Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Tópico iniciado por: Claire Bottari em 18 de Julho de 2011, 22:18

Título: Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências
Enviado por: Claire Bottari em 18 de Julho de 2011, 22:18
Boa tarde.

Sou nova aqui no fórum e é a primeira vez que escrevo um tópico. Gostaria de trocar experiências com pessoas que tenham realizado ou estejam realizando TVP.

Estou fazendo terapia pela segunda vez na minha vida. Da primeira vez procurei um profissional que trabalhasse com terapia Reichiana, estava passando por um problema no casamento e somatizo demais. Achava que uma linha que trabalhe com o corpo seria o ideal para mim. Mas eis que para minha surpresa essa profissional trabalhava com regressão, o que eu não desejava fazer na época. Fiz terapia com ela durante pouco mais de 1 ano. Nas sessões de hipnose eu não conseguia me soltar completamente, pois meu lado racional não me permitia acreditar que aquelas imagens e vivências eram de outra vida. Via imagens, situações se desenhavam, mas não acreditava e a incredulidade me fez desistir da terapia. Agora, por uma experiência de frustração na minha vida pessoal resolvi novamente voltar a fazer terapia e busquei alguém que trabalhe com constelação familiar. E o que a vida me trouxe novamente??? Um profissional que trabalha com TVP! Na primeira consulta ele me disse que também trabalha com TVP mas prefere constelação. TVP somente dependendo do problema. A cada consulta, levando algumas outras questões, acabei retornando a algo que eu trabalhava na terapia anterior, um medo de adoecer e morrer que emergiu através de uma notícia de uma morte que me levou a ter sonhos que fizeram meu subconsciente expressar esse medo. Para minha surpresa, durante a terapia começamos um relaxamento e eu percebi que era aquele processo de regressão. Dessa vez deixei meu lado racional de lado e me permiti expressar o que meu subconsciente trazia, frases, sensações, imagens... E foi bem impressionante. Dessa vez não foram somente imagens e frases, mas sensações físicas...

Bem, acho que nada acontece por acaso. Nunca procurei regressão, primeiro porque não tenho a menor curiosidade de saber sobre minhas vidas passadas. Segundo porque acho que o esquecimento é uma bênção divina que recebemos. Mas acredito que se esse tratamento voltou para mim sem eu ter buscado é porque eu necessito dele para resolver minhas angústias. Não questiono se o que vem é imaginação ou experiência passada. O que desejo é trabalhar essas 'histórias' e vivências para curar meus problemas.

Paz para todos!
Título: Re: Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências
Enviado por: Lenita Fraga Bernardes em 19 de Julho de 2011, 18:18
Parabéns, Clarissa!  Creio que o acesso às vidas passadas é uma questão de merecimento.  Felicidades e sucesso no tratamento.
Título: Re: Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências
Enviado por: Mourarego em 19 de Julho de 2011, 18:55
Gente amiga,
falamos com base na doutrina ou naquilo em que "achamos" que é?
Fica claro a quem tenha aberto o LE que o passado se encontra encoberto a qualquer um de nós pelo véu do esquecimento.
Ora, então não temos acesso ao passado?
A resposta também está no LE: quando for de necessidade para o Espírito estes fatos ocorridos anteriormente se nos vão aparecer como flashes, dando-nos, pelo conhecimento deles que obtivermos, a oportunidade de reacertarmos nosso rumo, desfazendo antigas acomodações.
Simples não?
Manos e manas, ao Espírito, diz a obra básica citada, não é dado tudo conhecer, logo, não creiam nessa bobajada de terapia de vidas passadas, até porque vida temos apenas uma pois Espíritos não morrem.
O achismo, dentro do movimento espírita, é um dos fatores que mais atraso trás à compreensão da doutrina
Abraços,
Moura.
Título: Re: Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências
Enviado por: nandac em 19 de Julho de 2011, 21:22
Boa tarde a todos.
Desculpem a minha ignorancia, mas tenho uma duvida. Pelo que tenho lido, a TVP é conduzida pelo mentor de cada um. Será que ele nos permitiria acessar algo a que não deveriamos ter acesso? Se a cada um, o acesso a vidas passadas se dá por merecimento, alguem que conseguiu acessar o passado não teria esse merecimento?

Bjs a todos.

Fernanda
Título: Re: Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências
Enviado por: Fada Luz em 20 de Julho de 2011, 00:28
Olá!
Quero dizer que nunca fiz Terapia de Vidas Passadas mas, tal qual disse nosso amigo, lá em cima:"...quando for de necessidade para o Espírito,  estes fatos ocorridos anteriormente se nos vão aparecer como flashes, dando-nos, pelo conhecimento deles que obtivermos, a oportunidade de reacertarmos nosso rumo, desfazendo antigas acomodações...", assim acontece comigo. Muito me tem sido mostrado pelo Plano Espiritual, através de "flashes", "visões" e "sonhos", sobre ocorrências sucedidas num passado distante, e que agora, revivendo situações semelhantes, tenho a oportunidades de acertá-las. Acredito de verdade que isto acontece por uma NECESSIDADE EXTREMOSA do Espírto, que almeija corrigir seus passos. Estas lembranças são tão reais, que é possível resgatar através delas, sensações e sentimentos, com a nitidez da atualidade. Estas devem ocorrer espontaneamente, e não forçadas, pois emergem quando o Espírito tem condições de digerí-las pela reflexão consciente, para uma transformação interior. Acreditem: as lembranças reais, nem sempre são agradáveis! No entanto são necessárias para nortear nossos passos e sustentar nossa firme vontade de autocorreção.
Título: Re: Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências
Enviado por: Claire Bottari em 20 de Julho de 2011, 01:20
Pelo menos aqui no Brasil existem grupos que procuram estudar e enforcar a questão de forma científica. A Sociedade Brasileira de Terapia de Vidas Passadas http://www.sbtvp.com.br/novo/home.html possui essa finalidade. Já assisti palestras em Centros Espíritas filiados à Federação Espírita Brasileira (FEB) sobre o assunto e a abordagem é séria. A todo tempo é enfatizado que o objetivo do tratamento é resolver problemas cuja a origem está em uma experiência anterior traumática, nunca deve ser feita por curiosidade.

Nanda, quem conduz a TVP é um terapeuta especialiado que através de hipnose nos conduz a um estado alterado de consciência que permite assessar memórias passadas. O objetivo não é ficar descobrindo o que fizemos ou fomos em outras vidas. Quando estamos nesse estado alterado de consciência o terapeuta questiona o porque daquele problema que está sendo trabalhado e tudo que vemos, sentimos e pensamos é relatado para ele, que vai conduzindo o processo terapeutico. Pode haver aí a recordação de uma situação da infância, ou não. Essas outras coisas que emergem é que poderiam ser experiências de vidas passadas. Ou não. Eu me questionei muito sobre isso, se era ou não de vidas passadas. Não me importa mais . O que importa é o que meu subconsciente traz, isso tem algum significado para o problema que eu vivencio e o terapeuta é um profissional habilitado para tratar esse problema.

Abraços para todos.
Título: Re: Terapia de Vidas Passadas - Trocando experiências
Enviado por: Claire Bottari em 20 de Julho de 2011, 01:24
Uma dúvida: posso editar o título do tópico? É que eu vi um erro grave de digitação, escrevi experiência com s!
Abçs.
Título: Re: Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências
Enviado por: deborahmr em 26 de Dezembro de 2011, 01:50
   olá pessoal...eu nunca fiz nenhum tipo de terapia de regressao,mas ultimamente estou tendo lembranças de outras reencarnaçoes...inclusive nesta vida conheço um pessoa que faz parte destas lembranças...temos a mesma idade e viemos tb com mediunidade....não sao lembranças ruins....,as acho que deve significar alguma coisa ...o que vcs acham?
Título: Re: Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências
Enviado por: Mourarego em 26 de Dezembro de 2011, 13:53
Amigos,
O que dá a vida a um veículo, um carro?
O motor?
O sistema elétrico?
O combustível?
A transmissão?
Quem respondeu a uma, ou a duas apenas das opções, por certo não fará seu carro se movimentar, pois é necessário que todos os sistemas estejam funcionando bem e reguladamente para que o veículo trabalhe perfeitamente.
O que tem isso a ver com a TVP?
Muita coisa!
A TVP não é técnica Espírita, também não as são a cristalografia ou a cromoterapia.
Mesmo a hipnose, associada ou não a qualquer dessas terapias.
Logo, não se a pode buscar com resposta espírita.
O maior dos problemas que a TVP usualmente feita é quando associada com a hipnose, e é ai que o exemplo do veículo entra.
A Hipnose, desliga toda a "fiação" por onde passa a energia que provém e que perispiritualmente nos "religa" ao Espírito.
Tal como um carro, sem o sistema elétrico ele não funciona, tal como a ligação entre Espírito e condutos mentais de onde, pretensamente se possa extrair algo que não existe, ou seja as tais "vidas passadas".
O que o vulgo chama de vida passada é o conjunto de experiências que as vivenciamos na carne, logo é necessário que tudo esteja funcionando bem em nós para que se as pudéssemos alcançar,  o fizéssemos.
Todavia, é resposta constante na obra básica "Ao Espírito não é dado o TUDO saber".
Notem é uma resposta doutrinária, constante nas obras básicas. Logo não é conversa mole, bobagem ou mentira.
Aliás na seqüência do ensino outra resposta põe a pá de cal no assinto que]ando informa: "Quando algo que esteja ligado a experiências havidas em outras encarnações é útil para o Espírito conhecer como forma de facilitar o seu progresso, estes fatos lhe são mostrados através de um espécie de flash, que ele vê e sente".
Ai está uma coisa que não pode ser feito com ajuda da hipinose  como já expliquei mais acima.
É bom que se pense bastante nisso antes de se entrar numa coisa que não nos ajudará mais adiante.
Abraços,
Moura
Título: Re: Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências
Enviado por: Mourarego em 26 de Dezembro de 2011, 17:13
Só para emoldurar uma prática lesiva prevista em lei e apenada com multa e ou prisão:
Quando abrimos a página do Fórum, entram=nos nop monitor do PC alguns avisos e anúncios, acredito que todos já viram e que algune]s tenham clicado em alguns deles.
Num destes que anuncia curso de regressão a vidas passadas, encontra-se sob a aba Promoções, o que vem abaixo:
"Você ganha R$ 720,00 por cada pessoa indicada!

Promoção válida para o Curso de Regressão de Memória

a ser realizado de 20 a 29 de janeiro de 2011 em Porto Alegre - RS
     
Qualquer pessoa que já fez ou vai fazer nosso CURSO 
ao indicar alguém recebe um bônus por sua indicação.

Ao indicar o curso para uma pessoa receberá pela indicação          R$     720,00
Ao indicar o curso para duas pessoas receberá pelas indicações  R$  1.440,00
Ao indicar o curso para três pessoas receberá pelas indicações    R$  2.160,00

Sem limite de indicação.

Valor do investimento para fazer o curso de dez dias (por pessoa)  R$  2.420,00
Quem já fez o nosso curso de final de semana pagará somente       R$  1.700,00
Quem já fez o nosso curso de dez dias pagará somente                  R$  1.250,00
   

Quem já fez qualquer um de nossos cursos se indicar alguém receberá R$ 720,00
por cada pessoa indicada mesmo que não vá ao curso."

Esta prática corresponde ao ato lesivo denominado pirâmide, que a lei penal brasileira capitula.
É feita em reverso à conhecida pirâmide que tanto tira dinheiro de incautos que pensam que há mesmo aqueles que os querem ver ricos sem nada receberem.
atenção meus amigos!
Abraços,
Moura
Título: Re: Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências
Enviado por: Claire Bottari em 17 de Outubro de 2012, 22:47
Foi um erro ter aberto esse tópico aqui, porque não houve discussão do que realmente é essa terapêutica, apenas a exposição da opinião de uma pessoa que é contra e desconhece o que é a TVP, que em nenhum momento cita o que há de científico sobre o tema, não fala dos pesquisadores, dos médicos americanos, britânicos e outros que estudam o tema. Reencarnação é lei, não propriedade do espiritismo.  Realmente TVP não é prática espírita, nada tem a ver com espiritismo. O espiritismo também estuda o tema, assim como a área científica, a medicina, a psicologia. Deselegante é desmerecer e chamar de charlatanismo o que outras áreas estudam e fazem. Cada um no seu quadrado, eu permaneço fazendo meu tratamento com profissional indicado pela Associação Médica Espírita do Rio de Janeiro e estou vendo resultados muito bons para a minha vida.
Título: Re: Terapia de Vidas Passadas - Trocando esperiências
Enviado por: Vitor Santos em 17 de Outubro de 2012, 23:59
Olá

A terapia de que se fala aqui deve ser praticada para efeitos de tratamento psicológico, e não para satisfazer a curiosidade. Eu não faria isto com curiosos, só com psicólogos clínicos ou outros profissionais da área da saúde autorizados para isso. Quando mais não seja porque é garantido o sigilo e a intenção é ajudar as pessoas a superar problemas de saúde e não a chegar à conclusão que são a reencarnação de uma pessoa famosa.

Se repararem grande parte dos que falam nisto dizem que são reencarnações de pessoas famosas local ou mundialmente. Ninguém diz que era um operário, ou um trabalhador agrícola, ou uma pessoa pobre.     

Para assegurar que há uma regressão a uma encarnação anterior, têm de se encontrar uma correspondência entre os factos evidenciados e factos que tenham mesmo ocorrido. O que não é nada fácil de demonstrar. Não bastam palpites.

Esta área envolve muito dinheiro e há para aí muitos charlatães. Muita prudência, é o meu conselho. Acredito que isto seja possível, mas, para mim, para já, não quero.

bem hajam