Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 7 8 [9] 10 11   Ir para o fundo

Autor Tópico: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?  (Lida 20060 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #120 em: 14 de Setembro de 2012, 01:06 »
0Gostou?
Olá Marcos

Citar
Pra mim a própria ciência já provou a existência de Deus

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/psicologia-espiritismo/sera-que-o-espiritismo-vai-de-encontro-as-necessidades-do-homem-actual/105/?action=post;num_replies=118#ixzz26OWk06aV

A ciência não provou nada, porque a mesma não explica porque é que o universo existe. A ciência sabe que o universo observável existe, é finito e tem a idade aproximada de 15 000 milhões de anos, mais milhão menos milhão. A radiação captada pelos rádio-telescópios é toda posterior ao Big Bang. Mas a ciência nem sabe dizer se o universo total é finito ou infinito, pois não sabe se há mais alguma coisa para além do universo observável.

Como existiu essa singularidade que chamamos Big Bang (a origem da energia, do espaço e do tempo, para o universo observável), parece que houve qualquer coisa que se pode interpretar como criação, mas a ciência não sabe dizer se houve criação ou não.

Deste modo, estás a sobrevalorizar a ciência. Esta última não chega tão longe. Explica que o universo existe, mais ou menos como ele evoluiu, do Big Bang para cá, e já não é mau. Agora para explicar porque é que ele existe, não. Nunca ouvi nenhuma explicação cientifica. Deve ser alguma coisa nova, que me escapou.   

O universo é uma obra que transcende a inteligência de qualquer homem da Terra. Se o universo teve um Criador (eu acredito que sim, mas não o posso assegurar a ninguém), Ele tem uma inteligência acima da de qualquer homem da Terra, como é óbvio. Pois o homem não é capaz, de forma nenhuma, de engendrar tal obra.

Se a ciência não sabe explicar porque razão existe o universo (tal como existe, talvez pudesse não existir, não sei...), como poderia explicar que existe um Criador?

Podemos elaborar raciocínios, como por exemplo: se o universo foi criado, então é natural que exista uma Causa Primeira. Não vamos pensar que o universo apareceu espontaneamente de nada. De nada não se pode criar alguma coisa. Mas tudo isto são crenças.

A Criação está acima da compreensão humana. A ciência é humana.

A definição espirita de Deus é baseada na crença que tudo isto foi criado. E que a criação é Inteligente. Existe uma Causa primeira, logo existe desde sempre, não foi criada. E que é a Inteligência Suprema do universo.

Essa ciência de que falas não conheço. Pode ser, talvez, a ciência dos espíritos, mas não dos homens. Os espíritos da codificação, se é que existiram, disseram a Kardec que isso está acima da nossa capacidade de compreensão. Para não gastarmos a cabeça a tentar compreender Deus. Apenas aceitarmos a ideia que Deus existe.

Eu aceito que Deus existe e gosto muito da definição espirita: Inteligência Suprema, Causa Primeira de Todas as Coisas. Nisso estou sintonizado com o espiritismo.

bem hajas

Registado
O perdão compensa!

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #121 em: 14 de Setembro de 2012, 01:21 »
0Gostou?
Boa noite a Todos.
Segue abaixo algumas considerações do LE para reflexão.
Sobre a existência do mundo espiritual:

"As primeiras manifestações inteligentes aconteceram por meio de mesas se levantando e batendo, com um dos pés, um número determinado de pancadas e respondendo desse modo sim ou não, segundo fora convencionado, a uma questão proposta. Até aí, não havia nada de convincente para os céticos, porque se podia acreditar num efeito do acaso. Obtiveram-se, em seguida, respostas mais desenvolvidas por meio das letras do alfabeto: o objeto móvel, batendo um número de vezes correspondente ao número de ordem de ]cada letra, chegava a formular palavras e frases respondendo às perguntas propostas.
A precisão das respostas e sua correlação com a pergunta causaram espanto.
 O ser misterioso que assim respondia, quando interrogado sobre sua natureza, declarou que era um Espírito ou gênio, deu o seu nome e forneceu diversas informações a seu respeito.

Aqui há um fato muito importante que convém ressaltar: ninguém havia imaginado os Espíritos como um meio de explicar o fenômeno. Foi o próprio fenômeno que se revelou. Muitas vezes, nas ciências exatas, formulam-se hipóteses para se ter uma base de raciocínio, mas isso não ocorreu nesse caso."

"A segunda circunstância resulta da própria natureza das respostas que são, na maioria, principalmente quando se trata de questões abstratas14 ou científicas, notoriamente fora dos conhecimentos e algumas vezes além da capacidade intelectual do médium, que não tem consciência do que escreve sob influência do Espírito. Com freqüência, o médium não ouve ou não compreende a questão proposta, uma vez que pode ser feita numa língua que lhe é estranha, ou mesmo mentalmente; e a resposta pode ser dada por escrito ou falada nessa mesma língua. Enfim, acontece que muitas vezes o cesto escreve espontaneamente, sem pergunta prévia, sobre um assunto qualquer e inteiramente inesperado."

Essas respostas, em alguns casos, têm uma tal marca de sabedoria, profundidade e oportunidade, revelam pensamentos tão elevados, tão sublimes, que somente podem proceder de uma inteligência superior, fundamentada na mais pura moralidade. Outras vezes, são tão levianas, tão fúteis e até mesmo tão vulgares que a razão se recusa a acreditar que possam proceder de uma mesma fonte. Essa diversidade da linguagem e dos ensinamentos somente se pode explicar pela diversidade das inteligências que se manifestam. Estarão essas inteligências na humanidade ou fora dela? Esse é o ponto a esclarecer, para o qual se encontrará a explicação completa nesta obra, exatamente como foi revelada pelos próprios Espíritos."

"As ciências gerais se apóiam nas propriedades da matéria, que pode ser manipulada e experimentada à vontade; os fenômenos espíritas se fundamentam na ação das inteligências que têm vontade própria e nos provam a cada instante que não estão à disposição dos nossos caprichos. As observações, em vista disso, não podem ser feitas da mesma maneira; requerem condições diferenciadas, especiais e um outro ponto de partida. Querer submetê-las aos nossos processos comuns de investigação é querer estabelecer e forçar semelhanças que não existem. A ciência propriamente dita, como ciência, é incompetente para pronunciar-se na questão do Espiritismo; ela não tem que se ocupar com isso, e qualquer que seja seu julgamento, favorável ou não, não tem nenhuma importância.
O Espiritismo pode vir a ser uma convicção pessoal que os sábios possam ter como indivíduos, sem considerar a sua qualidade de sábios, isto é, a sua especialização e o seu saber científico. Contudo, querer conceder a questão à ciência equivaleria a decidir a existência da alma por uma assembléia de físicos ou astrônomos. De fato, o Espiritismo está inteiramente fundamentado na existência da alma e na sua situação depois da morte; contudo, é extremamente ilógico pensar que um homem deve ser um grande psicólogo porque é um grande matemático ou um grande anatomista. O anatomista, ao dissecar o corpo humano, procura a alma, e como o seu bisturi não a encontra, como encontra um nervo, ou porque não a vê sair volátil como um gás, conclui que ela não existe, porque se coloca sob um ponto de vista exclusivamente material. Resultará que ele tenha razão contra a opinião universal? Não. Vemos, portanto, que o Espiritismo não é da competência da ciência."

"Repetimos ainda que se os fatos de que nos ocupamos ficassem reduzidos ao movimento mecânico dos objetos, a procura da causa física desse fenômeno entraria no campo da ciência; mas, desde que se trata de uma manifestação fora das leis dos homens, ela escapa da competência da ciência material, porque não se pode exprimir nem por algarismos, nem pela força mecânica.
Quando surge um fato novo que não se situa no círculo de alguma ciência conhecida, o sábio, para estudá-lo, deve despojar-se de seu saber e considerar que é um estudo novo que não se pode fazer com idéias preconcebidas."

Continua..

« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, 01:57 by Susana Fernandes »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #122 em: 14 de Setembro de 2012, 01:29 »
0Gostou?
Continuação..

"O movimento dos objetos é um fato comprovado.
 A questão é saber se, nesse movimento, há ou não uma manifestação inteligente e, caso haja, qual é a origem dessa manifestação.

Não trataremos somente do movimento inteligente de alguns objetos, nem de comunicações verbais, nem mesmo das diretamente escritas pelo médium.
Esse gênero de manifestação, clara e evidente para aqueles que viram e se aprofundaram no assunto, não é à primeira vista muito convincente para um observador novato, por não a entender como independente da vontade do médium.
Não trataremos somente da escrita obtida com a ajuda de um objeto qualquer munido de um lápis, como o cesto, a prancheta, etc. A maneira como os dedos do médium ficam colocados sobre o objeto desafia, como já dissemos, a habilidade mais consumada de poder participar de qualquer modo que seja no traçado das letras. Mas admitamos ainda que, por efeito de uma habilidade maravilhosa, o médium possa enganar o olhar mais atento. De que maneira explicar a natureza das respostas, quando estão muito além de todas as idéias e de todos os conhecimentos do médium?
E, que se note bem, não se trata de respostas monossilábicas, mas muitas vezes de numerosas páginas escritas com a mais espantosa rapidez, seja espontaneamente, seja sobre um assunto determinado. Pela mão do médium, mais alheio e avesso à literatura, nascem, algumas vezes, poesias de uma sublimidade e pureza irrepreensíveis, que os melhores poetas se dignariam em assinar. O que acrescenta ainda mais estranheza a esses fatos é que acontecem em todos os lugares, e que os médiuns se multiplicam ao infinito. Esses fatos são reais ou não? Para isso, apenas temos uma resposta: vede e observai, ocasiões não faltarão; mas observai repetidamente, por um período e obedecendo às condições determinadas.

Diante da evidência, o que respondem os opositores? “Sois”, dizem, “vítimas do charlatanismo ou joguete de uma ilusão.” Diremos, primeiramente, que é preciso separar a idéia de charlatanismo de onde não há lucro; os charlatães não fazem seu trabalho de graça. Isso seria, então, uma mistificação.
Mas por que estranha coincidência tantos mistificadores teriam combinado em harmonia e concordância para, de um canto a outro do planeta, agir da mesma forma, produzir os mesmos efeitos e dar sobre os mesmos assuntos e em tão diversas línguas respostas idênticas, se não quanto às palavras, pelo menos quanto ao sentido? E o que levaria pessoas sérias, honradas, instruídas a se prestar a semelhantes artimanhas e com que objetivo?

Como encontrar entre as crianças a paciência e a habilidade necessárias para esse fim? Porque, se esses médiuns não são instrumentos passivos, será preciso reconhecer neles habilidade e conhecimentos incompatíveis com a idade infantil e com certas posições sociais.

Então, dizem que, se não há trapaças, os dois lados podem ser vítimas de uma ilusão. Numa avaliação lógica, a qualidade dos testemunhos tem grande valor; portanto, é o caso de se perguntar se a Doutrina Espírita, que hoje conta com milhões de seguidores, apenas os recruta entre os ignorantes? Os fenômenos em que se apóia são tão extraordinários que compreendemos a dúvida, mas não se pode admitir a pretensão de alguns incrédulos que julgam ter o privilégio exclusivo do bom senso e que, sem respeito pela decência ou o valor moral de seus adversários, tacham, sem cerimônia, de tolos todos que não estão de acordo com as suas opiniões. Aos olhos de toda pessoa sensata, ajuizada, a opinião das pessoas esclarecidas, que por muito tempo viram, estudaram e meditaram um fato, constituirá sempre, se não uma prova, pelo menos uma probabilidade em seu favor, uma vez que pôde prender a atenção de homens sérios que não têm interesse em propagar erros, nem tempo a perder com futilidades.

Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #123 em: 14 de Setembro de 2012, 01:40 »
0Gostou?
Sobre a existência de Deus:
" Questão 4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
-   Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a
causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.

Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo
existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem umacausa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.

Questão 5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazemem si, da existência de Deus?
- A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma
base? É ainda uma conseqüência do princípio - não há efeito sem causa.

Questão 6. O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da
educação, resultado de idéias adquiridas?

- Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens esse sentimento?”

Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão-somente produto de um
ensino, não seria universal e não existiria senão nos que houvessem podido receber esse
ensino, conforme se dá com as noções científicas.


Questão 7.  Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da
formação das coisas?

- Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É indispensável sempre uma
causa primária.”

Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria
tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades são, também elas, um efeito que háde ter uma causa.


Questão 8. Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma
combinação fortuita da matéria, ou, por outra, ao acaso?

- Outro absurdo! Que homem de bom-senso pode considerar o acaso um ser
inteligente? E, demais, que é o acaso? Nada.

A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia combinações e desígnios
determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária
ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a
inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.


Questão 9. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência suprema e superior
a todas as inteligências?

- Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a
obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada
admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser,
que um sopro de Deus pode abater!

Do poder de uma inteligência se julga pelas obras. Não podendo nenhum ser
humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, conseguintemente, uma
inteligência superior à Humanidade.
Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela
própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa
primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual
for o nome que lhe dêem.




Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #124 em: 14 de Setembro de 2012, 02:05 »
0Gostou?
Citação de: Susana Fernandes em 14 de Setembro de 2012, 00:47
Citação de: Vitor Santos em 12 de Setembro de 2012, 17:46

Na realidade, de momento, eu acho que ninguém nos pode responder a essa questão da existência da vida depois da vida. É uma questão de crença.


Mas Vitor quem então revelou a doutrina a Kardec?
A existência da própria codificação não é uma prova de que existe vida após a vida?
Kardec era uma pessoa idônea. Não  ganhou nada com a codificação dos ensinamentos dos espíritos, a não ser problemas(perseguição, ridicularização, desdém).
Porque ele teria inventado então todos aqueles textos?
E o que dizer do Céu e Inferno, recheado de relatos de irmão desencarnados sobre suas novas condições?
Teriam sido fruto da imaginação de Kardec?
O que o amigo pensa da questão?
abraços
Susana


Não ponho em questão a seriedade de Allan Kardec. Isso seria mal dizer um pessoa sem razões para tal. Acredito que o homem estava convencido daquilo que escreveu sobre os fenómenos que constatou. Ou , pelo menos, não tenho razões para não acreditar que não estava convencido. Mas tudo aquilo não passa da palavra de um homem. Por esse critério, tudo o que é escrito por alguém que nos parece sério é uma verdade cientifica. Se a ciência estivesse dependente desse critério ainda estávamos na idade da pedra.

Imaginemos o inventor do motor de combustão, que faz mover os automóveis.

Ninguém dúvida que o motor de combustão existe, pois há milhões e milhões de automóveis por aí, movidos por esse meio.

Mas supomos que não havia nenhum motor de combustão para nós podermos ver. E que nos diziam que tinha sido inventado, há 150 anos, por um homem muito sério. E que na altura foi construído um motor,  que funcionava, mas que agora já não era possível construir mais nenhum motor com base nos mesmos planos ou projectos. Se eu realizasse um motor com base naquelas instruções ele não funcionava. Pelo menos comigo.

Das duas uma: eu pensava que as instruções estavam erradas, ou que o inventor do motor era um iluminado, com poderes especiais, que eu não tinha.

Ora Kardec nunca disse que era um iluminado, com poderes especiais. Disse que a mediunidade era um fenómeno normal e corrente. Que qualquer um que investigasse, tal como ele, chegaria às mesmas conclusões.

Um dia, se eu puder investigar e chegar às mesmas conclusões, tudo bem, pode passar a ser um fenómeno que eu constato por mim mesmo (mesmo assim ainda me posso iludir e pensar que é uma coisa e é outra - para ser ciência é preciso uma investigação que exclua todas as outras possíveis explicações). Até lá, para mim, é uma questão de fé. a fé não tem mal nenhum, mas fé não é ciência, é fé. Se eu constato o fenómeno e depois vou dizer a outro que não o constatou que ele existe, para ele é uma questão de fé na minha palavra.

Se nós estivéssemos num mundo perfeito, em que ninguém se enganasse, o teu argumento era bom. Mas não estamos. Todas as pessoas se dizem de confiança. Mas nem todas são (por erro, ou por fraude).

Mas a questão não é saber se a codificação corresponde à realidade ou não. Lá por uma pessoa não poder testar a tese não quer dizer que é mentira. Mas, para essa pessoa, é uma questão de fé. Não é um conhecimento cientifico. 

bem hajas

« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, 02:09 by Vitor Santos »
Registado
O perdão compensa!

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #125 em: 14 de Setembro de 2012, 02:18 »
0Gostou?
Citação de: Vitor Santos em 14 de Setembro de 2012, 02:05
Mas tudo aquilo não passa da palavra de um homem. Por esse critério, tudo o que é escrito por alguém que nos parece sério é uma verdade cientifica. Se a ciência estivesse dependente desse critério ainda estávamos na idade da pedra.
Mas amigo Vitor  afinal quem era então a força inteligente que se manifestava? Sim porque havia uma força inteligente que respondia perguntas e se esta força não era física era portanto extrafísica.
Dê uma lida depois nos textos que trouxe da doutrina. Eles explicam melhor do que eu.
abraços
Susana








« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, 02:27 by Susana Fernandes »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #126 em: 14 de Setembro de 2012, 03:12 »
0Gostou?
Amados,
Eu bem poderia responder esta questão unicamente com um sonoro... "SIM"!!!.

Desde que por necessidades de um homem actual, fosse:
Credor e fiador do criacionismo...
Consumidor inveterado dos modernismos, aficionado por shopping center's...
Totalmente descompromissado com sua própria vida...
Despido completamente de compromissos sociais, etc...etc...etc...

E...
De repente, se deparasse com a provação...

Então, as assertivas abaixo, por certo, encontrariam nele ressonância.

PREPARAÇÃO
Emmanuel
392 - Pode contar um médium, de maneira absoluta, com os seus guias espirituais, dispensando os estudos?
Os mentores de um médium, por mais dedicados e evoluídos, não lhe poderão tolher a vontade e nem lhe afastar o coração das lutas indispensáveis da vida, em cujos benefícios todos os homens resgatam o passado delituoso e obscuro, conquistando méritos novos.
O médium tem obrigação de estudar muito, observar intensamente e trabalhar em todos os instantes pela sua própria iluminação.
Somente desse modo poderá habilitar-se para o desempenho da tarefa que lhe foi confiada cooperando eficazmente com os Espíritos sinceros e devotados ao bem e á verdade.
Se um médium espera muito dos seus guias, é lícito que os seus mentores espirituais muito esperam do seu esforço.
E como todo progresso humano, para ser continuado, não pode prescindir de suas bases já edificadas no espaço, sempre que possível, criando o hábito de conviver com o espírito luminoso e benefício dos instrutores da Humanidade, sob a égide de Jesus, sempre vivo no mundo, através dos seus livros e da sua exemplificação.
O costume de tudo aguardar de um guia pode transformar-se em vício detestável, infirmando as possibilidades mais preciosas da alma.
Chegando-se a esse desvirtuamento, atinge-se o declive das mistificações e das extravagâncias doutrinárias, tornando-se o médium preguiçoso e leviano responsável pelo desvio de sua tarefa sagrada.

Consumidores do Espiritismo...
Pretendem manejar os espíritos ao próprio talante.
Aspiram por soluções fáceis para as embaraçosas situações que geram, por insensatez ou descaso para com os deveres mais altos.
Desejam assessoria e acompanhamento espirituais constituídos por entidades veneráveis, embora o comportamento pessoal deixe muito a desejar.
Dispõem de problemas que não querem resolver, mas requerem que sejam equacionados pelos mentores, a pequeno esforço pessoal.
Felizmente esses consumidores da mediunidade, que a convertem em objeto, não constituem a generalidade dos que a investigam, nobre e conscientemente. Cada espírito é livre em si mesmo, no pensar, como no agir.
A maturidade ou infância espiritual de cada um responde pelas suas preferências, sendo lícito o comportamento que melhor condiz com a sua situação evolutiva.
JOANNA DE ÂNGELIS em OFERENDA - 3ª Ed. ALVORADA, 1980. -12 –

Saúde e Paz!

Registado
Saúde e Paz!

Offline Matheus RA

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 216
  • Participação: 20
  • Matheus RA is awe-inspiring!Matheus RA is awe-inspiring!Matheus RA is awe-inspiring!Matheus RA is awe-inspiring!Matheus RA is awe-inspiring!Matheus RA is awe-inspiring!Matheus RA is awe-inspiring!Matheus RA is awe-inspiring!Matheus RA is awe-inspiring!Matheus RA is awe-inspiring!Matheus RA is awe-inspiring!Matheus RA is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhece a ti mesmo
  • Relevância: +38
  • Cidade: Camaçari-Bahia
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #127 em: 14 de Setembro de 2012, 06:43 »
0Gostou?
Antevazin,
Boa sorte nos estudos.
Para mim....e apenas mais uma teoria.


Vitor meu caro,
Posso ter dizer,que antes de ter me ¨convertido¨ ou ¨crente¨ Espírita e ficar impressionado com as respostas.
Eu era Agnóstico e tinha uma postura cética.

Porém,por incrível que pareça,nem conhecia muito o ceticismo e o agnosticismo.Que para mim,são apenas posturas filosóficas em relação as crenças.

Porém,sempre me questionei de coisas do espiritismo,sonhos,magnetismo animal......porém,você releva o que não acredita,e escolhe o que gosta.

Ai,eu entrei em um debate,aqui mesmo.E eu sempre,em geral,quando entro em debates,tento questionar os argumentos,mesmo que concorde com boas partes.Mas faço,para ter resposta diferentes da minha.E neste questionamentos,fui banido do fórum,pelo argumento de estar desviando o tópico.Mandei mensagens e etc...fiquei bem decepcionado.

Isto foi no final de maio.

Porém,isto foi excelente,pois tive mais tempo de me aprofundar em outras perspectivas...no próprio ceticismo que tinha largado de mão...

Depois,estudei novamente o espiritismo,porém,sem ficar concordando com os argumentos e sim ...questionando e avaliando.

E depois de muito avaliar,vi que era apenas uma crença.

Hoje,não descarto o espiritismo.Acredito que é algo improvável suas acepções.
Porém,não impossível.

Mandei e-mails e a centros,buscando uma reunião mediúnica ou com um médium.A grande maioria nem respondeu,e quem respondeu,tem uma certa burocracia,que e participar do centro antes e afins....porém,morro bastante longe de tais ¨grandes centros¨...

Hoje e bem simples.
Eu colocar o espiritismo no hall de provável.

E eu fazer um evocação a meu Espírito Guardião,e ele me responder,3 Perguntas.

2 Super Simples,que meu primo de 10 anos,saberia.
1 de Cunho espiritual.

E se der,fazer uma evocação para um ente falecido muito querido e que sinto muita falta.

Mas,o médium.Como um mediador.
Só quero as respostas.E não vejo porque tenha que dar as perguntas para ele.

Sinceramente,mesmo que eu não for digno de falar com este ente ou o espírito guardião...e um mediano ou uma criança...quiser responder as 2 perguntas básicas e ter lógica simples a resposta.


Sinceramente,formo-me em psicologia e entro em pesquisa sobre isto....e busco a fundo.

E se ver boas evidencias,defendo o ponto de vista e busco por pesquisa.
Usando todas as minha ferramentas,que vão desde estudo, oratória,comunicação,mobilização de contatos e afins.

Porém,até lá.

Vejo,que queremos ter fé e queremos responder perguntas fundamentais e que existem várias respostas e muitas opiniões,e quando existe isto e porque qualquer consenso está longe.

Nada errado em ter fé....
Porém existem na bíblia,homem que transformou água em vinho,andou sobre a água,curou cegos com a mão,fez vim a vida mortos em decomposição......cobras falantes....

Como existe no espiritismo,mesas que rodaram,voaram....mais de 1000 centros espíritas para escrever um livro...

E outras coisas,que não vejo ocorrer nos dias atuais.


Sinceramente,em 150 anos.O Cristianismo primitivo que saiu do oriente médio,tinha mais expansão de adeptos e muito mais perseguições que o espiritismo.

Em minha opinião a vida e dura,e muitas vezes,desmotivante.Não sei se são muitas as esperanças sobre o futuro ou para nós mesmo e nos outros seres....ou queremos algo a mais,ou um sentido de vida.

Mas olhando para o lado bom.
A Terra até agora e o único local com vida inteligente,posso tirar a conclusão,pelas evidencias que a vida como conhecemos e RARA.E que para que eu esteja vivo agora,foi um grande amontoado de ocorrências que deram CERTO e que levaram milhares de ANOS.Sinceramente,não sou rico.Porém,tenho um computador,água encanada,abrigo,um cereal com leite,comi hoje arroz com uma carne que pude queimar......

Comparando a problemas de milhares de africanos,indianos,e pessoas do sub continente asiático,que não tem nem a perspectiva de ter isto.

Tive sorte.Estou vivo,e vai ver.A nossa principal função e nós mantemos vivos.E nós podemos estar super valorizando os nossos problemas e criando vários deles.Em 50 Mil anos de historia do homem,nunca estivemos tão em paz e bem.

Não e o ideal,mas quando será?Será que da para alcançar algum ideal ou eles são apenas ideias mesmo.

Me perdoem pelo post longo.

Não sei se para postar no fórum,tem que ter agora avaliação dos moderadores...se não,me enviem uma MP,explicando o porquê tenho que ter esta avaliação aos meus posts.


No mais
Abraço

PS:Filho do Bino,Tu es um guerreiro,independente de espíritos ou não.
O importante e viver e estar vivo.
Força!



Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #128 em: 14 de Setembro de 2012, 12:01 »
0Gostou?
Olá

A nossa discussão vai evoluindo. E, neste ponto da discussão, eu vou refazer a questão que é o titulo deste tópico. Ela não foi colocada da melhor forma para expressar o que eu queria dizer.

O FilhodoBino percebeu-me e já vi que sabe muito do assunto e que pode ajudar a encontrar respostas muito importantes. Houveram outras pessoas que também perceberam, como também houve pessoas que não perceberam, ou melhor: eu não me fiz entender para essas pessoas, não são as pessoas que têm culpa.

A pergunta é : Será o espiritismo a doutrina que pode dar forças psicológicas ao homem actual? É esta a questão. São as forças psicológicas a diferença entre manter-se vivo e suicidar-se. São elas que mais importam, enquanto estamos vivos. Depois de morrermos, outro desafio se coloca. Aí o espiritismo pode ter respostas interessantes, talvez.

A minha experiência pessoal é que, existam ou não, os espíritos não funcionam como muletas para as pessoas. As pessoas precisam de encontrar forças para viver, para além disso. Porque, quando precisarem a sério, quando estiverem desesperadas podem não encontrar espíritos nenhuns para as ajudar. Se encontrarem espíritos bons para as ajudar, tanto melhor. Fico muito feliz com isso. Eu quero o bem de toda a gente. Têm uma força suplementar. Se, mesmo sem o sabermos, existem espíritos bons que nos estão a ajudar, óptimo. Quando as dificuldades apertam a sério, todas as forças positivas são bem vindas. Quando digo a ajudar é a inspirar coragem, paciência e resignação. Isso é possível.   

Segundo a maioria dos espíritas, os espíritos que andam mais por aqui,  não só não são muletas, como ainda são mas é opressores. É como diz o Luciano: espíritos que são horríveis não vale a pena conhecer. Para mal, já basta assim, sem espíritos nenhuns.

Os bons não têm poder, ou não podem ajudar, ou não querem que eu saiba que me ajudam. Para que é que eu quero saber deles? Se eles não se me dão a conhecer é que não querem ser conhecidos. Ou então não existem por aqui. De qualquer modo, não posso contar com eles para a questão das forças psicológicas.

A crença na vida depois da vida é indiscutivelmente uma razão para não desistir. Mas será uma razão para levar a vida para a frente, quando as contrariedades são tantas que pensar em morrer é um alivio, para não mais sofrer? Eu gosto muito de psicologia positiva, tal como o FilhodoBino. Só que ele está muito mais avançado do que eu nos estudos.

Grande parte das pessoas só entende como jogam as forças psicológicas em situações muito difíceis. Há cientistas como Martin Seligman, que as estudam, por inerência de profissão, mas a maioria de nós só se apercebe da necessidade das forças psicológicas quando o chão lhe está a fugir debaixo dos pés, ou seja, quando elas lhe estão a faltar.

É bom que as pessoas não se sintam desamparadas. Deus queira que nunca se sintam assim. Mas devem preparar-se para prevenir, não vá o futuro pregar-lhes uma partida. Neste mundo isso é o mais comum. As desgraças não acontecem só aos outros. Todos envelhecem. Todos podem ficar doentes. Todos podem perder o sustento. Todos podem perder entes queridos.

Tenho um amigo da minha idade (51) que há algum tempo para cá passa a vida a dizer que nunca vai deixar de ser jovem. Ele não gosta de espiritismo e até tem preconceitos. Aqui não vem, imagino. Posso falar aqui à vontade (e também não o identifico: nem ele sabe de quem estou a falar). Ao estar a falar assim ele está a dizer-me que está aterrorizado com a velhice. O negócio não vai lá muito bem, isto aqui em Portugal está difícil. Isso fez o meu amigo ficar inseguro e sentir que já não está novo e já é mais difícil recomeçar. Está a ver os pais e os sogros em situação de velhice. E depois começou a pensar nas consequências da velhice. Eu sei isto tudo indirectamente. Ele foge para a frente. Diz que cada vez está mais valente. E que cada vez se sente mais jovem...Eu pergunto: em vez de fugir para a frente, não seria melhor arranjar forma de encontrar forças psicológicas para enfrentar a velhice? É melhor ser optimista. Mas, optimista autêntico. Não como se desse azar falar em não ser optimista (superstição). Ninguém se engana a si mesmo, nessas coisas. Pode enganar os outros, a si não.

O que parte da minha geração pensa, é que, se fica em condições extremas, que não dê para aguentar, suicida-se. Os que se dizem e parecem mais valentes, querem fugir se a coisa apertar. E muitos dos que parecem ter menos condições e ser mais fracos, aguentam-se como heróis. É porque estes últimos têm forças psicológicas que os outros não têm.       

Há pessoas que, em condições psicológicas completamente adversas, como um preso comum num campo de concentração nazi, que ainda ainda repartiam o seu pedacinho minúsculo de pão com os outros. Isto é fantástico. Isto dá esperança. Isto dá segurança. Diz-nos que há pessoas que se inclinam mais para o lado da decência do que da indecência. Incondicionalmente. Nas condições mais adversas que podemos imaginar. Não é fantástico?

E houve pessoa capazes de sobreviver a um ambiente tão adverso como um campo de concentração. Isso mostra-nos que é possível sobreviver a quase tudo. Isso não é fantástico? Mas também mostra que vale a pena procurar as forças psicológicas adequadas, antes que elas sejam muito necessárias.

A psicologia positiva mostra-nos que há pessoas decentes, sem condições. São mesmo assim porque querem, por opção, ser assim! São como aqueles alpinistas que são capazes de se superar a si mesmos e enfrentar altitudes de muitos km. Alguém acredita que eles fazem isso, perdem dedos e alguns até o nariz, só pelo dinheiro de algum prémio?

Só que as pessoas altruístas, como Teresa de Calcutá, ainda por cima, canalizam o seu esforço para fazer o bem. Ainda é mais difícil que os alpinistas. Estes últimos quando vencem ainda são reconhecidos. Quem faz o bem não pode contar com gratidão. Ele até pode vir, de onde menos se espera. Mas não se pode contar com ela.

Por isso é que Jesus é o nosso Mestre. Ele é o cumulo da virtude, para os padrões aqui da Terra. Ele desafiou aquelas bestas horrorosas que o levaram à crucificação por uma Causa Maior! Ele conquistou o lugar de Mestre e Guia, ninguém lho ofereceu. Deus não veio à ultima hora para o salvar daquela morte horrível, como nos filmes que acabam bem. Mas o objectivo daquele sofrimento era maior do que o sofrimento. E Jesus sabia, tinha a certeza, que a vida é eterna, segundo ele mesmo. Sabia mais do eu...       

As pessoas comuns não têm a mesma capacidade de Teresa de Calcutá, ou que aqueles alpinistas mais famosos. Mas muitas pessoas apreciam os valores éticos e morais. Sabem que, para vencer o egoísmo é preciso ser mais valente do que para enriquecer. Enriquecer não é mau, desde que não se prejudique ninguém. Até pode dar postos de trabalho. Mas a vida é de tal forma que é difícil enriquecer sem ser um grande vigarista (a não ser que se herde uma fortuna ou nos saia o euro-milhões (a lotaria europeia).

A virtude não precisa de condições. A virtude é uma arte, é um desporto difícil, é meritória. Não é preciso ser religioso para apreciar a virtude. Também não quer dizer que os religiosos não possam ser virtuosos (ainda agora falei de Teresa de Calcutá). Mas a virtude está acima das religiões. São as pessoas que fazem acções virtuosas que suportam as religiões. E não o oposto.           

A doutrina espirita explica que as pessoas mais virtuosas são almas mais antigas, mais sábias. É uma boa explicação.

A minha intenção não é denegrir o espiritismo. Eu estou farto de dizer que acredito em Deus, na vida depois da vida e em Jesus. Não é uma das principais mensagens de Jesus: - "a vida é eterna"?. Quem me interessa se quem retransmite as palavras de Jesus é o Manuel, o Joaquim, ou o Kardec?

A base da codificação espirita está na doutrina de Jesus. Sem Jesus tudo o que Kardec escreveu podia ser colocado no lixo. No meu caso até foram os evangelhos que me levaram ao espiritismo, e não o oposto. É Jesus a luz do mundo, não é Kardec. É Deus a nossa esperança. Sem Ele nada somos. Sem Kardec podemos passar. Há muito mais pessoas que não conhecem Kardec do que as que conhecem. São todos pessoas ignorantes? desgraçados a quem o conhecimento não chegou?   
 
A minha intenção não é retirar as forças psicológicas a quem as encontra no espiritismo. Essas pessoas estão muito certas. Ainda que alguém diga que não acredita na doutrina espirita, isso não é razão para as pessoas que acreditam desistirem. Se o espiritismo lhes dá forças psicológicas devem agarrá-lo de mãos ambas. 

Por isso, Susana, o fundamento do espiritismo está em Jesus. E não em Kardec. Kardec e Jesus não são comparáveis. Sem Jesus, Kardec era apenas um cidadão francês, anónimo, do séc. XIX, que o séc. XXI já tinha esquecido. Sem Deus, talvez Kardec nunca tivesse existido, não sei...

Eu não sei nada nem sou ninguém. Sou apenas um entre biliões, neste planeta, mais nada. Mas questiono as coisas. Não sou "uma Maria vai com as outras". Enquanto Deus assim permitir. 

bem hajam

Registado
O perdão compensa!

Offline Moises de Cerq. Pereira

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8205
  • Participação: 691
  • Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhece-te a ti mesmo
  • Relevância: +1853
  • Cidade: São Bernardo do Campo - SP
  • País: Brasil
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #129 em: 14 de Setembro de 2012, 13:31 »
0Gostou?
Vitor

Não será devido
as respostas
e também sobre seu posicionamento
que o fez mudar o foco da pergunta
ou melhor
a própria pergunta?

em suas colocações
percebi o amigo
se expressando como se estivesse passando por crises e conflitos

este nunca foi seu comportamento
Você sempre ponderou-se na razão e na fé
e sempre soube medir as direções de suas palavras

uma coisa que percebo é que muitas vezes as maneiras que são
conduzidos certos assuntos aqui no fórum
e por qualquer que seja
incluindo-me

parece-me que tem mais a intenção de
afastar as pessoas do espiritismo
do que conduzir a ele

tem -se medo
expoe-se medo
amedronta-se
acovarda-se
divide-se
ridiculariza-se

Fiquei preocupado
contigo

mas prossigamos



« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, 14:46 by Moises de Cerq. Pereira »
Registado

Offline Michel G.

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 53
  • Participação: 8
  • Michel G. is a force to reckon with.Michel G. is a force to reckon with.Michel G. is a force to reckon with.Michel G. is a force to reckon with.Michel G. is a force to reckon with.Michel G. is a force to reckon with.Michel G. is a force to reckon with.Michel G. is a force to reckon with.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +39
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #130 em: 14 de Setembro de 2012, 14:44 »
+2Gostou?
Citação de: Vitor Santos em 14 de Setembro de 2012, 12:01

A pergunta é : Será o espiritismo a doutrina que pode dar forças psicológicas ao homem actual? É esta a questão. São as forças psicológicas a diferença entre manter-se vivo e suicidar-se. São elas que mais importam, enquanto estamos vivos. Depois de morrermos, outro desafio se coloca. Aí o espiritismo pode ter respostas interessantes, talvez.

Bom dia Vitor, de certa forma você resume todos seus questionamentos nesse paragrafo, o tópico todo está limitado afinal nessa sua dúvida e em sua dificuldade, mas não encare isso como algo ruim, é bom questionar, melhor ainda quem pode ter uma ajuda como você está tendo de tantas opiniões.

Bem amigo, fica claro que passa por uma dificuldade e deixa isso de uma forma muito clara quanto as idéias que está apresentando, não vou entrar nesse mérito, vou me limitar apenas sobre a doutrina.

A doutrina é o que é, como já lhe falaram, releia como ela se apresentou, onde os próprios espíritos que citaram que eram espíritos, o efeito mesmo explicou sua causa, "Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita".
Mesmo entendendo sua dificuldade no momento, ela nada muda em relação a realidade, ou a doutrina em si, eu já havia lhe escrito, as pessoas que tem dúvidas ou não compreendem o espiritismo.

Advento do Espírito de Verdade: O Espiritismo, vem lembrar aos incrédulos que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz com que germinem as plantas e se levantem as ondas.

Se dá o mesmo fato em relação as ciências, nesse seu momento de dúvida, de dificuldade, você questiona a realidade da doutrina pelo fato das ciências convencionais não provarem ela, pois bem amigo, uma explicação simples, mas pontual e perfeita quanto a esse ponto:

Quando as pessoas pensavam que a Terra era o centro do Universo, nunca ela foi isso, não é por que todos acreditavam no contrário, ou por que a ciência da época com Galileu não havia descoberto o fato que a Terra um dia deixou de ser o que é, compreendeu amigo?

Isso é apenas quanto o seu questionamento quanto a comprovação da doutrina nas ciências ortodoxas posso colocar assim.

Agora Vítor, sinceramente, eu acho que depois de ler tudo que você vem escrevendo e compreendendo sua dificuldade não na doutrina em si, mas suas dificuldades pessoais e do momento, a resposta talvez seja não!

A doutrina é um estudo, para não colocar ciência, de constatação, perguntas e respostas, e verificação, mas principalmente de consequências morais de ordem absoluta racional, longe de ser uma religião convencional como as pessoas seguem, pois para quem a verdadeiramente a compreende, ela se encaixa como uma ciência de verificação e contatação e de consequência moral como eu havia dito, e se for colocada como religião, talvez apenas pelo fato de colocarmos essa palavra a tudo que está ligado ao entendimento de Deus.

Por que esse parágrafo é de maior importância nos seus questionamentos?

A doutrina, dizendo da melhor forma, é um entendimento, uma compreensão em verdade, onde o homem ao entender essa, vai se sustentar em si mesmo já, no seu entendimento e na sua razão e compreensão, e sabe quando bem entendida essa, que tudo depende de si mesmo, inclusive seu bem estar interno que se reflete no externo, e no seu esforço em se melhorar, a reforma Íntima que todos nós conhecemos.

Então amigo, sua dificuldade não é crer ou não na doutrina, em religião essa qual for, mas principalmente em Deus e confiar nesse, você nesse momento difícil está se convencendo que crer ou não que vai melhorar sua vida, quando em verdade, isso não vai mudar em nada sua situação.
O amigo vem pedir ajuda, não em sua dúvida, mas uma sustentação, algo para te manter em pé, e se não fosse nesse fórum poderia ser em qualquer outro, até entre amigos, pois o que está te faltando amigo é isso, forças para se manter em pé, sustentação.

Desculpa ser tão duro e franco amigo, mas a doutrina de fato não é o que vai te ajudar, pois ela é entendimento e compreensão, e a partir disso que vem do próprio homem a sustentação necessária, e no seu caso não é comprovação que lhe falta, mas a fé no sentido próprio da palavra.

Vítor, procure entender o que lhe escrevi, não por ser eu, mas pela mensagem em si amigo, tenha calma na vida, paciência amigo, para tudo na vida, apenas isso, paciência, se a situação está difícil hoje, apenas espere tranquilo ela passar.

"Quando parecemos sozinho no meio do mar em uma tempestade no meio da noite amigo, tenha fé e confiança pois Deus que está no leme de nosso barco, e tal como a vida, a chuva para e o céu volta a ficar limpo, e a noite como todas as outras volta a se clarear e o dia a nascer." :)

Amigo, não posso fazer nada mais por você, apenas pedir calma, pediria fé, mas quando até mesmo essa nos falta...Paciência.

Grande abraço.




Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #131 em: 14 de Setembro de 2012, 15:16 »
0Gostou?
Gente amiga,
esse tipo de tópico onde a subjetividade da questão inicial que trás o título é grande nunca deu em novo conhecimento...
Porém, se é mesmo a razão que grita ao homem aquilo de mais correto, permitam-me na forma de argumentação perguntar:
Aquilo que enleva, faz com que muitos sublimem as más tendências, modifica hábitos não bons, transforma e eleva o moral, pode ser nocivo ao homem?
Vocês decidem!
Abraços,
Moura

Registado

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #132 em: 14 de Setembro de 2012, 15:27 »
+1Gostou?
Amados do meu coração...
Saúde e Paz a todos!
Filhodobino sabe nada, além do que já percebeu por sob a pele...
Então, o primeiro impulso foi me calar, e ficar na "tocaia", esperando para tentar perceber pelos outros, mas já aprendi que um filho de Deus que deseja evoluir, não aprende por osmose...
Aprende sentindo e entendendo pela própria percepção, e para isso não pode se acovardar e se esconder...
Várias foram as ocasiões que assim procedi, e aprendi que meus sofreres aumentavam...
Pedi ajuda para pensar, e percebi que tudo quanto eu merecia ter já estava servido sobejamente, já tinha a vida e viver é o quanto basta, seja de que modo for...
Aprendi que se quisesse evoluir, precisaria me tornar útil...
Ouvi com todas as letras... "Queres Ser útil?... Como pode um paciente do CTI pode ajudar a quem chega com os próprios pés no Pronto Socorro?

Aí está a resposta que a lógica diz... não pode ensinar...
Precisa entender que não é uma ilha de conforto e segurança, abençoado e santificado simplesmente por crer.
Então precisa se posicionar como evoluendo e se quedar em perceber o pensamento impessoal, como mensagens que partem de onde não se sabe onde, mas que tem existência real posto que, não tínhamos capacidade de pensar tão diligente/inteligente eficaz/eficiente e racionalizar.(lembremos-nos de Nicodemos... O Cristo de Deus explicou antes que acontecesse, para que quando acontecesse nós nos lembrássemos de já estava dito, o que comprova, não infirma que mesmo os doutores e mestres não sabem de onde vem nem para onde vai) - aqui também percebo os espíritos-espiritistas-cristãos, que proveram o cristianismo como religião, se enriqueceram, forçaram a natureza instintiva sexual, não libertaram as mulheres mantendo-as como objeto e quando o sofrimento lhe reformou o modus pelo qual selecionam os pensamentos, perceberam a utilidade de pensar bem, e após a codificação cada um a seu modo, se dispôs a emitir pensamentos de qualidade para servir a outrem se outrem quiser deles se servir, não mais evangelizando pelo medo e pela força, mas pelo racional...Muito menos Evangelizando mas simplesmente disponibilizando...  À nível de cada um no ponto evolutivo em que se encontram...

Nesse ponto o Espiritismo é a melhor ferramenta que conheci, para me ensinar a escolher quais pensamentos melhor se adaptavam ao meu entendimento...
Todavia foi o Espiritismo o primeiro passo...
Ficar só no Espiritismo, não faz um homem evoluir, posto que evolução se produz pelo próprio perceber, então precisa o evoluendo vivenciar experiências da vida de relação para assimilar por sob a pele.

Encontrei no Estudo do misticismo com Jesus, a explicação de todo imbróglio que os súditos do reino dos gigantes, que pensam que podem por si mesmos, pois isso é obra do instinto que trazemos nos passos evolutivos, nada é mágica nem na terra nem nos céus...
Então nesse ponto não basta crer nem ser religioso, precisa auto-educação, e como se auto-educa aquele que não se conhece?
Sentindo... Percebendo por sob a pele, o auto-conhecimento, que machuca ainda muito mais, e então para perceber melhor, esse auto aprendizado auferido pelo filosofar do próprio comportamento, e disponibilizando-o gratuitamente a quem dele queira auferir, pois esse conhecimento só pode vir de graça, pela graça do viver e pensar, vem com ele a resposta ao grito pelo perceber.

Aprendi... Não ensino, adote aquele que o quiser...
"Só fé, sem obras é inócuo"
"A melhor obra na regeneração é pensar bem e disponibilizar, posto que a maior fome da humanidade é educação no pensar e educação no perceber, para bem se comportar uns com os outros nas mais variadas correntes de diferenças e diferentes"
Só Fé e Religião não basta, é preciso aprender auto-domínio pela percepção de que só o exemplo constrói, mas não o exemplo material, o exemplo do bem se comportar, para dar chance ao raciocínio, raciocinar.
Aquele que ensina, mas se comporta mal, divide, não une, e seu ensino é inócuo, quando muito imposto, no que acaba também no inócuo.
Então como pensar bem?
O não ensinar é perceber que cada post tem um "tikinho" do todo, logo, é preciso perceber em cada post a impessoabilidade, e não responder ensinando... mas também pensando...
Estudar comparando, sem divisão, sem limitação, e aquele que se deixar enveredar pela ilusão que se iluda, não morrerá por ilusão, antes viverá em provação para se livrar da ilusão.
Há meios de impedir o que se tornar inconveniente ao todo.
Espiritismo sem religião, psicologia do comportamento somente para auto-análise em filosofia, e Cristo por exemplo, eu disse: Cristo o de Deus, não disse o Cristo do Cristianismo, porque o Cristo de Deus é o Cristo de João 1.1 e seguintes, é o que me fez chegar aqui, avançar eu vou posto que a fé não costuma faiá...( como disse-nos o poeta dos evoluendos do primeiro degrau).


Saúde e Paz!

Registado
Saúde e Paz!

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #133 em: 14 de Setembro de 2012, 18:22 »
0Gostou?
Olá Moisés

Podes pensar o que quiseres. Podes dizer o que quiseres. És livre, não é proibido. Eu amo a liberdade de expressão.

Mas eu não me vou dar ao trabalho de te responder à letra, até porque falas sempre com meias palavras, ou lá o que é. Eu não entendo o que tu dizes, a maior parte das vezes.

Admito que o problema de entendimento possa ser meu, não te estou a acusar. Ou da diferença de culturas dos nossos países, ou da diferença das nossas vivências pessoais. Mas é um facto que tenho dificuldade de te entender, por vezes.

É verdade que a dor me alertou para o problema das forças psicológicas. Nisso estás certo. Mas não foi agora. Já foi há muito mais tempo. E nós temos dados trocados pessoalmente sobre o assunto. Não adivinhaste nada. Apenas não conheces o desfecho da situação, porque entretanto fomos perdendo o contacto. 

Mas quem é que não sofre, neste mundo? Não tenho que me queixar. Pessoas que sofrem são muitas. E quando olhamos para o lado há sempre alguém que está pior.     

Não menciono mais o teu nome nos meus posts, porque me pareceu que isso é ofensivo para ti. Não me passava isso pela cabeça, mas agora já sei. Podes estar sossegado. Mas tu podes mencionar o meu nome sempre que te apetecer. Ou não o mencionar, se não te apetecer. Isso para mim é indiferente. 
 
As pessoas podem não concordar umas com as outras, mas conseguir conversar. Mas para duas pessoas conversarem é preciso que ambas o queiram. Eu converso com toda a gente,  se o assunto me interessar, claro...Mas só converso com queira conversar comigo, obviamente.

bem hajas

Registado
O perdão compensa!

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: O Espiritismo é contrário às necessidades do homem actual?
« Responder #134 em: 14 de Setembro de 2012, 18:44 »
0Gostou?
Olá mgbr7

A doutrina que ignora as dificuldades da vida é o Hedonismo. Não é o espiritismo.

As minhas dificuldades na vida não são maiores do que as da maioria das pessoas da Terra têm. Quando olho para o lado vejo sempre pessoas em situações piores do que a minha. Não vejo porque razão isso me deveria impedir de questionar as coisas. Se a pessoa tem algumas dificuldades, a necessidade de se questionar ainda é maior, ou não? 

As respostas aqui obtidas é que deixam a desejar, amigo mgbr7. Não são as questões. As questões são questões. Ou têm resposta ou não têm.

Uma doutrina que responde às questões que lhe colocam com: "tens de crer sem ver", é porque não tem nada para mostrar. É uma religião, igual a todas as outras. Nada mal haveria nisso, se não fosse apresentada de outra forma.

bem haja

Registado
O perdão compensa!


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 7 8 [9] 10 11   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
O ESPÍRITA E O MUNDO ACTUAL

Iniciado por silvia Artigos Espíritas

1 Respostas
2809 Visualizações
Última mensagem 14 de Setembro de 2005, 04:10
by Liana
Ao contrário

Iniciado por Fallingstar Comunicabilidade dos Espíritos

3 Respostas
2992 Visualizações
Última mensagem 14 de Setembro de 2012, 03:15
by filhodobino
Os ancestrais do Homem e o Espiritismo

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

3 Respostas
3328 Visualizações
Última mensagem 18 de Outubro de 2011, 01:47
by Leonardo Hardware
A Casa Espírita na Sociedade Actual

Iniciado por Edna☼ Portugal

1 Respostas
1895 Visualizações
Última mensagem 05 de Maio de 2012, 02:47
by Edna☼
Magnetismo Animal: teoria ultrapassada ou actual?

Iniciado por Vitor Santos « 1 2 3 4 » O Livro dos Espíritos

45 Respostas
11705 Visualizações
Última mensagem 03 de Outubro de 2013, 15:17
by Mourarego

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC