Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Pluralidade Mundos Habitados => Tópico iniciado por: edu em 03 de Novembro de 2007, 03:15

Título: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: edu em 03 de Novembro de 2007, 03:15
Uma questão que sempre me chamou a atenção foram as descrições de vida inteligente no sistema solar.

Algumas manifestações de espíritos publicadas na Revista Espírita e alguns comentários de Kardec no Livro dos Espíritos dão a entender que existe vida inteligente em vários planetas do sistema solar.

Revendo o Livro dos Espíritos:
Questão 55.Todos os globos que circulam no espaço são habitados?

"Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência, bondade e perfeição. Há, entretanto, homens que se julgam espíritos fortes e imaginam que só este pequeno globo tem o privilégio de ser habitado por seres racionais. Orgulho e vaidade! Crêem que Deus criou o universo somente para eles."

Comentário de Allan Kardec: Deus povoou os mundos de seres vivos, e todos concorrem para o objetivo final da Providência. Acreditar que os seres vivos estejam limitados apenas ao ponto que habitam no Universo, seria por em dúvida à sabedoria de Deus, que nada fez de inútil e deve ter destinado esses mundos para um fim mais sério do que o de alegrar os nossos olhos. Nada, aliás, nem na posição, no volume ou na constituição física da Terra, pode razoavelmente levar-nos à suposição de que detenha o privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de mundos semelhantes.

Questão 56. A constituição física dos diferentes globos é a mesma?

"Não; eles absolutamente não se assemelham."

Questão 57. A constituição física dos mundos não sendo a mesma para todos, os seres que os habitam terão organização diferente?

"Sem dúvida, como entre vós os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar."

Na questão 181, de O Livro dos Espíritos, Kardec indaga:
Os seres que habitam os diferentes mundos têm corpos semelhantes aos nossos?

 “Sem dúvida possuem corpo, porque é preciso que o Espírito esteja revestido de matéria para agir sobre a matéria. Porém, esse corpo é mais ou menos material, de acordo com o grau de pureza a que chegaram os Espíritos. E é isso que diferencia os mundos que devem percorrer; porque há muitas moradas na casa de nosso Pai e, portanto, muitos graus (...)”.

Questão 186  Há mundos em que o Espírito, deixando de habitar um corpo material, tem apenas como envoltório o perispírito?
“Sim, há. Nesses mundos até mesmo esse envoltório, o perispírito, torna-se tão etéreo que para vós é como se não existisse. É o estado dos Espíritos puros”.

Nota de Kardec na questão 188:

De acordo com o ensinamento dos Espíritos, de todos os globos que compõem o nosso sistema planetário, a Terra é onde os habitantes são menos avançados, tanto física como moralmente. Marte lhe seria ainda inferior (...)”

Do LE podemos concluir que: todos os orbes são habitados, no entanto a constituição física não se assemelha e que a organização física dos corpos físicos dos encarnados são diferentes. Os corpos, no dizer dos espíritos, são menos materiais de acordo com o grau de pureza e adiantamento dos espíritos que habitam aquele orbe. E quando Kardec pergunta se há mundos em que os espíritos tem apenas como envoltório o perispírito, os espíritos superiores afirmam que sim.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: edu em 03 de Novembro de 2007, 03:21
Bom, agora vamos pegar algumas observações de Kardec a cerca de comunicações que foram publicadas na Revista Espírita:

Revista Espírita de Março de 1858:

Kardec comenta revelações feitas pelos espíritos a respeito do estágio evolutivo dos diferentes mundos do Sistema Solar e tece comentários a respeito da credibilidade dessas informações.
(...) Quanto à aplicação, que podemos fazer, do nosso raciocínio, aos diferentes globos do nosso turbilhão planetário, não temos senão os ensinamentos dos Espíritos; ora, para quem não admite senão provas palpáveis, é positivo que sua asserção, a esse respeito, não tenha a certeza da experimentação direta. No entanto, não aceitamos, todos os dias com confiança as descrições, que os viajantes nos fazem, de países que jamais vimos? Se nós não devêssemos crer senão por nossos olhos, não creríamos em grande coisa. O que dá aqui, um certo peso ao dizer dos Espíritos, é a correlação que existe entre eles, pelo menos nos pontos principais.
Para nós, que fomos cem vezes testemunhas dessas comunicações, que pudemos apreciá-las em seus menores detalhes, que nelas escrutamos o forte e o fraco, observamos as semelhanças e as contradições, encontramos todos os caracteres da probabilidade; todavia, não lhes damos senão sob benefício de inventário, a título de notícias, aos quais cada um está livre para ligar a importância que julga adequada. Segundo os Espíritos, o planeta Marte seria ainda menos avançado do que a Terra; os Espíritos que nele estão encarnados pareceriam pertencer, quase exclusivamente, à nona classe, a dos Espíritos impuros, de sorte que o primeiro quadro, que demos acima, seria a imagem desse mundo.
(...) A Terra viria em seguida; a maioria de seus habitantes pertence, incontestavelmente, a todas as classes da terceira ordem, e a parte menor às últimas classes da segunda ordem. Os Espíritos superiores, os da segunda e da terceira classe, nela cumprem, algumas vezes, uma missão de civilização e progresso, e são exceções.
Mercúrio e Saturno vêm depois da Terra. A superioridade numérica de bons Espíritos lhes dá a preponderância sobre os Espíritos inferiores, do que resulta uma ordem social mais perfeita, relações menos egoístas, e, por conseqüência, uma condição de existência mais feliz. A Lua e Vênus estão quase no mesmo grau e, sob todos os aspectos, mais avançados do que Mercúrio e Saturno.
Juno(?)  e Urano seriam ainda superiores a esses últimos. Pode-se supor que os elementos morais, desses dois planetas, são formados das primeiras classes da terceira ordem e, na grande maioria, de Espíritos da segunda ordem. Os homens, neles, são infinitamente mais felizes do que sobre a Terra, pela razão de que não têm nem as mesmas lutas a sustentar, nem as mesmas tribulações a suportar, e não estão expostos às mesmas vicissitudes físicas e morais.
De todos os planetas, o mais avançado, sob todos os aspectos, é Júpiter. Ali, é o reino exclusivo do bem e da justiça, porque não há senão bons Espíritos. Pode-se fazer um idéia do feliz estado dos seus habitantes pelo quadro que demos do mundo habitado sem a participação dos Espíritos da segunda ordem.
A superioridade de Júpiter não está somente no estado moral dos seus habitantes; está, também, na sua constituição física. Eis a descrição que nos foi dada, desse mundo privilegiado, onde encontramos a maioria dos homens de bem que honraram nossa Terra pelas suas virtudes e seus talentos.(...)

Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: edu em 03 de Novembro de 2007, 03:22
Revista Espírita de Outubro de 1860:

Mensagem recebida pela médiun  senhora Costel e ditada pelo espírito Georges:

Marte é um planeta inferior à Terra da qual é um esboço grosseiro; não é necessário habita-lo. Marte é a primeira encarnação dos demônios mais grosseiros; os seres que o habitam são rudimentares; têm a forma humana, mas sem nenhuma beleza; têm todos os instintos do homem sem o enobrecimento da bondade.
Entregues às necessidades materiais, eles bebem, comem, lutam, se unem carnalmente. Mas como Deus não abandona nenhuma de suas criaturas, no fundo das trevas de sua inteligência jaz, latente, o vago conhecimento de si mesmo, mais ou menos desenvolvido. Esse instinto basta para torná-los superiores uns aos outros, e preparar a sua eclosão para uma vida mais completa. A sua é curta, como a dos efêmeros. Os homens, que não são senão matéria, desaparecem depois de uma curta duração. Deus tem horror ao mal, e não o tolera senão como servindo de princípio ao bem; abrevia o seu reino e a ressurreição triunfa dele.
(...) Os elementos têm a cólera cega do caos; o mar furioso separa os continentes sem navegação possível; o vento ruge e curva as árvores até o solo. As águas submergem as terras ingratas que elas não fecundam. O terreno não oferece as mesmas condições geológicas da Terra; o fogo não esquenta; os vulcões são ali desconhecidos; as montanhas, apenas elevadas, não oferecem nenhuma beleza; elas cansam o olhar e desencorajam a exploração; por toda aparte, enfim, monotonia e violência; por toda a parte, a flor sem a cor e o perfume, por toda a parte homens sem previdência, matando para viver.

O Planeta Júpiter, mensagem recebida pela médiun  senhora Costel e ditada pelo espírito Georges:

O planeta Júpiter, infinitamente maior do que a Terra, não apresenta o mesmo aspecto. Ele está inundado de uma luz pura e brilhante, que ilumina sem ofuscar. As árvores, as flores, os insetos, os animais dos quais os vossos são o ponto de partida, ali são enobrecidos e aperfeiçoados; ali a natureza é mais grandiosa e mais variada, a temperatura é igual e deliciosa; a harmonia das esferas encanta os olhos e os ouvidos. A forma dos seres que o habitam a mesma que a vossa, mas embelezada, aperfeiçoada, e sobretudo purificada. Não estamos submetidos às condições materiais de vossa natureza: não temos nem as necessidades, nem as enfermidades que lhes são as conseqüências.

(...) Vossas habitações não podem vos dar nenhuma idéias das nossas, uma vez que não temos as mesmas necessidades. (...) Todos os sentimentos ternos e elevados da natureza humana, nós os encontramos aumentados e purificados, o desejo incessante que temos de chegar à classe dos puros Espíritos não é um tormento, mas uma nobre ambição que nos impele a nos aperfeiçoarmos. Estudamos incessantemente com amor para sermos elevados até eles, o que fazem também os seres inferiores para chegarem a nos igualar.(...)
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: edu em 03 de Novembro de 2007, 03:24
Revista Espírita de Agosto de 1862:

Mensagem recebida pela médiun  senhora Costel e ditada pelo espírito Georges:

O planeta Vênus é o ponto intermediário entre Mercúrio e Júpiter; seus habitantes têm a mesma conformação física que a vossa; o mais ou menos de beleza e de idealidade nas formas é a única diferença delineada entre os seres criados. A sutileza do ar, em Vênus, comparável à das altas montanhas, torna-o impróprio aos vossos pulmões; as doenças ali são ignoradas. Seus habitantes não se nutrem senão de frutas e de laticínios; ignoram o bárbaro costume de se nutrirem de cadáveres de animais, ferocidade que não existe senão nos planetas inferiores; em conseqüência, as grosseiras necessidades do corpo são destruídas, e o amor se enfeita de todas as paixões e de todas as perfeições apenas sonhadas sobre a Terra.
(...) A forma política reveste a expressão da família; cada tribo, ou aglomeração de indivíduos, tem seu chefe pela classe de idade. Ali a velhice é o apogeu da dignidade humana, porque ela aproxima do objetivo desejado; isenta de enfermidades e de fealdade, ela é calma e irradiante como uma bela tarde de outono.
A indústria terrestre, aplicada à pesquisa inquieta do bem-estar material, é simplificada e quase desaparece nas regiões superiores, onde não tem nenhuma razão de ser; as artes sublimes a substituem e adquirem um desenvolvimento e uma perfeição que os vossos sentidos espessos não podem imaginar.
As vestes são uniformes; grandes túnicas brancas envolvem com suas pregas harmoniosas o corpo, que não desnaturam. Tudo é fácil para esses seres que não desejam senão Deus e que, despojados dos interesses grosseiros, vivem simples e quase luminosos.

Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: edu em 03 de Novembro de 2007, 03:25
Observações: Na Revista Espírita observamos que a maioria das informações provém do espírito Georges ditado pela médiun Senhora Costel.
Dentro dessa observação vemos que Marte seria menos evoluído que a Terra e Vênus, Saturno e Júpiter seriam , nessa ordem, mais evoluídos que a Terra.
A descrição da vida em Marte é de uma vida de brutalidade e ferocidade onde o autor chega a classificar como “demônios” esses espíritos jovens.
Embora os publique, Kardec da relativa importância a esses depoimentos, reconhecendo como opiniões pessoais e descrições particulares feitas pelos espíritos.
A nota de Kardec na questão 188 do LE parece ter sido feita baseada nas comunicações de espírito Georges.

Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: edu em 03 de Novembro de 2007, 03:39
Pra continuar o debate acrescentamos trecho do artigo de EURÍPEDES KÜHL, onde o autor também comenta o fato e compara a a citação da posição do planeta marte na codificação e na revista espírita e a descrição do orbe na literatura mediúnica psicografado por Francisco Cândido xavier:
Cartas de Uma Morta

Livro do espírito Maria João de Deus (mãe de Francisco Cândido Xavier), de 1935, cuja segunda edição, de 1937, aparenta ser “edição própria”. Desse livro há uma 8ª edição, de 1978, da LAKE, SP/SP, a cargo do Departamento Editorial Caminheiros do Bem. Nessa obra encontramos dois capítulos referentes a Saturno e a Marte.

Saturno:
- Saturninos são incontestavelmente superiores aos terrestres; não há vícios, nem guerras; utilizam a eletricidade na sua plena possibilidade;
- Têm habitações de estilo gracioso;
- A autora espiritual viu seres estranhos, extraordinariamente feios, evolucionando-se nos ares, em “gracis movimentos”;
- Os habitantes dedicam-se mais à espiritualidade;
- As moléstias incuráveis lhes são desconhecidas;
- A vegetação: é diferente da terrena, pois é azulada;
- Os mares são rosados.
Marte:
- Habitantes: têm grande espiritualidade: sem guerras, só vibrações de paz;
- Os homens são mais ou menos semelhantes aos terrícolas, mas os seus organismos possuem diferenças apreciáveis: além dos braços, têm ao longo das espáduas umas ligeiras protuberâncias, à guisa de asas, que lhes prodigalizam interessantes faculdades volitivas;
- O ar é muitíssimo mais leve; conhecem os enigmas profundos da eletricidade, que usam com maestria;
- As edificações são análogas às da Terra;
- A vida em Marte é mais aérea – poderosas máquinas;
- Embora existam oceanos, há pouca água; sistemas de canalização; poucas montanhas.

Emmanuel

Livro do autor espiritual cujo nome é o título da obra (1938, Edição da Federação Espírita Brasileira, RJ/RJ). Consta no prefácio:
"(...) assim como Marte ou Saturno já atingiram um estado mais avançado em conhecimentos, melhorando as condições de suas coletividades, o vosso orbe (a Terra) tem, igualmente, o dever de melhorar-se, avançando, pelo aperfeiçoamento das suas leis, para um estágio superior, no quadro universal”.

Novas Mensagens

1939, Edição da Federação Espírita Brasileira, RJ/RJ
O autor espiritual (Humberto de Campos) traz um capítulo inteiro sobre visita (em espírito) que fez a Marte:
Marte tem cidades fantásticas pela sua beleza inaudita: avenidas extensas e amplas, sendo as construções análogas às da Terra; a vegetação, de tonalidade vermelha, é muito mais exuberante do que a terrena;
Marte é “um irmão mais velho e mais experimentado na vida; seus habitantes sempre oram ao Senhor do Universo, em benefício da humanidade terrena”;
Habitantes têm arcabouço físico algo diferente do terrestre;
Alimentação: através das forças atmosféricas;
Viu máquinas aéreas possantes que se balouçavam no pé das nuvens; muitas dessas nuvens são produzidas artificialmente, para atender reinos mais fracos da natureza.

O autor ainda cita Ramatis, psicografdo por Hercílio Maes que por motivo de polêmica vamos deixar de lado.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: edu em 03 de Novembro de 2007, 03:47
Observação: Podemos perceber que dentro da produção mediúnica de Chico Xavier permanece a informação de vida no sistema solar, e da maior evolução espiritual dos orber de Saturno e Júpiter.
No entanto a classificação do Planeta Marte se modifica da classificação de Mundo primitivo feita na nota de Kardec na questão 188 do LE e da Revista Espírita vamos para a descrição de um mundo mais avançado e pacífico que a Terra nas obras do médiun mineiro.
Surge também uma questão inquietante: Como essa presença de vida inteligente seja ela qual for mais primitiva ou mais evoluída não foi detectada pelas inúmeras observações e sondas lançadas na superfície do Planeta Vermelho ?

Fonte:
Livro dos Espíritos
Revista Espírita
Eurípedes Kühl.Há muitas MORADAS...Há vida pujante em outros mundos obtida em :http://www.espirito.org.br/portal/publicacoes/esp-ciencia/005/vida-em-outros-mundos.html
 
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: jorge lobo em 03 de Novembro de 2007, 10:41
Muito bom este trabalho, Edu.
Nesta questão de Marte ser mais ou menos adiantado do que a terra, eu prefiro esperar pelo avanço da ciência. De facto não há concordância nas comunicações mediúnicas a este respeito, pelo que o melhor será esperarmos que o futuro nos dê a resposta. Por enquanto, só podemos especular.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: aruanda em 13 de Novembro de 2007, 18:20
Olá Gabriel, afinal voltou, seja bem vindo mas, já podia ter aprendido a ser um pouco mais "cordial" na sua forma de se exprimir....seria muito bom.

Mas, você comete também alguns erros ...essa sua informação sobre Ramatis não tem nada  a ver com os Espiritas nem com espiritismo .

Devia saber, já que sabe tanta coisa que os espiritas não aceitam Ramatis e, portanto também não levam em consideração o que ele diz...com todo o respeito que temos , ou devemos ter para com o trabalho dos outros, encarnados ou desencarnados.

Mas, neste momento concordo com o que fala o Jorge Lobo
Citar
...... pelo que o melhor será esperarmos que o futuro nos dê a resposta. Por enquanto, só podemos especular
.
A ciência muda tanto, como pode o Gabriel fazer afirmações se a própria ciência diz que têm tantas dúvidas?

Assim fica  a cometer o mesmo erros dos espiritas...fazer afirmações sem bases seguras , não é oq ue tem andado  a tentar mostrar?

Abraços
Olga
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gabriel em 14 de Novembro de 2007, 00:33
Aruanda, a ciência pode ter muitas dúvidas, mas a questão de vida inteligente em marte com certeza não é uma delas.

Quantas vezes mais precisarei postar as fotos de marte para vocês tirarem essa fantasia da cabeça?
Eu sei que deve ser difícil admitir que allan kardec e seus seguidores estavam inventando tudo, mas vocês precisam pelo menos conhecer a verdade. depois, quem quizer acretitar em papai noel, pode acreditar.

Então aí vai:

O PLANETA VERMELHO

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5a/Mars_Viking_11h016.png/200px-Mars_Viking_11h016.png)

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c2/Sol187B_Dunas_em_Marte.jpg/220px-Sol187B_Dunas_em_Marte.jpg)

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c4/Mars_map.jpg/250px-Mars_map.jpg)

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f5/Olympus_Mons.jpg/220px-Olympus_Mons.jpg)

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/92/VallesMarinerisHuge.jpg/310px-VallesMarinerisHuge.jpg)

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a0/113766main_04272005_tinyCrators.jpg/220px-113766main_04272005_tinyCrators.jpg)

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/69/MarsSunset.jpg/280px-MarsSunset.jpg)

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ed/Dust_devil_on_Mars.jpg/220px-Dust_devil_on_Mars.jpg)

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a1/Cratera_Gusev.jpg/350px-Cratera_Gusev.jpg)

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/69/MER.jpg/120px-MER.jpg)





Viu? Agora me diga.

Cadê a vegetação exuberante que kardec falou?
Cadê as construções?
Cadê os habitantes?

 :o  :o



Citar
Amigo Gabriel: o espiritismo também nos diz que não devemos aceitar tudo o que vem da parte dos espíritos, pois estes existem em vários niveis morais e intelectuais. Ramatis por exemplo, é  considerado por muitos como um mistificador, e por isso tal como disse aruanda não é levado em conta por parte da maioria dos espíritas.

Tudo bem, mas como podemos ver pelos texto do Edu, não é só ramatis que fala sobre marte. Varios outros "espíritos" tambem dão seus palpites.
Parece que todos erraram... pois Marte é um deserto.

Abraços!

Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: aruanda em 14 de Novembro de 2007, 16:23

Tudo bem, Gabriel, até pode haver alguns erros .
O próprio Kardec nos alertou para isso mas, tem que admitir que as suas fotos e as suas explicações não tiram dúdivas nenhumas.

Como você disse aqui há uns tempos num outro tópico:

"quem nos diz que as fotos também não são forjadas"...(estou mais ou menos a usar as suas expressões)

Se uma foto não é motivo de prova no tal ectoplasma, porque vai ser aqui só por você as coloca?

Eu admito que há alguns pontos de interrogação neste tema mas, daí a aceitar exactamente o oposto sem provas absolutamente concretas....isso não porque vamos cair exactamente no mesmo erro.


Então volto a dizer o que disse o Jorge Lobo:   vamos esperar

Citar
Quantas vezes mais precisarei postar as fotos de marte para vocês tirarem essa fantasia da cabeça?

Você pensa que nós somos todos  ignorantes e "burros" só porque somos espiritas?

Olhe que está errado e, isso não devia ser um dos seus objectivos de vida . A vida é muito bela  e importante para se "perder" em objectivos deste teor.

Abraços
Olga



Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gigii em 14 de Novembro de 2007, 17:47
Olá Gabriel

Tema polémico este... Li o livro A vida em Marte de Ramatis era ainda uma jovenzinha  :)...há pouco tempo portanto  ;D
Bem, confesso que tive dificuldade em digeri-lo até ao fim. Por isso mesmo a Federação espirita Brasileira nunca reconheceu Ramatis como um medium credivel, como a Aruanda já explicou.

Não vejo porque Kardec ou os espiritos estariam a mentir ou dariam falsas informações.
As fotos que todos conhecemos (eu adoro visitar o site da nasa e por isso é sempre um prazer reve-las) do planeta vermelho, são fotos tiradas á matéria que conhecemos.

Se existem provas da existência dos espiritos, com fotos tiradas em materializaçõese sem a materialização não é possível registá-las, é porque ainda não existem instrumentos capazes de fotografar outros mundos, de diferentes matérias da nossa.

O amigo Gabriel alguma vez viu a série Cosmos? Uma série imperdível com Carl Sagan. Ora esse cientista afirmou várias vezes que para encontrarmos vida noutros planetas (e sem duvida que ela existe dado o infinito  universo repleto de estrelas e galáxias) teriamos de esperar que ela "não fosse similar á nossa", pois para isso acontecer teriamos de encontrar um planeta exactamente igual á terra, com condições atmosféricas identicas, etc.

Sendo assim, e porque sabemos que o espaço celeste está repleto de mundos espirituais habitados por milhares de seres, acredito que marte também está, só que numa dimensão material não alcançavel aos nossos olhos corporais.
Mas quem gosta de "viajar" em espirito, certamente já pode dar uma espreitadela nesses locais lindissimos que povoam o espaço  ;)

Abraços :-*
Gi

P.S. quem quiser dar uma espreitadela http://www.nasa.gov/, aproveite e viaje no simulador da capsula até marte...muito interessante
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: jorge lobo em 14 de Novembro de 2007, 18:30
Citar
Por isso mesmo a Federação espirita Brasileira nunca reconheceu Ramatis como um medium credivel
-Regina
Ramatis não é médium, mas espírito. Quanto ao resto eu concordo com a Regina.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gabriel em 14 de Novembro de 2007, 19:00
Vai me desculpar aruanda, mas dizer que as fotos da NASA são forjadas é o cúmulo da falta de argumentos.
Não fica só nas fotos, eles tambem trazem amostras do solo, analizam a atmosfera entre tantas outras coisas e disponibilizam as evidências para cientistas de outros países analizarem. Se fosse farsa, a NASA ja teria caído no ridículo, pois outras agências tambem ja chegaram a marte.

Em fim, ja sabemos muito sobre o planeta, e negar todas essas provas é querer se iludir demais.
Daqui a pouco vocês estarão como os evangélicos que apesar das milhares de provas, ainda negam a existencia dos dinossauros.


REGINA

Essa desculpa de que os seres são feitos de outra matéria e que portanto são invisíveis não cola. Cadê as construções deles? Também seriam invisíveis?
A vegetação exuberante também é invisível? A eletricidade, que eles supostamente usam com maestria, também é invisível?

Tudo é invisível? Eles não deixam marcas no planeta?   ;)




Citar
Não vejo porque Kardec ou os espiritos estariam a mentir ou dariam falsas informações.

Sério que vc não percebe o motivo? :D


Abração!














Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: jorge lobo em 14 de Novembro de 2007, 20:17
Citar
Vai me desculpar aruanda, mas dizer que as fotos da NASA são forjadas é o cúmulo da falta de argumentos.
-Gabriel

Penso que ninguém duvida que as fotos da Nasa são de facto verdadeiras. Se a aruanda disse que as fotos poderiam ser forjadas, disse mal.
Mais uma vez digo que essa questão de outros mundos serem habitados aguardam confirmação da ciência. Até lá, resta aguardar. Concordo em absoluto com o que disse o Joshua.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gigii em 14 de Novembro de 2007, 22:28
Citar
Por isso mesmo a Federação espirita Brasileira nunca reconheceu Ramatis como um medium credivel
-Regina
Ramatis não é médium, mas espírito.

