Forum Espirita

CONVÍVIO => Como usar este Fórum => Sugestões => Tópico iniciado por: FENet em 09 de Maio de 2008, 20:29

Título: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: FENet em 09 de Maio de 2008, 20:29
Olá amigos.

Por sugestão da IVI para o estudo das obras básicas, creio que neste tópico podemos trocar ideias da melhor forma de o fazermos.

No fórum existe uma área para cada livro. Mas para fazer um estudo se calhar precisamos de outra metodologia, ou ajustar algo no fórum.

Uma hipótese que me ocorre é calendarizar este estudo. Por exemplo podemos começar pelo O Livro dos Espíritos pelo primeiro capítulo. Cada um lê, tira os seus apontamentos, pesquisas complementares seja na ciência ou outras fontes de conhecimento, e sob a forma de síntese apresenta a sua visão. Outros membros interessados em aderir a este Grupo de Estudos fazem o mesmo. Quando esgotado este estudo seja por não haver mais trocas de opinião ou pela própria calendarização já estipulada (embora que se calhar algo flexível pois torna-se difícil prever o tempo necessário para cada capítulo) passa-se ao capítulo seguinte. E assim sucessivamente.

Mas devem existir outras maneiras melhores. O que pensam?

Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ivi em 09 de Maio de 2008, 21:11
Paz para todos !

Por ora eu estou em estado de graça só pela possibilidade de isso se tornar viável. Ainda que não dê resultado pelo menos valeu a intenção e isso futuramente possa voltar a tona de discussão.

Eu também não saberia dizer quanto tempo leva cada capítulo para estudo, visto que todos somos demasiados ocupados com nossos deveres/obrigações pessoais.
Eu acrescento apenas à sugestão do Unformatted que além da visão de cada um, abra-se um espaço para tirarmos dúvida.

Um ponto que levanto mas que desconheço por completo é a 'logística' do provável estudo: seriam 'salas' fechadas a participantes interessados ? Meu receio é que sendo um site e público ao mundo (evidente) possa surgir alguém com intenção que nada poderão contribuir com o estudo. Não sei, é apenas uma maneira de preservar a seriedade que este site trata a Doutrina - só isso. Não é limitar nem qualificar quem desejar participar - todos são bem vindos - mas o cuidado com o 'nome' do site.

Abraço fraterno !
Ivi
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Vitor Santos em 09 de Maio de 2008, 21:26
Olá

Eu acho a ideia da IVI melhor do que óptima.

Para começar, julgo que bastaria acrescentar um tema novo, por exemplo com o nome "Estudos das obras básicas", ou um nome equivalente. Depois íamos abrindo tópicos com o n.º de capitulo, evitando a repetição.

Em minha opinião, temos que definir como regra essencial, que em cada tópico só se fala de assuntos relativos ao estudo da obra e do capitulo em questão. Senão não será possivel fazer um estudo sério. Começamos todos a divagar

Todos nós podemos controlar isso. Quem vir que alguém está a boicotar o estudo avisa, queixando-se no link "denunciar ao moderador" que já existe para isso.

À medida que o estudo fosse decorrendo, íamos aperfeiçoando.

O que é que acham?

bem hajam
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: FENet em 09 de Maio de 2008, 21:32
Vítor, bem visto! Nem tinha pensado nisso. Assim é possível arrancar a qualquer momento.É possível, e fácil, atribuir uma password para esses tópicos, ou a todo o estudo, se chegarmos à conclusão que melhora a qualidade apenas para os que aderiram ao estudo.

Dessa forma temos condições de iniciar.


IVI:

É pertinente essa questão. Uma hipótese seria após adesão dos membros interessados nesse estudo ser reservado aos que se inscreveram, de outra forma corremos o risco de participarem membros fora do contexto do seguimento do estudo. O outro lado da moeda seria possibilitar a partilha das conclusões até então e permitir apanhar o comboio. Uma das vantagens de um fórum é permitir consultar debates anteriores e retomar o tema. É realmente uma questão a ponderar ou então experimentar aberto e ver se corre bem. A sugestão do Vítor penso que para já resolve isso.

