Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Sexualidade => Tópico iniciado por: Fernando B. em 29 de Junho de 2015, 13:34

Título: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: Fernando B. em 29 de Junho de 2015, 13:34
Bom, fazer qualquer julgamento condenando ou absolvendo algo, sem conhecimento de causa, sem estudar o assunto e pensar nas consequências, no minimo é um ato irresponsável por parte de quem quer que seja.
Nos últimos dias vi muitos amigos colorindo a foto no seu face, em apoio a legalização da união de pessoas do mesmo sexo, vi amigos que apoiaram e vi amigos que criticaram, alguns até lembraram que deveríamos nos unir por causas mais nobres ainda, como a fome no continente Africano, enfim, creio que na verdade todos nós deveríamos nos unir por todas as causas nobres, sem distinção!
Sou Espirita, alias, sou um aspirante a Espirita pois não sou tudo aquilo que um verdadeiro Espirita deveria ser, mas estou na luta. Sob a luz do Espiritismo todos sabemos que o Espirito não tem sexo e partindo deste ponto de vista, não vejo nada demais em duas pessoas do mesmo sexo se apaixonarem e se amarem, pois talvez esse amor possa ser até um amor de longa data, mas aqui estou falando de amor, não de sexo. Logo, desde que haja sempre o respeito, qualquer união de duas pessoas de bem deve sempre ser abençoada!
Creio que o problema na verdade seja o desequilíbrio sexual,alias, qualquer desequilíbrio é sempre um problema, seja ele hétero ou homo. A promiscuidade é na verdade o mal que devemos combater, seja hétero ou homo.
Vamos então primeiro todos nós buscar o nosso equilíbrio para então depois termos condições de julgar A ou B!
Boa semana para todos!
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: lconforjr em 30 de Junho de 2015, 00:53
Legalização da união de pessoas do mesmo sexo!

      Ref msg inicial de 290615, às 13:34, de Fernando B.

      Fernando disse na msg inicial: Bom, fazer qualquer julgamento condenando ou absolvendo algo, sem conhecimento de causa, sem estudar o assunto e pensar nas consequências, no mínimo é um ato irresponsável por parte de quem quer que seja.

      Conf: e os amigos já raciocinaram e conseguiram entender qual é a causa que tem como efeito tantas vezes julgarmos os semelhantes, condenando-os ou os absolvendo e sempre sem conhecermos as verdadeiras causas do fato que eles praticaram e que estamos julgando? Já entendem porq uns julgam e outros passam por cima dos fatos sem fazer qualquer julgamento? Jesus mesmo disse “não julgueis”! E disse acertadamente porq quem pode emitir um julgamento justo, se ninguém tem a capacidade de conhecer as verdadeiras causas dos atos que praticamos, nem nós mesmos? Quem é que sabe dar resposta a esta simples perguntinha: “porq um é bom e outro é mau?”, ou "porq um é honesto e outro é desonesto"?

      Fernando: Sou Espirita, alias, sou um aspirante a Espirita pois não sou tudo aquilo que um verdadeiro Espirita deveria ser, mas estou na luta.

      Conf: e o que é que impede vc, aliás impede a nós todos, de vencer essa luta, de sermos “tudo aquilo que um espirita deveria ser”? Afinal, não recebemos todos nós a dádiva do livre-arbítrio, e com ele a possibilidade de sempre escolher o que é o certo, o bem, e sempre rejeitar o que é o errado, o mal?

      O que é que nos impede de sempre usar o livre-arbítrio de maneira correta? Quem, ou o quê nos tornou assim, tão errados, tão praticantes desses absurdos que vemos em nosso dia-a-dia, tão cheios de defeitos e imperfeições morais?

      Fernando: Sob a luz do Espiritismo todos sabemos que o Espirito não tem sexo e partindo deste ponto de vista, não vejo nada demais em duas pessoas do mesmo sexo se apaixonarem e se amarem, pois talvez esse amor possa ser até um amor de longa data, mas aqui estou falando de amor, não de sexo. Logo, desde que haja sempre o respeito, qualquer união de duas pessoas de bem deve sempre ser abençoada!

      Conf: aqui acima o amigo foi perfeito; quem não pensa assim como ele, é, sem dúvida, porq ainda não compreende e ainda não sente o significado da palavra “amor”, porq ainda não tem amor em seu coração, porq é intolerante!

      Fernando: Creio que o problema na verdade seja o desequilíbrio sexual,alias, qualquer desequilíbrio é sempre um problema, seja ele hétero ou homo. A promiscuidade é na verdade o mal que devemos combater, seja hétero ou homo.

      Conf: e aí há um problema a resolver: qual é a causa verdadeira de uns se desequilibrem sexualmente, ao passo que outros não se desequilibram? Deus não nos fez, no ato da criação, todos perfeitamente iguais, sem inclinação nem para o bem, nem para o mal? O que é, afinal, que sempre desfaz aquela perfeita igualdade original, e nos torna, consequentemente, tão diferentes, uns dos outros, uns se tornando bons e outros se tornando profundamente maus? Porq será que nunca encontro resposta para essa pergunta?!

      Fernando: Vamos então primeiro todos nós buscar o nosso equilíbrio para então depois termos condições de julgar A ou B!

      Conf: e, meu amigo, "como" devemos fazer isso que vc diz que "temos" de fazer: “buscar nosso equilíbrio”?

      Até mais.

......................
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: Fernando B. em 30 de Junho de 2015, 10:06
Olá Iconforjr! Gostaria de saber seu nome para poder chama-lo pelo nome, seu nick é bem complicado, rs!

Bom, pelo que vejo, as respostas para todas as sua dúvidas está no estado evolutivo do mundo em que estamos encarnados. Aqui neste plano, encontramos irmãos que estão cada um em um estado evolutivo, cada qual com suas más inclinações a serem superadas, nada nos impede de supera-las, a não ser nós mesmos que nos deixamos levar pelas nossas más tendências. Por isso gosto muito do orar e vigiar!

Com o tempo a gente chega lá  meu irmão! Eu tenho fé que sim.

Abraço!
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: valtervcj em 30 de Junho de 2015, 14:07
Saudações aos amigos.
Conf: e aí há um problema a resolver: qual é a causa verdadeira de uns se desequilibrem sexualmente, ao passo que outros não se desequilibram? Deus não nos fez, no ato da criação, todos perfeitamente iguais, sem inclinação nem para o bem, nem para o mal? O que é, afinal, que sempre desfaz aquela perfeita igualdade original, e nos torna, consequentemente, tão diferentes, uns dos outros, uns se tornando bons e outros se tornando profundamente maus? "Porq será que nunca encontro resposta para essa pergunta?!".
Caro amigo Iconforjr, na minha opinião, vc mesmo respondeu sua pergunta. Não há como tratar essa dúvida como uma entidade com vida própria. Não é como um vírus ou bactéria. Não é uma disfunção orgânica. O egoismo e o orgulho são a raiz de todos estes males. Mas em cada pessoa, e em cada situação, o fator gerador é diferente. Um passa pela miséria e escolhe roubar, outro escolhe mendicar, outro ainda se esforça e sai desta situação. Cada um fez escolhas, usou o livre arbítrio. Porque que escolheram coisas diferentes, passando pela mesma situação? Só analisando caso a caso. Podemos analisar o que causa miséria na população, elimina-la. Não podemos fazer o mesmo com as pessoas, eliminando a possibilidade de agirem de determinada forma, ou seja, se a situação surgir novamente não temos garantias de que elas não tomarão os mesmos rumos. Somente quando tiverem valores morais verdadeiros, farão escolhas corretas. Um situação atual pode ter sua origem em 10 ou 20 encarnações anteriores. Não podemos responder porque os homens escolhem o mal. Podemos analisar o Sr Fulano de Tal, se tivermos acesso às suas encarnações anteriores e seus períodos de erraticidade, e entender porque hoje ele é um assaltante violento. Mas também podemos, hipoteticamente, poderíamos ter acesso às encarnações de Gandhi ou Madre Teresa, obervar que passaram por situações extremamente semelhantes ao nosso Sr Fulano de Tal, e entender porque se tornaram pessoas tão boas. As leis coíbem, se bem aplicadas, determinados maus comportamentos, a evolução moral elimina a possibilidade do mal comportamento se repetir. Espero ter contribuído. Paz e luz a todos.
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: Fernando B. em 30 de Junho de 2015, 15:06
Acho que as respostas para as nossas dúvidas, em geral, são todas teoricamente sempre simples. O trabalho são para coloca-las em pratica!
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: Vitor Santos em 30 de Junho de 2015, 16:21
Olá amigo Fernando

Nunca tive dúvidas em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Penso que isso é da esfera privada de cada pessoa e os outros não têm nada com isso. Moralmente não vejo qualquer obstáculo.

Contudo sempre tive dúvidas no efeito que isso pode ter nas crianças que eles possam adotar ou sejam filhos de um dos parceiros. Mas isso deve ser estudado por especialistas (psicológos), de uma forma cientifica e não por leigos. O ambiente familiar é muito importante para uma criança.

Bem haja
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: skidwasted em 30 de Junho de 2015, 18:03
O problema para alguns religiosos é a fé cega. Está na Bíblia, pronto e acabou. Não há raciocínio.
Na verdade, nem deveria. Isso é apenas a lei do amor, nada mais.
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: Fernando B. em 30 de Junho de 2015, 19:16
Olá amigo Fernando

Contudo sempre tive dúvidas no efeito que isso pode ter nas crianças que eles possam adotar ou sejam filhos de um dos parceiros. Mas isso deve ser estudado por especialistas (psicológos), de uma forma cientifica e não por leigos. O ambiente familiar é muito importante para uma criança.

Bem haja

Sempre pensei neste ponto também Vitor, mas quando vejo que um casal hétero abandonou, maltratou  e até mesmo matou seu próprio filho, chego a conclusão que é bem melhor ser criado e amado por um casal homo!
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: Patricia S. Botelho em 30 de Junho de 2015, 19:25

Olá amigos

Não sou psicóloga e também acho que eles é que sabem se afeta negativamente os filhos. Mesmo assim, vou dar minha opinião; penso que a pior influência é a criança ver brigas entre os pais, que é muito comum entre os heterosexuais. Havendo amor entre todos, considero positivo. Porém, talvez a criança seja vítima de deboches por parte de outras crianças, não sei. Mas em todo caso o relacionamento em si entre o casal é da conta deles. Imoral é pessoas viverem juntas se xingando ou por interesse financeiro. Isso sim que é imoral.
abraços
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: Fernando B. em 30 de Junho de 2015, 19:37
Tudo na vida é uma questão de tempo.

50 anos atrás, por exemplo, quando alguém fazia uma tatuagem no seu corpo, era uma coisa completamente fora dos padrões, a discriminação era enorme. Hoje em dia se tornou algo comum e se formos enumerar quantas outras coisas que no passado eram motivo de escandalo e que atualmente são coisas naturais, vamos perder do dia fazendo isso.

Então acho que o tempo é um santo remédio, e só com ele poderemos tirar melhores conclusões em torno do assunto, mas com certeza teremos casos bem sucedidos e teremos também casos mal sucedidos, pois assim é uma relação!
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: Vitor Santos em 30 de Junho de 2015, 19:56
Olá amigos

No fim de contas acabamos por concluir que cada caso é um caso. Sejam crianças que vivem com casais de homosexuais ou heterossexuais. Desde que as crianças sejam bem tratadas, pelos pais e pelo meio social onde estão inseridos, tudo bem.

Bem hajam
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: valtervcj em 30 de Junho de 2015, 20:39
Tive algumas experiências com psicólogos e li vários livros do Dr Inácio Ferreira, dele ainda encarnado e depois de desencarnado. Cheguei a conclusão que enquanto a psicologia não abarcar a reencarnação (não o espiritismo, apenas as vidas sucessivas) será apenas uma muleta: não cura sua deficiência mas permite que vc se movimente com alguma dificuldade. Mas é de grande utilidade.
Título: Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!
Enviado por: lconforjr em 30 de Junho de 2015, 21:16

Re: legalização da união de pessoas do mesmo sexo!

      Ref resp #2 em: 300615, às 10:06, de Fernando B.

      Fernando escreveu: Olá Iconforjr! Gostaria de saber seu nome para poder chama-lo pelo nome, seu nick é bem complicado, rs!

      Conf: é Conforti, meu amigo.

      Fernando: Bom, pelo que vejo, as respostas para todas as sua dúvidas está no estado evolutivo do mundo em que estamos encarnados. Aqui neste plano, encontramos irmãos que estão cada um em um estado evolutivo, cada qual com suas más inclinações a serem superadas, nada nos impede de supera-las, a não ser nós mesmos que nos deixamos levar pelas nossas más tendências. Por isso gosto muito do orar e vigiar!

      Conf: e nisso tudo que vc lembrou, “estado evolutivo do mundo, irmãos que estão em diferentes estados evolutivos, cada um com suas más inclinações...”, como é que podemos explicar as causas dos sofrimentos que vemos no mundo? E, veja, se nada nos impede de superar as más inclinações, vc consegue compreender porq não as superamos? Não temos o livre-arbítrio que nos permite escolher somente praticar o bem e nunca o mal?!

      E qual é a causa de termos más inclinações se, no início, não tínhamos? Qual é a causa dessa gigantesca desigualdade entre todos nós, se éramos, originalmente, perfeitamente iguais?

      Abraço!