Olá Jorge  :)...sim o médium é Hercilio Maes...desculpe a confusão  ;) Mas a descredibilidade é essencialmente no espirito Ramatis.

REGINA

Essa desculpa de que os seres são feitos de outra matéria e que portanto são invisíveis não cola. Cadê as construções deles? Também seriam invisíveis?
A vegetação exuberante também é invisível? A eletricidade, que eles supostamente usam com maestria, também é invisível?


Gabriel...Sim...tudo seria invisivel aos nossos olhos fisicos, terrestres  8)

Havia uma série na TV, a preto e branco, da qual eu era fã, que se chamava "Espaço 1999". Fantástica! No tempo em que os argumentos eram super interessantes e os efeitos especiais eram o que menos importava.
Depois veio "O caminho das Estrelas" e trouxe novo colorido, mas os temas eram os mesmos.
Relembro que nesses episódios, uma equipa viajava pelo espaço à procura de novos mundos. Nalguns deparava-se com seres materiais, em condições estranhas, mas noutros surgiam outras explicações, como por exemplo, o tempo ter uma medida diferente da nossa e por isso eles não conseguiam ver os habitantes desse planeta, porque eles andavam mais acelerado...Nuns os seres viviam no mar, noutros debaixo da terra, etc, etc...
É cinema, ficção cientifica, claro...
Julio Verne também foi um criador de ficção...mas essa ficção tornou-se realidade em pouco tempo.
Recordando de novo Carl Sagan, ele afirmava que era maior a probalidade de existir vida noutros planetas do que não existir. E se questionar isso a qualquer cientista verá o que lhe respondem.

Quanto ao que a Aruanda disse, estão a meu ver e interpretar mal...ela não afirmou que as fotos seriam forjadas...ela apenas sugeriu que poderia supor que seriam, tendo em conta anteriores argumentos do companheiro Gabriel.

Caro Joshua

Em parte dou-lhe razão. Mas não acreditar que existe vida noutros mundos, sejam mundos espirituais ou em mundos planetários, é discordar de um dos principios de que o espiritismo nos deu conhecimento.
Descreer nessa possibilidade é descreer de toda a obra trazida pelo espirito André Luis,bem como de outros espiritos que narram as suas vivências na espiritualidade.
É a minha opinião.

A grande questão é na palavra VIDA. Se entendermos vida como a corporal, então a possibilidade de encontrar vida noutros planetas é limitada, mas se entendemos vida como a espiritual, essa possibilidade é infinita.

Abraço a todos  :-*
Gi

Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: manuel em 15 de Novembro de 2007, 00:56
Paz para todos

Vida semelhante à existente na terra não é possível, já que não existe água, elemento fundamental. Apenas sondas tem viajado, sem tripulantes.
As fotos são obtidas com o padrão existente na Terra.
Andamos à procura de vida semelhante à nossa e provavelmente não a encontraremos. Um dia bem longínquo, noutras galáxias, que neste momento é impossível por falta de meios, poderemos encontrá-la .
Mas cuidado,  não vamos afirmar que não existe vida e considerar isso como uma verdade absoluta. O átomo não é visível, no entanto é uma verdade, já que em laboratório foi registado o seu espetro.
Será que não poderá haver vida, necessariamente diferente, adaptada ao meio. Também acreditávamos que no fundo dos oceanos não existisse vida, isto a mais de 10 Km de profundidade e no entanto existe e a sua organização biológica é muito semelhantes ao que existe na superfície na presença da luz solar.
O único planeta que foi visitado pelo homem foi a Lua e necessariamente não existe vida semelhante à nossa, constatação das pessoas que lá foram. Isto não obsta a que não possa existir outras formas de vida no nosso sistema solar. Nem tudo é visível no nosso planeta. Conhecemos apenas três dimensões, e referimos outras que a ciência não confirmou. Se mesmo aqui outros seres existirem noutras dimensões que desconhecemos, então esperemos que o nosso conhecimento evolua de tal modo que possamos contactá-los.
O nosso conhecimento não chegou aí. Não vejo que se possa para já pôr-se em causa o que está escrito.
Com todo o respeito, gostaria de referir e perdoêm-me, mas não podemos interpretar o que está escrito só à letra. Na interpretação do que quer que seja teremos que tomar em conta outros factores. Digo isto, já que na interpretação de leis sociais tive que socorrer-me dos registos do legislador para perceber o que ele pretendia. Vejo, muitas vezes, interpretações literais, não considerando outros factores. Não nos podemos esquecer que tudo são mensagens para isso sempre precisamos do emissor, do receptor, devidamente sintonisados, e da ponte.
É um tema interessante, não pacífico e polémico. Não creio que a ciência lhe possa dar a solução.
Boa noite a todos
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gabriel em 15 de Novembro de 2007, 01:36
Jorge Lobo

Citar
Penso que ninguém duvida que as fotos da Nasa são de facto verdadeiras. Se a aruanda disse que as fotos poderiam ser forjadas, disse mal.
Mais uma vez digo que essa questão de outros mundos serem habitados aguardam confirmação da ciência. Até lá, resta aguardar.

Tente entender.

Não estamos falando de qualquer mundo pelo universo afora. Estamos falado de marte.
Um planeta que já conhecemos, temos robôs em sua superfície, sondas analizando o planeta, ja mapeamos sua superfície, tiramos fotos, conhecemos a composição atmosférica.

Em outras palavras,

NÓS JÁ CHEGAMOS EM MARTE.

Conseguiu entender???


Tudo é diferente do que alan kardec falou, não há civilizações, construções ou vegetação. É tudo deserto e gelado.

REGINA


Citar
Gabriel...Sim...tudo seria invisivel aos nossos olhos fisicos, terrestres 

putz...  :-\  :-\

Já que você gosta tanto de carl sagan, leia esse texto do livro dele, e reflita um pouco.

http://scm2000.sites.uol.com.br/dragao.html




Citar
É óbvio que essa vida existe, aliás, se assim não fosse, qual a função dos outros Planetas do Sistema Solar? Enfeitar o Espaço? Se todos fossem simples `bolas de enfeite´, também o Planeta Terra seria apenas mais uma, e não é, pois estamos cá nós.

O nível argumentativo aqui é sensacional. ::)
Desanima. :'(


 





Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: SB em 15 de Novembro de 2007, 10:37
Ola Gabriel,

Também todos ja percebemos que vc nao crê no que não vê.

Ainda só nao entendo, pq se dá a tanto trabalho em insistir nessa invisibilidade, entre amigos que tem diferentes aspirações.

Entendo que queira compreender á Luz da Ciência o palpavel, mas dificilmente até mesmo nessas circunstâncias as suas respostas para si mesmo, serão satisfatórias. Isto porque a Ciência é isso mesmo, mesmo que provado. O que é hoje, pode mudar amanha, as buscas são incansaveis e muito contornaveis, nada é exacto, embora a Ciência o queira demosntrar dessa forma, veja a metamática...

Lavoisier, dizia assim, "Nada muda tudo se transforma". Até por esta Lei poderiamos concluir que existe mundo habitados, pois se a Ciencia tenta estudar e encontrar esses mundos, é pq eles existem.

No entanto, Gabriel, nao vou aqui referir o que os amigos já referiram, principalmente o que a Regina disse e do qual concordo, apenas referir, que todos os visitantes deste Forum já se habituaram ás suas teses negativamente depreencivas em relação ao espiritismo.

Sabe, embora nao perceba, é até muito bom :D pois obriga-nos a esclarecer a Verdade  ;D ;)

Tudo de Bom Gabriel  :D
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: aruanda em 15 de Novembro de 2007, 14:12
Citar
Vai me desculpar aruanda, mas dizer que as fotos da NASA são forjadas é o cúmulo da falta de argumentos.
-Gabriel

Eu não disse que as fotos da Nasa eram forjadas...limitei-me a imitar o que você escreveu aqui há tempos noutro tópico.

Citar
Como você disse aqui há uns tempos num outro tópico:

"quem nos diz que as fotos também não são forjadas"...(estou mais ou menos a usar as suas expressões)

Você é que ainda não entendeu que as suas teorias hipotéticamente cientistas (porque ainda não explicou práticamente nada) , apenas servem para atacar espiritas e espiritismo...isso já todos nós entendemos.

Agora, quando alguém que defende a ciência termina uma explicação /ataque com esta frase  :

Citar
O nível argumentativo aqui é sensacional.
Desanima.



 É caso para perguntar : porque se dá a tanto trabalho para nos convencer?

Isso gostariamos de entender.

Se você continua a "perder tempo" com pessoas aparentemente ignorantes,realmente dá para  perguntar qual o seu problema.


Abraços

Olga

Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: jorge lobo em 15 de Novembro de 2007, 18:03
Citar
Lavoisier, dizia assim, "Nada muda tudo se transforma".
- Susana

Só uma pequena correção: Lavoisier nunca disse semelhante frase. O que disse foi: "Na natureza nada se cria nada se perde, tudo se transforma", o que é muito diferente.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Rone em 15 de Novembro de 2007, 20:24
Realmente é maravilhoso ter alguem como o Gabriel no fórum.  ;) Faz os pensamentos e as explicações já explicadas de volta à nossa meditação. excelente!  ;D


Não acho bom aguardar a confirmação da ciência para as coisas Gabriel... já pensou eles tentam confirmar a existencia de Deus com nossos modernos computadores e equipamentos?  iria demorar muito... rsrsrs...

Já chegamos em Marte. Certo. O ser humano tem dificuldades para entender o planeta terra!!!Muitos não acreditam nem em DEUS!

Pois bem, é simples. O ar, os microorganismos, os espiritos, Deus, todos existem mesmo sem eu ver?

E voce, acredita NISTO?


Se a resposta for sim, Então Marte está lotado de vida neste instante. é assim que eu penso.

Não podemos deixar nossa visão material e superficial  nosso ego, atrapalhar a visão mais importante, a de nossa alma.

paz!
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gabriel em 16 de Novembro de 2007, 22:48
SUSANA
Ola Gabriel,

Lavoisier, dizia assim, "Nada muda tudo se transforma" .

 :P



Até por esta Lei poderiamos concluir que existe mundo habitados,

Podeia explicar melhor? 
O que tem a ver a lei de lavoisier com vida invisível em outros planetas?

pois se a Ciencia tenta estudar e encontrar esses mundos, é pq eles existem.

A ciência ja tentou encontrar o monstro do lago ness e nem por isso ele existe.
Só mesmo na cabeça daqueles que querem acreditar.



JOSHUA

Citar
Olá amigo Gabriel!

Vejo que você insiste com a questão do Planeta Marte. Diga-me uma coisa, apesar de não existir actualmente vida material em Marte, vê alguma impossibilidade de essa vida já ter existido? Pois, como deve calcular, Marte não tem meia dúzia de anos.

Do jeito que allan kardec falou, é impossível.

Citar
Outra coisa, você como é adepto do cientificamente comprovado, sabia que apesar de todos os Planetas, serem muitos dissemelhantes nas suas características, todos eles, têm uma coisa em comum, ou seja: uma fonte de energia para criar a vida, ajudar o crescimento, e fornecer alimento e calor.(Isto está cientificamente comprovado).

Amigo, Quem te contou isso?  :P


OLGA

Citar
Eu não disse que as fotos da Nasa eram forjadas...limitei-me a imitar o que você escreveu aqui há tempos noutro tópico.

Quando eu disse que as fotos de "espiritos" eram fraudes, eu tinha motivos para dizer. Afinal, as pessoas estavam CLARAMENTE fantasiadas com lençol. Eram ridículas, patéticas, nem crianças de 5 anos acreditariam naquilo, só mesmo os espíritas. Tem que ter muita fé, ou então fazer o que muitos espíritas fazem, fingem que não viram as fotos, heheheh.

Mas eu estou aqui pra lembra-los, se você acha que isto é um espírito, deve achar que esse aqui é o papai noel né?


(http://www.espiritismogi.com.br/fotos/irma%20josefa%202.jpg)(http://www.saberweb.com.br/datas_comemorativas/images/papai%20noel.jpg)



RONE

Citar
Não acho bom aguardar a confirmação da ciência para as coisas Gabriel... já pensou eles tentam confirmar a existencia de Deus com nossos modernos computadores e equipamentos?  iria demorar muito... rsrsrs...

Sim, demoraria uma eternidade, seria como tentar confirmar a existência do unicórnio-invisível- cor-de-rosa, que habita o reino dos duendes e fadas.
Não da pra confirmar a existencia de algo que não existe.

Citar
Pois bem, é simples. O ar, os microorganismos, os espiritos, Deus, todos existem mesmo sem eu ver?

E voce, acredita NISTO?

pffff....

O ar pode ser detectado, os microorganismos tambem...

será que os "espiritos" tambem podem?
Não né....

Citar
Se a resposta for sim, Então Marte está lotado de vida neste instante. é assim que eu penso.

Concordo, veja a abundância de vida, as florestas, a vegetação, os animais, as construções, os habitantes, e tudo mais!









(http://pds.jpl.nasa.gov/planets/jpeg/mar/vlpan22.jpg)

Abraços!  ;)














Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: SB em 16 de Novembro de 2007, 22:56
Olá Gabriel,

Não vou puder responder-lhe pelo devido respeito que tenho por mim mesma e pelo respeito a todos os amigos que nos leem e que com entusiasmo e interesse tentam encontrar aqui serenidade e equilibrio numa aprendizagem conjunta. Assim, nao vou dar continuação neste Topico ás informações a que se dá ao trabalho de distorcer.

Desejo para si, tudo melhor
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: São em 17 de Novembro de 2007, 00:31
  Gabriel

  Só acredita no que vê?!
  Não sou espirita...apenas gosto de aprender.
  Aqui tenho aprendido algumas coisas interessantes...outras não concordo... mas respeito!!!
  Acredito que no vasto universso existam planetas habitados!!!
  É a minha opinião.
 

  Felicidades:-)
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gabriel em 17 de Novembro de 2007, 00:51

  Gabriel

  Só acredita no que vê?!
 
 

  Felicidades:-)

Não, eu acredito no que é racional.

Não existe razão obvia para a existência de espíritos, a não ser a necessidade que as pessoas tem de querer viver para sempre. "Driblar" a morte, entende?


Citar
Não sou espirita...apenas gosto de aprender.
  Aqui tenho aprendido algumas coisas interessantes...outras não concordo... mas respeito!!!
 

Legal, só tome cuidado para não aprender errado. Use SEMPRE a razão. Nunca se prenda aos dogmas religiosos, o espiritismo engana muita gente porque ele fala o que as pessoas querem ouvir! e como as pessoas não tem capacidade de se questionar, escolhem o caminho mais fácil. A crença cega.
Observe este tópico. Mesmo eu mostrando fotos da superfície de marte, as pessoas aqui continuam querendo acreditar na palavra de allan kardec.
Para os espíritas, a palavra de allan kardec vale mais que as evidencias.


Citar
Acredito que no vasto universso existam planetas habitados!!!
  É a minha opinião

Sim, mas aqui estamos discutindo vida no sistema solar. Onde ja sabemos que não existe.

Abraço! ;)


Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Rone em 17 de Novembro de 2007, 01:18


Sim, demoraria uma eternidade, seria como tentar confirmar a existência do unicórnio-invisível- cor-de-rosa, que habita o reino dos duendes e fadas.
Não da pra confirmar a existencia de algo que não existe.
Citar



Meu amigo Gabriel, eu poderia ficar aqui até o fim dos meus dias mostrando-te provas da existência de Deus, porem seguirei o exemplo da Suzana. Acredito que não é este o intuito do fórum, eu estaria atrapalhando o andamento correto do fórum. Estou a disposição para expor minha opinião da vida e ouvir a sua quando quiser.

Paz.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: aruanda em 17 de Novembro de 2007, 12:08
Gabriel, volto a dizer-lhe o que já lhe disse duas vezes:

- Você tem o direito de acreditar e defender o que quer mas, tem a obrigação de respeitar este fórum porque quando se inscreveu já sabia que era um fórum espirita  e o que se defendia aqui.

Portanto, uma coisa é defender o seu ponto de vista ...outra muito diferente é ser indelicado (para não ser mal educada) com os membros deste fórum.

Você não está aqui para defender nada, pois que ainda não o fez de forma correcta uma única vez, está aqui para atacar as pessoas e o espiritismo.

Já sei que vai desaparecer uns tempos e vai voltar a fazer o mesmo quando o ambiente estiver mais calmo..é a sua técnica não é?

Espero que desta vez use  a sua inteligência para perceber que uma coisa é defender racionalmente um ponto de vista ...outra muito diferente é ser agressivo.
 Lamento muito ter que lhe dizer isto mas, acho que você só entende liguagem directa e lógica.

Espero sinceramente que no mínimo mude a sua forma de se exprimir...penso que não é pedir muito...ou será?

Para mim, como membro a troca de respostas consigo terminou.

Abraços

Olga
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Vitor Santos em 17 de Novembro de 2007, 13:46
Olá Gabriel

Concordo com a Olga. tu expressas-te de uma forma agressiva, que não ajuda nada ao diálogo.

Eu tenho pena que assim seja, pois, por vezes, até colocas questões cujo debate poderia ser muito interessante e útil.
__________________________________________________________

Relativamente à vida em Marte, nada está provado.

Podem existir micro-organismos ainda não detectados, que sejam uma forma primitiva de vida em evolução. Só o futuro o poderá dizer.

De qualquer forma, se Kardec não transcreveu nas obras ditas da Codificação quaisquer comunicações de espiritos a dizer que havia vida em Marte e limitou-se a fazer um comentário em nome pessoal. Ele não quis comprometer directamente os Espiritos nesta questão, provavelmente porque havia dúvidas.

Não vejo que haja razões para negar a doutrina espirita com base num simples comentário que nem sequer mereceu destaque na obra de Kardec.
___________________________________________________________

Citar
Não existe razão obvia para a existência de espíritos, a não ser a necessidade que as pessoas tem de querer viver para sempre. "Driblar" a morte, entende?

A perspectiva materialista de que a morte fisica é o apagão total (ou seja que o ser humano é apenas um corpo fisico) não assusta as pessoas que pensam de forma racional. Se a morte fisica fosse um apagão, ninguém sofreria a partir desse momento. Porquê preocupar-se ou ter medo disso? Por pena de deixar a vida neste planeta precário? Para mim, era preferivel o apagão a ter de viver num planeta precário, como este, para sempre. A perspectiva da morte do corpo ser a morte absoluta não é razão para ser espiritualista, quando se pensa de forma racional.

Se a morte fosse o apagão total, estando as pessoas a sofrer muito podiam suicidar-se e por fim ao sofrimento. Mas acreditando que a morte não existe e que o suicidio não nos livra das provas da vida material, pelo contrário, vai ainda aumentar o nosso sofrimento, ficamos privados de acabar com o sofrimento por essa via. O medo do sofrimento pode levar-nos ao materialismo, não ao espiritualismo, quando se pensa de forma racional.

Podemos pensar também ao contrário: as pessoas demasiado  apegadas às coisas materiais, que acham esta vida o máximo, é que têm medo de pensar que esse seu apego possa levar a consequências desagradáveis numa vida futura. Preferem negar a possibilidade da vida futura, que lhes faz medo, a abdicar do apego à matéria.

De qualquer modo, ao acreditar que a morte não existe (ou seja, que só o corpo fisico morre e o espirito continua), damos sentido e razão de ser à nossa vida.

Ao acreditar no contrário, a nossa vida não tem razão de existir. Por muito que as pessoas se consigam divertir nesta vida, a partir do apagão, tanto faz terem vivido como não. Muito mais importante do que saber a razão de sermos espiritos, a meu ver, é descobrir a razão de ser de nós existirmos se não formos espiritos.

bem hajas
Vitor Santos
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: aruanda em 17 de Novembro de 2007, 14:42
Citar
Muito mais importante do que saber a razão de sermos espiritos, a meu ver, é descobrir a razão de ser de nós existirmos se não formos espiritos.

Vitor, achei esta tua frase muito interessante. realmente dá para pensar.

Abraços
Olga
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gabriel em 18 de Novembro de 2007, 17:25
Aruanda

Citar
Para mim, como membro a troca de respostas consigo terminou.

ótimo, você nunca me respondeu nada mesmo.  8)


VITOR

Citar
Relativamente à vida em Marte, nada está provado.

Podem existir micro-organismos ainda não detectados, que sejam uma forma primitiva de vida em evolução. Só o futuro o poderá dizer.

Sim, está provado que não há vida inteligente e complexa como o "espírito da verdade" falou.

Pode haver vida microscópica, mas e daí? não foi isso que os espíritos falaram!
Você leu os textos do edu?
Se não leu, sugiro que leia para poder debater, será interessante.  :)



Citar
De qualquer forma, se Kardec não transcreveu nas obras ditas da Codificação quaisquer comunicações de espiritos a dizer que havia vida em Marte e limitou-se a fazer um comentário em nome pessoal. Ele não quis comprometer directamente os Espiritos nesta questão, provavelmente porque havia dúvidas.

Tem certeza?

Leia isto então, tirei do L.E:

"Segundo os Espíritos, de todos os mundos que compõe o nosso sistema
planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria ainda abaixo, sendo-lhe Júpiter superior de muito, a todos os respeitos."


"Muitos Espíritos, que na Terra animaram personalidades conhecidas, disseram estar
reencarnados em Júpiter, um dos mundos mais próximos da perfeição,"



 ;D  ;D  ;D



Citar
A perspectiva materialista de que a morte fisica é o apagão total (ou seja que o ser humano é apenas um corpo fisico) não assusta as pessoas que pensam de forma racional. Se a morte fisica fosse um apagão, ninguém sofreria a partir desse momento. Porquê preocupar-se ou ter medo disso? Por pena de deixar a vida neste planeta precário?.

Tememos a morte por instinto. A evolução selecionou essa caracteristica por que quem teme a morte tem maior chance de sobreviver e deixar descendentes. Lembre-se da seleção natural, explicada pela teoria da evolução.

Citar
Para mim, era preferivel o apagão a ter de viver num planeta precário, como este, para sempre. A perspectiva da morte do corpo ser a morte absoluta não é razão para ser espiritualista, quando se pensa de forma racional.

Isso não é a forma racional de se pensar, Você está usando o emocional.
Seu argumento é esse:

"Nosso mundo é uma droga, logo tem que haver um mundo melhor pra nos vivermos".

Percebeu que não faz sentido?



Citar
Se a morte fosse o apagão total, estando as pessoas a sofrer muito podiam suicidar-se e por fim ao sofrimento.

Sim. Viver é um direito, e não um dever.
Ja viu o filme "mar adentro"? recomendo!

Citar
De qualquer modo, ao acreditar que a morte não existe (ou seja, que só o corpo fisico morre e o espirito continua), damos sentido e razão de ser à nossa vida.

Pois é, foi o que eu falei, muita gente precisa dessa crença para dar sentido a suas vidas. Eu prefiro conhecer a verdade do que ficar me iludindo.

A pergunta correta que você tem que se fazer é?
"Quem foi que te falou que a vida precisa necessariamente ter um sentido maior???"

A vida nada mais é que um fenômeno natural comum, como tudo neste universo ela começa e depois termina. Alguma lei da natureza será destruída se a vida individual não tiver continuidade? Não né, então pra que se iludir?


Citar
Ao acreditar no contrário, a nossa vida não tem razão de existir. Por muito que as pessoas se consigam divertir nesta vida, a partir do apagão, tanto faz terem vivido como não.

Exato, por isso o que importa é o aqui e agora. Aproveite enquanto pode, depois irá acabar!
Disperdiçar a sua única existência acreditando numa suposta outra existencia é muito triste.

Citar
Muito mais importante do que saber a razão de sermos espiritos, a meu ver, é descobrir a razão de ser de nós existirmos se não formos espiritos.

Novamente: "quem disse que deve necessáriamente haver uma razão maior existirmos"?

Existe uma razão maior para a existência de blocos de gelo flutuando no espaço infinito?
Não, apenas aconteceu oras...


abraço!
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gigii em 18 de Novembro de 2007, 21:14
[size=10pt]Dr. Amit Goswami[/size]

- doutorado em física nuclear, professor de fisica na universidade de Oregon desde 1968, pesquisador residente do Institute of Noetic Sciences, professor no Holmes Institute de Los Angeles...etc  :)... -

“A Janela Visionária”

“A questão crucial é: a metafísica da ciência precisa se basear no realismo materialista? O actual paradigma da física, na verdade, superou a ciência newtoniana e a substituiu pela física quântica. (…)

Demorou sete décadas para que víssemos que essa questão, que denomino de janela visionária, tem como consequência reconciliar a ciência e a espiritualidade, o que altera o paradigma. (…)

Eis então a minha tese: se adoptarmos a consciência como a base do ser, transcendente, una, auto-referente em nós – e é o que todos os mestres espirituais de todo o mundo ensinam – é possível apaziguar o debate sobre o quantum e resolver os paradoxos.

