Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Doenças do Corpo e da Alma

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Doenças do Corpo e da Alma  (Lida 6687 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Doenças do Corpo e da Alma
« em: 19 de Abril de 2010, 21:25 »
+1Gostou?




Doenças do Corpo e da Alma

A nossa saúde é um reflexo das nossas crenças e pensamentos.

▬  Será que, ao nos sintonizarmos com energias e atitudes negativas, não estamos abrindo caminho para ficarmos doentes? 

No livro Mãos de Luz, a curadora norte-americana Barbara Ann Brennan apresenta um raciocínio muito interessante:
   “Toda doença é uma mensagem direta dirigida a você, dizendo-lhe que não tem amado quem você é e nem se tratado com carinho, a fim de ser quem você é”.

  De fato, todas as vezes que nosso corpo apresentar alguma “doença”, isto deve ser tomado como um sinal de que alguma coisa não está bem. A doença não é uma causa, é uma consequência proveniente das energias negativas que circulam por nossos organismos espiritual e material.

O controle das energias é feito através dos pensamentos e dos sentimentos, portanto, possuímos energias que nos causam doenças porque somos indisciplinados mentalmente e emocionalmente.

Em Nos Domínios da Mediunidade, André Luiz explica que:
   “Assim como o corpo físico pode ingerir alimentos venenosos que lhe intoxicam os tecidos, também o organismo perispiritual absorve elementos que lhe degradam, com reflexos sobre as células materiais”.

Permanentemente, recebemos energia vital que vem do cosmo, da alimentação, da respiração e da irradiação das outras pessoas e para elas imprimimos a energia gerada por nós mesmos. Assim, somos responsáveis por emitir boas ou más energias às outras pessoas.

  A energia que irradiamos aos outros estará impregnada com nossa carga energética, isto é, carregada das energias de nossos pensamentos e de nossos sentimentos, sendo necessário que vigiemos o que pensamos e sentimos.

▬  Tipos de doenças Podemos classificar as doenças em três tipos:

  Fisicas,
  Espirituais,
  Atraídas ou simbióticas.

As doenças físicas são distúrbios provocados por algum acidente, excesso de esforço ou exagero alimentar, entre outros, que fazem um ou mais órgãos não funcionarem como deveriam, criando uma indisposição orgânica.

  As doenças espirituais são aquelas provenientes de nossas vibrações. O acúmulo de energias nocivas em nosso perispírito gera a auto-intoxicação fluídica.

Quando estas energias descem para o organismo físico, criam um campo energético propício para a instalação de doenças que afetam todos os órgãos vitais, como coração, fígado, pulmões, estômago etc, arrastando um corolário de sofrimentos.

  As energias nocivas que provocam as doenças espirituais podem ser oriundas de reencarnações anteriores, que se mantém no perispírito enfermo enquanto não são drenadas.

Em cada reencarnação, já ao nascer ou até mesmo na vida intra-uterina, podemos trazer os efeitos das energias nocivas presentes em nosso perispírito, que se agravam à medida que acumulamos mais energia negativa na reencarnação atual. Enquanto persistirem as energias nocivas no perispírito, a cura não se completará.

  Já as doenças atraídas ou simbióticas são aquelas que chegam por meio de uma sintonia com fluidos negativos. O que uma criatura colérica vibrando sempre maldades e pestilências pode atrair senão as mesmas coisas?

Essa atração gera uma simbiose energética que, pela via fluídica, causa a percepção da doença que está afetando o organismo do espírito que está imantado energeticamente na pessoa, provocando a sensação de que a doença está nela, pois passa a sentir todos os sintomas que o espírito sente. Aí, a pessoa vai ao médico e este nada encontra.

  André Luiz afirma que “se a mente encarnada não conseguiu ainda disciplinar e dominar suas emoções e alimenta paixões (ódio, inveja, idéias de vingança), ela entrará em sintonia com os irmãos do plano espiritual, que emitirão fluidos maléficos para impregnar o perispírito do encarnado, intoxicando-o com essas emissões mentais e podendo levá-lo até à doença”.

O surgimento das doenças A cada pensamento, emoção, sensação ou sentimento negativo, o perispírito imediatamente adquire uma forma mais densa e sua cor fica mais escura, por causa da absorção de energias nocivas.

  Durante os momentos de indisciplina, o homem mobiliza e atrai fluidos primários e grosseiros, os quais se convertem em um resíduo denso e tóxico.

Devido à densidade, estas energias nocivas não conseguem descer de imediato ao corpo físico e vão se acumulando no perispírito.

  Com o passar do tempo, as cargas energéticas nocivas que não forem dissolvidas ou não descerem ao corpo físico formam manchas e placas que aderem à superfície do perispírito, comprometendo seu funcionamento e se agravando quando a carga deletéria acumulada é aumentada com desatinos da existência atual.

Em seus tratados didáticos, a medicina explica que, no organismo do homem, desde seu nascimento físico, existem micróbios, bacilos, vírus e bactérias capazes de produzirem várias doenças humanas.

  Graças à quantidade ínfima de cada tipo de vida microscópica existente, eles não causam incômodos, doenças ou afecções mórbidas, pois ficam impedidos de terem uma proliferação além da “cota -mínima” que o corpo humano pode suportar sem adoecer.

No entanto, quando esses germes ultrapassam o limite de segurança biológica fixado pela sabedoria da natureza, motivados pela presença de energias nocivas no corpo físico, eles se proliferam e destroem os tecidos de seu próprio “hospedeiro”.

  Partindo das estruturas energéticas do perispírito na direção do corpo, em ondas sucessivas, essas radiações nocivas criam áreas específicas nas quais podem se instalar ou se desenvolver as vidas microscópicas encarregadas de produzir os fenômenos compatíveis com os quadros das necessidades morais para o indivíduo.

Elas se alimentam destas energias nocivas que chegam ao físico, conseguindo se multiplicar mais rapidamente e, em consequência, causando as doenças.

  A recuperação do espírito enfermo só poderá ser conseguida mediante a eliminação da carga tóxica que está impregnada em seu perispírito.





« Última modificação: 30 de Dezembro de 2017, 03:24 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Doenças e a Visão Espírita
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2010, 21:29 »
0Gostou?

  Embora o pecador já arrependido esteja disposto a uma reação construtiva no sentido de se purificar, ele não pode se subtrair dos imperativos da Lei de Causa e Efeito.

Para cada atitude corresponde um efeito de idêntica expressão, impondo uma retificação de aprimoramento na mesma proporção, ou seja, a pessoa tem que dispender um esforço para repor as energias positivas da mesma maneira que dispende esforços para produzir as energias negativas que se acumulam em seu perispírito.

  Eliminando as energias tóxicas Assim, como decorrência de tal determinismo, o corpo físico que veste agora ou outro, em reencarnação futura, terá de ser justamente o dreno ou a válvula de escape para expurgar os fluidos deletérios que o intoxicam e impedem de firmar sua marcha na estrada da evolução.

Durante a purificação perispiritual, as toxinas psíquicas convergem para os tecidos, orgãos ou regiões do corpo, provocando disfunções orgânicas que conhecemos como doença.

  Quando o espírito não consegue expurgar todo o conteúdo venenoso de seu perispírito durante a existência física, ele desperta no além sobrecarregado de energia primária, densa e hostil.

Em tal caso, devido à própria “lei dos pesos específicos”, ele pode cair nas zonas umbralinas pantanosas, onde é submetido à terapêutica obrigatória de purgação no lodo absorvente.

  Assim, pouco a pouco vai se libertando das excrescências, nódoas, venenos e “crostas fluídicas” que nasceram em seu tecido perispiritual por efeito de seus atos de indisciplina vividos na matéria.

Os charcos pantanosos do umbral inferior são do mesmo nível vibratório das manchas e placas, por isso servem para drenar essas energias nocivas.

  Embora sofram muito nesses locais, isso os alivia da carga tóxica acumulada na Terra, assim como seu psiquismo enfermo, depois de sofrer pela dor cruciante, desperta e se corrige para viver existências futuras mais educativas ou menos animalizadas.

Os espíritos socorristas só retiram dos charcos purgatoriais os “pecadores” que já estão em condições de uma permanência suportável nos postos e colônias de recuperação perispiritual adjacentes à crosta terrestre.

  Cada um tem certo limite que pode aguentar em meio a estes charcos, então eles são resgatados mesmo que ainda não tenham expurgado todas as placas, reencarnando em corpos onde permanecerão expurgando e drenando essas energias através das doenças que se manifestarão no corpo físico.

Ajuda da medicina A doutrina espírita não prega o conformismo, por isso é lícito procurar a medicina terrena, que pode aliviar muito e curar onde for permitido.

  Se a misericórdia divina colocou os medicamentos ao nosso alcance é porque podemos e devemos utilizá-los para combater as energias nocivas que migraram do perispírito para o corpo físico, mas não devemos esquecer que os medicamentos alopáticos combatem somente os efeitos da doença.

Isto quer dizer que, quando as doenças estão presentes no corpo físico, devemos combatê-la, buscar alívio. Muitas vezes, estas doenças exigem tratamentos prolongados, outras vezes necessitamos até de cirurgia, mas tudo faz parte da “Lei de Causa e Efeito”, que tenta despertar para uma reforma moral através deste processo doloroso.

  Qualquer medida profilática em relação às doenças tem que se iniciar na conduta mental, exteriorizando-se na ação moral que reflete o velho conceito latino: mens sana in corpore sano.

Estados de indisciplina são os maiores responsáveis pela convocação de energias primárias e daninhas que adoecem o homem pelas reações de seu perispírito contra o corpo físico.

  Sentimentos como orgulho, avareza, ciúme, vaidade, inveja, calúnia, ódio, vingança, luxúria, cólera, maledicência, intolerância, hipocrisia, amargura, tristeza, amor-próprio ofendido, fanatismo religioso, bem como as consequências nefastas das paixões ilícitas ou dos vícios perniciosos, são também geradores das energias nocivas.

Ou seja, a causa das doenças está na própria leviandade no trato com a vida. Analisando criteriosamente o comportamento, ver-se-á que os males que atormentam as pessoas persistirão enquanto não forem destruídas as causas.

  Portanto, soluções superficiais são enganosas. É preciso lutar contra todas as aflições, mas jamais de forma milagrosa. Procuremos sempre pensar e agir dentro dos ensinamentos cristãos, a fim de alcançarmos a cura integral.




« Última modificação: 18 de Janeiro de 2017, 20:03 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Juliana Dias

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 1
  • Participação: 0
  • Juliana Dias is looked down upon.
  • Relevância: +1
Re: Doenças e a Visão Espírita
« Responder #2 em: 20 de Abril de 2010, 00:35 »
+1Gostou?
Olá Marianna
Muito o brigada por postar tanto conteúdo  de boa qualidade, sempre leio os seus topicos, artigos e aprendo muito com eles, acredito  que não  somente eu mas, todos que os lêem...Parabéns e mais uma vez muito  obrigada...Que a paz do  Senhor te envolva agora e sempre.

« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 21:29 by Marianna »
Registado

Offline MongeShaolin

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 535
  • Participação: 5
  • MongeShaolin is on the verge of being accepted.MongeShaolin is on the verge of being accepted.MongeShaolin is on the verge of being accepted.MongeShaolin is on the verge of being accepted.MongeShaolin is on the verge of being accepted.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +72
Re: Doenças e a Visão Espírita
« Responder #3 em: 20 de Abril de 2010, 01:11 »
+1Gostou?


Saudações.
Pois é Marianna, está de parabéns, seus textos sempre nos trazendo muita reflexão e paz.
Abraços.




« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 21:33 by Marianna »
Registado

Offline dePersis

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 14
  • Participação: 0
  • dePersis is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • "Poder n
  • Relevância: +1
    • G.E.D.E Grupo de Estudos da Doutrina Esp
Re: Doenças e a Visão Espírita
« Responder #4 em: 20 de Abril de 2010, 02:22 »
+1Gostou?


Excelente conteúdo Marianna, extremamente instrutivo, inclusive tomei a liberdade de usar este conteúdo no Evangelho Lar hoje aqui em casa, explana muito bem o assunto agradeço por ter compartilhado conosco seu conhecimento.




« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 21:34 by Marianna »
Registado

Offline fernandes adalberto

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 338
  • Participação: 16
  • fernandes adalberto is awe-inspiring!fernandes adalberto is awe-inspiring!fernandes adalberto is awe-inspiring!fernandes adalberto is awe-inspiring!fernandes adalberto is awe-inspiring!fernandes adalberto is awe-inspiring!fernandes adalberto is awe-inspiring!fernandes adalberto is awe-inspiring!fernandes adalberto is awe-inspiring!fernandes adalberto is awe-inspiring!fernandes adalberto is awe-inspiring!fernandes adalberto is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +76
Re: Doenças e a Visão Espírita
« Responder #5 em: 30 de Abril de 2010, 12:16 »
+1Gostou?

Que me faz continuar nesse forum, são pessoas como você.
Que nos dar estímulo para continuar.Eu ia parar de participar desse forum.
Mais você com sua simpatia e doutrinação, me fez mudar de ideia.
Muito bom, Que Deus ilumine sempre
fernandes




« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 07:07 by Marianna »
Registado

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Doenças do Corpo e da Alma
« Responder #6 em: 29 de Julho de 2016, 20:01 »
0Gostou?




Zica Vírus - Um olhar mais profundo.


O grupo estava reunido conforme já acontecera tantas vezes, mas a energia estava diferente, como se algo mais sutil estivesse entre eles. Sr. José, dirigente encarnado do grupo ligou uma música suave e foi conduzindo os trabalhadores no relaxamento, visando o desdobramento consciente

Meus irmãos vamos respirar profundamente relaxando a musculatura e deixando a energia fluir pelo nosso corpo, nos trazendo harmonia e paz.

Imagine uma pirâmide de quatro lados nos envolvendo e traga para dentro dela a melhor energia possível. Perceba essa energia girando em sentido horário criando um campo terapêutico.

Nesse meio tempo Dona Inês percebe a presença de um irmão desencarnado que aplica passes longitudinais em cada trabalhador, facilitando o desdobramento. Ele solicita à irmã que transmita uma orientação a todos, o que ela faz com tranquilidade.

Amigos, está aqui um senhor, que se identifica como Artur e pede que nos concentremos em nossa respiração, aspirando as energias positivas que se adensam na nossa sala. 

E com a força da mente, ao nos desdobrarmos vamos construindo uma túnica leve de proteção, nos preparando para o trabalho.

Em poucos minutos, todos os médiuns estavam desdobrados e ambientados, sendo conduzidos pela volitação até o Lar da Criança Menino Jesus, situado na Colônia Esperança, dirigida pelo grande Eurípedes Barsanulfo. (Veja o livro Os Mensageiros da Esperança.)





« Última modificação: 30 de Dezembro de 2017, 03:18 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Doenças do Corpo e da Alma
« Responder #7 em: 29 de Julho de 2016, 20:03 »
0Gostou?


No amplo jardim se juntaram a um grupo de trabalhadores, liderados por Sita, antigo conhecido do grupo. Meus queridos irmãos – iniciou Sita – hoje nos dedicaremos à assistência amorosa e ao resgate de irmãos desencarnados presos no astral menor, em um vale de sofrimento imenso.

Necessito que vocês se concentrem e mantenham a mente conectada ao plano superior da vida, evitando desgastes desnecessários e outros inconvenientes. Dezenas de trabalhadores acompanhavam o trabalho. Passando por trás do Lar da Criança e à direita do templo de cristal, caminhavam por uma trilha que descia sempre.

Por vários minutos andaram sem parar, notando que a respiração ficava cada vez mais difícil, na medida em que adentravam zonas umbralinas. Ouviam nos refolhos da alma o comando mental seguro de Sita, orientando a respiração e a calma. Contornando uma sinuosidade no caminho, chegaram a um ponto onde avistavam imenso vale, completamente escuro e desolado.

Sob a orientação de Sita, os trabalhadores encarnados e desencarnados formaram um imenso círculo, iniciando o canto de músicas e orações, intencionando envolver todo o vale em energias curadoras.

Nesse instante, figuras angélicas desciam do alto e manipulavam a energia dos trabalhadores, formando uma espécie de nuvem, um lençol brilhante que se estendia por todo o vale e só então os trabalhadores encarnados perceberam as milhares de almas entrelaçadas pelo sofrimento que habitavam o local.

Assustada com a visão, Mariana recorre a Marcos, o mentor amigo que lhe socorre de imediato. São espíritos que abusaram da inteligência, do poder mental e hoje estagiam em locais de sofrimento e depuração, pois ainda não conseguem alimentar o aspecto emocional da mente.

Passaram pela vida, desperdiçando os talentos do raciocínio somente para se beneficiarem, para enganar, conquistar poderes transitórios sem nunca se permitirem a conquista de valores espirituais verdadeiros.

▬   Mostrando no olhar toda a compaixão que sentia, Marcos continua.

Vivemos tempos de resgates coletivos. Muitos podem olhar para isso como um castigo divino, mas na verdade é a infinita misericórdia divina que guia a humanidade. Esses irmãos necessitam reencarnar para aprender a amar.

Mas lesaram os centros cerebrais de tal forma que o corpo físico e especialmente a área cerebral não conseguirá se desenvolver a contento, uma vez que o corpo físico é uma mera cópia imperfeita do corpo espiritual.

Escutando o mentor, Mariana se lembra dos noticiários que relatavam a questão do Zika vírus e a microcefalia.  Captando seus pensamentos, Marcos se adianta.

Sim Mariana, a microcefalia é uma das formas de resgate que a espiritualidade maior utiliza, objetivando a cura verdadeira que é a espiritual.

A justiça divina, essencialmente perfeita, determina que cada um de nós colha os frutos que plantamos, mas contrariamente ao que muitos pensam, isso não é uma punição e sim um ensinamento, uma oportunidade.

Deus seria um sádico completo se simplesmente nos condenasse ao sofrimento. Mariana observa que somente uma pequena porção dos doentes eram assistidos, sendo que a maioria nem sequer conseguia notar a presença dos trabalhadores.

Nesse instante, centenas de mulheres se aproximam desses irmãos que permaneciam ali em completa alienação mental. São as mães - explica Sita ao grupo – essas almas generosas e sábias que não enxergam a degradação desses seres em desgraça, mas somente os filhos maravilhosos que se perderam em algum momento e que agora necessitam de auxílio.

Permitindo que os trabalhadores se aproximassem dessas mulheres, eles passam a conversar com elas. Uma delas, uma senhora de cabelos negros e lisos, olhos fascinantes de magnetismo amoroso chamava atenção ao dizer:

O risco da microcefalia é global, justamente porque Jesus espera que todos sintam seus corações tocados pela compaixão, e se virem para o sentido espiritual dessa epidemia mundial.

▬   Continuou a mulher:

Muitas famílias se sentem desprezadas por Deus quando os filhos são acometidos de problemas graves, mas quantas mães desencarnadas não dariam suas vidas para ter novamente esses espíritos em seu ventre, poder amamenta-los e cuidar deles com infinito amor?

▬   Vejam, disse a mulher estendendo o braço em direção ao vale:

Somos centenas de mães somente nesse local que dariam tudo para poder reencarnar e receber novamente esses meninos rebeldes que se desviaram de Deus.

▬   Sabemos que uma doença grave como a microcefalia é o início do caminho de cura do espírito. É doloroso? Muito!

Mas todo sacrifício em nome do amor vale a pena. Rodeada pelos trabalhadores, a distinta Senhora ia respondendo as perguntas.

▬   Mas não seria injustiça submeter um espírito a renascer com microcefalia?

Não vamos inverter a ordem das cosias – responde – em primeiro lugar cada um colhe o que planta.

O abuso da inteligência é que determina a lesão no corpo astral e essa por sua vez é que determina a doença física. Foi uma escolha. Não há castigo. Toda escolha tem uma consequência. Não podemos passar pela vida sendo irresponsáveis e imaturos e acreditar que nunca iremos nos responsabilizar pelos nossos atos.

Renato, trabalhador encarnado pergunta:

▬   Então todos os casos de Zika vírus e microcefalia tem a mesma causa?
▬   Obviamente que não Renato.

Mas a grande maioria se constitui de espíritos endividados e devemos lembrar que essa é uma doença sistêmica, que envolve toda a família, mudando rumos, aproximando-os da religiosidade, da humildade, da compaixão, obviamente, desde que os envolvidos queiram que isso aconteça.

Pedindo a palavra, Sita complementa O raciocínio é simples. Nem todos que são picados pelo mosquito desenvolvem a doença. Dos que apresentam os sintomas da virose, somente uma pequena parte tem comprometimento neurológico.

Da mesma forma ocorre com as gestantes. Algumas são picadas pelo mosquito e apresentam sintomas gripais, outras nem isso. E grande parte dos fetos não apresentam alteração. A questão é sempre individual. É preciso existir uma afinidade energética para que o vírus se aloje no cérebro em desenvolvimento e cause o problema.

▬   Sem essa ressonância energética, teríamos que acreditar no acaso e achar que Deus brinca com a vida das pessoas.

Complementou Sita: Mas entendendo isso fica mais fácil observar que na verdade, a doença existia antes na forma de desarmonia energética no cérebro astral do espírito que está reencarnando, e que isso gerou um tropismo, uma atração para o vírus, possibilitando a doença.

Ensimesmados com o sofrimento daqueles irmãos e com o exemplo de amor vivo daquelas mães que continuavam amando mesmo que os filhos degenerados nem se quer lhes percebessem a presença, os trabalhadores foram saindo um a um, caminhando de volta à Colônia Esperança. Era a hora de encerrar os trabalhos e retornar ao corpo físico.

Obs: Na Colônia Esperança temos o Lar da Criança Menino Jesus, que prepara crianças para reencarnar. Nosso grupo mediúnico vem trabalhando com desdobramento consciente desde 1999, auxiliando de alguma forma nesse trabalho. A história completa está no livro Os mensageiro da Esperança sites médicos





« Última modificação: 30 de Dezembro de 2017, 03:21 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Doenças do Corpo e da Alma
« Responder #8 em: 18 de Janeiro de 2017, 20:29 »
0Gostou?
 


As doenças na visão espírita

  O Espiritismo tem uma grande contribuição a oferecer à Medicina e às escolas que lidam com a saúde humana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

O Espiritismo, porém, amplia essa visão e ensina que saúde é o estado de completo bem-estar biopsico-sócio-espiritual, pois leva em consideração os fatores:

  Sociais,   
  Espirituais,
  Biológicos,
  E psicológicos...

... Que influenciam o ser humano em sua passagem pela existência terrena.

  Diferentemente da Medicina do Corpo, que ainda é exercida em larga escala nos dias de hoje, o Espiritismo descortina um novo modelo, o da Medicina da Alma.

▬  No paradigma médico-espírita, o ser humano é um conjunto complexo, constituído de:

  Alma,
  Corpo físico,
  E corpos sutis,
  E, a prioridade, no entanto, na direção desse conjunto, é a da alma.

Compete, pois, ao espírito imortal, a construção do seu destino terreno e, consequentemente, a da manutenção da sua própria saúde.

  Segundo esses conceitos, o fato de uma pessoa não exteriorizar doença durante determinada fase da existência, pode não significar que ela esteja saudável.

Assim, a criatura pode apresentar-se aparentemente saudável durante um período, mas já trazer no perispírito as marcas indeléveis da doença que eclodirá um pouco mais adiante, segundo a lei de ação e reação, que tem no tempo o principal fator desencadeante.

  Segundo os princípios espíritas, a questão saúde-doença está profundamente vinculada à lei de causa e efeito, ao carma. André Luiz explica, no livro Ação e Reação, que carma designa “causa e efeito”, porque a toda ação corresponde uma reação.

Quer dizer que está ligado a ações de vidas passadas.

Assim, o carma seria uma espécie de
  “Conta do destino criada por nós mesmos, faz parte do sistema de contabilidade da Justiça Divina."

Segundo esse princípio, a criatura humana tem de dar conta de tudo que recebe da vida, de todos os empréstimos de Deus, patrimônios materiais, inteligência, tempo, afeições, títulos, e também do corpo físico, que lhe é concedido para o aperfeiçoamento espiritual.

  E será sempre assim, na roda viva da evolução espiritual em que deve se empenhar, tendo em vista a conquista de amor e sabedoria.

Aprendemos, com os Mentores Espirituais, que a percentagem quase total das enfermidades humanas tem origem no psiquismo.

  Assim, orgulho, vaidade, egoísmo, preguiça e crueldade são vícios da alma, que geram perturbações e doenças nos seus envoltórios, quer dizer, no corpo espiritual ou perispírito e no corpo físico.

Assim, no estudo de toda doença, é preciso levar o perispírito em consideração, mesmo porque a cura do corpo físico está diretamente subordinada à cura desse envoltório espiritual.

  Há exemplos importantes nos livros da coleção André Luiz que elucidam o nosso estudo. Vou citar apenas dois deles.

Vejamos o caso de Segismundo, em Missionários da Luz. Em vida passada, por causa de Raquel, ele tirou a vida física de Adelino com um tiro, que atingiu a vítima na altura do coração.

  Na vida atual, Segismundo renasceu como filho de Adelino e Raquel e trouxe, já na formação do seu corpo físico, o problema cardíaco que só se manifestará mais tarde, como doença do tônus elétrico do coração, após os 40 anos de idade.

As doenças, em geral, surgem relacionadas à idade em que as faltas foram cometidas. Em outro livro, Ação e Reação, podemos acompanhar o caso de Adelino Silveira.

  No século XIX, Adelino era filho adotivo de um fazendeiro de grandes posses. Ambos eram muito unidos. Aos 42 anos, seu pai casou-se com uma jovem de 21 anos, a mesma idade de Adelino.

Aconteceu, porém, que os dois jovens – Adelino e a madrasta – apaixonaram-se e ambos tramaram a morte do pai e marido.

  A pretexto de cuidar do pai enfermo, Adelino deu uma bebida forte ao dono da fazenda e depois ateou fogo ao seu corpo. Foi uma morte muito dolorosa.

Depois de tudo consumado, Adelino casou-se, mas não conseguiu ser feliz, atormentado pelo remorso. No mundo espiritual, os padecimentos foram intensos e contínuos.

  Finalmente, arrependido, reencarnou no século XX como Adelino Silveira e, desde pequeno, teve seu corpo tomado por um eczema extenso, que o dominava quase por inteiro.

Como podemos observar, as ações praticadas vincam o nosso perispírito e se refletem no corpo físico que age como uma espécie de filtro das impurezas.

  Assim, em matéria de saúde e doença, temos de levar em consideração as ações das vidas passadas e as da existência atual para que as nossas conclusões não sejam falhas ou incompletas.

Ao estudarmos esses casos, podemos constatar também o importante papel que a dor tem em nossas vidas.

Segundo o benfeitor Clarêncio:
  "Depois do poder de Deus, é a única força capaz de alterar o rumo de nossos pensamentos, compelindo-nos a indispensáveis modificações, com vistas ao Plano Divino, a nosso respeito, e de cuja execução não poderemos fugir sem graves prejuízos para nós mesmos."

Marlene Nobre.





« Última modificação: 30 de Dezembro de 2017, 03:23 by Marianna »
Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Doenças do Corpo e da Alma
« Responder #9 em: 22 de Janeiro de 2017, 04:16 »
0Gostou?



Espiritismo e as doenças

  Pelo que depreende do estudo do Espiritismo, as doenças nascem do Espírito.

—   Os maiores causadores de doenças são:

  A raiva,
  A inveja,
  O rancor,
  A mágoa,
  As frustrações,
  O sentimento de culpa.

—   São esses sentimentos que provocam as doenças do corpo físico.

  Todos os dias os jornais divulgam novas pesquisas sobre os benefícios ou malefícios de determinados alimentos em nossa saúde.

Também tem sido muito difundida a recomendação da prática de exercícios físicos para a manutenção e melhora de nossa saúde física e emocional.

  Assim como muitas pessoas, tenho cuidados com a alimentação e pratico exercícios físicos regularmente. Desde que sem exageros, sabemos que esses hábitos só têm a contribuir para o nosso bem-estar.

O que é bem menos divulgado é que, do mesmo modo que somos responsáveis pela saúde, também somos responsáveis pelas doenças.

—   As doenças nascem:

  Não só do descuido com o corpo,
  Mas principalmente do descuido com as nossas emoções.

Os maiores causadores de doenças são a raiva, a mágoa, as frustrações, o rancor, a inveja, o sentimento de culpa. São esses sentimentos que provocam as doenças do corpo físico.

  As emoções atingem imediatamente o corpo físico, que serve como um dreno por onde escoam essas energias negativas.

—   Só que muitas:

  Não fluem,
  Não escoam,
  Ficam presas ao corpo físico,
  E se manifestam em algum órgão em forma de doença.

Todas as doenças se originam do espírito. O que não tem origem nesta vida tem origem em reencarnações passadas.

  Muitas pessoas não aceitam este fato, ou só o aceitam parcialmente. Mas não há como fugir a essa constatação. O corpo físico é apenas reflexo do corpo astral (ou perispírito).

Tudo o que está registrado em nosso corpo astral se manifesta em nosso corpo físico. Você conhece pessoas que são viciadas em doenças...

—   Falam de suas doenças:

  Com carinho,
  Com uma espécie de orgulho...

No ambiente de trabalho, em casa, na fila do banco, em qualquer lugar é possível ver pessoas competindo para ver que é mais doente. Trocam informações, nomes de remédios, não omitem nenhum detalhe de seus sintomas e dores.

—   A doença é o modo que muitas pessoas carentes de afeto acham para chamar a atenção.

  Quanto mais detalhes mórbidos, mais atenção despertam. É um modo de serem ouvidas, consideradas. Se apaixonam pelas próprias doenças.

—   Quando você encontra alguém assim, a primeira coisa que ela faz é lhe passar o relatório completo de suas doenças:

  Onde dói,
  Como dói,
  O que ela tomou,
  O que o médico disse,
  O que o outro médico disse.

Se algumas dessas pessoas ficassem curadas de repente, perderiam o sentido da vida. Claro que não são todas as pessoas doentes que gostam de suas doenças.

  Há pessoas que nascem com doenças graves, com limitações físicas que terão que suportar pela vida toda. Outras adquirem qualquer moléstia ou enfermidade no decorrer da vida, e a cura nem sempre está ao seu alcance.

—   Nem todos se conformam.

Muitos se acham injustiçados, acham que a vida está errada e questionam a Justiça Divina. Não aceitam o fato de que são elas mesmas que causaram ou escolheram suas doenças.

  Mesmo dentro do Espiritismo há quem ache essa abordagem muito dura. Acham cruel generalizar. Ficam comovidas com casos de doenças graves em crianças ou pessoas sabidamente boas. A dor dessas pessoas dói nelas.

Não sou insensível. Com a popularização das redes sociais, todos os dias nos deparamos com imagens de pessoas que sofrem de doenças terríveis.

  Mas se aceitamos que somos os responsáveis pelos nossos atos, que colhemos o que plantamos, que nossos males morais foram provocados por nós mesmos e que compete a nós modificá-los:
—   Por que seria diferente com os males físicos?

São as nossas emoções que provocam as doenças. A cura também passa pelas nossas emoções. Não estou dizendo que devemos abrir mão da medicina, pelo contrário. Temos que aproveitar os avanços que conquistamos. 

  Mas a cura, real, verdadeira e definitiva para qualquer mal que atinja o nosso corpo está no controle das nossas emoções.

Desconheço a fonte.




Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Doenças do Corpo e da Alma
« Responder #10 em: 30 de Dezembro de 2017, 03:29 »
0Gostou?


  Na forja moral da luta em que temperas o caráter e purificas o sentimento, é possível acredites estejas sempre no trato de pessoas normais, simplesmente porque se mostrem com a ficha de sanidade física.

Entretanto, é preciso lembrar que as moléstias do espírito também se contam. A irmã que te recebe, sorrindo, provavelmente carrega o coração ensopado de lágrimas.

  Enxergaste outros, promovendo festas e estadeando poder, a escorregarem, logo após, no engodo da delinquência.

O companheiro que te fala, aparentemente tranquilo, talvez guarde no peito a lâmina esbraseada de terrível desilusão.

  Surpreendeste amigos de olhos calmos e frases doces, dando-te a impressão de controle perfeito, que soubeste, mais tarde, estarem caminhando na direção da loucura.

É que as enfermidades do espírito atormentavam as forças da criatura, em processos de corrosão inacessíveis à diagnose terrestre:

  Ali, o ódio empeçonha o cérebro;
  Aqui, o egoísmo sombreia a visão;
  Acolá, o desespero materializa fantasmas;
  Adiante o ciúme converte a palavra em látego de morte...

  Não observes o semelhante pelo caleidoscópio das aparências.

É necessário reconhecer que todos nós, espíritos encarnados e desencarnados em serviço na Terra, ante o volume dos débitos que contraímos nas existências passadas, somos doentes em laboriosa restauração.

  O mundo não é apenas a escola, mas também o hospital em que sanamos desequilíbrios recidivantes, nas reencarnações regenerativas, através do sofrimento e do suor, a funcionarem por medicação compulsória.

Deixa, assim, que a compaixão retifique em ti próprio os velhos males que toleras nos outros.

  Se alguém te fere ou desgosta, debata-lhe o gesto menos feliz à conta da moléstia obscura de que ainda se faz portador.

Se cada pessoa ofendida pudesse ouvir a voz inarticulada do Céu, no instante em que se vê golpeada, escutaria, de pronto, o apelo da Misericórdia Divina:

  Compadece-te,
  Todos somos enfermos pedindo alta,
  Compadeçamo-nos uns dos outros, a fim de que saibamos auxiliar.

  E mesmo que te vejas na obrigação de corrigir alguém — pelas reações dolorosas das doenças da alma que ainda trazemos —, compadece-te mil vezes antes de examinar uma só.

Emmanuel & Francisco Cândido Xavier





Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Doenças do Corpo e da Alma
« Responder #11 em: 31 de Dezembro de 2017, 21:24 »
0Gostou?



Doenças da alma


“No deserto do mundo a única terra fértil é o coração do homem”. Dom Hélder Câmara


  Amou incondicionalmente e não foi correspondido, em razão disso se zangou. Então esse amor não era tão verdadeiro assim, porque o amor incondicional não espera retribuição.

  Lutar pelas coisas, principalmente por justiça é um direito e um dever. Entretanto pode-se adoecer física e espiritualmente a depender da carga emocional que se empregar para lutar. Lutar por justiça é saudável, mas quando se luta por justiça sentindo raiva, corre-se risco de adoecer.

  Quem mata por amor é portador de qualquer outro sentimento, menos amor, porque o amor liberta e plenifica. Quem, por exemplo, diz amar loucamente e tem crises de ciúme é, em verdade, uma criatura doente.

  O que se enxerga tem muito haver com o foco de atenção. Pode-se afirmar que acontecimentos ruins ou bons que ocorrem na vida estão “conectados” ao modo de se interpretar a vida.

A verdade é que sabemos muito pouco sobre nós mesmos.

—  Em razão disto, muitas dores que consideramos do corpo são, na verdade da alma:

  Dor no corpo pode ser consequência de nossa depressão.
  A diarreia pode ser consequência de um estado emocional alterado.
  Algumas cataratas são provenientes da forma como vemos o mundo.
  Dor do peito pode ser fruto de angústia que carregamos há muito tempo.
  Às vezes nosso acido úrico elevado tem haver com a inveja que sentimos de alguém.
  Podemos ter uma dor de estomago de “tanto engolir sapos”, ou seja, porque “vamos empurrando tudo para dentro” e, com certeza, sentiremos dor.

Em qualquer dessas situações, procure um bom médico e, claro, faça exames e cuide do corpo. Portanto, está mais do que na hora de entendermos que somos corpo-espírito e, não tão somente o corpo.

A dor ou infecção de um órgão pode ser apenas um efeito. Ou seja, a ciência não pode – pelo menos não poderia – analisar um órgão separadamente.

—  Há dores ou problemas que são reflexos:

  Reflexos de problema em outros órgãos,
  Ou, possivelmente reflexos de problemas no espírito.

Muitas dores na alma repercutem no corpo físico.

—  Podemos adoecer do corpo:

  Se formos ciumentos e invejosos;
  Se nos permitimos o autoabandono;
  Se não tivermos bons hábitos mentais;
  Se tivermos diariamente explosões de cólera;
  Se nos sentirmos esmagados pela culpa e pelo remorso;

Certa vez atendi na Instituição em que trabalho, espiritualmente falando, uma senhora que tinha câncer na garganta.

Como o caso era grave, pedi ajuda a um:
  “Amigo Espiritual”.

—  Ao senti-lo próximo, estabeleci com ele o seguinte diálogo:

– A doença que ela sofre tem a ver com carma?
– Não, para esta encarnação não havia nenhuma programação nesse sentido.

– Acaso ela é fumante e o cigarro provocou essa doença?
– Naturalmente o cigarro pode causar esse tipo de câncer, mas não é o caso dela.

– Trata-se de algo hereditário?
– Não, porque a hereditariedade está submetida a questões cármicas.

– Então porque isso aconteceu com ela?
– Resultado de anos de maledicência.

Nossa irmã habituou-se de tal maneira a falar mal dos outros que atraiu para si, ao longo do tempo, essa enfermidade. Caros irmãos, com certeza não podemos generalizar. Cada caso é um caso.

Que essa narrativa nos deixe ALERTA, considerando os efeitos da qualidade da vibração de nossos sentimentos, pensamentos e ações.

—  Certa vez um “amigo espiritual” afirmou:
  “Em termos de DOENÇAS DA ALMA, somos portadores do câncer do egoísmo e, durante toda a vida, deveremos ser submetidos à quimioterapia do amor e à radioterapia da caridade.”

Por Agnaldo Paviani.





Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Doenças do Corpo e da Alma
« Responder #12 em: 01 de Dezembro de 2018, 14:43 »
0Gostou?

Feridas não são doenças do corpo, são doenças da alma.

O número crescente de pessoas com feridas de difícil cicatrização é uma situação que tem atraído atenção do setor saúde e de pesquisadores na área, devido aos custos hospitalares e impacto desses ferimentos na vida dessas pessoas.

Viver com uma ferida afeta, consideravelmente, todos os domínios da vida. As feridas trazem implicações financeiras, psicológicas e sociais.

O tratamento apropriado é um fator que interfere significativamente na qualidade de vida dessas pessoas.

A ozônio terapia emprega o ozônio como agente terapêutico, proporcionando benefícios à reparação tecidual, além do efeito antimicrobiano, bactericida e fungicida.

Com a hidrozônioterapia, a associação do ozônio à água, é possível tratar feridas cutâneas, aumentando a vaso dilatação periféricalocal e, consequentemente, o fluxo sanguíneo, a oxigenação e o metabolismocelular, acelerando assim o processo de cicatrização.

Partindo do princípio deque o corpo é um sistema dinâmico de energia, a medicina vibracional trata com diferentes formas e frequências de energia, reequilibrando corpo, mente e espírito.

Com base nos efeitos da ozônioterapia associada à terapia quântica, no tratamento de feridas de difícil cicatrização, elaboramos esse estudo com a descrição de alguns casos clínicos.

Alice Amaral, Milema Medeiros.
Revista saúde quântica.



Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
O lado escuro da alma e as doenças da modernidade

Iniciado por ...Maristela Auto-Conhecimento

1 Respostas
6267 Visualizações
Última mensagem 07 de Novembro de 2008, 19:30
by aruanda
Uno… corpo e alma?

Iniciado por Taprobana O Livro dos Médiuns

9 Respostas
5259 Visualizações
Última mensagem 15 de Novembro de 2008, 09:20
by Taprobana
DOENÇAS DA ALMA

Iniciado por Brilho da Lua Amizade

0 Respostas
7706 Visualizações
Última mensagem 01 de Fevereiro de 2009, 13:07
by Brilho da Lua
Doenças do corpo!

Iniciado por Hugo_BR Convívio

2 Respostas
2105 Visualizações
Última mensagem 24 de Junho de 2011, 18:31
by Dulcinha
A prece é o medicamento para as doenças da alma

Iniciado por Felipa Prece

0 Respostas
2158 Visualizações
Última mensagem 29 de Dezembro de 2013, 12:57
by Felipa

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC