Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • O que é o espiritismo »
  • Reencarnação »
  • A reencarnação e suas fontes históricas

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 4   Ir para o fundo

Autor Tópico: A reencarnação e suas fontes históricas  (Lida 52325 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedro

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 66
  • Participação: 0
  • Pedro is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2
A reencarnação e suas fontes históricas
« em: 06 de Junho de 2005, 22:26 »
+2Gostou?
Olá a todos.

"A Reencarnação na história

A doutrina das vidas sucessivas ou reencarnação é chamada também de Palingenesia, de duas palavras gregas, Palin, de novo, gênese, nascimento. Ela foi formulada desde a aurora da civilização na Índia. Encontra-se nos Vedas: " Da mesma forma que nos desfazemos de uma roupa usada para pegar uma nova, assim a alma se descarta de um corpo usado para se revestir de novos corpos."

Pitágoras foi o primeiro a introduzir na Grécia a doutrina dos renascimentos da alma que tinha conhecido em suas viagens no Egito e na Pérsia. Platão adotou a idéia pitagoriana da Palingenesia: "É certo que os vivos nascem dos mortos; que as almas dos mortos renascem ainda." (Phèdre)

A escola néo-platônica da Alexandria ensinava a reencarnação precisando a vantagem desta evolução progressiva para as condições da alma. Plotino, o primeiro de todos, a revê várias vezes no curso de suas Eneidas. É um dogma, disse ele, muita antigo e universalmente ensinado que, se a alma comete faltas, é condenada a expiá-las submetendo-se a punições nos infernos tenebrosos, depois do que é admitida a voltar em um novo corpo para recomeçar suas provas. "A providência de Deus, escreveu Plotino, assegura a cada um de nós a sorte que lhe convém e que é harmônica com seus antecedentes, segundo suas existências sucessivas." Jamblico acrescenta: "Assim as penas que nos afligem são freqüentemente castigos de um pecado do qual a alma se rende culpada em sua vida anterior. Algumas vezes, a razão do castigo nos é ocultada por Deus, mas nós não devemos duvidar de sua justiça."

Entre os romanos que adquiriram a maior parte de seus conhecimentos na Grécia, Virgílio exprime claramente a idéia da Palingenesia neste termos: " Todas as almas, ainda que por milhares de anos tenham retornado à roda desta existência (no Elísios ou no Tartaro), Deus as chama em numerosos enxames ao rio Léthé, a fim de que, privadas de recordações, revejam os lugares superiores e convexos e comecem a querer voltar ao corpo."

Os Gauleses acreditavam nas vidas sucessivas. César escreveu na Guerra de Gales: "Uma crença que eles buscam sempre estabelecer, é que as almas não perecem de forma alguma e que após a morte elas passam de um corpo para outro."

Em suas obras, o historiador Joseph fez profissão de sua fé na reencarnação; relata que essa era a crença dos Fariseus. O Pe. Didon o confirma nestes termos, em sus "Vida de Jesus: "Então crê-se, entre o povo (judeu) e mesmo nas escolas, no retorno à vida da alma dos mortos." O sábio beneditino Dom Calmet se exprime assim em seus Comentário, sobre essa passagem das Escxrituras: "Vários doutores judeus crêm que as almas de Adão, Abrâo, Phinées, animaram sucessivamente vários homens de sua nação." O Talmud ensina que a alma de Abel passou ao corpo de Seth e mais tarde ao de Moisés. O Zoar diz: "Todas as almas são submetidas às provas da transmigração" e a Cabala: "São os renascimentos que permitem aos homens se purificar."

Os judeus acreditavam que o retorno de Elias sobre a Terra devia preceder o do Messias. Isto porque, no Evangelho, quando seus discípulos perguntaram a Jesus se ele voltaria, Ele respondeu afirmativamente dizendo: "Elias já veio e não o reconheceram, mas eles lhe tem feito tudo o que havia sido predito." E seus discípulos compreenderam, diz o Evangelista, que era de João que lhes falava.

Um dia, Jesus perguntou a seus discípulos o que diziam dele no povo. Eles respondem1: "Uns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros Jeremias, ou qualquer um dos antigos profetas que vieram ao mundo." Jesus, longe de os dissuadir, como se eles estivessem falando coisas imaginárias, se contenta em acrescentar: " E vós, quem acreditam que sou?" Quando encontram o cego de nascença, seus discípulos lhe perguntam se esse homem nasceu cego por causa dos pecados de seus pais ou dos pecados que ele tinha cometido antes de nascer. Eles acreditavam então na possibilidade da reencarnação e na possível preexistência da alma. Sua linguagem fazia mesmo crer que essa idéia estava difundida entre o povo, e Jesus parecia autorizá-la, em vez de combatê-la; Ele fala das numerosas moradas de que se compõe a casa do Pai.

Lemos no Evangelho de João: " Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, um dos principais judeus. Esse homem veio de noite encontrar Jesus e lhe disse: "Mestre, sabemos que tu és um doutor vindo da parte de deus, porque ninguém poderia fazer os milagres que tu fazes se Deus não estivesse com ele." Jesus lhe respondeu: "Em verdade, eu te digo que se um homem não nascer da água e do espírito. ele não pode entrar no reino de Deus. Aquele que nasceu da carne é carne, e aquele que nasceu do espírito é espírito. Não se espante de nada disso que te digo; é preciso que vós nasçais de novo. O vento sopra onde quer, e tu ouves o ruído, mas não sabes donde ele vem nem para onde ele vai. O mesmo ocorre de todo homem que nasceu do espírito."

Entre os Hebreus, a água representava a essência da matéria, e quando Jesus adianta que o homem deve renascer da água e do espírito, não é como se dissesse que deve renascer da matéria e do espírito, quer dizer em corpo e em alma?

De todos os Padres da Igreja, Orígenes é o que afirmou de forma mais precisa, em numerosas passagens de seu Princípios (livro 1°), a reencarnação ou renascimento das almas. Sua tese é esta: "A justiça do Criador deve aparecer em todas as coisas." São Jerônimo, por seu lado, afirma que a transmigração das almas fazia parte dos ensinamentos revelados a um certo número de iniciados. Em suas Confissões, santo Agostinho nos diz: "Minha infância não sucedeu a uma outro idoso morto antes dela?... Mesmo antes desse tempo, tinha já estado em qualquer parte? Fui alguma pessoa qualquer?"

Ainda no século quinze, o cardeal Nicolas de Cusa "sustentava em pleno Vaticano a teoria da pluralidade das existências da alma e dos mundos habitados, não somente com o assentimento, mas com os encorajamentos sucessivos de dois papas: Eugênio IV e Nicolau V." Malgrado esta exceção, a doutrina das vidas sucessivas permaneceu velada por toda a duração da idade média, porque estava severamente proscrita pela Igreja.

É preciso esperar os tempos modernos e a liberdade de pensar e discutir para que isso reaparecesse. Leibnitz, estudando o problema da origem da alma, admitiu que o princípio inteligente, sob a forma de mônada, tinha podido se desenvolver no reino animal. Numerosos pensadores se reuniram à reencarnação: Dupont de Nemours, Charles Bonnet, Lessing, Constant Savy, Pierre Leroux, Fourier, Jean Reynaud. A doutrina das vidas sucessivas foi vulgarizada para o grande público por autores como Balzac, Théophile Gautier, George Sand e Victor Hugo."

Retirado do site www.espirito.org.br

Com amizade.
Pedro

Registado

Offline Peregrino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1264
  • Participação: 2
  • Peregrino barely matters.Peregrino barely matters.
  • Sexo: Masculino
  • Compreende, Perdoa e Ama Sempre!
  • Relevância: +58
    • Esp
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #1 em: 16 de Junho de 2005, 19:26 »
0Gostou?

Olá, Pedro,

sim, a reencarnação está na história, pois a verdade ninguém consegue ignorar por muito tempo.
Já na Biblia, muitas passagens revelam esta fé na reencarnação.
Lembrei me agora de uma, se permites, gostaria de acrescentar à tua exposição.

Um abraço.

Pg  :)


A escada de Jacob


Biblia, Gênesis XXVIII/12-17:

Começou a sonhar, e eis que havia uma escada posta da terra e seu topo tocava nos céus; e eis que anjos de Deus subiam e desciam por ela.

Por cima estava Deus que lhe disse: «Esta Terra, na qual te deitaste, dar-ta-ei assim como à tua posteridade. A tua posteridade será tão numerosa como o pó da terra (...) Estou contigo e proteger-te-ei para onde quer que vás, e reconduzir-te-ei a esta terra, pois não te abandonarei antes de fazer o que prometi.»

Jacob acordou do sono e disse «O Senhor está realmente neste lugar e eu não o sabia!».
«Aqui é a casa de Deus e aqui é a porta do Céu».


A Escada de Jacob é um símbolo que nos mostra que só chegaremos à perfeição (=reino dos Céus, morada de Deus) se galgarmos degrau por degrau a escada da vida.

È o símbolo do caminho para a perfeição, da busca para o aperfeiçoamento moral.

O símbolo dos ciclos evolutivos e involutivos da vida num perpétuo fluxo e refluxo através das sucessivas reeencarnações e desencarnações, nascimentos e mortes.

Se relermos a pasagem da Gênese à luz da reencarnação, por "tua posteridade" e por "reconduzir-te-ei a esta terra" entendermos as vidas sucessivas do mesmo Espírito, então verificaremos o alcance desta promessa de Deus: «Estou contigo e proteger-te-ei para onde quer que vás, pois não te abandonarei antes de fazer o que prometi».

Que promessa?
Guiar-nos pelos caminhos da evolução, até à plenitude espiritual.



« Última modificação: 16 de Junho de 2005, 19:28 by Peregrino »
Registado

Offline Liana

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 805
  • Participação: 72
  • Liana is awe-inspiring!Liana is awe-inspiring!Liana is awe-inspiring!Liana is awe-inspiring!Liana is awe-inspiring!Liana is awe-inspiring!Liana is awe-inspiring!Liana is awe-inspiring!Liana is awe-inspiring!Liana is awe-inspiring!Liana is awe-inspiring!Liana is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • N
  • Relevância: +42
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #2 em: 15 de Novembro de 2005, 04:14 »
0Gostou?
Olá amigos

A crença na reencarnação já faz parte das religiões orientais

há milhares de anos. Mas e no Ocidente? A idéia de reencarnação

pode ser encontrada na Bíblia?

Não podemos confundir reencarnação com ressurreição e nem com metempsicose. A reencarnação propriamente dita é a volta da alma ao plano físico, em um novo corpo material. A ressurreição é tese superada e não encontra respaldo nos princípios da lógica mais elementar. Como conceber que um corpo já transformado em "simples pó" pode retornar a sua forma antiga e, de novo, servir de instrumento ao espírito? Isso, por certo, contraria também os princípios mais elementares da ciência.

A metempsicose é uma palavra de origem grega – metempsycosis – que significa a transmigração do espírito de um corpo para outro. Na Índia, até nossos dias, admite-se a reencarnação da alma em corpos humanos, podendo a mesma retroagir e reencarnar em corpos de animais. Pela teoria da metempsicose, as reencarnações dos espíritos se processam em corpos humanos, mas também em corpos de animais.

Perante o espiritismo, dentro da mais cristalina lógica, a alma não pode regredir. Pode estacionar, mas a evolução do espírito não admite retrocesso. Assim sendo, o espiritismo admite a reencarnação como o processo das existências sucessivas, retomando o espírito o vaso físico, mas do mesmo ponto evolutivo em que se encontra para um novo aprendizado ou para restabelecer o equilíbrio perdido em fases pretéritas.

Historicamente falando, a teoria da reencarnação é tão antiga como a história do próprio homem. Atribui-se à metempsicose o dealbar da teoria da reencarnação. Os povos orientais sempre se mostraram sensíveis à crença na reencarnação, aceitando-a e atribuindo-lhe um grande destaque religioso. O budismo e várias seitas hindus sempre acataram a reencarnação da alma.

O mesmo podemos dizer dos primeiros cristãos, dos antigos egípcios e dos antigos gregos, que tinham na reencarnação um dos pontos básicos de suas crenças. No Tibet, o Dalai Lama é considerado a reencarnação do seu antecessor. Pitágoras, o grande matemático (qual o estudante que não se recorda do teorema de Pitágoras?), afirmava ter sido, em encarnações passadas, Euforbos, filho de Pantos. Sócrates e Platão, eminentes filósofos da velha Grécia, eram adeptos dos princípios espiritualistas e admitiam plenamente a tese da reencarnação. Os judeus também eram reencarnacionistas.




A reencarnação na Bíblia

No evangelho de Mateus (16:13), há referência expressa sobre a reencarnação. Vejamos: quando Jesus chegou às portas da Caesarea Philippi, perguntou aos seus discípulos: quem os homens dizem que eu sou? Eles responderam: "uns dizem que tu és João Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias ou um dos profetas". Essa resposta indica que os judeus acreditavam na imortalidade da alma e na sua reencarnação.

Também célebres figuras da Roma antiga eram notoriamente adeptos da reencarnação. Cícero, Virgílio, Ovídio e o próprio Julio Cesar defendiam os princípios da imortalidade da alma e do seu regresso à matéria. Os Celtas, que habitavam um território que se estendia do País de Gales à França, também incorporaram à sua cultura a teoria reencarnacionista.

O próprio Kardec reconhecia ter sido, em uma de suas encarnações, um sacerdote druida, motivo que fez com que adotasse o pseudônimo Allan Kardec. Sim, meus amigos, incontáveis relatos de reencarnação estão consignados na Bíblia Sagrada e também são expressivos e valiosos os depoimentos de grandes santos e doutores da igreja.


A reencarnação e a Igreja

Orígenes, sábio cristão e mestre da igreja, ensinava que "todas as almas chegam a este mundo fortalecidas pelas vitórias ou debilitadas pelas derrotas de uma vida pregressa.

O seu lugar neste planeta é determinado por seus méritos ou deméritos do passado". Essa assertiva do sábio Orígenes traduz sua ampla confissão da sua crença viva na reencarnação da alma.

São Clemente, de Alexandria, era adepto fervoroso da teoria da reencarnação e isso pode ser facilmente encontrado em muitos de seus escritos.

Em favor da teoria reencarnacionista, São Gregório, Bispo de Nissa, afirmou que "a alma precisa purificar-se e isso não acontecendo durante a vida na Terra, deve ser realizado em outras vidas futuras".

Santo Agostinho, no seu livro Confissões, chegou a interpelar a si mesmo: "não vivi em outro corpo antes de entrar no ventre de minha mãe?" Eis aqui provada, por sua própria confissão, a crença de Santo Agostinho na sua própria reencarnação.

Somente em 553, durante o Concílio de Constantinopla, graças às artimanhas da imperatriz Theodora, que exerceu forte influência em seu esposo – o Imperador Justiniano –, é que a reencarnação tornou-se heresia e seus adeptos passaram a ser perseguidos. Apesar disso e das perseguições que se seguiram aos então considerados "hereges", muitos doutores da igreja continuaram acreditando e divulgando os legítimos princípios da reencarnação. Em nossos dias, no seio da igreja contemporânea, cultos sacerdotes, em caráter sigiloso, continuam aceitando a tese reencarnacionista. Conheci o prezado e saudoso padre Gregório. Cheguei a dialogar com o mesmo e confessou-me ele que aceitava a reencarnação do espírito e, para minha maior alegria, tirou do bolso de sua batina e mostrou-me uma foto do nosso Chico Xavier. Sim, meus amigos, o espiritismo tem como pedra angular a reencarnação que, racionalmente, explica todos os meandros da evolução do espírito.
Por Domério de Oliveira/Revista Cristã de Espiritismo

Abraços fraternos

Liana


Registado
S

Offline FENet

  • Webmaster
  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2269
  • Participação: 110
  • FENet is awe-inspiring!FENet is awe-inspiring!FENet is awe-inspiring!FENet is awe-inspiring!FENet is awe-inspiring!FENet is awe-inspiring!FENet is awe-inspiring!FENet is awe-inspiring!FENet is awe-inspiring!FENet is awe-inspiring!FENet is awe-inspiring!FENet is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • The eyes of truth are always watching you...
  • Relevância: +369
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #3 em: 30 de Abril de 2006, 15:16 »
0Gostou?
A doutrina das vidas sucessivas, ou reencarnação, é também chamada palingenesia, de duas palavras gregas - palin, de novo, e genesis, nascimento. Foi formulada nos albores da civilização, na Índia. Os povos da Ásia e da Grécia acreditaram na imortalidade da alma e procuravam saber se fora criada no momento do nascimento ou se existia antes. Nos Vedas e nos Bhagavad Gita encontram-se citações sobre a pluralidade das vidas. A religião da Pérsia, o mazdeísmo, apresentava uma concepção muito elevada, a da redenção final, após várias provas expiatórias. Platão apresenta, no Fedon, a teoria das vidas sucessivas, na afirmação "aprender é recordar".
A escola neo-platónica de Alexandria, com Plotino, Porfírio e Jâmblico, ensinava a reencarnação. Os romanos, através de Virgílio e Ovídio, falam das vidas sucessivas. 
Os gauleses praticavam a religião dos druidas e acreditavam na unidade de Deus e nas vidas sucessivas. Descartes, Leibnitz e Kant tiveram certa intuição dessa doutrina.
O bramanismo, o budismo, o druidismo, o islamismo baseiam-se na crença das vidas sucessivas.
O cristianismo primitivo não abriu excepção à regra. Orígenes, Clemente de Alexandria e a maior parte dos cristãos dos primeiros séculos admitiam a doutrina da palingenesia.

Registado

Offline Antero

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 13
  • Participação: 0
  • Antero has no influence.
  • Relevância: 0
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #4 em: 30 de Abril de 2006, 15:40 »
0Gostou?
A REENCARNAÇÃO NA BÍBLIA E NOS EVANGELHOS
A ideia das vidas anteriores era geralmente admitida entre os hebreus.

A Bíblia e os Evangelhos apresentam inúmeras citações que indicam a doutrina das vidas sucessivas.

Isaías, cap. XXVI, v.19: "Aqueles do vosso povo a quem a morte foi dada viverão de novo; aqueles que estavam mortos em meio a mim ressuscitarão".

Job, cap. XIV, v.10 a 14: "Quando o homem está morto, vive sempre; acabando os dias da minha existência terrestre, esperarei, porquanto a ela voltarei de novo".

S. Mateus, cap. XVI, v.13 a 17 - S. Marcos, cap. VIII, v. 27 a 30: "... porque uns diziam que João Baptista ressuscitara dentre os mortos; outros que aparecera Elias; e outros que um dos antigos profetas ressuscitara...".

S. Mateus, cap. XVII, v.10 a 13; S. Marcos, cap. IX, v.11 a 13: "... É verdade que Elias há-de vir e restabelecer todas as coisas, mas eu vos declaro que Elias já veio e eles não o conheceram e o trataram como lhes aprouve... Então seus discípulos compreenderam que fora de João Baptista que ele falara".

S. João, cap. III, v.1 a 12: "... Jesus lhe respondeu: "Em verdade, em verdade, digo-te, ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo".

Disse-lhe Nicodemos: "Como pode nascer um homem já velho? Pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, para nascer segunda vez?". Retorquiu-lhe Jesus: ... "Não te admires de que eu te haja dito ser preciso que nasças de novo"...

Respondeu-lhe Nicodemos: "Como pode isso fazer-se?". Jesus lhe observou: "Pois quê! És mestre em Israel e ignoras estas coisas?"...

Esta última observação de Jesus demonstra que a reencarnação era ensinada aos intelectuais da época.

Existiam ensinos secretos, reservados aos iniciados, que foram compilados nas diferentes obras dos hebreus e que constituem a Cabala.

