Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Sexualidade »
  • Sonhos eróticos - Novos esclarecimentos

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Sonhos eróticos - Novos esclarecimentos  (Lida 11490 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline SimonB

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 165
  • Participação: 24
  • SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!SimonB is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +60
  • Cidade: Maceió
  • País: Brasil
Sonhos eróticos - Novos esclarecimentos
« em: 27 de Dezembro de 2015, 00:29 »
+1Gostou?
Novos esclarecimentos sobre sonhos eróticos, fornecidos pelos Mentores espirituais do Projeto Espiritizar (FEEMG). Fiquem à vontade de comentar, comparar ou citar outras obras. ~

Sonhos eróticos

17 - Outra prática que é vista como natural pelos sexólogos é o chamado sonho erótico, incentivado como um hábito saudável de se extravasar a sexualidade. Sabemos que, no momento do sono, há uma emancipação do Espírito, que deixa momentaneamente o seu corpo e passa a viver a vida espiritual. Que relação existe entre a emancipação espiritual e os sonhos eróticos? Eles seriam meras fantasias sexuais ou podem ser resultado de encontros sexuais realizados fora do corpo com outros encarnados e também com desencarnados?

   "Os chamados sonhos eróticos possuem duas causas: uma íntima e outra obsessiva. Há uma diferença quando o sonho é de ordem íntima e quando é de ordem obsessiva.
   "A primeira está radicada no próprio Espírito que, por movimentos íntimos de repressão, acaba por não trabalhar devidamente a questão sexual, seja por questões culturais, por tradição familiar ou por imposição religiosa. Por isso, despreza esses assuntos, mas não pode viver sem os impulsos que o organismo lhe propele, então, a mente, que é um instrumento do Espírito, traça aquilo que, no subconsciente, ele rejeita e, quando dorme, o subconsciente libera os arquivos em clichês mentais sob a forma de sonhos reprimidos pelo próprio indivíduo, para que ele possa começar a prestar atenção devidamente, não mais reprimir e sim sublimar, transmutar ou fazer o uso adequado das funções sexuais.
   "Em outros casos, são pessoas que comungam espiritualmente com as regiões inferiores da erraticidade, locais em que Espíritos vinculados às viciações sexuais o atraem. Esses indivíduos, então, passam a fazer parte desse grupo quase todas as noites. Então, as vinculações sexuais produzem, no indivíduo, as memórias das experiências extracorpóreas e, quando volta ao corpo, lembra-se delas em formas de sonhos.
   "Quando se trata de obsessões sexuais, o caso pode se tornar cada vez mais grave, porquanto, nessas obsessões, o Espírito encarnado está vinculado aos vampiros da espiritualidade, ou seja, Espíritos muito ligados ao sexo e capazes de viciar os fluidos dos encarnados. Esses casos podem deixar o indivíduo, durante muito tempo, em processo de grande perturbação emocional. Depois de desencarnado, já no mundo espiritual, o Espírito terá bastante dificuldade em ir ao encontro da sua paz espiritual, sendo levado, portanto, para as regiões em que, durante tanto tempo, comungou amizades indevidas.
   "Tanto um quanto o outro deve ser trabalhado. O importante, para diferenciar cada caso, é prestarmos atenção em como o indivíduo acorda e como ele está psicologicamente."

18 — Caso tenha tido um sonho erótico, quais seriam os indícios para que o indivíduo perceba ao acordar se esteve lidando com os seus conflitos íntimos ou se esteve desdobrado, no corpo, sob a ação obsessiva dos Espíritos viciados em sexo?

   "Antes de tudo, qualquer que seja a origem do sonho erótico, é fundamental pensarmos que o Espírito necessita se aprimorar no campo do pensamento em relação ao que significa a sexualidade saudável à luz da felicidade."
   "Seja o conflito íntimo ou um contato com o mundo espiritual inferior, qualquer natureza de sonho erótico é um convite ao Espírito a aprimorar os valores morais e perceber como estão funcionando os seus pensamentos, em que engrenagens os seus interesses estão se pautando no dia a dia.
   "Para alcançar-lhe a casa mental, em qualquer sonho erótico está embutido um anseio profundo por erotismo. Esse anseio pode acontecer em âmbito consciente ou reprimido, manifestando-se de forma subconsciente. De qualquer forma, porém, o anseio pelo erotismo como prática vem da ausência da compreensão real da sexualidade e do sexo como patrimônio do equilíbrio e da felicidade para o ser.
   "No caso daqueles Espíritos que têm se esforçado para realizar o bem, buscado a sua espiritualização e que mantêm, vez por outra, sonhos eróticos durante o sono do corpo físico, devemos verificar a necessidade que o Espírito tem de se aprofundar, de forma mais consciente, nessas questões e não deixar à míngua da própria natureza que o problema se resolva, porquanto é uma necessidade que o Espírito saiba como solucionar o que criou na própria mente.
   "Não se trata apenas de influências mentais, mas também das imposições biológicas que constituem, na mente, certas fantasias e ideias ligados ao sexo, mas que o Espírito interprete essas imposições biológicas conforme o talante de sua envergadura moral, de acordo com aquilo que já expressa em códigos dentro da mente. O corpo não estabelece, necessariamente, o sonho erótico, conforme a ideia da libido propõe. O que realmente impulsiona a formação desses sonhos eróticos são ânsias do sentimento mal contidas.
   "Isso significa dizer que, independente do processo, se é de desdobramento ou se vêm do fluxo íntimo do subconsciente, o Espírito é convidado a fazer uma viajem interior e um processo terapêutico para acolher os seus conflitos, seus anseios, suas expectativas e trabalhá-las com o fluxo do amor constante, por meio do trabalho do bem e da autoanálise respeitosa de seus sentimentos."


Reprodução autorizada da obra 'Sexualidade e Saúde Espiritual', organizada por Alírio de Cerqueira Filho (Editora Espiritizar - 2014).

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Jorge Rizzini e a invasão dos Espíritos Eróticos (continua)

Iniciado por Mourarego Artigos Espíritas

0 Respostas
7216 Visualizações
Última mensagem 11 de Março de 2007, 17:14
by Mourarego
Jorge Rizzini e a Invasão dos Espíritos Eróticos (Final)

Iniciado por Mourarego « 1 2 3 4 5 » Artigos Espíritas

67 Respostas
21463 Visualizações
Última mensagem 29 de Março de 2007, 11:59
by SB
Esclarecimentos...

Iniciado por Viana Existência de Deus

0 Respostas
2339 Visualizações
Última mensagem 24 de Dezembro de 2008, 20:39
by Viana
Sexo e Obsessão - Novos esclarecimentos

Iniciado por SimonB Sexualidade

9 Respostas
6335 Visualizações
Última mensagem 28 de Abril de 2015, 15:00
by SimonB
Masturbação - Novos esclarecimentos

Iniciado por SimonB « 1 2 3 4 5 » Sexualidade

70 Respostas
49107 Visualizações
Última mensagem 09 de Janeiro de 2016, 23:49
by Amós Ribeiro

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC