Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Reencarnação => Tópico iniciado por: andreia em 21 de Março de 2006, 18:42

Título: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: andreia em 21 de Março de 2006, 18:42

Relacionamento é um tema que aflige a humanidade em todas as épocas, desde o contato com os animais, vegetais, com a natureza, até as relações dos homens entre si e consigo mesmo.

Quando no mundo espiritual, preparamo-nos para uma nova encarnação, propondo-nos a ter uma vida onde possamos resgatar nossos equívocos com irmãos de caminhada, ou reencontrarmo-nos com espíritos afins, que nos fortalecerão na nossa evolução. No instante em que nos deparamos novamente encarnados, reiniciamos relacionamentos que geralmente não são novos, mas sim continuidades de nossas vivências. Devido à bagagem existente, os relacionamentos muitas vezes são difíceis, pois ainda são predominantes o orgulho e o egoísmo.

Não estamos libertos de nossos vícios morais, e ainda não aprendemos a nos relacionar conosco mesmo. Na busca de desejar conhecer o outro, visualizamos facilmente os defeitos sem perceber que, seguidamente, enxergamos no próximo os nossos próprios equívocos, embora sem os reconhecer.

De encarnação em encarnação temos oportunidade de aprimorarmo-nos moralmente, de vermos em nosso semelhante um ser com as mesmas dificuldades, buscando também, assim como nós, a compreensão e o perdão.

A questão nº 766 de O Livro dos Espíritos nos esclarece: "Deus fez o homem para viver em sociedade e deu-lhe a palavra e todas as demais faculdades necessárias ao relacionamento".

A partir do momento em que procuramos nos conhecer, vivendo em equilíbrio, estamos nos preparando para uma boa convivência com os mais próximos, iniciando na família (primeira escola do espírito) um relacionamento maduro de ajuda mútua, contribuindo para o progresso da sociedade. Neste instante estamos desenvolvendo em nós melhores sentimentos, contribuindo assim para um mundo onde as relações se tornem amigáveis e fraternas.

Sendo os nossos relacionamentos encontros ou reencontros, Deus nos deu o livre arbítrio para agirmos de acordo com a nossa consciência. Fazer da liberdade um caminho de luz é oportunidade inadiável, pois quando verdadeiramente nos iluminamos, jamais apagaremos essa chama. A inveja, o ciúme, a maledicência recuarão, mesmo que imperceptivelmente aos nossos grosseiros sentidos. As Leis Divinas sendo justas, se somarão aos esforços de amor e caridade que colocamos como objetivos em nossas vidas.

A luz divina existente em cada um de nós se ilumina quando nos libertamos de nosso egocentrismo e partimos em busca de nossa reeducação, corrigindo nossos erros e nos relacionando com Deus através do exemplo de Jesus, amando ao próximo como a nós mesmos.

Diomar Formenton


Beijos com carinho  :-*

Andreia

Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: guida em 22 de Março de 2006, 19:20


  Excelente.
Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: kaiserine em 30 de Maio de 2006, 22:08
Ola
Muito bom este texto Andreia, obrigado.
É de lamentar que tantas familias se encontrem "desencontradas" e que cada um não se queira conhecer a si mesmo antes de querer conhecer outro!
Desencontros tambem fazem parte da evolução espiritual. Teremos de aprender a conhecer e aceitar a lição que cada situação nos conduz. Se obtassemos pela via do amor e carinho, mesmo com desencontros poderiamos aprender a amar.
Visualizando o encontro, o desencontro pode ser um passo para o encontro.  :)  Não é complicado: quando existe um desencontro e isso mexe com nossos sentimentos, tomamos consciência da sua importância na nossa evolução, daí que passamos a desejar de tal maneira o encontro que, quando ele se proporcionar, sera o elo que faltava para subir a escada da luz e do carinho, teremos mais tolerância e mais paciência e sentiremos mais amor.
Como se costuma dizer: "Só quando se perde, se dá valor!" Familias desencontradas podem levar a uma consciencialização desses desencontros, despoltando a necessidade de união.
Agindo em prol da união, poderemos transformar os desencontros em unificação. Ajudamos a nossa evolução e a do outro.
Um abraço com muita luz
Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: kaiserine em 31 de Maio de 2006, 03:00
De novo Olá
Mas não resisti a partilhar este meu poema convosco.

Obrigado pela atenção
Um abraço com muita luz


Eternidade
 
Eternidade  que os pobres mortais terrenos buscam, sem quererem ter consciência que, no final, somos, de verdade IMORTAIS.
O espirito em plena aprendizagem, veste o seu fato mortal para aprender e vencer. Vencer a carne e o materialismo para ganhar o direito á sua própria imortalidade. Amando-se e ao outro ganha creditos que o fazem subir as escadas da LUZ, ENERGIA e IMORTALIDADE.
Que buscas?
Quem és?
Que necessitas aprender?
Como ensinas?
No teu coração estão as respostas. Meditação, encontros e desencontros, sentir e AMAR. Degraus... de uma escada sem limite!
Portas.... de muitas salas iluminadas!
Janelas.... de uma só casa!
Olho as estrelas e a lua e o sol, as nuvens e sinto-me parte de todo o Universo.
Sentir Amor dentro do meu peito, abrir as mãos e solta-lo para o Infinito, para ti....
Encontrei-te, parte de mim, luz da minha luz, longe e tão perto. Separados mas unidos,
SEMPRE!
 
Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: andreia em 02 de Junho de 2006, 22:59
Olá Kaiserine!  :D

Antes de mais obrigada pelo poema que partilhaste connosco, para além do valor que tem por ter sido escrito por ti enquadra-se perfeitamente no tema abordado... espero que este poema seja o primeiro de entre muitos que não resistas a partilhar com o forum.  ;)

Realmente a nossa vida é pautada constantemente por encontros de desencontros, e com eles aparece sempre um ensinamento, mesmo quando na altura não se dá conta nem valor ao mesmo. Aprendemos sempre, hoje ou amanha, este é-nos sempre útil na nossa evolução. Por este motivo não concordo quando dizes que É de lamentar que tantas familias se encontrem "desencontradas", pois por algum motivo isso está a acontecer... talvez como tu dizes precisamos de perder para dar valor...

Para além disso, os momentos de desencontros levam-nos muitas mais vezes a fazer reflexões sobre a vida que se tornam muito úteis no nosso aprendizado... para mim aprendemos muito com os encontros... mas ainda mais com os desencontros, mesmo que dolorosos.

Beijinhos com carinho  :-* :-*

Andreia
Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: kaiserine em 04 de Junho de 2006, 20:56
Ola Andreia

Muito obrigado pelas calorosas palavras.  :)

Também concordo que os desencontros são úteis á nossa aprendizagem e que, podemos aprender muito com eles.
Eu só os lamento porque, temos duas opções de aprendizagem: pela consciencialização ou pela dor! Desencontros na familia é aprendizagem pela dor e pela dor mais profunda porque vem de dentro do nosso primeiro núcleo de escolha. É muito doloroso pensar que dois irmãos não se falam, que o filho maltrata os pais, ou outra qualquer dolorosa situação.
Quando dois seres unidos por laços familiares se desencontram e, preferem afastarem-se a identificar o que os levou a essa atitude, nenhum deles evolui.
Sómente pela consciencialização do, atrevo-me a dizer, karma, e identificação do meio para a evolução, poderemos aprender, como tal posso lamentar um desencontro mas, também sei que só teremos a ganhar com ele.

Um abraço com muita luz

Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: andreia em 04 de Junho de 2006, 22:07
Olá Kaiserine!  :D

Compreendo o teu lamento em forma de tristeza, porque ninguém fica indiferente à falta de entendimento nos relacionamentos familiares. Estas situações são difíceis de serem vividas com pessoas que nos são “exteriores”, quanto mais quando estas acontecem no nosso núcleo familiar.

No entanto, quando estas aparecem na nossa vida são como que “exames” ao qual somos submetidos para sabermos se estamos aptos a subir mais um degrau na nossa escalada rumo à perfeição. Se passamos, seguimos em frente a nossa caminhada, se não passamos sofremos as consequências dos nossos actos. De qualquer forma, mesmo quando não passamos no “exame” logo à primeira, não somos expulsos da escola é preciso sim que continuemos a estudar de forma a obtermos um resultado melhor no próximo. E tal como nos exames normais se já estudaste algo para o primeiro exame o teu estudo neste segundo exame já será mais facilitado. Assim, seja o resultado positivo ou negativo existe sempre evolução... não sobes o degrau mas ganhas lanço... e isso já é um começo.

Por este motivo é que a reencarnação é uma benção de Deus, pois temos a possibilidade de reconciliação com o passado, mesmo não tendo consciência dos acontecimentos pelos quais passamos, inconscientemente trazemo-los armazenados dentro de nós.

Beijos de coração  :D

Andreia
Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: SB em 05 de Junho de 2006, 13:15
Olá Kaiserine,

A Andrea deixou-te palavras de extremo conforto e sabias, acrescento apenas que o degrau invivel que ja subiste se encontra precisamente na hora de lamentarmos algo que ainda assim nos magoa tanto!

Porque ao lamentarmos, tomamos consciencia já da causa/efeito em nós. Da-nos oportunidade de subirmos um degrau no nosso conhecimento abrindo a Porta da hulmidade, e acredita que nos engradece em muito!  ;)

Bem hajas Kaiserine
Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: kaiserine em 06 de Junho de 2006, 20:19
Ola Andreia e Susana

Muito obrigado pelas vossas palavras de sabedoria.

A meditação, o rezar, o visualizar, as mandalas, são caminhos tomados para o perdão (entre outros sentimentos). Penso que, mesmo sendo só um a tomar a decisão do perdão, poderá ajudar o outro a aproximar-se, se disso houver necessidade, para que ambos elevem seus espiritos.
Acredto que sentimentos vindos do coração poderão atingir o coração do outro.
Se desejarmos a reconcialiação também poderá ser o melhor para a evolução.
Teremos de saber (sentir) se devemos "remar contra a maré" ou ir ao "sabor dela".
Este dilema poderá confundir alguns irmãos mas, se meditarmos sobre o que, de verdade, desejamos, saberemos o caminho a tomar.
Tanto existe evolução no aceitar o desencontro como em o recusar. Tudo é pessoal, cada um deverá tomar suas propris decisões, baseadas, sempre, no seu intimo, no seu proprio encontro pessoal, dentro de si mesmo.
Esta frase retirada d' A questão nº 766 de O Livro dos Espíritos: "Deus fez o homem para viver em sociedade e deu-lhe a palavra e todas as demais faculdades necessárias ao relacionamento". indicada pela Andreia, também nos dá a resposta ao que fazer, quando sózinhos não consiguimos decidir o que fazer. Porque vivemos em sociedade e nela poderemos encontrar todas as ferramentas para o bem comum e pessoal.
Mostrando respeito pelo sentimento do outro, mostramos o mesmo respeito por nós mesmos.

Concordo quando dizes, Andreia que, não esquecemos a materia estudada mas, até que ponto eu posso ter uma nota positiva no teste se o meu irmão, pai, filho, mãe..., vão chumbar???  :(

Um abraço com muita luz  :-*

Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: andreia em 07 de Junho de 2006, 10:16
Olá Kaiserine!  :D

O "professor" é Deus e não os teus familiares, eles são a tua prova. Mesmo que eles te "chumbem" desde que recebas esse "chumbo" deles com amor e sem nunca desistires de os conquistar, o teu exame é positivo... quando muito eles é que não passam.

O teu amor por eles mais cedo ou mais tarde quebra as barreiras que possam existir.

Beijinhos com carinho :D

Andreia
Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: kaiserine em 07 de Junho de 2006, 10:37
Obrigado Andreia

Das-me palavras de esperança.
Talvez eu seja um pouco impaciente e, quando não vejo a luz, duvido!  :)

Um abraço com muita luz pra ti
Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: andreia em 07 de Junho de 2006, 11:23

Não desistas Kaiserine... enche-te de amor que lhes vais chegar ao coração... e se o desanimo se abater sobre ti, lembra-te sempre Ele está contigo.

Beijinhos  ;)

Andreia
Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: Peregrino em 07 de Junho de 2006, 11:30

Olá  :)

Pode ser que ajude a prece de Francisco de Assis que coloquei no outro tópico.
A mim ajuda sempre que a releio.

http://www.forumespirita.net/forum/index.php?topic=2672.msg10794;topicseen#msg10794 (http://www.forumespirita.net/forum/index.php?topic=2672.msg10794;topicseen#msg10794)

Bjs.  :)
Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: SB em 07 de Junho de 2006, 18:15
;)
Título: Re: Relacionamento: encontros e reencontros
Enviado por: kaiserine em 08 de Junho de 2006, 21:01
 :)
voces são o maximo!  :-*
muito obrigado pela energia positiva que emanam

Um abraço com muita luz