Sem pensar se é possível implementar de imediato ou viável tecnologicamente integrado neste fórum, acho que interessa  pensar em como deve funcionar uma estrutura para este estudo.

Penso assim:
-Deve ser num formato de fórum
-Anunciar o capítulo em estudo e disponibilizá-lo para leitura
-Não avançar para o próximo sem o actual ficar esgotado
-Programação temporal não é o factor mais relevante
-As participações devem ser sintéticas com base num estudo sério
-Após todos terem apresentado a sua visão e principais conclusões, esquematizar tópicos representativos das conclusões
-Ainda como resultado deste estudo devem reunir principais dúvidas para que possam ser colocadas a outras comunidades on-line, pessoas ou centros espíritas.
-Ser visível uma barra de progressão que indica o que já foi estudado e o que falta estudar, permitindo fácil consulta das principais conclusões e dúvidas dos capítulos estudados
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ann@ em 09 de Maio de 2008, 21:37
Olá amigos,

Vasco, penso que tua idéia é muito boa, pois não vincula-se ao horário, pois sabemos que além do mar que nos separa :D, temos o trabalho; eu por exemplo tenho um horário de trabalho diferente, tem dias que trabalho pela manhã, outros a tarde e eu, ou outros em situações parecidas, não perderia a oportunidade de participar. Apenas acho que seria importante, ao passarmos de um assunto a outro, perguntar a todos se ainda há dúvidas, estipular que no dia seguinte (por exemplo) começaria novo assunto. Apenas para não acontecer de, ao entrar em novo assunto, alguém retornar ao antigo e confundir. Uma outra forma seria abrir no Forum "salas de estudo" e colocarmos cada assunto em um tópico, mas acho que pode ficar confuso para quem entrar (novo no forum) depois... não sei!!!! :-\

Ivi

Sinceramente, neste Forum, não vi muitas invasões do tipo que te preocupa. Já participei de algumas salas de estudo no MSN, com outras pessoas não as daqui deste forum, e tivemos que parar, pois ficou insuportável. Mas aqui já percebi que quando entra alguém que não tem afinidade, essa pessoa acaba sumindo. Na minha opinião este forum tem personalidade :D e muita seriedade.

Bjs

Ana
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Flor de Liz em 10 de Maio de 2008, 17:44
Unformatted;
Gostei muito da idéia, e gostaria de destacar um ponto. Aliás, dois.
Se por acaso o estudo ficar fechado somente aos inscritos [membros permitidos], depois que o tópico esgotar-se, pode ser aberto a todos. Afinal, acredito ser de máxima importância que todos tenham acesso às informações e possam colocar as suas.
E outra dica é a forma com que o Vitor colocou; Deixar o tópico em aberto. Caso entre alguém que saia do assunto e vá a divagar, podemos sim denunciar ao moderador. Se isso acontecer por vezes repetidas, aí sim o tópico pode ser fechado apenas aos membros.
Precisamos, sempre, experienciar.

Beijos  :-*
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Vitor Santos em 10 de Maio de 2008, 18:44
Olá Vasco

Estou ansioso para ver se isto vai avante. Um dos meus objectivos de estar no fórum é o estudo das obra básicas, embora não seja o único.

também há experiências na internet, como esta, não sei se funciona bem ou não, mas podemos tirar de lá ideias.

http://www.cvdee.org.br/ (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5jdmRlZS5vcmcuYnIv)

bem hajam
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Brilho da Lua em 11 de Maio de 2008, 03:13
  Olá,amigos.

     Faço o evangelho na sala de Chat faz uns 10 meses.Nosso trabalho é feito da seguinte forma:
1-Escolhemos um dos livros de Kardec ou outro que tenha assuntos que possam ser relacionados com a Doutrina para ser trabalhado
2-Fazemos o evangelho com a duração de 30 minutos,POR CONTA DISSO ,discutimos  CINCO questões do tema escolhido.(quando for obras de kardec).
3- A sala onde faço o evangelho é aberta ao público.Até o momento não tivemos problemas porque aqueles que entram sabem a importância do trabalho que está sendo realizado.No entanto,se essa situação ocorrer o cooredenador ou responsável pelo direcionamento do chat pode intervir na situação para solucionar.
6- Quanto aos dias do estudo ,realizo  as quartas-feiras.Mas pode-se escolher outros que façam nos outros dias da semana.Um dirigente por dia da semana.
o cronograma de atividades que sigo é este abaixo apresentado:



   
RECURSOS UTILIZADOS: OBRAS DE ALLAN KARDEC:
 
 
  LIVRO DOS ESPÍRITOS   
   
  LIVROS DOS MÉDIUNS 
 
  EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
                                                                     
  CÉU E INFERNO (ALLAN KARDEC) 
 
  REFORMADOR (  REVISTA ESP.CRISTÃO ) 
 
 
 
TEMAS:
 
 
              1. DEUS
 
              2.MEDIUNIDADE
 
              3.AMAI AOS VOSSOS INIMIGOS
 
     4.OBSSESSÃO 
 
     5.ANJO GUARDIÃO
 
     6.FAMÍLIA 
 
     7.DROGAS

     8. ABORTO
 
     9.EUTANÁSIA
 
    10.SUICÍDIO
 
    11.REENCARNAÇÃO
 
    12.EVANGELHO NO LAR
 
    13.COLÔNIAS ESPIRITUAIS
 
    14.REENCARNAÇÃO
 
    15.REFORMA ÍNTIMA
 
    16.FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
 
    17.UMBRAL
 
    18.DEPRESSÃO     
RECURSOS UTILIZADOS: OBRAS DE ALLAN KARDEC:
 
 
  LIVRO DOS ESPÍRITOS   
   
  LIVROS DOS MÉDIUNS 
 
  EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
                                                                     
  CÉU E INFERNO (ALLAN KARDEC) 
 
  REFORMADOR (  REVISTA ESP.CRISTÃO ) 
 
 
 
TEMAS:
 
 
              1. DEUS
 
              2.MEDIUNIDADE
 
              3.AMAI AOS VOSSOS INIMIGOS
 
     4.OBSSESSÃO 
 
     5.ANJO GUARDIÃO
 
     6.FAMÍLIA 
 
     7.DROGAS

     8. ABORTO
 
     9.EUTANÁSIA
 
    10.SUICÍDIO
 
    11.REENCARNAÇÃO
 
    12. A IMPORTÂNCA DE FAZER EVANGELHO NO LAR
 
    13.COLÔNIAS ESPIRITUAIS
 
    14.REENCARNAÇÃO
 
    15.REFORMA ÍNTIMA
 
    16.FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
 
    17.UMBRAL
 
    18.DEPRESSÃO     


Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Vitor Santos em 11 de Maio de 2008, 17:05
Olá Brilho da Lua

A minha limitação é que nem sempre consigo estar no chat a horas. Tanto posso estar como não.

Sendo assim mensagem a mensagem, eu posso vir a qualquer hora. Eu não tenho horário rigido, mas é muito dificil prever com antecedência se posso ou não vir ao chat.

Por isso preferia que fosse mensagem a mensagem. Mas isso tem de ser resolvido em conjunto. Isto é só uma opinião.

bem hajas
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Brilho da Lua em 11 de Maio de 2008, 18:06
    Oi,amigo,Vítor..Claro, você tem toda razão. ..Devemos resolver em grupo.
     Não quero impor nada...De forma alguma.
       O que respondi foi apenas para demosntrar como realizo o evangelho no chat que frequento ,só para que tenham uma idéia de como procedemos.
   
     Claro que tenho que acatar a opinião do grupo.
     Perdoe-me se pareci intransigente.
      Abraços fraternos. ;D
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Vitor Santos em 11 de Maio de 2008, 18:15
Olá Brilho da Lua

Citar
Claro que tenho que acatar a opinião do grupo.
     Perdoe-me se pareci intransigente

Por amor de Deus, você não me pareceu nada intransigente. Pelo contrário, até agora  você pareceu-me uma pessoa muito simpática com quem é agradável trocar impressões. :)

Quanto ao resolver em grupo não há outra alternativa, senão fazemos um grupo de estudos sem estudantes. Vamos ver se ajeitamos uma solução que seja mais ou menos boa para todos nós. :D

bem haja
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Vitor Santos em 11 de Maio de 2008, 18:17
Olá Brilho da Lua

Para além do mais, há a possibilidade de se fazer um estudo em chat e outro mensagem a mensagem. Uma possibilidade não tem que excluir a outra.

bem haja
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Brilho da Lua em 11 de Maio de 2008, 19:53
 ;D ;D ;DOk...
Obrigada.. ::)
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Flor de Liz em 11 de Maio de 2008, 19:59
Também acredito que uma possibilidade não precisa excluir a outra.
Os participantes têm disposições diferentes. Logo, poderão encaixar-se conforme seu tempo e é isso que necessitamos combinar.  :D

 :-*
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ivi em 12 de Maio de 2008, 20:28
Paz para todos !

Deixe-me tentar explicar como funciona as salas de estudo do CVDEE (na qual eu participo de algumas).

1.As pessoas que visitam o site optam por ‘estudar’ virtualmente quaisquer ou todas as salas:
1.1 – O Livro dos Espíritos
1.2 - O Evangelho Segundo o Espiritismo
1.3 – Livros dos Médiuns
1.4 – Gênese
1.5 - Céu Inferno

2. Existe uma equipe de estudo para cada sala
3.Na seqüência recebemos e_mails (não é no fórum o estudo) exemplo:

Centro Virtual de Divulgação e Estudo
do Espiritismo - CVDEE   
                             
3º ciclo de estudo do livro "A Gênese", de Allan Kardec
 
Estudo nº. 016-3
 
Capítulo II - Deus
 
Tema: A providência - 1ª pte (itens 20 a 25)
                                                                                                                   
A providência
(1ª pte)
 
20. - A providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas. Ele está em toda parte, tudo vê, a tudo preside, mesmo às coisas mais mínimas. É nisto que consiste a ação providencial.

«Como pode Deus, tão grande, tão poderoso, tão superior a tudo, imiscuir-se em pormenores ínfimos, preocupar-se com os menores atos e os menores pensamentos de cada indivíduo?» Esta a interrogação que a si mesmo dirige o incrédulo, concluindo por dizer que, admitida a existência de Deus, só se pode admitir, quanto à sua ação, que ela se exerça sobre as leis gerais do Universo; que este funcione de toda a eternidade em virtude dessas leis, às quais toda criatura se acha submetida na esfera de suas atividades, sem que haja mister a intervenção incessante da Providência.

21 - ....
22 - ...
23 -...
24 - ...
25 - ...
“Eles escrevem até o item 25 (para não ficar extenso eu apaguei)”
                                                                                                             (extraído de "A Gênese", de Allan Kardec, editora FEB)
 
QUESTÕES PARA ESTUDO
 
a)Podemos definir a providência como sendo a onipresença de Deus?
b) Como Kardec procura explicar a influência de Deus em nossas vidas?
c) Qual a importância da prece, segundo o estudo da providência divina?
d)Duvida ? Pergunte ! (nem todas as salas tem essa questão)
 
Muita paz a todos e bom estudo.
                           
