento diferente, de outras Filosofias, de educação diferente, e como vamos aprender a educar os nosos instintos menos bons , se os queremos limitar?
     A melhor forma de ajudarmos a um melhor entendimento no Forum , no aprendizado do respeito da ideias dos outros , começa em cada um de nós, ou seja , mostremos nosso exmplo de conduta, não é colocando uma mordaça que se educa, isso apenas iria trazer mais conflito...Na minha opinião e resp+eitando do coração a da Amiga é que não devemos calar ninguém, porque se assim estivermos a atuar, tiramos a oportunidae de crescimento do mesmo...
    A liberdade de imprensa , tem a sua etica, nós temos que aprender que o Espiritsmo tem a sua, basta que todos façamos exemplo de nós mesmos , para educar uns aos outros...
    O Espiritismo respeita todos os credos, mas muitos apenas defendem o indefensavel a falta de razoabilidade e aí comprendo perfeitamente...mas são as vozes discordantes que nos trazem muito ensinamento...


Esta é a minha opinião, no entanto não sou dono da verdade , dai os companheiros deverem assitir à questão desta nossa Amiga com amor e acima de tudo lucidez...

Muita paz
beijo em sua alma

Victor Passos
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 13 de Agosto de 2009, 17:10
Amigos,
somos pessoas únicas como Espíritos, e não deixamos de sê-lo.
Daí a diversidade de pensamentos, opiniões e de carismas que se encontram em fóruns de qualquer tipo.
Se nos pautarmos pela educação, amizade real e tolerância, vamos dissentir sem que palavras ásperas sejam ditas, ou por outra, serão menos ditas e se ditas, compreendidas pela característica de cada membro, a qual se pode inferir do conjunto de seus posts.
Sinceramente não vi nada soar como moderação a comentários na idéia proposta, sou favorável a ela.
Quem me conheceu do antes, deve ter notado a diferença no meu hoje, é que descobri que as vezes mais afastamos com palavras que possam ferir do que fazemos um trabalho melhor explicando apenas a doutrina.
Alias, hoje em dia este fórum está mais ao meu estilo, sem melindres e com muita amizade respeitosa. fico feliz de encontrá-lo assim.
Apenas uma regra primordial deveria haver, que seja o embasamento de qualquer post, nas obras básicas.
A citação a qualquer outra obra, deve ser expressa, trazendo título e nome do autor, espiritual ou não.
Assim, se terá, uma exposição doutrinária e uma explicação derivada de obras que permeiam os assuntos títicamente Espíritas.
Abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: alebresolin em 13 de Agosto de 2009, 17:43
Sou contra jogos.

E sobre valorizar quem mais participa ou dá as respostas mais acertadas, deixo a pergunta: Será que tua mão esquerda precisa saber o que a tua mão direira faz?
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Victor Passos em 13 de Agosto de 2009, 19:28
Ola Amiga alebresolin
Muita paz e harmonia em seu coração

     Querida Amiga, sem querer entrar em informidades com a Amiga, isto não são jogos , apenas meios de nós aprendermos uns com os outros...
     Existem companheiros que são adidos a que só as obras da Codificação é que são verdadeiras, outros entendem que as Obras subsidiarias também tem o seu valor e devem ser aproveitadas para o engrandecimento.
     Apenas temos que respeitar são opiniões, mas que num Forum são normais minha boa Amiga...
 Não sinta isso não...Repare que por vezes existem vozes que soam tão alto que deixamos de ouvir, tal como nós olharmos para algo que nos parece certo a nós e ao outro errado...
 A lei do aprendizado faz-se pela repetição dos processos...foi assim que com os erros aprendemos, e haveremos de aprender...
  Sorria , viva , seja feliz


Muita paz em seu coração


Victor Passos
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 13 de Agosto de 2009, 19:44
Devo ter perdido a parte dos jogos, mas não vejo senão como uma forma de dar mais uma contribuição à atenção e à participação dos foristas. Não jogo nem na loteca mas jogos de perguntas e respostas são bons condutores da rapidez do tirocínio e em referência, muito úteis para o estudo.
A coisa é simples: Quem quer, participa, quem não quer, finge que não viu.  :D
Abração,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Blue soft em 13 de Agosto de 2009, 20:10
        Companheiros queridos,
não tenho muito o que dizer sobre fóruns,
este é o meu primeiro e gosto da maneira
com que conduzem este, sem restrições,
bem, comigo tem sido assim.
        Às vezes, a impressão é que algumas
pessoas estão mais habilitadas que outras
para responder as questões, mas, como todos
somos aprendizes, agradeço pelas participações
de todos, estou aprendendo muito.
        Então, aproveito este local para agradecer
a todos que compartilham comigo neste Fórum.

                 Abraços afetuosos,

                            Blue Soft
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Ivi em 13 de Agosto de 2009, 20:12
Olá pessoas queridas !

Como o tópico ressurgiu, eu me lembrei de mais detalhe que, particularmente, acho interessante:

- Não acho legal a idéia dos foristas, aleatoriamente, apagarem seus próprios posts. Penso que isso deveria ser uma ‘função’ dos moderadores após análises.
Já aconteceu de um forista ‘citar’ o post de um outro forista para um comentário qualquer (coisa que estamos acostumados a fazer e a ler)  e, de repente, a gente se depara com uma citação interessante e ‘sobe’ em busca do conteúdo total daquela intervenção e aí o que acontece ? – a mensagem foi apagada; ficamos a ver navios (boiando).
Acho que não devemos nos envergonhar daquilo que dissemos; apenas ter o cuidado de o fazê-lo. Se houver arrependimento e/ou correção de alguma idéia, palavra, conceito, enfim – seria muito mais elegante nos desculparmos, corrigirmos num post seguinte do que simplesmente apagá-lo.
Por outro lado, ao apagarmos uma intervenção acabamos (as vezes) por ‘perder o fio da meada’ em determinado tópico.

Entendo e respeito a liberdade que o fórum nos dá de eliminarmos nossas interferências, como entendo o livre arbítrio que os foristas têm em se desfazer de suas mensagens, mas fica aí mais uma opinião de 'suposta'  ;) melhoria para o fórum.

Justifico meu posicionamento nesta sugestão: minhas oportunidades de acesso ao fórum estão restritas a praticamente uma vez ao dia, por no máximo, 1h00 ou 1h30.
Então quando quero acompanhar algum assunto mais ‘acalorado’ preciso de mais tempo e as vezes as mensagens são apagadas antes da oportunidade de acessar de um dia para outro.

De qualquer maneira, reintero meus elogios a este fórum que sempre se mostra tão receptivo aos seus foristas, como também no sentido primordial que é a da divulgação e/ou esclarecimento da DE.

Um abraço fraterno !
Ivi

Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 13 de Agosto de 2009, 22:24
É minha visão pessoal, que toda e qualquer opinião que eu tenha a mim pertence... A,té que eu a exponha quer aqui quer acolá ou alhures.
Se a escrevo então, além do vínculo que ela toma ao local onde a escrevi, ela passa a ter caráter de domínio público, já que é dada de maneira geral e para todos, irrestritamente. por isso não a posso apagar senão em razão de algum erro de digitação ou de formação de idéia. contudo é de dever meu, recolocá-la sem o vício de antes no mesmo local onde a deitei em primeira linha.
Abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Buscadora em 23 de Setembro de 2009, 16:29
 Eu sou nova aqui no F.E. pretendo ser
assídua frequentadora, pois este fórum tem bastante variedade,
tantas que nem sei usar direito, ainda estou me familiarizando
com os recursos. De imediato vejo um site perfeito no seguimento espírita.
Portanto, senti falta qdo participei do chat, de um tópico lá indicando
o próximo horário dos estudos.
Eu gostei muito do estudo e gostaria de participar mais vezes,
como não sei os dias dos estudos eu fico entrando lá o
tempo todo, em busca de informação. Foi lá no chat q fiz amizades.
Bem foi isso q senti falta, de uma janelinha indicando
o horário do próximo estudo.
No mais, ta perfeito pra mim. Concordo tbm com algumas pessoas q
fizeram a observação apropriada sobre o desvio da intenção do site
que é o espiritismo, no caso de criar uma sala para jogos, games.
Só se forem jogos, testes com a finalidade espiritual.
Tipo: Veja se vc é médium.
Será que vc tem paranormalidade?
Descubra o seu anjo da guarda, ou qual é o seu signo ascendente?
Descubra o seu animal do poder.
Veja a influência do dia do seu nascimento na sua personalidade.
Embora isto não tenha a ver com espiritismo, tem pessoas que gostam
dessa interação.

E parabéns pelo site, e a participação do usuário no desenvolvimento
deste, prova o qto é um site democrático e respeitável.


Obrigada e um forte abraço

 
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 23 de Setembro de 2009, 18:06
Amiga Buscadora,
todos os seus exemplos atendem apenas as áreas do Espiritualismo e do ocultismo.
Nada a ver com doutrina espírita.
Abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: hcancela em 24 de Setembro de 2009, 09:56
Olá amigos(as)

Estava a ler este tópico e veio-me à ideia só uma coisinha :-* :-* :-* :-*

Façamos o favor de ser muito felizes :D :D :D :D :D :D



SAUDAÇÕES FRATERNAS
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Victor Passos em 24 de Setembro de 2009, 10:55
Ola muita paz companheiros


  Este topico mais parece uma inquisição....srsrsrs

Temos que ter em conta que nem todos os membros detem o conhecimento, e educação formal de forma a fazer entender as suas palvras, dai é necessario sermos humildes e fazermos compreender que não serão as palavras adequadas para expressar um sentimento positivo aceca do Forum, mas aquelas que a individualidade no seu grau de conhecimento consegue enxergar...mas sigamos que vamos fazer, por este caminho ...como se diz em Portugal...."chutam tudo para fora do Forum"...
  Amiga Buscadora, continue a procurar tudo quie a faça crescer, e quando se procura  é muito bom....


Conselhos

Livro: Vida Feliz
Joanna de Ângelis & Divaldo P. Franco


          Os conselhos somente terão valor se estiveres disposto a segui-los.

          Quando estejas com dificuldade em qualquer assunto, recorre a uma pessoa mais experiente, mais bem equipada, pedindo-lhe ajuda e orientação.

          Todavia, não leves a tua própria opinião, tentando prová-la verdadeira.

          Ouve com cuidado, reflexiona e, depois, toma a decisão que te pareça mais acertada.

          Por outro lado, não faças ouvidos moucos às orientações e conselhos que te dêem ou que busques.

          "Examina tudo e retém o que é bom", ensina o Apóstolo, em nome do Bem.




