Forum Espirita

GERAL => Mensagens de Ânimo => Poesia => Tópico iniciado por: x em 28 de Dezembro de 2007, 19:09

Título: O sofrimento
Enviado por: x em 28 de Dezembro de 2007, 19:09


Viver para sofrer,
Sofrer para aprender,
Aprender para crescer,
Crescer para nos tornarmos um Grande Ser.




Muitas felicidades!
Título: Re: Porquê sofrer?
Enviado por: Gigii em 28 de Dezembro de 2007, 20:07
OLá Joshua  :)

Bem..."Viver para sofrer" não sei se concordo com a ideia  ::)

Penso que vivemos para aprender, experimentando...só sofremos se quisermos.
Podemos passar pelas provas sem qualquer sofrimento, basta para isso acreditar que são apenas isso mesmo: provas, exames, experiências.

Há quem vá a um exame de admissão á faculdade e tenha dores de barriga, náuseas, febre...outros vão "na maior", despreocupados pois confiam no que estudaram.
Compreende o que quero dizer?

Um grande abraço
Gi
Título: Re: Porquê sofrer?
Enviado por: x em 28 de Dezembro de 2007, 20:55

Olá Regina! :)

Compreendo o seu ponto de vista e concordo, é óbvio que nós só sofremos, se quisermos, pois nós «colhemos aquilo que semeamos.» O viver para sofrer, a que me refiro, é pura e simplesmente à expiação, pois como você sabe, os males por nós provocados, têm de ser por nós reparados, ao sofrermos tudo aquilo que fizemos sofrer, eis, a Justiça de Deus.

Beijinho e felicidades!
Título: Re: Porquê sofrer?
Enviado por: SB em 28 de Dezembro de 2007, 21:47
Eu costumo dizer que o sofrimento so vale a pena, quando se aprende a não  sofrer  ;)


O sofrimento ainda está para nós, como está o nosso coração ainda para Deus!

O sofrimento é realmente uma opção, mas tem ainda muito a ver com a importancia que damos ao que nos rodeia, ao que ambicionamos, e ao que ainda necessitamos como seres humanos...enquanto espiritos, é uma opção, tal qual como a felicidade! ;)

Joshua, eu penso que seria mais correcto dizer, que ás vezes é preciso sofrer para viver  :D

Pois somos tao teimosos, que a so mesmo sofrendo aprendemos, mas muito melhor aprenderiamos pelo amor, ao inves do sofrimento...enfim, a nossa imperfeição ainda nos levará a dar muitas cabeçadas! ;)

Beijinhos
Título: Re: Porquê sofrer?
Enviado por: Borges em 02 de Junho de 2008, 20:32
 
   Olá!
   Resolvi postar aqui esta mensagem!

Sofre

Toda a dor que na vida padeceres,
Todo o fel que tragares, todo o pranto,
Ser-te-ão como trevas, e, entretanto,
Serás pobre de luz se não sofreres.

É que dos sofrimentos nasce o canto
De alegria dos mundos e dos seres,
Pois que a dor é a saúde dos prazeres,
O hino da luz, misterioso e santo.

Doma o teu coração, e, no silêncio,
Foge à revolta, humilha-o, dobra-o, vence-o,
Chorando a mesma dor que o mundo chora;

Abre a tua consciência para as luzes
E no mundo que o mal encheu de cruzes,
Do Bem encontrarás a eterna aurora.

                                           Cruz e Souza
  mensagem do site Centro Espítita Caminhos de Luz

Título: Re: Porquê sofrer?
Enviado por: Flor-de-Lis em 05 de Junho de 2008, 05:01
         Olá..
  Quanto ao sofrimento, mesmo em minha condição atual de compreensão gradativa do espirito, acredito que todo sofrimento é válido, não apenas para o aprendizado como também para que ocorra o momento de reflexão sobre O sofrimento. POis, muitos só conseguem enxergar que estão em caminhos errados quando vivem a consequencia, o sofrimento.
  Mas, acredito também que se verdadeiramente quisermos, não presisaremos passar por Sofrimentos para conseguirmos enxergar por onde não deveríamos caminhar.
  Mesmo sendo algo que faz parte da nossa caminhada, pode ser visto de uma forma não destrutiva (mesmo sendo algo triste e penoso para os que passam por esses momentos), mas visto como uma renovação da alma, para uma superação. uma verdadeira evolução.
  Ressaltando que, esse é meu ponto de vista atual, repetindo que, estou no começo da minha caminhada espiritual e cada descoberta para mim significa humildade em aceitar a verdade (nova para mim) de forma genuina.
Abraços a todos...

Christie :D
Título: Re: Porquê sofrer?
Enviado por: Herminia Bento em 09 de Junho de 2008, 23:43
Viver para sofrer? Não concordo,viver para ser feliz,eis o grande objectivo da vida.Claro que pelo caminho vai nos aparecendo obstáculos,que serão lições para crescermos e melhorarmos como seres maravilhosos que somos.
Todo o sofrimento que nos vai aparecendo,vamos ter que aceitar e ultrapassar tirando daí sempre uma lição. :-* :)
Título: Re: Porquê sofrer?
Enviado por: Vitor Santos em 10 de Junho de 2008, 12:08
Olá

A terra é um planeta precário. Podemos ter doenças, acidentes, decepções e outros problemas que nos fazem infelizes. Ninguém é feliz neste mundo, isso é ilusão.

Cabe-nos fazer tudo para sermos o mais felizes possiveis e  ultrapassar as dificuldades. Deus deu-nos inteligência para isso.

O conceito de felicidade é relativo. Uns pensam que a felicidade é o gozo fisico, automóveis e casas caras, muito sexo, etc. Eu penso que a felicidade verdadeira não está aí.

Para mim os bens materiais são para nos servir. Não é proibido ter gozos materiais. Mas se vivemos só em função deles, cada vez somos mais infelizes. Nós só precisamos do estritamente necessário para sustentar o nosso corpo com o máximo de saude. A felicidade verdadeira está nas pessoas que amamos e que nos amam. É na afeição das almas que encontramos o melhor gozo e o mais durador. Ultrapassa esta reencarnação.

bem hajam
Título: Re: Porquê sofrer?
Enviado por: zeni em 10 de Junho de 2008, 14:51
Olá! paz a todos.

Não levem ao pé da letra oque eu vou dizer, mas quanto a esta questão eu penso assim ser feliz o tempo todo interruptamente, eu acho meio que impossível porque no caminho a ser seguido pôr mais que optemos pôr sermos pessoas boas inclinadas ao bem sempre ocorrerá momentos em que estaremos sujeitos a modificação e é com essas manobras que seguimos o percurso, rumo a nossa evolução, pôr experiência própria as vezes eu procuro fazer tudo certo com relação família, amigos trabalho vai tudo bem quando eu menos espero lá vem alguma notícia ruim com relação a mim ou a parentes queridos,que me desmonta inteira e aí vem a reflecção, oque está sendo feito de errado de minha parte para que tal coisa viesse acontecer, então ergo minha cabeça enfrento a situação e bola pra frente, então é nisso que me baseio felicidade o tempo todo por mais que nos esforcemos é dificil, sempre virá as provas sofrimento, daí vai de nos estarmos apto para resolver-mos ou não, seja com nossos conhecimento boa vontade e a fé em Deus.

Abraços a todos Zenilda.
Título: Re: Porquê sofrer?
Enviado por: Carlos Ribeiro em 10 de Junho de 2008, 15:15
Olá Zenilda.
Concordo contigo e por isso mesmo costumo dizer que a verdadeira Felicidade não é deste mundo. Existem momentos de felicidade, mas ser feliz a tempo inteiro é de facto bastante dificil. Mas lá chegaremos...
Ass:Carlos Ribeiro
Título: Re: Porquê sofrer?
Enviado por: Vitor Santos em 10 de Junho de 2008, 21:31
Olá Zenilda

Aqui está mais um a concordar com as suas palavras

bem haja