Forum Espirita

GERAL => Audiovisuais => Power Point => Tópico iniciado por: ken em 09 de Maio de 2010, 15:39

Título: Inimigos
Enviado por: ken em 09 de Maio de 2010, 15:39

Vamos semear a Paz

Ken
Título: Re: Inimigos
Enviado por: Oneiva em 09 de Maio de 2010, 20:29
INIMIGOS OCULTOS
 
Mencionamos, com muita freqüência, que os inimigos exteriores são os piores expoentes de perturbação que operam em nosso prejuízo. Urge, porém, olhar para dentro de nós, de modo a descobrir que os adversários mais difíceis são aqueles de que não nos podemos afastar facilmente, por se nos alojarem no cerne da própria alma.

Dentre eles, os mais implacáveis são:

- o egoísmo, que nos tolhe a visão espiritual, impedindo vejamos as necessidades daqueles que mais amamos;

- o orgulho, que não nos permite acolher a luz do entendimento, arrojando-nos a permanente desequilíbrio;

- a vaidade, que nos sugere a superestimação do próprio valor, induzindo-nos a desprezar o merecimento dos outros;

- o desânimo, que nos impele aos precipícios da inércia;

- a intemperança mental, que nos situa na indisciplina;

- o medo de sofrer, que nos subtrai as melhores oportunidades de progresso, e tantos outros agentes nocivos que se nos instalam no Espírito, corroendo-nos a energias e depredando-nos a estabilidade mental.

Para a transformação dos adversários exteriores contamos, geralmente, com o amparo de amigos que nos ajudam a revisar relações, colaborando conosco na constituição de novos caminhos; entretanto, para extirpar os que moram em nós, vale tão-somente o auxílio de DEUS, com o laborioso esforço de nós mesmos.

Reportando-nos aos inimigos externos, advertiu-nos JESUS que é preciso perdoar as ofensas setenta vezes sete vezes, e decerto que para nos descartarmos dos inimigos internos – todos eles nascidos na trevas da ignorância – prometeu-nos o Senhor: “conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres”, o que equivale dizer que só estaremos a salvo de nossas calamidades interiores, através de árduo trabalho na oficina da educação.

NA SUBLIME INICIAÇÃO



Quando Jesus nos convocou à perfeição, conhecia claramente a carga de falhas e deficiências de que estamos ainda debitados perante a Contabilidade da Vida.

Urge, assim, penetrar o sentido de semelhante convite, aceitando, de nossa parte, a sublime iniciação.

Na subida áspera em demanda aos valores eternos, as Leis do Universo não nos reclamam qualquer ostentação de grandeza espiritual. Criaturas em laboriosa marcha na senda evolutiva atendamos, desse modo, aos alicerces do aprendizado.

Nas horas de crise, os Estatutos Divinos não nos rogam certidões de superioridade a raiarem pela indiferença, e sim, que saibamos sofrê-las com reflexão e dignidade, assimilando os avisos da experiência.

Renteando com injúrias e zombarias, as instruções do Senhor não exigem de nós a máscara da impassibilidade, e sim, que as vençamos de ânimo forte, assimilando-lhes a passagem com a benção da compreensão fraternal.

Defrontados por tentações, a vida não espera que estejamos diante delas, em regime de anestesia, e sim, que busquemos neutralizá-las com paciência e coragem, entesourando os ensinos de que se façam mensageiras, em nosso próprio favor.

Abstenhamo-nos de adornar a existência com expectações ilusórias. Somos criaturas humanas, a caminho da sublimação necessária e, nessa condição, errar e corrigir-nos para acertar sempre mais, são impositivos de nosso roteiro. Conquanto isso, porém, permaneçamos convencidos, desde hoje, de que se por agora não nos é possível envergar a túnica dos anjos, podemos e devemos matricular-nos na escola dos espíritos bons.

Emmanuel
Livro: Alma e Coração. Psicografia de Francisco Cândido Xavier
Título: Re: Inimigos
Enviado por: Doniztti em 09 de Maio de 2010, 22:48
Oneiva,constantemente,me pego assim da forma como colocaste,inimigos ocultos,e´muito díficil,pra mim trabalhar com meu cérebro, como deve ser dificíl pra tantas outras,pessoas pois é uma luta incessante entre o bem e o mal,onde  é sempre a alma e o corpo que mais sófre,espero que entendas minha colocação.Um abraço a ti, e a todos meus amigos (as) deste forum,fiquem com DEUS.
Título: Re: Inimigos
Enviado por: casquinha em 09 de Maio de 2010, 22:56
É de facto necessário combater os inimigos ocultos (egoismo, orgulho vaidade etc.) para nossa evolução. também perdoar aos inimigos é necessário para nossa evolução. Abraço
Título: Re: Inimigos
Enviado por: aldapablo em 09 de Maio de 2010, 23:19
BOA NOITE KEN LINDA SUA MENSAGEM MUITA PAZ .ALDA
Título: Re: Inimigos
Enviado por: Angela Calegari em 10 de Maio de 2010, 14:32
Bela mensagem, amigo Ken, realmente devemos aprender a "amar" aos nossos inimigos, pois isso fará um bem muito grande a nós mesmos.
Quanto aos inimigos ocultos, citados pela amiga Oneiva, de fato são os mais difíceis, pois fazem parte de nós, ou melhor, eles fazem o nosso todo. Aos poucos, no entanto, nós conseguiremos entendê-los e lidar com eles, modificando-os e, consequentemente, vencendo-os. Para isso temos a benção da reencarnação que não tem número limitado e é individual, ou seja, cada um terá quantas necessitar para a sua evolução. Todos venceremos.
Muita luz e paz a todos.
Título: Re: Inimigos
Enviado por: AMoreira em 10 de Maio de 2010, 20:36
Já que é inevitável ter inimigos, a coisa melhor do mundo é ter um de verdade: que te odeie com lealdade e sinceridade -sem nenhum fingimento. (Danuza Leão)
Título: Re: Inimigos
Enviado por: Gabrielli em 11 de Maio de 2010, 00:14
Olá amigo Ken, um texto muito bonito .......

Um abraço
Título: Re: Inimigos
Enviado por: ken em 11 de Maio de 2010, 00:55
Agradeço à todos pelos comentários, e acredito que nosso
maior inimigo reside dentro de nós, porisso devemos iniciar
o quanto antes a longa jornada da reforma íntima, pois somente
ela nos habilitara a interagir naturalmente a todas controvérsias
e obstáculos que nossa caminhada de aprendizado nos reserva.

Paz à todos

Ken
Título: Re: Inimigos
Enviado por: Doniztti em 11 de Maio de 2010, 12:04
Ken,concordo contigo,é nescessário uma mudança interior,urgente para não nos desgastarmos prematuramente,para não retardarmos nosso crescimento espiritual.
Abraços
Título: Re: Inimigos
Enviado por: July_Sgarioni em 11 de Maio de 2010, 19:46
Que mensagem maravilhosa!!
Título: Re: Inimigos
Enviado por: marisa alves em 17 de Maio de 2010, 02:46
Amigo Ken, que bela mensagem Vc nos traz.
O verdadeiro amor os inimigos só será praticado, quando conseguimos fazer aos outros o queremos para nòs.
 Uma boa semana!