Sala Gênese
CVDEE
Coordenação: eqpgen@cvdee.org.br


4.A partir daqui nós respondemos as questões diretamente ao responsável pela emissão do estudo. Essa pessoa é que distribui a resposta (por e_mail a todos os participantes da sala)
5.Recebemos também as respostas de outros participantes
6.No final de um período (estipulado no início do estudo que – gira em torno de uns 10 a 15 dias) o moderador da sala envia-nos a “Conclusão” do assunto


Pontos contra, de acordo com o meu ponto de vista:
1.As vezes o estudo é longo demais – nesse caso são 6 longos textos da Gênese
2.Não sabemos quantas pessoas são inscritas nas salas. As vezes recebemos apenas 1 ou 2 respostas. Portanto não sabemos se o estudo está ‘gerando demanda’ ou apenas curiosidade nos inscritos
3.Nem sempre obtemos respostas às nossas ‘dúvidas’
4.Não sei se a melhor forma de estudar é somente responder às questões feitas pelos moderadores da sala. Talvez uma outra alternativa . . .
5.Carece de ‘debate’
6.As conclusões de alguns estudos ficam disponíveis no site. Caso esteja se iniciando novamente o estudo da Gênese, por exemplo, encontra-se lá todo o estudo já pronto (isso, na minha opinião desestimula as respostas), pois já têm acesso à conclusão, pois as perguntas são sempre as mesmas. Basta o bom senso de cada participante de não responder às questões com base na conclusão.
7.Percebo que existe pouco interesse nos participantes em geral, pois são pouquíssimos os interessados

Talvez daqui possamos tirar mais algum aprendizado e aperfeiçoar a nossa idéia.
Penso que deve ser algo dinâmico e que gere estímulo para todos participarem.

Espero ter contribuído com algo a mais.

Abraço fraterno
Ivi
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ann@ em 12 de Maio de 2008, 20:51

Olá amigos,

eu acredito que pode-se abrir um tópico com as questões ou itens a serem estudados, e acho que o responsável pode até colocar as questões que deverão, ou poderão, ser estudadas e respondidas num primeiro momento, nada impedindo que um participante coloque suas dúvidas, afinal o estudo e a compreensão não limita-se a 3 ou 4 perguntas ;)

Creio também, que é menos longo e teremos idéia dos participantes, colocados aqui como tópicos normais, pois todos tem acesso e na medida do possível, cada um participa quando e como puder; da mesma forma que são colocados os outros assuntos e que tem participação variada, acredito que todos possuem algo para contribuir.

Bjs

Ana
 
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: FENet em 12 de Maio de 2008, 22:17
IVI, obrigado pela informação do modo de funcionamento desse grupo de estudos. É interessante as questões já formuladas e conclusões, e todo o excelente trabalho que eles efectuam. É uma questão de adaptarmos esse estudo ao fórum.

Concordo também com a Anna. Embora eu acho que não devem existir questões a colocar, penso que deve ser um estudo mais amplo sem ficar formatado a questões.

outro site que nos pode ajudar também: http://www.geae.inf.br/index.html
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Brilho da Lua em 12 de Maio de 2008, 22:31
     A proposta de se estudar no chat é justamente para que não ocorra desestímulos entre os participantes.
    A forma como o CVDEE apresenta , serve apenas  para consultas, quando quisermos  pesquisar determinado assunto.
       Estudando no chat,tendo a participação das pessoas, torna-se bem melhor,diferente.As pessoas participam,fazem suas colocações.
         O assunto que é abordado no chat é apresentado de maneira bem sucinta.Pega-se um determinado assunto e coloca-se na sala.A pessoa responsável faz a apresentação do tema e depois pede  participação dos demais que estão na sala.Daí torna-se mais atrativo o estudo.
          É assim que realizamos o evangelho na sala do chat.
          Se quiserem ver como funciona, para ter uma idéia ,entra no site www.lema.not.br as quartas-feiras 21 h horário do Brasil e 16 horas horário em`Portugal.
        
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ivi em 13 de Maio de 2008, 21:00
Paz para todos !

Não eliminando nenhuma hipótese acerca da possibilidade do estudo que está, me parece, muito solidificado por parte de quem está se manifestando, mas que falta alguns ajustes apenas, esclareço que para mim o 'chat' não funcionaria.
Explico: 'felizmente' não tenho computador em casa. Minha professora uma vez me disse que eu 'não existia'  :'( (pois não tenho computador em casa em pleno século XXI).  Ok ! Podem me chamar de ultrapassada . . . ;D
Mas o fato é que para minhas necessidades eu dispenso esse equipamento doméstico e também porque tenho liberdade de usá-lo de forma ética e responsável na empresa que trabalho a qualquer horário comercial e de maneira controlada.

Vejam, não quero com isso eliminar a possibilidade se for a melhor maneira de viabilizarmos o estudo através do chat (eu dou um jeito de participar -  ;))

Abraço fraterno !
Ivi
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ann@ em 13 de Maio de 2008, 21:18
Olá amigos,

resumindo...

fazendo um apanhado de tudo que foi dito aqui, poderia então ser assim:

existirá um responsável para ir postando os textos ou trechos sobre os assuntos para análise;
o post que abrirá será apenas sobre o assunto em pauta com cópias da obra que estaremos estudando, e a partir da 2a postagem - que pode ser do responsável ou não - começarão as participações;
poderá colocar-se apenas as dúvidas, ou explanações sobre a compreensão do texto;
ao chegar-se numa conclusão, inicia-se novo tópico com outro assunto e assim por diante.

É melhor pelos tópicos normais, pois o chat restringirá às pessoas que estarão naquele momento on line; nos tópicos pode ficar aberto a consultas posteriores, se alguém tiver que ficar fora por alguns dias, não perderá o final das apresentações.

É isso ??? ???

Se é, só falta iniciar, designar responsáveis e combinar a apresentação dos assuntos.

Bjs

Ana
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: FENet em 13 de Maio de 2008, 21:26
É isso Ana. Também acho que o chat deve ser como complemento, quando alguém desejar conversa directa. Mas neste estudo de facto o mais adequado é o fórum.

Realmente só faltam voluntários que tenham gosto e tempo em levar esta nobre tarefa adiante.

Sugestões?
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ivi em 13 de Maio de 2008, 21:46
Paz para todos !

Me parece que está quase 'redonda' nossa proposta de estudo.
Mas tenho ainda mais uma dúvida: Quem será o responsável pela "conclusão" do tema ?
. Uma equipe ?
. O responsável pela abertura do tópico ?
. Ou não haverá conclusão ? Em não existindo constestações/dúvidas das opiniões postadas e, passado o período de estudo do estudo, encerra-se automaticamente e inicia-se outro.

Abraço fraterno !
Ivi
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ann@ em 14 de Maio de 2008, 01:53

Olá amigos,

baseada nas dúvidas da Ivi, vou fazer uma sugestão e vocês pensam ;)

Citar
Uma equipe ?
. O responsável pela abertura do tópico ?
. Ou não haverá conclusão ? Em não existindo constestações/dúvidas das opiniões postadas e, passado o período de estudo do estudo, encerra-se automaticamente e inicia-se outro.

Não creio ser necessário uma equipe.

Sugiro como responsável pelos tópicos iniciais o Vasco, e que ele, ou o grupo, escolha uma segunda pessoa para auxiliar... é muito raro ele não estar por aqui no Forum, mas numa eventualidade já terá uma segunda pessoa.

Sobre a conclusão: talvez a palavra conclusão não seja correta. Penso que no momento que aqueles que participaram do tópico tiverem esclarecidas as dúvidas, o tópico seria encerrado - aqui eu tenho uma dúvida: se deixar aberto (e ativo) o tópico para eventuais participações não irá atrapalhar ??? Porque ao iniciarmos outro tópico, poderíamos, mesmo sem querer, falar de dois assuntos ao mesmo tempo, acho que poderá confundir... - creio que o tópico deveria ficar apenas para consulta. Aqueles que não participaram e ao ler, não concordar com alguma coisa, ou ter dúvidas, postar um outro tópico, dentro das diversas salas do Fórum.

Acho que os participantes mesmos podem decidir esse encerramento: não havendo momentaneamente dúvidas e chegando-se a um consenso de opiniões.

Falta somente os assuntos e a obra inicial

Bjs

Ana
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Brilho da Lua em 14 de Maio de 2008, 02:28
Sugestão:Livro dos Espíritos

Assunto Origem e natureza dos Espíritos
Livro segundo capítulo primeiro
Questões 76,77 e 78
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ivi em 14 de Maio de 2008, 20:00
Paz para todos !

A idéia da Ann@ está perfeita para mim.
Acho que depois nós podemos apenas 'formalizar' de maneira simples as regras que constituem esse estudo, para que as pessoas que entrarem já saibam como funcionam.
Concordo com a idéia de ser o "Vasco" (Unformatted é o mesmo ?  ???) o responsável, mas devemos deixá-lo a vontade acerca desta responsabilidade, como concordo também com a sugestão da "Brilho da Lua".


Estou pronta para começar . . . e aprender . . .

Abraço fraterno !
Ivi
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Flor de Liz em 14 de Maio de 2008, 21:29
Também concordo com ambas as colocações; a da Ann@ e a da Brilho da Lua. Agora precisamos ver se o Vasco concorda, também. Rsrs.


 :-*
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: FENet em 14 de Maio de 2008, 21:34
Olá :)

Obrigado por se lembrarem de mim :) Mas realmente não vou poder, desculpem-me.

Eu acho que a Ana e a Ivi reúnem boas características para este estudo, caso possam.   E pedir colaboração a outros membros que achem bem.

Talvez fosse bom reunir um conjunto de tópicos orientadores para os procedimentos deste estudo.

Penso que para já podemos usar a secção "O Livro dos Espíritos": http://www.forumespirita.net/fe/index.php/board,20.0.html

Pode-se depois criar uma secção só para estes estudos.

Basta iniciar um tópico com um título sugestivo do estudo a fazer. Talvez o ideal fosse começar pelo início do LE, e ir criando novos tópicos, pela ordem do LE, à medida que se vai avançando no estudo.

Que acham?
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Brilho da Lua em 14 de Maio de 2008, 21:46
Olá,amigos:
    Uma vez que o nosso amigo,Vasco, não aceitou,precisamos tomar novas direções  no que concerne a escolha de quem possa tomar a frente do trabalho estudo para logo iniciarmos .
   A IVI e Ana aceitam a proposta? ;)
Aguardo ansiosa o resultado.
Abraços fraternos.
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ann@ em 15 de Maio de 2008, 20:32
Olá amigos,

Vasco, sinto que não possa ser o responsável, mas espero que você participe ;)

Eu aceito, desde que divida com a Ivi, pois meus horários de trabalho são meio loucos e as vezes não apareço por aqui; ultimamente está bom demais :D :D, não tenho tido problemas e diariamente estou aqui.

Esperamos agora a resposta da Ivi ;)


Bjs

Ana
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ivi em 15 de Maio de 2008, 20:41
Paz para todos !

Eu estava justamente enviando uma resposta quando vi a resposta da Ann@.
Precisamos apenas fazer alguns acertos e creio que possamos sim dar continuidade a isso.
Peço que nos aguardem mais um tempinho que estarei a 'falar' com a Ann@ em MP, senão este tópico vai ficar desgastado.

Brilho da Lua - se tiver outras sugestões também sinta-se a vontade em dividí-las conosco.

Abraço fraterno !
Ivi
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Brilho da Lua em 15 de Maio de 2008, 22:44
Estou aguardando o início dos trabalhos.Só avisar.
 ::)
Abraços  fraternos.
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Ivi em 16 de Maio de 2008, 19:56
Paz para todos !

A Ann@ e eu já conversamos e estamos em fase da estruturação de algumas regras básicas para o início do estudo.

Provavelmente na próxima semana tenhamos novidades mais concretas.

Desde já convidamos a todos os foristas a participarem e as sugestões ainda são muito bem vindas.

Abraço fraterno !
Ivi
Título: Re: Grupo de Estudos da Codificação espírita.
Enviado por: Flor de Liz em 16 de Maio de 2008, 20:02
Estamos no aguardo, Ivi.  :D :D



Beijocas  :-*