Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Sexualidade => Tópico iniciado por: onurb em 19 de Março de 2008, 09:42

Título: Como engravidou Maria (Mãe de Jesus) à luz do Espiritismo
Enviado por: onurb em 19 de Março de 2008, 09:42
Como engravidou Maria?

Desde à muito que parece ser pergunta proibida, mas como já entramos no século XXI acho que já se pode também revelar não?! Como vê o espiritismo este facto?  ???

Abraço a todos, tudo de bom!  :D

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 19 de Março de 2008, 10:10
Olá Onurb

Julgo que a história virgindade de Maria foi inventada porque o sexo era um tabu e era um pouco associado à tentação do Diabo. Crenças antigas, mas não nocivas.Crenças nocivas foram as crenças no Diabo e nas penas eternas e outras afins.

Na minha opinião o facto de Maria ser virgem ou não, não é relevante. A grandeza de Jesus é tão evidente que não necessita de artificios para provar a elevação dele, nunca vista na terra com tanta intensidade.

Contudo, eu não posso provar que Maria era ou não era virgem. Sabemos que Deus é Todo-poderoso e que nada lhe está vedado. Por isso admito e respeito aqueles que dizem que Maria era virgem (antes de Jesus nascer óbviamente, depois sabemos que teve mais filhos). A miinha intuição diz-me que Deus não precisou de alterar as leis da natureza que ele próprio crou, mas não posso provar nada e tenho de admitir que é uma questão em aberto e que ambas as hipóteses são válidas.

Trata-se de um pormenor que não deve dividir os Cristãos, penso eu. Pois não afecta nada de importante, pelos menos na visão de  mentes livres de preconceitos.

Todos devemos respeitar as ideias uns dos outros sempre, e muito mais nesta matéria,  porque tudo é possivel para Deus. Não me parece que fazer finca-pé que Maria era ou não virgem seja agradável a Deus, pois é uma especulação inútil. Nunca poderemos provar uns aos outros a nossa posição, neste assunto.

bem hajam
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: SB em 19 de Março de 2008, 12:09
No Catolicismo é a unica religião que acredita, na sua virgindade antes e depois do nascimento de Jesus. Existem outras religiões cristas que acreditam apenas na sua virgindade antes ao parto.

Tambem nas escrituras Judaicas sabe-se alguma coisa sobre o seu casamento, pouco, mas que o seu casamento seria um caso de endogomia, sendo Sao José seu marido, irmão de seu pai.

Existe muito pouco a cerca de Maria na historia, nem mesmo sobre sua morte existe relatos, apenas suposições.

Vejo Maria como uma mulher comum e pelo pouco que se pode saber de Maria, uma mulher de mérito respeitoso por ter vivido uma vida exemplar. Criada por Deus, como todos nós, era uma mulher limitada às condições humanas, sem nada de diferente na sua essência.

Quanto ao que posso eu falar sobre a sua sexualidade, não me cabe a mim discutir se Maria teve ou não relacionamentos sexuais com seu marido, antes ou depois do nascimento de Jesus.
Creio eu, que apenas se criou esta alegoria da Virgem Maria, somente para que se pudesse sustentar a fé, ao dar importância de que Jesus não seria proveniente de homens ou mulheres comuns, mas de Deus.

É a minha opinião  :P

Abraços
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ann@ em 19 de Março de 2008, 12:16
Olá amigos,

Eu respeito a todos que pensem o contrário, mas a minha opinião é que Jesus foi concebido da forma absolutamente normal, como qualquer ser que reencarna.

Não posso aceitar que Deus seja perfeito e tenha prediletos. Digo predileto, porque Jesus seria diferente de todos os reencarnantes de todas as épocas. Sabemos também que Jesus foi o espírito mais puro que reencarnou na Terra, portanto Sua evolução aceitaria diferenças e previlégios? Penso que não.

Para mim, volto a dizer é a minha opinião, quando Jesus aceitou Sua missão e reencarnou aqui na Terra, se sujeitou a todo processo reencarnatório normal e comum como qualquer outro ser. O que era incomum era a Sua evolução, o Seu amor.

E como disse nosso amigo Vitor, este fato não invalida todo exemplo de conduta e vida que ele nos deixou. :D

Abraços

Anna
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: aruanda em 19 de Março de 2008, 13:08
Citar
Para mim, volto a dizer é a minha opinião, quando Jesus aceitou Sua missão e reencarnou aqui na Terra, se sujeitou a todo processo reencarnatório normal e comum como qualquer outro ser. O que era incomum era a Sua evolução, o Seu amor.

Completamente de acordo.

Abraços
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 19 de Março de 2008, 16:36
Olá Atlante

Citar
E se pensassemos em termos Espirituais? Talvez aí compreendessemos a Virgindade de Maria. Pois só um Espirito Virgem ( JÁ PURO ) poderia conceber um corpo para outro Espirito Virgem ( JÁ PURO ).

É uma perspectiva interessante, a que apresenta.

Citar
Em tudo o resto o nascimento de Jesus processou da forma como se processam todos os outros, pois doutra forma Deus teria que alterar as suas Leis em termos de nascimento, fazendo dele um ser que não havia previsto esta situação deixando de ser infinitamente Perfeito ou daria a um de seus filhos algo diferente daquilo que deu aos outros pelo que deixaria de ser infinitamente Justo.


Aqui já não estou de acordo.

Do meu ponto de vista, não devemos reclamar de um possivel previlégio que Deus desse a Jesus. Se ele tivesse tido um previlégio em relação a nós, merecia-o. Pois ele também fez um serviço a nosso favor que nós não somos capazes de fazer. Não é que eu ache que tenha sido o caso, mas é só para alertar que, se Jesus tivesse previlégios especiais, o mérito dele cobria largamente os previlégios. Não devemos reclamar do salário daqueles que têm mais mérito do que nós. Se queremos mais salário, devemos fazer por merecer esse salário.

Não seria falta de justiça da parte de Deus previlegiar Jesus (embora eu não creia que isso tenha acontecido).

Também não devemos imaginar limites para a acção de Deus, pois ele é Todo-poderoso e não tem que nos dar satisfações.

bem haja
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ann@ em 19 de Março de 2008, 16:56

Olá Vitor,


entendo o teu questionamento, mas diga-me uma coisa: Deus tratar Jesus diferente, por Seus méritos, que são inquestionáveis, não seria a mesma atitude (desculpe) injusta, que tomaríamos ao tratar um filho que estuda mais que outro?

Por favor isso não é reclamação e muito menos achar injustiça em função de Seus outros filhos (nós).

A minha pergunta se baseia na perfeição de Deus. Digamos assim: eu tenho 5 filhos e todos seguem as regras da casa, horários, conduta, etc.; obviamente o meu objetivo é que eles cresçam e cheguem a faculdade, mas tem um que vai muito bem na escola, então eu permito que ele não estude tanto quanto os outros. Eu não estou negligenciando a minha própria lei?

Não sei se consegui passar o que penso; não se trata de reclamação, até mesmo porque como vc mesmo falou, Jesus estaria dentro dos melhores "salários", eu penso como Perfeição Divina. Não concebo Deus avaliando a necessidade ou possibilidade de privilégios aos seus filhos que já estão em momento evolutivo bem superior. Nesse caso Deus não seria imutável (se ele estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade). Como dizem os amigos advogados, estaríamos aqui abrindo em precedente.... ;D ;D

Abraços

Anna
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 19 de Março de 2008, 18:37
Olá Ana

Eu tenho uma sobrinha de 5 anos (linda e esperta de morrer - tio babado  :D). Ela tem uma irmã de 20 anos. A minha irmã gasta muito mais dinheiro com a minha sobrinha mais velha. Ainda por cima ela está a estudar aqui, fora do país onde vive. Eu não considero que isso seja injusto. Tu consideras?

Se a minha sobrinha mais pequenina quiser estudar aqui como a mais velha, e a minha irmã, na altura, tiver dinheiro para isso, será tratada da mesma forma.

Tal como se justifica não tratar os irmãos de idades diferentes de forma igual, aqui na terra, não se poderá justificar que os nossos irmãos mais velhos (agora do ponto de vista moral-espiritual) sejam tratados de forma diferente de nós? Nós nunca fomos elevados como Jesus para saber como seremos tratados nessa altura. O que seria injusto era se, chegados ao nivel actual de Jesus (é melhor esperaramos sentadinhos, porque é capaz d demorar...  :D), tivéssemos tratamento diferente do que ele tem hoje. Isso sim seria desigualdade.

Isto tem também a haver com uma concepção politica da vida. Eu concordo que todas as pessoas devem ter igualdade de oportunidades e de direitos (isso para mim é dado adquirido). Mas não concordo com a igualdade forçada, que dá ao que se esforça recompensa igual aquele que é preguiçoso. Compreendo que se tenha em conta a capacidade das pessoas. Temos obrigação de ser solidários com aqueles que menos podem, previlegiando-os para compensar as suas deficiências. A economia deve ter também atenção aqueles que perderam o desafio da competitividade. Nem todos podem ganhar sempre. Por factores que às vezes nem são da culpa das pessoas, não se consegue ter sucesso. Não deviamos desprezar os que foram mal sucedidos nem deixar ninguém passar fome. Mas é uma grande erro dar recompensa igual ao preguiçoso e ao esforçado. também é errado ajudar por igual o que precisa mais e o que precisa menos.

A cada um segundo as suas obras.

A igualdade forçada levou á queda do muro de Berlim.

A corrupção e a falta de solidariedade entre bem sucedidos e mal sucedidos, fruto da nossa ganância e do nosso egoismo, vai levar, provavelmente, à queda das economias modernas. Os conflitos que daí recorrem já estão à vista. Se não me engano. 

bem hajas
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: onurb em 19 de Março de 2008, 19:03
Olá a todos,

....
 a minha opinião é que Jesus foi concebido da forma absolutamente normal, como qualquer ser que reencarna.

Na minha opinião também não podia ser de outra forma iria contra todos os principios.

Citação de: Ann@
....
Para mim, volto a dizer é a minha opinião, quando Jesus aceitou Sua missão e reencarnou aqui na Terra, se sujeitou a todo processo reencarnatório normal e comum como qualquer outro ser. O que era incomum era a Sua evolução, o Seu amor.
....

Como dizem nota 10.

Tudo de bom
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ann@ em 19 de Março de 2008, 19:17
Amigo Vitor,


não consegui me expressar direito... concordo com tudo que vc falou, eu é não soube exemplificar, pensei em passar a idéia de conduta da casa, não em estágios (as idades), aqui vc me pegou ;D ;D

Vou tentar novamente... Penso que todos os espíritos em estágio evolutivo superior, ao aceitar uma missão em planetas menos evoluidos, como foi o caso de Jesus, se submetem as leis que regem esse planeta, pois se fosse diferente, penso eu, ele já começaria modificando algumas leis que regem o planeta (não sei se em outros planetas a reprodução e conservação da espécie, materialmente falando, se dá mesma forma). 

Penso que isso faça parte das leis divinas. Não consigo pensar num exemplo material que possa comparar...


Mas, continue babando pela sobrinha ;D ;D, criança é tudo de bom!!!!!

Abrços

Anna


Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: mikerinos em 21 de Março de 2008, 13:26
Meus amigos

Tal como vos tambem eu ja me interroguei muitas veses sobre esse assunto.

Pessoalmente sinto que a resposta não é a que todos perseguem ou seja, de uma virgindade física.

Não há de resto nenhuma vergonha na parte sexual. Na realidade, todos os seres vivos à nossa volta se reproduzem de um modo sexual, de onde esse relacionamento é seguramente divino, logo puro.

Creio que a virgindade de Maria, tal como a concepção sem pecado, se deve a ser uma rapariga de 16 anos, de mentalidade pura, e sem habitos promiscuos, como acontecia em algumas cidades daquele tempo. Seria portanto, mentalmente virgem,  e muito provavelmente desconheceria contactos sexuais. E obviamente sem pecado, pois nao engravidou por relacionamentos extraconjugais ou sem estarem devidamente reconhecidos pela lei (civl ou religiosa)

De resto penso que esse facto é de importancia menor... O filho, e a Palavra Divina, esses importam

Um Abraço

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 21 de Março de 2008, 13:48
Olá Mikerinos

Citar
De resto penso que esse facto é de importancia menor... O filho, e a Palavra Divina, esses importam

Concordo. Jesus por si certifica a missão divina de que veio incumbido. Não é preciso o milagre da virgindade de Maria. Mas só Deus sabe o que se passou. Não temos dados que nos demonstrem que foi assim ou assado. Apenas podemos especular.

Como há pessoas que pensam que a Maria era fisicamente virgem, não faz sentido ferir a susceptbilidade delas com base apenas em especulações. 

bem haja
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Peregrino em 21 de Março de 2008, 17:46
Olá, amigos :)

Jesus reencarnou para nos dar o EXEMPLO de que o caminho do amor era o único que nos trará paz e felicidade, e mais, para nos mostrar que É POSSÍVEL seguir esse caminho neste mundo.

Ora, para que seja um exemplo, ele teve que se sujeitar a TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO igual a nós, na reencarnação.

Se fosse diferente, poderiamos dizer que ele teve mais facilidades, privilégios, e então, como nos convenceria a seguí-lo?

A reencarnação é igual e dá-se igual para todos, necessitando de óvulo materno e espermatiozoide paterno, para formação do zigoto ou celula-mãe, e futuro embrião.

A virgindade de Maria era no aspecto de castidade espiritual, de pureza de sentimentos.
A Igreja Católica é a única que quis divinizar seu profeta. E para que ele fosse !Deus!, não convina«ha que nascesse igual a todos.

O Espíritismo não tem dogmas como esse, contranatura: tem de andar de mãos dadas com a ciência. Pode até antecipá-la, mas não contraditá-la. Foi Kardec que disse, não eu.

Boa Pascoa a todos.

Pg
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 21 de Março de 2008, 18:22
Olá Peregrino

O que quis dizer é que não faz sentido criar discussões e conflitos com base em especulações.

Eu acredito que o corpo de Jesus foi concebido como o corpo de todos nós, mas não posso provar isso. É uma especulação.

Ou os espiritos falaram a Kardec na virgindade de Maria?

Citar
Se fosse diferente, poderiamos dizer que ele teve mais facilidades, privilégios, e então, como nos convenceria a seguí-lo?

Este argumento não é válido, quanto a mim.

Primeiro porque Deus é livre de fazer o que lhe apetecer, independentemente de nós acharmos lógico ou não. Segundo porque Jesus não é igual a nós, é um espirito incomparavelmente mais evoluido. Como nós ainda não atingimos esse patamar, como vamos saber o que é normal nesse patamar? Só será um previlégio se os outros espiritos nas mesmas condições (com nivel moral semelhante) não forem tratados de igual modo. Se Deus também não nos vai exigir um serviço como Jesus prestou aqui na terra (porque é um fardo demasiado pesado), também nós não podemos exigir os mesmos previlégios de quem pôde prestar esse serviço. Salário igual para trabalho igual. salário diferente para responsabilidade difrente. Porque não? Se é assim ou não só Deus sabe. Mas se for não implica que haja desigualdade de tratamento por parte de Deus.

Eu não acredito que Jesus tenha sido preveligiado na questão do tipo de concepção do seu corpo, mas eu não me posso comparar com Jesus. Jesus pode-se comparar comigo porque já passou há muitos milénios, não imagino quantos, pelo estado em que eu estou. Mas eu nunca passei pelo estado em que ele está.

Eu não acho que aquele que tem um posto de maior responsabilidade numa empresa, por exemplo, deva ter salário igual ao que tem pouca responsabilidade. As pessoas com igual salário deverão ter condições para exercer cargos de igual responsabilidade. Os que não conseguem ter competência para ter a mesma responsabilidade do que os outros devem ganhar menos. A cada um segundo as suas obras (e capacidades)

Desta forma não me admiraria muito que Deus desse previlégios aos seus filhos "mais velhos" do que aos seus filhos "mais novos" (novos e velhos deve ser entendido como mais ou menos evoluidos do ponto de vista moral). Mas como já disse não acredito nisso. Só que não me sinto á vontade para a bater o pé a defender que o corpo de Jesus foi concebido desta ou daquela forma, pois não tenho como o provar. Ainda por cima havendo pessoas que se sentem feridas por considerarmos que maria não era virgem. Achas que vale a pena andar a criar discussões e conflitos por uma questão em que cada um especula para seu lado e ninguém tem certeza?

bem hajas
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Peregrino em 21 de Março de 2008, 18:29
Respeito a tua posição, mas eu creio que a reencarnação, neste mundo, é igual para todos, Vitor.

Maria não engravidou pelo Espirito Santo, nem Jesus tinha apenas um corpo fluidico ou subiu em corpo fisico para o Pai.

Os Espíritos disseram a Kardec algo em contrário?

Jesus veio, nas mesmas condições do que nós, para nos dar um exemplo a seguir.
Não veio de Ferrari que nem o Osho  :P

Brincadeiras a parte, repara numa coisa: essa dos privilegios por serem mas evoluidos é o que fizeram os que se disseram seguidores de Jesus, e vivem no luxo e na opulência enquanto acenavam o ceu e o inferno para os que passavam por todas as privações e dificuldades. "Façam o que eu digo mas não o que eu faço"...

Foi o próprio Jesus que sempre quis viver nas condições mais humildes, ou não?
Porque quereria ele um berço diferente? Onde está a lógica?

A mensagem de Jesus é clara para mim: amem sejam quais forem as circunstâncias, mesmo que sejam as piores. Jesus foi EXEMPLO. Os próprios espíritos concordaram nisso perante Kardec. E ninguém dá exemplo com privilegios. Jesus abandonou seus privilegios para nos ensinar o caminho. TODOS seus privilegios. Só assim conquistou os corações pelo amor e não pela idolatria ou autoridade hierarquica

Um abraço fraterno.

Pg
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Cláudio Luciano em 21 de Março de 2008, 19:29
Pessoal, faz muito temoi, muito mesmo que não entro no fórum e hj estou de volta!

Desejando um abraço a todos, gostaria só de dizer que o assunto focado tem gerado tantas e acerbas discussões aqui no Brasil, que tem pessoas que chegam a brigar e quase entrar nas vias de fato sobre esta questão! (Certa vez eu disse a alguém que queria escrever artigos sobre o corpo de Jesus e a reação não foi nada boa!)

Eu tenho um entendimento formado acerca do assunto, com base no livro de Miramez, Maria de Nazaré - é o certo? é o mais correto? Só o tempo dirá, porque, embora estejamos em pleno século 21, ainda não temos maturidade moral para compreender determinadas nuances da Lei Divina. Algumas coisas nos escapam justamente porque não temos o necessário entendimento.

Fazendo uma comparação bem simplória: quem não é formado em Direito, fica perdido com certas expressões e certos conceitos que nós, pessoas leigas achamos estranhas.

Imagine-se entender um assunto dessa magnitude?

Já li muita coisa sobre o assunto e já mudei muito o ponto de vista, até chegar ao atual.

Recomendaria, a título de pesquisa, a leitura do seguintes livros:

Jesus, nem Deus, nem Homen - ed. FEB
O Cristo de Deus - ed. FEB
Universo e Vida - ed.FEB
Maria de Nazaré - do Espírito Miramez - ed.FONTE VIVA
A Gênese de Allan Kardec (desaparecimento do corpo de Jesus)

No mais, um forte abraço a todos
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 21 de Março de 2008, 19:57
Olá

Citar
Brincadeiras a parte, repara numa coisa: essa dos privilegios por serem mas evoluidos é o que fizeram os que se disseram seguidores de Jesus, e vivem no luxo e na opulência enquanto acenavam o ceu e o inferno para os que passavam por todas as privações e dificuldades. "Façam o que eu digo mas não o que eu faço"...

Os seguidores de Jesus não tinham a elevação de Jesus. Para pensar, com fundamento válido,  que se deve ter os previlégios de Jesus, tem que se ter o nivel evolução dele. Se houve seguidores de Jesus que se achavam previlegiados em relação aos outros, é porque o orgulho, a vaidade e o egoismo eram os conselheiros deles. Jesus nunca disse: "Façam o que eu digo mas não o que eu faço"...

Jesus pode até não ter tido previlégios nenhuns em relação a nós. Mas a elevação dele não teve comparação a ninguém na terra. Ninguém pode exigir previlégios iguais, a não ser que esteja iludido, pensando que tem elevação igual. Infelizmente a ilusão é um mal frequente na humanidade, mas Jesus e a justiça de Deus Deus nada têm a haver com isso.

Como eu já disse, não é obrigatório que Deus dê previlégios a todos por igual, quando são seres de evoluções morais diferentes, para ser justo. É condição suficiente que todos os de igual elevação moral tenham os mesmos previlégios.

Para além disso nós não temos capacidade para avaliar a justiça dos actos do Criador. temos de ter a humildade de entender isso. Ou achas que temos? Ser espirita também é ser humilde e saber por-se no seu lugar, não se comparando com quem não temos comparação possivel.

Deixa lá os previlégios de Jesus, se eventualmente existirem, pois nós tb não podemos prestar o serviço que ele presta à humanidade. Não sintas que Deus não é justo se não tratar como igual de Jesus. Um pai não trata os filhos bébés da mesma forma que os filhos adultos. Porque é Deus tem obrigatóriamente de tratar por igual todos os seres desde o vegetal até ao espirito puro? A lógica e as revelações dizem-nos que Deus é justo. Mas a justiça não é necessariamente a igualdade de quem é diferente. Estamos a falar de Justiça divina, bem entendido.  

Ainda não consegui evidência suficiente de que as opiniões humanas sobre a virgindade ou não virgindade de Maria, não sejam meras especulações, sem qualquer sem fundamento credivel. Trata-se portanto de uma matéria sobre a qual não vale a pena argumentar. Cada um deve ficar com a sua opinião, sem a tentar impor a ninguém. Não vejo razão para os espiritas terem que ter posição comum nesta matéria.

bem hajas
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 21 de Março de 2008, 20:03
Olá Cláudio

Bem vindo, amigo.

Comungamos da mesma opinião. As pessoas entrarem em conflito por causa disto não faz sentido, pois ninguém, em consciência, pode dizer, com certeza suficiente, que é assim ou assado.

As várias crenças diferentes já têm divergências que cheguem, infelizmente. Porquê arranjar mais, baseadas em especulações?

Os cristãos devem caminhar para a união naquilo que lhes é comum e não andar a arranjar razões artificiais de discórdia.

bem hajam
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Peregrino em 21 de Março de 2008, 21:37
Amigos, e que diz a doutrina espírita?

Livro dos Espíritos, pergunta n.º625:
Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? Resposta dos Espíritos:  “Jesus.”

Comentário de Kardec: Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava. Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o têm transviado, ensinando-lhes falsos princípios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições da vida da alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos hão apresentado como leis divinas simples leis humanas estatuídas para servir às paixões e dominar os homens.

Penso que no significado de "modelo" está bem patente aqui que não houve derogações às leis da reencarnação, que pelas leis naturais conhecidas em nosso mundo se alicerça na força sexual.

Essa tese da virgindade fisica de Maria visava dar a volta ao problema grave de pecado original: se Jesus é Deus filho único de Deus, como acreditam as igrejas nascidas do cristianismo original, para estas Jesus não podia ter nascido através de uma concepção normal, humana, baseada no pecado da carne que segundo suas crenças está na sexualidade. Surgiu a tese da virgindade de Maria. Et voilà... ...mais um dogma enraizado em nós, de tantas vidas passadas, que é para alguns de nós difícil, mesmo agora espíritas, aceitarmos outra coisa.

É bom saber que o livro Maria de Nazaré, supostamente de Miramez, só foi editado dez anos após a morte do medium, João Nunes Maia. Quem já leu livros desse espírito, Miramez, pelo mesmo médium, vê bem a diferente de estilo e linguagem do espirito: Miramez sempre escreveu com simplicidade, buscando nos fazer reflectir, argumentando com lógica, enquanto o "Miramez" do livro Maria tem uma linguagem empolada e confusa, em que nos traz de volta dogmas que já vinham de Roustaing, o mesmo Roustaing dos quatro evangelhos cujas teorias Kardec e os Espíritos da codificação desacreditaram. Podemos nos interrogar sobre o porquê de João Nunes Maia, o medium, se ter recusado a publicar o livro. Os editores dizem que é porque o tempo ainda não era chegado, as mentes não estavam preparadas. Eu pergunto: em dez anos, essas mentes se preparam? Que rápido! 

Há mais livros sobre o tema, não citados, um deles o Sublime Peregrino, de Ramatis, cuja palavra vale tanto como a de Miramez. Livro esse que também deita por terra o mito de Jesus ter chicoteado os vendilhões do templo, e outros velhos dogmas.

E também Léon Denis, Cristianismo e Espiritismo, onde são analisadas todas as origens "humanas" dos dogmas em que se alicerçou o Catolicismo.

De qualquer forma, cada um é livre de ter sua opinião. Agora, não coloquem aqui um "tabu", como se continuassemos a não poder reflectir e raciocinar sobre qualquer assunto, só porque ainda não temos capacidade para entender, quando, pensava eu, a doutrina espírita nos incentivava a cultivar em nós "a fé sustentada à luz da razão".

Não há motivos para brigar, há que respeitar a convicção de cada um. E respeitar o direito de raciocinio e liberdade de consciência de cada um. Por mim, cansei dos dogmas, dos milagres contranatura, e da velha idolatria subserviente e deificação milenar a Jesus: há sim que admirá-lo na sua evolução moral e seguir seu exemplo, é isso que Ele nos pede, e foi para isso que Ele sofreu no seu calvário da crucifixão, na Pascoa.

Mais do que isso não é espiritismo. Respondendo à pergunta que serve ao título deste tópico, a nossa doutrina, seja em qualquer de suas três vertentyes (ciêntifica, filosofica, moral) não consagra a tese da virgindade de Maria.

O que o Livro dos Espíritos nos diz está no n.º625.
Quem reencarna com a missão de ser "modelo de conduta moral", não quer privilégios, trilha o mesmo caminho do que seus discipulos.

Quem quiser pode preferir continuar com os velhos dogmas, por mim tudo bem. De facto, o essencial é seguir o exemplo moral de Jesus. Mas reparem no que tantas vezes já ouvi de quem se desculpava por não ter força de vontade suficiente para o fazer: "Jesus era Deus e eu sou só um homem". Agora, se repararem nessa desculpa, convirão que ela se dá porque sempre, por 2000 anos, ensinaram nos Jesus como um ser de proveniência diferente da nossa. Deus, nascido duma virgem e do espirito santo, ressuscitado dos mortos no mesmo corpo fisico e subindo com ele para o ceu. E assim, com esses dogmas e mitos de outras eras, continuaremos nós a nos desculpar que somos apenas humanos e não podemos seguir o exemplo de um Deus.

Três tópicos úteis de ler, para quem quiser e tiver tempo, em complemento deste:

Espíritos de todos os paises, uni-vos! (http://www.forumespirita.net/fe/index.php/topic,2907.msg23428/topicseen.html#msg23428)
Roustainguismo (http://www.forumespirita.net/fe/index.php/topic,6962.msg23426.html#msg23426)
Os Quatro Evangelhos de Roustaing em pdf (http://www.forumespirita.net/fe/index.php/topic,4037.msg12503.html#msg12503)

Já agora, transcrevo aqui, parte do artigo "Roustainguismo" do segundo tópico acima indicado: "Quem conhece um pouco sobre religiões e mitologias, ao ler qualquer uma das obras de Roustaing, perceberá logo de início que o suposto nascimento fluídico de Jesus tão pregado e divulgado pela suposta “revelação da revelação” é pura e simplesmente uma cópia mal feita dos nascimentos dos semi-deuses greco-romano. Leia-se sobre a religião grega e romana, principalmente no que concerne ao nascimento dos semi-deuses. Quando Zeus coabitava com alguma mortal, todas as gravidez e nascimentos eram diferentes dos nascimentos comuns dos mortais, mas igual em número e grau ao apresentado pelo roustainguismo. Esse feito se dava para diferenciar os semi-deuses dos pobres mortais. O que Roustaing fez em suas obras foi reviver nada menos e nada mais que o docetismo do século I ou II d.C. pregado por Dociteu e Saturnino que negavam o corpo carnal de Jesus."


Boa pascoa a todos.

Pg
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Cláudio Luciano em 22 de Março de 2008, 14:38
Bom, só para refletir: todos temos o direito de ter nossas concepções sobre determinados pontos, com exceção dos princípios básicos da Doutrina Espírita, que são inamovíveis.

Sobre o tema deste tópico, por exemplo, eu nunca falo em tribunas, embora algumas pessoas algumas vezes peçam ao palestrante.

O assunto é um labirinto, por que não dizer, uma verdadeira discussão "bizantina".

Cada um que fique com sua aceitação do tema, mas que não queira apresentar isso como postulado Espírita, porque não o é!

Boa Páscoa a todos e um abraço fraternal!
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 22 de Março de 2008, 21:13
Olá

David, não fui eu que inventei a frase:

- Há várias moradas na casa do meu Pai.

Os espiritos mais evoluidos têm uma morada diferente, mas agradável, em planetas felizes. Não se trata de descriminação, trata-se de evolução. Todos temos as mesmas oportunidades. Mas nem todos temos o mesmo tratamento (Os que estão mais evoluidos trabalharam para isso, nós também lá chegaremos se também fizermos por isso).

A igualdade perante Deus não é a igualdade no sentido restrito. Senão todos morávamos em planetas semelhantes, não achas? No universo o mérito é recompensado. Não te admires de eu te dizer que Jesus não é comparável a nós porque está num nivel diferente e que há sempre a hipótese de as coisas para os espiritos mais elevados não serem iguais ao que são para nós. Injustiça seria, ao contrário, se uns subissem sem mérito e outros não. A cada um segundo as suas obras.

Citar
Cada um que fique com sua aceitação do tema, mas que não queira apresentar isso como postulado Espírita, porque não o é!

É exactamente o que penso, Cláudio. Se a virgindade ou nao virgindade de Maria fosse um postulado espirita, fazia sentido defender o que correspondesse ao postulado espirita. Se nós ainda nao chegámos ao patamar de Jesus como queremos saber como é que são as coisas nesse patamar? Temos de ter paciência e esperar até lá chegar.

É melhor esperarmos sentados, pois ainda falta muito. :D

A lógica diz-me que o corpo de Jesus deve ter sido concebido como o nosso, porque não vejo necessidade de Deus fazer as coisas de outra forma, mas só Deus sabe. Como eu não sei, apenas posso especular, por isso não vou teimar com quem tem outra opinião, pois estou a perder tempo e a criar conflitos.

Estou a tentar dizer o que tu disseste em poucas palavras já há vários posts: que isto não é uma matéria onde haja uma base sólida. Não deve haver posição espirita para isto.

bem hajam
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Peregrino em 23 de Março de 2008, 10:08
David, não fui eu que inventei a frase:

- Há várias moradas na casa do meu Pai.

Os espiritos mais evoluidos têm uma morada diferente, mas agradável, em planetas felizes. Não se trata de descriminação, trata-se de evolução. Todos temos as mesmas oportunidades. Mas nem todos temos o mesmo tratamento (Os que estão mais evoluidos trabalharam para isso, nós também lá chegaremos se também fizermos por isso).

A igualdade perante Deus não é a igualdade no sentido restrito. Senão todos morávamos em planetas semelhantes, não achas? No universo o mérito é recompensado. Não te admires de eu te dizer que Jesus não é comparável a nós porque está num nivel diferente e que há sempre a hipótese de as coisas para os espiritos mais elevados não serem iguais ao que são para nós. Injustiça seria, ao contrário, se uns subissem sem mérito e outros não. A cada um segundo as suas obras.

 ???

Estás a confundir as coisas, Vitor

Aqui estamos a falar de um Espírito muito mais  evoluido do que nós intelectual e moralmente que reencarnou em missão no NOSSO mundo.

Não está em causa que seja mais evoluido, nem que esteja em plano muito mais evoluido na erraticidade, nem que possa reencarnar noutras MORADAS, ou planetas, mais evoluidos ao nível da matéria.

Estamos é a falar de QUANTAS maneiras de reencarnar neste NOSSO mundo são possíveis.

Pg
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: onurb em 23 de Março de 2008, 11:18

...
Quem quiser pode preferir continuar com os velhos dogmas, por mim tudo bem. De facto, o essencial é seguir o exemplo moral de Jesus. Mas reparem no que tantas vezes já ouvi de quem se desculpava por não ter força de vontade suficiente para o fazer: "Jesus era Deus e eu sou só um homem". Agora, se repararem nessa desculpa, convirão que ela se dá porque sempre, por 2000 anos, ensinaram nos Jesus como um ser de proveniência diferente da nossa. Deus, nascido duma virgem e do espirito santo, ressuscitado dos mortos no mesmo corpo fisico e subindo com ele para o ceu. E assim, com esses dogmas e mitos de outras eras, continuaremos nós a nos desculpar que somos apenas humanos e não podemos seguir o exemplo de um Deus.
....

Boa pascoa a todos.

Pg
Olá a todos,

Eu concordo com esta ideia, da forma como foi escrito não era negado o nascimento de Jesus, pois já era tarde para abafarem os acontecimentos que corriam entre judeus, aquele homem não podia ser o Messias, isso era ponto no i, tendo sido o maior erro deles a sua condenação, que foi como uma bomba, o passa palavra e mesmo o trabalho dos disciplos sempre a serem seguidos, fazia as pessoas pensarem. O melhor era não negar mas modar, desta forma mantinham o poder sobre o povo, e assim poderiam continuar uns com tudo e os outros sem nada.

A meu ver não existe privilégios, privilégios são coisas carnais, faz vibrar o orgulho etc... os valores baixos. Deus quando expirou deu tudo a todos da mesma forma, somos Um, nós é que caímos e negamos a nós mesmos as qualidades divinas, até encontramos o nosso EU. O porquê de nós mesmo negarmos as nossas qualidades! Porque o nosso Eu sabe que os usariamos mal, por exemplo: Se formos na rua e alguém está a bater noutra, ou mesmo em criança, o que pensamos? talvez "Devias era escorregar e partires uma perna" ou algo parecido, agora imaginem o mesmo pensamento carregado  com energia da acção, esse irmão ao primeiro passo partia a perna.

Bem já escrevi muito (e quem muito escreve...), uns vão rir, outros ficam a pensar.

Om Mani Padme Hum

 
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 23 de Março de 2008, 13:28
Olá Peregrino

Eu também não acredito em milagres. Aceito plenamente o que Kardec ensinou. O que consideramos milagres são os fenómenos que ainda não compreendemos. Por isso nem gosto da palavra sobrenatural ou milagre para designar qualquer tipo de fenómeno.

Eu compreendo o que queres dizer: planeta igual regras iguais. Este principio tem lógica para aqueles que estão no planeta porque o seu nivel moral corresponde ao planeta em questão. Relativamente aos outros pode ser assim ou não. Não percebes que Jesus não era deste mundo? Quem te garante que é assim? Acaso já foste do nivel de Jesus para poder limitar as capacidades dos espiritos superiores? Não consegues admitir que aquilo que te parece um milagre pode ser um fenómeno que tu não conheces? Ou tens dados que eu não tenho? Para aí já me calarei, amigo :)

A prova do que digo, é que Jesus veio cá fazer coisas que o homem comum não é capaz de fazer, nem que se pinte de azul. Decerto que ele não veio cá fazer milagres. Porque Jesus se encontrava num estado superior de evolução, em relação aos homens, dominava a natureza de tal forma que nunca se viu outro homem assim. As capacidades de Jesus não eram como as nossas, mas isso não foi um previlégio de Deus, é fruto de toda uma evolução ao longo dos milénios. Quando lá chegarmos também poderemos fazer o mesmo. A diferença entre os espiritos está no estado evolutivo, mas não no amor de Deus para com eles. Deus ama todos por igual e não previlegia ninguém.

A intuição diz-me que é mais provavel que o fenómeno da virgindade de Maria tenha sido inventado pelos homens, com efeito. Mas eu não me sinto à vontade para garantir a ninguém que assim foi. Face ao exposto, acho que o espiritas tomarem uma posição rigida sobre isto é errado (a não ser que, como eu já disse, hajam dados que eu não conheço - mas que tb não foram base dos teus argumentos até agora).

Há muitas pessoas que acreditam que Maria era virgem. Se eu lhes pudesse garantir que Maria não era virgem quando concebeu Jesus, em nome da verdade talvez valesse a pena debater isso com essas pessoas (Se fosse para entrar em conflito nunca valia a pena). Mas como não tenho qualquer garantia, a insistir na hipótese que acho mais provável, arriscar-me-ía até a afastar uma outra pessoa que le levasse mais a sério, da doutrina espirita, por estar a ser arrogante. A criar mau ambiente entre a doutrina espirita e outras crenças. Eu acho que Ghandi tinha razão quando disse:

Citar
"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? "

Mahatma Gandhi


Não tendo eu forma de garantir coisa nenhuma, nem tendo a certificação por parte de algum espirito superior, capaz de compreender melhor os fenómenos do que eu, ao ponto de me dar garantias, sentir-me-ía um falso profeta, a jurar a pés juntos aquilo que não sei.

Admito que possas ter dados melhores do que tenho, que estejas mais bem informado, e que, por isso, te sintas capaz de garantir que Jesus foi concebido aqui na terra da mesma forma do que nós. Eu não sinto. E é só isso que quero dizer. Debater o assunto à laia de especulação, ou de hipótese mais provável, muito bem, é isso que estou a fazer agora. Garantir qual é a verdade, em nome do espiritismo, quem quiser que o faça, mas eu não faço, porque estaria a prestar um mau serviço á doutrina que amo.

bem hajas



 

 





 

 

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Peregrino em 23 de Março de 2008, 21:52
Vitor, desculpa insistir, mas o Espiritismo não valida como possíveis tais dogmas do tempo da Maria Cachucha. Não é especulação minha.

E é quem acredita nesse dogma da virgindade de Maria (que contraria todas a leis conhecidas da ciência, que contraria as leis do bom senso e da razão, tão caras a Kardec) é que tem de o provar. Não é quem repudia dogmas antigos, irracionais e contraproducentes, que tem que fazer tal prova que não são mais do que isso, pois o espiritismo postula: "espíritas, instruí-vos!"

Quem quiser, pode ler (os links estão sublinhados por mim, em duas partes), sobre este tema, os argumentos coligidos de autores espíritas de nome, tais como Léon Denis, Herminio Miranda, Herculano Pires, e muitos outros, neste artigo:

JESUS, O HOMEM: 1.ª Parte (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5nZWFlLmluZi5ici9wdC9ib2xldGlucy9nZWFlMTk5LnR4dA==) e 2.ª Parte (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5nZWFlLmluZi5ici9wdC9ib2xldGlucy9nZWFlMjAzLnR4dA==)


Um abraço fraterno.

Pg



Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 24 de Março de 2008, 12:01
Olá Peregrino

Tem paciência, mas não entendeste o que disse.

Eu não disse que Maria era virgem quando ficou grávida de Jesus, nem disse o contrário. Nem disse que o espiritismo deveria adoptar uma posição ou a outra. Disse que o espiritismo devia defender a hipotese da concepção normal de Jesus, mas a titulo de hipótese e não a titulo de facto irrefutável.
 
Eu expliquei que a minha opinião pessoal era a que a concepção de Jesus foi normal, pois não vejo razões para que tivesse sido de outra forma. A legitimidade de Jesus estava na elevação incontestável Dele e não na virgindade da sua mãe.

O que eu disse, é que eu, Vitor Santos, não garanto a ninguém que Maria era ou não era virgem, porque não me sinto à vontade para o fazer. Isto é, não tomo posição em nome do espiritismo.

1) porque não tenho mandato nenhum para tomar posições em nome do espiritismo, nem as pessoas me reconhecem como representante da doutrina (e se alguém reconhece não o deveria fazer, pois eu falo sempre em nome pessoal. Cada um deve informar-se por si mesmo, o meu papel não é dizer em que é que as pessoas devem acreditar, mas passar-lhe aquilo que eu acho que é informação credivel para elas julgarem por si mesmas);

2) porque a simples afirmação de um ou outro espirito, sem mais confirmação, tem para mim o mesmo valor que o dogma. É uma questão de crença, independente da razão;

3)  porque este assunto não tem qualquer relevância. É a mensagem de Jesus que nos pode inspirar a auto-melhorar, não o facto de a mãe dele ser virgem ou não;

4) porque a mensagem de Jesus era uma mensagem de não violência e de tolerância. Dúvido que Jesus queira a divisão entre Cristãos. Questões menores, não merecem conflitos, ainda que haja divergência de opinião. Isto é uma questão tão insignificante, face à mensagem de Jesus, que veio cá numa missão tão dificil, que é desvalorizar Jesus dar-lhe importência excessiva, penso eu de que... :D

5) Nós não conhecemos os designios de Deus nem todas as leis naturais e pode haver fenómenos que sejam naturais, mas que nós não conhecemos. Não nos podemos comparar a Jesus, pois o nosso nivel moral é muito mais baixo. Não são as trevas que iluminam a luz, é a luz que ilumina as trevas. Ninguém na terra sabe o que é ser-se como Jesus, nem dominar a natureza como ele. Os próprios espiritos explicaram a Kardec que Jesus foi o espirito mais elevado que pisou a terra. Nós não podemos compreender a natureza intima de Jesus nem as capacidades de um espirito encarnado com a elevação dele, a não ser quando chegarmos ao mesmo nivel. Apenas podemos entrever Jesus pelo pensamento, a partir das palavras dele. Sejamos humildes.