Sob o nome de ressurreição, era a reencarnação ponto de uma das crenças fundamentais dos judeus.

Sem o princípio da preexistência da alma e da pluralidade das existências são ininteligíveis, na sua maioria, as máximas do Evangelho. Somente o princípio da reencarnação dará a essas máximas o sentido verdadeiro.


Registado

Offline Antero

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 13
  • Participação: 0
  • Antero has no influence.
  • Relevância: 0
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #5 em: 30 de Abril de 2006, 15:41 »
0Gostou?
REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO DO HOMEM
À medida que o espírito se purifica, o corpo que o reveste aproxima-se igualmente da natureza espírita. Torna-se-lhe menos densa a matéria... menos grosseiras se lhe fazem as necessidades físicas.

Da purificação do espírito decorre o aperfeiçoamento moral para os seres que eles constituem, quando encarnados.

Quanto menos material o corpo, menos sujeito às vicissitudes que o desorganizam. Quanto mais puro o espírito, menos paixões a miná-lo.


Registado

Offline Antero

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 13
  • Participação: 0
  • Antero has no influence.
  • Relevância: 0
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #6 em: 30 de Abril de 2006, 15:47 »
0Gostou?
REFERÊNCIAS:

ANDRADE, Hernani Guimarães.
Reencarnação no Brasil

Notas: (Extraído da Revista Cristã de espiritismo nº 08, páginas 34-35)
Citação de: Liana em 15 de Novembro de 2005, 04:14
Olá amigos

A crença na reencarnação já faz parte das religiões orientais

há milhares de anos. Mas e no Ocidente? A idéia de reencarnação

pode ser encontrada na Bíblia?

Não podemos confundir reencarnação com ressurreição e nem com metempsicose. A reencarnação propriamente dita é a volta da alma ao plano físico, em um novo corpo material. A ressurreição é tese superada e não encontra respaldo nos princípios da lógica mais elementar. Como conceber que um corpo já transformado em "simples pó" pode retornar a sua forma antiga e, de novo, servir de instrumento ao espírito? Isso, por certo, contraria também os princípios mais elementares da ciência.



Abraços fraternos

Liana



Registado

Offline Antero

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 13
  • Participação: 0
  • Antero has no influence.
  • Relevância: 0
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #7 em: 30 de Abril de 2006, 15:49 »
0Gostou?
Citações de Antero e VoYaGeUr

ANOTAÇÕES E INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
(1) AMORIM, Deolindo - O ESPIRITISMO E AS DOUTRINAS ESPIRITUALISTAS, Cap. VI, 3.ª edição, Livraria Ghignone Editora.
(2) DELANNE, Gabriel - A REENCARNAÇÃO, Cap. I e XIV, edição da Federação Espírita Brasileira.
(3) DELANNE, Gabriel - A EVOLUÇÃO ANÍMICA, Introdução, 4.ª Edição da Federação Espírita Brasileira.
(4) DENIS, León - DEPOIS DA MORTE, Parte Segunda, XI - 8.ª edição da Federação Espírita Brasileira.
(5) DENIS, León - O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR, Segunda Parte, Cap. XIII e XVII, 11.ª edição da Federação Espírita Brasileira.
(6) DENIS, León - O ALÉM E A SOBREVIVÊNCIA DO SER, "Estudos sobre a reencarnação ou as vidas sucessivas", 3.ª edição da Federação Espírita Brasileira.
(7) EMMANUEL - A CAMINHO DA LUZ, psicografia de Francisco Cândido Xavier, Cap. III, 4.ª edição da Federação Espírita Brasileira.
(8) EMMANUEL - O CONSOLADOR, psicografia de Francisco Cândido Xavier, questão n.º 148, 4.ª edição da Federação Espírita Brasileira.
(9) KARDEC, Allan - O LIVRO DOS ESPÍRITOS, Parte Segunda, Cap. II e Cap. XI, 44.ª edição da Federação Espírita Brasileira.
(10) KARDEC, Allan - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, Cap. IV, 77.ª edição da Federação Espírita Brasileira.
(11) KARDEC, Allan - O CÉU E O INFERNO, 1.ª Parte, Cap. III, 23.ª edição (popular) da Federação Espírita Brasileira.
(12) KARDEC, Allan - A GÉNESE, Cap. I e XI, 19.ª Edição (popular) da Federação Espírita Brasileira.
(13) MELO, Mário Cavalcanti de e IMBASSAHY, Carlos - REENCARNAÇÃO E SUAS PROVAS, Primeira Parte, pág. 34 da 1.ª edição da Livraria da Federação Espírita do Paraná.

Registado

Offline Adalberto Corveloni

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 135
  • Participação: 3
  • Adalberto Corveloni is working their way up.Adalberto Corveloni is working their way up.Adalberto Corveloni is working their way up.
  • Sexo: Masculino
  • "Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar
  • Relevância: +16
  • Cidade: São Bernardo do Campo
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #8 em: 05 de Setembro de 2008, 03:09 »
0Gostou?
Olá a todos

O Espírito reencarna muitas vezes num mesmo mundo, apropriado ao seu grau de evolução, ou em mundos semelhantes, e em cada nova existência tem a oportunidade de dar um passo na senda do progresso, despojando-se de suas imperfeições. À medida que progride, se nada mais tiver a aprender num mundo, o Espírito passará a reencarnar em outro mundo mais evoluído. E, assim, sucessivamente. Poderá, também, reencarnar em um mundo inferior ao seu grau de evolução, se for para executar ali uma missão que impulsione o progresso de seus habitantes. Até quando?
Muito numerosas são as reencarnações, porque o progresso do Espírito é lento, quase infinito. E não há como delimitar o número de encarnações que um terá que cumprir em cada globo, pois o Espírito evolui mais depressa ou mais devagar, segundo seu livre-arbítrio. Mas certamente há, no programa divino, uma previsão de tempo para que cada humanidade alcance determinado grau médio de progresso. Ao se atingir esse limite, os retardatários serão retirados do meio que progrediu mais e encaminhados para continuar o seu progresso em mundos inferiores, com os quais ainda se afinam. Quando se tornar um puro Espírito, o Espírito não reencarnará mais, justamente porque, já tendo alcançado o progresso possível nos mundos corpóreos, não mais precisará se ligar a um mundo material. III. De uma encarnação para outra
Como, nas diversas encarnações, o espírito é o mesmo, em sua nova existência o homem pode conservar semelhanças de manifestações e traços do caráter moral das existências anteriores. Sofrerá, porém, as modificações dos costumes de sua nova posição social. Ex.: se de senhor ele se torna escravo, suas inclinações poderão ser diferentes e haveria dificuldade em reconhecê-lo, ante a influência do meio, da educação, etc. Também poderá ter melhorado moralmente, poderá ter ocorrido um aperfeiçoamento considerável, que venha a mudar bastante seu caráter. Ex.: de orgulhoso e mau pode ter-se tornado humilde e fraterno, desde que se haja arrependido por compreender o que é verdadeiro e bom.... .... Estudando racionalmente a teoria da reencarnação: - encontramos argumentos filosóficos, científicos e religiosos a embasá-la; - reconhecemos ser ela uma lei divina a nos ensejar o progresso incessante ( pois é a porta sempre aberta aos nossos esforços evolutivos ); - verificamos que nela se evidenciam de modo sublime o poder, a justiça e a bondade de Deus. " Nascer, Morrer, Renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei " ( Frase que se encontra no túmulo de Allan Kardec, em Paris )

Fiquem na Paz

Registado

Offline Viana

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 220
  • Participação: 4
  • Viana might someday be someone...Viana might someday be someone...Viana might someday be someone...Viana might someday be someone...
  • Sexo: Masculino
  • Quem cava um buraco, cair
  • Relevância: +18
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #9 em: 01 de Janeiro de 2009, 20:30 »
0Gostou?
 :o
Meus amigos!
Que baita balaio de gatos, não é mesmo?
Vocês nem podem imaginar o quanto, e por quanto tempo eu venho estudando e pesquisando sobre todas essas coisas concernentes o nascimento, vida e morte; quem sou eu... De onde vim... Porque vim... E o que faço eu aqui, e porque vim parar aqui?
Mas que indissolúvel mistério, não é mesmo? – Nesse exato momento, milhões de seres viventes provavelmente estejam fazendo essa mesma pergunta? E o pior; é que não há nada nesse mundo capaz de responder satisfatoriamente a essas perguntas (o que existe, são apenas meras especulações e nada de concreto).
Não existe nada mais difícil e complicado do que se saber alguma coisa sobre nossas próprias vidas; eu poderia dizer que nasci no dia tal, que tenho tantos anos de vida, mas quanto ao dia da minha morte?
Eu acho que todas as religiões deveriam ter um pouco de humildade e concluir que todas estão no mesmo barco, que todas nada sabem, e determinarem que devam anunciar publicamente a todos os seus fieis, que a melhor coisa a fazer, e darem as mãos e unidas reconhecerem que nada sabemos, e deixarem de estarem a brigar por um status que nenhuma tem que todas são iguais na ignorância dos fatos.
A coisa mais certa nesse mundo, é que ninguém consegue explicar coisa nenhuma; cada um pega uma teoria e sai por aí a espalhar como uma verdade; a cada dia surge mais uma nova religião, e tudo, exatamente, tudo continua com desde o principio; nascemos, sobrevivemos e morremos, e ninguém volta de lá para nos provar coisa nenhuma...
E o pior, é que morreremos, e nada saberemos!  ???


Viana 
;)


Registado
V

Offline aruanda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2393
  • Participação: 9
  • aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!aruanda has great potential!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +153
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #10 em: 01 de Janeiro de 2009, 21:04 »
0Gostou?
Citar
Eu acho que todas as religiões deveriam ter um pouco de humildade e concluir que todas estão no mesmo barco, que todas nada sabem, e determinarem que devam anunciar publicamente a todos os seus fieis, que a melhor coisa a fazer, e darem as mãos e unidas reconhecerem que nada sabemos, e deixarem de estarem a brigar por um status que nenhuma tem que todas são iguais na ignorância dos fatos.

Concordo consigo que as religiões deviam dar as maõs e aproveitar o que cada uma tem de bom e, deixarem de se gladiar porque o que interessa não é a religião que seguimos mas, quem somos e como vivemos.

Citar
Não existe nada mais difícil e complicado do que se saber alguma coisa sobre nossas próprias vidas; eu poderia dizer que nasci no dia tal, que tenho tantos anos de vida, mas quanto ao dia da minha morte?


quanto ao dia da morte não sabemos e ainda bem....
quanto a saber quem fomos...basta analisar quem somos e as nossas tendencias mais e menos positivas para descobrir. O problema é que normalmente não gostamos do que sentimos sobre nós e, portanto preferimos ignorar.

Citar
... nascemos, sobrevivemos e morremos, e ninguém volta de lá para nos provar coisa nenhuma...

Será? você está  a fazer uma afirmação contundente, convencido dessa certeza
Eu posso dizer exactamente o contrario ...e, agora?
Não me parece que a sua afirmação seja plena de certeza...ou melhor, é para si.
Para mim , não é e, pode ter a certeza que não é mesmo.
penso que você diz coisas acertadas para os outros fazerem mas, depois faz afirmações como se fosse dono da veradade.
Continuo a dizer o que já afirmei algures neste fórum...cada um tem a sua verdade e, é com ela que tem que aprender a viver e, se não gostar, tem que procurar outro caminho mas, não podemos nunca afirmar que as nossas ideias são as certas para toda a gente. Sómente são certas para nós mesmos.
Você diz que nunca ninguem voltou e eu digo que sim
você quer provas e eu também.
Quando  provar  a sua Razão...quem sabe não encontra uma resposta?

Citar
E o pior, é que morreremos, e nada saberemos!
 

Pois, mais uma vez somos muito diferentes.
Eu prefiro dizer: felizmente ao morrer vamos saber tudo .
Enfim...um dia talvez cheguemos a um acordo.





Registado
Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda.

Offline Vox

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 161
  • Participação: 0
  • Vox has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +11
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #11 em: 17 de Janeiro de 2009, 12:44 »
+1Gostou?
Olá Amigos!

Olha que coincidência!
Acabei de ler o livro A Reencarnação na Bíblia do Hermínio Miranda pela Editora Pensamento.

É um livro pequenino, mas com um ótimo conteúdo. Ele mostra várias passagens da Bíblia onde se fala claramente sobre reencarnação para "quem tem olhos de ver".

Mesmo depois do concílio de Nicéia foram deixadas algumas brechas, não sei se intencionalmente ou sem querer, que mostram como a reencarnação era um assunto corriqueiro entre os discípulos do Cristo.


E falando do Concílio, eis aqui uma descrição curta de um dos motivos que levaram à retirada dos assuntos reeencarnacionistas da doutrina Cristã:

O imperador Justiniano tem seus méritos, inclusive o de ter construído, em 552, a famosa Igreja de Santa Sofia, obra-prima da arte bizantina, hoje uma mesquita muçulmana.

Era um teólogo que queria saber mais de teologia do que o papa. Sua mulher, a imperatriz Teodora, foi uma cortesã e se imiscuía nos assuntos do governo do seu marido, e até nos de teologia.

Contam alguns autores que, por ter sido ela uma prostituta, isso era motivo de muito orgulho por parte das suas ex-colegas. Ela sentia, por sua vez, uma grande revolta contra o fato de suas ex-colegas ficarem decantando tal honra, que, para Teodora, se constituía em desonra.

Para acabar com esta história, mandou eliminar todas as prostitutas da região de Constantinopla – cerca de quinhentas.

Como o povo naquela época era reencarnacionista, apesar de ser em sua maioria cristão, passou a chamá-la de assassina, e a dizer que deveria ser assassinada, em vidas futuras, quinhentas vezes; que era seu carma por ter mandado assassinar as suas ex-colegas prostitutas.

O certo é que Teodora passou a odiar a doutrina da reencarnação. Como mandava e desmandava em meio mundo através de seu marido, resolveu partir para uma perseguição, sem tréguas contra essa doutrina e contra o seu maior defensor entre os cristãos, Orígenes, cuja fama de sábio era motivo de orgulho dos seguidores do cristianismo, apesar de ele ter vivido quase três séculos antes.

Como a doutrina da reencarnação pressupõe a da preexistência do espírito, Justiniano e Teodora partiram, primeiro, para desestruturar a da preexistência, com o que estariam, automaticamente, desestruturando a da reencarnação.

Em 543, Justiniano publicou um édito, em que expunha e condenava as principais idéias de Orígenes, sendo uma delas a da preexistência.

Fonte:http://www.espiritismogi.com.br/colunistas/reencarnacao_concilio.htm

Muito interessante!

Abraço fraterno!


« Última modificação: 17 de Janeiro de 2009, 12:47 by Vox »
Registado

Offline TatiZveiter

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 27
  • Participação: 0
  • TatiZveiter has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • Toda oportunidade
  • Relevância: +3
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #12 em: 19 de Janeiro de 2009, 12:48 »
0Gostou?
Olá amigos, paz a todos!

Como muito bem escreveram vários companheiros, a reencarnação é citada e faz parte das crenças religiosas nas várias culturas orientais. Já na Bíblia é citada em vários pontos, e como o amigo referiu, a "escada de Jacó" é uma das passagens onde se vê com bastante clareza toda a filosofia do processo reencarnatório, o "subir e descer" dos degraus...

Ao mesmo tempo, surge em minha menta a pergunta que não quer calar: por quê, na contramão de todas as outras crenças religiosas, o Catolicismo não admite o processo da reencarnação? E, pelo contrário, ensina aos que o seguem que só há esta e somente esta vida, e que depois do desencarne tudo se encerra, independente dos erros que a pessoa haja cometido? Discrimina de maneira insatisfatória aqueles que tiveram uma existência produtiva daqueles que optaram por caminhar no erro, mas somente os separa em "Céu" e "inferno"... Como pode atender aos questionamentos dos seus seguidores, ensinando a Amor Maior do Cristo, se não mostram que uma de Suas demonstrações de Amor é justamente a possibilidade de conhecermos e repararmos nossos erros, numa pórxima existência na carne?
     
Estou lendo um livro que fala a respeito do processo evolutivo do espírito, suas provações e expiações: chama-se, se maneira bem oportuna, " A Escada de Jacó", psicografado por Carlos A. Baccelli, pelo espírito Inacio Ferreira. É uma leitura agradável e ao mesmo tempo bastante instrutiva, deixo a minha sugestão a todos.

Um abraço fraterno, fiquem na paz!

Registado

Offline Viana

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 220
  • Participação: 4
  • Viana might someday be someone...Viana might someday be someone...Viana might someday be someone...Viana might someday be someone...
  • Sexo: Masculino
  • Quem cava um buraco, cair
  • Relevância: +18
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #13 em: 19 de Janeiro de 2009, 13:40 »
0Gostou?
Citação de: TatiZveiter em 19 de Janeiro de 2009, 12:48
Olá amigos, paz a todos!

Como muito bem escreveram vários companheiros, a reencarnação é citada e faz parte das crenças religiosas nas várias culturas orientais. Já na Bíblia é citada em vários pontos, e como o amigo referiu, a "escada de Jacó" é uma das passagens onde se vê com bastante clareza toda a filosofia do processo reencarnatório, o "subir e descer" dos degraus...

Ao mesmo tempo, surge em minha menta a pergunta que não quer calar: por quê, na contramão de todas as outras crenças religiosas, o Catolicismo não admite o processo da reencarnação?


Um abraço fraterno, fiquem na paz!


--------------------------------------

 :)
Olá respeitavel amiga TatiZveiter, por favor, permita-me a honra em poder estar com você?
Porém permita-me também corrigir um pequenino equivoco, na sua afirmação "por quê, na contramão de todas as outras crenças religiosas, o Catolicismo não admite o processo da reencarnação"?
Com todo o respeito que você merece, mas não é somente o catolicismo que rejeita a reencarnação; mas todas as religiões evangélicas, pois eu a todas elas conheço a fundo!

Por favor, desculpe-me.

Grato por me conceder sua atenção.

Viana


« Última modificação: 19 de Janeiro de 2009, 13:49 by Viana »
Registado
V

Offline hcancela

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3121
  • Participação: 209
  • hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!
  • Relevância: +683
  • País: Portugal
Re: A reencarnação e suas fontes históricas
« Responder #14 em: 19 de Janeiro de 2009, 14:13 »
0Gostou?
Olá amigos(as)

A todos um grande dia.

Ver video

SAUDAÇÕES FRATERNAS
CANCELA

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 4   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
A VERDADE E SUAS FACES

Iniciado por Espiritaonline Artigos Espíritas

0 Respostas
2964 Visualizações
Última mensagem 25 de Setembro de 2008, 18:53
by Espiritaonline
Como manter suas Resoluções para o Ano Novo

Iniciado por *Leni* O Evangelho Seg. Espiritismo

2 Respostas
3993 Visualizações
Última mensagem 31 de Dezembro de 2008, 14:27
by *Leni*
A RESISTÊNCIA À LEI E SUAS CONSEQÜÊNCIAS

Iniciado por Victor Passos Lei de Causa e Efeito

0 Respostas
3808 Visualizações
Última mensagem 24 de Fevereiro de 2009, 17:03
by Victor Passos
o passe magnético e suas limitações

Iniciado por walterdpereira Artigos Espíritas

1 Respostas
12490 Visualizações
Última mensagem 27 de Março de 2014, 23:22
by ManSan
Fontes de Sabedoria

Iniciado por Pattyy Power Point

2 Respostas
1895 Visualizações
Última mensagem 19 de Dezembro de 2010, 15:02
by Pattyy

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC