Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Tópico iniciado por: Virgínia Verônica em 04 de Dezembro de 2011, 03:45

Título: Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) versus Obsessão Espiritual
Enviado por: Virgínia Verônica em 04 de Dezembro de 2011, 03:45
Olá, amigos do FE.

Sobre a tricotilomania, que é um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), e sua relação com a obsessão espiritual:

“A tricotilomania é um transtorno caracterizado por uma perda visível dos cabelos, causada por uma impossibilidade repetida de resistir ao impulso em arrancá-los. O arrancamento dos cabelos é precedido em geral de uma sensação crescente de tensão e seguido de uma sensação de alívio ou de gratificação. Quando há uma afecção inflamatória pré-existente do couro cabeludo, ou quando existe a prática do arrancamento dos cabelos em resposta a delírios ou a alucinações ou quando há movimentos estereotipados com arrancamento dos cabelos o diagnóstico é outro.
A tricotilomania está associada a episódios vividos em encarnações passadas e requerem tratamento psicológico (recomendável Terapia de Vidas Passadas). Por vezes acontece com influência obsessiva espiritual motivada por perseguição vingativa, exigindo tratamento espiritual. O uso de medicação ansiolítica no início do tratamento psicológico e espiritual é recomendável.”

Fonte: Psicologia do Espírito, Autor: Adenáuer Novaes, Cap. Psicopatologia e Doenças Mentais, Ed. Fundação Lar Harmonia, Salvador, Bahia, Brasil, 2000).

Abraços fraternos.

http://www.youtube.com/embed/xZDuiJACSRg