Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Reencarnação => Tópico iniciado por: FENet em 30 de Abril de 2006, 15:13

Título: É necessário reencarnar para evoluir?
Enviado por: FENet em 30 de Abril de 2006, 15:13
É através da reencarnação que evoluimos, e Deus nos dá a oportunidade de resgatar as nossas "dividas", pois doutra forma não sonseguiriamos ficar em paz sem fazermos o bem a quem fizemos o mal em outras vidas.
A reencarnação é necessária até que o Espírito atinja o estado de Espírito Puro, ai, já não está sujeito à reencarnação, salvo situações de missão

Excerto do Livros dos Espíritos:

175-a Não se seria mais feliz permanecendo na condição de Espírito?
“Não, não; estacionar-se-ia e o que se quer é caminhar para Deus.”
Título: Re: É necessário reencarnar para evoluir?
Enviado por: Antero em 30 de Abril de 2006, 15:57
O homem precisa acreditar.
Precisa não no sentido de deve, tem obrigação, mas precisa por ter necessidade.

      Em buscas de respostas que nunca virão, procuramos justificar nossa "passagem" pela Terra. Desde que o homem passou a divulgar suas idéias por escrito, questiona as razões da vida, da pré-vida e do pós vida.

      Os faraós e os homens ricos do antigo Egito, por exemplo, ganhavam tumbas espaçosas, onde eram depositados utensílios e alimentos para a viagem que fariam e para a nova vida. Lógico que nada levavam e aí está a fúria dos caçadores de tesouros para comprovar.

      A Bíblia popularizou as idéias de Céo e Inferno e, depois dela, centenas de outras crenças surgiram aprimorando esses conceitos ao bel-prazer dos seus "estudiosos", na verdade livres intérpretes.

      Allan Kardeck organizou e ocidentalizou o conceito de reencarnação. Estamos aqui nos tornando melhores, corrigindo nossos erros, melhorando como seres humanos. É através da reencarnação que evoluímos nosso espírito.

      É confortável se pensar assim. Não somos átomos de carbono que se reagrupam após a decomposição do físico. Continuamos viajando pelas dimensões e, na próxima oportunidade, teremos chance de corrigir nossos erros, de sermos mais amorosos, mais companheiros, mais solidários. A alma, o espírito, não morrerá. Melhores a cada geração, um dia seremos iluminados e mereceremos um lugar na eternidade do paraíso, ao lado de Deus.

      Se é assim, por que a cada geração o mundo se torna mais violento?

      A população mundial atual é maior do que a soma de mortos de várias gerações e só aumenta. Isso só é possível com o nascimento de novos espíritos. Como e onde nascem esses novos espíritos?

      A reencarnação não explica o início. Tudo bem que podemos ser melhores, mas por que nascemos da primeira vez? Que missão é essa?

      Basta crer, é mais simples, mais barato e menos doloroso.