Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Tópico iniciado por: zarthur em 30 de Junho de 2012, 00:10

Título: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: zarthur em 30 de Junho de 2012, 00:10
Todo livre arbítrio é na verdade relativo, pois é sempre uma resposta às nossas opiniões preconcebidas e julgamentos.
Estes sim, definem nossas ações, que são direcionadas a partir de fatores que jazem em níveis subconscientes.
Se as opiniões, conceitos, e preferências, são os valores que definem nosso modo de ser, ou seja, o conjunto dos comportamentos de uma pessoa perante seu grupo social, é fundamental que se compreenda o mecanismo de formação daqueles valores, particularmente, a opinião.. 
É interessante analisar como se chega a adotar um ponto de vista especifico sobre determinado assunto. - Como se forma uma opinião?
 
Segundo o acatado jurista patrício Darcy Azambuja,. “A imensa maioria das nossas idéias, atitudes, afirmações e negativas, quase todas elas, não são o resultado do raciocínio e sim do nosso temperamento, do nosso caráter, da nossa educação, das nossas crenças. Essas forças mais ou menos subconscientes modelam o que aprendemos, vemos e ouvimos, e quase sempre, o que consideramos resultado do nosso pensamento não passa de manifestações dos nossos sentimentos, tendências, desejos e aspirações. Além disso, recebemos e aceitamos opiniões prontas, quer nos venham do meio social, dos livros que lemos, das pessoas do círculo em que vivemos; e aderimos a essas idéias feitas como se as tivéssemos feito.”

Se queremos de fato compreender o motivo que leva determinadas pessoas a convicções que, num senso comum, chegam a ser excêntricas ou radicais, resta uma consideração que reputo de grande relevância.
Nossos medos e frustrações que jazem nos escaninhos profundos da mente e, muito mais que todos os valores antes considerados, são eles que realmente moldam nossa personalidade e nossas opiniões.
É por causa deles que somos como somos.
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: filhodobino em 30 de Junho de 2012, 01:32
Amado,
peço vossa vênia para tentar desembaralhar...

Citar
Todo livre arbítrio é na verdade relativo, pois é sempre uma resposta às nossas opiniões preconcebidas e julgamentos.
Estes sim, definem nossas ações, que são direcionadas a partir de fatores que jazem em níveis subconscientes.

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/psicologia-espiritismo/sao-essas-as-razoes-que-nos-levam-a-ser-como-somos/#ixzz1zEQUZ0Kv

Amado, todo livre arbítrio só seria uma resposta, se resposta existisse...
Aceito a relatividade, desde que ajustemos que o silêncio seja considerada uma resposta...
Todavia, há quem não considere o silêncio como uma resposta, então a premissa fica inválida, pois há de haver uma consideração a um livre arbítrio de quem desejar considerar o silêncio como uma não resposta...

Saúde e Paz!
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: zarthur em 30 de Junho de 2012, 06:55

Caro amigo Filhodobino;
não há como opor contraditas à sua afirmativa... sim, o silêncio costuma ser a mais preciosa resposta, tanto que o Mestre qdo interrogado por Pilatos, sobre a Verdade, respondeu com o silêncio.

Também, como esclarecimento, devemos considerar que as respostas refletidas, raciocinadas ou meditadas, não nos permitem emitir juízos sobre o Livre-arbítrio, pois tais respostas revestem com o manto da razão o ato que, por suposto, teria sua origem no impulso e na premência da resposta.
As ações não dizem muito a nosso respeito, mas as reações revelam o que se nos passa no íntimo.
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: Osiris Amanpour em 02 de Julho de 2012, 00:34
hello

corrijam-me/esclareçam-me se tiver enganado... (estou aqui para aprender)

Eis o que penso desta coisa do que nos leva a ser como somos:
Enquanto seres humanos, estamos sujeitos às vicissitudes desse corpo animal, que tem em si história evolutiva: instintos, reacções da sua natureza, subconsciência. E, tal como se diz que a obra não é o criador, também me atrevo a dizer que a vestimenta (corpo) não é o modelo (espírito), (não esquecendo de todas essas ligações espírito-corpo/corpo-espírito). O corpo humano então reflecte a sua natureza em nós, mas o que nos leva a ser como somos é exactamente o contrário, é o nosso espírito sobrepor-se a esse subconsciente e definir-se/caracterizar-se e repercutir estas modificações para que os nossos corpos se desmaterializem.
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: zarthur em 02 de Julho de 2012, 04:07
Nossos medos e frustrações que jazem nos escaninhos profundos da mente e, muito mais que todos os valores antes considerados, são eles que realmente moldam nossa personalidade e nossas opiniões.
É por causa deles que somos como somos


Então Osiris, como se vê acima, o corpo não é o fator mais relevante na composição de nossa personalidade. Mas havemos de considerar que em determinadas circunstancias, alguma deformação ou inibição pode gerar complexos que afetando o nosso psiquismo, carreiam distorções da personalidade.
De um modo geral, a forma como interagimos com a realidade objetiva, a qual resulta de nossas elaborações mentais, de nossas opiniões, desejos, medos, etc. desatam, de algum modo, os laços e influências pretéritas e moldam um novo ser a cada dia.
 
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: laixionghuiwr em 16 de Agosto de 2012, 03:01
peço vossa vênia para tentar desembaralhar...(http://www.hellodog.info/hardware.gif)
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: Mirina em 16 de Agosto de 2012, 03:09
Ja fiz esta pergunta num outro tópico, acho que vale trazer aqui novamente:

Nossas decisões são guiadas pelo medo de sofrer ou pela vontade de ser feliz?

Acho que o medo e a vontade são as verdadeiras molas que formam nossa personalidade, e de longe já sabemos que o vitorioso é sempre aquele que se deixou guiar pela vontade e nunca desistiu, apesar do medo de sofrer e do fracasso!

Abraços,

Mirina
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: Kazaoka em 16 de Agosto de 2012, 03:21
Sem querer filosofar...

Somos o que somos por que nunca somos o que gostaríamos ou o que precisamos ser!

Sempre nos sentimos incompletos e isso incita em nós a busca por tudo aquilo que consideramos nos faltar. E atribuímos a nossa insatisfação ou, até mesmo, o nosso estado infeliz à carência daquilo que clamamos.

Mas isso não é absolutamente ruim! É esse estado do Espírito que dá inspiração para nos lançarmos em projetos de aquisições, exigindo-nos o exercício da inteligência que faz cair o véu da ignorância e o uso da consciência a nortear o Livre Arbítrio pelo que o Espírito já tenha acumulado em saber.
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: Bianca Perucia em 16 de Agosto de 2012, 03:42
Nossas decisões são guiadas pelo medo de sofrer ou pela vontade de ser feliz?

Acredito que as nossas decisões são fruto das circunstâncias e estas são "fabricadas" pelo Universo, sempre no sentido de acontecer aquilo que é melhor para nós. Não vale a pena remar contra a maré. Quando "é para ser", as coisas fluem, as portas abrem-se. Tenho tido essa experiência ao longo da vida: quando quero muito a concretização de algo e tudo conspira contra, mais tarde venho a verificar que, se tivesse acontecido, teria sido muito mau para mim. Assim, aprendi a aceitar quando tudo dá errado ou não acontece, estou a ser protegida de um mal maior e agradeço essa proteção. Não estamos sózinhos quando tomamos decisões, se temos medo, algo nos avisou para sermos precavidos, se vamos "à luta", alguém nos incentivou a isso ;)
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: zarthur em 16 de Agosto de 2012, 09:39
Mirina disse:- Nossas decisões são guiadas pelo medo de sofrer ou pela vontade de ser feliz?
 
Naturalmente quando buscamos respostas sobre o comportamento humano entramos num turbilhão de alternativas.
Isto porque nossa atenção estará voltada para a mais complexa das criaturas, que somos nós mesmos.
Mas, por incrível que pareça, existem entre nós pessoas absolutamente simples. Nossas respostas, por esta razão, não poderiam ser generalizadas.

Mas o Espírita, de um modo geral, é uma criatura acostumada ao raciocínio filosófico em profundidade e não se deixa levar pelos axiomas da psicologia comum.

Ele quer saber a razão pela qual, com todo conhecimento que possui, ainda assim se perde entre apreensões, dúvidas e temores.
Penso que não conseguimos, ainda, uma paz interior que nos permita entrar em contato com as verdadeiras forças que nos dirigem os destinos, porque nossa fé é tíbia e nossa motivação para o bem é escassa.

Ainda não nos apercebemos da sabedoria que existe no ensinamento do Mestre, quando disse: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." Jo; 8, 32

Mas, libertar de quê?
Grandes tratados já foram escritos sobre os malefícios que os temores trazem consigo, e a verdade que liberta refere-se exatamente a estes medos.

Será que poderíamos concluir então que não temos fé suficiente e não valorizamos a verdade que possuímos, e por isto não somos, minimamente, felizes?


 
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: zarthur em 16 de Agosto de 2012, 09:54
Sophiadaluz disse: Acredito que as nossas decisões são fruto das circunstâncias e estas são "fabricadas" pelo Universo, sempre no sentido de acontecer aquilo que é melhor para nós.

Todas as afirmativas feitas por si, amiga, são corretas. Mas são poucos entre nós que apresentam essa predisposição íntima, da confiança irrestrita nos postulados espíritas.
Esta é exatamente a proposta do tópico: quais razões nos levam a ser como somos.
Escusado dizer que não existe uma resposta simples para tal questão, todavia existe sim, uma, tal que, satisfaça pessoalmente a cada um de nós.

Homem, conheça te a ti mesmo!

Este é o primeiro passo da longa jornada voltada para nós mesmos. Então encontraremos a nossa resposta.


 
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: zarthur em 16 de Agosto de 2012, 10:06
Kazaoka disse: - Sempre nos sentimos incompletos e isso incita em nós a busca por tudo aquilo que consideramos nos faltar. E atribuímos a nossa insatisfação ou, até mesmo, o nosso estado infeliz à carência daquilo que clamamos.

Caro amigo Kazaoka; sentir-se incompleto, e esfalfar-se na busca do que nos falta, seria um estágio de aperfeiçoamento das inteligências que se situam em plano acima da inteligência do homem comum.
Esta criatura já não se inquieta com os temores e angústias infundadas, como lembra a Sophiadaluz.
Permita-me dizer; se for este o seu caso, estou morrendo de inveja. ;D ;D ;D ;D
grande abraço.

 
Título: Re: Razões que nos levam a ser como somos
Enviado por: Kazaoka em 16 de Agosto de 2012, 12:44

Ainda não nos apercebemos da sabedoria que existe no ensinamento do Mestre, quando disse: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." Jo; 8, 32

Mas, libertar de quê?


Esta frase contida no evangelho, longe de referir-se à verdade absoluta, ela trata do momento vivido por cada um. A liberdade que me falta está no conhecimento das verdades que, pelo estado de desenvolvimento da razão em que me encontro, me estariam acessíveis e eu teria condições de compreendê-las. E, para isso, me é exigido um esforço pessoal para suplantar os limites da ignorância que me fazem prisioneiro. É por isso que estagiamos pelos diversos mundos, tendo em cada um deles a oportunidade de descobrirmos as verdades comuns a cada um destes mundos. É por isso que somos o que somos, como somos!

Ah, Zarthur! Acabei de chegar a este mundo, vim dum menos bom do que este e, por enquanto, estou achando aqui maravilhoso!!!  ;) ;) ;) ;) ;) ;D