Face ao exposto, como já disse, toma a posição que entenderes. Não me queiras é obrigar a adoptar a tua posição. A minha posição é: Não há garantias de que Maria era ou não era virgem. Tudo o que se diz sobre isso é especulação. Todas as opiniões são válidas, pois todas são sustentadas pela crença e não por factos cientificos concretos.

Não me cabe a mim tomar uma posição rigida sobre este assunto.

Essas posições rigidas são das religiões, não dos espiritas. Kardec ensinou a basearmo-nos em factos para tirar conclusões e não em especulações. As especulações não são proibidas (nem a doutrina espirita pode ou quer proibir o que quer que seja). Mas não é correcto adimitir como verdade irrefutável aquilo que é uma mera hipótese. Kardec ensinou-nos a ter uma postura tão cientifica quanto possivel, o que implica, que até prova em contrário tudo é possivel.

Os cépticos dizem que cabe ao crente provar aquilo em que acreditam. Eu acho que não tenho de provar coisissima nenhuma a ninguém. Quem quiser saber que estude. A minha consciência é livre e ninguém a condiciona, pelo menos enquanto eu for capaz de me manter minimamente lúcido. Eu acredito naquilo que bem entendo e ninguém tem nada a haver com isso.

Gosto de  debater, porque gosto de aprender mais, e depois, se compreendendo que estava errado nisto ou naquilo mudo de opinião imediatamente. Há pessoas que dizem que ter personalidade é ser inflexivel. Eu digo que ter personalidade é defender aquilo de que estamos convictos e mudar de discurso se as nossas convicções alterarem. É preciso ser mais corajoso para enfrentar, perante as outras pessoas, uma mudança de opinião do que para se manter teimoso, mesmo sabendo que se está errado, porque se quer mostrar forte, porque a maioria pensa de outra forma, etc.

bem hajas
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 24 de Março de 2008, 12:31
Olá Atlante

Não me leve a mal, tenho todo o respeito por si e pelas suas intervenções, mas não lhe cabe a si definir quando e como eu ou as outras pessoas devem debater os assuntos.

Compreendo que já esteja cansado deste debate, isso até tem lógica, mas também ninguém o obriga a escrever mensagens sob o mesmo tópico, nem a ler as mensagens. Se não se interessa pelo tema, meramente a titulo de sugestão, proponho-lhe que deixe de o ler. Pelos menos é assim que eu faço quando os tópicos não me estão a interessar (nem sempre me posso dar ao luxo de não ler porque tb tenho de zelar pelas regras do fórum, porque sou trabalhador da equipa, mas você está à vontade, só lê se quiser).

bem haja

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Peregrino em 24 de Março de 2008, 20:57
Depois fosse Maria físicamente Virgem ou não que importância tem isso para a mensagem de Jesus? Será ela mais ou menos credível?

Pois faz toda a diferença, Atlante.
Ou porque acha que cada vez há menos fé na mensagem cristã e as pessoas se voltaram para outros valores, os valores deste mundo, entre os quais, no topo de lista, o dinheiro sem escrupulos e o sexo irresponsável?

Já referi isso nos meus tópicos anteriores: esta questão, aqui debatida, faz toda a diferença.
Mas como já indiquei o link de um artigo bastante completo sobre o tema, para ele remeto quem esteja interessado no assunto e queira estudar seriamente esta questão.

Pg
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Peregrino em 24 de Março de 2008, 23:26
Companheiro

Não é tempo de nos libertarmos dos dogmas do Catolicismo, com todo o respeito que nos possa merecer?

Acha que a Doutrina Espirita é responsável pela falta de Fé manifestada pelos Homens?

Acha de maior importância a virgindade, física, da mãe de Jesus na Fé dos Homens?

Não seria mais importante entendê-la pelo lado Espiritual?

Já confrontou os Evangelhos datados do Sec 2 com os Evangelhos surgidos nos Sec 4 e 5 e seguintes? Já estudou os Gnosticos? E os documentos de Quram e Nagad Amadi? Faça-o irá ter muitas surpresas.

Bem Haja

 Atlante

Atlante, acho que não nos estamos a entender..
Ou não leu o que eu escrevi ou está a falar para outra pessoa, pois não sei ao que me vêm agora com essas perguntas descabidas. Se pretende dialogar comigo, por favor, leia primeiro meus posts, obrigado. Isto já parece conversa de surdos...

Nada do que escrevi anteriormente faz achar que eu acho o que o amigo acha que eu acho ou se questiona se eu acho o que acha que talvez eu possa achar. Não acha?

Pg

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Carlos Ribeiro em 25 de Março de 2008, 13:10
Não sei porque tanta confusão em torno deste tema. Maria mãe de Jesus engravidou como todas as outras mulheres, ou seja através de FORNICAÇÃO! Se era virgem ou não antes de ter fornicado com José, isso não sei nem me interessa. Interessa-me é a mensagem de amor e paz que Jesus veio trazer ao mundo.
Ass: Carlos Ribeiro
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: aruanda em 25 de Março de 2008, 13:59
Citar
Não sei porque tanta confusão em torno deste tema. Maria mãe de Jesus engravidou como todas as outras mulheres, ou seja através de FORNICAÇÃO! Se era virgem ou não antes de ter fornicado com José, isso não sei nem me interessa. Interessa-me é a mensagem de amor e paz que Jesus veio trazer ao mundo.

Concordo em absoluto contigo.

Aliás penso que mais importante é "pureza"  de sentimentos tanto de Maria como de Jesus  e, o exemplo que deixaram  que nós , ainda hoje, não conseguimos sequer chegar perto.

Abraços

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Peregrino em 25 de Março de 2008, 18:19
Atlante, tudo bem, acho que estamos todos aqui muitas vezes "à pressa", e arriscamos a desperdiçar a oportunidade de diálogo assim. Não é o primeiro a me ler "em diagonal". De qualquer forma, também creio que se deve ter essa "virgindade" como uma "castidade de sentimentos", uma pureza espiritual.

No artigo que citei, refere um autor citado que "virgem" foi a tradução do que, no texto original, era "jovem mulher".

Pg
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 25 de Março de 2008, 21:36
Olá

É a minha última intervenção sob este tópico.

Fiz uma primeira versão desta intervenção, que resolvi modificar, julgo que, para melhor.
 
Allan Kardec alegava que não existem milagres, pois sendo Deus perfeito, não precisa de emendar a mão. Este raciocinio é muito lógico (como eram todos os racicionios de Kardec). Estou perfeitamente de acordo com ele. Salvaguardando sempre que Deus é Todo Poderoso e não precisa de se justificar perante nós, nem nós temos capaidade de o compreender, há razões para não acreditar em milagres.

Mas há um distinção a fazer:

- Uma coisa é acreditar em milagres, que, como já disse, não é lógico.
- Outra coisa é acreditarmos que conhecemos todas as leis da natureza, arvorando-nos em donos da verdade, mas mostrando que somos ignorantes e fanáticos, pois não compreendemos o tanto que ainda há para saber e descobrir pela raça humana aqui na terra.

Desta forma, a concepção do corpo fisico de Jesus pode ter sido o resultado de uma concepção perfeitamente normal aqui na terra, o que parece a todos nós ser o mais provável, ou ser resultado de leis da natureza que ainda não conhecemos. Sobretudo tratando-se de fenómenos relacionados com Jesus, o espirito mais elevado que jamais pisou a terra.

Reforço ainda: aquilo que não devemos ter a pretensão é de dizer que conhecemos todos os fenómenos da natureza e que nada nos escapa, tal como devemos dizer que para a doutrina não há milagres. Tudo são fenómenos naturais, que, se não compreendemos hoje amhã compreenderemos.

bem hajam
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Diegas em 28 de Junho de 2008, 19:09
É o sentimento exagerado e o temor religioso, os motivos das criaturas suporem que os seus guias ou líderes espirituais são fruto de nascimentos miraculosos. O nascimento de Jesus aconteceu sem quaisquer anomalias ou milagres de natureza ostensiva, tudo ocorrendo num ambiente de pobreza franciscana, e dentro da gestação comum a todas as mulheres.

O acontecimento, em verdade, foi de suma importância e bastante jubiloso para os familiares de Maria, quando verificaram que seu primeiro filho era um querubim descidos dos céus. Nisso, realmente, o fato fora excepcional, pois em Belem ou Nazaré ninguem se lembrava de ter nascido criança tão formosa, cuja fisionomia se mostrava envolta por estranhos fulgores.

Sob o espanto de todos, o menino Jesus não apresentava as rugas características dos recém-nascidos, mas as faces rosadas, o semblante sereno e quietude dos lábios traçados a buril, compunham a plástica de encantadora boneca viva, na qual, às vezes, transparecia um ar de gravidade ou divino poder.

A profecia proclamava que o Messias 'nasceria de uma virgem e do Espírito Santo', o que foi confirmado, pois Maria era virgem e um 'espirito santificado' quando concebeu o primogênito Jesus.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: vennus em 12 de Julho de 2008, 21:20
Eu concordo com todos vocês,mas ai de mim ,se eu sair por aqui ,onde moro a dizer isso, aqui só tem protestantes.rs
Eles iriam  me apedrejar.rsrsrs
fiquem na paz
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: J.Rodrigues em 13 de Julho de 2008, 08:33
Meus caros companheiros

Creio que cada um acredita naquilo que entende ser a verdade face aos conhecimentos adquiridos.
Estamos no século XXI e os conhecimentos de hoje são outros.

No que respeita ao processo encarnatório (ou reencarnatório como alguns pretendem que seja), entendo pessoalmente que  é um tema que continuará a ser controverso através dos tempos.

No entanto aos poucos vai sendo dada a possibilidade de se aumentar a capacidade de entendimento das coisas e os conhecimentos científicos vão proporcionado a possibilidade de outro entendimento das coisas.

A grande maioria de certos fenõmenos era tida como sobrenaturais e hoje, para aqueles que já tiveram a possibilidade de estudar a obra de Kardec, de a entender e de aceitar(ainda há os que não aceitam e que têm de ser respeitados), são fenoómenos perfeitamente normais porque naturais.

Ainda é muito complicado entendermos a grande maioria dos fenómenos ams entendemos hoje o que os nossos antepassados não entendiam e os nossos vindouros por certo entenderão à luz da razão e dos seus estudos científicos o que nós ainda não conseguimos.

A fisica moderna ( com a área da fisica e da mecânicaQuântica) já começa a ter possibilidade de explicar algumas coisas inclusivamente na área do tema em debate explicando que Deus não necessitou de alterar as leis da fisica para que a concepção se desse sem haver acto sexual. Como também explica o facto do corpo de Jesus não estar no sepulcro e ter aparecido ao disciplos com seu corpo como inicialmente esles pensaram (com seu perispírito com dizemos nós).
 
No entanto pessoalmente continuo a seguir o lema do mestre Kardec filtrar as coisas com o crivo da razão, não aceitar tudo como certo, procurar estudar o mais possivel, mas procurar ter fé e não ficar apenas à esperar de ver para crer pois que os nossos sentidos muitas vezes nos enganam.

Muita paz para todos
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: aruanda em 13 de Julho de 2008, 14:40
Citar
A fisica moderna ( com a área da fisica e da mecânicaQuântica) já começa a ter possibilidade de explicar algumas coisas inclusivamente na área do tema em debate explicando que Deus não necessitou de alterar as leis da fisica para que a concepção se desse sem haver acto sexual. Como também explica o facto do corpo de Jesus não estar no sepulcro e ter aparecido ao disciplos com seu corpo como inicialmente esles pensaram (com seu perispírito com dizemos nós)
.

Realmente tem alguma lógica no que diz.
Acontece, porém que ainda estamos num planeta de provas e expiações e que segundo a nossa lógica e bom senso ...engravidar tem que ser de forma natural e, mesmo com ajuda da ciência tem sempre que haver um dador masculino e outro feminino para se dar a concepção.
Aquilo que me parece tentam demonstrar é que Jesus terá nascido sem esse "contacto" , portanto filho de mãe terrena e pai......."espiritual' ????
Para mim não faz sentido nenhum.

E, é mesmo um contracenso mesmo à luz do espiritismo.
Mas, claro, é apenas e só a minha  opinião.

Abraços
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: aruanda em 13 de Julho de 2008, 21:05
Citar
Oh Aruanda, perdoa-me

Então não te lembras? Também trabalhavas no laboratório onde foi feita a inseminação na Maria. Penso que eras a minha ajudante. Não sei é se fomos nós que fizemos.

Desculpa-me a a isto achei mesmo piada   ;D ;D ;D

Abraços
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Peregrino em 13 de Julho de 2008, 21:59

Por vezes temos que entender que para podermos ser Espíritas, temos que nos libertar de todos os dogmas, de todas as crenças e crendices que fomos adquirindo ao longo do tempo nas diversas religiões. As Religiões sempre apresentaram Jesus como Deus e para isso foram arranjando forma de o diferenciar de tudo o que respeita ao homem.

Se o corpo físico de Jesus não estava lá é porque ou Ele não morreu ou alguém o retirou.
Tudo o resto são dogmas ou crenças que de racionalidade nada têm.
 

Atlante,

Com lógica e bom senso não vais convencer ninguém...  :P
Há hipóteses mais complicadas, logo provavelmente mais verdadeiras.  :o

Um abraço.

Pg
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: J.Rodrigues em 14 de Julho de 2008, 06:41
Pensava eu que o dogmatismo era exclusivo de alguma religiões.

Bem, vou ter que corrigir a minha agulha.

Uma semana de muita paz
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: aruanda em 14 de Julho de 2008, 12:09
Citar
Pensava eu que o dogmatismo era exclusivo de alguma religiões.

Dogmatismo??????? Esta eu não entendi.

Está  a falar para si ou para nós??

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: JT em 28 de Novembro de 2008, 14:33
Com um óvulo e um espermatozóide.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: dOM JORGE em 28 de Novembro de 2008, 17:28

                                                  VIVA  JESUS  !

        Olá, meus caros irmãos !

               Se Deus, há 4 bilhões e meio de anos, lançou mão de Jesus para governar

        um planeta que iria formar-se, e Ele em toda sua altura espiritual, desceu      ao

         plano terreno, para ser governador deste planeta que ora habitamos. Na progra-

         mação divina, constava de que Jesus encarnaria, então não há como pensar-se

         que Deus derrogaria suas próprias leis, fazendo que Jesus nascesse de outra for

         ma que não fosse a natural do planeta em questão, a Terra.

                Portanto, caríssimos irmãos, é só ter bom senso para não tecer comentários

         infrutíferos que não apontam a direção alguma.

                                                                      PAZ, MUITA PAZ !
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Viviane Gomes em 28 de Novembro de 2008, 17:34

                                                  VIVA  JESUS  !

        Olá, meus caros irmãos !

               Se Deus, há 4 bilhões e meio de anos, lançou mão de Jesus para governar

        um planeta que iria formar-se, e Ele em toda sua altura espiritual, desceu      ao

         plano terreno, para ser governador deste planeta que ora habitamos. Na progra-

         mação divina, constava de que Jesus encarnaria, então não há como pensar-se

         que Deus derrogaria suas próprias leis, fazendo que Jesus nascesse de outra for

         ma que não fosse a natural do planeta em questão, a Terra.

                Portanto, caríssimos irmãos, é só ter bom senso para não tecer comentários

         infrutíferos que não apontam a direção alguma.

                                                                      PAZ, MUITA PAZ !


Vamos estudar cada vez mais, e não deixarmos que pensamentos assim não nos distanciam da realidade e do amor que Ele tem para conosco!!!!
Acreditem mais, tenham fé... Fiquem na paz

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: hcancela em 28 de Novembro de 2008, 19:28
 :)Olá queridos amigos!
Com um profundo respeito por todas as opiniões,:(penso eu)que falar de JESUS deveriamos ter um pouco mais de cuidado;relembrando o profundo respeito por todos.
O nascimento de "AVATARES" ou de altas entidades siderais no nosso orbe,como JESUS,exige a mobilização de providências incomuns por parte da técnica transcendental,cujas medidas ainda são ignoradas e incompreendidas pelos terricolas.É um acontecimento previsto com muita antecedência pela Administração Sideral.
Para finalizar existem várias obras de grande valor com o objetivo de tirarmos ideias e dúvidas.Abraços muito fraternos para todos e que JESUS vos abençoe.
O livro Sublime Peregrino(Ramatis)
A Caminho da Luz(EMMANUEL)
Mensagens do astral(Ramatis)

SAUDAÇÕES FRATERNAS
CANCELA
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: JT em 01 de Dezembro de 2008, 10:40
Olha Cancela,

Quando comecei a lêr o teu post, lembrei-me logo de Ramatis e logo a seguir vi a tua confirmação.

Eu também li alguns livros dele, até um dia.

Queria fazer-te uma pergunta, sem contudo pretender que tu respondas; não quero fugir ao tema.

A pergunta é: Quando lias Ramatis, com que sentimento ficavas ? Conduzia-te ele à elevação de ti mesmo, através da paciência, resignação, ser humilde, ... enfim, sabes bem o que quero dizer. Ou, ficavas cheio de peito e com a sensação de saberes mais que os demais espíritas ? Até com algum sentimento de superioridade; não te passou já pela cabeça seres vegetariano depois de lêres alguma obra dele ? Ou então, ansear encarnar na proxima existência num planeta como Marte e deixar esta bodega para trás, porque a Terra afinal é só para atrasados ?

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: hcancela em 01 de Dezembro de 2008, 15:32
Olha Cancela,

Quando comecei a lêr o teu post, lembrei-me logo de Ramatis e logo a seguir vi a tua confirmação.

Eu também li alguns livros dele, até um dia.

Queria fazer-te uma pergunta, sem contudo pretender que tu respondas; não quero fugir ao tema.

A pergunta é: Quando lias Ramatis, com que sentimento ficavas ? Conduzia-te ele à elevação de ti mesmo, através da paciência, resignação, ser humilde, ... enfim, sabes bem o que quero dizer. Ou, ficavas cheio de peito e com a sensação de saberes mais que os demais espíritas ? Até com algum sentimento de superioridade; não te passou já pela cabeça seres vegetariano depois de lêres alguma obra dele ? Ou então, ansear encarnar na proxima existência num planeta como Marte e deixar esta bodega para trás, porque a Terra afinal é só para atrasados ?


Olá amigo.
Não adianta gastarmos energia,quando á partida sabemos que para alguns ,mesmo ao verem iriam negar:Que fazer se somos assim!Leu muito,vejo algum coisa,ouço outro tanto,aprendo algo mais(julgo eu)e chego á conclusão como disse uma vez o filósofo(só sei que nada sei).
Ramatis,Chico Xavier,André Luis,Emmanuel,e,muitos amigos espirituais;etc.Buda ,Confucio.krisna,e,no topo de todos JESUS,vieram a este mundo para nos deixarem grandes ensinamentos,e, nós o que fizemos...nada!O nosso problema não é o que metemos na boca,mas sim o que sai dela.Graças a deus que o espiritismo é como se fosse uma luz que nos foi entregue,compreendemos a função da dor,a prece é um fio de ligação com DEUS,estamos a caminho da perfeição.Todos caro amigo sem excessão,devemos ter um pouco mais paciência,a fim de compreender-mos os outros,e, se por acaso em algum momento nos sentirmos melhor do que os outros,vamos utilizar essa bendita energia para compreende-los,como queriamos que nos compreendessem.Vamos transformar este mundo,para que na próxima vez que cá viermos ele esteja melhor e assim sermos mais felizes,e,realmente compreendermos o que foi e é JESUS.Maria para suportar no seu ventre um Espirito puro,teria de ser outro de grande elevação,como tal nunca poderia ser um nascimento normal (apesar de o ser aos nossos olhos).Com o máximo respeito que todos me merecem,mas;será que temos assim tanta capacidade para falar de JESUS:não me parece(eu pelo menos penso assim).Confeço;que por vezes fico um pouco triste(não muito)por falarmos de JESUS com tanta leviandade(perdoem-me a expressão).Dois mil e tal anos depois de ELE estar na terra como Homem,continuamos a falar DEle como se fosse apenas uma boa pessoa...Não compreendo!!Meu DEUS perdoa-nos porque não sabemos o que dizemos.Para terminar peço por favor que não tenham em conta alguma palavra mal escrita,é, a ignorância que não me deixa fazer melhor.
SAUDAÇÕES FRATERNAS
CANCELA
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: hcancela em 01 de Dezembro de 2008, 18:25
Vamos entrar na quadra de natal,e Jesus nos convida a deixar-mos a porta aberta para ELE entrar.
Obrigado JESUS pelo convite,procurarei pelo menos nesse dia ,deixar a porta aberta.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Jovem em 12 de Abril de 2009, 15:21
A resposta pode ser talvez um fenômeno documentado em alguns animais, mas ainda não encontrado em humanos - a partenogênese.

Normalmente, o esperma fecunda o óvulo, as fitas de DNA do pai e da mãe se juntam, as células se dividem e nove mêses depois, o bebê está pronto para nascer.

Mas de forma anormal, se ocorrerem duas mutações naturais, que normalmente não ocorrem juntas, um pico de liberação de cálcio prepara o óvulo para ser fecundado sem esperma. Um erro na divisão celular pode fazer com que haja mitose sem a necessidade do DNA masculino. 
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Loan Medeiros em 12 de Abril de 2009, 20:10
Contudo, meu caro Jovem, no caso da partenogênese o filho de Maria seria na realidade FILHA. Pois na fêmea da espécie humana o cromosso responsável pela sexualidade do ser é XX e para que nasça homem é necessário que o cromossomo seja XY, o que ocorre durante a fecundação do óvulo por um espermatozóide.

Ao meu ver, o nascimento e a concepção de Jesus foi normal como todo humano, isso não o desmerecer apenas mostrar que apesar de vim de uma forma comum, ele tras uma bagagem itelectual e moral além de qualquer outro ser.

Abraços!
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Jovem em 12 de Abril de 2009, 20:30
Contudo, meu caro Jovem, no caso da partenogênese o filho de Maria seria na realidade FILHA. Pois na fêmea da espécie humana o cromosso responsável pela sexualidade do ser é XX e para que nasça homem é necessário que o cromossomo seja XY, o que ocorre durante a fecundação do óvulo por um espermatozóide.



Existem polimorfismos de um único nucleotídeo (SNP, do inglês "single nucleotide polymorfism") que podem resultar em uma reversão total de sexo. Além disso, existem mulheres com cromossomo XY que mantém as características sexuais femininas. Poderia ser o caso de Maria, embora seja uma interpretação forçada.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ana Belo em 12 de Abril de 2009, 20:40

hcancela
Vamos entrar na quadra de natal,e Jesus nos convida a deixar-mos a porta aberta para ELE entrar.
Obrigado JESUS pelo convite,procurarei pelo menos nesse dia ,deixar a porta aberta.

...........................

Olá, Uma pergunta :

Esta   PORTA  , não é aquela que só pode ser aberta    por  DENTRO  ?

Estamos na quadra da  Páscoa , e Páscoa  é  «passagem».

O  MESTRE  ,  «passou»  até aos discípulos no  Pentecostes !
Ele  está  connosco !

Um abraço, um dia conseguiremos !

Ana  Belo
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: hcancela em 13 de Abril de 2009, 23:50

hcancela
Vamos entrar na quadra de natal,e Jesus nos convida a deixar-mos a porta aberta para ELE entrar.
Obrigado JESUS pelo convite,procurarei pelo menos nesse dia ,deixar a porta aberta.

...........................

Olá, Uma pergunta :

Esta   PORTA  , não é aquela que só pode ser aberta    por  DENTRO  ?

Estamos na quadra da  Páscoa , e Páscoa  é  «passagem».

O  MESTRE  ,  «passou»  até aos discípulos no  Pentecostes !
Ele  está  connosco !

Um abraço, um dia conseguiremos !

Ana  Belo
Olá amiga

A porta a que me referia, era a do coração.
Uma grande Páscoa para si e para os seus, amiga.

SAUDAÇÕES FRATERNAS
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Elsamar em 15 de Abril de 2009, 11:51
É amigo hcancela,

mas é exactamente a porta do coração que só dá para a abrir por dentro.

 ;)

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: sales em 23 de Junho de 2009, 03:32
Alguns espíritos por não terem mais nada o que fazer por aqui, aparecem na terra como missionários.  Jesus, o mais evoluído de todos e guardião do planeta, utilizou o corpo físico igualmente a nós como sendo morada do espírito.  Maria não foi diferente. Logo, mãe como todas as outras. DEUS, como todos sabem: JUSTO, PAI, BONDOSO,  e por todas essas, não daria privilégios, pois a justiça implica em igualdade e bondade a todos os filhos.  Todos nós seremos CRISTOS. Os degraus da escada da evolução estão aí para chegarmos lá. Mãos à obra.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: J.Rodrigues em 10 de Julho de 2009, 12:37
Aruanda

Com um ano menos 4 dias , só agora, por razões diversas, lhe respondo que a de Dogmatismo não era para mim próprio porque não alinho com Dogmatismos e foi a sua não existência   na Doutrina dos Espíritos de Alan Kardec que me cativou e me levou a procurar etudar com a profundidade possível.
Não esquecendo nunca que a ciência vai evoluindo no conhecimento em todas as vertentes.
Agradeço aceite os meus cumprimentos e desejos de um bom fim de semana plena de paz e alegria.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Guilherme D. em 19 de Julho de 2009, 23:37
Me atendo exclusivamente ao tema do tópico:

Que eu saiba, e segundo Ramatís (o qual considero um mestre de luz), Maria engravidou como qualquer outra mulher comum, e seu parceiro do ato de amor foi José, pai carnal de Jesus. No universo não existem milagres ou fantasias, por isso, qualquer humano na Terra que queira engravidar terá que passar sempre pelo processo de fertilização comum a todos - pois Deus não concede privilégios a nenhum filho em detrimento de outro.

Aliás, há passagem interessante sobre a gravidez de Maria, pois Jesus, espírito evoluído e liberto da vontade de alimentação carnívora, acabou por influenciar o vegetarianismo em Maria ainda dentro de seu ventre. Maria chegava mesmo a vomitar assim que colocava carnes na boca...mas sentia imenso prazer e calma ao comer frutas e cereais. Jesus, por sua vez, enquanto encarnado, jamais colocou qualquer animal para dentro do estômago e foi sempre terminantemente contra o assassinato de pessoas e animais.

Paz e Luz.

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: J.Rodrigues em 29 de Julho de 2009, 14:26
Guilherme D.

Com o tempo que medeia a sua existência e a existência de Jesus como pode fazer uma afirmação tão perempetória de que Jesus nunca comeu qual tipo de carne?
Que períodos de Jesus são conhecidos e através de quem são conhecidos?
Que se sabe de Jesus do período de exílio forçado a que foram os seus pais, logo, ele próprio, vivendo em país estranjeiro (qual?)

O Professor doutor em Física Drº Frank Typler após aturadas pesquisas confirmou que é possível a concepção sem interveção física da célula masculina sendo que nestes casos o feto será sempre do sexo masculino.
Em que ficamos numa situação destas?

Pessoalmente continuo a procurar apreciar as opiniões que sobre o assunto vão sendo emitidas e sobre o seu coneúdo fazer as minhas próprias apreciações.
Como Kardec disse o Espiritismo não procura afzer prosélitos apenas diz estamos aqui e somos isto. Quem quizer nos siga.

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Torrezan em 01 de Janeiro de 2010, 23:12
Amigos,

A concepção assexuada de Jesus é apenas um dogma da igreja, pois remetia-se ao pecado original, pai de todos os dogmas.
Além do que Deus não derroga as suas Leis.
A virgindade de Maria refere-se à sua linhagem, que conforme já foi dito aqui, leia-se pureza espiritual.
Veja a linhagem de José que descende de Davi.
Por isso Jesus precisava de um corpo físico perfeito para suportar um Espírito puro. Lembrem-se de que Jesus transpirou sangue mais de uma vez...
Lembro que a física e a matemática explicam coisas impossíveis, e a maior dessas explicações é o Big Bang.
Nossos tabus em relação ao sexo (fruto do pecado original) poderiam associar a concepção de Jesus como um ato impuro. Por isso, meus amigos, leiam MENSAGEIROS DA LUZ, ditado por André Luiz e psicografado por Chico Xavier, onde vamos aprender que o sexo é um dos mais sagrados atos a ser praticados pelo homem!
Agora cuidado com o que escrevem por aí, vamos aprender com Paulo de Tarso em saber filtrar tudo o que lemos.
Ramatis é um pseudo-sábio e observem a quantidade de exclamações que existem em suas colocações. O fenômeno e as coisas fantásticas não podem seduzir um verdadeiro espírita.

Luz e Paz

torrezan
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: DARIO JOE em 01 de Janeiro de 2010, 23:39
 :)ACHO QUE DEVEMOS NOS FOCAR NO QUE MARIA REPRESENTA ESPIRITUALMENTE PARA TODOS NOS,NEM OS ESPIRITOS MAIS PUROS DAO REFERENCIA EXATA SOBRE O ASSUNTO.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mourarego em 02 de Janeiro de 2010, 00:15
Vamos entrar na quadra de natal,e Jesus nos convida a deixar-mos a porta aberta para ELE entrar.
Obrigado JESUS pelo convite,procurarei pelo menos nesse dia ,deixar a porta aberta.

Não amigo Cancela, deixe-me objetar à tua assertiva de que Jesus nos convida a deixar a porta aberta.
Ele nunca disse isso, e se o dissesse hoje iria contra um de seus ensinos: "Batei e a porta se vos abrirá", lembra?
abração,
Moura
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: hcancela em 02 de Janeiro de 2010, 13:52
Olá amigos(as)

É amigo Moura, tudo é uma questão de interpretação .

Eu queria deixar a porta aberta para Ele não ter que bater(nem magoava os dedos)entrava e mais nada, porque o tento ter sempre comigo em pensamento.

Se entendeu dessa forma, que fazer! Né ;D ;D ;D ;D ;D


SAUDAÇÕES FRATERNAS
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mourarego em 02 de Janeiro de 2010, 14:02
Amigo Cancela,
Se foi ele quem falou  e eu apenas reproduzi, onde está a interpretação?
veja bem, são tres as chamadas de Jesus:
1. "Batei e a porta se vos abrirá";
2. "Faze por ti que os Céus te ajudarão";
3. "Pedi e obtereis".
Notou algum elemento significantemente igual em todas elas?
Exatamente! Todas elas dizem para que efetuemos alguma ação.
Jesus nos pede para agirmos, afinal, somos sujeitas da ação meu mano, nada conseguimos por milagres ou facilitação.
Assim, ao agirmos, por certo poderemos errar na mão, já que somos Espíritos imperfeitos, ainda, mas não agir significa perpetuar um estado de ignorância que nos levará a mais erros.
Dentro deste sentido jesus proferiu  um dos ensinos que a maioria dos Espíritos deixa sempre escondido, não sei bem o porque disso:
"Sejais frios ou quentes, pois os mornos, estes eu os vomitarei da minha boca".
Notou, a ação é tão importante que para aqueles que se empoleram em cima do muro, Jesus diz que os vomitará de sua boca, o que representa entender que a estes ele deixará que o tempo em que perseverem na inação lhes pareça com as penas eternas.
Por isso mesmo fiz questão de colocar no post anterior a citação ao primeiro dos ensinos dele, sabendo de antemão que a resposta do meu amigo seria parecida com a que você me deu.
Abração,
Moura
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Anton Kiudero em 02 de Janeiro de 2010, 15:24
Dentro deste sentido jesus proferiu  um dos ensinos que a maioria dos Espíritos deixa sempre escondido, não sei bem o porque disso:
"Sejais frios ou quentes, pois os mornos, estes eu os vomitarei da minha boca".
Notou, a ação é tão importante que para aqueles que se empoleram em cima do muro, Jesus diz que os vomitará de sua boca, o que representa entender que a estes ele deixará que o tempo em que perseverem na inação lhes pareça com as penas eternas.
Jesus, por intermedio de João, utiliza de novo expressão semelhante no Apocalipse, quando se refere aos espiritas, no trecho referente a Igreja de Laodiceia, o espiritualismo de nossa época. E por isto os espiritas o deixam sempre escondido...

http://www.forumespirita.net/fe/livros/apocalipse-as-sete-igrejas-e-os-sete-casticais/ (http://www.forumespirita.net/fe/livros/apocalipse-as-sete-igrejas-e-os-sete-casticais/)
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Jessica Brito em 25 de Janeiro de 2010, 22:48
Eu respeito a todos que pensem o contrário, mas a minha opinião é que Jesus foi concebido da forma absolutamente normal, como qualquer ser que reencarna.

Concordo plenamente com vc Anna, mas como explicar a necessidade da não-quebra de tabus (dizer que Maria era Virgem) se o próprio Novo Testamento quebrava muitas crenças?

Não entendo.

Abcs.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Torrezan em 26 de Janeiro de 2010, 00:39
Olá pessoal, Boa noite.

Que a paz de Jesus esteja com todos voces.


Olha, a melhor resposta para estes questionamentos velados é o conhecimento da doutrina.
O espiritismo veio para retirar o véu de todos os mistérios.
Mas não vamos ficar esperando encontrar explicações sobre o pecado original (pois ele não existiu nem da forma como está na Genese de Moisés, nem como nós imaginamos ser pelo sexo). Foram apenas explicações dadas a crianças espirituais.
Imagine a explicação sobre o exílio dos capelinos que permaneceram nas atitudes voltadas para o mal em um planeta que ja havia sofrido a transição para um mundo regenerador? Ora, hoje mais de 80% da população mundial refutaria essa explicação.
Não vamos esperar encontrar explicações sobre o dogma da virgindade de Maria. Nossa lingua é pobre e utilizamos uma mesma palavra para expressar diversos significados. Agora adicione a essa pobreza de linguagem um ensinamento velado! Como já disse abaixo, esse termo provém de sua linhagem e Maria veio com o propósito principal de proporcionar a Jesus encarnar no planeta.
Agora, voltando-se para a literatura, leiam as obras básicas, leiam as obras de André Luiz e esse véu que ainda cobre nossos pensamentos serão descortinados. Leiam Exilados de Capela. POdem ler até Ramatis. Mas não se esqueçam dos conselhos de Paulo de Tarso sobre filtrar aquilo que é util e descartar aquilo que é inútil. E, quando tiverem dúvida sobre a concepção de Jesus, Leiam André Luiz em MENSAGEIROS DA LUZ e vejam a importância de canalizarmos de maneira sublime a energia sexual. Aí, não precisaremos ter respostas sobre isso ou aquilo. Lembrem-se de como explicar para um povo com apetite sexual próximo de um animal selvagem, de que a concepção de Cristo se deu (para eles) da mesma forma que a de qualquer outro?? Como iriam entender o ato sublime do sexo praticado por seres moralmente elevados? Pensem nisso e vamos parar com essa discussão! Na literatura vocês irão encontrar com todas as letras que o espiritismo veio com o propósito de acabar com todos os mistérios.
Agora por favor, não vamos esperar que Espíritos Superiores vão dar explicações sobre  esse assunto.
Espíritas Instrui-vos este é o primeiro dever, Amai-vos, este é o segundo. Eis as palavras do Cristo.

Luz e Paz a todos
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 26 de Janeiro de 2010, 18:00
Paz plena... Irmãos e irmãs foristas, um grande e fraternal abraço.
Todos têm o direito de pensar como quiserem, mas a forma de pensamento de cada um não representa a VERDADE sobre o assunto.
Eu, até aos meus 35 anos de vida, acreditava piamente que Maria de Nazaré ficou grávida pelo Espírito e que São José foi apenas o pai adotivo de Jesus.
Quando aceitei a reencarnação como VERDADE no dia 05/0/1980 e, após ter conhecido a Doutrina Espírita na prática e na teoria partir de Março de 1981, entendi que tinha aprendido muitos ensinamentos como verdadeiros e não eram verdadeiros. E o caso da gravidez de Maria de Nazaré foi um destes ensinamentos, como já escrevi para o meu irmão padre, vejam nesse endereço:
http://www.forumespirita.net/fe/index.php/topic,15481.msg50941.html#msg50941 (http://www.forumespirita.net/fe/index.php/topic,15481.msg50941.html#msg50941)
E vou fazer aqui esse destaque desta carta:
Citar
Primeiro preciso fazer um resumo sobre o que já escrevi no meu diário de n° 1, páginas 30, item 6, 77 e 86: “Revisão de Dogmas”. Não conheço todos os dogmas, mas alguns têm que serem realmente explicados ou até revogados. Para mim hoje “dogma de fé é uma forma, que foi arranjada por aqueles, que mandavam e sabiam menos, imporem a vontade deles como se fosse a vontade ou a lei de Deus”.
Citar
Em João 19,25 a 27, vemos que Jesus entregou a guarda de sua mãe ao discípulo, que amava (o único que esteve ao pé da cruz) e então Maria teria revelado esse segredo a João, em companhia do qual foi viver, como diz o referido trecho. João, por seu lado, se soubesse disso, teria relatado em seu Evangelho para conhecimento da posteridade. Como João não fez nenhuma referência a esse assunto é porque ele não soube de nada especial.
Citar
Então rezei um pai-nosso em frente ao portão e caminhei para o carro, onde deixei a minha filha. Logo que comecei andar, a Conceição, falou-me assim:
- “Você não pôde entrar, mas eu entrei e trouxe uma amiga para conhecê-lo”.
Pensei de imediato tratar-se de alguma monja, mas como não houve identificação e apresentação, fui para o carro. Do bairro Funcionários até à Cidade Nova, onde moro, dirigi o carro, ouvindo o diálogo entre as duas entidades, enquanto tentava entender a situação.
A Conceição falou para a nova visitante e amiga recém sintonizada:
- “Ele vai perguntar-lhe quem você foi na época de Jesus”. A nova visitante respondeu:
- “Não há problemas. Estamos aqui para ajudá-lo e revelar-me a ele. Será até muito bom mesmo”.
Chegando a meu apartamento, fui comprar pão e a recém chegada me acompanhou. Quando estávamos chegando novamente em meu lar, ela me falou:
- “Agora já sei onde você mora, então irei embora e depois manteremos outros contatos”.
 Respondi imediatamente, convidando-a para continuarmos o nosso diálogo:
- “O que é isso, irmã. Vamos para o meu apartamento, ainda não lhe contei nada sobre mim e nem sei ainda quem é você. Quero continuar o nosso diálogo”. Ainda não sabia que ela já sabia de tudo a meu respeito. Ela concordou e aceitou o meu convite. Entrando em meu lar, pedi a ela licença para tomar um banho, antes de conversar com ela.
Enquanto tomava tranqüilamente o meu banho, a Conceição foi ao banheiro e me falou assim:
- “O que é isso, Rosário. A nossa convidada é muito importante, ela não pode ficar a sua espera assim e já estão chegando algumas convidadas dela para esse encontro (diálogo) aqui hoje”.
- “Quem ela é?”. Perguntei. Ao invés de contar-me, apenas disse:
- “Pensa!”. Logo que comecei a pensar veio a minha mente o nome de Maria de Nazaré e levei um grande choque, que não me deixou nenhuma dúvida, dizendo logo em seguida:
- “É ela que está aqui em meu apartamento!”. Senti uma fortíssima emoção (vibração) e quase cai no piso do banheiro. Pela minha reação, conclui rapidamente, que era a mãe de Jesus, a minha mais nova visitante. Aprontei-me rapidamente e fui para a sala. Logo, que fechei a porta, ela, Maria de Nazaré, me falou:
- “Você está tirando o meu trunfo!”.
- “Não, Maria, apenas estou colocando as outras mães perto de você, pois a diferença era e é muito grande”. Respondi e voltei a falar, perguntando:
- “Já que estamos falando desse assunto, pergunto-lhe: Como foi?”.
Só tive coragem de fazer essa pergunta “Como foi?” em função do encaminhamento do próprio diálogo. Aí recebi a mais simples e humilde resposta, mas muito clara e sincera mesmo:
- “Normalmente, como se concebe um feto”.
Pela resposta simples e reveladora fiquei satisfeito.


    
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Haga em 26 de Janeiro de 2010, 18:15
Rosário
Citar
Todos têm o direito de pensar como quiserem, mas a forma de pensamento de cada um não representa a VERDADE sobre o assunto.


Nem a verdade do Rosário representa a VERDADE 8) Não é muito dificil constatar as confusões nas suas interpretações. Mas cada um sabe de si.

Rosário Maria de nazaré está encarnada e visitou-o? E você foi o João Evangelista  ???

Paz Plena para você!



Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mourarego em 26 de Janeiro de 2010, 19:03
Amigo Haga, por favor esclareça-me, você é dos que crêem que maria engravidou do Divino Espírito santo?
Abraços,
Moura

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Haga em 26 de Janeiro de 2010, 19:35
Mourarego, não acredito nisso.

Refiro-me às ideias gerais do Rosário, das suas cartas e relatos que me parecem muito confusos.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mourarego em 26 de Janeiro de 2010, 19:39
beleza mano!
abração,
Moura
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 26 de Janeiro de 2010, 19:55
Paz plena... Haga, um grande e fraternal abraço.
Citar
Nem a verdade do Rosário representa a VERDADE Cool Não é muito dificil constatar as confusões nas suas interpretações. Mas cada um sabe de si.

Rosário Maria de nazaré está encarnada e visitou-o? E você foi o João Evangelista  Huh

Paz Plena para você!
Como é bom ler observações como essa sua, pois me dá oportunidade de esclarecer o máximo possível as coisas.
Nasci numa família católica (1945) e fui educado no seio do catolicismo romano, estudei num seminário com padres franciscanos por 9 anos (1957 a 1966). Aprendi que a vida única era uma verdade e só no dia 05/01/1980 entreguei as minhas armas em defesa da vida única e aceitei a VERDADE da REENCARNAÇÃO. E imediatamente comecei a viver experiências mediúnicas, mas pensei em vivências místicas, pois aprendi que algumas pessoas viviam tais experiências. No dia 10/01/1980 tudo veio a público e um dos meus professores do seminário, um frei franciscano me considerou como "doente mental" e o meu próprio irmão padre tomou a iniciativa de me levar para a Clínica Pinel no dia 12/0/1980.
Eu não conhecia nada sobre mediunidade, mas conhecia as experiências vividas por personagens e pelos profetas bíblicos, e, tinha certeza de que vivia algo semelhante a eles, mas a reação dos dois padres me decepcionaram muito e por volta em Março de 1980 tive a minha 2ª experiência mediúnica. Desta vez aceitei que tinha algo diferente e aceitei a ir em consultórios de psiquiatras. E assim tudo se complicou para cima de mim.
Agora na carta que citei nesse endereço:
http://www.forumespirita.net/fe/sexualidade/como-engravidou-a-maria-(mae-terrestre-de-jesus)-a-luz-do-espiritismo/msg82795/#msg82795 (http://www.forumespirita.net/fe/sexualidade/como-engravidou-a-maria-(mae-terrestre-de-jesus)-a-luz-do-espiritismo/msg82795/#msg82795)
comento sobre o meu 1º encontro com o "espírito de Maria de Nazaré".
Então se você tivesse lido a carta nunca iria escrever isso:
Citar
Rosário Maria de nazaré está encarnada e visitou-o?
Maria de Nazaré me visitou sim, mas em espírito, foi um fenômeno mediúnico.
Agora ninguém precisa aceitar isso, mas veja mais esse texto da carta:
Citar
2º) A segunda confirmação veio da própria mãe de Jesus, que sintonizou perfeitamente comigo no dia 11/04/1984 (vide carta para o Papa João Paulo II) e aqui vou descrever o primeiro encontro, que tive com Maria de Nazaré:
“Levei a minha filha mais velha a uma ginecologista e estávamos sendo acompanhados pela mãe dela, já desencarnada... (a Conceição morreu em 28/01/1984). Logo que acabou a consulta, o espírito da Conceição aproximou-se de mim e disse-me:
- “Está tudo bem com a Cláudia, não precisa se preocupar”.
Como o consultório era perto do mosteiro das clarissas na Rua Santa Rita Durão e, devido ao passado dela nos séculos XII e XIII, que fiquei sabendo no dia 26/02/1984, decidi fazer uma visita ao mosteiro (naquele dia ainda não sabia que também participei desse passado dela). Chegando em frente ao portão de entrada vi o aviso: “Atendimento ao Público de ... até às 16,00 horas”, e já eram 16,30 horas. Então rezei um pai-nosso em frente ao portão e caminhei para o carro, onde deixei a minha filha. Logo que comecei andar, a Conceição, que foi a maior discípula de São Francisco de Assis no passado, falou-me assim:
- “Você não pôde entrar, mas eu entrei e trouxe uma amiga para conhecê-lo”.
Pensei de imediato tratar-se de alguma monja, mas como não houve identificação e apresentação, fui para o carro. Do bairro Funcionários até à Cidade Nova, onde moro, dirigi o carro, ouvindo o diálogo entre as duas entidades, enquanto tentava entender a situação.
A Conceição falou para a nova visitante e amiga recém sintonizada:
- “Ele vai perguntar-lhe quem você foi na época de Jesus”. A nova visitante respondeu:
- “Não há problemas. Estamos aqui para ajudá-lo e revelar-me a ele. Será até muito bom mesmo”.
Chegando a meu apartamento, fui comprar pão e a recém chegada me acompanhou.
Paz plena... Rosário. 
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 26 de Janeiro de 2010, 20:17
Paz plena... Haga, um grande e fraternal abraço.
Citar
E você foi o João Evangelista  Huh
Como é bom poder comentar cada vez mais. Sobre essa minha experiência mediúnica, vivida em Agosto de 1982, eu fiz um relato na minha 8ª carta para o meu irmão padre em 31/031995, pois tinhei que deixar tudo escrito e escolhi ao meu irmão, pois mesmo sabendo que ele não acreditava, tinha que rgistrar o assunto.
Se quiser ver essa 8ª carta é só ir nesse endereço:
8ª carta – Basílio (Revelações de Agostos de 1982 e 12/04/1984):
http://www.forumespirita.net/fe/index.php/topic,15481.msg51756.html#msg51756 (http://www.forumespirita.net/fe/index.php/topic,15481.msg51756.html#msg51756)
Também já escrevi sobre o mesmo assunto para o Papa João Paulo II, em 02/09/1989 e para o bispo Dom Célio de Oliveira Goulart (4ª carta: 21/01/2001).
Citar
Refiro-me às ideias gerais do Rosário, das suas cartas e relatos que me parecem muito confusos.
Meus relatos podem ser absurdos e para muitos não passa de atos de um LOUCO, mas procuro relatar fielmente o que aconteceu e cabe aos outros terem capacidade de entendimento e compreensão.
Está escrito que Jesus foi condenado a morte pelo Sinédrio Judeu como blasfemo (Mt 65 e 66). Hoje, 20 séculos depois todos nós o consideramos como o Mestre do Perdão e do AMOR.
Quantas pessoas a Igreja Católica não condenou como bruxos e à morte nas fogueiras.

Eu já tive que afastar de vários Centros Espíritas daqui de Belo Horizonte só porque falei que a ESPIRITUALIDADE me pedia para trabalhar a PAZ RELIGIOSA e depois para a PAZ PLENA.
No início de 2003 tive que afastar do Centro Espírita Irmão Mateus pela 3ª vez, pois foi me falado assim:
"Rosário, você é muito útil a nossa reunião, mas desde que você fique calado aqui".
E eu ainda tentei arranjar uma saída, dizendo:
"Mas nem sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo eu posso falar?".
"Não, porque a gente nunca fica só lendo o Evangelho, fala-se mais coisas".
Então finalizei:
"Bom, calado eu sou útil a reunião em qualquer lugar que eu estiver".
E assim parei de ir lá, numa reunião mediúnica de sonoterapia.
Paz plena... Rosário.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Torrezan em 26 de Janeiro de 2010, 20:27
Amigos Espíritas, boa tarde.

"Os novos discípulos do Evangelho devem compreender que os dogmas passaram. E as religiões literalistas, que os construiram, sempre o fizeram simplesmente em obediência a disposições políticas no governo das massas.
Dentro das novas expressões evolutivas, porém, os espiritistas devem evitar expressões dogmáticas, compreendendo que a Doutrina é progressiva, esquivando-se a qualquer pretensão de infalibilidade, em face da grandeza inultrapassável do Evangelho."

Emmanuel

Luz e paz

Torrezan
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: J.Rodrigues em 19 de Fevereiro de 2010, 15:36
Boa tarde companheiros

Afinal também nos adeptos do Espiritismo há os que continuam considerando que como eles pensam que está correcto é que é correcto e ponto final.
Foi assim que nas religióes e movimentos cívicos e políticos nasceram os dogmas que suportaram esses agrupamentos de pessoas.
Não foi dito pelos Espíritos que responderam às questões colocadas pelo professor Rivail que cada Espírito que se comunica só consegue transmitir o que é do seu saber acumulado?que por isso mesmo não pode esclarecer mais do sabe?
Porquê então se insistir que porque foi afirmado pelo Espírito x é que está absolutamente correcto e não o que é afirmado pelo espírito y?
Continuo a preferir as instruções da Doutrina dos Espíritos da codificação do mestre Kardec e nem todos assim pensem mas, cada um de nós tem o seu livre arbitrio e é responsável pelos seus acto e acções competindo aos outros aceitar ou não mas respeitar.
Cumprimentos
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 20 de Fevereiro de 2010, 17:53
Paz plena... Irmãos foristas, um grande e fraternal abraço.
Revendo esse tópico e lendo o que escrevi:
Citar
Rosário escreveu: Meus relatos podem ser absurdos e para muitos não passa de atos de um LOUCO, mas procuro relatar fielmente o que aconteceu e cabe aos outros terem capacidade de entendimento e compreensão.
Está escrito que Jesus foi condenado a morte pelo Sinédrio Judeu como blasfemo (Mt 65 e 66). Hoje, 20 séculos depois todos nós o consideramos como o Mestre do Perdão e do AMOR.
Quantas pessoas a Igreja Católica não condenou como bruxos e à morte nas fogueiras.
Digo que esqueci de citar o capítulo do Evangelho de Mateus: (Mt 26, 65 e 66).
Torrezan, um grande abraço.  
Citar
"Os novos discípulos do Evangelho devem compreender que os dogmas passaram. E as religiões literalistas, que os construiram, sempre o fizeram simplesmente em obediência a disposições políticas no governo das massas.
Dentro das novas expressões evolutivas, porém, os espiritistas devem evitar expressões dogmáticas, compreendendo que a Doutrina é progressiva, esquivando-se a qualquer pretensão de infalibilidade, em face da grandeza inultrapassável do Evangelho."
Confesso que essa citação de Emmanuel deixa uma dúvida para mim e por isso pergunto ao irmão, que a citou: "Tudo o que foi escrito nos Evangelhos é a pura verdade?"
Paz plena... Rosário.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 20 de Fevereiro de 2010, 18:07
Paz plena... Irmaõ J.Rodrigues, um grande e fraternal abraço.
Citar
Não foi dito pelos Espíritos que responderam às questões colocadas pelo professor Rivail que cada Espírito que se comunica só consegue transmitir o que é do seu saber acumulado?que por isso mesmo não pode esclarecer mais do sabe?
Porquê então se insistir que porque foi afirmado pelo Espírito x é que está absolutamente correcto e não o que é afirmado pelo espírito y?
Continuo a preferir as instruções da Doutrina dos Espíritos da codificação do mestre Kardec e nem todos assim pensem mas, cada um de nós tem o seu livre arbitrio e é responsável pelos seus acto e acções competindo aos outros aceitar ou não mas respeitar.
Faço aqui apenas esse comentário: "Eu aprendi que a Bíblia era a palavra de Deus e que tudo na Bíblia era a PURA VERDADE. Eu aprendi que os espíritos só tinham uma vida em corpos de carne e também aprendi que no ESPIRITISMO não existia nada de BOM. Em Janeiro de 1980 aceitei a verdade da reencarnação, então os espíritos criados possuem um número indefinido de vidas em corpos de carne. A partir de Março de 1981 conheci a Doutrina Espírita na prática e na teoria e que tinha aprendido tudo errado sobre o ESPIRITISMO. Entendi também que a Bíblia não é a palavra de Deus e que na Bíblia foi escrito o que os espíritos criados encarnados e desencarnados nos ensinaram o que eles sabiam naquela época.
Eu me libertei dos ensinamentos bitoladores sobre a Bíblia, que nos impunham uma obediência cega ao papado de Roma. Hoje não faço da Codificação de Kardec uma nova Bíblia, mas respeito a quem assim o faz".
Converso com muitas pessoas ainda hoje, que aceitam que tudo na Bíblia foi obra de Deus ou atos mandados por Deus, até quando lemos na Bíblia atos de matanças por ordem de Deus (1Sm 15, 1 a 3) e atos, que hoje seriam considerados como de Magia Negra (Êxodo 7,8 a 12,34: as pragas contra o povo egípcio, culminando na 10ª praga a morte de todos os primogêntios das famílias egípcias, inclusive dos animais, Ex 12,29).  
Paz plena... Rosário.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Espiritacaminho em 24 de Fevereiro de 2010, 17:56
Sr. Moura, sou nova no forum e vejo que Sr. colabora bastante porque tem muita bagagem de leitura e experiência. Ontém, uma colega nossa fez este questionamento em nossos estudos. Isso para mim nunca foi dúvida porque acredito na ciência, portanto, a concepção de Jesus só pode ter acontecido de forma natural. Isto de forma alguma, tras desmerito na nossa filosofia, porque temos uma concepção mais humana de ver as coisas. Contudo, em outras religiões, isso é um tabu, como sabemos.
Sendo assim, gostaria de um indicativo de quais trechos de literatura espirita posso citar como referência para que minha cara colega de doutrina possa estudar mais sobre o assunto.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: J.Rodrigues em 13 de Março de 2010, 09:59
Sr. Moura, sou nova no forum e vejo que Sr. colabora bastante porque tem muita bagagem de leitura e experiência. Ontém, uma colega nossa fez este questionamento em nossos estudos. Isso para mim nunca foi dúvida porque acredito na ciência, portanto, a concepção de Jesus só pode ter acontecido de forma natural. Isto de forma alguma, tras desmerito na nossa filosofia, porque temos uma concepção mais humana de ver as coisas. Contudo, em outras religiões, isso é um tabu, como sabemos.
Sendo assim, gostaria de um indicativo de quais trechos de literatura espirita posso citar como referência para que minha cara colega de doutrina possa estudar mais sobre o assunto.

Cara irmã,
No decorrer do debate já tivemos oportunidade de constatar o facto de que há quem acredite numa versão e quem acredite noutra.
No campo da ciência dos homens, há homens de ciência, da área da Física, que já demonstraram ser possível a gestação sem a intervenção do espermatezóide, e que neste casos, muito raros é certo, o resultado é sempre um ser masculino.
Não sou eu que vai dizer que n~qo é possível .
Mas sempre digo que o importante é acreditar.  Seguir, como nos ensina Kardec, a razão e ter fé.

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 13 de Março de 2010, 12:38
Paz plena... Irmãos foristas, um grande abraço.
Em função do que escreveu no nosso irmão J. Rodrigues, eu cito os seguintes versículos dos Evangelhos:
"Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5,8).
"Portanto, devesi ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48).
"Em verdade, em verdade, te digo: falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, porém não acolheis o nosso testemunho" (João 3,11).
"Mas Jesus lhes respondeu: "Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho" (João 5, 17).
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8,32).
"Tenho ainda muito que vos dizer, mas não podeis agora suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena, pois não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras. Ele me glorificará porque receberá do que é meu e vos anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse: ele receberá do que é meu e vos anunciará" (João 16, 12 a 15).
.....
Quem foi que criou o sistema do nascimento de um ser humano, que todos conhecem? O sistema é perfeito ou só vale para quem ainda não é perfeito?
    
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mourarego em 13 de Março de 2010, 16:33
"No campo da ciência dos homens, há homens de ciência, da área da Física, que já demonstraram ser possível a gestação sem a intervenção do espermatezóide"

Amigo Rodrigues, poderia me indicar o artigo onde prevê a ciência o que o amigo nos traz?
Peloque andei estudantdo nem mesmo no campo da reprodução assistida  pela a injeção intracitoplasmática de espermatozóide (ICSI) exclui o espermatozóide.
abração,
Moura
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: J.Rodrigues em 13 de Março de 2010, 20:55
Meu caro Moura

O professor de Física na Universidade de Tulane, Drº Frank Tipler, tem trabalhos vários e neles indica outros cientistas que têm trabalhado sobre o assunto que ele próprio diz é muito complexo.

Na obra que li ele faz uma abordagem ao que existe nos escritos da época e explica como poderia ter sido possível Maria conceber sem ter havido relação sexual à liuz dos conhecimentos de hoje no campo da Física. Aborda mesmo os textos Bíblicos para sobre eles fazer a abordagemà luz da Física e da Física Quãntica.

Como já disse para mim Jesus é muito importante e não me preocupa muito como foi gerado.

O que nos legou é muito mais importante.

Abraços e um bom fim de semana
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 14 de Março de 2010, 02:03
Paz plena... Irmão J.Rodrigues, um grande e fraternal abraço.  
Citar
Como já disse para mim Jesus é muito importante e não me preocupa muito como foi gerado.

O que nos legou é muito mais importante.
Interessante, pois o que está sendo discutido nesse tópico é com relação à geração do homem, que se chamou Jesus.
Aqui não está sendo discutido a obra que Jesus fez, mas o que foi ensinado do modo pelo qual ele foi gerado.
Citar
O professor de Física na Universidade de Tulane, Drº Frank Tipler, tem trabalhos vários e neles indica outros cientistas que têm trabalhado sobre o assunto que ele próprio diz é muito complexo.
Quero ver como isso foi possível e como será provado? Não podemos esquecer que naquela época o conhecimento sobre a genética dos seres humanos não é o que já se tem hoje.
O mais interessante é que quando vamos estudar o nascimento de outras pessoas, que foram consideradas como Avatares, também tiveram nascimentos sem que os pais tivesses tido relações sexuais. E isso só vem provar e comprovar a ignorância de quem defendeu tais teses na antiguidade.    
    
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: J.Rodrigues em 14 de Março de 2010, 07:41
Paz para si também, Rosário.

Pode p.f. dizer-me o que são Avatares?

Me desculpe a minha ignorância mas nem sempre podemos saber tudo sobre todas as coisas.

Quanto ao trabalho do Drº Tipler o que posso dizer é que não há como procurar o que ele tem publicado, estudar  e fazer uma análise racional do ele tem escrito.
Terá ele razão?
Estará ele errado?
Estarão errados os que se opõem às suas teses?

Partamos do pressuposto que Jesus foi gerado por relação sexual de Maria com um homem.
Foi com José seu esposo na sua vida terrena à época?
Não tendo sido como relatam os escritos, com quem foi?
Quem é o pai de Jesus?

Quem foi, quem é, afinal, Jesus (jesoûs em grego- joxua em hebráico = a ajuda) Cristo (cristos em grego-do hebráico o ungido ou escolhido)?

Cumprimentos
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 14 de Março de 2010, 13:44
Paz plena... J.Rodrigues, um grande e fraternal abraço.
Citar
Pode p.f. dizer-me o que são Avatares?
Avatares, são aqueles seres humanos, que foram considerados como sendo encarnações da própria Divindade por seus seguidores. Aqui vou citar apenas o Krishna.
As outras peguntas que você fez, digo que muitas são de difíceis respostas e por isso prefiro nada dizer por enquanto, mas vou lhe indicar a minha 7ª carta escrita para o meu irmão padre:
7ª carta – o frei Basílio:
http://www.forumespirita.net/fe/index.php/topic,15481.msg50941.html#msg50941 (http://www.forumespirita.net/fe/index.php/topic,15481.msg50941.html#msg50941)
http://www.forumespirita.net/fe/sexualidade/como-engravidou-a-maria-(mae-terrestre-de-jesus)-a-luz-do-espiritismo/msg82795/#msg82795 (http://www.forumespirita.net/fe/sexualidade/como-engravidou-a-maria-(mae-terrestre-de-jesus)-a-luz-do-espiritismo/msg82795/#msg82795)
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mourarego em 14 de Março de 2010, 14:51
Meu caro Moura

O professor de Física na Universidade de Tulane, Drº Frank Tipler, tem trabalhos vários e neles indica outros cientistas que têm trabalhado sobre o assunto que ele próprio diz é muito complexo.

Na obra que li ele faz uma abordagem ao que existe nos escritos da época e explica como poderia ter sido possível Maria conceber sem ter havido relação sexual à liuz dos conhecimentos de hoje no campo da Física. Aborda mesmo os textos Bíblicos para sobre eles fazer a abordagemà luz da Física e da Física Quãntica.

Como já disse para mim Jesus é muito importante e não me preocupa muito como foi gerado.

O que nos legou é muito mais importante.

Abraços e um bom fim de semana

Obrigado mano rodrigues pela explicação, mas temos de ver que trabalho exige confirmação da ciência para o que ele traz, e é sobre isso a minha indagação.
Teoria é uma coisa, Teoria comprovada cientificamente passa a ser fato científico e é nesses que se busca  a verdade, mesmo que passadiça.
Abração,
Moura
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mourarego em 14 de Março de 2010, 14:55
Isso na teogonia bramanica, não Rosário?
Aliás o vocábulo vindo do Sanscrito quer dizer "descida de seres supra terrestres, do céu para a terra".
Abraços,
Moura
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: HSC em 30 de Março de 2010, 16:57
Pessoal, quero deixar bem claro que respeito todas as opiniões, mas, estamos esquecendo um fato muito importante: se hoje em dia uma mulher pode engravidar através de insiminação artificial, onde não sem tem o ato sexual em sí, porque não acreditar que DEUS em todo seu resplendor e poder não poderia simplesmente implantar no útero de Maria sua essência a qual iria se tornar o menino Jesus. Depois disso se Maria teve outros filhos através de ato sexual com um homem, não importa. Espero que entendam minha opinião. !!!!
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: dim-dim em 30 de Março de 2010, 17:06
Pessoal, quero deixar bem claro que respeito todas as opiniões, mas, estamos esquecendo um fato muito importante: se hoje em dia uma mulher pode engravidar através de insiminação artificial, onde não sem tem o ato sexual em sí, porque não acreditar que DEUS em todo seu resplendor e poder não poderia simplesmente implantar no útero de Maria sua essência a qual iria se tornar o menino Jesus. Depois disso se Maria teve outros filhos através de ato sexual com um homem, não importa. Espero que entendam minha opinião. !!!!

A inseminação artificial não precisa de acto sexual, mas é sempre necessário as duas células, masculina e feminina. Sem isso nada feito.


Namasté
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Le em 30 de Março de 2010, 17:21
Olá Dim Dim

Porquê nada feito?

Só porque pensa ou considera não ser possível?

Li a postagem do companheiro J.Rodrigues e estou procurando confirmação do que ele referiu porque não vejo que seja impossível.
Tanta coisa que foi referido não ser possível e passado não muito tempo foi conseguida.

Veja por exemplo o que aconteceu agora no CERN e que parecia ser impossível. 3,5 Tera electão Volt de energia na colisão de dois protões quase à velocidade da luz.

Impossíveis não há não. Um dia se chegará à solução desde que se pense alcançar algo.

Cumprimentos
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: dim-dim em 30 de Março de 2010, 18:09
Olá Dim Dim

Porquê nada feito?

Só porque pensa ou considera não ser possível?

Li a postagem do companheiro J.Rodrigues e estou procurando confirmação do que ele referiu porque não vejo que seja impossível.
Tanta coisa que foi referido não ser possível e passado não muito tempo foi conseguida.

Veja por exemplo o que aconteceu agora no CERN e que parecia ser impossível. 3,5 Tera electão Volt de energia na colisão de dois protões quase à velocidade da luz.

Impossíveis não há não. Um dia se chegará à solução desde que se pense alcançar algo.

Cumprimentos

Não, porque ao contrário de alguns animais o homem não é hermafrodita, pelo menos até agora!!


Namasté
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Le em 30 de Março de 2010, 19:25
Dim Dim

Claro que respeito plenamente a sua posição mas,

A transformar em fet resulta da transformação do Óvulo em Ovo, certo?

Será que não tenha sido possível no caso a transforção em Ovo numa situação muito especial que ainda não consegimos entender hoje com os nossos limitados meios humanos?

Se com a acção do passe magnético sem tocar físicamente se promove um reajuste de energias físicas e psíquicas, difíceis é certo de compreender mas que muitos encarnados já experienciaram, como não poderia ter sido possível?

Não me atrevo a afirmar que sim, foi possível, mas também não me atrevo a afirmar não, não pode ter sido possível.

Quem pode garantir uma ou outra coisa?

Cumprimentos

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 30 de Março de 2010, 19:48
Paz plena... HSC, um grande abraço.
Citar
Pessoal, quero deixar bem claro que respeito todas as opiniões, mas, estamos esquecendo um fato muito importante: se hoje em dia uma mulher pode engravidar através de insiminação artificial, onde não sem tem o ato sexual em sí, porque não acreditar que DEUS em todo seu resplendor e poder não poderia simplesmente implantar no útero de Maria sua essência a qual iria se tornar o menino Jesus. Depois disso se Maria teve outros filhos através de ato sexual com um homem, não importa. Espero que entendam minha opinião. !!!!
Eu não acredito nessa fábula ou enganação mais porque DEUS é BOM (Mt 19, 17), PERFEITO (Mt 5,48), não faz acepção de pessoas e respeita plenamente a LIBERDADE de todos.
Eu aceitava e até acreditava nessa enganação, fruto da ignorância dos teólogos cristãos, enquanto cria cegamente em todos os ensinamentos da ICAR e de que a Bíblia era a palavra de DEUS.
Depois que passei a estudar a Doutrina Espírita na prática e na teoria até entendi a razão e a origem de tal ensinamento imposto pelos teólogos cristãos como verdade dogmática.  
Paz plena... Rosário.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 30 de Março de 2010, 20:05
Paz plena... Leão, um grande e fraternal abraço.
Citar
Será que não tenha sido possível no caso a transforção em Ovo numa situação muito especial que ainda não consegimos entender hoje com os nossos limitados meios humanos?
Realmente, nós seres humanos somos ainda bem limitados, em função da nossa condição de encarnados.
Para DEUS tudo é possível, mas DEUS respeita plenamente a liberdade de todos e ELE nunca precisaria usar de um artifício, que iria colocar em risco a vida, a pureza e a fidelidade de alguém.
Citar
Se com a acção do passe magnético sem tocar físicamente se promove um reajuste de energias físicas e psíquicas, difíceis é certo de compreender mas que muitos encarnados já experienciaram, como não poderia ter sido possível?
Todos, na atualidade que estudam, já sabem do poder beneficiente do passe magnético e por não saber disto na antiguidade foi que os seguidores de Jesus passaram a ensinar que ele fez muitos milagres.
Citar
Não me atrevo a afirmar que sim, foi possível, mas também não me atrevo a afirmar não, não pode ter sido possível.
Eu já afirmo que não em função do conhecimento, que adquiri por meio da Doutrina Espírita e do modo que aprendi de como DEUS age, pois DEUS respeita sempre e plenamente a liberdade de todos.
Citar
Quem pode garantir uma ou outra coisa?
Aqui entramos numa área bem complexa e digo que garanto isso em função de experiências mediúnicas, que eu vivi e para quem quiser ler, é só ir nesse endereço:
7ª carta para o Basílio - 20/11/94:
http://portalespirito.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=3650&p=65924#p65924 (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3BvcnRhbGVzcGlyaXRvLmNvbS9mb3J1bS92aWV3dG9waWMucGhwP2Y9MTImYW1wO3Q9MzY1MCZhbXA7cD02NTkyNCNwNjU5MjQ=)
Paz plena... Rosário. 
 
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Le em 30 de Março de 2010, 23:37
Olá Rosário

Fui ler e, sinceramente, fiquei bem confuso.

Não é para mim compreensível o conteúdo mas por certo é problema meu.

Saudações fraternas
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 31 de Março de 2010, 02:15
Paz plena... Leão, um grande abraço.
Citar
Olá Rosário

Fui ler e, sinceramente, fiquei bem confuso.

Não é para mim compreensível o conteúdo mas por certo é problema meu.

Saudações fraternas
Bom, digo que procurei ser o mais franco e sincero possível, pois relatei para o meu irmão padre um fenômeno mediúnico que eu vivi no dia 11/04/1984.
Ninguém precisa acreditar em mim, mas procurei ser fiel ao que aconteceu. Veja que levei 10 anos para divulgar essa minha vivência mediúnica.  
 
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: MongeShaolin em 31 de Março de 2010, 03:14
Saudações,
Irmãos, Jesus nasceu de uma mulher virgem,
e não é porque Ele é um filho melhor que nós,
mas simplesmente para mostrar que o UNGIDO,
e não UNIGENITO, nasceu.
Se formos pensar que por Ele ter nascido de mulher virgem
o tornou mais especial que nós, devemos ter o mesmo
pensamento quanto aos prodígios que Ele fez aqui na Terra,
que até hoje, ninguém fez.
E eu acho que a partir do momento que um filho serve de exemplo
para outros, ele se torna sim especial, e vejamos que especial não
significa menos importante.
existem outros casos similares, com este, sem contar Sara, que
teve filho depois de uma idade que também não é normal.
Mas a bíblia é bem clara quando diz que Maria não conheceu josé ATÉ
o nascimento de Jesus, isto prova, que depois conheceu.

Abraços.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mourarego em 31 de Março de 2010, 14:29
O grande problema, leão,
é que o amigo junta dois elementos que não se misturam. Ciência e desígnios de Deus.
Quanto a ciência o homem pode buscar tudo quanto queira ou necessite descobrir, mas quanto aos Desígnios de Deus o homem ainda está muito distante de sequer pensar em conhecer.
Assim, na existência da lei Natural, tudo haveria de seguí-la, e é nesse contexto que também as grandes maravilhas do acelerador de partículas aparecem hoje.
Contudo nem  1000 aceleradores nos iriam fazer adentrar aos desígnios de Deus e é por isso mesmo que sem que haja a existência da parte masculina e da parte feminina na concepção, nada acontece.
Abraços,
Moura
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Le em 31 de Março de 2010, 14:36
Companheiro Moura

No último paragrafo da sua colocação refere os superiores desígnios de DEUS(que tudo pode segundo julgo) logo seguido de nada ser possível sem a intervenção da parte masculina para a concepção.

Em que ficamos? A DEUS tudo é possível ou não?

Cumprimentos
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mourarego em 31 de Março de 2010, 14:46
Se Deus, caro leão creou a Lei Natural, porque iria desfazer dela?
quer dizer, ele deixou as coisas da ciência para que o homem as descobrisse, mas não abdicou hora nenhuma da |Lei Natural, por isso a concepção não pode também passar por cima desta lei geral.
abração,
Moura
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 01 de Abril de 2010, 02:59
Paz plena... Thiago Eddine, um grande e fraternal abraço.  
Citar
existem outros casos similares, com este, sem contar Sara, que
teve filho depois de uma idade que também não é normal.
Realmente Sarai já era idosa e teve que entregar a escrava Agar para que ela gerasse um filho de seu esposo (Gn 16, 1 e 2). Quando Ismael nasceu abrão tinha 86 anos (Gn 16, 16).
Os nomes de Abrão e Sarai foram mudados para Abraão (Gn 17, 5) e Sara (Gn 17, 15). Abraão já tinha 100 anos e Sara 90 anos (Gn 17, 17) e mesmo assim Sara deu a luz a Isaac (Gn 21, 2).
Por que Sara ficou estéril esse tempo todo e quem fez isso? Um ser perfeito e bom nunca iria fazer com que uma mulher passasse pelo que passou Sara, pois teve que entregar uma outra mulher para o esposa dela e assim ele tivesse um filho e depois ela mesma gerou um filho.  
Citar
Mas a bíblia é bem clara quando diz que Maria não conheceu josé ATÉ
o nascimento de Jesus, isto prova, que depois conheceu.
Realmente isso está escrito no Evangelho de Mateus (Mt 1, 18).
Mas também está escrito nos Evangelhos informações que não batem uma com a outra. Exemplo: a) Está escrito em Lucas: "Jesus deu um grande grito: "Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito". Dizendo isso, expisou" (Lc 23, 46). b) Está escrito em João: "Quando Jesus tomou o vinagre, disse: "Está consumado!". E, inclinando a cabeça, entregou o espírito" (João 19, 30).
Qual foi a última frase dita por Jesus: a que está escrita em Lucas ou a que está escrita em João?
Uma tem que está errada, então só por estar escrito nos Evangelhos não prova que é uma verdade!
E Deus nunca iria agir contra as leis ou as regras para que um ser humano, no caso Jesus, nascesse no seio da humanidade.
 
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: MongeShaolin em 01 de Abril de 2010, 03:19
Olá, amigo Rosário,
Que os evangelhos sofreram adulterações eu sei,
mas que Deus pode fazer o que quizer, também sei,
creio que foi apenas uma maneira de mostrar que
era Jesus.
Como sabemos, Deus é Onipotente, portanto, não podemos
impor regras e dizer o que Ele faria ou não.
Como Jesus disse quando perguntaram a respeito de joão:
E se eu quizer que ele viva até que eu volte?
Claro, os evangelhos sofreram adulterações, mas...
Deus é Deus.
Jhonas na boca de um peixe, supostamente uma baleia,
mas cientificamente não caberia.
A multiplicação de pães e peixes, etc.

Bom, irmão, isto é algo que cada um terá que deduzir da sua maneira,
entretanto, sua colocação também tem sentido, ou melhor,
talvez a minha não tenha, mas:
Abençoados aqueles que acreditem sem ver!

Abraços.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 01 de Abril de 2010, 14:05
Paz plena... Thiago Eddine, um grande e fraternal abraço.
Citar
Como sabemos, Deus é Onipotente, portanto, não podemos
impor regras e dizer o que Ele faria ou não.
Como Jesus disse quando perguntaram a respeito de joão:
E se eu quizer que ele viva até que eu volte?
Claro, os evangelhos sofreram adulterações, mas...
Deus é Deus.
Deus é onipotente sim, mas Ele é bom e isso foi confirmado até por Jesus: "Aí alguém se aproximou dele e disse: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?" Respondeu: "Por que me perguntas sobre o que é bom? O Bom é um só. Mas se queres entrar para a Vida, guarda os mandamenots" " (Mt 19, 16 e 17). Vide também Marcos 10, 17 e 18 e Lucas 18, 18 e 19); perfeito (Mt 5,48) e não faz acepção de pessoas (Mt 5, 43 a 47).
Agora Deus é Deus e Ele dirige tudo, mas respeitando plenamente a liberdade de todos, então Deus nunca iria agir como aprendi dentro dos ensinamentos da ICAR e até da Bíblia.
Quando comecei a estudar a Doutrina Espírita entendi que a Bíblia não era a palavra de Deus e que tinha aprendido muitas coisas erradas sobre o modo de agir de Deus.
  
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: gbarros em 10 de Maio de 2010, 21:02
Jesus veio com uma missão que somente espíritos muito evoluídos conseguiriam cumprir. Portanto, nada foi alterado em relação à forma como jesus foi concebido. Na minha opinião ele foi gerado como determina as leis da natureza( as leis de Deus são imutáveis, diz a doutrina).
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 10 de Maio de 2010, 22:01
Paz plena... gbarros, um grande abraço.
Citar
Portanto, nada foi alterado em relação à forma como jesus foi concebido. Na minha opinião ele foi gerado como determina as leis da natureza( as leis de Deus são imutáveis, diz a doutrina).
Estou de pleno acordo com essas suas palavras, pois o homem Jesus nasceu como nasceram, nascem e nascerão todos os seres humanos.
Agora não podemos esquecer que a ciência genética está evoluindo e poderemos ter novidades nesse assunto, mas é preciso ter muito cuidado, pois os cientistas poderão criar "seres humanos" sem o sentimento do verdadeiro AMOR.
Paz plena... Rosário.  
 
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: MarcoALSilva em 10 de Maio de 2010, 23:42
De minha parte, creio que a virgindade de Maria deve ser vista simbolicamente como o grau de elevação de seu Espírito. Maria foi uma mulher como qualquer outra, mas sem dúvida tinha padrões de serenidade e ética conquistados o suficiente para a missão de receber o Mestre na Terra.

Não foi santa, como não é santa. Mas não há problema algum em chamá-la de santa. É apenas uma palavra. Não tenho dúvida de que Maria é um Espírito que, por ter sido escolhida para a missão, já tinha naquele tempo muito mais elevação do que o comum da humanidade até hoje.

A gravidez, não imagino possa ser diferente, ocorreu aos moldes normais para o ser humano. Afinal, Jesus foi a inserção do Cristo na condição humana, ou não?

Marco
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 10 de Maio de 2010, 23:53
Paz plena... Marco, um grande abraço.  
Citar
A gravidez, não imagino possa ser diferente, ocorreu aos moldes normais para o ser humano. Afinal, Jesus foi a inserção do Cristo na condição humana, ou não?
Cristo não é um SER especial, mas apenas uma palavra grega que significa "ungido". Então podemos dizer: "Jesus de Nazaré foi ungido (Cristo), como muitos outros o foram. Veja a unção do jovem Davi para ser o Rei de Israel (1Sm 16, 1 a 13)".
Muitos pensam que Cristo é um Espírito Especial e ainda é chamado por eles de Cristo Cósmico, que encarnou no homem Jesus, mas isso foi fruto da confusão de pessoas que não estudaram o grego ou não entenderam a verdadeira missão de Jesus, que veio para ensinar aos seres humanos que Deus é bom e perfeito, e, que ama a todos de uma forma igual.
Paz plena... Rosário.  
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: MarcoALSilva em 11 de Maio de 2010, 00:05
Paz plena... Marco, um grande abraço. 
Citar
A gravidez, não imagino possa ser diferente, ocorreu aos moldes normais para o ser humano. Afinal, Jesus foi a inserção do Cristo na condição humana, ou não?
Cristo não é um SER especial, mas apenas uma palavra grega que significa "ungido". Então podemos dizer: "Jesus de Nazaré foi ungido (Cristo), como muitos outros o foram. Veja a unção do jovem Davi para ser o Rei de Israel (1Sm 16, 1 a 13)".
Muitos pensam que Cristo é um Espírito Especial e ainda é chamado por eles de Cristo Cósmico, que encarnou no homem Jesus, mas isso foi fruto da confusão de pessoas que não estudaram o grego ou não entenderam a verdadeira missão de Jesus, que veio para ensinar aos seres humanos que Deus é bom e perfeito, e, que ama a todos de uma forma igual.
Paz plena... Rosário. 


Enfim... Do que sei, muitas discrepâncias iniciaram-se em Nicéia. No Concílio de Nicéia (ano 325) Ário deixou claro que interpretava Jesus como o filho, não se confundindo com Deus. Ele e mais 17 bispos foram desterrados.

No Concílio de Antióquia (ano 345) sustentou-se que Jesus e Deus tinham a mesma essência. Sem embargo, no Concílio de Milão (ano 355) cerca de 300 bispos retomaram a idéia de Ário.

No Concílio de Éfeso (ano 449) o bisco de Cesaréia, Eusébio, quase foi para a fogueira por propor duas naturezas para Jesus. Não foi queimado, mas foi deposto.

De qualquer modo, para o Espiritismo o paradigma de conduta a ser seguido é Jesus Cristo.

625. Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
– Vede Jesus.

Jesus é para o homem o tipo de perfeição moral a que pode aspirar a Humanidade na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do Espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu na Terra.
Se alguns dos que pretenderam instruir os homens na lei de Deus algumas vezes os desviavam para falsos princípios, foi por se deixarem dominar por sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regem as condições da vida da alma com as que regem a vida do corpo. Muitos deles apresentaram como leis divinas o que era apenas leis humanas, instituídas para servir às paixões e dominar os homens.
(O Livro dos Espíritos)

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Le em 11 de Maio de 2010, 08:48
Bom dia para todos.

Nas últimas colocações tem sido dado ênfase ao facto de Jesus ter nascido como todos os seres humanos o que, parece-me, não há qualquer dúvida.
Não podemos nem devemos é confundir o nawscimento com o acto da concepção, ou seja, o acto de transformação do óvulo feminino em ovo fertilizado que, a partir deste momento, se começa a multiplicar as suas células num processo que termina, após a gestação completa, na criação de um novo ser pronto a ser animado por um espírito que a ele se liga pelos mecanismos que o Espiritismo nos esclarece.
Foi por acção dita supranormal?
Foi por acção normal de relação física?
Foi por acção indirecta, pouco normal mas possível?
A resposta a estas questões é que poderiam dar um cabal esclarecimento mas, a impossibilidade de comprovar qualquer delas leva a que todos e cada um possam especular segundo os seus conhecimentos das várias vertentes e até de acordo com os seus póprios propósitos e interesses ou conceitos religiosos ou doutrinários.
Analisando os atributos do conceito de DEUS pode-se concluir que qualquer das opções é possível. 
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: MarcoALSilva em 11 de Maio de 2010, 15:06

Bem apontado Leão.

Em minha opinião, como disse:

A gravidez, não imagino possa ser diferente, ocorreu aos moldes normais para o ser humano. Afinal, Jesus foi a inserção do Cristo na condição humana, ou não?

De fato, imagino que a fertilização do óvulo ocorreu do modo mais natural. Os pais biológicos de Jesus foram seres humanos moralmente elevados, mas seres humanos. Jesus deveria ingressar integralmente no meio denso, através dos fenômenos pertinentes a esse meio denso. Assim o homem Jesus poderia, depois, manifestar o Cristo-Jesus. Como já bem colocou o Diegas, tempos atrás: Jesus-Anjo / Cristo-Arcanjo.

Abraço!

Marco
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 11 de Maio de 2010, 19:30
Paz plena... Leão, um grande e fraternal abraço.
Que a LUZ da sabedoria possa nos ajudar a entender e esclarecer a verdade que liberta.
Você fez essas três perguntas:
Citar
Foi por acção dita supranormal?
Foi por acção normal de relação física?
Foi por acção indirecta, pouco normal mas possível?
Deus pode tudo sim, mas por Ele ser Deus não fez nada contrária à lei do nascimento ou da encarnação de um ser humano, porque Deus é Deus. Caso Ele tivesse feito algo contrário às leis reencarnatórias Ele não seria Deus.
Deus dirige tudo, mas respeita plenamente a liberdade de todos.
Deus não iria colocar uma moça num estado difícil, correndo o risco de ser apedrejada e ter de fugir para se esconder de todos por ter ficado grávida. O sexo com amor e respeito é belo e puro, só mesmo ideias contrárias ao AMOR HUMANO poderiam inventar ou tentar coisas como uma gravidez sem sexo, como se o sexo fosse algo pecaminoso e sujo.
Se Jesus não necessitasse de pai humano para encarnar entre nós, ele também não precisaria de mãe, bastava materializar no deserto e aparecer entre os judeus e dar a mensagem que quisesse. Naqueles tempos não havia necessidade de Carteira de Identidade, CPF ou qualquer outro documento de identificação.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Marc Felix em 11 de Maio de 2010, 21:31
Bom... sempre acreditei que isso ocorreu do forma normal como ocorre com todos os seres humanos que estão sujeitos as leis da natureza terrena.
Deus poderia fazer isso? Talvez podesse ou possa, mas acho que não faria, para isso concordo com as palavras dos amigo acima.
Sobre isso: Certa vez lendo um livro do Luiz Ségio, encontrei um trecho que falava sobre isso. Até questionava como que poderíamos duvidar da virgindade (será ele se referia a pureza?) de Maria. Bom eu como espírita, achei aquilo um absurdo, questionei com uma expositora que eu tinha na época. Ela me disse que Luiz Sérgio dizia isso porque tinha uma formação católica e talvez seus livros quisessem atingir esse público católico (simpatizantes do espiritismo). Peço perdão porque não me lembro o livro e caso eu tenha dito uma grande bobagem peço que me corrijam.
abç
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 11 de Maio de 2010, 21:43
Paz plena... Marc Felix, um grnade e fraternal abraço.
Citar
Bom... sempre acreditei que isso ocorreu do forma normal como ocorre com todos os seres humanos que estão sujeitos as leis da natureza terrena.
Atualmente concordo com você plenamente, mas antes de 1980 não.
Eu nasci numa família católica e estudei "9" como seminarista franciscano e até cheguei a vestir o hábito dos franciscanos. Só conheci a Doutrina Espírita já com os meus 35 anos de vida.
Citar
Sobre isso: Certa vez lendo um livro do Luiz Ségio, encontrei um trecho que falava sobre isso. Até questionava como que poderíamos duvidar da virgindade (será ele se referia a pureza?) de Maria. Bom eu como espírita, achei aquilo um absurdo, questionei com uma expositora que eu tinha na época. Ela me disse que Luiz Sérgio dizia isso porque tinha uma formação católica e talvez seus livros quisessem atingir esse público católico (simpatizantes do espiritismo). Peço perdão porque não me lembro o livro e caso eu tenha dito uma grande bobagem peço que me corrijam.
Hoje digo que a expositora não soube lhe dar a resposta certa, pois ela tentou agir pela tangente.
O que realmente acontece é que muitos "espíritas e espíritos" ainda acreditam que Maria de Nazaré ficou grávida sem ter tido relações sexuais com algum homem, que foi o esposo dela. Já tive esses problemas com vários espíritas.  
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Le em 11 de Maio de 2010, 23:41
Olá Marco

Veja se consegue ler este texto digitalizado.

É de um livro de professor universitário de uma Universidade Americana e baseia-se nos seus estudos e nos de outros investigadores.

Pessoalmente achei interessante e não dando como absoluta a situação dá muitas hipóteses para que nos interroguemos e, à luz da razão, raciocinarmos.

Muita paz
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Le em 11 de Maio de 2010, 23:54
Olá Rosário

Não esqueça que sobre DEUS não se pode colocar a questão "Quem é DEUS" mas sim Que é DEUS.

Depois da resposta correcta concluir-se-á que se acaso Maria concebeu sem intervenção do contacto sexual pela forma como vem sendo explicada e que tanta polémica deu à época, esse facto não terá transgredido a Suas leis porque essa concepção, à luz dos conhecimentos de hoje no campo da física e da genética até poderá eventualmente ser possível.
Não se afirma ainda que assim foi mas se estudam as variáveis possíveis que possam vir a confirmar a desmentir tal facto.
Até lá não vamos nós afirmar que é impossível pois estariamos a fazer o mesmo que outros fizeram, e ainda fazem, quanto à comunicação dos espíritos depois do corpo fisico falecer.

Cumprimentos e desejos de muita paz 
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Ros em 12 de Maio de 2010, 00:10
Paz plena... Leão, um grande e fraternal abraço.
Citar
Olá Rosário

Não esqueça que sobre DEUS não se pode colocar a questão "Quem é DEUS" mas sim Que é DEUS.
Respeito a sua observação, pois essa é a primeira pergunta de "O Livro dos Espíritos": "Que é Deus?"
Agora eu digo que a pergunta mais correta seria: "Quem é DEUS?"
DEUS não é uma coisa, mas um SER, pois todos os espíritos são considerados como sendo SERES e DEUS é espírito:
Citar
"Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade" (João 4, 24).
Paz plena... Rosário.
  
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: MarcoALSilva em 12 de Maio de 2010, 01:45
Olá Marco

Veja se consegue ler este texto digitalizado.

É de um livro de professor universitário de uma Universidade Americana e baseia-se nos seus estudos e nos de outros investigadores.

Pessoalmente achei interessante e não dando como absoluta a situação dá muitas hipóteses para que nos interroguemos e, à luz da razão, raciocinarmos.

Muita paz

Muito interessante!
Baixei o arquivo de imagem e o girei, de modo a poder ler com tranquilidade.
É, de fato, o descortinar de várias possibilidades.

Marco
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Le em 12 de Maio de 2010, 08:05
Rosário
Bom dia e muita paz.
´
É de facto impressionante como uma pequenina coisa tem tanta importãncia.

O QUE e o QUEM, com apenas a letra M a meter-se no asunto, coloca-nos perante uma divergência tão grande.

O QUE dá-nos uma abrangência total e plena.

O QUEM limita-nos de imediato e leva-nos a necessidade d definir que é esse QUEM, e como humanos que somos a tentar personalizar esse QUEM.

Assim, e respeitando as opiniões e interpretações do outro ou dos outros eu prefiro a interpretação que nos foi e é transmitidas pelos preceitos da Doutrina dos Espíritos ou seja, prefiro o QUE, QUE É DEUS.

Tudo de bom para si como para toda a humanidade
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Le em 12 de Maio de 2010, 16:12
Complementando

Para analisarmos a relatividade das coisas e vermos o que somos agradeço apreciem os anexos.

QUE?
QUEM?

Cumprimentos
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: MongeShaolin em 13 de Maio de 2010, 02:14
Paz plena... Leão, um grande e fraternal abraço.
Citar
Olá Rosário

Não esqueça que sobre DEUS não se pode colocar a questão "Quem é DEUS" mas sim Que é DEUS.
Respeito a sua observação, pois essa é a primeira pergunta de "O Livro dos Espíritos": "Que é Deus?"
Agora eu digo que a pergunta mais correta seria: "Quem é DEUS?"
DEUS não é uma coisa, mas um SER, pois todos os espíritos são considerados como sendo SERES e DEUS é espírito:
Citar
"Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade" (João 4, 24).
Paz plena... Rosário.
   

O que é Deus= colocamos Deus como um objeto.
Quem é Deus= estamos personificando.
Que é Deus, está correto.

Abraços fraternos.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Le em 13 de Maio de 2010, 08:44
Olá Thiago

Estamos em sintonia.

Um abraço e desejos de muita luz

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mourarego em 13 de Maio de 2010, 17:57
Thiago,
o objetivo da pergunta "O Que é Deus", feita pelo codificador é exatamente retirar de Deus a figura do antropomorfismo existente em religiões.
Sendo assim ele não vê a Deus como você indica, "colocamos Deus como um objeto", isso se há alguém que o faça, mesmo o Lula terias dedos a sobrar se fosse quantificar.
Dessa forma, amigo, das duas uma: ou o amigo acerta em cheio, ou o codificador foi realmente um grande bobo.
abraços,
Moura
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Le em 13 de Maio de 2010, 19:06
Mano Moura

Como estou na berlinda lhe peço;
Esclareça p.f. o seu ponto de vista.

Um abraço
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: MongeShaolin em 14 de Maio de 2010, 01:38
Thiago,
o objetivo da pergunta "O Que é Deus", feita pelo codificador é exatamente retirar de Deus a figura do antropomorfismo existente em religiões.
Sendo assim ele não vê a Deus como você indica, "colocamos Deus como um objeto", isso se há alguém que o faça, mesmo o Lula terias dedos a sobrar se fosse quantificar.
Dessa forma, amigo, das duas uma: ou o amigo acerta em cheio, ou o codificador foi realmente um grande bobo.
abraços,
Moura

Irmão Moura, não entendi sua colocação em relação ao texto.
O codificador escreveu: Que é Deus ( e não o que é Deus) .

Abraços.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: MongeShaolin em 14 de Maio de 2010, 01:42
OLE, Capítulo 1

                 DEUS E O INFINITO

1- Que é Deus?
- Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: phd_angel em 06 de Junho de 2010, 00:57
Na historia das religoes antigas, a crenca no nascimento virginal de avatares era comum 'a diversas crencas e seitas do Oriente Medio.

Antes de Jesus, o judaismo ja dizia o mesmo sobre Moises e Isaac. Antes, havia Mitras e o Zaratustra (o primeiro monoteista). Antes ainda, tem o Horus no Antigo Egito. Com tantos casos assim, ate mesmo o nascimento de Alexandre o Grande tambem foi envolvido em misterios virginais. Por outro lado, dentro do cristianismo, haviam seitas primitivas e mesmo visigoticas que rejeitaram a idea de Virgem Maria, mas foram expurgados ou postos em linha pela Igreja.

Enfim, a idea da Virgem Maria nao e' exclusivade crista, mas parte de uma mitologia mais ampla sobre a concepcao de avatares, como sinal de sua especialidade.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: irmao sidney em 24 de Dezembro de 2010, 02:25
Maria teve outros filhos! Os evangelhos de São Mateus e São Lucas (escritos respectivamente em Aramaico e Grego) dizem que Jesus foi o filho PRIMOGÊNITO dela. Ora o filho PRIMOGÊNITO é o primeiro dos filhos ao contrário de UNIGÊNITO, conforme citado em Mateus 1:24,25 e Lucas 2:6,7.Vale FRISAR que São Mateus conviveu com Jesus, com os Apóstolos e com Maria, portanto ele foi uma testemunha ocular da família de Jesus. Já São Lucas foi um Exímio Historiador que colheu as informações dos próprios Apóstolos. Portanto podemos afirmar baseados nos Evangelistas, que Jesus, o Santo, foi o primeiro filho da Santa Maria.

A língua grega, como a nossa, possui palavras distintas para designar dois tipos de parentesco: o de “irmão” e o de “primo”, respectivamente adelfós e anepsiós. O Novo Testamento - NT, que CHEGOU ATÉ NÓS NA LÍNGUA GREGA, utiliza 343 vezes a palavra adelfós, sempre para designar irmãos no sentido estrito (filhos dos mesmos pais), ou meio-irmãos, ou então, em sentido figurado, como quando os cristãos se chamavam de “irmãos”.

Ao falar dos “irmãos” de Jesus, o NT nunca usa anepsiós (primo). São Paulo, por exemplo, que conhecia bem o grego, quando se refere a Tiago, o “irmão do Senhor”, usa a outra palavra, adelfós, conforme Gálatas 1:19. Em 1º Coríntios 9:5 ele faz referência das esposas dos irmãos do Senhor (adelfós), e das esposas dos outros Apóstolos e a da esposa de Cefas, ele não chama todos de irmãos de Jesus, mas faz distinção entre os irmãos (adelfós), os apóstolos, e Pedro (Cefas).

Outras passagens do NT citam os “irmãos” (adelfós do Senhor), algumas até indicando seus nomes Tiago, José, Simão e Judas (Marcos 6:3).

Creio na concepção virginal de Maria pelo Espírito Santo, mas após o nascimento de Jesus ela não permaneceu virgem, até porque Jesus é citado por Mateus e Lucas como o filho PRIMOGÊNITO dela.

Mateus foi escrito originalmente em Aramaico e diz que Jesus teve pelo menos quatro irmãos (Tiago, José, Simão e Judas) e também algumas irmãs, conforme Mateus 13:55,56, Já Marcos 6:3 foi escrito para os Romanos e diz a mesma coisa, se os jovens citados nessas passagens fossem apenas “primos de Jesus” ficaria sem sentido o fato de terem sido relacionados em relação a José e a Maria como sendo o pai e a mãe. Tire a dúvida das palavras “primo e irmão” pela certeza do termo primogênito, sem a dificuldade de não encontrar palavra correspondente no Aramaico. Lucas que foi escrito em Grego não tem dificuldade com essas palavras, pois há correspondentes tanto para primo quanto para irmão, Isabel é chamada de prima de Maria em Lucas 1:36.

Entenda-se também que Jesus não foi criado no momento da concepção, Jesus é o Verbo Eterno de Deus, portanto é sem princípio e sem fim, no principio Ele estava com Deus criando todas as coisas, e também Ele próprio era Deus, que posteriormente se fez carne, ou seja, assumiu forma humana para através do seu sacrifício oferecer Salvação, a saber, àqueles que dentre a humanidade crêem no seu nome, conforme João 1:1,2;11,12;14. Jesus criou Maria, o infinito criou o finito, posteriormente o infinito assumiu forma de finito no ventre de Maria e nasceu em forma humana, corpórea e carnal, foi necessário que fosse assim porque o finito não poderia conter o infinito. Assim Jesus homem pôde derramar o seu sangue para que houvesse o perdão dos pecados.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: filhodobino em 24 de Dezembro de 2010, 03:13
Amados Irmãos,
O Espiritismo não precisa entrar nessa discursão sem fim não...
O bebê de proveta já é quarentão(ona)...
O Espiritismo tem por missão, trazer a lume as idéias que o Cristo não pode explicar, por falta de condições de entendimento do povo, e ainda assim fizeram essa anarquia toda em 2000 anos...
O Espiritismo é remedio para a alma humana, que está adormecida, e que vive sob o hino do nosso querido Zeca Pagodinho, ... "Deixa a vida me levar, vida leva eu"...
O Pleroma tá atuando fundo, irmãos, precisamos nos mexer no ideal moralizador do nosso instinto, da reflexão educadora dos nossos Egos enfermiços, pois como Cristo, o Espiritismo não veio tratar das coisas da matéria embora seja preciso dar algumas pinceladas aqui e ali...
Mas, é como o própirio nome diz... E s p i r i t í s m o ... e o seu jeito de divulgação independente de financiamentos, é salutar pois já deu muitos bons resultados no campo da independência das idéias.
Saúde e Paz!
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: netooverall em 16 de Janeiro de 2011, 03:58
 

Os outros livros do Novo Testamento, inclusive as epístolas de Paulo, não fazem parte do cânon da Bíblia dos verdadeiros seguidores de Jesus Cristo (Yeshua haMashiach), e não são inspirados por Deus, pois têm alguns trechos satânicos, que induzem as pessoas a pensarem que não é necessário obedecer a alguns dos mandamentos de Deus, ou que induzem as pessoas a terem Jesus Cristo como seu deus, violando assim o mandamento de Deus, que disse: "Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3), ou que induzem as pessoas a pensarem que Jesus Cristo é o próprio Deus, contrariando assim o que Deus disse em Deuteronômio 6:4, onde está escrito: "Ouve, Israel, Javé nosso Deus, Javé é um".

 

Quanto à alegação de que Jesus Cristo teria nascido de uma virgem, é o seguinte:

 

Pesquisando a respeito dos ebionitas, verifica-se que os ebionitas não acreditavam na divindade de Jesus Cristo, nem no nascimento virginal de Jesus Cristo, e diziam que Jesus Cristo foi gerado por José, normalmente, e verifica-se também que no Evangelho segundo Mateus que era usado pelos ebionitas não constava a estória do nascimento virginal de Jesus Cristo.

 

No Evangelho segundo Mateus que é usado pelos católicos, no capítulo 1, versículos 16 a 25, consta que Jesus nasceu de uma virgem, para cumprir o que está em Isaías 7:14, onde, segundo ali consta, estaria escrito: “Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel".

 

No entanto, no texto original em hebraico do livro de Isaías, consta "Eis que uma moça conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel (Imanuel)".

 

A palavra hebraica que os católicos traduzem como “virgem” é a palavra “almah”, que significa “mulher jovem”, “moça”.

 

Além disso, lendo-se os capítulos 7 e 8 do livro de Isaías, vê-se que o menino referido em Isaías 7:14 iria nascer logo depois da data em que a profecia foi dita, e que antes que aquele menino soubesse rejeitar o mal e escolher o bem, a terra da Síria e a terra de Samaria (Reino de Israel, ou seja, Reino do Norte) seriam desamparadas, sendo que o versículo Isaías 7:16 deixa isto bem claro, e os versículos 2 Reis 15:29 e 2 Reis 16:9  também deixam bem claro que tudo o que está dito em Isaías 7:14-16 se cumpriu naquela mesma época, em um curto período de tempo.

 

Portanto, vemos que o versículo Isaías 7:14 não se refere ao Messias, e não diz que uma virgem conceberia, mas sim que uma moça conceberia, e vemos também que aquela profecia se cumpriu no tempo do profeta Isaías.

 

E o versículo Isaías 8:18 mostra que os filhos do profeta Isaías foram usados por Deus para sinais e prodígios, o que demonstra que o menino mencionado em Isaías 7:14 era um filho do profeta Isaías, o que também se vê em Isaías 8:3-4.

 

Portanto, vemos que a estória do nascimento virginal de Jesus Cristo é totalmente falsa.

 

No manuscrito Syrus Sinaiticus, da versão siríaca antiga, em Mateus 1:16, está escrito que José gerou Jesus, e numa obra de autor desconhecido, do século V, chamada Dialogus Timothei et Aquilae, também está escrito que José gerou Jesus, e inclusive nesta obra está escrito que o Evangelho segundo Mateus dizia que José gerou Jesus, e que somente em livros apócrifos é que constava o texto com a estória do nascimento virginal, que aparece no Evangelho segundo Mateus que é usado pelos católicos e pelos protestantes, ou evangélicos.

 

Além disso, nos manuscritos Θ e Φ, da versão grega, e nos manuscritos a, g1, k e q da versão latina antiga, o texto de Mateus 1:16 consta da seguinte forma: “E Jacó gerou a José, ao qual estava compromissada a virgem Maria, gerou Jesus, o chamado Cristo”, o que mostra que nestes manuscritos o texto ficou truncado, porque fizeram a emenda para introduzir a fábula do nascimento virginal, mas foram mantidas as palavras “gerou Jesus”, do texto original, que era “José gerou Jesus”.

 

Portanto, vemos que a estória do nascimento virginal de Jesus Cristo foi inventada depois, e interpolada no Evangelho segundo Mateus.

 

Além disso, os trechos 2 Samuel 7:12-16 e 1 Crônicas 17:11-14 e Salmos 89:20-38 mostram que Deus havia dito que o Messias seria da semente de Davi, e José é que era descendente de Davi, como vemos na genealogia que está no início do Evangelho segundo Mateus, onde consta a genealogia desde Davi até José, de modo que, se Jesus Cristo não tivesse sido gerado por José, ele não seria da semente de Davi, e portanto não poderia ser o Messias (Mashiach).

 

Isto mostra que é falsa a estória do suposto nascimento virginal de Jesus o Nazareno, que foi acrescentada indevidamente pelos católicos na versão grega do Evangelho segundo Mateus.

 

Além disso, Deus não é carnal, de modo que não faz sentido dizer que Deus engravidou uma mulher.

 

Ao que tudo indica, os católicos criaram os mitos da divindade de Jesus Cristo e do nascimento virginal de Jesus Cristo, influenciados pelo paganismo, pois nas religiões pagãs é que existem mitos de deuses que se encarnam em homens, que são chamados avatares no hinduísmo, e mitos de semideuses, filhos de um deus com uma mulher, como é o caso de Héracles, ou Hércules, na mitologia greco-romana.

 

Graças a Deus, as informações sobre os ebionitas ficaram registradas nos livros dos “pais da igreja”, e assim podemos saber que são falsas as doutrinas do nascimento virginal de Jesus Cristo e da divindade de Jesus Cristo, e assim nos livramos de cometer o pecado do politeísmo.

 

Que Javé (Yahveh) vos abençoe.

 

João Paulo Fernandes Pontes.

 
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: gloria soares em 16 de Janeiro de 2011, 04:24
olá a todos! antes de mais saúdo todos os visitantes deste sìtio, com informações de uma corrente filosófica que partilho já há varios anos. quando tomei conhecimento da teoria espírita, era ainda muito jovem, portanto não tinha grande tacto a lidar com estes temas, principalmente com minha mãe que sendo uma mulher deveras inteligente, estava demasiado arreigada às teorias da igreja católica. hoje eu me arrependo de ter discutido com minha mãe este tema tão controverso como a "virgindade de maria".  contudo aqui vai a minha opinião: maria fisicamente era uma mulher como as outras, sujeita às leis da física terrenas. sendo escolhida por ser um espirito excepcional e tendo encarnado à época para ser a mãe de Jesus, entendo que com josé fez uma vida de casada. não enjeito o efeito de santidade e pureza que a igreja lhe deu, até porque essa "aura" era necessária para convencer as pessoas da época, rudes e pouco esclarecidas, portanto acho que Maria concebeu Jesus tal como todas as mulheres o têm feito ao longo dos tempos.  isso não lhe retira qualquer mérito nem desonra. afinal todos os grandes espíritos que pasaram pela terra, foram sujeitoa a todas as vicissitudes inerentes a este planeta. um excelente ano de 2011, e que a paz esteja em todos os corações. :) :)
e
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: arcam em 16 de Janeiro de 2011, 11:34


Os outros livros do Novo Testamento, inclusive as epístolas de Paulo, não fazem parte do cânon da Bíblia dos verdadeiros seguidores de Jesus Cristo (Yeshua haMashiach), e não são inspirados por Deus, pois têm alguns trechos satânicos, que induzem as pessoas a pensarem que não é necessário obedecer a alguns dos mandamentos de Deus, ou que induzem as pessoas a terem Jesus Cristo como seu deus, violando assim o mandamento de Deus, que disse: "Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3), ou que induzem as pessoas a pensarem que Jesus Cristo é o próprio Deus, contrariando assim o que Deus disse em Deuteronômio 6:4, onde está escrito: "Ouve, Israel, Javé nosso Deus, Javé é um".

 

Quanto à alegação de que Jesus Cristo teria nascido de uma virgem, é o seguinte:

 

Pesquisando a respeito dos ebionitas, verifica-se que os ebionitas não acreditavam na divindade de Jesus Cristo, nem no nascimento virginal de Jesus Cristo, e diziam que Jesus Cristo foi gerado por José, normalmente, e verifica-se também que no Evangelho segundo Mateus que era usado pelos ebionitas não constava a estória do nascimento virginal de Jesus Cristo.

 

No Evangelho segundo Mateus que é usado pelos católicos, no capítulo 1, versículos 16 a 25, consta que Jesus nasceu de uma virgem, para cumprir o que está em Isaías 7:14, onde, segundo ali consta, estaria escrito: “Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel".
KKKKK?????? Não vim mudar a lei...tudo transcorre dentro da normalidade; a mulher gera um filho com a participação do homem, e fim de papo. Se não for assim vamos voltar a Adão e Eva....????
 

No entanto, no texto original em hebraico do livro de Isaías, consta "Eis que uma moça conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel (Imanuel)".

 

A palavra hebraica que os católicos traduzem como “virgem” é a palavra “almah”, que significa “mulher jovem”, “moça”.

 

Além disso, lendo-se os capítulos 7 e 8 do livro de Isaías, vê-se que o menino referido em Isaías 7:14 iria nascer logo depois da data em que a profecia foi dita, e que antes que aquele menino soubesse rejeitar o mal e escolher o bem, a terra da Síria e a terra de Samaria (Reino de Israel, ou seja, Reino do Norte) seriam desamparadas, sendo que o versículo Isaías 7:16 deixa isto bem claro, e os versículos 2 Reis 15:29 e 2 Reis 16:9  também deixam bem claro que tudo o que está dito em Isaías 7:14-16 se cumpriu naquela mesma época, em um curto período de tempo.

 

Portanto, vemos que o versículo Isaías 7:14 não se refere ao Messias, e não diz que uma virgem conceberia, mas sim que uma moça conceberia, e vemos também que aquela profecia se cumpriu no tempo do profeta Isaías.

 

E o versículo Isaías 8:18 mostra que os filhos do profeta Isaías foram usados por Deus para sinais e prodígios, o que demonstra que o menino mencionado em Isaías 7:14 era um filho do profeta Isaías, o que também se vê em Isaías 8:3-4.

 

Portanto, vemos que a estória do nascimento virginal de Jesus Cristo é totalmente falsa.

 

No manuscrito Syrus Sinaiticus, da versão siríaca antiga, em Mateus 1:16, está escrito que José gerou Jesus, e numa obra de autor desconhecido, do século V, chamada Dialogus Timothei et Aquilae, também está escrito que José gerou Jesus, e inclusive nesta obra está escrito que o Evangelho segundo Mateus dizia que José gerou Jesus, e que somente em livros apócrifos é que constava o texto com a estória do nascimento virginal, que aparece no Evangelho segundo Mateus que é usado pelos católicos e pelos protestantes, ou evangélicos.

 

Além disso, nos manuscritos Θ e Φ, da versão grega, e nos manuscritos a, g1, k e q da versão latina antiga, o texto de Mateus 1:16 consta da seguinte forma: “E Jacó gerou a José, ao qual estava compromissada a virgem Maria, gerou Jesus, o chamado Cristo”, o que mostra que nestes manuscritos o texto ficou truncado, porque fizeram a emenda para introduzir a fábula do nascimento virginal, mas foram mantidas as palavras “gerou Jesus”, do texto original, que era “José gerou Jesus”.

 

Portanto, vemos que a estória do nascimento virginal de Jesus Cristo foi inventada depois, e interpolada no Evangelho segundo Mateus.

 

Além disso, os trechos 2 Samuel 7:12-16 e 1 Crônicas 17:11-14 e Salmos 89:20-38 mostram que Deus havia dito que o Messias seria da semente de Davi, e José é que era descendente de Davi, como vemos na genealogia que está no início do Evangelho segundo Mateus, onde consta a genealogia desde Davi até José, de modo que, se Jesus Cristo não tivesse sido gerado por José, ele não seria da semente de Davi, e portanto não poderia ser o Messias (Mashiach).

 

Isto mostra que é falsa a estória do suposto nascimento virginal de Jesus o Nazareno, que foi acrescentada indevidamente pelos católicos na versão grega do Evangelho segundo Mateus.

 

Além disso, Deus não é carnal, de modo que não faz sentido dizer que Deus engravidou uma mulher.

 

Ao que tudo indica, os católicos criaram os mitos da divindade de Jesus Cristo e do nascimento virginal de Jesus Cristo, influenciados pelo paganismo, pois nas religiões pagãs é que existem mitos de deuses que se encarnam em homens, que são chamados avatares no hinduísmo, e mitos de semideuses, filhos de um deus com uma mulher, como é o caso de Héracles, ou Hércules, na mitologia greco-romana.

 

Graças a Deus, as informações sobre os ebionitas ficaram registradas nos livros dos “pais da igreja”, e assim podemos saber que são falsas as doutrinas do nascimento virginal de Jesus Cristo e da divindade de Jesus Cristo, e assim nos livramos de cometer o pecado do politeísmo.

 

Que Javé (Yahveh) vos abençoe.

 

João Paulo Fernandes Pontes.

 
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: sbandeira em 29 de Abril de 2011, 01:28
A resposta a esta pergunta encontra-se no primeiro volume de "Os Quatro Evangelhos" de Roustaing.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mirina em 29 de Abril de 2011, 02:33
Amigos,

analisando sob a luz da doutrina vejamos:

a leis da natureza são divinas e imutaveis!
A elas estão subordinados todas as criaturas do universo!
O homem integrou os meios reprodutivos a sua natureza!
Logo, a mãe de Jesus com certeza fez sexo e engravidou dele, e, o pariu da mesma forma como
todas as mulheres o fazem!
Qualquer versão ao contrario é imaginação ou muita criatividade, mito, dogma ou falta de conhecimento da doutrina, que me perdoem os céticos e conservadores!

Abs,
Mirina
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: RUI FERNANDES MORGADO em 29 de Abril de 2011, 04:07
Caros amigos!

Para que darmos tantos rodeios, principalmente os espíritas, para responder a pergunta deste tópico: Como engravidou Maria (mãe terrestre de Jesus) à luz do Espiritismo?

Quem estudou a Doutrina Espírita, pelo menos razoàvelmente, não tem dúvida em responder
que Maria engravidou da mesma forma que nossas mães!!! Por que Deus violaria suas imutá
veis leis naturais ou há quem defenda a teoria de que elas são mutáveis?

Rui Fernandes Morgado
Santo André-SP/Brasil

Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mirina em 29 de Abril de 2011, 04:17
Pois é Rui,

podemos até entender que foi uma relação mais espiritualizada se consideramos Maria e José espiritos encarnados de ordem mais elevada, mas isto não muda a questão, seria uma versão para não escandalizar aqueles que ainda julgam a sexualidade como uma coisa suja e que deva ser tratada como pecado.

 Mas acho que este não é o verdadeiro entendimento daqueles que já se entregaram ao estudo e estão dispostos a se livrar dos dogmas e preconceitos que aprisionam a humanidade.



Abs,
Mirina
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: RUI FERNANDES MORGADO em 29 de Abril de 2011, 05:02
Pois é Rui,

podemos até entender que foi uma relação mais espiritualizada se consideramos Maria e José espiritos encarnados de ordem mais elevada, mas isto não muda a questão, seria uma versão para não escandalizar aqueles que ainda julgam a sexualidade como uma coisa suja e que deva ser tratada como pecado.

 Mas acho que este não é o verdadeiro entendimento daqueles que já se entregaram ao estudo e estão dispostos a se livrar dos dogmas e preconceitos que aprisionam a humanidade.



Abs,
Mirina

Olá cara Mirina!

Parece-me que estamos na mesma sintonia, na mesma sala de aula e com o mesmo professor ou eu andei "colando" de vc rsrsrs...

Um forte abraço!

Rui Fernandes Morgado
Santo André-SP
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Mourarego em 29 de Abril de 2011, 15:35
Bandeira,
estando em Roustaing, a resposta não trata com a doutrina, Logo deve servir apenas para os que sigam ao advogado francês.
Abraços,
Moura
A resposta a esta pergunta encontra-se no primeiro volume de "Os Quatro Evangelhos" de Roustaing.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Dadinho em 29 de Abril de 2011, 16:17
Amigo Moura,

Complementando a sua obaservação, destaco abaixo a citação de Kardec que realmente resolve essa questão:

65. A estada de Jesus na Terra apresenta dois períodos: o que precedeu e o que se seguiu à sua morte. No primeiro, desde o momento da concepção até o nascimento, tudo se passa, pelo que respeita à sua mãe, como nas condições ordinárias da vida.

Allan Kardec, A Gênese (grifos nossos)

Aliás, não sei porque que o pessoal não citou essa passagem logo no início da pergunta. Tiraria logo a dúvida sem a necessidade de suposições, muitas delas bastante equivocadas por se tratarem da leitura das escrituras segundo essa ou aquela linha de pensamento.

Muita paz!
Dadinho

Bandeira,
estando em Roustaing, a resposta não trata com a doutrina, Logo deve servir apenas para os que sigam ao advogado francês.
Abraços,
Moura
A resposta a esta pergunta encontra-se no primeiro volume de "Os Quatro Evangelhos" de Roustaing.
Título: Re: Como engravidou a Maria (Mãe terrestre de Jesus) à luz do espiritismo
Enviado por: Rubens Freitas em 18 de Dezembro de 2011, 23:06
Concordo que a virgindade de Maria seja um mito criado pela igreja Católica, ou veio de qualquer outra origem, mas um mito. Mesmo porque se o fato de Maria ter relações sexuais com José fosse "sujo", ela ter concebido Jesus de um jeito e os outros filhos de outro não representaria uma contradição? O sexo sempre foi considerado por alguns "puritanos" como algo sujo. O que é compreensível devido à "deturpação" e ao mau uso que se faz dele. Porém o relacionamento sexual entre pessoas que realmente se amam representa algo de muito sublime. Também acreditamos que Deus não derroga as próprias leis da Natureza que criou, o que reforça esta minha humilde opinião. Já li também algumas versões que consideram a inseminação artificial por parte de extra-terrestres, mas não creio nela. Vejam que não passa de uma opinião pessoal minha, limitada pelos meus parcos conhecimentos e independentemente do modo como Jesus nasceu, isso em nada modifica o valor do Cristianismo. Abraços  a todos.
Título: Re: Como engravidou Maria (Mãe de Jesus) à luz do Espiritismo
Enviado por: Rafael Perszel em 21 de Dezembro de 2011, 16:08
Acredito que, graças a Deus, a tese da concepção virginal de Maria não encontra abrigo entre nós, bem como a imaculada conceição e a divindade de Jesus. São colocações que não tem lugar dentro da doutrina espírita e da lógica humana.
Título: Re: Como engravidou Maria (Mãe de Jesus) à luz do Espiritismo
Enviado por: Diego Pedroso em 17 de Fevereiro de 2012, 17:59
Olá meus amigos, vou colocar aqui minha opinião sobre o tema proposto nesta sala: Como engravidou Maria

Bom um dia estava tendo uma conversa com um amigo meu sobre esta situação e ele me falou uma coisa que nunca tinha parado para pensar, q o proprio Jesus disse q não veio para mudar as leis, ou seja ele não veio a Terra de uma forma diferente do q viemos, pois essa é a lei aqui, o nascer aqui é feito desta forma. Chegamos a essa conclusão, naum sei se estamos certos, pelo ajuda de vcs para analisarem essa linha de raciocinio! Muita paz e tranquilidade à todos!

Obs: Vejo q muitas pessoas visão dar mais importância a VIRGEM MARIA  do que o exemplo de mulher e acima de tudo de MAE que Maria nos passou! Ela foi um exemplo de amor materno, q falta para varias pessoas, principalmente nos casos de aborto, abandono, agressão e entre outras situações q as crinças passam!
Título: Re: Como engravidou Maria (Mãe de Jesus) à luz do Espiritismo
Enviado por: Paulo_sp em 17 de Fevereiro de 2012, 20:12
Primeiramente um abraço fraterno a todos.

Apesar de não ser da maior importância em saber como Maria engravidou, foi uma curiosidade do criador do tópico em saber a opinião dos amigos espíritas.

Sinceramente eu nunca me preocupei muito com isso. No entanto concordo com a maioria dos espíritas que aqui postaram. O privilégio do Jesus foi de ter sido escolhido o espírito que levaria todo um planeta a conhecer novas verdades sobre os desígnos de Deus. De resto Jesus eram uma pessoal normal (materialmente falando), sentia frio, fome etc.... Mas com um alto grau de desprendimento das coisas materiais e um amor pelo próximo incondicional.
Título: Re: Como engravidou Maria (Mãe de Jesus) à luz do Espiritismo
Enviado por: andredcavalcante em 17 de Fevereiro de 2012, 21:49
Olá a todos.

Não cheguei a ler todos os tópicos então posso estar repetindo. Se for o caso, o moderador pode até nem publicar.

A ideia da imaculada concepção é algo recente. Ela teria sido usada pela própria Maria quando do aparecimento em Lourdes, França, para provar que ela era quem dizia ser, em 1858, ou seja, bem na época de Kardec e, muito provavelmente este sabia dos fatos (e mesmo assim negou a virgindade de Maria nas Obras Básicas).

Nas aparições, como sempre, a Igreja estava relutando em aceitar. Então Maria disse a Bernadette (a menina que a via) que fosse ao Bisbo da cidade e dissesse a ele que a senhora que ela via era a Imaculada Concepção. Ora, como isso ainda era um tema em aberto na própria Igreja da época e, como uma quase criança naquela época nunca saberia criar uma história daquela em sua cabeça, o fenômeno foi considerado real. Depois o fato foi usado, erroneamente, como "prova" da virgindade de Maria, mas o fato somente provava que quem estivera falando mesmo era Maria. Note que as primeiras ideias sobre a Imaculada Concepção era a de que Maria sendo pura, a concepção de Jesus não teria sido maculada pelo pecado original. Ou seja, era uma pureza espiritual, na qual todos concordamos.

E Maria provou sua evolução espiritual quando ficou aos pés do Mestre no calvário, junto com outras mulheres, mostrando a grandeza e a fortaleza das mulheres, uma vez que os homens se esconderam!

Pela D.E. sabemos hoje do esforço (diria colossal) que Maria tem em colocar um pouco de discernimento na cabeça do clero. Acho até que tem conseguido, mas ainda falta muito trabalho e, não duvido que outras aparições sejam realizadas em breve. Mas tomemos cuidado que nem toda aparição que diz ser Maria, é de fato ela, como bem sabem os espíritas.

Sobre como Maria engravidou? Fácil: um espermatozoide de José, escolhido por Jesus, entrou em um óvulo de Maria, também escolhido por Jesus, e este então ligou o seu perispírito ao ovo assim fecundado e, "incrível", 10 meses lunares (40 semanas lunares) depois, ele nasceria, junto aos animais, em velha e pobre casa hebraica da época. Bom, vocês imaginem como o espermatozoide de José entrou em Maria, com a graça de Deus, as bençãos de Jesus, anunciado por Anjos (espíritos protetores do casal) em sonhos aos dois.

Abraços e felicidade a todos.
Título: Re: Como engravidou Maria (Mãe de Jesus) à luz do Espiritismo
Enviado por: Junior Torres em 17 de Fevereiro de 2012, 23:44
Acredito que ela engravidou normal.Acho que foi nas cartas aos romanos ou aos coríntios que Paulo de Tarso diz que Jesus veio sob a lei.E lendo os evangelhos eu vejo que essa questão não era tida como tão importante,mas a mensagem divulgado pelo Cristo que o levou á cruz é que era mais importante . Creio que concepção virginal não passa de um dogma criado pela igreja.
abraços.
Título: Re: Como engravidou Maria (Mãe de Jesus) à luz do Espiritismo
Enviado por: Edil Curvelo em 18 de Fevereiro de 2012, 01:35
Claro, um Espírito como Jesus não se envolveria em tal ato de excentricidade sendo ele exemplo de humildade e simplicidade.

Um abraço,
Edil