E não é só isso. Postular a consciência como a base do ser traz á tona uma mudança de paradigma, de uma ciência materialista para uma ciência baseada no primado da consciência. A matéria nessa ciência, possui eficácia causal, mas apenas a ponto de determinar possibilidades e probabilidades. (…)

O mais importante é que essa ciência conduz a uma verdadeira reconciliação com as tradições espirituais, porque não pede á espiritualidade que se baseie na ciência, mas à ciência que se baseie na noção de espírito eterno.

(…) As lacunas no registo fóssil sugerem, para alguns biólogos, que o darwinismo não é a história completa da evolução (Eldredge e Gould 1972). O criacionismo também não faz sentido completamente; apesar disso o argumento cristão segundo o qual Deus intervém nos acontecimentos do mundo, inclusive na evolução biológica, para ajustar o mundo aos seus desígnios é crível, numa ciência dentro da consciência. É preciso notar, no entanto, que nessa ciência, desígnio não quer dizer causa final – ideia incompatível com o que a física materialista nos diz sobre as causas iniciais. Mas, na ciência dentro da consciência, podemos encarar as lacunas fósseis como marcas de uma intervenção criadora consciente – o desígnio entra criativamente na evolução.


A queda da ontologia materialista

(…) Como se prova experimentalmente que todos os fenómenos são materiais? Como se demonstra, por exemplo, que os pensamentos são fenómenos materiais? Além disso, nós ainda não estudamos todos os fenómenos. Algumas dessas doutrinas materialista, como a objectividade, o determinismo e o epifenomenalismo, são um insulto ao nosso bom senso: nós temos inegavelmente experiências subjectivas; nós somos, inegavelmente, conscientes; e nós presumimos, certamente possuir livre arbítrio. “

Esta é apenas a introdução ao tema, que lhe aconselho, caro Gabriel a ler...

Abraços
Gi
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Det's me!... em 18 de Novembro de 2007, 23:15
oi gabriel,


CITAÇÃO GABRIEL

"Sim. Viver é um direito, e não um dever.
Ja viu o filme "mar adentro"? recomendo!"

FIM DE CITAÇÃO

obg por relembrar este filme...... é mt bom sim. vou até rever.

já ke vc citou este filme, aconselho-o vivamente a ver um outro filme do mesmo realizador: Alejandro Amenabar...... o seu título "Os Outros"/ "The Others"..... excelente.

obg tb pelas excelentes fotos ke aki tem deixado. qt aos textos.... bom isso aí vc já sabe a minha opinião.

houve um tópico que lado a lado vc colocou uma foto do Chico Xavier com um espirito materializado (akilo que vc chama de mulher ou homem com lençol por cima) e ao lado uma foto do Pai Natal.

É por demais óbvio que a do Pai Natal é falsa: toda a gente sabe que o Pai Natal não escreve com a mão esquerda..... pelo o menos o meu ...

abçs
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Peregrino em 18 de Novembro de 2007, 23:16
Olá, amigos :)

este argumento de o ser humano, com sondas e telescópios gigantes, "já ter demonstrado" não haver vida em outros planetas só erradamente permite interpretar a Doutrina Espírita (DE) como mero conto para crianças: a ciência demonstrou que não há vida inteligente em Marte e noutros planetas que observou?

discordando, permitam-me dizer que o que a ciência, com Hubble e outros instrumentos, demonstrou, é que não há formas da mesma densidade material igual à nossa constituição. Nada mais.

Leiamos com mais atenção os principios codificados no Livro dos Espíritos, nomeadamente estes:

Primeiro: a DE distingue o Principio Material (PM) do Principio inteligente (PI).

Segundo: ainda que se demonstrasse não existir o PM, não se demonstraria inexistir o PI.

Terceiro: se demonstrado for que não há existe dos graus de densidade do PM, não se demonstra por aí que não existem os demais graus menos densos, e muito menos que não existe o PM em si que é o elemento comum e básico de toda a matéria que existe no universo.

Os Espiritos existem, mas não os vemos, salvo através da mediunidade.
Têm perispirito, o qual é material, embora em grau mais etéreo do que nossa vestimenta fisica. Esse perispirito depende, na sua densidade material, do grau evolutivo do Espirito que correpsonde a um grau de densidade do perispirito e do planeta de onde retira esse elemento material. Se há Espiritos noutros planetas mais adiantados espiritualemente os primeiros e menos densa a materia desses planetas, o corpo em que reencarnam também será composto por matéria menos densa do que a nossa, logo invisivel ao nosso olhar ou instrumentos terrenos.

Logo, de onde resulta que o que nossas limitações não veêm não existe?? Do orgulho e vaidade, como dizia o Ecclesiastes.

Regina, gostei de ler suas colocações sobre o tema, com argumentos sólidos e sérios.

Abraços fraternos

Pg  :) 
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Peregrino em 18 de Novembro de 2007, 23:41
Luis :)

Desculpa, mas fiquei perplexo com a tua informação sobre o pai natal  ???
É que o pai natal que eu conheço (pessoalmente) nunca tem tempo para escrever, mas delega sim essa tarefa ao seu secretario, que é o duende do barrete azul.
E esse escreve, de facto, com a mão direita, nisso confirmo (logo que encontrar a foto, coloco aqui).

Abraços  :)

ps - ah! e o filme "Os Outros" é muito bom, mas do Amenábar há outro, excelente e que gosto muito que é "Abre Los Ojos", de 1997.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Det's me!... em 18 de Novembro de 2007, 23:49
oi,

obg pela dica pg..... realmente nao conhecia esse filme do Amenabar, mas dei uma checada na net e pelos vistos é de 1997....

vou ver se consigo dar uma lookada no dito assim ke o conseguir arranjar, e conforme a disponibilidade do tempo (se tiver calor não vejo..... se tiver a chover vejo)

vou ter ke treinar o meu espanhol ouvido, já ke o hablanado no és muy bueno..... ahora imagina el escrito.... pressupuesto

hasta la vista
abrazos
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Peregrino em 18 de Novembro de 2007, 23:54
se pode ajudar a entender nostros hermanos, o Tom Cruise fez versão hollywoodesca desse filme, com o título "Vanilla Sky".

não está mal, mas a de Amenábar é muito melhor, na minha opinião, claro.

buena noche :)
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Vitor Santos em 19 de Novembro de 2007, 12:33
Olá Gabriel

Citar
Sim, está provado que não há vida inteligente e complexa como o "espírito da verdade" falou.

Pode haver vida microscópica, mas e daí? não foi isso que os espíritos falaram!
Você leu os textos do edu?
Se não leu, sugiro que leia para poder debater, será interessante.  :)

O amigo Edu é uma pessoa que muito admiro. Nada tenho a dizer contra o que ele escreve, pelo contrário. Mas o nosso debate não é sobre o Edu. Essa teoria do "dividir para reinar" aqui não funciona.

Citar
Leia isto então, tirei do L.E:

"Segundo os Espíritos, de todos os mundos que compõe o nosso sistema
planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria ainda abaixo, sendo-lhe Júpiter superior de muito, a todos os respeitos."


"Muitos Espíritos, que na Terra animaram personalidades conhecidas, disseram estar reencarnados em Júpiter, um dos mundos mais próximos da perfeição,"

Não diz que a vida em Marte é complexa. Diz que a vida em Marte é de mais baixo nivel do que a vida na terra. Você é que inventou essa ideia.

para além disso, os espiritos falam do ser integral, não apenas do ser fisico.

Não tem qualquer racionalidade não acreditar que existam espiritos desencarnados e argumentar com as palavras dos mesmos. Ou acredita que existem espiritos ou não acredita. Para uma coisas servem as palavras dos espiritos, para outras eles não existem...Racional...

Você diz que quem teme a morte está mais bem adaptado para a vida. Então, tenho de dar a mão á palmatória: eu não estou bem adaptado, pois não temo a morte. Posso temer instintivamente o sofrimento, mas a morte não. As pessoas que têm medo da morte instintivamente, na prática têm é medo do sofrimento que ela possa ocasionar.

Você está bem adaptado?

Citar
Isso não é a forma racional de se pensar, Você está usando o emocional.
Seu argumento é esse:

"Nosso mundo é uma droga, logo tem que haver um mundo melhor pra nos vivermos".

Percebeu que não faz sentido?

Não se trata de uma questão de argumentos, trata-se de uma forma de explicar factos que não explicáveis de outra forma, pelo menos por enquanto. Você não explica nada, limita-se a negar.

Citar
Sim. Viver é um direito, e não um dever.
Ja viu o filme "mar adentro"? recomendo!

Não vi. Mas a sua visão do mundo é tirada da ficção cinematográfica? Onde é que está a sua racionalidade?

Citar
Pois é, foi o que eu falei, muita gente precisa dessa crença para dar sentido a suas vidas. Eu prefiro conhecer a verdade do que ficar me iludindo.

A pergunta correta que você tem que se fazer é?
"Quem foi que te falou que a vida precisa necessariamente ter um sentido maior???"

A vida nada mais é que um fenômeno natural comum, como tudo neste universo ela começa e depois termina. Alguma lei da natureza será destruída se a vida individual não tiver continuidade? Não né, então pra que se iludir?

Quando alguém admite que é o único dono da verdade, o ser superior, muito mais inteligente do que todos os que não pensam como ele, não se estará a iludir mais? Você tem um visão muito linear das coisas, para além de não conhecer as suas próprias limitações. Imagina que o universo e a sua génese é tão simples que você consegue abranger tudo. Afinal quem é que estará a iludir?

Exato, por isso o que importa é o aqui e agora. Aproveite enquanto pode, depois irá acabar!
Disperdiçar a sua única existência acreditando numa suposta outra existencia é muito triste.

Quem lhe disse que a doutrina espirita diz que se deve desperdiçar a vida?

Para além disso, a acreditar no que você diz, após a vida não há mais nada. Que importa a forma de viver a vida? Se eu pensasse assim, estava aqui enquanto o saldo gozo/ sofrimento fosse favorável e depois suicidava-me. A sua forma de ver a vida é um convite ao suicidio.

E depois que os espiritas, que dizem que o suicidio ainda vai trazer mais problemas do que aguentar o sofrimento, é que são perigosos para a humanidade...

Citar
Novamente: "quem disse que deve necessáriamente haver uma razão maior existirmos"?

Existe uma razão maior para a existência de blocos de gelo flutuando no espaço infinito?
Não, apenas aconteceu oras...

Você tem razão. Os blocos de gelo que flutuam no infinito surgiram de nada. Isso é um raciocinio muito lógico...

bem haja
Vitor Santos
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: edu em 19 de Novembro de 2007, 20:10
Olá Amigos:

O tema é realmente polêmico e palpitante.
A pluralidade dos mundos habitados faz parte da codificação como todo o Livro dos Espíritos merece ser estudada.
Algumas observações feitas merecem uma atenção maior, pois as informações contidas na codificação e na revista espírita podem ser conflitantes com algumas informações obtidas por outras fontes mediúnicas tidas como sérias.
Quanta as informações da revista espírita parecem serem calcadas nas informações dadas por um único espírito, Georges, que pode ter se equivocado ou ser um pseudo-sábio.
Quanto à questão dos espíritos ao afirmarem a cerca da vida em todos os orbes temos que estar atentos para a questão de qual vida os espíritos estão falando.
Como espírita já desconstruímos a idéia da vida como tão somente a orgânica e material. A verdadeira vida é espiritual. Todos os orbes possuem uma vida espiritual ligado a eles nos planos e dimensões específicos da espiritualidade.
No entanto nas descrições de Irmão X e Maria João de Deus vemos ambos excursionarem ao planeta Marte e descreverem uma coletividade mais avançada e harmoniosa que a nossa, fato que não foi observado pelas expedições e pelas sondas lançadas para mapear e estudar o planeta vermelho.
Ao descrever a vida em nosso orbe os espíritos disseram a Kardec que a Terra se encontra entre os mais atrasados e materializados. Existem mundos onde a existência e os corpos são menos materiais. O que entender por menos materiais? É obvio que esses corpos menos materiais não apresentam vazios ou buracos mas sim a matéria que os compõem se encontra em estado mais sutil, mais eterizada.
Esses corpos mais sutis embora grosseiros para os espíritos que deles se utilizem podem ser imponderáveis para nós estando em outro plano que escapa aos nossos sentidos.
Esse fato pode ter escapado à percepção dos espíritos que via os corpos e a matéria marciana como ainda grosseira aos seus sentidos ou propositadamente omitida esperando os avanços da física no campo dos vários universos, dimensões e da descoberta da matéria escura.
A questão dos corpos materiais nos mundos mais evoluídos estarem em outros planos e, portanto, não serem percebidos por nos encarnados na Terra vem crescendo dentro do movimento espírita. Essa tem sido a opinião de escritores como Pedro de Campos (Universo Profundo) e médiuns como Robson Pinheiro ( Legião) embora esses autores devem ser apreciados por mais tempo.
Resumindo: temos a hipótese da matéria nos mundos mais evoluídos não ser perceptível para aos nossos sentidos embora bastante grosseira para os sentidos do espírito.
Essa possibilidade de vida em outras dimensões e aqui como espírita estamos falando de encarnados em corpos mais sutis começa a ser ventilada pela física , conforme afirmação do físico português Luís de Almeida conforme afirmou no programa “Boa Nova na TV em 2005” e Revista Internacional do Espiritismo, Março de 2003.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Vitor Santos em 19 de Novembro de 2007, 21:31
Olá Edu

Gostei muito da sua intervenção (como já é costume).

A teoria das Supercordas de o Eng.º Luis de Almeida já é areia de mais para o meu camiãozinho. Mas, que eu saiba, ainda não há uma confirmação experimental dessa teoria. Mas talvez haja no fórum alguém que conheça a fundo essa teoria e que nos possa elucidar do estado em que a experimentação da mesma se encontra.

De qualquer forma, antes da teoria das supercordas já alguns cientistas diziam que a probabilidade de existir vida extra-terrestre é muito maior do que a de sermos únicos no universo.

bem haja
Vitor santos




   

 





Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: x em 20 de Novembro de 2007, 15:53
Olá a todos,

Relativamente à questão, da evolução moral e intelectual dos espíritos, que por sua vez, os faz revestirem-se de corpos cada vez mais subtis e assim adequados à sua natureza mais depurada, também esta situação, é bem visível na História do nosso próprio Planeta. Consideremos os corpos grosseiros habitados pelos espíritos primitivos na época pré-histórica, comparemos esses mesmos corpos com os nossos actuais, e perguntemos: quais os mais belos e subtis?! Ou seja, os factos estão todos na Natureza, só não os vê, quem não quer.

felicidades.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Vitor Santos em 20 de Novembro de 2007, 20:28
Olá Joshua

Não só concordo, como acho a sua observação extremamente  interessante, caro amigo.

À partida parece que se trata de algo trivial, mas não é, pelo contrário. A sua interpretação da natureza é sábia. Como esta conclusão que você tirou, talvez muitas outras sejam possiveis de extrapolar da observação da natureza.

É uma extrapolação da realidade para além do observável pelos nossos sentidos, baseada na realidade histórica conhecida, que nos leva até aos mundos mais avançados que o nosso. Nunca tinha olhado as coisas por esse prisma.  ;)

bem haja
Vitor Santos
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: vitor_goncalves em 26 de Novembro de 2007, 17:30
Amigos.
Depois de ler esta "discussão" sobre principalmente se há vida em Marte ou não, penso estamos todos a falar sobre a observação de Marte na 3º Dimensão, pois é aquela que vivemos e que tentamos perceber.
No entanto para nós Espiritas ( não discuto com pessoas que não acreditam em Deus, pois estamos a martelar em ferro frio ) ponho o problema noutro aspecto, se nós acreditamos que os Espiritos vivem noutra Dimensão não sei porque em Marte na 4ª, 5ª ou outra Dimensão não haja  Vida Intelegente.
A mim parece-me que não devemos só cercearmos na 3ª Dimensão mas sentir-mos que há outras Dimensões, mas embora nós de facto ainda não conseguimos entender
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Francisco em 26 de Novembro de 2007, 18:06
Existe um autor (infelizmente não me recordo do nome nem do livro onde isto está escrito) que não é espírita, mas diz algo interessante sobre o que acabou de escrever Vitor Gonçalves.

É mais ou menos isto (por minhas palavras):

Imagine 2 figuras desenhadas a duas dimensões numa folha de papel (por exemplo um quadrado e um triângulo), se eles tivessem a capacidade de se ver um ao outro o que veriam?

Cada um deles só via do outro uma linha ;)

Para ficar mais claro, se estas duas figuras ( :) :) ) tivessem a capacidade de se ver uma à outra... também só veriam uma linha... e no entanto são dois círculos com uns "pontinhos" lá dentro ;D

Isso leva a um pensamento filosófico em que por hipótese (hipótese só) se existisse algo numa dimensão diferente da nossa (vamos chamar-lhe uma 4ª dimensão) teria a capacidade de percepcionar a realidade que nós conhecemos de uma forma bastante diferente (ou seja, sem a nossa limitação), como se a realidade que nós vemos não seja a real... tal como o quadrado e o triângulo só viam do outro uma simples linha.

Bom, não faço ideia se essa teoria terá algum sentido ou não, mas de facto o mundo espiritual que nos rodeia não é perceptível à maioria de nós, talvez por ser matéria num outro estado que nós não percepcionamos com os nossos 5 sentidos... mas é interessante pensar nisso.

Pronto, desculpem lá, não acrescentei absolutamente nada ao tema e até fui bastante confuso (tenho essa noção :P), mas lembrei-me disso ao ler-vos e decidi partilhar ;D

Abraço.
Francisco
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Peregrino em 26 de Novembro de 2007, 18:30
Não foi nada confuso, Francisco :)

O erro é acharmos que as nossas LIMITADAS capacidades de percepção são a prova definitiva que nada há para além daquilo que NÓS vemos. Se queremos estudar o mundo espiritual terá de ser com as leis do mundo espiritual e não as do nosso mundo material (a terra), posto que reconheçamos que a matéria deve existir em infinitas variedades de grau além do nosso, aqui.

Pg  ;)
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Vitor Santos em 26 de Novembro de 2007, 20:44
Olá

As tentativas de união da relatidade geral de Einstein com a mecânica quântica, para chegar a uma teoria unificada da realidade levaram os cientistas a imaginar um mundo com mais dimensões do que as conhecidas (teoria das supercordas). Mas nada está testado experimentalmente (pelo menos que eu saiba), pois a tecnologia necessária ainda não é viável, porque razões técnicas e económicas.

Assim sendo, por enquanto, trata-se de um conjunto de deduções matemáticas, que só passarão a ser um modelo teórico da fisica após a experimentação. Por enquanto não podemos dizer com certeza quantas dimensões espacio-temporais existem.

Mas não sei se será necessária a existência de muitas dimensões espacio-temporais para explicar a existência do mundo espiritual. É esta ideia que quero aqui explorar.

Ao que me parece, da leitura do Livro dos Espiritos, aquilo que nos impede de percepcionar permanentemente os espiritos desencarnados é o grau de opacidade que o nosso corpo fisico nos impõe. À medida que vamos evoluindo tendo corpos mais perfeitos, cada vez percepcionamos melhor a realidade.

É como se nós fossemos tendo "uns óculos" cada vez mais perfeitos e menos opacos. No estado de emanicipação da alma somos capazes de ter, durante algum tempo, "uns óculos" de melhor qualidade, do que no estado de vigilia normal. Quando estamos desencarnados, podemos percepcionar melhor as coisas do que enquanto encarnados, mas, ainda assim, a qualidade dos "nossos óculos" está abaixo da qualidade dos "óculos" dos espiritos desencarnados mais evoluidos do que nós.

em conclusão:

- O espirito não tem de existir necessáriamente numa dimensão espacio-temporal diferente da do corpo (o que não quer dizer que não possam existir mais dimensões). Basta pensar que aquilo que varia é a capacidade de percepção (a qualidade dos "óculos"), que vai evoluindo connosco.

- Os Espiritos explicaram as coisas há 150 anos de determinada maneira, que pode vir a ser mais bem explicada quando a nossa compreensão das coisas for melhor. Nessa altura podem até dizer que há "n" dimensões e muitas outras coisas. Mas não é necessário que hajam "n" dimensões para explicar a existência do mundo espiritual

- Tudo o que está aqui dito é uma divagação minha em torno do Livro dos Espiritos e não deve ser entendido como uma teoria comprovada, nem como uma tentativa de negar o que os cientistas estão a investigar. Em face dos meus modestos conhecimentos apenas posso especular sobre estas coisas, como julgo que é óbvio para todos.

bem hajam
Vitor Santos
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: vitor_goncalves em 27 de Novembro de 2007, 11:55
Amigos
Quando eu falava doutras "dimensões" o meu conhecimento também é nulo.
Ora eu baseava-me na Fisica que nos diz que vivemos num certo estado vibratório e limitados na frequência. Isto quer dizer que nós não conseguimos "ver" fora dos limites dessa frequência, conforme o amigo Vítor Santos diz não temos "uns óculos" para alcançarmos mais para Além de...
Por exemplo devem conhecer aqueles apitos que nós tocamos e que não conseguimos ouvir nada, mas que o cão os ouve, julgo que é tudo em função da frequência.
Claro que quando abandonamos o corpo fisico, vamos para um meio "invisivél" a esta matéria em que nós estamos "aprisionados". Isto foi o que chamei outra "dimensão".
No "Nosso Lar" de André Luis (por exemplo) ele nos descreve cidades no Astral e uma vivência que nesta "3ª dimensão" não temos "uns óculos" para vermos e portanto também referi ser isto uma outra "dimensão".
Não sei se expliquei bem mas... se calhar estou a ir por caminhos fora da  minha capacidade.

Um abraço

Vítor Gonçalves
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Francisco em 27 de Novembro de 2007, 12:44
Sim Vitor Goncalves,

Explicou-se bem :)
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gigii em 27 de Novembro de 2007, 14:30
Caros companheiros :-*

Estou a adorar ler os vossos comentários, sejam pessoais ou não, sobre o tema, que já por si é muito interessante.
Se o Gabriel não levantasse a questão, não meditariamos, talvez tanto, sobre o assunto.
Como eu tenho poucos conhecimentos na área peço que continuem...estou a aprender  ;)

Há assuntos que realmente vão muito além da nossa compreensão, e mesmo quando os espiritos foram questionados sobre a Dimensão de Deus, eles responderam que nós não tinhamos capacidade suficiente de o entender.

Conta-se que um dia Santo Agostinho meditava sobre Deus e sua magnitude, e incansavelmente não chegava a conclusões que o satisfizessem, e passeando pela praia e encontrou uma criança á beira mar. O menino tirava água de um buraco com uma pequena concha.
_ Que fazes? - perguntou-lhe Santo Agostinho.
_Tento secar este buraco - respondeu-lhe o menino.
_ Mas não vês que isso é impossivel? - disse Agostinho - nunca conseguirás secá-lo, porque o mar é enorme e para além disso a concha é muito pequena.

Nesse momento o menino transformou-se num anjo que lhe disse:
_ O mesmo acontece com as tuas cogitações Agostinho: de nada serve perderes tempo a compreender Deus ,pois Ele é de tal forma grandioso ,que a tua cabeça tão pequena nada entenderá.

Abraços
Gi
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Vitor Santos em 27 de Novembro de 2007, 15:55
Olá Regina

Concordo que a nossa capacidade de entender as coisas é  muito limitada. Até o cientista mais avançado é extremamanente limitado face à grandeza e complexidade do universo que o nosso Pai criou.

Contudo há que ter uma linha de rumo para a vida. Mesmo sem compreender a vida a 100%, temos de optar. Se não podemos ter certezas e se não temos ainda capacidade para compreender integralmente a verdade, temos de seguir as poucas pistas que nos são dadas. Não devemos ficar paralisados à espera das certezas, nem de acreditar em dogmas irrefutáveis. A vida é parecida com uma investigação policial: dirigimo-nos meio pelo instinto, meio pela razão.

Não é necessário que a ciência material e convencional demonstre a existência do espirito para que ele exista. Não é necessário arranjar uma explicação cientifica nem de encontrar a "particula espiritual", como é/ foi o sonho de alguns, nem de provar que existem muitas dimensões, para justificar a crença na doutrina espirita.

As certezas irrefutáveis são uma quimera neste nosso planeta atrasado. Quem quiser esperar por elas, é melhor esperar sentado.

A minha opção é seguir o que diz o coração, tentando sempre verificar, através da razão, se não há incoerências graves, que me demonstrem que estou no caminho errado. Não conheço outra forma de viver bem comigo próprio. Enquanto me sentir bem assim, pouco me interessam as opiniões dos materialistas, que se limitam a negar aquilo que sinto, mas que nada provam em contrário. Alguns, coitados, até estão convencidos que nada pode escapar à ciência material. Que ignorância...E depois ainda dizem que nós, espiritas, é que estamos iludidos...
 
bem hajam
Vitor Santos
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gigii em 27 de Novembro de 2007, 16:23
Caro Vitor Santos

Estou de acordo consigo  ;)

Aliás, aqueles assuntos dos quais eu não compreendo quase nada, são os que mais me entusiasmam a estudar... O que não significa que consiga, apesar do estudo, compreender alguma coisa   :-[

Um grande abraço  :-*
Gi
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: vitor_goncalves em 27 de Novembro de 2007, 16:55
Amigos
Creio que ninguém me percebeu, mas não estou preocupado com isso.
Sou Espirita hà muitos e muitos anos, já fui presidente da direcção dum Centro Espirita durante alguns anos.
Creio na Codificação de Allan Kardec. O meu nivel intelectual ( licenciatura ) dava para avançar com maior enfase,mas não quero, até porque a minha "veia literária" nunca foi boa, talvez por estar mais acustumada há parte cientifica.
O que me parece é que a Doutrina Espirita tem uma componente Cientifica e portanto tanto a Ciência tem de "colar" com a Doutrina Espirita, como a Doutrina Espirita tem de "colar" com a Ciência.
Apesar de acreditar na Codificação, eu tenho o dever de avançar com novos conhecimentos e analizá-los e procurar aqueles que me parecem mais correctos e pelo menos discuti-los com quem de direito para saber se são certos ou não.
Não quero ficar estagnado, nem "conservador".
Talvez o problema seja que as pessoas tente perceber
Quem É Deus?
quando deveriam tentar perceber também
O Que É Deus?
Por aqui me fico

Bem Hajam

Vítor Gonçalves
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: São em 27 de Novembro de 2007, 18:45
 

 "O que me parece é que a Doutrina Espirita tem uma componente Cientifica e portanto tanto a Ciência tem de "colar" com a Doutrina Espirita, como a Doutrina Espirita tem de "colar" com a Ciência.
Apesar de acreditar na Codificação, eu tenho o dever de avançar com novos conhecimentos e analizá-los e procurar aqueles que me parecem mais correctos e pelo menos discuti-los com quem de direito para saber se são certos ou não.
Não quero ficar estagnado, nem "conservador".
Talvez o problema seja que as pessoas tente perceber
Quem É Deus?
quando deveriam tentar perceber também
O Que É Deus?
Por aqui me fico

Bem Hajam

Vítor Gonçalves "
 
    Concordo inteiramente consigo!!!
    Para isso é necessário evoluir...como diz e bem não devemos estagnar!!!

    Felicidades:-)
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Vitor Santos em 27 de Novembro de 2007, 22:19
Olá Vitor Gonçalves

Amigo, não sei exactamente a quem está a responder. Como estamos todos em diálogo, eu vou responder.

Não me parece que haja inconvenientes em que os Espiritas se esforcem por conhecer a ciência material. Muito pelo contrário. O Espiritismo não ocupa o lugar da ciência material, nem a ciência material pode substituir o espiritismo. Pelo menos por enquanto, são disciplinas muito diferentes. Um dia, quando a terra for mais avançada talvez seja possivel falar numa só ciência (em vez de ciência material e ciência espirita), pois se a ciência e o espiritismo convergirem ambos para verdade, vão ter de convergir também um para o outro. Nisso concordo plenamente.

A ciência espirita de que falou Kardec, na minha interpretação, é a teoria da vida que foi obtida através das comunicação com os Espiritos e da observação dos fenómenos espiritas.

A ciência espirita não surgiu da ciência convencional, nem segue a mesma metodologia. A ciência convencional, por enquanto, ainda não admite a existência do mundo espiritual, apenas do mundo material.

Há cientistas espiritualistas e até espiritas, mas não há evidências experimentais consensuais sobre a existência de Deus e do mundo espiritual. Nem sequer o Fluido Cósmico Universal, em principio muito mais fácil de alcançar, já mencionado pelos orientais há milhares de anos com o nome Chi ou Prana, é ainda reconhecido pela ciência.

A meditação e a acupunctura são hoje aceites como boas práticas complementares de saude, mas, em regra, os médicos que as aceitam não as explicam com base no Chi. Nem nada que se pareça.

O cientista alemão, Wilhem Reich, que trabalhou inicialmente com o Freud, propôs uma teoria que falava no Fluido Cósmico Universal (ou em algo parecido que chamou orgon ou energia orgónica). Mas ninguém o levou a sério. A certa altura até foi preso, por fazer experiências perigosas com substâncias radioactivas (ainda se conhecia muito mal os efeitos da radioactividade no corpo humano). Hoje tem seguidores, mas, que eu saiba, ainda não conseguiram inscrever as suas teorias no grupo das teorias cientificas.

Sei que hoje em dia há cientistas que, timidamente estudam fenómenos que apelidaram de "energia subtil" e que podem estar relacionados com o fluido cósmico universal, mas, que eu saiba, não há nada cientificamente demonstrado.  Nem é fácil, pois as verbas para a investigação, a não ser no caso de algumas fundações, tem de ser justificadas em termos económicos.   

Em resumo:

- Não gosto de ver as pessoas a misturar a ciência material com a ciência espirita, como se fossem uma e a mesma coisa. Mas vejo frequentemente acontecer isso.
- O espiritismo não necessita de ser aceite pela ciência material para ser verdadeiro. Um dia talvez isso vá acontecer, mas faltam muitos anos (não faço ideia quantos).
-Se dissemos que a ciência convencional, em regra, aceita o espiritismo, que eu saiba, estamos a mentir. Isso é que não é bom para o espiritismo, nem sequer é necessário (pelo menos do meu ponto de vista). Se o espiritismo não foi ainda aceite pela ciência, a mesma também não provou ainda que as teorias espiritas estão erradas. Está tudo em aberto
- Também não podemos dizer que os cientistas repugnam o espiritismo. nem 8 nem 80. Não há dúvida que há cientistas que são espiritas, como os há católicos, protestantes, ateus, etc. Mas o espiritismo não é uma disciplina da ciência convencional, disso tb não me parece haver dúvidas.
- Não vejo inconvenientes de se fazer a "colagem" do espiritismo à ciência, desde que não seja uma "colagem" a todo o custo, para "deslumbrar incrédulo". È preciso muito cuidado para não manchar a credibilidade da doutrina.

Citar
"É melhor rejeitar dez verdades do que aceitar uma mentira." - Allan Kardec


bem hajam
Vitor Santos
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: vitor_goncalves em 29 de Novembro de 2007, 13:10
Olá Vítor Santos

Concordo consigo.
Eu por vezes faço uma espécie de "advogado do diabo" para tentar conseguir opiniões para ver se consigo evoluir na "minha camihhada".

Ia no entanto apresentar o seguinte pensamento.

Deus é o Todo
Deus creou Tudo
Não há nada que não esteja implicito em Deus, pois nada existe além de Deus se não o próprio Deus (Transcendental)
O Homem nada descobre, só redescobre, pois tudo foi creado por Deus
A Vida Espiritual e a Matéria foi creado por Deus.
Todas as Leis são creadas por Deus, porque nada está fora de Deus.
O Homem neste momento, aqui na Terra, vive como que "aprisionado" a esta Matéria.
Nós estamos vivenciando em sucessivas reencarnações para pudermos evoluir superando a esta Matéria

Será isto correcto?

Bem Hajam

Vítor Gonçalves
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gigii em 29 de Novembro de 2007, 13:41
Caro Vitor Gonçalves

O seu pensamento parece-me correcto.


O Homem nada descobre, só redescobre, pois tudo foi creado por Deus.

Neste raciocionio gostaria no entanto de fazer uma ressalva:

o homem redescobre na perspectiva ontológica, mas verdadeiramente ele descobre na sua experiência pessoal...pois cada vida é uma aprendizagem nova para o espirito...concorda?

Abraços
Gi
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Vitor Santos em 29 de Novembro de 2007, 18:55
Olá Vitor Gonçalves

Citar
Eu por vezes faço uma espécie de "advogado do diabo" para tentar conseguir opiniões para ver se consigo evoluir na "minha camihhada".

Caro amigo, a minha intenção ao estar aqui também é evoluir na minha caminhada. Agradeço muito a Deus pela muita ajuda que já recebi dos companheiros de fórum e dos trabalhadores das Associações Espiritas que já frequentei. Admiro muito as pessoas que, como você, se dedicam a trabalhar generosamente nessas associações.

Também faço gosto em conviver com os companheiros de ideal. É um prazer disfrutar do convivio com quem nos compreende e pensa como nós.

Citar
O Homem nada descobre, só redescobre, pois tudo foi creado por Deus.

Se bem compreendi o que quer dizer é que tudo o que acontece decorre directa ou indirectamente da vontade e com a permissão de Deus. Estarei a pensar correctamente?

Pergunto isto porque certas pessoas têm a crença que o nosso espirito sabe tudo à partida e que, durante os periodos que estão ligados ao corpo de carne apenas vão redescobrindo aquilo que já sabem desde sempre. Parece-me útil esclarecer bem esta questão.

A avaliar pelo que diz no Livro dos espiritos (e pela opinião da amiga Regina) não é bem assim. Nós somos criados ignorantes e depois é que vamos aprendendo. O que temos à partida é a capacidade de aprender.

A Regina disse:

Citar
...cada vida é uma aprendizagem nova para o espirito...

no livro dos Espiritos diz:

Citar
115. Dos Espíritos, uns terão sido criados bons e outros maus?

“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe é que os Espíritos adquirem aquele conhecimento. Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi assinada. Outros só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade.”

a) - Segundo o que acabais de dizer, os Espíritos, em sua origem, seriam como as crianças, ignorantes e inexperientes, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos de que carecem com o percorrerem as diferentes fases da vida?

“Sim, a comparação é boa. A criança rebelde se conserva ignorante e imperfeita. Seu aproveitamento depende da sua maior ou menor docilidade. Mas, a vida do homem tem termo, ao passo que a dos Espíritos se prolonga ao infinito.”

A sua frase também vem colocar uma questão muito interesse que é saber até que ponto pode ir a criatividade dos espiritos. Já sei que foi Deus "A Causa Primeira de Todas as Coisas" e que Ele também é "A inteligência e sabedoria Suprema". Mas será que é dada aos Espiritos mais evoluidos a possibilidade de também colaborar na Criação do mundo espiritual ou só podem intervir na criação do mundo material? 

Bem haja
Vitor Santos
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: x em 29 de Novembro de 2007, 22:09

Olá a todos,

amigo Victor Santos, na minha opinião, a partir do momento em que o Mundo Espiritual é Eterno e Imutável, ou seja, possuidor das características contrárias às dos Mundos Materiais, que são Perecíveis e Mutáveis, faz com que não esteja sujeito à transformação, tal como acontece nos mundos materiais.


grande abraço e felicidades.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: vitor_goncalves em 30 de Novembro de 2007, 11:56
Olá Regina
Olá Vítor Santos

Vou ver se consigo explicar um certo ponto de vista
Deus creou Tudo, nada há a fazer, porque Tudo está feito
O Homem parte imanente de Deus, vai vivenciando e redescobrindo, tudo o que foi feito, porque ele nascendo ignorante é pela sua evolução vai demonstrando o que Deus fez.
Como se diz na Biblia "Deus creou o Universo em seis dias e ao sétimo descansou".
Como sabemos nós estamos subordinados ao "tempo".
Deus não tem "tempo"
Na "Genese" de Allan Kardec é nos referido que há Espiritos Superiores que assistem a algumas vidas nossas ao mesmo tempo e outros Espiritos Mais Superiores que assistem a muita das nossas vidas ao mesmo tempo.
Se consideramos isto como um triangulo quer dizer que Deus está na parte superior do triangulo e que assiste a todas as nossas vidas.
Deus está sempre no "presente" porque para Ele não existe o "tempo".
Nem os Espiritos Superiores, nem os Espiritos Ignorantes (que somos nós), não podemos colaborar na Creação dos Mundos, porque Tudo está feito, só estamos a comprovar  para Deus aquilo que Ele fez

Vocês desculpem, mas como já referi a minha "veia literária" é muito fraca, isto pode parecer confuso, no entanto gostava que analizassem isto é dessem a vossa opinião

Bem Hajam

Vítor Gonçalves
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Fernando B. em 04 de Março de 2009, 13:44
Meus amados irmãos, esse é realmente um tema no minimo complexo, o quel muito me intriga e me faz pensar em como, onde, quando, enfim, em milhares de questões que passam pela minha cabeça, pois de uma coisa eu tenho certeza, não estamos sozinhos neste universo, isso seria muita pretensão de nossa parte!

