Forum Espirita

GERAL => Audiovisuais => Power Point => Tópico iniciado por: Ana Ang em 09 de Outubro de 2007, 01:07

Título: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Ana Ang em 09 de Outubro de 2007, 01:07

Aos amigos, com carinho :)
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: aruanda em 09 de Outubro de 2007, 13:44
Olá Anapl ,ainda bem que colocaste aqui esta mensagem.Obrigada

Eu gosto muito de ler Osho.

Abraços

olga
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 09 de Outubro de 2007, 18:07
ola Anapl
Muita paz

     Excelente, Parabens  pela compartilha .

     Nós temos que acreditar mais em nós
     Nunca devemos subestimar o valor dos outros
     E reconhecer em nós quer até as pequenas coisas tem uma enormidade magistral se  soubermos avaliar a sua grandeza.
      A estância da vida é feita de carências e ganhos, a tomada do caminho sempre se vislumbra,basta que olhemos bem lá no fundo do coração e irradiemos através de uma vontade sincera e humilde  reactivando do amor eterno , os feixes da nossa  paz interior.
    Acreditem, amem, nunca desistam, porque mesmo a ressalva é ouro para a alma.
    Olhai para o vosso confim e replantai-o com o sorriso da coragem e e perseverança e ele vos fará sentir-lhe a presença, num gesto, numa luz numa caricia entre a vida e a eternidade da felicidade.
    Amem e serão felizes, mas sempre em humildade.

  Victor Passos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Ana Ang em 09 de Outubro de 2007, 19:03
Olá amigos :)

Olga, que bom que gostaste... eu ainda não li nada dele mas percebi que muitos companheiros de fórum simpatizam com a filosofia e fiquei interessada :)

Victor, o assunto que propões é muito importante! Quando nos recusamos a reconhecer nossos próprios valores, deixamos de trabalhar nossas potências e perdemos oportunidades. Sabemos que não somos perfeitos, mas não podemos paralisar diante das limitações... mas nos esforçar para vencê-las... :)

Abraços fraternos!
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Gigii em 09 de Outubro de 2007, 23:42
Anapl... eu também não conhecia o Osho. Já fiquei com uma ideia.

Tudo o que ele diz podemos encontrar nas milhares de respostas que os espiritos deram a Kardec durante o seu estudo, bem como nas maravilhosas ilucidações sobre a vida, que nos deixou o espirito André Luis.

Osho, é um de muitos espiritos, já esclarecidos sobre a vida, que vivem entre nós para lançar a semente aos que ainda "perambulam" (acho que inventei esta agora ::)) por um caminho sombrio, triste e sem norte...

Um grande abraço
Gi
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Ana Ang em 11 de Outubro de 2007, 02:50

Olá Gi :)

Também tive esta impressão ao ler estes enxertos :)

É sempre de muito valor a experiência de vida que estes espíritos nos podem doar, transcrevendo às fontes do conhecimento filosófico toda uma doutrina que busca a verdade e se não a alcança integralmente, ajuda-nos a complementar os ensinamentos já recebidos por outro seres de luz. A evolução preside a tudo, inclusive à nossa capacidade de entendimento e familiarização a estes inspirados de Deus :)

Abraço carinhoso!
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: aruanda em 11 de Outubro de 2007, 12:35
Olá Anapl e Regina :

Eu gosto MUITO de Osho e  tenho (já lidos) muitos dos seus livros.

No entanto, atrevo-me a dar-lhes um conselho...leiam Osho antes de concluirem seja o que for sobre ele.   

Osho é daqueles escritores que ou se ama ou se detesta, normalmente porque ele escreve coisas tão profundamente revolucionárias que se não estivermos atentos e "livres" de  "preconceitos ", vamos de certeza detestar .

Não foi por acaso que o mataram, não acham? Ele mexia demais com estruturas já consideradas como intocáveis , como a família a religião e a politica...além de muitas mais.

Mesmo que depois não gostem, não deixem de ler. Obriga-nos a parar para pensar!!.

Abraços para as duas com amizade

Olga
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 11 de Outubro de 2007, 13:11
Eu não disse uma vez num outro tópico que há gostos para tudo? A mim esse tal de osho não me diz nada. Para mim é filosofia barata. Já peguei nalguns livros dele e não me dizem rigorosamente nada! Prefiro Kardec, Leon Denis, André Luiz, etc. Sempre está mais de acordo com minhas idéias espíritas. Mas respeito quem goste de osho. Aliás até respeito quem goste de ler o livro de S.Cipriano. Gostos não se discutem...
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: aruanda em 11 de Outubro de 2007, 18:22
Exactamente Sr, Jorge Lobo gostos não se discutem e aprendizados tambem não

Olga
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 11 de Outubro de 2007, 18:58
Olá

Ana

Gostei muito dos ensinamentos do Osho que aqui colocaste amiga. Para mim foi um presente.

Olá Jorge Lobo

Não encontrei qualquer ensinamento contraditório com a doutrina espirita nas palavras que li do Osho. Pareceu-me que fala de forma sábia. A nossa diferença de opinião é a prova que cada um sente e pensa de forma diferente. Ainda bem. Que seria se todos gostassem do amarelo, como se diz na giria popular.

Se é filosofia barata ou cara não sei amigo. Não trazia o preço indicado (risos).

Mas como você diz, a opinião alheia deve ser respeitada. Respeito profundamente a sua opinião, mas, óbviamente, não concordo consigo. Pareceu-me ver nas suas palavras alguma revolta conta a vida. Se não for o caso, perdoe-me por favor (errar é humano). Se for o caso deixo-lhe aqui esta recomendação:

Citar
Mágoa

Síndrome alarmante, de desequilibro, a presença da mágoa faculta a fixação de graves enfermidades físicas e psíquicas no organismo de quem a agasalha.
A mágoa pode ser comparada à ferrugem perniciosa que destrói o metal em que se origina.

Normalmente se instala nos redutos do amor-próprio ferido e paulatinamente se desdobra em seguro processo enfermiço, que termina por vitimar o hospedeiro.

De fácil combate, no início, pode ser expulsa mediante a oração singela e nobre, possuindo, todavia, o recurso de, em habitando os tecidos delicados do sentimento, desdobrar-se em modalidades várias, para sorrateiramente apossar-se de todos os departamentos da emotividade, engedrando cânceres morais irreversíveis. Ao seu lado, instala-se, quase sempre, a aversão, que estimulam o ódio, etapa grave do processo destrutivo.

A mágoa, não obstante desgovernar aquele que a vitaliza, emite verdadeiros dardos morbíficos que atingem outras vítimas incautas, aquelas que se fizeram as causadoras conscientes ou não do seu nascimento.

Borra sórdida, entorpece os canais por onde transita a esperança, impedindo-lhe o ministério consolador.

Hábil, disfarça-se, utilizando-se de argumentos bem urdidos para negar-se ao perdão ou fugir ao dever do esquecimento. Muitas distonias orgânicas são o resultado do veneno da mágoa, que, gerando altas cargas tóxicas sobre a maquinaria mental, produz desequilíbrio no mecanismo psíquico com lamentáveis conseqüências nos aparelhos circulatório, digestivo, nervoso...

O homem é, sem dúvida, o que vitaliza pelo pensamento. Sua idéias, suas aspirações constituem o campo vibratório no qual transita e em cujas fontes se nutre.

Estiolando os ideais e espalhando infundadas suspeitas, a mágoa consegue isolar o ressentido, impossibilitando a cooperação dos socorros externos, procedentes de outras pessoas.

Caça implacavelmente esses agentes inferiores, que conspiram contra a tua paz. O teu ofensor merece tua compaixão, nunca o teu revide.

Aquele que te persegue sofre desequilíbrios que ignoras e não é justo que te afundes, com ele, no fosso da sua animosidade.

Seja qual for a dificuldade que te impulsione à mágoa, reage, mediante a renovação de propósitos, não valorizando ofensas nem considerando ofensores.

Através do cultivo de pensamentos salutares, pairarás acima das viciações mentais que agasalham esses miasmas mortíferos que, infelizmente, se alastram pela Terra de hoje, pestilenciais, danosos, aniquiladores.  

Incontáveis problemas que culminam em tragédias quotidianas são decorrência da mágoa, que virulenta se firmou, gerando o nefando comércio do sofrimento desnecessário.

Se já registras a modulação da fé raciocinada nos programas da renovação interior, apura aspirações e não te aflijas. Instado às paisagens inferiores, ascendo na direção do bem. Malsinado pela incompreensão, desculpa. Ferido nos melhores brios, perdoa.

Se meditares na transitoriedade do mal e na perenidade do bem, não terás outra opção, além daquela: amar e amar sempre, impedindo que a mágoa estabeleça nas fronteiras da tua vida as balizas da sua província infeliz.

"Quando estiveres orando, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que vosso Pai que está nos Céus, vos perdoe as vossas ofensas". - Marcos: 11-25.

"Não sou feliz! A felicidade não foi feita para mim! exclama geralmente o homem em todas as posições sociais. Isto, meus caros filhos, prova melhor do que todos os raciocínios possíveis, a verdade desta máxima do Eclesiastes: "A felicidade não é deste mundo". - Cap.V - Item 20.
 
*  *  *

Franco, Divaldo P.. Da obra: Florações Evangélicas.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.\

Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 11 de Outubro de 2007, 19:07
Citar
Pareceu-me ver nas suas palavras alguma revolta contra a vida. Se não for o caso, perdoe-me por favor (errar é humano).
- Victor Santos
Errou e de que maneira! Estou em paz com a vida. Mas está completamente perdoado. Um abraço,amigo. Fique em paz.
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 11 de Outubro de 2007, 19:13
Olá

Fico feliz por me ter enganado. Obrigado pelo seu perdão.

bem haja
Vitor santos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Yochanan em 11 de Outubro de 2007, 20:07
O que afirmou Jorge Lobo não me espanta porque é uma afirmação natural de quem afirma que acredita em Deus. Ora, Osho tem como uma das bases o facto de não acreditar em Deus e, neste contexto tal como tendo sido eu um grande amigo e colega, em filosofia, de Osho admito profundamente a razão de Jorge Lobo. Há também os exagero de Osho na sua jucosidade a e em relação a Deus. Não tenho 'honesto' escrito na minha testa hehehehehe mas posso falar à vontade como um amigo especial de Osho e que nunca pertenceu, nem o penso pertencer, a qualquer das suas comunidades.
O largo potencial de Osho encontra-se no desmantelar dos sistemas saturados meditativos do Oriente. Está em afirmar que a meditação não se aprende, atinge-se por prácticas sucessivas de concentração contemplando a indução auto-hipnótica... com esta última não estou de acordo. Mas o Espírita acrescentará algo mais que Osho não poderia: pela via da oração. E não podia porque não acreditava em Deus e este é também um dos grandes problemas do Budismo... Deus não existe.
Os gostos não se discutem mas quem tanto lutou contra a existência de um Deus, contra a crença Nele deverá ter cuidado pois que pode assumir aspectos contraditórios o que não é nada interessante para quem se diz Espírita e, portanto, acreditar em Deus.
Saudações para todos.
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 11 de Outubro de 2007, 20:19
Concordo com o nosso amigo Yochanan. A certeza da existência de Deus faz parte da doutrina espírita. É um dos principios básicos, assim como a imortalidade da alma, a reencarnação, lei causa-efeito, pluralidade dos mundos habitados...
A maior parte dos filósofos do oriente (budistas e outros) não acreditam sequer em Deus. Além disso como já disse num outro tópico, acreditam na reencarnação mas dizendo que o homem pode reencarnar em animal, o que como nós espíritas sabemos é falso. Por essas e por outras eu não gosto de osho. Mas por favor, não tirem daí a "inteligente" conclusão que eu ando revoltado com a vida.
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Yochanan em 11 de Outubro de 2007, 20:33
Espero ser correcto uma certa forma de diálogo porque é devido à resposta de Jorge Lobo que eu avanço com esta e afirmando desde já que não observo em Jorge LObo essa revolta para com a vida... talvez, revolver a vida e, sendo assim, tal é muito inteligente.
Bom, os Budistas deram por aí uma volta à matéria no que concerne às reencarnações. Porém, a base reencarnativa original (?) Budista é que eles também não acreditam na alma... não sou eu que reencarno mas os meus actos, as minhas afirmações, os meus pensamentos, etc. Mas não eu. Or, Osho também vai por aí só que por volta de 1980 deu uma reviravolta ao texto.
O que nos interessa é que não acreditam nem em Deus nem na alma e isso pode ser lido no Canon Sagrado Budista Abidhamma. Perante isto já temos aqui grandes oposições às bases dos ensinamentos Espíritas.
Com amor
De Portugal
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: aruanda em 11 de Outubro de 2007, 20:54
Ainda bem que o Yochanan foi amigo do Osho, assim ficamos a saber mais coisas dele, embora isso para mim não tenha muita influencia porque o importante é a mensagem que se sente ... e, eu certamente não percebi nada do que li pois que não concordo em muitas coisas que diz mas, se foi amigo dele,quem sou eu para duvidar.

No entanto, como você e eo Sr, Jorge Lobo dizem e muito bem, cada um é livre de aceitar o que bem quiser...graças a Deus que "ainda" vamos mantendo essa liberdade.!

Abraços

Olga
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 11 de Outubro de 2007, 21:00
Já agora e quem quiser notar as contradições com a doutrina espírita, aconselho visitarem o site www.osho.com  (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5vc2hvLmNvbQ==) . Tem lá de tudo um pouco: tarot,astrologia, etc.
Boas consultas ás cartas... eh eh eh
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Yochanan em 11 de Outubro de 2007, 21:18
Claro que sim Aruanda. Por acaso hoje tenho o meu dia bastante livre e os próximos também, é por isso que estou a responder sobre esta matéria. A minha vida na Internet é mínima - o dia só tem 24h -, e os forums a que pertenço é apenas este porque o achei apaixonante. Não sou Português mas Israelita e adoro viver em Portugal porém resido na Suécia.
A liberdade é um dos bens que mais prezo e um espírita deve estar a par do mais possível mas, como o dia também só tem 24h para todos, achei por bem alertar para estes aspectos... creio que a idéia é elucidar-nos uns aos outros com toda a honestidade, isto é: saber do que falamos para não darmos dados falsos dados e, por isto, já o Espiritismo tem sofrido muito. Qualquer Espírita com dez anos de prática sabe as barbaridades a que me reporto contra o Espiritismo provocadas por afirmações de pseudo-espíritas: pessoas que leram em diagonal um livrito ou outro.
Eu estou aqui de alma aberta para aprender e não me atrevo a questionar porque a minha vontade é aprender e não sou versado em Espiritismo não obstante ter uma longa linha de ancestrais Espiritas.
Espero, Olga, que me não leve a mal sobre a matéria que simplesmente alertei porque a domino tal como espero que o meu Português não induza ninguém em erro sobre o que pretendo afirmar.
Shalôm
Yochanan
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 11 de Outubro de 2007, 21:22
Ola Aruanda e companheiros
Muita Paz

    Me perdoem os Amigos, Jorge e Yuchaman, mas penso que ao querermos dizer muito acabamos por nos confundir.
     Desculpem ,mas discordo do que foi dito, Quem disse que Osho não acredita em Deus?
   Onde está escrito isso?
   Se me disserem que ele foi muito controverso por combater a religiosidade Indiana, que se achou um pouco egocêntrico, depois de conseguir patamares de meditação que ninguém conseguiu, até sou capaz, de compreender, mas daí a afirmar que não acreditava em Deus?!
  Me expliquem então porque fala ele tanto em Deus!?
  Mesmo que o veja como sendo antrapomorfico, ou seja que o veja da sua forma, não quer dizer que não acredite....e o nome não interessa , ou a natureza em que se acredita, o importante é nós nos regermos por valores morais, que saibam valorizar a nossa pequenez e ele fazia-o.
 Ele acreditava que cada um podia fazer-se viver como um Deus, e quem não se pode achar Deus de si mesmo?!
   Nós na nossa individualidade, somos Deus de nós mesmos, porque somos nós que através da evolução progredimos, e isso é o que Osho achava, que todos podíamos chegar até Deus.

  Vejamos os seus valores e pensamentos:É um pouco longo ,me desculpem,mas se lerem vão perceber

Quem é Osho Rajneesh? – Para além duma obra que engloba mais de 600 livros, Osho deixou como herança à humanidade as suas meditações inovadoras.
 
“Osho é o mais importante e mais bem sucedido professor no domínio que resulta da intersecção da psicologia, psicoterapia, filosofia e religião.” - Dr. Guy L. Claxton, Phil. D. (Oxford) Prof. de Psicologia da Educação na Universidade de Londres.

“Osho é a maior encarnação depois de Buda, na Índia.” - Sua Santidade o Décimo Sexto Gyalwa Karmapa, Rangjung Rigpe Dorje.

“Os seus discernimentos brilhantes beneficiaram todos aqueles que anseiam experimentar o conhecimento do campo da potencialidade pura inerente a qualquer ser humano.” – Deepak Chopra.

“Osho é um mestre iluminado que trabalha com todas as possibilidades para ajudar a humanidade a ultrapassar uma fase difícil no desenvolvimento da consciência.” - Sua Santidade, o Décimo Quarto Dalai Lama.

Vejamos os seus principios:;

O homem é um todo orgânico. E tudo o que Deus deu ao homem deve ser usado; nada deve ser negado. O homem pode ser uma orquestra; tudo o que é necessário, é a arte de criar harmonia dentro de si mesmo.
Mas aquilo a que chamamos religiões têm-nos ensinado caminhos para a desarmonia, para a discórdia, para o conflito. E quando estamos a lutar connosco próprios dissipamos a nossa energia. Tornamo-nos sombrios, ininteligentes, estúpidos – porque com pouca energia, ninguém consegue ser inteligente. Quando a energia transborda há inteligência. O transbordar da energia é o que causa o crescimento da inteligência. E o homem tem vivido numa pobreza interior.
A minha mensagem para a humanidade é: criem um novo homem – não dividido, integro, total.
O Buda não era total, nem o grego Zorba. Ambos são metade. Eu amo Zorba, eu amo Buda. Mas quando olho profundamente para Zorba falta algo: não tem alma. Quando olho para Buda, algo falta também: não tem corpo.
Eu ensino um grande encontro: o encontro de Zorba com Buda. Eu ensino Zorba o Buda – uma nova síntese. O encontro do céu e da terra, o encontro do visível com o invisível, o encontro de todas as polaridades – do homem e da mulher, do dia e da noite, do Verão e do Inverno, do sexo e da beatitude. Só nesse encontro um novo homem erguer-se-á na Terra.
A minha gente, são os primeiros raios desse novo homem, desse homo novus.
A divisão interna tem guiado a humanidade para um estado de suicídio. Só tem criado escravos – e os escravos não podem viver realmente, não têm nada para viver para. Vivem para os outros. São reduzidos a máquinas – cheios de habilidades, eficientes, mas uma máquina é uma máquina. E uma máquina não conhece o prazer de viver. Não consegue celebrar, só consegue sofrer.

continua
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 11 de Outubro de 2007, 21:26
continuação

    As velhas religiões acreditavam na renúncia. A renúncia tem sido uma maldição. Eu trago uma bênção para ti: eu ensino regozijo, não renúncia. O mundo não deve ser renunciado, porque Deus não o renunciou – porque é que tu o fazes? Deus é... porque é que tu não hás-de ser?
Vive-o na sua totalidade – e viver a vida totalmente trás transcendência. Então o encontro da terra e do céu é tremendamente belo; não há nada de errado. Então as polaridades desaparecem em si mesmas e os pólos opostos tornam-se complementares.
Mas o homem velho, não é verdadeiramente humano. É um humanóide, um homo mechanicus – um homem que não é total. E um homem que não é total, nunca pode ser sagrado.
O novo homem está a chegar, a cada dia. É uma minoria, é natural – mas os novos mutantes já chegaram, as novas sementes já chegaram. E o início deste século, assistirá à morte de toda a humanidade ou ao nascimento de um novo ser humano.
E tudo depende de ti. Se continuas a trepar para o velho, então o velho homem prepara-se para cometer um grande suicídio, um suicídio universal. O velho homem está pronto para morrer; o velho homem perdeu o entusiasmo de viver.
É por isso que todos os países se preparam para a guerra. A terceira guerra mundial será uma guerra total. Ninguém será vencedor, porque ninguém lhe sobreviverá. Não só o homem será destruído, mas toda a vida na terra.
Fica atento! Fica atento aos políticos – são todos suicidas. Fica atento aos velhos condicionalismos que nos dividem como Indianos, Alemães, Japoneses ou Americanos. O novo homem tem de ser universal. Ele transcenderá todas as barreiras da raça, religião, sexo, cor da pele. O novo homem não será nem oriental nem ocidental; o novo homem reclamará toda a terra como a sua casa.
Só então poderá a humanidade sobreviver – e não só sobreviver – com a chegada do novo conceito de homem... o velho é o conceito de “qualquer/ou”: o novo será “ambos/e”. O homem tem de viver uma vida rica interna e externamente; não há necessidade de escolher. A vida interna não é contra a vida externa; elas são parte de um ritmo.
Tu não precisas de ser pobre por fora para ser rico por dentro. E não precisas de ser rico por fora e deixar de ser rico por dentro. É assim que tem sido até agora – o Ocidente escolheu um caminho: Ser rico por fora! O Oriente escolheu outro caminho: Ser rico por dentro! Ambos estão desequilibrados. Ambos têm sofrido, ambos sofrem.
Eu ensino a riqueza total. Ser rico por fora através da ciência, e ser rico no mais profundo do coração através da religião. E é assim que te tornarás um, indivíduo, orgânico.
O novo homem não é um campo de batalha, com a personalidade separada, mas uma homem unificado, único, completamente sinérgico com a vida na sua totalidade. O novo homem incorpora uma imagem mutante mais viável de homem, uma nova forma de estar no cosmos, uma forma qualitativamente diferente de perceber e experienciar a realidade. Por isso, por favor, não chorem a morte do velho homem. Regozijemo-nos pelo facto do velho estar a morrer, da noite estar a morrer, e do amanhecer surgir no horizonte.
Estou satisfeito, totalmente satisfeito, que o homem tradicional esteja a desaparecer – que as velhas igrejas estejam a ficar em ruínas, que os velhos templos estão desertos. Estou imensamente satisfeito por a velha moralidade estar a cair direita no chão.
Esta é uma grande crise. Se aceitarmos o desafio, esta é uma oportunidade para criar o novo. Nunca estivemos tão maduros no passado. Vivemos numa das mais belas épocas – porque o velho está a desaparecer, ou já desapareceu, e um caos criou-se. E só do caos aparecem as grandes estrelas.
Temos a oportunidade de criarmos um cosmos novamente. Esta é uma oportunidade que raramente surge – muito rara. Somos uns felizardos por estarmos vivos nesta altura crítica. Usemos a oportunidade para criar o novo homem.
E para criar o novo homem, tens de começar por ti.


continuação
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 11 de Outubro de 2007, 21:27
continuação

   O novo homem será um místico, um poeta, um cientista, tudo junto. Ele não olhará para a vida através de divisões podres. Ele será um místico, porque ele sentirá a presença de Deus. Ele será um poeta, porque ele celebrará a presença de Deus. Ele será um cientista, porque ele pesquisará a presença de Deus, cientificamente. Quando o homem for estas três vertentes juntas, o homem será total.
Este é o meu conceito de homem sagrado.
O velho homem era reprimido, agressivo. O velho homem era obrigado a ser agressivo porque a repressão sempre trás agressão. O novo homem será espontâneo, criativo.
O velho homem viveu através de ideologias. O novo homem não viverá através de ideologias, nem através de moralidades, mas através da consciência. O novo homem viverá através da consciência. O novo homem será responsável – responsável por si próprio e pela existência. O novo homem não será moral, no velho sentido; ele será imoral.
O novo homem trás um novo mundo consigo. Agora mesmo, o novo homem está obrigado a ser uma minoria mutante – mas ele é o transportador de uma nova cultura, a semente. Ajuda-o. Anuncia a sua chegada: esta é a minha mensagem para ti.
O novo homem é aberto e honesto. Ele é transparentemente real, autêntico e auto-revelado. Ele não será hipócrita. Ele não viverá através de objectivos: ele viverá o aqui e agora. Ele só conhecerá um tempo: agora, e só um espaço: aqui. E através dessa presença ele saberá o que é Deus.
Celebremos! O novo homem está a chegar, o velho está a ir. O velho está na cruz, e o novo está no horizonte.


(Osho, Philosophia Perennis, Volume 2, Capítulo 2).



Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: aruanda em 11 de Outubro de 2007, 21:30
Citar
Qualquer Espírita com dez anos de prática sabe as barbaridades a que me reporto contra o Espiritismo provocadas por afirmações de pseudo-espíritas: pessoas que leram em diagonal um livrito ou outro.

Pois é Yochanan, mais uma vez não estou completamente de caordo consigo ,porque falta acrescentar que normalmente os maiores inimigos do Espiritismo são os próprios espiritas com a sua capacidade de serem intolerantes (e, sei do que falo ).
Já agora, estou há 25 anos no Espiritismo e, não li um livrito ou outro...

E, claro que não levo a mal nada  do que disse...tem toda  aliberdade tal cmo eu.

E, já agora ,obrigada Vitor Passos pelo que escreveu sobre o Osho.

Abraços
Olga
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: tearsinheaven em 11 de Outubro de 2007, 21:37
Magnifica contribuição, Olga.

 :-*

A sua resposta disse tudo.

Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 11 de Outubro de 2007, 21:43
O site de osho é www.osho.com
Podem ir lá ver os signos e conhecerem-se melhor. Cartas de tarot ao estilo Maya também as há...
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Gigii em 11 de Outubro de 2007, 21:47
Caros companheiros
Já assisti a vários debates, ou discussões,em foruns, cuja raíz assenta precisamente se espiritas podem aceitar ou não outros pensamentos filosóficos, se eles se tornam ou não compatíveis...

Como disse conheço mal o Osho...mas também não tenho, confesso, entusiasmo em conhecer melhor. Ao ler alguns dos seus pensamentos, reconheci-lhe a inteligência, e certamente, a boa intenção em partilhá-los com os demais.
Lembrei-me do Waldo Vieira, que por sinal conheço um pouco melhor.
Era espirita,médium,companheiro e amigo de Chico Xavier. Um dia as mensagens que recebia levavam-no a descobrir algo novo no universo: Deus não existe, nós somos o "soma" de muitas vivências, temos "amparadores" que nos levam a fazer viagens astrais, viagens que dizia que todos seriam capazes de fazer (linguagem nova para dizer a mesma coisa ::)). Um dia criou uma comunidade, no outro uma nova corrente filosófica.
Se ele está mais certo? Quem sabe? Eu não quero saber! Porque para mim o espiritismo dá-me todas as respostas.Satisfaz-me nas dúvidas e tem uma mensagem, suficientemente grande para transformar a Humanidade.

Mas Waldo Vieira quis adoração. Quis seguidores para se sentir o mestre(já agora tenho um amigo de infância que viveu no "campus" dele durante 6 meses, no Brasil e não pode, agora, sequer ouvir falar de Consciencialogia; era comercio de ideias, dizia ele). Se a culpa foi do mestre ou dos discipulos, não sabemos...Mas também não me interessa.

Lembrei-me da Ana Solnado. Tantos espiritas que leem e até acham que foi Jesus que ditou aquelas mensagens. E porque não? Não me interessa...O que importa é se as pessoas se modificam de algum modo com a informação que receberam. Se eu vou comprar o livro? Nem pensar...perda de tempo. O espiritismo já me demonstrou que Jesus está interessado no bem de todos, pois veio dar-nos uma lição de Amor...sendo assim porque viria transmitir mensagens a uma pessoa, para que ela fizesse o uso que bem entendesse?
O bom senso, o bom senso...para que nos alertou Kardec inumeras vezes.
A todas estas filosofias está sempre inerente a comercialização de um produto, eis uma das grandes diferenças com o espiritismo, onde a porta está aberta a todos gratuitamente, onde apenas nos é pedido para sermos Bons!

Mas se as pessoas preferem até novas ideias, ou se buscam novas abordagens da vida, devem continuar a procurar...É porque não compreenderam ainda bem a filosofia espirita, ou porque simplesmente necessitam de outras verdades que lhes satisfaçam.
E quem disse que a doutrina espirita tem a verdade? Quem disse que não há algo mais?

Eu estou feliz com o espiritismo, e por isso, as novas ideias que surgem, muitas vezes ornamentadas de palavras sábias, vêm de espiritos que sabem muito bem como tocar a vaidade do ser humano, provocando assim a fascinação (ver Livro dos Médiuns,Cap.XXIII, Obsessão).
E ninguém deve ficar melindrado com isso, porque respeitar é...não julgar.

Um grande abraço
Gi
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 11 de Outubro de 2007, 21:50
Acabei de clicar no meu signo (capricórnio) no tarot do osho. Vejam só o que me saiu:

22 de Dezembro a 19 de Janeiro

Conforme você vai se movendo mais próximo de seu coração, comunique-se a partir de suas profundidades, lá existe bastante energia. Você pode ver muito claramente onde precisa ir. Para dentro.

"É exatamente como cavar um poço: primeiro você escava — você consegue apenas pedras, rochas, lixo; depois dessa camada, mais terra pura; depois dessa camada, terra molhada; depois disso, água barrenta; depois disso, a mais pura água. Quanto mais fundo você for, mais puras fontes ficam disponíveis. E isto também é assim dentro de seu coração. Na superfície há só sujeira, pó, pedras, então terra seca, então terra molhada, então água barrenta. Mas não perca a fé; você está se aproximando de casa --então, água pura."  
Eu nunca perco a fé. Mas isto é só para as pessoas de signo Capricórnio? Não será para toda a gente? Por aqui se vê o absurdo da questão.
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Yochanan em 11 de Outubro de 2007, 21:53
Esta é a minha última resposta sobre esta matéria e, quem saiba Inglês escute o próprio Osho e as suas afirmações sobre Deus http://www.youtube.com/watch?v=hhjOnYbKJJw há ainda mais umas dezenas.
Paz para todos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 11 de Outubro de 2007, 21:57
Eu também não vou mais opinar sobre este tema. Não vale a pena continuar a "bater no ceguinho".
Fiquem bem.
Muita paz.
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Gigii em 11 de Outubro de 2007, 21:58
Eu ensino a riqueza total. Ser rico por fora através da ciência, e ser rico no mais profundo do coração através da religião. E é assim que te tornarás um, indivíduo, orgânico.



Talvez podessemos discutir um pouco sobre certas afirmações do Osho...seria mais interessante.

O que queria dizer ele com esta afirmação, individuo, orgânico? ::) :-\
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Gigii em 11 de Outubro de 2007, 22:03
Bem...esse video é claro...ele afirma que não só não acredita que Deus existe, como está certo da sua "não existência"... :-\

Ainda bem que trouxe o video Yochanan..já ficamos esclarecidos quanto a isso...
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: aruanda em 11 de Outubro de 2007, 22:12
Pois é Regina ,conhece-me e ,sabe que sou MESMO espirita convicta .

Apenas, não consigo aceitar que se entre em "fanatismos".

Podemos perfeitamente ler osho, aprender muito com ele e, porque fazer SEMPRE comparações com kardec??

Porque não aprender , por cultura que seja , novas considerações?

Porque ter sempre que "TEMER" , entrar em considerações negativas e comparações quando se debate aqui algum autor /escritor / filósofo que tenha caminhos diferentes.

Estamos num fórum espirita , certo.
Espiritismo é para mim , até este momento o meu caminho .

se eu ler Osho isso muda algo? Bem pelo contrário, aumenta mais o meu respeito pelo espiritismo mas, não me impede de pensar, analisar, contrapor, etc....

penso que uma coisa não implica  a outra.

todos temos o nosso caminho e a escolha é livre ...não seria possivel "conversarmos" ,fazendo as comparações de forma positiva, sem preconceitos?

como disse no inicio, e, apesar de tudo que se disse contra, gosto de ler Osho e, sinceramente aprendi algumas coisas...

Isso não faz de  mim menos Espirita, sabem porquê? Porque os espiritas ,a ssim como as pessoas de qualquer outro credo religioso se vêm pelo  que  são e fazem ...apenas, quer sejam muito cultos ou pouco  e, ainda bem, acho eu.

Para mim também é a ultima contribuição sobre este assunto

abraços
Olga
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Gigii em 11 de Outubro de 2007, 22:30
Citar
[author=Victor Passos link=topic=5430.msg17830#msg17830 date=1192134370]
É por isso que todos os países se preparam para a guerra. A terceira guerra mundial será uma guerra total. Ninguém será vencedor, porque ninguém lhe sobreviverá. Não só o homem será destruído, mas toda a vida na terra.

Esta afirmação está em desacordo com o que nos diz S.Luis no final de O Livro dos Espiritos:

Citar
"Predita foi a transformação da humanidade e vos avizinhais do momento em que se dará, momento cuja chegada apressam todos os homens que auxiliam o progresso. Essa transformação se verificará por meio da encarnação de Espiritos melhores, que constituirão na Terra uma geração nova"

Olga...desculpe se eu trago estas questões, mas o Victor trouxe os textos e parece-me que em vez de cada um ficar com a sua ideia, talvez fosse bom questionarmos em conjunto.
É que lendo o que o Victor trouxe, encontram-se afirmações que contrariam claramente o que nos dizem os espiritos...
Mas tudo bem... fiquemos sem questionar... Saiu todo o mundo :-\

Abraços
Gi
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Ana Ang em 12 de Outubro de 2007, 00:47
Olá amigos :)

Como este tópico cresceu...  :o

Sinceramente, gostaria de expor aos companheiros que não tive a intenção de gerar nenhum tipo de polêmica ao divulgar este pps sobre Osho, pedindo desculpas àqueles que consideraram um suposto desrespeito à DE.

Talvez tivesse sido melhor tê-lo guardado para mim e partilhado apenas com os mais íntimos. Contudo, existem aqueles, que como eu, valorizam as verdades universais e buscam acima de qualquer partidarismo dogmático o acréscimo de conhecimento mediante a ampliação das fronteiras do pensamento.

Se o próprio Kardec recomendou que os espíritas empenhados na conquista de si mesmos possuíssem entre suas leituras as obras que atacavam o Espiritismo e lhe negavam o caráter de revelação divina, penso nos ser desnecessário qualquer tipo de preconceito e o homem livre dessa limitação torna-se capaz de evoluir integralmente, por conhecer o bem e o mal, o certo e o errado...

Tal cuidado do codificador deve possuir referência na longa trajetória da Humanidade, presa à letra que desvirtua e desligada da correta assimilação do espírito de cada ensinamento... simpática à rigidez de princípios e aduladora dos “ismos”...

Sobre Osho, particularmente, vou repetir que nada conheço além de pequenas leituras dispersas e a opinião de amigos que muito estimo... Mas os próprios espíritas eminentes tiveram o cuidado de nos dizer que toda verdade deve ser estudada antes de rejeitada... e Gibran já afirmara em sua simplicidade que não disséssemos ter encontrado a verdade, mas uma delas... saberemos com certeza se Deus já a revelou por completo? Estaremos sendo justos em classificar negativamente uma filosofia por não concordarmos com todos os seus conceitos? Pode ser que para nós alguma afirmação careça de sentido, do mesmo modo que a outros irmãos que como nós ainda sofrem o peso da própria ignorância, algum ensinamento lhe fale mais forte ao coração e favoreça a mudança de hábitos, o objetivo final de todo processo de iluminação interior, a prática do bem voluntária e naturalmente, sentindo cada nota do amor que Deus nos legou como sementinha e rega diariamente com sua bondade incondicional... tivemos o exemplo de Jesus que conviveu entre os desvalidos e hipócritas, sem jamais partilhar dos mesmos erros e conspurcar a santa doutrina de que se fazia portador...

Às vezes parece-me que enquanto discutimos questões de somenos importância, esquecemo-nos da mais sublime norma de todos os tempos... amar ao próximo como a nós mesmos... respeitando-o e estimando-o como a um irmão de caminhada...

Abraços fraternos!
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Ana Ang em 12 de Outubro de 2007, 01:21

Querida Olga,

Seguirei teus sábios conselhos, obrigada... ;)
E concordo com cada palavra que aqui escreveste :)

Vitor,

É um alívio ter agradado alguém... obrigada, querido amigo... :D

Yochanan,

Obrigada pela participação, bem vinda na minha opinião :)

Jorge,

Gravei o site para futuras consultas, obrigada :)

Victor,

Querido amigo, gostei muito de ler um pouco mais sobre os princípios dele e conhecer outras opiniões a seu respeito :)

E tudo o que Deus deu ao homem deve ser usado; nada deve ser negado.

E para criar o novo homem, tens de começar por ti.

O novo homem viverá através da consciência.


Estas três afirmações, em ordem de importância na minha interpretação, são pérolas de conhecimento espiritual... encerram conclusões de inestimável valia ao nosso psiquismo e evolução :)

Querida Gi,

Eu também gostaria muito de estudar com mais calma a atenção alguns de seus ensinamentos. Talvez pudéssemos começar outro tópico, iniciando um debate com base na análise de alguma de suas obras, recomendada pelos amigos que já o conhecem. Assim, poderíamos fazer uma comparação com a nossa querida DE :)

Porém, eu estarei afastada da net por algumas semanas, sendo-me necessário adiar o estudo neste período...  :)

Um abraço carinhoso a todos e até breve :)
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 12 de Outubro de 2007, 10:01
Ola  Amiga Regina
Muita paz

              Amiga é com agrado que converso consigo e qualquer outro membro , primeiro não sou inquisitório, gosto ler de tudo, segundo não sou fanático, respeito todos por igual.
             Não sei o que se passa ontem deixei as respostas aqui neste Forum e desapareceram ou não entraram, espero que não estejam a cortar de novo meus posts, senão saio mesmo desta vez.
             
               Amiga perdoe o aparte.
               Vou dar a minha opinião , mas queria dizer que não sou sábio, nem sei tudo, a minha opinião é individual, e vou responder como vejo as questões;
              Antes de mais o texto não é me minha autoria

Citar
Eu ensino a riqueza total. Ser rico por fora através da ciência, e ser rico no mais profundo do coração através da religião. E é assim que te tornarás um, indivíduo, orgânico.
              Bem na posição de Osho, nada mais do que normal ele afirmar isso, porque vê Deus como antropomórfico, e entendendo ele que nós como indivíduos podemos ser Deus, então ele entende que através da Ciência, ou seja através da parte intelectual e     
da parte moral e espiritual, o individuo crescerá, tornando um novo homem.
             Não podemos ver à letra o que nos escrevem , tal como na Bíblia, ele utiliza muito a metáfora...

Citar
É por isso que todos os países se preparam para a guerra. A terceira guerra mundial será uma guerra total. Ninguém será vencedor, porque ninguém lhe sobreviverá. Não só o homem será destruído, mas toda a vida na terra.
           
        Osho no meu entender, diz uma verdade, a violência aumentou e a tendência parece ser essa.
        Vive-se a carne e essa morrerá , porque ele se refere ao homem velho e o novo será menos materialista.Olhem à vossa volta o Mundo está em guerra , pelo orgulho, egoísmo e poder, não é guerra armas somente , mas de valores morais.Violência aumentou...divorcios...abandonos...abortos...sida...câncer...droga...álcool...isto é a consequência de tal guerra, porem dos  valores morais.
        Segundo os Espiritos estamos num período de transição para o Mundo de regeneração, logo conforme o progresso o homem velho perecerá ,para este Mundo...Estamos em evolução...
                   
Citar
"Predita foi a transformação da humanidade e vos avizinhais do momento em que se dará, momento cuja chegada apressam todos os homens que auxiliam o progresso. Essa transformação se verificará por meio da encarnação de Espiritos melhores, que constituirão na Terra uma geração nova"
         
          Bom penso que isto reforça o que digo em cima, que todos progredimos, que o Mundo está em mudança, que a encarnação, nos dá essa oportunidade de evolução, e que Espiritos melhores virão, claro que se nós evoluimos, é normal que assim seja, porém quando ele fala na terra, e em geração nova , refere-se ao homem novo , ou seja a espiritos mais evoluidos, e isso acontece todos dias, pois com toda a certeza que espiritos em missão nos vêm ajudar na nossa luta pela melhoria e no preparo  dos objectivos da Humanidade , afim de nos prepararmos para um Mundo de regeneração.

  Amiga esta é a minha opinião e continua a ser individual, porque  todos podemos ler o mesmo e ter milhares dee opiniões diferentes.

         Apenas quero dizer que quando lemos algo, e sendo de seres que são vozes sabias, temos que ter o cuidado de lhe perceber a forma e o conteúdo  , por Jesus também falava por parábolas e poucos o entenderam e ainda hoje não entendem.

          Relevo de novo esta é a minha opinião   e reforço ele acredita num Deus , mas não como nós o temos em mente.

   Muita paz e harmonia

     Victor Passos   
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: aruanda em 12 de Outubro de 2007, 13:02
Citar
"Não sei o que se passa ontem deixei as respostas aqui neste Forum e desapareceram ou não entraram, espero que não estejam a cortar de novo meus posts, senão saio mesmo desta vez."

Vitor, penso que isso tem a ver com o próprio fórum, porque não me parece que alguem tenha apagado nenhum dos seus posts.

Não sei bem mas, deve ter a ver com a forma como os fóruns são organizaos para defesa de spam .

Penso que sabe do que falo ...eu é que não sei explicar melhor ??? ???

Abraços
Olga
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 12 de Outubro de 2007, 14:07
Ola Aruanda
Muita paz


   Muita paz amiga, é que ontem respondi logo de seguida aos posts que foram colocados, e hoje cheguei aqui e não estavam...
   Mas concerteza foi eu quem falhei a entrega,,,esqueça amiga...
Como tenho o problema das mãos devo ter errado a tecla ...e não entraram
 
  Grato pelo esclarecimento
   
   Muita paz

   Victor Passos


   
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: SB em 12 de Outubro de 2007, 15:08
Meus amigos,

OSHO antes demais e como o Victor Passos refere é um homem como matéria, em espírito entre nós como nós…Um alma, que deveu em sua existencia tanto quanto lhe competia, e como em todos nós compete a nossa parte para a humanidade.

OSHO como pessoa não é para aqui discutido, e sim a sua filosofia.
Seria bastante para aqueles que não apreciam a sua filosofia, ficarem pela sua plena manisfestação de acordo ou desacordo, informando em suas bases espíritas os seus fundamentos, e pronto!

Todos sabemos que a filosofia de OSHO não tem bases espíritas, mas na sua plenitude de sabedoria pode ajudar no entendimento da espiritualidade e na psicologia.

Agora pergunto, todos vc’s são espíritas sem espiritualidade?

Não existem julgamentos por parte da filosofia de OSHO contra o Espiritismo, e tanto quanto sei, o Espiritismo é das doutrinas que menos tem contra qualquer religião ou filosofia, e não assenta na abolição das varias ferramentas que a leitura de todo e qualquer livro ou autores nos possam facultar.

Num dos capítulos do curso que fiz de mediunidade, considerado e aprovado pela federação espírita portuguesa, revelava-nos que tanto quanto mais aprendêssemos no estudo de qq língua, ou oficio, mais probalidades teríamos de nos conhecer, inclusive facetas em nós bem patentes, mas em nós ocultas pela falta desses conhecimentos.
Por isso regeitar á partida OSHO ou qq outra coisa sem conhecimento, ou pq simplesmente se diz que não se gosta pq não é espírita, meus amigos, que desilusão, pois isso nada tem de inteligente.

“Se ele está mais certo? Quem sabe? Eu não quero saber! Porque para mim o espiritismo dá-me todas as respostas. Satisfaz-me nas dúvidas e tem uma mensagem, suficientemente grande para transformar a Humanidade.”
Isto escrito pela Regina, trouxe mais uma tristeza, pois que como ela entre muitos pensam que conseguiram todas as respostas.

Quem vos disse, que por lerem os Livros de Allan Kardec já estavam graduados a espíritos sabedores de tudo?

O Espiritismo não nos dá todas as respostas.
As respostas estão conosco, desde sempre, o Espiritismo tenta nos transmitir aquilo que sempre fomos e seremos, isso sim.

O Espiritismo ensina-nos tudo, mas não o que aqui li, na maioria, pela reprovação.

O espiritismo não nos dá esse direito.

Dá nos sim a compreensão da nossa imperfeição. Então pq vamos por em causa a pessoa como OSHO.

Devemos considerar que a sua pessoa, não é para aqui chamada, refiro, e tanto quanto á sua filosofia, é de ressonância na maioria das pessoas pois sendo uma palavra espiritual, embora nos consideremos espíritas, não deixamos de ser espirituais.

Acho que todos esquecem que ser espírita não é estatuto, mas uma compreensão de si mesmo!

Mta Paz!
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 12 de Outubro de 2007, 15:52
OLa Susana
Muita paz

           Amiga tenho que retirar o meu chapéu, pela excelente colocação do seu post...

           Todos sempre acrescentamos algo no nosso aprendizado, por mais pequeninos que sejamos..estou feliz, pela excelente colocação..

          Grato pelo aprendizado..

          Parabens

  Muita paz
  Victor Passos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Gigii em 12 de Outubro de 2007, 16:25
Às vezes parece-me que enquanto discutimos questões de somenos importância, esquecemo-nos da mais sublime norma de todos os tempos... amar ao próximo como a nós mesmos... respeitando-o e estimando-o como a um irmão de caminhada...


Anapl...você está coberta de razão...

Até hoje ainda não entendi porque discutir pontos de vista diferentes (se é que eu estou a divergir de ponto de vista com alguém  :-\) leve necessáriamente a desentendimento, aborrecimento...
Desculpem, mas foi o que pareceu. Uns dizendo que "é assim", outros "assado", uns partindo pra "gozação", outros sentindo-se "ofendidos", quando aqui o "ofendido" seria o Osho, ou melhor, as suas ideias. Adiante...

Victor...li com atenção a sua interpretação e agradeço-lhe imenso, pois como você mesmo afirma, podemos interpretar por vezes certas metáforas de acordo com o nosso próprio progresso. Isso é verdade. Compreendo melhor o que o Osho quis dizer. Apenas penso que o uso daquelas expressões de "exterminio" da vida, podem ser interpretadas como algo violento. Bem como parece que trazem uma certa mensagem de prenuncio de algo horrível, quando na verdade as mudanças são positivas, e certamente virão de forma tranquila. Mas compreendi melhor a visão.


“Se ele está mais certo? Quem sabe? Eu não quero saber! Porque para mim o espiritismo dá-me todas as respostas. Satisfaz-me nas dúvidas e tem uma mensagem, suficientemente grande para transformar a Humanidade.”
Isto escrito pela Regina, trouxe mais uma tristeza, pois que como ela entre muitos pensam que conseguiram todas as respostas.

Susana Bernardo...presumo que não tenha lido o que inicialmente escrevi sobre este pequeno powerpoint que gerou a discussão.
Como disse, e repito, Osho certamente trouxe o conhecimento para aqueles, que esperavam recebe-lo.
Não entendo porque se sente triste ,por seus companheiros de jornada se sentirem satisfeitos com as respostas que o espiritismo lhes, nos dá... Isso não é sinal de que estamos a evoluir?
Pergunto-me, o que aconteceria se Chico Xavier, durante a sua missão de transmitir aquelas centenas de mensagens e relatos da vida espiritual, interrompesse o seu caminho, seguindo as ideias do seu companheiro Waldo, e se dedicasse ao estudo da consciencialogia...
Pergunto-me, o que aconteceria se Divaldo Pereira Franco, numa das suas imensas palestras sobre espiritismo, falasse de repente em "nirvana" em vez de mundo espiritual, de "amparadores" em vez de guias espirituais, ou passe de reiki em vez de passe magnético...
Pois se estudamos uma doutrina, que nos esclarece e nos mostra um caminho de sermos mais felizes, porque deveriamos procurar outras respostas?
É o que eu penso.


Quem vos disse, que por lerem os Livros de Allan Kardec já estavam graduados a espíritos sabedores de tudo?

Ninguém nos disse tal coisa...E como sou muito dedicada ao estudo dos espiritos, em especial admito ter grande admiração pelo educador Allan Kardec, devo dizer que dia para dia estou me esforçando por ser um espirito melhor.
Não partilho da ideia que por sermos ainda imperfeitos, tenhamos que viver a vida com ar sofredor ou de que tudo que nos acontecesse é provação. Temos nesta existencia a oportunidade de nos melhorarmos, e já sabemos muito mais do que sabiamos antes. Graças ao espiritismo, abri os olhos para o meu interior e estou caminhando na senda do progresso.

Um grande abraço a todos
Gi
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: SB em 12 de Outubro de 2007, 16:43
Não há qq comparação aqui com Divaldo Franco, no que respeita ás suas palestras e o "nirvana" e etc's...pq nenhum espirita fala em "nirvana", mas sim num estado de espirito, com relação ao contexto proposto, e nao estamos numa palestra, sendo um outro contexto...
Dar-se-á a funcinalidade da palavra sua constituinte, contextualmente. Nao vamos por ai.
Nao façamos cair em ilusão o sentido da palavra e seu contexto.

Vamos estudar sim o espiritismo, pq nao está aqui ninguem para atacar nem para descrer em nada, nem de ninguem.

Apenas a nossa atitude perante nós mesmos, e nao com os outros, pq o que formos é o reflexos dos outros! Isso é importante!

Assim, não tomemos uma atitude de reservas, pois que o nosso espirito é muito mais e tem ainda muito por mostrar.

Regina, é bom que nos sintamos ofendidos, é bom que nos sintamos agredidos, é bom que nos sintamos que encontramos um caminho, é bom sentir tudo de bom e de mau, mas que aceitemos isso em nós, pois só assim somos conscientes do que somos, e do que podemos transformar em nós...

Ate a discussão que nos parece nao nos levar a nada, no fundo leva-nos a tanto.
Ao descobrirmo-nos, descobrimos os outros, e por ai diante...isto é evolução.
O que aqui se passou pode ser triste, para mim, alegre para outros, nao deveremos agradar a gregos nem a troianos, como mts espirtas no querer parecer. Sejamos nós, com defeitos e virtudes. É a unica coisa que neste assunto mais posso acrescer.

Mta paz

Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 12 de Outubro de 2007, 17:09
Ola Amigos
Muita paz

       Queria dizer-vos que quando entro para um tópico é para aprender, questionar, quando tenho duvidas, dar a minha opinião, mas dentro do conhecimento que tenho.
       Não entro num tópico para discutir, mas para entender e procurar aprender.
       Tenho aprendido mais que tenho dado, mas nunca o faço com ironias, com desfraudar do respeito pelos outros.Isso não é de espirita ou de pessoa de bom senso,seja qual for o credo.
      Também não concordamos, nalguns pontos, mas por isso não quer dizer que somos do contra, ninguém é dono da verdade, nem quer dizer que estejamos certos.
       O importante é sermos humildes, e continuar a estudar, é o que faço quando não percebo determinado ponto.Se erro ,quem não o faz?
        Estamos fartos de dizer aqui, somos seres individuais, com capacidades de conhecimento diferentes e graus de moral diferentes, por isso aqui não há campeões, aqui somos todos a mesma altura ,na vontade que é de aprender.E temos muito para dar uns aos outros, basta que sejamos tolerantes, nas opiniões.
     Não vi nenhuma discussão neste topico, vejo pensamentos e formas de ver diferentes, e se calhar cada uma no seu ponto de vista tem o quê de verdade, não vamos sentir-nos hostilizados, só porque o amigo acha que não está certo...
    Amar...tolerar...compreender, foi o que nos trouxe aqui hoje esta nossa amiga Susana, mas acima de tudo fraternidade entre todos, afinal todos ganhamos...claro, mais aprendizado.

Muita paz e harmonia em vossos corações
VICTOR PASSOS
     
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 13 de Outubro de 2007, 16:15
Olá

Um dia, quando reentrarmos no mundo espiritual, de nada nos serve dizer que fomos espiritas, budistas, católicos ou seja lá que for.O que interessa é a obra que nos fizémos por aqui na terra. Isso é o que diz a doutrina espirita.

Se uma pessoa se diz de uma religião qualquer, se diz que acredita em Deus ou se diz que não acredita, pouco importará (julgo eu...) para o Criador. O que importa é que as obras que as pessoas fizeram (e as intenções que motivaram as  mesmas) foram boas, más, se a pessoa foi útil para o bem geral ou não, etc..

continua...
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 13 de Outubro de 2007, 16:16
...Continuação

Eu acredito que a doutrina Espirita é a doutrina (que eu conheço) mais perfeita ao cimo da terra. Creio em Deus e agradeço diariamente o amor que o Criador tem por nós. Mas nem todas as pessoas conhecem a doutrina espirita. Eu estou convicto que uma pessoa que pratica boas acções, mesmo sem conhecer o espiritismo, uma vez liberto do jugo da carne fácilmente será conduzido ao esclarecimento sobre Deus, a Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas, pelos bons espiritos que o acolherão com agrado. Em contrapartida, a uma pessoa que tenha tido oportunidade de conhecer o espiritismo, ser-lhe-à cobrado o uso indevido ou o não uso desses conhecimentos na prática da sua vida. Deixo aqui uma parábola de Jesus que acho adequada para confirmar o que significa a responsabilidade da oportunidade que tivémos do  conhecimento das coisas e dos meios que foram colocados ao nosso dispor, em geral:

Citar
»MATEUS [25]
13 Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.
14 Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens:
15 a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem.
16 O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco;
17 da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois;
18 mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
19 Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
20 Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei.
21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
22 Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei.
23 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
24 Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste;
25 e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu.
26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei?
27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros.
28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos.
29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.
30 E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

...Continua...
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 13 de Outubro de 2007, 16:17
...Continuação (último post)

Na minha interpretação o versiculo 29 desta frase (com base nos conhecimentos que me foram sendo facultados e que agradeço ao Pai) tem o seguinte significado:

- Aqueles que utilizaram todos os meios que lhe foram dados de forma útil, ser-lhe-á dada uma vida futura melhor, os que utilizaram mal ou não utilizaram os meios que lhe foram dadas continuarão em mundos precários, como o nosso, até compreenderem esta lição. A cada um será exigido conforme o que lhe foi dado. Se nos esforçarmos, como os servos que receberam os 5 talentos e os dois talentos, seremos recompendsados com uma vida futura melhor.

- O conhecimento do Espiritismo corresponde a milhões de "talentos". Mas, entretanto, as pessoas que não o conhecem não têm a mesma obrigação de conhecer a vida. Mas isso não quer dizer que não pratiquem boas acções e escrevam coisas úteis, de acordo com os "talentos" que lhe foram permitidos por Deus e ultrapassem de imediato os espiritas de "garganta" que muitos de nós somos.

Do versiculo 35 a 40, Jesus, o nosso irmão superior, nosso mestre e modelo, explica o que nos é exigido e não fala lá em praticar esta ou aquela religião ou crença, mas em acções concretas a favor dos nossos irmãos, especialmente os que sofrem mais.

bem hajam
Vitor Santos 
       
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 13 de Outubro de 2007, 17:28
Ola VITOR SANTOS
Muita paz

           Amigo , suas palavras tem a grandeza pela naturalidade e pela verdade que elas encerram.
           Não tenho duvida que , a importância da Religião que se escolhe, em nada nos dá o direito de achar que é melhor que aquele que a não tem, assim como aquele que  não tem nenhuma como os  agnostos.
             A valorização do espírito não passa por aí, mas pela grandeza do amor sincero , leal e humilde.
             È importante que nós Espiritas façamos uso desta missiva e ela encerra toda a verdade e grandeza da obra que temos que realizar;
      "AMAR DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS"JESUS
       E esta de Kardec que serve para toda a Fé também ....IDE E INSTRUI-VOS

        Tendo em conta que tudo recebemos de graça ..logo também o devemos doar de graça.
        O trabalho de cada um " Cada UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS" irá rentabilizar se estamos no rumo certo ou não...porém é oportuno dizer, que ninguém , está abandonado ao insucesso porque a justiça de DEUS é infinita e sempre abre uma janela ,para podermos respirar.
       Terminando...assino ...reafirmo tudo o que o amigo assinou e reforço dizendo...AMEMO-NOS SEMPRE:::

Muita paz
VICTOR PASSOS
       

       
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Fernando Oliveira em 15 de Outubro de 2007, 17:06
Olá a todos,
sei que existem vàrios membros que não gostam de OSHO!pois bem eu não só gosto como considero-o o maior filosofo do século xx.
Alguns dos títulos que dão aos seus livros não correspondem minímamente à realidade escrita do meu ponto de vista como é obvio.
Quando lançam uma publicação com o título:Osho o Espiritualmente incorrecto!eu sinceramente penso que é markting para vender...
Já li vários dos seus livros e se há personalidade a nivél Espiritual que me fascina ele é um deles pois é altamente Espiritual em tudo o que diz ou melhor disse...
Se alguém tem duvidas leiam a Farmácia do Espirito e depois digam algo.
Penso que se não fosse tão evoluido Espirituamente não teria dito que quando partisse lhe escrevessem na lápide:Osho não nasceu nem morreu aqui,passou por cá
de tanto a tanto ...sic
Há efectivamente um cuidado muito grande na sua leitura pois usa a metáfora,a parabola,a comparação de uma forma pouco comum,o que origina muitas vezes a leitura de certas frases várias vezes.Não os maço mais! :)
Abraço fraterno a todos. 
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 15 de Outubro de 2007, 17:28
Citar
sei que existem vàrios membros que não gostam de OSHO!pois bem eu não só gosto como considero-o o maior filosofo do século xx.
-Esperança 2007
Grande filósofo que nem acredita em Deus...só mesmo neste fórum é que se podem encontrar este tipo de opiniões. Sei que tinha dito que não voltaria a comentar este assunto, mas sinceramente... escreverem que osho foi o maior filósofo do século xx... só faltava esta...
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: aruanda em 15 de Outubro de 2007, 17:53
Citar
Grande filósofo que nem acredita em Deus...

Sr Jorge Lobo, eu também tinha dito que não comentava mais mas, não resisti a tentação de lhe fazer uma pergunta:
- Ser filósofo implica acreditar em Deus?...Nunca aprendi tal coisa mas, sempre existe um dia para tudo, não é?

E, já gora diga-me em que livro de Oso ele disse que não acredita em Deus?
Gostava de o tornar a ler.Agradeço desde já.

Citar
só mesmo neste fórum é que se podem encontrar este tipo de opiniões
Não me parece que também esta citação seja muito simpática, até parece que tem algo contra p fórum, será?

Abraços
Olga
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 15 de Outubro de 2007, 18:05
Citar
- Ser filósofo implica acreditar em Deus?...Nunca aprendi tal coisa mas, sempre existe um dia para tudo, não é?
-Aruanda
Ser filósofo não implica acreditar em Deus, mas ser um GRANDE filósofo na minha opinião implica em reconhecer que existe Deus, o criador do Universo.

Citar
E, já agora diga-me em que livro de Osho ele disse que não acredita em Deus?
Gostava de o tornar a ler.Agradeço desde já.
Neste video pode ver o que pensa Osho de Deus: http://www.youtube.com/watch?v=hhjOnYbKJJw . Se não perceber inglês peça ajuda.
Citar
Não me parece que também esta citação seja muito simpática, até parece que tem algo contra p fórum, será?
.
Não tenho nada contra, pois se tivesse não estaria a participar no fórum. Apenas vejo aqui muita ignorância e isso me deixa triste, o que me leva a escrever. Acho que neste fórum fala-se muito pouco de espiritismo e perde-se muito tempo com outros assuntos. É apenas minha opinião que gostaria ver respeitada.
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 15 de Outubro de 2007, 18:20
Olá

Mais vale fazer o bem e não fazer o mal e não acreditar em Deus do que andar sempre com Deus na boca e não fazer o bem ou fazer o mal.

As palavras de Jesus que atrás indiquei são demasiado claras para evitar equivocos. Mas só vê quem quer ver...

Não sou advogado do Osho, nem sequer o conheço bem, apenas comentei as palavras dele aqui colocadas para nossa apreciação, que me parecem elevadas. Contudo acho que a doutrina espirita não condena nem desvaloriza ninguém que não tem as mesmas crenças. As acções boas, feitas coma intenção de fazer o bem são sempre boas, independentemente das crenças das pessoas que as fazem, tal como as acções más são sempre más, mas são mais graves da parte de  quem tem conhecimento da doutrina. Por isso os Espiritas que não são espiritas de garganta esforçam-se por respeitar e amar os seus irmãos, aproveitando tudo o que eles tragam de positivo e desprezando eventuais diferenças. Aos espiritas cabe esforçar-se por se unir a todos os homens de boa vontade, seja qual for a sua crença, no sentido de fazer o bem.

bem hajam
Vitor Santos

 
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: SB em 15 de Outubro de 2007, 18:26
Ai Sr Jorge Lobo, agora ate dei uma gragalhada. Desculpe-me sem ofensa.  :D

Alem de concordar com a Aruanda na questao do Filosofo, eu apoio, sem credos nem fanatismos, mas agora finalmente percebi pq nao gosta de OSHO. Porque nao o entende. ;D

OSHO diz assim:

"Não existe Deus para além da vida; a vida é Deus. Se nega a vida, nega Deus, se sacrifica a vida, sacrifica Deus. Em todos os sacrifícios, só Deus é sacrificado(…) Se a vida é Deus, então negar , renunciar, sacrificar é ir contra Deus."

OSHO, era um poeta quando falava da vida e como via e sentia a vida, enfim um artista, um criador.

Pois Sr. Jorge Lobo, só para quem não entende OSHO poderá nega-lo, e na visão de OSHO e na minha negar, seja o que for é negar tb Deus, pq todos somos um pouco de Deus em tudo o que fazemos ...OSHO em nada tem a ver com crenças  ;)

bem haja, por este bocadinho pq ate me deixou bem disposta  :D
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: aruanda em 15 de Outubro de 2007, 18:27
Citar
Ser filósofo não implica acreditar em Deus, mas ser um GRANDE filósofo na minha opinião implica em reconhecer que existe Deus, o criador do Universo.

Está completamente enganado mas, não vou sequer encaminhar a minha resposta por ai.

Citar
Não tenho nada contra, pois se tivesse não estaria a participar no fórum. Apenas vejo aqui muita ignorância e isso me deixa triste, o que me leva a escrever. Acho que neste fórum fala-se muito pouco de espiritismo e perde-se muito tempo com outros assuntos. É apenas minha opinião que gostaria ver respeitada.

Claro que a sua opinião será absolutamente respeitada mas, não se eesqueça que o contrário também é verdadeiro:
Respeitar para ser respeitado.

parece que chegamos a consenso.

Abraços
olga
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 15 de Outubro de 2007, 18:34
Citar
parece que chegamos a consenso.
-Aruanda
Claro que respeito as vossas opiniões. Posso é não concordar com elas. Só faltava agora virem dizer que o osho foi o maior filósofo do séc.xx...não me querem obrigar a engolir essa, pois não?
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: SB em 15 de Outubro de 2007, 18:40
Sr. Jorge Lobo,

Se se sente bem com a sua opinião, em nada do que aqui dissemos alterará o seu equilibrio.

Eu quando me sinto confortavel com que sou e penso, em nada tendo a acrescentar, não va a razão fugir-me  ;)

Fique em paz
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 15 de Outubro de 2007, 18:43
Ola companheiros
Muita paz e harmonia

               Já repararam a importância de OSHO!?
               Interessante como nós numa simples diferença de opinião, conseguimos aferir atitudes que nada tem com os valores do amor .
               Companheiro Jorge Lobo, não vou responder ao seu topico ,porque já lhe foi respondido, mas vou sintetizar, uma asservativa sua, afim de podermos , sem julgar fazer uma reflexão e chegar a um ponto de tolerância.
               Geralmente quem não é convicto de uma Filosofia, é que fica perplexo, por se ler outras teorias, ou formas de pensamento.
               O saber que eu saiba não ocupa espaço, e é muito prospero quando nós estamos em contacto com tantas questões e podemos dizer ou refutar com respeito e tolerância que o caminho seria outro.
             Infelizmente aqui não se passa isso , você tomou o cálice da discórdia, e nem olhou de frente, nem pensou naquilo que tanto defende...se é que defende...Envolva-se no Evangelho lá está escrito...Tolerância...compreensão...respeito...amor...mais..amor...amor...
              Jesus andava no meio dos Fariseus e Escribas e nunca se queixou, nem os escorraçou, e nós que somos tão zelosos nos nossos deveres, e caimos constantemente, estamos na nossa pequenez a querer subestimar os valores dos outros!?
             Amigos, cada vez mais precisamos de entender que a fraternidade ,entre os seres , que não são mais que espiritos em evolução, precisam de fazer uso do bom senso, não quero dizer que isto é para o Jorge...mas para todos nós...este Fórum e todos os seus coordenadores e membros merecem o máximo de respeito, vamos fazer um esforço de quando não concordarmos refutar com respeito e diluir o reflexo das questionelas que se fazem...se não concordamos , damos a nossa opinião ..mas vamos tolerar...vamos acima de tudo amar o próximo, e que é aquele de quem discordamos...razão sem acuidade de amor...é masmorra nas mentes da pobreza, por isso vamos todos ..buscar a razão ..mas em tolerância e compreensão.

       Caridade é salvação e ela resume-se a ...AMOR

  Muita paz e harmonia
  Me perdoem..mas acho que quer os membros...quer os Responsáveis dentro Fórum            Excelente, merecem mais de nós..

       VICTOR PASSOS
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 15 de Outubro de 2007, 19:09
Não vou comentar mais e penso que vocês sabem o porquê. Eu não gosto de ler osho e continuo a dizer que é o cúmulo considerá-lo o maior filósofo do séc.xx....
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: aruanda em 15 de Outubro de 2007, 19:18
Tem o direito de pensar o que quiser mas, a sua liberdade termina quando começa a do outro e, parece-me que ainda não entendeu isso.
Fique bem.
Abraços
olga
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 15 de Outubro de 2007, 19:24
Olá Jorge Lobo

Faço minhas as palavras do Victor Passos.

Todas as pessoas são livres de se inscrever no fórum, com o nickname que quiserem. Também são livres de sair. Pode garantir que as duas pessoas que mencionou não continuam por aqui com outro nick? Não se estará a precipitar?...

Não vou discutir se as pessoas que mencionou sabem muito ou pouco de espiritismo, nem vejo condições nem o interesse de avaliar isso. Respeito a sua opinião, como simples opinião que é, nada mais.

Acho que o importante é se as pessoas se  esforçam a sério por praticar ou não os ensinamentos da doutrina espirita na sua vida, porque o conhecimento que não se aplica é inútil. Não conheço a vida deles para poder avaliar se tentam aplicar a sério a doutrina ás suas vidas. Também não posso (nem que pudesse, não queria) comentar isso. O bem ou o mal que fizerem para eles reverterá. Que venham a ser recompensados pelo seu trabalho, é o que eu lhes desejo, como desejo para toda a gente e para mim.

Em conclusão:

- Cada um de nós é um simples participante do fórum, entre muitos. Só fazem cá falta os que cá querem estar. Não temos pretensões de convencer ninguém a estar aqui contra a sua vontade, como é óbvio. A nossa regra é o respeito pela vontade de cada pessoa. Estar aqui contrariado é ridiculo, pois todos estão aqui voluntáriamente.

bem haja
Vitor Santos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 15 de Outubro de 2007, 20:08
Amigo Vitor:
se outras pessoas andam por aqui com outro nick, eu não sei nem me interessa. Respeito toda a gente e só peço que também respeitem minhas idéias, o que não está a acontecer visto que retiram minhas mensagens. Quanto ao assunto deste tópico, nada tenho contra quem gosta de osho, mas eu não gosto e me sinto no direito de o dizer. Se vocês o consideram um grande filósofo, o problema não é meu.
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 15 de Outubro de 2007, 20:28
Olá amigo Jorge Lobo

Eu não apaguei nenhuma mensagem sua. Se alguém o fez poderá justificar porque o fez. Estaria a cumprir as regras do fórum? Certamente alguém, com conhecimento de causa, lhe responderá.

Espero que não pense que eu não o respeito a si e às suas opiniões, pois isso não corresponde à verdade. Se leu isso nas minhas palavras peço-lhe desculpa, mas garanto-lhe que não tive essa intenção. Se leu isso nas palavras de outrém, por favor clarifique quem e em que mensagem.

A sua opinião sobre o Osho não é problema nenhum, como também não é problema nenhum a opinião contrária, desde que todos nos respeitemos pessoal e mutuamente e respeitemos também as regras do fórum. O fórum é uma casa virtual mantida pelo webmaster e pelos outros trabalhadores. Queremos que seja frequentada por todos os que o desejarem e que se sintam por cá bem, desde que não façam sentir as outras pessoas mal (qualquer espirita com conhecimentos básicos da doutrina sabe porquê...)
 
bem haja
Vitor Santos
     
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 15 de Outubro de 2007, 21:38
Amigo Vitor Santos:
respondi-lhe por mensagem pessoal.
Um abraço.
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Nat em 16 de Outubro de 2007, 03:30
Achei importante repetir:

O fórum é uma casa virtual mantida pelo webmaster e pelos outros trabalhadores. Queremos que seja frequentada por todos os que o desejarem e que se sintam por cá bem, desde que não façam sentir as outras pessoas mal (qualquer espirita com conhecimentos básicos da doutrina sabe porquê...)
 bem haja
Vitor Santos
     

Amigos, Boa noite!  :D

Gente, confesso que  ri com essa história toda de Osho para lá, de Osho para cá. Não por causa de Osho em si, mas porque eu vim aqui ao fórum antes de dormir para ler algo legal, refletir e dormir com os "anjos". Aí, quando eu comecei a ler, Jesus, deparei-me com essa enorme "harmonia"!!! Longe de mim querer julgar, juro que não estou,nesse momento ( ;D), nessa sintonia.  Mas achei interessente o que o Vítor comentou e achei legal repetir...

Amigos, vamos prestar atenção na nossa sintonia. Provavelmente,  esse "debatezinho doce"  deve ter desarmonizado muita gente...

Esse fórum pode ser um cantinho de luz ou de desequilíbrio. Depende de nós!

Beijinhos em todos,
Natália (leve por ter rido da minha "decepção",  mas podia estar perturbadinha, perturbadinha... Olha  a "responsa", galerinha!)
 :-*  :-*  :-*

P.P.S. Vou agora dormir com os Oshos, oooops, com os anjos! Claro que ele é um anjo!! Todos somos!!!  ;D  ;D  ;D
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Fernando Oliveira em 16 de Outubro de 2007, 07:05
Bons dias a todos,
especialmente ao Sr.Jorge Lobo !porque teve a delicadeza de comentar com o seu livre arbitrío o meu comentário.
Sobre o mesmo penso que todos os irmãos que comentaram a seguir já elaboraram uma resposta completa,sem que se justifique acrescentar algo.
Caro irmão tenha muita PAZ,LUZ,e ALEGRIA.
Um fraterno abraço.
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 16 de Outubro de 2007, 10:31
Ola Amiga Natalia
Muita paz

                       Antes de mais um abraço fraterno para todos.
                       Penso que este tópico pecou por equívocos de valores , mas não deixa de ser um aprendizado para todos..e não vejo com que rir, mas lamentar.
                      Nunca me chocam as opiniões dos amigos que sejam contrarias, e cada um pela sua sintonia, até porque se um dialogo for ameno sem rebatimento do mesmo é sempre útil.
                    Não vamos crucificar ninguém, mas vamos todos reflectir, que realmente temos muito que mudar todos e acima de tudo colocar nas mentes deste Fórum que quando um companheiro não concorda, é apenas isso, e não nos amofinar.
                Não vejo porque ficar a rebater algo que achamos ser " decepção"..eu chamo-lhe aprendizado ,temos tendência de mortificar em demasia os factos, as acções, quando devemos apenas dar o parecer e tolerar se não nos compreenderem...ninguém é dono da verdade.
               Foi realmente retirado um post , que vi de relance , e colocava nomes de membros os quais respeito imenso, como todos os membros do Forum, mas entendo que essa atitude sua apenas teve uma intenção de deselegância , porque cada um na sua indumentária é sábio, Filosofo, doutor, não existem vedetismos, porque cada um contribui sempre compartilhando valores de amizade, respeito, e conhecimento.
             Ao tomar uma atitude dessas estamos a ser pequeninos e se pertencesse à Coordenação do Fórum faria o mesmo, proteger as normas do respeito e bom senso é parte importante deste Fórum , senão seria uma anarquia.
             Queria dizer a Jorge Lobo que não se deve sentir ferido, por não concordarem com ele não o torna mais pequeno, e que a sua grandeza estará no aceitar com respeito as ideias dos outros, com razão ou não, e mais ninguém tenho certeza disso tinha intenção de o amofinar, o amigo tem a sua ideia , é de respeitar , e respeitar a dos outros...
          Todos sem excepção perceberam a sua ideia da defesa do Espiritismo, mas a Doutrina nunca se sentirá lesada por se ler , e omitir opiniões de varias Filosofias, ou na Doutrina não viesse que aceitamos todos os credos,desde que apelem ao homem para a sua transformação e é isso que todos necessitamos, transformarmo-nos para melhor.
       O importante não é obter razões, mas acrescentarmos consensos e eles só aparecem quando as almas crescem e penso que o Amigo Jorge e todos os outros cresceram com este topico.
        Deixo aqui um abraço fraterno  de paz e harmonia para todos
     
  VICTOR PASSOS
         
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: SB em 16 de Outubro de 2007, 10:52
Olá meus bons Amigos  :D

Em primeiro, devo dizer que ninguem feriu susceptilidades de ninguém.

Pois, além de ser um Forum Espirita, é uma pagina mundial e com regras onde devemos sempre respeitar.

A vida exige em tudo que a sigamos com regras, ou ela deixa de fazer parte integrante de uma evolução equilibrada. Para isso deve-se acreditar no bom senso de cada um.

É agradavel, quando um tópico nos suscita debate, pois isso nao carece de toda a aprendizagem que vamos adquirindo, bem mesmo ate dos julgamentos que vamos fazendo disto ou daquilo.

O assunto deste Topico, não se enquadra na visão Espirita, logo seria de esperar que pudesse suscitar este tipo de discussão. É de facto positivo, tanto é que houve várias opiniões a cerca dele, no entanto algumas pessoas foram perdendo energias com este assunto, outras nem tanto.

Gostava de dizer, que este Topico é positivo neste contexto:
- Talvez nao tanto mas também, para quem participou, mas principalmente, para as centenas de pessoas que passam por este Forum e que apenas só leem  ;) (Nunca se esqueçam disto) e puderam e poderão tirar as suas conclusões, e tambem as suas aprendizagens!

Quero dizer com isto que foi um debate normal, e em relação ás capacidades de cada um.

Devo pedir que continuem a estudar o Espiritismo, como outras leituras se acharem necessário no seu desenvolvimento pessoal.


Em segundo, foram algumas mensagens apagadas, neste Topico, todas elas colocadas pelo Sr Jorge Lobo, pq e em confirmidade com as regras deste Forum, que é para todos, não deveremos fazer julgamentos de pessoas, como foi o caso.
O Sr. Jorge Lobo foi informado das suas mensagens serem apagadas, como qualquer membro que tenha as suas mensagens envetualmente apagadas, no caso de irem contra o regulamento, como referi. E mesmo depois dessa informação, ele continuo-o...
E afirmo isto, na condição de assumir a responsabilidade por essas mensagens apagadas, de forma a garantir o bom ambiente deste espaço que é de todos!

Peço que nao existam melindres, por qualquer evetualidade, seja por topicos que sejam apagados, ou por qualquer resposta um pouco mais directa.

Eu cresci com este Forum, com todos vc's em sua individulidade, diferentes mas iguais, ninguem está aqui para "parecer" mas para SER o mais autentico possivel, sendo que isso me traduziu sempre desde o inicio, EVOLUÇÂO!

Com um imenso carinho por todos, SEM EXCEPÇÂO  ;)

Beijinhos, mts  :-*  :)


Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 16 de Outubro de 2007, 11:02
Olá

Olá Victor. Concordo, em geral, com o que disse, mas não vejo uma gravidade por aí além no que se passou. Se virmos bem, aqui no fórum, a regra é a postura correcta (o respeito pelas pessoas e pelas suas opiniões, sem criticas, julgamentos ou condenações). A divergência de opiniões é salutar dessa forma. Há excepções que só confirmam a regra. Afinal todos nós somos imperfeitos e estamos a aprender. Até pode suceder (não quer dizer que tenha sido o caso agora) que hajam irmãos desncarnados que não gostam do noso fórum. Mas também os haverá que gostam e nos apoiam no nosso esforço de melhoria. Não podemos ficar a olhar para trás. Como disse o Chico Xavier na imagem que coloco abaixo, preocupemo-nos com o presente e, eventualmente, com o futuro, pois o passado já lá vai.

bem hajam
Vitor Santos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 16 de Outubro de 2007, 15:01
Ola AMIGO VITOR SANTOS
Muita paz

                  Nem de propósito para fechar esta tematica, escrevo e subscrevo, toda a atenção.
                 
                  Mais palavras para quê!
                  Já disse tudo Amigo...grato pelo reforço...
                   Abraço fraterno e muita paz


    VICTOR PASSOS
                 
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Nat em 16 de Outubro de 2007, 21:49
Olá, Victor...

Eu ri comigo mesma porque achei graça mesmo da situação, não do debate sobre o osho em si. Mas também não foi nada sério esse debate, apenas não encontrei a reflexão que estava procurando, por isso ri!  ;)

Perceba que escrevi a palavra decepção entre aspas...Eu estava brincando com o meu exagero. Sou de levar a vida pouco a sério mesmo. Perdão.  :-\

Disso tudo, creio que fica demonstrado a grande importância do cuidado  com a sintonia.  ;)

Abração,
Natália
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 17 de Outubro de 2007, 09:21
Olá Natália

Nós somos imperfeitos e só vemos aquilo que podemos. A nossa maneira de comunicar também é imperfeita. Por isso, tantas vezes andamos a discutir sem que haja qualquer divergência de opinião.   Por vezes somos tão ridiculos, sem querer, que dá, de facto, vontade de rir. :D

As pessoas de boa vontade, como tu, riem-se quando detectam o ridiculo a que, por vezes, a nossa imperfeição nos leva. Depois olham para a frente e procuram evoluir cada vez mais, agradecendo a Deus o facto de nos ter permitido ter mais uma lição na direcção da evolução. É assim mesmo que eu quero aprender a ser. :)

Deixo aqui uma pequena história chinesa (que ouvi verbalmente de um chinês que vive aqui em Portugal):

Um professor chinês pequenou numa folha de papel branca e resolveu fazer uma pequena brincadeira para exemplificar a limitação da nossa capacidade de observação. Desenhou no centro da mesma um ponto. Colou a folha no quadro de ardósia. Depois, mostrando aos seus alunos a folha, perguntou:

- Que vem aqui?

Escusado será dizer que os alunos responderam quase em uníssono:

- Um ponto!

O professor explicou então:

- tal como vós fizestes agora, mas sem consequências, estamos sujeitos a olhar para os pormenores da vida sem ver o essencial.

- Se reparardes bem, o ponto é um minusculo pormenor sem expressão, se comparado com a folha. Vocês, na prática da vossa vida, devem ver a folha e não o ponto.  ;)

bem haja
Vitor Santos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Gigii em 17 de Outubro de 2007, 12:51
Caros Companheiros

Fica aqui um pequeno registo de uma entrevista com Osho sobre DEUS

(pode ser vista na totalidade em http://www.oshobrasil.com.br/conexaopuna6.htm )

Começa a entrevista o Sr.Prasado, Brasileiro com a seguinte introdução:

O que é Deus?

Vale lembrar que a palavra Deus é apenas um título dado a algo. As religiões e suas escrituras declaram que existe um Deus que é o criador de tudo que existe, afirmam que ele nos criou a sua própria imagem e semelhança.
          Agora com os ensinamentos de Osho e com a meditação descobrimos exatamente o oposto: Deus foi criado pelo homem à sua própria imagem e semelhança.
          As escrituras religiosas apresentam um Deus como uma super-pessoa – imortal, onisciente, onipotente, onipresente porém dotado com as qualidades humanas do ciúme, vingança, ódio, amor, bondade...
          Esse Deus, assim considerado, não é levado a sério aqui na comuna de Osho. Esse deus é motivo de boas piadas contadas pelo próprio Osho em seus discursos diários.
          Respondendo a perguntas dos seus sannyasins, Osho nos mostra uma abordagem de Deus bem diferente daquela das religiões:

Friedrich Nietzsche declarou: “Deus está morto, portanto o homem está livre”. A própria idéia da morte dele gera intensa ansiedade, medo, pavor e angústia. Deus está realmente morto?

R:Da maneira como vejo as coisas, Deus nunca existiu, então como ele pode estar morto? Em primeiro lugar, ele nunca nasceu. Ele foi uma invenção dos sacerdotes, e foi inventado exatamente por essas razões: Devido a que o homem estava sob ansiedade, com medo, angustiado. Quando não havia nenhuma luz, nem fogo - apenas pense naqueles dias da humanidade na antiguidade – noites escuras, nenhuma luz, frio intenso, nenhuma roupa, animais selvagens por toda parte procurando comida e as pessoas escondidas em cavernas, trepadas nas árvores para evitar os animais.(...)

É possível ao homem viver sem Deus?

R:Sim. Na verdade, só é possível ao homem viver sem Deus. Um homem com Deus não vive, ele hesita em cada ponto do viver, ele fica indiferente. 
          Ele está fazendo amor e ao mesmo tempo preocupado com o inferno. Como ele pode amar uma mulher quando a bíblia continua declarando que a mulher é o portão do inferno? Ele está fazendo amor e pensando sobre a bíblia e no sermão do domingo: “A mulher é o portão do inferno. O que você está fazendo?” Assim ele não pode nem amar, nem pode viver sem amor. Deus tornou o homem bem esquizofrênico, indiferente a tudo.(...)

(continua)


Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Gigii em 17 de Outubro de 2007, 12:59
Todas as religiões estão baseadas em Deus. Sua moralidade, seus mandamentos, suas orações, sua santidade – tudo aponta para Deus, e você diz que Deus está morto. Então o que irá acontecer com todas estas grandes coisas que dependem do conceito de Deus?

R:
"Todas essas coisas que dependem do conceito de Deus são falsas; os hipócritas são criados por todas estas coisas. Sua moralidade não é real, ela é imposta a partir do medo, ou a partir da ambição. A verdadeira moralidade surge somente na consciência do meditador. Não é algo importado do exterior, é algo que surge em seu próprio ser. É espontâneo. E quando a moralidade é espontânea, é uma alegria, é simplesmente um compartilhar de sua compaixão e amor. 
          Todas as qualidades que são dependentes de Deus irão desaparecer com o desaparecimento de Deus. Elas são bem superficiais. 
          Há uma moralidade que é imposta do exterior que nunca está em sintonia com seu coração. E há uma moralidade que procede de dentro de você, que está sempre em sintonia com seu coração e em sintonia com o coração do universo. Essa é a moralidade autêntica. 
          Eu não dou a vocês nenhuma disciplina, nenhuma moralidade. Eu simplesmente lhes dou uma visão clara. Dessa clareza, tudo que vier é bom, é divino, é moral.

Quem inventou Deus? Foi o homem simplesmente por não querer tomar responsabilidade por sua própria vida? Não é o sacerdote tão vítima de seu próprio medo de olhar dentro como qualquer outra pessoa?


R:O medo inventou Deus. 
          O sacerdote é uma vítima tanto quanto vocês. 
          Mas ele é mais esperto do que vocês 
          O medo que o homem tem da escuridão, o medo que o homem tem da doença, o medo que o homem tem da velhice, o medo que o homem tem da morte... Era preciso alguém para protegê-lo. Ele não pôde encontrar nenhuma proteção em lugar algum. Quando você não pode encontrar proteção em lugar nenhum você precisa inventar uma, como um consolo.(...)

Parece que a vida não é o valor máximo, o homem mecânico é sacrificável. Deus nada mais é do que uma fantasia doente; obviamente, ele não pode ser o valor máximo. Com o que ficamos então?

R:Com nada... somente você mesmo. Uma vez que Deus não é mais, você está aí, sozinho e responsável. 
          As pessoas se apegam a Deus por uma certa razão. Eles estão lançando toda a responsabilidade sobre Deus. Ele cuidará, tudo que precisamos fazer é ir a igreja todo domingo – isso é o bastante – e Deus tomará conta. 
          Mas vocês não sabem. No momento em que vocês entregam sua responsabilidade a Deus, vocês também entregam sua liberdade nas mãos dele, vocês tornam-se bonecos. 
          Uma vez que você sabe que Deus é apenas uma fantasia doente, esse mesmo entendimento lhe fará saudável e íntegro. E sua integridade, sua solitude, é uma experiência tão bonita, você não precisa de nenhum valor, nenhum valor supremo. Você é o valor supremo. Seu próprio ser, quando descoberto em sua totalidade, é um Gautama Buddha. Você não necessita de nenhum outro valor como um incentivo para fazer a jornada em direção à meta. 
          Tudo o que você precisa é abandonar suas fantasias doentes. Depois, todas as suas religiões irão desaparecer da terra, e isso o deixará absolutamente saudável.(...)

Fica para a reflexão de cada um se estas afirmações estão ou não em consonância com as respostas que os espiritos nos têm dado...

Um abraço a todos
Gi


Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 17 de Outubro de 2007, 13:13
Para a nossa amiga Aruanda que certa vez perguntou em que livro osho tinha dito que Deus não existe, este texto é bem esclarecedor. Osho afirma: R:Da maneira como vejo as coisas, Deus nunca existiu, então como ele pode estar morto?"..."É possível ao homem viver sem Deus?
R:Sim. Na verdade, só é possível ao homem viver sem Deus. Um homem com Deus não vive, ele hesita em cada ponto do viver, ele fica indiferente"... 
"Todas essas coisas que dependem do conceito de Deus são falsas."..." Uma vez que você sabe que Deus é apenas uma fantasia doente, esse mesmo entendimento lhe fará saudável e íntegro". Veja-se bem a clara contradição com a doutrina espírita que diz: "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas."
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: aruanda em 17 de Outubro de 2007, 15:21
SR Jorge Lobo, escrever um pequeno texto tirado de um conteudo fica tudo fora de contexto...todo o mundo sabe.
 Se tivesse lido nem que fossem algumas páginas teria percebido que Osho fala sempre em sentido figurado, por parábolas, sempre com o intuito de  explicar qualquer coisa.
Mas, agradeço-lhe muito o seu trabalho de pesquisa . No entanto, eu não costumo mudar de opinião sòmente porque alguem pensa o contrário de mim.
Aliás parece-me que nisso somos parecidos não é?
Portanto , como não tenciono responder  mais a  este tema (e, só respondi agora porque me interpelou directamente), ficamos assim:
Eu sou como sou e, você é à sua maneira e, como ambos somos sufientemente educados para respeitar as ideias e crenças do outro, gostaria de dar por terminado este este assunto...para mim está.

Abarços 
Olga
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 17 de Outubro de 2007, 15:32
Citar
SR Jorge Lobo, escrever um pequeno texto tirado de um conteudo fica tudo fora de contexto...todo o mundo sabe.
-aruanda
SRª Aruanda: o texto completo está nos dois posts anteriores colocados pela regina. Está lá o conteúdo todo!
Citar
Se tivesse lido nem que fossem algumas páginas teria percebido que Osho fala sempre em sentido figurado, por parábolas, sempre com o intuito de  explicar qualquer coisa.
Eu li TODO o texto. Quanto a osho falar em sentido figurado, não me parece. Quando se diz:"Deus tornou o homem bem esquizofrênico, indiferente a tudo.(...)", não vejo qual o sentido figurado disto. Parece-me bem claro em todo o texto que osho (o tal maior filósofo do séc.xx  ;D ;D ) está bem certo que Deus não existe!
Citar
Eu sou como sou e, você é à sua maneira e, como ambos somos sufientemente educados para respeitar as ideias e crenças do outro, gostaria de dar por terminado este este assunto...para mim está.
Eu respeito a sua idéia. Acredite que respeito! O que não posso é dizer "amén" consigo.
Eu também só não termino este assunto por amor á verdade. Se não fosse por isso, nem perdia aqui o meu tempo

Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 17 de Outubro de 2007, 16:37
Olá

Antes de conhecer o espiritismo, para mim a definição de Deus era a dos católicos, os evangélicos, as Testemunhas de Jeová, os muçulmanos, etc. diziam. A certa altura da minha vida comecei a pensar que, ou esse Deus que me pintavam ou não existia, ou a descrição Dele estava errada. Crendo no inferno e coisas similares, cremos num Deus cruel.

Mas não me entrava na cabeça que a vida não tivesse sentido, ou seja, que eu estivesse aqui só para viver a vida material. Também não conseguia entender que Deus pudesse ser aquilo que me diziam que era. A minha intuição dizia-me que não era assim. Depois de ler o Novo Testamento fiquei com muito menos dúvidas que a vida não era como os religiosos a pintavam. As palavras de Jesus não batiam certo com as dos católicos, evangélicos, etc.

Por isso não me admira que Osho recusasse o Deus anunciado pelos religiosos. Também não me admira que ele tivesse concluido que a nossa melhoria espiritual depende essencialmente do nosso esforço (sem esforço Deus não nos ajuda, porque a vontade dele é que trabalhemos). Isso, em meu entender, é uma prova da elevação do Osho.

Se ele tivesse conhecido o Espiritismo (quem o conhece pode responder se ele conhecia bem ou não o espiritismo), decerto passaria a aceitar Deus como uma realidade, pois a definição Espirita Deus é muito diferente da definição tradicional das religiões.
 
O facto de uma pessoa não ter conhecido bem a doutrina espirita não significa que não seja uma pessoa elevada. Isso seria o mesmo que dizer que antes de kardec eram todos moral e intelectualmente atrasados. Todos sabemos que não é assim. Não podemos esperar que uma pessoa seja espirita sem conhecer a doutrina.

A Madre Teresa de Calcutá, por exemplo, era católica. Tinha uma visão da vida diferente dos Espiritas. Não vamos concluir por isso que ela não era uma pessoa com grande elevação (Não quero comparar a Madre Teresa com o Osho. Trata-se apenas de um exemplo!).

bem hajam
Vitor Santos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 17 de Outubro de 2007, 16:52
Parece que finalmente chegamos á conclusão que osho não acredita em Deus. Finalmente...
Agora fica esta questão: embora não aredite em Deus, será que se trata de uma pessoa espiritualmente muito evoluída? Para mim não. Para mim é apenas um escritor mediano. Sei que outros amigos meus aqui do fórum têm outras opinões e o consideram muito evoluído. O tempo e só o tempo será neste caso o juíz. Um dia saberemos. Até lá todos nós ficamos com a "nossa opinião", sendo essa opinião respeitada por todos. Fiquemos todos em paz e de bem com a vida, porque a vida é Bela!
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 17 de Outubro de 2007, 21:21
Olá Jorge Lobo

Efectivamente, ao que parece o Osho não acreditava em Deus, pelo menos o Deus definido pelas religiões tradicionais. O texto apresentado pela Regina assim indica.

Quanto ao grau de evolução do Osho não acredito que tenhamos meios de o avaliar com rigor, como em relação ao nivel de evolução de qualquer pessoa.

Para avaliar alguém correctamente teriamos de estar um bom bocado acima das pessoas a avaliar. Por isso fica a cada um a avaliação subjectiva que os nossos conhecimentos e sensibilidade permitem, muito sujeita à nossa imperfeição. É uma questão de opinião, que não devemos tentar impor a ninguém. A avaliação de um aluno de uma escola deve ser feita pelo professor, com maior nivel de conhecimentos e maturidade e não pelos outros alunos, ao mesmo nivel. Não quer dizer que não haja excepções à regra. Eu não sou uma dessas excepções! Se alguém aqui no fórum é excepção, óptimo. Quanto mais evoluidos os participantes mais evoluido o fórum.

De qualquer modo, parece-me claro que são os actos e não as crenças que falam sobre o nivel moral das pessoas. Não será assim?

bem haja
Vitor Santos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 17 de Outubro de 2007, 22:33
Citar
De qualquer modo, parece-me claro que são os actos e não as crenças que falam sobre o nivel moral das pessoas. Não será assim?

Certamente, amigo Vitor. Veja-se por exemplo a Madre Teresa de Calcutá que nem era espírita e sim católica(mas acreditava em Deus). Veja-se os bons actos que ela fez durante toda a sua vida. E osho? Que bons actos praticou ele? Que bem fez a favor da humanidade, além de deixar seus livros de filosofia barata?
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: SB em 18 de Outubro de 2007, 10:39
Atenção, Toda a filosofia de OSHO, não nos diz que não acredita em Deus.

OSHO, procura antes demais que nós enquanto aprendizes, acreditemos em nós.

Todo o texto da Regina que nos deixa de OSHO,  e que não está completo, pois qq que seja a informação de OSHO tem um caminho e so se dará por ele, começado e terminado, não é o que parece ser...OSHO, lê-se por metaforas e parabolas...o que poderá ter 100 razões de ser, se for lido por 100 pessoas diferentes.

Toda a sua Leitura, ou Livro, tem que ser lido do principio ao fim, para podermos descodificar a sua mensagem na integra, por isso como algumas pessoas que já leram OSHO e dizem que não é fácil compreende-lo, é precisamente por isso.

A sua filosofia não pode ser lida por partes, senão perde todo o seu sentido.
OSHO, antes demais acreditava em todo o ser humano e no seu potencial interior.
É nisso que ele busca nas suas mensagens.

Que cada um possa ou consiga de uma forma em paz, encontrar-se.

Fala de um mundo espiritual que em nada tem a ver com a racionalidade Espirita, logo muito diferente na sua compreensão. Muito diferente na sua explicação, pq simplesmente não se explica, sente-se.

Ou faz ressonância, ou coloca-se de lado.

Ele não pede que o leiam, ele não pede que sigam o que ele escreve, ele ensina cada um seguir-se a si mesmo.

Ele encontra em cada uma das criaturas existente ao cima da Terra, um pequeno Deus, pq Deus nos criou, e busca a sua omnipresença em cada criatura ou em cada ser existente, em cada raio solar, no vento, na sombra, nos medos, nas frustrações, tudo nos pertence, e em tudo está Deus.

Tenta com que busquemos tudo isso, sem a aparente designação de Deus como desculpa pelas nossas faltas ou falhas.

É dessa forma que ele nega Deus, nunca negando.

Ele nega Deus, senhor ou "saco” onde possamos despejar quaisquer frustrações ou alegrias.

Ele compreende que tudo depende de nós, logo todos os sentimentos, alegrias ou dores, faz com que busquemos isso de nós, que tudo venha de dentro de nós mesmos as causas essenciais.

Digam-me cada um de vós em momentos de fraqueza quantos não já colocaram as culpas em Deus?

E Digam-me sinceramente, ele é culpado de algo?

Nunca, tudo o que fazemos, somos nós, tudo depende de nós, todo e qualquer caminho só nós caminhamos.
E se aparentemente temos a necessidade de seguirmos acompanhados, será aparentemente. Porque nas imensas vidas que vamos tendo, os relacionamentos nada mais é do que constantes propostas de evolução, que passarão sempre ainda por nós e só nós fazermos o melhor mesmo assim.

OSHO, não descrê de Deus!

OSHO, faz por começarmos a acreditar em cada criatura racional e irracional, sendo cada um um pouco de Deus, logo pequenos Deuses que para ele reconhece em cada um de nós perfeitos, perfeição essa, que a vamos conquistando nas aprendizagens do que temos interiormente, do que nos constitui e não sabemos.

Apenas as suas informações ainda não estarão ao alcance de todos.  Da mesma forma que Kardec não o está para tanta gente, infelizmente ;)

Agora peço-vos, e aceitando todas as vossas opiniões, não percam muito mais tempo com este Topico.

Sr Jorge Lobo, depreendendo que este assunto está a "mexer" um pouco com o seu intimo, não se agaste, pois a sua convicção é sua por direito.

Abraços
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 18 de Outubro de 2007, 12:03
Olá Jorge Lobo

Não conheço suficientemente a vida do Osho não sou advogado dele, nem ele precisa de advogados. Se você a conhece bem e se sente à vontade para falar sobre ela, tudo bem. Eu não me sinto á vontade para criticar, julgar nem condenar ninguém. Quando o faço arrependo-me porque penso que não o devia fazer. Também não me sinto á vontade para avaliar o nivel moral das outras pessoas. Isso pode ser feito por espiritos suficientemente mais evoluidos do que eu e não por mim.

A obra do Osho é vasta, tanto quanto sei. Não a conheço o suficiente para contrapor qualquer argumento sobre o nivel geral da mesma. Contudo, já li coisas dele que achei moralmente elevadas. Mas as minhas opiniões são opiniões, nada mais do que isso. Não servem para as outras pessoas, apenas para mim. "Cada cabeça sua sentença".

Face ao exposto, não tenho condições para contra-argumentar sobre a elevação do Osho nem da obra dele. Nem o quero fazer. Conheço as minhas limitações. "Cada um sabe de si (às vezes...) e Deus sabe de todos".
bem haja
Vitor Santos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Fernando Oliveira em 18 de Outubro de 2007, 12:44
Olá a todos,
volto ao tema por uma simples razão:O amigo Jorge Lobo afirma que e passo a citar;Parece que chegamos à conclusão que OSHO não acreditava em DEUS...sic
Depois acrescenta,OSHO era Espiritualmente pouco desenvolvido....SIC
E para terminar diz era um escritor fraco ! 
Bem se for da caridade não há salvação,o Jorge Lobo que já me chamou ignorante no primeiro comentário que fiz sobre OSHO,espero que ao ler este "comentário" não me chame néscio,de qualquer forma nunca ficaria aborrecido!a tolerância cultiva-se a todas as horas:
Agora para que  não possam surgir duvidas;OSHO nunca esreveu nenhum livro!certo.
As publicações são da autoria da fundação,que ao longo dos anos fez uma compilação das suas conferências de filosofia e conceitos de vida com por exemplo o AMOR.
Sobre o facto de não acreditar em DEUS como diz,não é verdade,e caro amigo o seu Inglês pode ser bom,mas quando OSHO afirma:Chegará o dia que até a pedra será amada,poderás sentir a sua energia...SIC
Agora o conceito pode ser diferente. (mas afinal não é o mesmo Deus)?!
Quanto ao facto de ter lido a meu respeito:Só mesmo neste forum se vê tanta ignorância,foi capaz de chocar alguém,a mim não pois amigo Jorge Lobo se eu fosse SÀBIO não procurava respostas,as pessoas procuravam-me para lhas dar.

UM ABRAÇO FRATERNAL,
F.Peixoto
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 18 de Outubro de 2007, 13:00
Olá Esperança 2007

Citar
Quanto ao facto de ter lido a meu respeito:Só mesmo neste forum se vê tanta ignorância

Discordo da sua generalização. O fórum não tem culpa nenhuma de eventuais conflitos entre participantes. Este comentário não é justo, não acha?

Começar a insultar as pessoas em público, independentemente da razão, não é um bom exemplo de conduta, não acha?   

bem haja
Vitor Santos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: SB em 18 de Outubro de 2007, 13:16

Não tenho nada contra, pois se tivesse não estaria a participar no fórum. Apenas vejo aqui muita ignorância e isso me deixa triste, o que me leva a escrever. Acho que neste fórum fala-se muito pouco de espiritismo e perde-se muito tempo com outros assuntos. É apenas minha opinião que gostaria ver respeitada.


Vitor Santos,

Existe confusão da sua parte, é realmente o que diz, mas nao foi o F. Peixoto (Esperança 2007) que refere essa conduta, ele apenas menciona e refere-se ao escrito pelo Sr. Jorge, que colocou mais uma vez o Forum em causa...deixei a citação em cima.

F. Peixoto, obrigado pela demosntração do seu caracter no seu ultimo paragrafo e pela contribuição de mais informação sobre OSHO e sua Filosofia.

Abraços
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Fernando Oliveira em 18 de Outubro de 2007, 13:18
Boas tardes a todos,
Tem toda a razão amigo,mas houve da sua parte um grande equivoco,e sabe porquê?
1º A frase em questão não é da minha autoria,é precisamente do Jorge lobo em relação á minha pessoa.a)E espanto meu não vi aquando dessa escrita do J.Lobo qualquer reparo ao conteudo do seu escrito.
b)Vi sim que a maioria dos membros estava de acordo com a minha posição.
Resumindo:Foi transversal a leitura e por isso penso não apanhou a missiva.
È que se houve alguém insultado fui eu!da minha parte não houve nenhum mas nenhum insulto,constate amigo e depois verifique se não foi um pouco precipitado no comentário.
Em jeito de balanço,posso até acrescentar que se for assim valha-nos DEUS,onde está a tolerância,a amizade,a compaixão,a beleza intrinseca da vida...

UM ABRAÇO,
 Fernando Peixoto
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 18 de Outubro de 2007, 13:21
Bem, a julgar pela quantidade de mensagens neste tópico parece que as minhas idéias incomodam muita gente. Tem pessoas que defendem osho com unhas e dentes. Até parece fanatismo. A única coisa que pretendia era saber em que se baseiam certas pessoas para dizerem que osho era muito elevado espiritualmente. Só isso! Não estou aqui para insultar ninguém, agora por favor: deixem-me dizer aquilo que penso. Afinal tenho ou não o direito de emitir minha opinião? Se para mim osho é um escritor banal, isso é comigo. Cada qual pensa sobre isso o que entender. Até já ouve quem dissesse que ele foi o maior filósofo do séc.xx.  ;D ;D ;D Com esta é que eu me ri... ;D ;D ;D
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 18 de Outubro de 2007, 13:50
Olá Esperança 2007 e Susana

Têm toda a razão amigos. Peço desculpa pelo mal entendido, amigo. Como se vê, a imperfeição leva a cometer erros por precipitação. Já não posso voltar atrás. Vou tentar melhorar para a frente.

O meu comentário deve ser aplicado ao autor da frase e não a si.

Olá Jorge Lobo

Citar
Bem, a julgar pela quantidade de mensagens neste tópico parece que as minhas idéias incomodam muita gente. Tem pessoas que defendem Osho com unhas e dentes

A sua opinião, é uma simples opinião, como a de todos nós, tanto dos  que discordam, como dos que concordam com ela. Não estará a valorizar demasiado o peso da sua opinião, amigo? "Presunção e água benta cada qual toma a que quer". Acha que alguém está preocupado com o facto de a pessoa que se apresenta com o nickname Jorge Lobo pensar isto ou aquilo do Osho? Cada um tem a opinião que tem. Nada há a criticar nem a elogiar. Opiniões são simplesmente opiniões, nada mais. Deus sabe a verdade, nós opinamos.

A sua intervenção aqui no fórum sob esta tema, em minha opinião, também não ajuda muito a credibilizar a sua opinião. Chamar ignorante a quem não concorda connosco será uma atitude correcta? O que acha disso à luz do espiritismo? 

bem haja
Vitor Santos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Fernando Oliveira em 18 de Outubro de 2007, 13:53
Caro amigo,
OSHO não precisa de ser defendido,muito menos com unhas e dentes...
No seu comentário faz uma pergunta que é a seguinte:Em que é que as pessoas se baseiam para dizer o que dizem de Osho?
A verdade é que é precisamente naquilo que o amigo se baseia para vislumbrar o contrário!certo.
Quanto ao facto de ser escritor posso assegurar-lhe que nunca o foi.
E também em relação a eu pensar que se tratou do maior filosofo do século XX,assiste-me o mesmo direito que ao amigo de dizer o que penso,ou não será?
Já agora posso dizer-lhe que Osho foi um perseguido:preso várias vezes nos Estados Unidos,perseguido e preso na Europa a tal ponto que hoje pensa-se que na prisão em que esteve da ultima vez lhe tivessem dado a beber litium o que  lhe provocou a "morte".(restou-lhe criar o retiro em Bombaim-India,onde "morreu")
Quanto ao resto caro amigo,à coisas mais importantes na vida não hà?
Por isso por mim não vou ajudar a inflacionar mais o tema e dou por encerrado para mim o tema.

Tenha muita PAZ,LUZ,HARMONIA e TOLERÂNCIA com SAUDE.
UM ABRAÇO 
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 18 de Outubro de 2007, 16:47
Ola Meus companheiros
Muita paz
               
               Osho realmente tem enorme grandeza e veja-se o envolvimento de ideias que        ele projectou em torno do tema , acredita ou não em Deus?!
               Entendo que cada um verá a sua razão conforme aquilo , que lê, como vê,como sente, como busca a profundidade do dialogo.
               Quem tem razão todos e ninguém! Porquê por a Filosofia Osho é assim, pela metáfora, ele acredita e desacredita, foge e aproxima-se, aparece e desaparece, mas vocês dirão está louco este!?
                 Sei o que quer dizer, mas nem sei o que ele sabe,será que sabe, se sabe porque procurar duvidar, quando realmente o que diz não prova o que sabe...
                È todos o conhecem, mas ninguém o viu, vivem como ele, mas nem sabem se ele vive, crescem mas não sabem se nasceram...
               Eu digo , mas não falo, mostro mas não vejo, quero, mas não possuo, reclamo, mas não me queixo....dizem vocês este está louco não sabe o que está a dizer...sabem porquê...porque nem eu sei, se vocês sabem aquilo que sei, mas como não sei se é a verdade, será que sei, quem me interroga me procura, mas e daí a ser como fazer!....


           Amigos como estão a ver não sou Filosofo, mas sei que todos se lerem este enxerto de minha autoria, reflectirão que ninguém sabe o que se sabe se se pode saber quem Osho segue ou não!?

        Aqueles que forem mais persistentes e gostem de estudar que leiam aqui este longo tema dele em resposta a um amigo que o questionou " Sobre o propósito da Criação"
        Porém aviso nem toda a gente está à altura de perceber a grandeza das suas palavras, tudo porque como quando Jesus falava por parábolas poucos o entendiam...
         
  Espero que percebam o que quis dizer..Mas estou atento....

    Muita paz adoro-vos


    VICTOR PASSOS
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 18 de Outubro de 2007, 17:50
Citar
Chamar ignorante a quem não concorda connosco será uma atitude correcta? O que acha disso à luz do espiritismo?
  - Vitor Santos
Eu não chamei a ninguém de ignorante. Apenas disse que existe muita ignorância neste fórum. É diferente!
Citar
Já agora posso dizer-lhe que Osho foi um perseguido:preso várias vezes nos Estados Unidos,perseguido e preso na Europa a tal ponto que hoje pensa-se que na prisão em que esteve da ultima vez lhe tivessem dado a beber litium o que  lhe provocou a "morte".(restou-lhe criar o retiro em Bombaim-India,onde "morreu")
-Esperança 2007
E daí? O que prova isso? Foi preso. E depois? Prisioneiros existem aos milhões...
Citar
Acha que alguém está preocupado com o facto de a pessoa que se apresenta com o nickname Jorge Lobo pensar isto ou aquilo do Osho?
- Vitor Santos
Porque também insistem tanto em achar que não me chamo Jorge Lobo? O meu nome é assim tão importante? Eu acho que importante são as idéias de cada um e não o seu nome, não acham?
Nunca critiquei ninguém, apenas idéias. E sempre disse desde o principio deste tópico que para mim osho não tem o minimo interesse, além da sua filosofia estar em contradição com a doutrina espírita. Disse e volto a dizer. É a minha opinião. Outros consideram-no um espírito muito evoluído. São outras opiniões que valem tanto como a minha.
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Victor Passos em 18 de Outubro de 2007, 18:08
Ola Jorge Lobo
Muita paz

                   Antes demais não sei a quem se referem as citações, porque não me lembro de chamar ignorante a ninguém!!!!!!!??
                  Mas fora isso amigo, vamos colocar tempero , vamos usar o que o Espiritismo nos diz, se leu o meu tópico ultimo, de certeza , não estaria tão machucado.
                  Amigo respeito a sua opinião, aqui termino a minha ingerência neste topico.
                Com esta  citação minha aqui termino..

     "   Se achas que tens razão, não vás à justiça, porque por vezes o que parece justo , aos olhos dos outros se torna injusto.Se cultivas a razão , então faz com que a mesma não te cegue, afim de que os outros, na sua caminhada possam encontrar em tua humildade, razões da tua verdade ...porque até para a razão é necessário sermos razoáveis , porque os encantos da razão fascinam e amofinam a alma..."

      ViCTORPASSOS

  Muita paz

   VICTOR PASSOS
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 18 de Outubro de 2007, 18:19
Amigo Vitor Passos: já fui modificar o meu post anterior e agora poderá ver a quem pertencem as citações. Como vê não invento nada. Muita paz para todos.
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: Vitor Santos em 18 de Outubro de 2007, 21:00
Olá Jorge Lobo

Você continua a pensar como se o mundo estivesse a girar em torno de si, amigo. O que é nos interessa se você se chama Jorge Lobo ou não? Estamos na internet. Aqui ninguém tem garantias de os nomes apresentados serem verdadeiros. Pode chamar-se o que entender, que isso não me afecta nada.

Todas as pessoas são igualmente importantes para nós, qualquer que seja o nome, o nickname, a formação académica, a inteligência, o tipo de trabalho que realiza, os titulos de nobreza, o grau de riqueza, etc. A todos respeitamos. Nós somos espiritas. Se não considerarmos as outras pessoas irmãos em Deus estamos a contradizer-nos. Por isso não espere que o considerem mais que as outras pessoas.

Eu vou deixar de lhe responder a partir de agora. Já disse tudo o que tinha a dizer e acho que este tema não me merece mais tempo gasto.

bem haja
Vitor Santos
Título: Re: O QUE NOS ENSINA OSHO?
Enviado por: jorge lobo em 18 de Outubro de 2007, 21:11
O problema Vitor Santos, é que andam a dizer que me escondo por trás de um nickname que não é meu nome. Só isso.