      Muita Paz

VICTOR PASSOS


Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 24 de Setembro de 2009, 16:28
Victor meu mano, depois tu me explicas o que quiseste dizer com este teu achega ok?
Abração,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Victor Passos em 24 de Setembro de 2009, 19:11
Ola Mano Moura Rego
Paz em seu coração


  Amigo as palavras são o que são e elas só tocam aqueles que se sentem afetados por elas...porém queria pedir ao companheiro o qual respeito muitissimo pelo seu conhecimento e postura humana, para ser mais comedido com a forma como vai ao encontro daqueles que por primeira vez vem ao nosso encontro e em busca de aprendizado, tal como nós que aprendemos todos os dias...
  Claro que nem todos estão aptos ainda a entender o sensores da Doutrina e precisam de esclarecimento, mas vamos mostar isso tenuamente, não vamos entregar uma Obra para construir a um pedreiro, mas vamos unir esforços com o arquiteto, com o ferreiro, com o trolha, com todos aqueles que laboram na sua construção para que tudo se processe com equilibrio e harmonia...
Não podemos mudar tudo num dia, mas podemos preparar o dia de amnha com tolerancia e sensibilidade pelos valores do conhecimento humano...

   Muita paz deste seu Amigo

Victor Passos
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 24 de Setembro de 2009, 19:25
Acredito amigo Victor,
que haja um completo desentrosamento entre a expressão brasileira e a portuguesa.
Assim, quando me refiro a algo, apenas digo sobre o que aquilo é, ou o que penso que seja e tudo de maneira geral, sem colocar, senão a idéia em julgamento.
quando disse que as idéias da amiga eram todas de caráter espiritualista errei?
mostre-me onde.
Afinal, julgamos idéias ou o que se escreve e como queremos ver escrito?
Não ofendo a ninguém por mais que seja ofendido, apenas uso de linguagem clara para não deixar dúvidas.
Não se deixe levar por um primeiro impulso mano, analise friamente e veja que despindo as palavras dos nossos sentimentos acabaremos por compreendê-las melhor.
Mas mesmo assim, obrigado pelo achega.
Quanto a sua resposta, apenas não a entendi, o que agora compreendo ter sido uma forma velada de crítica ao meu posicionamento. do que lhe sou grato.
Abração,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Debmota em 28 de Novembro de 2009, 12:37
Caros foristas,
Luz e Paz a todos!
Manifesto minha alegria e contentamento em participar desse fórum . Acredito que tudo o que nos consita à exercitar nosso raciocínio, nossa expressão moral e aos estudos da doutrina , será sempre bem vindo!
Quando se participa de um site de debates temos que ter em mente que nosso pensar nem sempre agradará a todos não é mesmo?
Mas o exercício da compreensão e do livre-arbítrio é sempre bom!
Que venham as modificações benéficas e que possamos compartilhá-las com respeito e sabedoria!
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mayle em 09 de Dezembro de 2009, 15:05
Olá a todos... desculpem a extensão da mensagem, mas não teve como.

Bem entrei no fórum a alguns meses e fiquei um tempo sem participar, só observando.
Percebi que as mensagens postadas por muitos estão fora dos tópicos pertinentes, acredito que isso não tenha sido feito de propósito, mais até por desinformação, ou até desinteresse em ver onde a mensagem caberia melhor, acho que os moderadores do fórum podem movê-las sem que alterem algo nestas.

O fórum é realmente destinado a doutrina espírita?! as vezes tenho esta dúvida.
Eu vi no Off-topic que tem um espaço para outras doutrinas, acho este bem interessante para que possamos conhecer pelo menos um pouco de outras opiniões, sobre assuntos diversos, mas as vezes vejo as mensagens, questionamentos, artigos - tudo misturado.

Onde trabalho, um amigo viu eu lendo no fórum umas mensagens que achei totalmente fora de propósito (no que abri a mensagem, li e vi que não tinha nada a ver com espiritismo.), e perguntou "mas afinal é um fórum espírita, ou o quê?", até eu explicar que aquilo estava provavelmente no lugar errado, por que realmente não tinha nada a ver com a doutrina, sei que tem o local para você falar sobre outras doutrinas espiritualistas, mas as vezes fico meio confusa com tanta confusão, por que por fim acredito estar errada quanto a minha concepção do fórum, ou to vendo tópico demais, sobre outros assuntos no lugar errado, ou tópicos repetitivos.

Acredito que muitos postam artigos infinitos o que é meio cansativo, e postam estes fora da seção "artigos", para esses uma dica é que coloquem o Leia mais em, ou o Leia o artigo na integra em por que se o assunto é realmente interessante a pessoa vai atrás, e se você postou aquilo lá, é por que tem uma opinião sobre o assunto, sobre o que diz ou sobre a importância de tal, o que não acontece em vários que já li.

Aconteceu comigo o seguinte, questionei quanto a algo apresentado em um "artigo" e não obtive nenhuma resposta o que vi foi outro artigo, que não respondia a minha indagação, ou se respondia, era o dono do artigo e não a pessoa que postou tal artigo.

As citações de outra pessoa tem sido infinitas, citar a pessoa várias vezes, OK, mais citar a citação inteira de outra pessoa que citou lá em cima outra citação, é demais, deixa o assunto meio repetitivo e até sem sentido, acredito que pra concordar ou citar outra pessoa, não precisa citar tudo o que ela disse, que as vezes já está enorme, basta se referir ao que ela abordou ou citar algo resumido.

Acredito que seja isso, gente não me entendam mal, mas essas são as sugestões que dou e concordo com o que o Moura falou:
Citar
quando me refiro a algo, apenas digo sobre o que aquilo é, ou o que penso que seja e tudo de maneira geral, sem colocar, senão a ideia em julgamento.
eu também não busco ferir ninguém pessoal, mais se isso é um Fórum de estudo, a meu ver, as coisas não deviam ser levadas para o lado sentimental, até no Off-topic de Humor vejo rusgas desnecessárias.

Na minha sincera opinião o fórum é ótimo, durmo pensando nos tópicos criados e em como posso expressar-me, acordo com vontade de já responder, realmente muito dinâmico e exclarecedor, mas esta meio bagunçado, acho que deu pra entender isso nesse textão todo.


Saudações Fraternas

 ;) Mayara
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 09 de Dezembro de 2009, 15:20
Geralmente, maninha Mayara, por sermos ainda muito imperfeitos, frente aos vícios que carregamos, acabamos por nos colocar dentro do debate, e não em escrevermos uma simples análise do que foi postado, consoante com a doutrina.
Aí, quando estes se vêm contraditados até mesmo pela doutrina, perdem a cabeça e pela imperfeição que nos é mote de transformação futura, tentam atingir a pessoa, desvencilhando-se do terreno das idéias é que a mola mestra deste Fórum.
Quando a coisa é mais forte e direta, eu respondo na mesma moeda, mas sempre mostrando também a doutrina. fazer o que, também sou imperfeito né? (risos)
Esta a figura que consigo ver das discussões estéreis, que não são apanágio só daqui.
Quanto aos textos longos, ( este mesmo -e um exemplo), as vezes é necessário que a postagem cite integralmente a questão suscitada par não deixar dúvidas nem campo para apelações indevidas que também acontecem, é um fato, mas ao leitor atento, este mesmo que tivesse esquecido, tem a justa visão do que foi postado antes e da resposta de agora.
Eu sou mesmo um parlapatão, falo muito e escrevo mais ainda, tenho tentado modificar mas tenho conseguido pouco nesse campo.
Só a parte das doutrinas fora da nossa é que me entedia um cadinho, afinal em tópicos onde é a doutrina a mandatária, por razão de lucidez, só se poderia colocar a doutrina espírita já que e para outras doutrinas e para outros temas existem as páginas próprias aqui mesmo neste fórum.
Abração,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: arcam em 08 de Fevereiro de 2010, 13:15
Parece que este forum, foi criado para estudos espíritas, por essa razõ estamos por aqui...Abraços. Arcam.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: alice silveira porfirio em 03 de Março de 2010, 00:27
quero fazer parte deeste forum como fasso. Gostei das opiniões.
A vida é um Mistério. Adoro DEUS e JESUS CRISTO. Amo meu próximo.
Sou Psicóloga e Terapeuta Reikiana. Alice Silveira Porfírio. Bjs.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 03 de Março de 2010, 17:03
quero fazer parte deeste forum como fasso. Gostei das opiniões.
A vida é um Mistério. Adoro DEUS e JESUS CRISTO. Amo meu próximo.
Sou Psicóloga e Terapeuta Reikiana. Alice Silveira Porfírio. Bjs.

Mas você já faz parte do fórum, amiga alice!
Basta entrar num dos muitos tópicos que ele tem e aceder aos temas
abração,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Matheus RA em 03 de Março de 2010, 18:30
Boa Tarde a todos.

Queridos irmãos a minha opinião.

Sobre o gostei ou não.
Qual a finalidade?
Se você gostou e opinião sua. o mesmo para o não.e isto pode aumentar o nosso ego ou desistimular alguem..ninguem e melhor ou pior.Qual a vantagem em saber se as pessoas estão ou não gostando?
Se vc não concorda,que se expresse e diga sua opinião no forum.e tbm muitas vezes a maioria não estar correta.

Sou novo aqui,ja fui administrador de foruns e este forum e o melhor que eu ja vi ate hj.Numero de membros,Os assuntos,mensagem,respeito,participação e afins.
Parabens um belo trabalho!
Aqui tem muito conteudo que ate hj não vi em outros lugares

Sobre os dados...coloquem la..no perfil e der quem quiser dar os dados...eu não vejo problemas com isto..e nunca tive.
Na maioria dos locais que eu vou na net eu uso meu nome completo(Inclusive aqui,que estar abreviado)
Mas quem não gostar e so não fazer.

O xadrez.
Quem não gostar e só não jogar.
O jogo de xadrez e de alto grau de inteligencia,joguei pouco e parei de jogar..q vs PC e sem graça.
Ja foi dito suas vantagens o xadrez.
E uma coisa muito interresante e que o xadrez,pode nos deixar mais conectados ao forum e vai ter uma função de distração....e o xadrez e um jogo de raciocinio,logica,paciencia,cocentração..e não envolve sorte...e sim as suas jogadas...depende de vc e aprender e contornar seus erros.

Eu vou fazer 18 anos(agora em março).Mesmo que minha familia beba...e a maioria fume cigarro.
Não bebo e não fumo...uma escolha desde cedo.
Estudo em Arembepe...um local que tem uma aldeia Hippie..e eu nunca experimentei um cigarro de maconha sequer...e ja conversei com hippies e com galera que fuma...não tenho nada contra.

São visões de vida.Eu não sou melhor que ninguem e a grande maioria deles sabem a consequencia disto.

O mal não estar no dinheiro,no capitalismo,no sistema...ele estar nas PESSOAS.
A bebida tem uma finalidade...antigamente na Europa os camponeses bebiam cerva no inverno por frio ...
Maconha e usada em tratamentos como erva medicinal e outra ervas tbm...que podem estar no cigarro..

Continua..
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Matheus RA em 03 de Março de 2010, 18:33
Bom sobre vicio.

Para falar que não me viciei em jogo..ja me viciei em jogos em tempo real,que usa apenas o navegador......tipo um jogo de construção de aldeias e guerras de destruição de aldeias...e etc...(vi queestava gastando meu tempo atoa ali)pegueui meu imperio e exvcluir.Foi dificil..tempo perdido...mas excluir e aprendir bastante...
Sobre jogo....jogo Poker..um jogo de analise que para mim e bom...e jogo alguns dias a noite..EU jogo compeonatos que dão pequenos premios..se eu ganhar...algum..eu vou jogar poker e tentar fazer algum dinheiro ali...em minha concepção eu não vejo problemas..

O xadrez e um jogo muito diferente do poker e melhor.E do outro que usa navegador com toda certeza.

E para mim.
A opinião de quem nunca jogou pouco vale.
Se você tem medo de ¨viciar¨no xadrez...não o jogue..porém vai ficar sem conhecer.

Tem uma coisa.Ditado que não lembro quem  disse...acho que foi gandi..sou ruim de lembrar nomes...mas ai vai o ditado.

¨A verdadeira força,não é nunca cair e sim se levantar a cada queda.¨

Obvio que tem coisas que não ha necessidade de experimentar.

Pórem não vejo nada de ruim no xadrez.E só vejo preconceitos e medos de mudança...concerteza aqui não vai virar um forum de xadrez em vez de espirita.

Mas pq zona de relaxamento pode...e xadrez não?
Aqui e um fórum de relaxamento ou um fórum espirita.

Eu ia ate sugerir xadrez...porem como estou explorando o fórum,não abro topicos,so de duvidas.

Aqui vai minha sugestão.
Todo topico que posto eu dexo para se enviarem resposta no forum,me madem um e-mail.

Como aqui tem varios assuntos e muitas pessoas postando e facil perdemo de vista um assunto ...pois tem muita coisa interresante...devia ter alguma ferramenta..tipo de favoritos...que pegamos umas no max 10 topicos e deixamos eles tipo em UP..caso tenha-se resposta...nós iriamos ver que ele estar ativo ou tem gente participando...algo deste gênero..deixo aberto a completamentação.

E antes de terminar.
Definição de vicio:
-Vício (do latim "vitium", que significa "falha ou defeito" ) é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.

*Todos devemos ter vicios..ou habitos que fazemos que nós faz muito mal.Exemplos:

Indico,a pararem de ver TV..pois além de uma hora..e vicio...So COMER a cada três horas..(Pequenas refeições..) depois de grandes(Mas horas adepender)...comemos sem fome..
Olhamos e ver com o que estamos gastando e ver tanta coisa desnecessaria...despedicio de comida...ver o que e NECESSIDADE e o que e vontade...

E tanta coisa...acredito que ¨temos¨...porem como eu não sou ninguem...e não tou na vida de ninguem e assumo os meus atos.Eu tenho vicios...mesmo sem saber..e tem os que sei e tento mudar mas e dificil...e paro e dou recaidas..mas diarimente eu me modifico..e melhoro..mesmo que seja aos poucos...

Preconceito:
Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. ...

Minha opinião..
Medesculpem pelo longo Post.
Bom quem quiser...e não achar que meu post legal...pode disser...fica avontade..

Abraços a Todos.
Fiquem com a Paz de Deus
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Bluemoon em 03 de Março de 2010, 22:22
Queridos amigos do forum, muita Paz...

Eu acho este forum excelente mesmo. já naveguei muito pela net e já vi muitos foruns mas como este não há igual!

Tudo que o nosso querido amigo Diegas disse e a nossa amiga Zeni também eu assino por baixo, isto é, a minha opinião é igualzinha à deles por isso não vou repetir o que já foi dito.

Felicidades para o forum e que continuem a fazer este trabalho excelente para a comunidade espirita.

Muita Paz, muita Luz e muito Amor para todos os foristas e moderadores...
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: alice silveira porfirio em 04 de Março de 2010, 18:35
estou feliz por estar lendo e recebendo mensagens de vcs. É muito bom...gostei muito. Sou Alice S. Porfírio e ha des anos perdi minha Mãe, recentemente no dia 09-02 perdi meu Pai...gostaria de saber a respeito de nossos entes queridos...Saudades...Fiquem com DEUS. Bjs.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Matheus RA em 04 de Março de 2010, 22:32
estou feliz por estar lendo e recebendo mensagens de vcs. É muito bom...gostei muito. Sou Alice S. Porfírio e ha des anos perdi minha Mãe, recentemente no dia 09-02 perdi meu Pai...gostaria de saber a respeito de nossos entes queridos...Saudades...Fiquem com DEUS. Bjs.

Óla alice.
Sou novo aqui tbm.
Porem existem areas..que são perguntas no forum.
E que vc tera mais facimente atenção a sua pergunta.

Abraços
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Deca Cardoso em 26 de Março de 2010, 03:20
Já conhecia o site e ele está na minha lista de favoritos há tempos...Só que hj decidi participar mais ativamente, pois é sempre enriquecedor participar de uma comunidade como essa que leva à todos a Luz dos ensinamentos espíritas, a oportunidade de trocar idéias e opiniões e divulgar também para nossos amigos e contatos esse site maravilhoso.
Não estamos aqui por acaso...rs

Abraços à todos
Que a paz de DEUS esteja conosco hj e sempre!

Denise
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Renato_ em 26 de Março de 2010, 03:43
Caros membros,

No sentido de tentar corresponder às necessidades desta Comunidade, gostaríamos de saber o que pensam que deve ser ajustado.


Considerando que:
-os membros devem ter autonomia
-desejamos fomentar uma Comunidade auto-suficiente
-tem interesse valorizar de alguma maneira (como?) quem mais participa ou tem as intervenções mais assertivas
-continuar a fomentar bom ambiente e participações de qualidade
-tentar corresponder ao crescimento exponencial que se tem observado em todos os indicadores estatísticos, e por isso é natural que a afluência de participações diárias não diminua


Neste âmbito queremos partilhar já algumas ideias relacionadas:
-Criar uma sala de relaxamento: a incluir a actual música, vídeos, chat, acrescentar a possibilidade de jogar xadrez entre membros com pontuações, outras ideias que achem relevantes
-A avaliação centrar-se nas mensagens ou tópicos e não nos membros. Por exemplo os membros podem clicar numa opção "gostei" ou "não gostei" na mensagem e por baixo dessa mensagem fica visível "14 membros gostaram e 5 não gostaram". Estatísticas sobre isto: mensagens com mais votações, membros com mensagens com mais votações; membros que mais votam.
-Ainda assim tem interesse manter o actual sistema de “gostei” e “não gostei” no perfil do membro?
-Quem cria um novo tópico pode escolher a resposta que mais lhe satisfez, ficado essa assinalada e pode trancar o tópico quando achar que foi esgotada a discussão ou está já satisfeito com as respostas. Tem a desvantagem de não poder ser complementado por outro membro no futuro.
-E/ou o membro que lança um tópico fica com permissões para o moderar.
-Um menu para mostrar todas as imagens/vídeos/docs/pdfs/mp3 de todas as mensagens do fórum. E por isso talvez fosse de remover a actual secção de imagens, que é muito pouco utilizada já que é mais simples anexar a imagem a uma mensagem.
-Existem muitas participações com vídeos do Youtube. Talvez tenha interesse criar um sistema onde sejam fácil colocar esses vídeos por categorias, assim todos podem depositar lá o URL do vídeo e ficar já organizado. A incluir por exemplo na tal sala de Relaxamento (ou outro nome que achem bem)
-Criar secções específicas para estudo e fomentar este formato de participações, já que o resultado tem sido muito positivo
-Produzir instruções escritas+imagens e/ou um vídeo de fácil compreensão que explique como utilizar todas as funcionalidades do fórum (voluntários?)


Aguardamos as vossas opiniões!

Bom, nem tudo que foi sugerido foi criado. Exemplo: o autor de um tópico escolher a melhor resposta.

Nem sempre aquele que posta  mais tem a participação mais relevante.

O que eu tinha sugerido é estender o fórum a um portal, em que os membros possam publicar artigos.

Outra coisa: nem sempre os embates significam "brigas", desentendimentos. Muito pelo contrário, muitas vezes é pelo dissenso que se caminha.

Os tópicos sobre espiritualismo que estiverem na seção de Doutrina Espírita, devem ser movidos para a seção "Outras doutrinas espiritualistas".

Bom, essas são minhas sugestões,

abçs

 
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Denize Moreira em 26 de Março de 2010, 11:44
 

    -Criar secções específicas para estudo e fomentar este formato de participações, já que o resultado tem sido muito positivo

       Nossa....isso seria muito interessante.

                 Paz
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 26 de Março de 2010, 15:36
Gente amiga, tudo isso está sendo levado em conta pelo nosso maninho Vasco!
Renatão, talvez a criação de um micro blog, com a finalidade única da postagem de artigos eminentemente espíritas, seria uma idéia plausivel sim, mas como você deve saber não é muito fácil adicionar-se um novo conteúdo e por isso leva algum tempo.
Vou tentar hoje ainda conversar com o Vasco que anda muito ocupado, e ver a quantas anda essa coisa toda.
abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Doniztti em 26 de Março de 2010, 23:43
minha opinião é que gosto deste forum,faço parte dele,encontrei coisas lindissimas aqui,respeito é de grande primacia,trabalhos de formatação e textos lindos ,mexem com o sentimento,enfim parabéns a todos que fazem deste forum uma familia,e estou feliz por ser parte dela.   
Abraços fraternal a todos
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mizica em 12 de Abril de 2010, 15:55
Gosto muito do Fórum, e tenho aprendido muita coisa... algumas deixam-me boquiaberta.. porém, ás vezes, e nem sempre, NÃO ENCONTRO RESPEITO... vejo mais é deboche, gente que parece se achar ultra e super inteligente no tocante a DE... penso que um pouco de humildade não faria mal. Em algumas vezes já deixei de perguntar sobre determinados assuntos justamento por conta desse tipo de comportamento. Fico com vergonha de ser "burra" demais para perguntar. No início, fiquei um pouco decepcionada, mas tento "ouvir" o que a DE me ensina: as pessoas são diferentes, e é preciso respeitar as diferenças, é preciso AMAR SEMPRE E SEGUIR TRABALHANDO. Peço desculpas se estou sendo incoveniente, não quero magoar ninguém... Demais a mais, a-do-ro o Fórum! Tenho "andado" por ai em outros sites do genêro e como esse ñ encotrei igual ... gosto muito de vir aqui e agradeço á todos os que me ajudam a aprender (e crescer) no Fórum.

Mudando de assunto: sei que por aqui ñ é o meio, mas como ainda ñ sei direito como proceder no Fórum, gostaria de saber como fazer um post. Houve alguma mudança? Não sei mas como fazer, ou eu esqueci ou algo está diferente. Podem me ajudar? Entrei no Fórum ano passado e passei quase 4 meses sem poder vir aqui, pois fiquei sem net, só agora há pouco tempo voltei, talvez a maneira de fazer posts tenha mudado.

Obrigada por me ouvirem por me ajudarem.
Abraços
Mizica
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Haga em 15 de Abril de 2010, 09:42


Uma vez que várias pessoas colam imensas mensagens por dia, que a maior parte das pessoas que frequentam o fórum não têm tempo para  ler, deveriam estar numa secçao em que não aparecessem nas "Mensagens recentes"

Para quem frequenta o forum para ler principalmente as discussões fica um pouco perdido com os temas que estava seguindo.

Sugiro tambem que essas mesmas pessoas que postam tantas mensganes as colocassem num mesmo tópico sempre que possivel.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mizica em 15 de Abril de 2010, 14:55


Uma vez que várias pessoas colam imensas mensagens por dia, que a maior parte das pessoas que frequentam o fórum não têm tempo para  ler, deveriam estar numa secçao em que não aparecessem nas "Mensagens recentes"

Para quem frequenta o forum para ler principalmente as discussões fica um pouco perdido com os temas que estava seguindo.

Sugiro tambem que essas mesmas pessoas que postam tantas mensganes as colocassem num mesmo tópico sempre que possivel.


BOA IDÉIA ESSA DE CRIAR UM ESPAÇO "MENSAGENS RECENTES", MAS VEJO QUE A GENTE PODE POSTAR SÓ DENTRO DOS TEMAS SUGERIDOS E PARECE-ME BEM ORGANIZADO, NESSE SENTIDO. AS VEZES OCORRE FICAR CANSATIVO E TOMA MUITO TEMPO LER TANTAS MENSAGENS... EU TENTO LER O MAIS QUE POSSO E AS VEZES Ñ RESPONDO POR QUE OUTRO TÓPICO ME INTERESSOU MAIS... EU GOSTO DE IR NA 1ª MENSAGEM, QUE É AQUELA POSTADA PELO AUTOR PRA (TENTAR) ENTENDER TODO O RESTO E Ñ "PERDER O FIO DA MEADA". TOMARA QUE A EQUIPE DO F.E. CONSIGA ACHAR SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA ESSAS QUESTÕES, FALTA SÓ PEQUENOS AJUSTES, O RESTO É MUITO BOM...GOSTO MUITO DO FÓRUM ... É UM ESPAÇO BEM DEMOCRÁTICO.

ABRAÇOS E MUITA LUZ
MIZICA
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Renato_ em 15 de Abril de 2010, 16:06
Gente amiga, tudo isso está sendo levado em conta pelo nosso maninho Vasco!
Renatão, talvez a criação de um micro blog, com a finalidade única da postagem de artigos eminentemente espíritas, seria uma idéia plausivel sim, mas como você deve saber não é muito fácil adicionar-se um novo conteúdo e por isso leva algum tempo.
Vou tentar hoje ainda conversar com o Vasco que anda muito ocupado, e ver a quantas anda essa coisa toda.
abraços,
Moura

Foi só uma opinião minha. Imagino como deva ser difícil dirigir um fórum com tantas estatísticas...

Eu não sei mais o que dizer sobre isso aqui: pessoas que mal dominam a língua portuguesa e no entanto tem um domínio razoável de informática, para os copy-coles.

Só uma opinião: se num fórum com 40 mil membros, não for possível se extrair algo de mais sólido, em forma de conhecimento democrático que abre portas para um número muito maior de pessoas participarem de um debate, estaríamos nos domínios do "tudo é válido", desde que esteticamente a aparência esteja em boa forma?

São 100 mil posts. 30 mil tópicos (muitos repetidos), e 40 mil membros, e, no entanto, os iniciantes na doutrina, podem no máximo, aceitar as nossas sugestoes para que leiam as Obras Básicas, porque ninguém é obrigado a ficar lendo posts e acreditando nos achismos dos outros. Essa aliás, é uma argumentação que você sempre desenvolveu bem por aqui...

A seção de publicação de artigos, consiste em se selecionar estudiosos da Doutrina que, em se tomando um tema, um aspecto, esmiuçará, de maneira clara e sintética, compreensível, o conteúdo, de modo que, os novatos na Doutrina possam aprender mais rapidamente e também participar dos debates.

Por que do contrário, meu grande amigo, as pessoas começam a criar "cantinhos" para se refugiar de debates, em que há meia dúzia de gatos pingados participando num fórum de 40 mil membros...

Mas eu não estou exigindo isso. Estou dando essa dica para vocês mesmos, porque eu mesmo não quero publicar nada, sei bem qual é a minha "missão" aqui na Terra.

Tem membros aqui que conseguiram a façanha de abrir mais de 2 mil tópicos!!!!

E eu vejo todo dia, a administração consultando as estatísticas.

---> nem sempre se consegue extrair a qualidade da quantidade, o que não significa que este, não seja um fórum de qualidade.

abçs

 
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 15 de Abril de 2010, 16:12
São pitacos inteligentes mano Haga, vou levá-los ao administrador geral do fórum.
abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Hebe M C em 15 de Abril de 2010, 17:11
Caro Moura,
Boa Tarde,
Participei de 2 estudos no Fórum e a minha opinião é que normalmente o tema sugerido se perde no meio de tanto questionamento da DE.
Este Fórum tem por finalidade estudar a DE e o tema sugerido para estudo dentro do que ela coloca.
Muitas vezes eu mesma citei Hinduísmo ou Budismo e etc apenas para comparar e comprovar um pensamento Universal e não para questionar a DE.
Confesso que fiquei cansada algumas vezes e até chateada por não conseguir levar o estudo adiante. Houve muito questionamento sem razão de ser,  muito texto colado sem nenhum esclarecimento  sobre o que estava sendo postado, mas numa maneira geral, gostei do espaço, quero quando tiver mais tempo participar e continuar estudando e buscando conhecimento através do Fórum e espero que todos se conscientizem que este é um Fórum Espírita, quem não gostar da Doutrina saia e vá procurar sua turma. As vezes tinha a nítida impressão que entravam no estudo no intuito de  perturbar, criar polemica mais nada.
Chegaram a ser agressivos, causando mal estar entre os participantes.
Um abraço
Hebe
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Anton Kiudero em 15 de Abril de 2010, 17:15
Ha cerca de dois meses tentei levantar esta questão, abrindo um tópico intitulado "Forum não é biblioteca" ou algo assim. Alem de algumas ideias interessantes, vieram alguns caminhões de improperios seguidos da sumaria eliminação do tópico, apesar do mesmo não ferir qualquer determinação administrativa. Ao contrario, objetivava apenas auxiliar a botar um pouco de ordem.

Vemos diariamnte, alguns foristas despejndo dezenas de mensagens bonitinhas, copias de outras ja existentes mas que nem se deram ao trabalho de pesquisar. E curiosamente os mais ativos despejadores de mensagens bonitinhas, rarissimamente escrevem algo de sua lavra em algum debate, o que nos faz crer que não tem mesmo o que dizer. E talvez acreditem piamente que as mensagens podem ser uteis "aos outros"...

Isto não é critica, mesmo porque não se dirige a ninguem em particular. Mas seria de bom alvitre definir criterios mais claros para evitar este despejo.

Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 15 de Abril de 2010, 18:24
Moderar, amigos Anton e Hebe,
não é tarefa das mais fáceis ou que nos deixem satisfeitos.
Algumas vezes somos obrigados a apagar posts, (coisa que ainda não fiz por mais agressividade com que tenham me tratado), eu sou daqueles que prima pela liberdade de expressão, mesmo que essa, as vezes, no calor do momento não seja das mais educadas.
Há uma diferença abissal entre ser incisivo quando necessário, e isso eu faço, e ser mal educado.
Também não gosto de posts muito longos, até mesmo pelo peso que essas mensagens têm e que dificultam a leveza e agilidade do site como um todo, mas sei que a maioria não conhece bem o meio Internet e por isso fazem ou usam desse tipo de postagem. Tristemente vejo que a maioria delas passa ao lado da doutrina e representa apenas a opinião de um Espírito u de um autor, mas sempre poderemos combater as idéias esdrúxulas, no terreno delas mesmas citando o texto codificado. Afinal esse é um Fórum de debates.
Há mesmo amiga Hebe uma rega que diz sobre a postagem de mensagens muito longas e sobre isso eu digo explicativamente, que quando qualquer forista queira enviar uma mensagem muito longa que a faça ou em modo PDF ou a envie para download. Este exemplo eu dou constantemente quando envio estudos(que não são mensagens de outros mas temas sobre os quais me mantenho estudando diuturnamente). quando as mando apenas no abrir do post eu digo que por ser longa demais envio para download. mas parece que alguns querem ser lidos obrigatoriamente e então não seguem a regra do Fórum.
reconheço  a razão de vocês dois e me solidarizo com ela.
Por isso mais uma vez peço que evitem o envio de mensagens muito grandes ou que as façam para download apenas.
abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Antonieta Vilchez em 16 de Abril de 2010, 02:39
Gente, as idéias de um modo geral são muito boas: visam aumentar o convívio entre os membros. Como disse o mano Renato, tudo é válido. Idéias sobre a publicação de artigos ajudaria muito os iniciantes na doutrina, como eu, por exemplo, que estou em busca de conhecimento. E eu sou a favor de tudo o que traga conhecimento. Estou à disposição pro que precisarem, ok?

Abraços!
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Hebe M C em 16 de Abril de 2010, 11:45
Bom dia a todos,
Antonieta, não estamos achando que não se deve postar artigos ou dar exemplo de outras doutrinas para fundamentar o tema. O problema que tem acontecido é que começam discussões fora do que foi proposto no estudo e tudo se perde.
Para qualquer pessoa que esteja começando o fundamental é ler os livros da codificação da DE,  as dúvidas que por ventura tiverem com certeza  neste Fórum quem souber  responder não vai se negar.
Vemos várias pessoas que abandonaram o estudo do mês e tiveram até duvida se este espaço era para estudar a DE ou não.
Sou espirita por escolha, não sou nem um pouco radical, busco respostas em qualquer doutrina e gosto de compará-las. Não acho que só o espiritismo nos leva a evoluir, cada um que siga o que se identifica mais.
O que me incomoda é que ,por exemplo, o estudo proposto é o cap V do Livro dos espíritos itens tal e tal, e quase a metade do mês ou mais a discussão é será que a filosofia espirita está certa? O Budismo é isso ou aquilo , o Hinduísmo esclarece mais ou menos e etc. O tema que está no capitulo proposto nem foi citado, a discussão inflama e começa uma briga de quem sabe mais, post atrás de post de texto colados fora do tema, e assim por diante.
Moura deve ser dificílimo moderar, concordo com você , não sai de mim nenhuma critica aos moderadores e nem ao Fórum que é um espaço fantástico para troca de conhecimento. Eu só gostaria que os foristas se detivessem mais ao estudo da DE dentro do que foi escolhido para estudar.
Deixa para questionar a DE fora do estudo, em conversa paralela, ninguém vai se negar a colocar seu ponto de vista ou a respeitar a opinião contrária. É bastante interessante até conversar e saber sobre outras doutrinas, ninguém está fechado para o mundo ou cego em sua fé.
Um abraço
Hebe
 
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Antonieta Vilchez em 16 de Abril de 2010, 16:15
Entendi Hebe. É que as idéias propostas são boas tbém, mas sei que o estudo propriamente dito da DE deve ser um pouco mais centrado, e que as discussões afins podem ser colocadas em outro tipo de situação. Precisamos definir de que forma serão colocados estudos e discussões diversas. Certamente todos vão opinar, e chegaremos a um consenso.

Abçs!
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 16 de Abril de 2010, 16:37
Amigos, em nosso Fórum existe uma pasta especialmente configurada para se colocar artigos, e é assim que devemos proceder.
abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Nelson Fontes em 18 de Abril de 2010, 01:35
Concordo parcialmente com a colocação do colega, Carlos Ribeiro, quanto aos inscritos e não enviem sua opinião.
Parcialmente porque acredito que tem gente que não formule um a opinião por isto não chega a envia-la, isto não quer dizer que este colega não esteja participando, uma vez que ele esta entrando no fórum e lendo as opiniões de outros colegas, e com isto, estará ampliando seus conhecimentos.
Já aqueles que se inscrevem e nunca abrem o site, estes sim, de tempo em tempo realizarem exclusões
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Haga em 28 de Abril de 2010, 15:49
Bem só hoje a usuária a Espirita Cravo já postou mais de 50 mensagens em menos de 4 horas..A este ritmo ninguem tem capacidade de ler muito menos paciência
Acho mesmo desnecessario o excesso de tantas mensgens diáriamente.Fica aí o alerta para a moderação.

Tá ficando dificil seguir os tópicos...
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 28 de Abril de 2010, 16:03
Pois é Haga, a moderação tem usado de paciência, mas de reiterados avisos, por enquanto ainda admite esse tipo de postagem, mas em algum tempo fará usar das regras do Fórum...
abração,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Hebe M C em 28 de Abril de 2010, 22:07
Foram colocados até agora 82 topicos novos. Recebi por e-mail.
Não dá para acompanhar. Os topicos ficam parados e quase sempre são PPS que recebemos a toda hora de amigos.
Não é reclamação é só uma observação que vem confirmar o que a nossa amiga Haga está dizendo.
Um abraço Hebe
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: dim-dim em 28 de Abril de 2010, 22:18

Olá!

Provas que Deus nos dá para exercitar a paciência. O livre arbítrio é deixar passar sem alterações emocionais, vencendo-se assim a prova.


Namasté
Título: Sua opinião.
Enviado por: ram-wer em 28 de Abril de 2010, 22:35
Alô, amiguinhos,


Dim-Dim escreveu: "Provas que Deus nos dá para exercitar a paciência.
O livre arbítrio é deixar passar sem alterações emocionais, vencendo-se assim a prova."



Ô, Dim-Dim, também não aprecio o "bombardeio" de mensagens, algumas longuíssimas.

Mas esse seu comentário foi curto e sábio. Brilhante!

Abraço, RW
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Hebe M C em 28 de Abril de 2010, 22:36
 ;D
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Renato_ em 28 de Abril de 2010, 23:03
Bem só hoje a usuária a Espirita Cravo já postou mais de 50 mensagens em menos de 4 horas..A este ritmo ninguem tem capacidade de ler muito menos paciência
Acho mesmo desnecessario o excesso de tantas mensgens diáriamente.Fica aí o alerta para a moderação.

Tá ficando dificil seguir os tópicos...

Esse é um problema sério que a moderação não têm dado atenção. Vou dar uma dica: abram tópicos para os novatos, ou melhor criem um quadro específico criando REGRAS para postagens, do tipo "pesquisar antes  de abrir um novo tópico", que é para ver se já não tem aquele assunto aberto em algum tópico.
  

O grande problema continua sendo os longos e diários copy-coles, em que o autor do tópico NÃO LÊ AQUI QUE COPIA E COLA!! e muitas vezes posta achismos contidos em artigos internéticos  de pseudo-espíritas que escrevem na internet.

Moura, isso é um cancro para o Movimento Espírita!!! eles postam pegam textos de Divinismo, Rosacrucianismo, Ubaldismo, Umbandismo, Achismos espiritólicos, e com isso, sem perceber-se acaba-se divulgando aqui no fórum uma doutrina que tem pouco a ver com DOUTRINA ESPÍRITA.

Sei de pessoas aqui tem 3 mil tópicos,  TODOS copy-coles. ...  

Mas, pois é né??? o que há de se fazer?? estão postando "textos espíritas", como então é que vai reclamar???

com os pps é a mesma coisa: vão copiando e colando, e o conteúdo muitas vezes escapa da proposta central espírita,  mas é como eu disse: como se irá "fiscalizar" as  dezenas de copy-coles que são postados diariamente???

Não sei, mas deve ser difícil para os moderadores...

Minha sugestão?? CRIAR UM QUADRO COM REGRAS DE POSTAGEM 

abçs,  

Renato

 
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Anton Kiudero em 29 de Abril de 2010, 00:48
A Espirita Cravo e todos os demais que acreditam que devem postar textos legais,

Nada ha a comentar quanto aos textos, alguns são melhores que outros mas isto é valido para todos, inclusive minhas postagens.

Apenas gostaria de sugerir que quando postam diversos capitulos de um livro ou várias arquivos do youtube, ou qualquere outra coisa que seja relacionada ou sequencia, façam-no em um unico topico, com o titulo do livro e autor e coloquem todos os links enfileiradinhos. Assim, o topico passa a ser um indice do tema, facilitando a sua utilização, não atrapalha os demais membros do forum e não impede ninguem de postar.

Alem disto, a nossa capacidade de acompanhar o forum é muito limitada. Pessoalmente so me ocupo de alguns poucos temas de cada vez. Assim, sugiro que se limitem a postar no maximo 1 ou 2 temas ao dia. Serão com certeza mais lidos e compreendidos do que a enxurrada que as vezes percebo e que nem da para ler.

Um pouco de bom senso não faz mal a ninguem.

Abraços
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: aldapablo em 29 de Abril de 2010, 01:36
BOA NOITE A TODOS QUE DEUS PROTEJAM VOCEIS .ALDA
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Hebe M C em 29 de Abril de 2010, 02:07
Amigos, em nosso Fórum existe uma pasta especialmente configurada para se colocar artigos, e é assim que devemos proceder.
abraços,
Moura
Boa Noite Moura,
Desculpe-me mas não sei como postar um artigo nesta pasta que voce citou.
Estou com um que considero muito bom e não quero abrir tópico.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Renato_ em 29 de Abril de 2010, 03:26
Amigos, em nosso Fórum existe uma pasta especialmente configurada para se colocar artigos, e é assim que devemos proceder.
abraços,
Moura
Boa Noite Moura,
Desculpe-me mas não sei como postar um artigo nesta pasta que voce citou.
Estou com um que considero muito bom e não quero abrir tópico.

Olá,

Que existe a seção de artigos existe, está aqui http://www.forumespirita.net/fe/index.php?cat=7 (http://www.forumespirita.net/fe/index.php?cat=7)

Agora, como postar lá eu também não sei.

Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Hebe M C em 29 de Abril de 2010, 04:05
Boa Noite Renato,
Já fui nesta pag, mas não vi como postar
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mizica em 29 de Abril de 2010, 04:37


Amigos, em nosso Fórum existe uma pasta especialmente configurada para se colocar artigos, e é assim que devemos proceder.
abraços,
Moura
Boa Noite Moura,
Desculpe-me mas não sei como postar um artigo nesta pasta que voce citou.
Estou com um que considero muito bom e não quero abrir tópico.

Olá,

Que existe a seção de artigos existe, está aqui http://www.forumespirita.net/fe/index.php?cat=7 (http://www.forumespirita.net/fe/index.php?cat=7)

Agora, como postar lá eu também não sei.



 :D :D :D :D :D ... essa é boa!

Ops... desculpem... penso que um Manual de Instruções ia bem por aqui

Abraços
Eu
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Hebe M C em 29 de Abril de 2010, 07:19
 ;D com certeza
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: sensitive em 09 de Maio de 2010, 18:53
Olá!

porque complicar ainda mais? O fórum está muito bem assim.
Cada um conforme o seu tempo e disponibilidade participa neste Forum,
 nao acho justo colocar um numero exato de participaçao nos tópicos.

Abraço

Sensitive
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: FENet em 09 de Maio de 2010, 19:00
Olá amigos!
Para postar artigos, deverá ser aqui:
http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/ (http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/)
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 10 de Maio de 2010, 16:01


Amigos, em nosso Fórum existe uma pasta especialmente configurada para se colocar artigos, e é assim que devemos proceder.
abraços,
Moura
Boa Noite Moura,
Desculpe-me mas não sei como postar um artigo nesta pasta que voce citou.
Estou com um que considero muito bom e não quero abrir tópico.

Olá,

Que existe a seção de artigos existe, está aqui http://www.forumespirita.net/fe/index.php?cat=7 (http://www.forumespirita.net/fe/index.php?cat=7)

Agora, como postar lá eu também não sei.



Maninha Mizica,
considere o ato de rolar a página do  Fórum procurando pela link "Artigos Espíritas".
Achando é só clicar nele que uma nova página abrirá e ali, basta colar ou o link, ou  o próprio artigo ok?

E concordo com você, o Fórum tem realmente essa pasta e isso serve para organizar e facilitar ao forista, o encontro de todos os artigos.
abração,
Moura

 
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Vancleiver Teixeira Souza em 10 de Maio de 2010, 17:14
"Com relação ao 'gostei' e 'não gostei', talvez fosse interessante saber por que fulano ou sicrano clicou no 'não gostei', de modo que ele ao fazer essa opção justificasse o seu apontamento. É uma forma de não agir às escondidas. Isso traria a pessoa para o ambiente do tópico, estimulando que o mesmo participe da discussão." Diegas

Faço de minhas palavras às dela.

A paz do Senhor.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 11 de Maio de 2010, 18:29
É por sentir a falta de explicações que não participo de enquetes que tenham como resposta  gosto ou não gosto.
Abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: FENet em 11 de Maio de 2010, 19:01
Quanto a essa funcionalidade, creio que a função "gostei" pode ajudar a detectar os tópicos e mensagens mais relevantes interessantes. Já repararam no sucesso que esse opção tem no facebook?
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Renato_ em 11 de Maio de 2010, 20:11
Olá amigos!
Para postar artigos, deverá ser aqui:
http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/ (http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/)


Olá amigo Vasco,

Não foi nesse sentido que eu havia sugerido, mas tudo bem.

Bom, aproveitando que estamos aqui para discutir melhorias no fórum, quero lembrar a administração que a postagem indiscriminada de textos longos é contrária às Regras do FE.

