Forum Espirita

GERAL => Audiovisuais => Power Point => Tópico iniciado por: danilza em 21 de Novembro de 2009, 02:00

Título: doença
Enviado por: danilza em 21 de Novembro de 2009, 02:00
 A DOENÇA É CONDIÇÃO PARA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL?
Título: Re: doença
Enviado por: Marccello em 22 de Novembro de 2009, 15:48
Olá Daniza!

Em alguns casos ela é o freio necessário para nos proteger de nossas inferioridades e mazelas, o remédio amargo que nos ajudará através da dor a retomarmos o caminho do amor.

Grande abraço! ;)
Título: Re: doença
Enviado por: Ribeiro, Antonio J em 21 de Agosto de 2010, 17:44
pensamos que seja, antes, como um processo depurativo da interioridade de cada um, de nossos espíritos. Seja, pois, que, em se tratando de um mal congenito da alma será mistér aflore na existência de cada reencarnado para que possa, com recursos atuais, vir a ser tratado; mais do que isso, vir a ser reconsiderado em sua essência como, provavelmente, não o fora oportunamente, em existência ou existências anteriores.

A doença enfim faz com que pensemos sobre como, onde e quando e erramo conosco mesmos e para com terceiros.

Quem sabe, assim, não encontremos, hoje, a solução daquilo que, de há muito,noutras existências, não tivéramos encontrado; fosse por ignorância pura e simples, ou algo muito mais sério como efetiva negação da própria existência.

Meditemos a respeito e, toda vez que nos medicarmos da doença, repitamos para conosco mesmos: "que isto seja um remédio para o corpo e lenitivo para minha alma."

Serenidade e paz!...  
Título: Re: doença
Enviado por: Marccello em 22 de Agosto de 2010, 01:03
Boa noite amigo Antônio!

Reforçando o que você tão bem colocou...
 
As nossas ações se mantém vivas dentro de nós, ditando, segundo a lei do equilíbrio universal, as correções precisas para o justo cumprimento da Lei de Deus. Ou seja, as enfermidades são limitações necessárias para podermos mudar o rumo e crescer espiritualmente; uma forma de frear em nós as tendências milenares que vimos cultivando há muitas reencarnações, repetindo os mesmos equívocos de um passado difícil. São como limitações orgânicas que visam despertar em nós o compromisso espiritual.
Nada que vem do Criador pode deixar de ter um fim justo e edificante. Assim, também, o é com a doença. Ela existe como um instrumento de retificação para o espírito, é sempre um recurso de aprendizado de que se utiliza a sábia pedagogia divina. As doenças congênitas ou hereditárias, por exemplo, têm origem em encarnações passadas, têm uma causa anterior. Vêm marcadas no nosso código genético pela necessidade de aprendizado ou de reparação dos nossos equívocos.
Concluindo, as doenças na Terra existem porque os espíritos que aqui reencarnam são portadores de desequilíbrios que vêm trazendo há séculos. A cura, no entanto, é inevitável. Nesta ou em próxima encarnação o espírito se reajustará com a Lei. O espírito não pode se desfazer de suas ações anteriores, mas pode suavizar as provas, através da  vontade firme de se melhorar internamente, de se transformar moralmente. Este é o passo primeiro para a cura.

Sérgio Rodrigues

Muita paz. :)
Título: Re: doença
Enviado por: Andrade Fonseca Sonia em 22 de Agosto de 2010, 13:28
Eu penso sempre q. é muito fácil aceitarmos as coisas boas q. vem em nossa direção. O difícil mesmo, é nos depararmos com coisas q. não esperávamos, mas o importante, é termos  fé e enfrentarmos os problemas,
 acreditando  q. Deus não nos abandona nunca.  O q. parece se ruim agora, pode ser muito bom mais adiante.

Sonia
Título: Re: doença
Enviado por: Marccello em 22 de Agosto de 2010, 19:36
Boa tarde amiga Sônia!

Sábias palavras...

Devemos compreender que a doença tem o seu papel na vida humana. Mas cabe ao homem, nesse terreno, como em todos os demais, lutar para vencê-la.

Grande abraço! ;)

Muita paz. :)