0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Caso não tenha sido proposital (que eu acho que foi o que ocorreu), só posso lamentar que o debate não tenha conseguido se estender até esta questão de fundamental importância para o espiritismo, que é a sua missão de "religare" os homens e Deus.
Esquece-se o amigo, como tantos outros que tudo o que Kardec disse, leva a outorga dos Espíritos superiores, tendo sido revisto e debatido com estes pela codificador.
Percebam que o texto, pertencente às Obras Básicas do Espiritismo, não se refere a união entre a Filosofia e a Ciência, pois se assim o fizesse estaríamos diante de um pleonasmo, pois a Filosofia trata-se de mais uma Ciência (aliás, a mãe de todas as Ciências, segundo alguns autores), que, no ceio do Espiritismo, é empregada para a compreensão das Leis de Deus.
Não poderia contrariar as citações da DE apresentadas. A primeira, Espírita é apenas o adepto da Doutrina Espírita, é perfeita, graças a sua simplicidade e objetividade. Contudo, deixa em aberto uma outra pergunta: o que é ser adepto da Doutrina Espírita? Restringe-se às Obras Básicas feitas por Allan Kardec ou é também tudo aquilo que já foi a ela acrescentado e que ainda o será? Perceba que esta definição da DE não é suficiente para o esclarecimento da questão, especialmente em um debate como este.
Por outro lado, quando o companheiro "João Ninguém" sugere economia de tempo ao se referir ao estudo de temas já esclarecidos pela DE, não creio que tenha pesado bem suas palavras. O que propõe seria nos condenar à uma obediência sem questionamentos. O estudo, o constante crivo da razão, é um dos alicerces do Espiritismo. Como colocar a DE a salvo deste seu próprio, vamos dizer, princípio. Este e qualquer outro estudo é, e sempre será, válido. Não há como discordar disso.
Iniciado por Pedro O que é o espiritismo
Iniciado por *Leni* Espiritismo & Jovens
Iniciado por *Leni* Reencarnação
Iniciado por Haga « 1 2 ... 5 6 » O Livro dos Espíritos
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.