Ora, em assim sendo, porque a administração permite que se transgrida essa regra??

Outra coisa que eu já falei mais de mil vezes: abertura indiscriminada de tópicos.

Será que vocês não percebem que o fórum está ficando tumultuado com isso??

A tarefa de um moderador, nesse sentido, quando um novato abre um tópico cuja resposta para a sua questão já existe no fórum é deletar o tópico e postar os links para o assunto. Não precisa deletar o tópico, mas tem que trancar ele, que é também, para não se recomeçar um debate que há houvera sido concluído outrora.

Gente, gente... quando esse fórum tiver uns 100 mil membros e cerca de 700 mil posts aí a coisa escapa ao controle hein!

È só isso.

Demais o fórum está de parabéns.

Meus parabéns à administração quanto à questão da alteridade. É só devido a essa tolerância e aceitação do outro incríveis, que esse, é  o maior fórum espírita da internet.

Parabéns a todos (e por favor, moderação,  moderem os  grandes copy-coles e os ppss excessivos)

abçs,

Renato

Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: sonho em 11 de Maio de 2010, 20:59
Olá a todos!

"Meus parabéns à administração quanto à questão da alteridade. É só devido a essa tolerância e aceitação do outro incríveis, que esse, é  o maior fórum espírita da internet."


Sem dúvida, Renato, foi e, é isso, que me mantém neste fórum. A grande abertura e tolerância existente neste espaço. Mas, acredito, sinceramente, que essa é uma das grandes mensagens do espiritismo, a TOLERÂNCIA!


Quando à minha opinião, eu gostaria de ver o estudo do mês trabalhado de outra  forma (não sei se será possivel...). Penso que deveria haver perguntas e respostas, de forma a ser um verdadeiro estudo. Lá deveriam evitar postar-se longos textos, somente citações, pois ali deveria dar-se valor à participação do membro após o estudo do tema proposto pelo moderador.
Eu sou sincera, eu adorei alguns estudos mas depois abandonei, porque me aborrece esses longos "past/cole" e acabo por não perceber o "sumo" do estudo.

Bom amigos, fica aqui mais uma opinião, de mais um membro que adora este espaço maravilhoso!

Abraços a todos,
Sonho :)


Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: FENet em 11 de Maio de 2010, 23:45
É muito válida a tua sugestão, Sonho. Seria mais frutífero dessa forma, mas acredito que não será fácil devido ao enorme volume de participações. Talvez consigamos no futuro disponibilizar mecanismos de controlo, como por exemplo aprovações de mensagens no estudo pelo moderador. Dessa forma ficaria apenas o sumo, embora tenha também as suas desvantagens.

obrigado ;)
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 12 de Maio de 2010, 16:07
Amigos,
tanto o mano Vasco que é o administrador geral deste Fórum quanto qualquer um da moderação, situação em que me enquadro, tem a máxima tolerância até que se vejam a apagar ou mesmo deletar tópicos.
Fui o primeiro aqui a falar dos copy/cole, já que eles na sua grande maioria além de não representarem o que diga senão aquele que o escreveu, tendem a dar mais peso a estrutura do Fórum e o torna até mais lento.
Pedi, reiteradamente que se procurasse escrever mais suscintamente, e mesmo que não se abusasse do copy/cole, mas não fui atendido. com umas duas pessoas falei mais de duas vezes em modo privado, mas dessas nenhuma ação que fosse uma resposta amal humorada recebi. Parece-me que estas pensam "eu quero assim e faço assim" mas aqui é não é o liberou geral.
Assim sendo, como não costumo apagar ou deletar postagens, volto a insistir.
mais ainda quando nem a procedência do copy/cole se saiba. é imperioso que se traga a fonte, quer dizer o autor, para que se possa conhecer e se necessário, não dar crédito.
Aliás, esta é uma regra do Fórum, que também não tem e como regra, a obrigação de anunciar que um tópico foi apagado.
Esperando que doravante sejam cumpridas as poucas regras deste Fórum, agradeço desde já.
Abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: sergio godoi em 27 de Maio de 2010, 15:58
acho esse fórum bastante interessante como está, gostaria de participar mais vezes, opinar mais, aprender sempre, como ainda não usei todas as opções disponíveis, me sinto impedido de sugerir melhoras, mas tenho certeza de que os membros mais antigos e usuários a mais tempo saberão desenvolve-lo de uma maneira que agrade a todos, para mim tudo que for para melhor merece total apoio. Tenho aprendido bastante no formato atual do fórum, como sou novo na doutrina, procuro ler bastante e opinar naquilo que tenho ja algum conhecimento, mas seguramente tenho aprendido bastante com todos os tópicos que tenho lido.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: despertando pra realidade em 17 de Agosto de 2010, 02:39
desculpe-me pessoal não sei se estou postando no tópico certo mais é que estou meio perdido sou novato aqui e ainda não sei usar o fórum gostaria de uma indicação tentei o chet mais parece que os que la estavam se encontravam todos em desdobramento pois cansei de perguntar sem ter resposta agua de quem um que la estava pesos desculpa desde já pelo tom de deboche já deixando claro que não é deboche é somente para descontração é se estou ofendendo à alguém peso desculpa desde já.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: despertando pra realidade em 17 de Agosto de 2010, 02:52
estou em busca das resposta que muitos se negarão a me fornecer como espíritas e como conselheiros passei por muitos e boas para chegar até aqui sozinho sem que tivesse ajuda de alguém e muitos que tentaram me ajudar só tentaram se aproveitar daquilo que tinha para oferecer por isso tive que passar por tudo muito só e tentei fuji mais cheguei num patamar onde não tenho mais para onde correr nem onde se esconder. tudo que mim resta é encarar de frente por isso tomei uma decisão vou estudar a doutrina me informar bastante aprender e encarar de frente se não tiver ajuda de encarnados que graças a ao bom Deus essa ajuda já se chegou até mim por meio de uma méduim maravilhosa que tem sido um anjo em minha vida, mais que não sei por quanto tempo irei desfrutar dessa ajuda, vou continuar até cessar minha ceda de aprender fiquem com Deus. Despertando pra Realidade é que enxergamo onde a vida realmente começa que assim seja.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: despertando pra realidade em 17 de Agosto de 2010, 02:54
Amigos,
tanto o mano Vasco que é o administrador geral deste Fórum quanto qualquer um da moderação, situação em que me enquadro, tem a máxima tolerância até que se vejam a apagar ou mesmo deletar tópicos.
Fui o primeiro aqui a falar dos copy/cole, já que eles na sua grande maioria além de não representarem o que diga senão aquele que o escreveu, tendem a dar mais peso a estrutura do Fórum e o torna até mais lento.
Pedi, reiteradamente que se procurasse escrever mais suscintamente, e mesmo que não se abusasse do copy/cole, mas não fui atendido. com umas duas pessoas falei mais de duas vezes em modo privado, mas dessas nenhuma ação que fosse uma resposta amal humorada recebi. Parece-me que estas pensam "eu quero assim e faço assim" mas aqui é não é o liberou geral.
Assim sendo, como não costumo apagar ou deletar postagens, volto a insistir.
mais ainda quando nem a procedência do copy/cole se saiba. é imperioso que se traga a fonte, quer dizer o autor, para que se possa conhecer e se necessário, não dar crédito.
Aliás, esta é uma regra do Fórum, que também não tem e como regra, a obrigação de anunciar que um tópico foi apagado.
Esperando que doravante sejam cumpridas as poucas regras deste Fórum, agradeço desde já.
Abraços,
Moura


desculpe-me pessoal não sei se estou postando no tópico certo mais é que estou meio perdido sou novato aqui e ainda não sei usar o fórum gostaria de uma indicação tentei o chet mais parece que os que la estavam se encontravam todos em desdobramento pois cansei de perguntar sem ter resposta agua de quem um que la estava pesos desculpa desde já pelo tom de deboche já deixando claro que não é deboche é somente para descontração é se estou ofendendo à alguém peso desculpa desde já.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 17 de Agosto de 2010, 16:16
Tente de novo, amigo Despertando, daqui a pouco tempo estarei também no chat, e poderemos conversar.
É comum a alguns, no chat, deixarem seus nicks  mas estarem a trabalhar ou a fazer coisa outra não estando na frente do PC e isso os faz não responderem as questões.
Não se trata de nenhuma desatenção, mas só que não estão presentes, como indica o nick name.
abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: estudante online em 18 de Agosto de 2010, 18:26
concordo contigo; renato:
eu percebí que apesar das regras que proibem textos muitos longos e respostas ja respondidas, o pessoal desatende, mas como é um forun fraterno e democrático
e temos que levar em conta que o assunto espiritismo é facinante,acho que devem perdoa-los, pois pecam por intusiasmo e um grande ideal,
Sugestão:permitir um certo numero de palavras para que os textos sejam breves.

GLÓRIA _ estudante-online.
 :-*
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Hebe M C em 07 de Setembro de 2010, 19:26
Boa Tarde,

Deixo aqui só um comentário sobre o critério "Gostei e Não gostei".
Sei que a moderação não tem nenhum controle sobre os votos, mas tem post ganhando
-1 até quando simplesmente pede para salvar arquivo em outro formato para que possa abri-lo. Outro ganhando +1 apenas quando diz Boa Noite, estou observando o estudo.

O critério de avaliação não está sendo feito pelo conteúdo do post e sim por afeições pessoais o que remete a uma visão confusa de avaliação.

Tem post belíssimos com ótima defesa de idéia que mesmo que não se concorde merece +1 ou no minimo ficar zerado. Tipo, gostei muito, boa a sua defesa, mas eu tenho outra posição a respeito.

Note bem, não sai daqui nenhum cisco de vaidade ou orgulho da minha parte em relação a isso, não faço questão de pontos, isso é só uma crítica ao critério que está sendo usado.


Um abço
Hebe






 
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mirina em 07 de Setembro de 2010, 20:41
Olá Equipe e pessoal,

achei maravilhoso voces ouvirem e partilharem as suas e as nossas opiniões.  Isto torna o espaço mais democrático.
A votação gostei e não gostei para mim não altera.
Acho que o moderador deveria ser mais atuante e avisar as pessoas quando estão se distanciando do tópico proposto, ou passaram a conversar somente entre elas, para isso temos as mensagens privadas que seriam mais produtivas.
Eu particularmente tiraria o item relevancia da tela de mensagens e deixaria somente no perfil de cada participante, pois noto que, um participante com pontuação de relevancia alto torna-se inflexível, e um outro com relevancia negativa torna-se um opositor acirrado, destruindo as boas intenções das discussão.
Outro ponto que seria importante é que, o moderador, ao ser proposto um tópico, publicasse no mesmo as questoes referentes a ele contidas no Livro dos Espiritos.  Isto daria um norte saudável a discussão e eu acho que evoluiriamos mais dentro do aprendizado da doutrina, pois é isso  que buscamos ak.
Por último eu organizaria as salas de chats, para que se evite conversas pessoais e paralelas de modo aberto, assim nos ateriamos ao assunto proposto.
Espero ter colaborado, e quero dizer que no contexto geral voces estão de parabéns, inclusive pela nova apresentação do site.
Abraços e muita luz
Mirina
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: lineu em 16 de Dezembro de 2010, 03:36
Citação de: Sra. Hebe, em #116
Deixo aqui só um comentário sobre o critério "Gostei e Não gostei".
Sei que a moderação não tem nenhum controle sobre os votos, mas tem post ganhando -1 até quando simplesmente pede para salvar arquivo em outro formato para que possa abri-lo. Outro ganhando +1 apenas quando diz Boa Noite, estou observando o estudo.

O critério de avaliação não está sendo feito pelo conteúdo do post e sim por afeições pessoais o que remete a uma visão confusa de avaliação.

Tem post belíssimos com ótima defesa de idéia que mesmo que não se concorde merece +1 ou no minimo ficar zerado. Tipo, gostei muito, boa a sua defesa, mas eu tenho outra posição a respeito.

Comentário procedente e oportuno.

Parece que há membros que votam “não gostei” só porque se sentem protegidos pelo anonimato.

Por certo o número de votos “não gostei” poderá ser minimizado se cada voto dessa natureza for condicionado à identificação do votante.

E isso parece ser tecnicamente viável através de programação do sistema do Fórum.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: ram-wer em 16 de Dezembro de 2010, 04:32
Oi, Hebe,

Pegando carona no post do Lineu, somente agora descobri seu comentário.  Gostei muito.

Desde que começou o lance das setinhas vermelha e verde, só tenho usado a verde.  Mesmo quando o mano Moura fica meio "insistente", resisto à tentação, rsrsrs.  E até já cliquei em "gostei" pra alguns posts dele (sério, juro e tudo). :D

Uma vez, li uma piada que achei de extremo mau gosto, lá na seção de humor.  Resolvi pôr minha primeira setinha vermelha.  Sabe que aquilo me incomodou pra caramba?  Não, não a piada, mas o voto negativo que deixara lá.  Dia seguinte, tão logo pude acessar o FE, anulei o voto vermelho (para fazer isso, a gente tem de clicar novamente na seta vermelha).

Foi um alívio. 

Concordo com o Lineu: o anonimato permite certas críticas que jamais existiriam se o crítico fosse identificado.

Hoje fiquei pasmado de ver:  em um post que fiz, citando o Bhagavad Gita, com um retrato do Senhor Krishna, palavras sagradas de mais de 5.000 anos, alguém clicou "-1".  Não sei o que é mais incrível: se a cegueira ou o fanatismo.  Pensando bem, é tudo a mesma coisa.

Não tenho nada contra o fato de as meninas do "Cantinho" (que, por sinal, são maravilhosas) pontuarem-se e repontuarem-se ao infinito.  Acho até engraçadinho.

Já o pessoal que joga tomate e se esconde atrás da poltrona...  ;)

Abraços e + 1 procês, Ram
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: lineu em 16 de Dezembro de 2010, 04:54
Citação de: Ram-Wer, em #119
Pegando carona... Já o pessoal que joga tomate e se esconde atrás da poltrona...   

Belo comentário!  Parabéns!

Merece o voto positivo, já registrado.


Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Denize Moreira em 17 de Dezembro de 2010, 15:56
       
 Se a questão, que já foi "concluída outrora" RETORNA", alguém deve está precisando desse reprise... Penso que não existe nada CONCLUÍDO,  temos muito que rever, ainda, tais questões...

             "Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei",

                                   Vibrações positivas para todos!
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Haga em 06 de Janeiro de 2011, 07:26
Sempre que visito o fórum sou confontado com muita informação e muitos tópicos e por vezes torna-se dificil seguir  e até encontrar os que tinha respondido e o de pessoas que gostava de ler os comentários.

 Anteriormente havia a função de clicarmos nos utilizadores e ver apenas as mensagens por eles efectuadas no fórum..essa funcção deixou de existir, porque? Acho que nesse aspecto piorou..

Por acaso estou um um pouco as aranhas que nao encontro os meu ultimo post.. :-\
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 06 de Janeiro de 2011, 13:38
Amigo Haga,
já deves ter encontrado a função de que falas mas se não a encontrastes ela fica na aba "Membros".
Abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Haga em 06 de Janeiro de 2011, 13:54
huum... encontro apenas o que que cada membro está fazendo.

O que eu falo é q anteriormente quando visitavamos perfil de alguem tinha uma opção do gênero: "ver todas as mensagens deste utilizador" é isto a que me refiro.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 06 de Janeiro de 2011, 14:00
Vá em Perfil e escolha a opção mostrar mensagens.
abração,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Fabio Cardoso de Araujo em 02 de Julho de 2011, 23:49
Olá.
Tenho interesse em participar de estudos sistematizados, porém, geralmente, nas casas espíritas, esses estudos acontecem no período noturno. Devido a isso, não posso participar presencialmente devido a outros compromissos.
Encontrei o Fórum Espírita ao pesquisar por fotos nanométricas, mas sem essa pretensão. E visualizei que existem estudos no referido Fórum. Então, por isso tenho a seguinte dúvida: como procedo para participar dos estudos? Como no sistema presencial, preciso esperar a formação de um novo grupo de estudos, para que todos possam iniciar os estudos ao mesmo tempo?
Aguardo resposta.
Obrigado.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Mourarego em 03 de Julho de 2011, 16:26
Fábio, a dica é encontrares um CE que te possa atender na parte da tarde, o Fórum tem um chat onde se estuda a doutrina mas que não é igual ao estudo num CE.
De qualquer forma apareça no chat do Fórum, e veja por você mesmo.
abraços,
Moura
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Cmz em 20 de Abril de 2013, 18:01
Minha sugestão é que uma vez os tópicos trancados para os demais membros, os moderadores também não postem mais nesses tópicos.

Fica muito estranho eu saber que os demais não podem responder ao tópico e postar ou citar uma postagem de alguém dando a minha opinião em cima, sendo que sei que esse alguém não tem mais a oportunidade de explanar sobre o assunto devido ao tópico está fechado.

Abç!
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Conforti em 20 de Abril de 2013, 22:22
      Carlos Cmz   (ref #128, 20.04.2013)     

      Concordo plenamente com o amigo.

      E há outro aspecto a considerar: muitas vezes respondemos msgs q nos são enviadas mas, se não são publicadas, os amigos podem até mesmo pensar q não lhes demos atenção. Seria muito conveniente que os moderadores q decidem pela não publicação, publicassem, no mesmo tópico, q a administração cortou aquela msg.
...........................
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Murielk em 21 de Abril de 2013, 00:54
Minha sugestão é que uma vez os tópicos trancados para os demais membros, os moderadores também não postem mais nesses tópicos.
Fica muito estranho eu saber que os demais não podem responder ao tópico e postar ou citar uma postagem de alguém dando a minha opinião em cima, sendo que sei que esse alguém não tem mais a oportunidade de explanar sobre o assunto devido ao tópico está fechado.
Concordo plenamente.
Estou vendo um autoritarismo nesse fórum. Moderadores querendo ser donos da verdade, bloqueiam um tópico e deixam apenas a resposta dele como última e ainda dizendo pra você que precisa ler a doutrina e compreendê-la. Isso sem mostrar nenhum ponto da Doutrina, e quanto mais leio, mais encontro razões para pensar que o indivíduo está errado.

Porém, o que queria era apenas poder continuar a postar no meu tópico criado por mim, com o intuito de aprender, pois criei o tópico justamente com esse objetivo. Não posso afirmar algo em relação ao tema, então pergunto. Mas me tolhem bloqueando meu tópico, nem me dão uma comunicação dizendo por que motivo foi bloqueado.
Poderiam simplesmente enviar mensagens, procurando nos educar, mensagens pessoais e inclusive no próprio fórum mesmo nos alertando.
De que adianta bloquear um tópico, se não gerar um aprendizado.
Assim como ocorre com o tema: "Livre arbitrio dos atos materiais", deixem que conversem sobre isso num tópico apenas.
Bloqueiam um tópico, e surgem dezenas com mesmo tema, todos se tornando improdutivos, pois serão bloqueados antes mesmo de se poder chegar a uma conclusão.

Estou profundamente consternado com tal atitude dos moderadores, pois nada poderão fazer para impedir que se divulguem o que quer que seja noutros lugares, aqui tem a possibilidade de instruir a quem divulga e também a quem ouve, no mesmo lugar.

Enfim, espero um fórum mais livre, e que os moderadores nos ensinem a não prejudicar o fórum, e não tolhendo sem uma notificação anterior, sem possibilidade de retratar, consertar o que erramos.

Peço apenas que sigam a Doutrina, conforme questão 841 do LE:
841 Deve-se, em respeito à liberdade de consciência, deixar que se propaguem doutrinas nocivas e pode-se, sem prejudicar essa liberdade, procurar trazer de volta ao caminho da verdade aqueles que se perderam ao admitir falsos princípios?

– Certamente que sim; e até mesmo se deve. Mas ensinai a exemplo de Jesus, pela doçura e persuasão, e não pela força, o que seria pior que a crença daquele a quem se quer convencer. Se há algo que seja permitido impor é o bem e a fraternidade. Mas não acreditamos que o meio de levá-los a admitir seja agindo com violência: a convicção não se impõe.

Abraços a todos, que Deus nos ajude.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: hcancela em 21 de Abril de 2013, 12:18
Olá amigos(as)


Peço mais uma vez que revejam as regras deste forum, e assim com certeza se evitaria alguns comentários, que por muito válidos que sejam não vão trazer nada de novo.
Para os mais novos ainda compreenderei, apesar da sua falta de experiência deveriam de se abster de recomendar o quer que seja já que ainda agora chegaram e já dizem que há autoritarismo, que somos donos da verdade etc e tal.

Para os mais antigos creio que deveriam pela sua experiência rever susas opiniões, já que como bem sabem até têm muita liberdade de expressão, coisa que na maioria dos sites não a possuiem.

Opiniões construtivas serão sempre bem vindas e a moderação tenta melhorar apesar das muitas dificuldades, o que nós não podemos é ir ao encontro daquilo que acham que é melhor para o forum(não é posivel), o que não vamos é permitir é que aceitemos opiniões do tipo; é que somos donos da verdade,autoritarismo,e outros nomes tais, especialmente de quem não me conhece de nenhum lado, e para aqueles que já me deveriam conhecer tento acima de tudo e os moderadores no geral não sermos demasiados severos( se é que posso utilizar este termo). Este forum é gerido por pessoas que tentam acima de tudo serem coerentes, claro que nem sempre vai acontecer porque somos seres com muitas dificuldades, que estamos num aprendizado constante como todos vós, agora caros amigos não nos façam de diabinhos, e nem se façam de santos, como tal façam a vossa parte, que é serem um pouco mais de compreensivos para queles dias que as coisas não são como deveriam, que nós moderadores tentaremos o mesmo, só que decidir coisas que nos parecem que podem levar a conflitos(fala a experiência) e trancar, apagar ou até colocar em vigiado o quem quer que seja, é penoso, mas há dias que tem de ser mesmo.

Obs: Aparece muito boa gente por aqui  paresentando-se com o iniciantes, com Niks vários, dando uma de bonizinhos, opinando por tudo e quando são contrariados ou até lhes alertando para seu comportamento não gostam e atacam a moderação de todas as formas, induzindo-nos de tudo, só para desestabilizar. Aqueles que procuram de facto aprender, com boas intenções nos compreendem e continuam, os outros acabam por criar conflitos(que é aquilo que querem) desaparecem por uns tempos e voltam com outros Niks,IP,s, etc, mas acabam sempre por se desmascarar pela mesma forma de escrita e de pensar que têm. ;)
Nota: Falei em termos de desabafo para que percebam o dilema constante da moderação, falando eu em termos gerais e nunca para ninguém em especial, do tipo sou eu(não falei com os outros moderadores) a conversar com vós para que tentem se colocar deste lado. :-*

Aquele abraço
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: lineu em 21 de Abril de 2013, 14:06
Este tópico suscita a reflexão a respeito da autoridade. E faculta aos usuários do Fórum a expressão de pensamentos relacionados ao uso consciente e responsável do poder de moderar.

A autoridade legítima, praticada com coerência e bom senso, deve ser sempre respeitada. Mas torna-se insuportável quando envereda na prática de ações incoerentes e insensatas, desviadas do propósito de adequar o bem comum.

Aparentemente, pois, à vista das reclamações de diversos usuários, postadas neste tópico, deduz-se que há algum moderador deste Fórum abusando do poder de moderar...

Desmerecendo a própria autoridade.

Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Murielk em 21 de Abril de 2013, 14:43
Concordo com lineu.
Estou aqui avaliando fatos para melhorar nossa convivência e aprendizado.
Minha compreensão acerca dos fatos ocorridos é de que houve autoritarismo, porém digo em relação ao fato, à atitude, não em relação a pessoa.
Não declaro ninguém diabinho nem santinho, nem a mim. Porém se fôssemos perfeitos não estaríamos aqui. Eu erro, mas moderadores também podem errar. Estou aqui para debater inclusive regras, atitudes, pois muitas vezes temos leis contrárias às leis de Deus.
Devemos ter humildade para aceitar a possibilidade de estar fazendo algo errado.
Devemos nos abster de recomendar? É melhor censurar-nos?

Quero debater apenas, posso chegar a conclusão de que estou errado, mas se impedem comentários a esse respeito quem estaria com falta de humildade, caridade, etc?

Que fique claro que não fui alertado sobre meu comportamento, meu tópico foi fechado sem um alerta prévio, e sem uma comunicação posterior inclusive. Até hoje não recebi uma comunicação com o motivo do fechamento. Tenho que deduzir?
Minha dedução: "Respondi o comentário de um moderador no meu tópico, sendo que este não concorda com meu posicionamento sobre o tema, não foi capaz de refutar minha linha de raciocínio com trechos da DE, apenas disse a opinião dele e que quando eu ler toda a doutrina compreenderia a opinião dele. Ou seja, eu estaria errado, e deveria ler toda a doutrina."
O que eu aprendi?
Não responder opinião de moderadores em meus tópicos.
Tive que criar outro tópico por causa do incidente, com mesmo tema. Uma notificação anterior evitaria isso, e aprenderia o que compreendem que errei.

Abraços.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Cmz em 21 de Abril de 2013, 15:57
hcancela
Só pra esclarecer, não tenho problema com fechamentos de tópicos.
Mas a partir do momento que o tópico está fechado, deve estar fechado para todos.
Postar num tópico que está fechado é um pouco incoerente com os demais colegas que não podem mais postar. A minha sugestão é em cima desse fato.

Os colegas trouxeram outras sugestões e cabe a moderação avaliá-las também.

Abç!
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: hcancela em 21 de Abril de 2013, 18:53
hcancela
Só pra esclarecer, não tenho problema com fechamentos de tópicos.
Mas a partir do momento que o tópico está fechado, deve estar fechado para todos.
Postar num tópico que está fechado é um pouco incoerente com os demais colegas que não podem mais postar. A minha sugestão é em cima desse fato.

Os colegas trouxeram outras sugestões e cabe a moderação avaliá-las também.

Abç!
Nesta sugestão também me parece razoável, porque trancar para mim é parar, creio que com o tempo assim será,porque os moderadores por vezes opinão e nem  se apercebem do trancamento, é uma questão do Webmaster ver isso.Vamos dar tempo.
No resto as pessoas marcam suas posições, apenas isso.

Abraços
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: hcancela em 21 de Abril de 2013, 19:10
Concordo com lineu.
Estou aqui avaliando fatos para melhorar nossa convivência e aprendizado.
Minha compreensão acerca dos fatos ocorridos é de que houve autoritarismo, porém digo em relação ao fato, à atitude, não em relação a pessoa.
Não declaro ninguém diabinho nem santinho, nem a mim. Porém se fôssemos perfeitos não estaríamos aqui. Eu erro, mas moderadores também podem errar. Estou aqui para debater inclusive regras, atitudes, pois muitas vezes temos leis contrárias às leis de Deus.
Devemos ter humildade para aceitar a possibilidade de estar fazendo algo errado.
Devemos nos abster de recomendar? É melhor censurar-nos?

Quero debater apenas, posso chegar a conclusão de que estou errado, mas se impedem comentários a esse respeito quem estaria com falta de humildade, caridade, etc?

Que fique claro que não fui alertado sobre meu comportamento, meu tópico foi fechado sem um alerta prévio, e sem uma comunicação posterior inclusive. Até hoje não recebi uma comunicação com o motivo do fechamento. Tenho que deduzir?
Minha dedução: "Respondi o comentário de um moderador no meu tópico, sendo que este não concorda com meu posicionamento sobre o tema, não foi capaz de refutar minha linha de raciocínio com trechos da DE, apenas disse a opinião dele e que quando eu ler toda a doutrina compreenderia a opinião dele. Ou seja, eu estaria errado, e deveria ler toda a doutrina."
O que eu aprendi?
Não responder opinião de moderadores em meus tópicos.
Tive que criar outro tópico por causa do incidente, com mesmo tema. Uma notificação anterior evitaria isso, e aprenderia o que compreendem que errei.

Abraços.
Caro Kaitomuriel mais uma vez lembro que a moderação não tem que informar do que faz, estas uma das regras deste forum que aconselho a lerem o que todos deveriam fazer e assim teriam a liberdade da inscrição ou não.Muito simples.

Lembro que como disse abriu outro tópico com um texto diferente mas com o mesmo objetivo, no entanto não ouve problema algum consigo, porque se ouve-se ele seria trancado, por isso fácilmente se percebe que eu ou qualquer moderador mesmo que não concorde com suas opiniões, não fazemos disso arma de arremesso.

Saudações fraternas
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Murielk em 21 de Abril de 2013, 23:45
Eu poderia resumir tudo dizendo que seria mais instrutivo e menos danoso nos comunicar ao invés de fechar o tópico.
Mas como os moderadores são os reis deste reino, não posso fazer nada, nem opinarei mais sobre isso.
Vou continuar debatendo com os amigos do fórum, do modo que puder. Tentarei evitar responder comentários improdutivos, que podem apenas me prejudicar se responder.

Valeu pela dica.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: hcancela em 21 de Abril de 2013, 23:53
Eu poderia resumir tudo dizendo que seria mais instrutivo e menos danoso nos comunicar ao invés de fechar o tópico.
Mas como os moderadores são os reis deste reino, não posso fazer nada, nem opinarei mais sobre isso.
Vou continuar debatendo com os amigos do fórum, do modo que puder. Tentarei evitar responder comentários improdutivos, que podem apenas me prejudicar se responder.

Valeu pela dica.
Obrigado pela compreensão.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Carlos Cmz em 25 de Abril de 2013, 17:54
Obrigado pela atenção Hcancela.


edit: problema resolvido.

Abç!
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: diel96 em 31 de Agosto de 2013, 23:02
prezados administradores deste excelente forum, gostaria de dar uma opnião, não sei se o espaço adequado é este, mas acho essa forma de representar ou mostrar quem enviou muitas mensagens ou poucas como evolução em mundos, poucas mensagens, mundos atrasados, muitas mensagens mundos evoluídos, acho uma forma errada, um mundo feliz representa superioridade moral, coisa que não corresponde em nada a quantidade de mensagens enviadas, desculpe, mas acho uma forma boçal de apresentação, e mais, quanto mais evolução moral, mais humildade, aí mando muitas mensagens e tenho bem grande me apresentando como mundo de luz, feliz e etc... Desculpe a franqueza, como disse anteriormente o forúm e excelente, só não gosto desta forma de apresentação, poderia intitular como quem mandou muitas mensagens como trabalhador ativo  estrela, duas estrelas até cinco estrelas, fica a sugestão.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Edmar Ferreira Jr em 31 de Agosto de 2013, 23:32
prezados administradores deste excelente forum, gostaria de dar uma opnião, não sei se o espaço adequado é este, mas acho essa forma de representar ou mostrar quem enviou muitas mensagens ou poucas como evolução em mundos, poucas mensagens, mundos atrasados, muitas mensagens mundos evoluídos, acho uma forma errada, um mundo feliz representa superioridade moral, coisa que não corresponde em nada a quantidade de mensagens enviadas, desculpe, mas acho uma forma boçal de apresentação, e mais, quanto mais evolução moral, mais humildade, aí mando muitas mensagens e tenho bem grande me apresentando como mundo de luz, feliz e etc... Desculpe a franqueza, como disse anteriormente o forúm e excelente, só não gosto desta forma de apresentação, poderia intitular como quem mandou muitas mensagens como trabalhador ativo  estrela, duas estrelas até cinco estrelas, fica a sugestão.

Acredito que tenha começado como uma espécie de brincadeira ou forma bem humorada de mostrar  a participação de um membro ao longo do tempo. Mas foi uma ideia infeliz, sobretudo em se tratando de um empreendimento ligado ao espiritismo. Penso que a data de inserção no Fórum já seria o bastante, ou seja, sem mundos, sem estrelas, sem nada... É a minha opinião.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: Paulo Cortez em 02 de Setembro de 2013, 01:46
Fui surpreendido por ser o portador da pior reputação do fórum e não consegui localizar (entendo muito pouco de navegar num site) quais os parâmetros ou a maneira pela qual se é premiado desta forma. Se alguém puder me esclarecer, ficaria muito agradecido. Espero ter a oportunidade de reverter esse quadro ainda nessa encarnação.
Título: Re: Qual é a sua opinião?
Enviado por: FENet em 02 de Setembro de 2013, 09:32
Paulo, já resolvemos, obrigado.