No entanto acredito que isso não é o que nos interessa no atual momento, pois mal estamos conseguindo resolver os problemas deste nosso planeta, quanto mais dos outros!

Vale lembrar que o homem levou milhares de anos para "descobrir" que existia vida em seu próprio planeta, debaixo de seu próprio nariz, mas na sua total ignorancia e arrogancia achavam estarem no centro do universo e caçoaram de nosso ilustrissimo Colombo entre outros homens de luz que ja habitam nosso planeta!

Porque não caçoariam do espiritismo????

Vamos nos preocupar em seguir os esinamentos primordiais da Doutrina que São: Caridade, compaixão, humildade afim de primeiro tonar o nosso planeta um lugar melhor pra se viver!

Fiquem todos na paz do Mestre!
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Fernando B. em 04 de Março de 2009, 17:11
Nasa se lança na busca por vida extraterrestre
Qua, 04 Mar, 10h02


Orlando Lizama.

Washington, 4 mar (EFE).- A Nasa, agência espacial americana, colocará esta semana em andamento sua primeira missão com capacidade para responder a um dos principais questionamentos da humanidade: existe vida além da Terra? Os cientistas descartaram virtualmente toda possibilidade de que exista algum tipo de atividade biológica como a que conhecemos na Terra.


Com isso, a esperança de encontrá-la está nos exoplanetas, corpos que giram em torno de outras estrelas além do sistema solar. Até agora, a partir de diversos sistemas de detecção, os astrônomos confirmaram a existência de mais de 320 desses planetas.

E no começo dessa busca a agência espacial americana lançará o observatório Kepler que partirá na sexta-feira do Cabo Canaveral, na Flórida, em uma longa viagem cósmica junto ao foguete Delta II. Será a primeira missão com a capacidade de encontrar lugares como a Terra, planetas rochosos que se encontrem em uma área quente em que se possa manter em sua forma líquida a água, elemento essencial para a formação da vida, conforme disse a Nasa em comunicado.


"O Kepler é um componente crucial dos esforços da Nasa para encontrar e estudar planetas com características similares às da Terra", assinalou Jon Morse, diretor de astrofísica da agência espacial em Washington.


Segundo o cientista, o censo planetário que o Kepler fará ajudará a compreender a frequência em que existem esses planetas na Via Láctea.


Também contribuirá para o planejamento de outras missões que, em um futuro a médio prazo, detectem diretamente e transmitam informação sobre as características dos mundos que existam em torno de estrelas vizinhas.


Após uma viagem intergaláctica de 3,5 anos, o Kepler iniciará a busca na "minúscula" região de Cygnus-Lyra, que contém cerca de 100 mil estrelas similares ao Sol.


Com seus instrumentos, o Kepler determinará a existência dos exoplanetas através das mudanças de luz que suas estrelas reflitam quando passarem entre elas e o observatório.


Teoricamente, se esses corpos observados pelo Kepler forem similares à Terra, teriam que completar uma órbita de cerca de um ano em torno de sua estrela.


Uma vez detectado um desses planetas, seu estudo poderá ser contínuo pelos telescópios Hubble e Spitzer da Nasa, como informou a agência espacial americana.


O Kepler poderá estudar as estrelas de maneira constante durante toda sua missão, algo que outros observatórios não podem fazer, como o Hubble.


Para isso, o observatório contará com instrumentos que estão entre os mais poderosos produzidos até agora para a prospecção científica do espaço, como uma câmera com resolução de 95 megapixels.


"Se o Kepler observar um povo terrestre durante a noite a partir do espaço, poderá captar uma mudança na intensidade da luz causada por uma pessoa que passe em frente a um farol", explicou James Fanson diretor do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.


Segundo Debra Fischer, astrônoma da Universidade Estatal de San Francisco, uma vez que chegue a seu destino na próxima década, o Kepler será um instrumento básico para saber que tipo de planetas giram em torno de outras estrelas.


Com Spitzer, suas descobertas serão utilizadas imediatamente para analisar as atmosferas dos exoplanetas.


E as estatísticas recolhidas levarão a determinar o rumo que deverá ser seguido para estabelecer se efetivamente há "um planeta de cor azul que orbita outra estrela em nossa galáxia", assinalou. EFE

Texto extraído do site www.yahoo.com.br (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55YWhvby5jb20uYnI=)
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Fernando B. em 06 de Março de 2009, 11:28
Olá meu querido Gabriel!
Venho humildemente lhe trazer essa informação para você que tanta credibilidade da à NASA!

Aumentam indícios de existência de vida em Marte
16 de fevereiro de 2007 • 17h49 • atualizado às 20h56

A multiplicação de indícios que demonstram a presença de água em Marte reforçam a teoria de que existiu vida no planeta vermelho e que esta poderia subsistir no subsolo. A afirmação foi dada por cientistas reunidos na conferência anual da Associação Americana para a Promoção da Ciência (AAAS, na sigla em inglês).
A água é um elemento indispensável para a vida. Ainda que não seja prova suficiente para estabelecer que existiu ou ainda existe vida em Marte, dá argumentos aos cientistas que defendem esta tese. "Penso que um dia encontraremos sinais de vida em Marte", disse David Des Marais, da Nasa, no âmbito da conferência da AAAS, afirmando em seguida que se trata de uma "convicção pessoal".

"Temos muitos indícios de que Marte era um planeta onde a água era abundante", disse Stephen Clifford, astrônomo do Lunar and Planetary Institute, em Houston, Texas. Além dos novos indícios geológicos que apontam para a presença de água no planeta vermelho, publicados na quinta-feira na revista Science, Clifford citou ainda vales, ribeiras e depósitos de sedimento no que teriam sido lagos, mares e até oceanos.


O que penso em relação a tudo, em todos os segmento é que ninguém é dono da verdade, nem  ciência e nem a religião seja ela qual for, todos somos passíveis a erros, o que temos que ter é a humildade para reconhecer quando erramos e pedir desculpas se for o caso  e isso é uma das coisas que mais precisamos aprender, a pedir o perdão e a perdoar entre outras tantas!
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Fernando B. em 06 de Março de 2009, 12:12
Encontrei essa reportagem por acaso, eu sinceramente não sabia nada sobre esse garoto, se alguém souber algo mais, por favor informe-nos!

Boriska, goroto que veio de Marte prevê catástrofe para 2009 e 2013
16.03.2008 Fonte: Pravda.ru

Membros de uma expedição à zona anómala situada no norte da região Volgogrado, mais conhecido como "Medvedetskaya gryada", contaram-me uma história de um rapaz incomum, chamado Boriska …

“Você pode imaginar, enquanto todos estavam sentados à volta de uma fogueira à noite, uma criança (cerca de 7 anos de idade) de repente pediu a atenção de todos. Levantou, ele queria falar a todos a respeito da vida em Marte, sobre seus habitantes e suas viagens para a terra, " conta uma das testemunhas . Todo o mundo ficou em silêncio. Foi incrível! O garotinho, com enormes olhos vivos estava estava prestes a revelar uma magnífica história a respeito da civilização marciana, sobre cidades megalíticos, suas naves espaciais e voos para diversos planetas, sobre Lemuria, um país maravilhoso, cuja a vida que ele conhecia em detalhes, uma vez que descera lá, e fizera amigos lá …

As achas de madeira estalando, a noite de nevoeiro cobria o território e o imenso céu escuro estava cheio de pequenas estrelas pareciam esconder algum tipo de mistério. Sua história durou cerca de uma hora e meia. Um dos membros da expedição foi esperto o bastante para gravar toda a narrativa .

Muitos foram surpreendidos por dois factores distintos. Em primeiro lugar, o garoto possuía excepcionalmente profundo conhecimento. Seu intelecto era obviamente muito distante do de um menino tipico de 7 anos de idade . Nem todos os professores seriam capazes de narrar toda a história da Lemuria e seus habitantes em tais detalhes. Você será capaz de encontrar qualquer menção deste país nos manuais escolares. A ciência moderna ainda não provou a existência de outras civilizações.

Em segundo lugar, fomos todos surpreendidos com a linguagem adiantada que o garoto utilizava . Estava muito acima da que os meninos de sua idade normalmente usam. S eu conhecimento da terminologia específica, detalhes e fatos de Marte e da Terra nos fascinaram a todos.

"Porque é que ele começou a narração naquele lugar," disse o meu interlocutor. "Talvez, simplesmente foi tocado pela atmosfera geral do nosso acampamento, com pessoas bem informadas e de mente aberta e capazes de o entender," continuou ele.

"Poderia ele ter inventado isso tudo?"

"Duvidoso", disse o meu amigo". "Para mim, isto parece como que o garoto estava compartilhar suas recordações pessoais de vidas passadas. É praticamente impossível inventar tais histórias; alguém realmente teria de conhece-las ."

Hoje, após encontrar com pais de Boris e conhecer melhor o menino, eu comecei a analisar cuidadosamente todas as informações obtidas ao redor da fogueira. Ele nasceu na cidade de Volzhskii num hospital suburbano, embora oficialmente, com base nos documentos oficias, a sua terra natal é a cidade de Zhirnovsk, na região de Volgogrado. Seu aniversário é 11 de janeiro de 1996. (Talvez esta informação seja útil para os astrólogos).

Seus pais parecem ser pessoas maravilhosas. Nadezhda, a mãe de Boriska, é um dermatologista numa clínica pública. Ela foi graduada no instituto médico de Volgogrado, em 1991. O pai do garoto é um funcionário aposentado. Ambos eles ficariam felizes se alguém pudesse desvendar algum mistério com a ajuda do seu filho. Por enquanto, estão a observar o crescimento da criança.

- Após Boriska nascer, em 15 dias notei que ele era capaz de manter a cabeça erecta" , diz a Nadezhda. Sua primeira palavra que pronunciou foi "baba", quando ele tinha 4 meses de idade e depois começou a falar muito em breve. Com 7 meses, ele construiu sua primeira frase, "eu quero um prego." Disse esta frase após ver um prego encravado na parede. Mais notável foi que, a suas habilidades intelectuais ultrapassavam habilidades físicas.

- Como é que essas habilidades se manifestavam?

- Quando Boris tinha apenas um ano de idade, comecei a lhe dar cartas, e adivinhem o que aconteceu, entre os 1 e 5 anos ele era capaz de ler o jornal. Não demorou muito para ele se familiarizar com as cores e seus tons . Ele começou a pintar aos 2 anos.

Então, logo depois que completou 2 anos, o levamos para o centro de puericultura . Os professores ficaram todos surpresos com os seus talentos e sua maneira de incomum de pensar. O menino possui uma memória excepcional e uma incrível capacidade para captar novas informações. Contudo, os seus pais logo notaram que seu filho estava adquirindo esses informações inéditas, de algum outro lugar …

- Ninguém nunca ensinou-lhe essas coisas, disse a Nadya. Mas, às vezes, ele sentava nessa posição de lótus e começava novamente a falar. Ele falava sobre Marte, sobre sistemas planetários, civilizações distantes… não podíamos acreditar com nossos próprios olhos aquilo que ouvíamos. Como pode uma criança saber tudo isso? Cosmos, histórias sem fins de outros mundos e dos imensos céus, são como mantras diários para ele desde que ele completou 2 anos.

Foi então que Boriska nos disse sobre sua vida anterior em Marte, sobre o fato de que o planeta foi, de facto, habitada, mas como resultado das mais poderosas e destrutivas catástrofe, perdera sua atmosfera e que hoje todos os seus habitantes tiveram de viver em cidades subterrâneas. Desde de então, ele viajava para a terra muitas vezes em negócios e outros fins de investigação. Parecia que Boriska propriamente pilotava sua nave. Isso aconteceu durante os tempos das civilizações Lemurianas. Ele tinha um amigo lemuriano que morreu na sua presença …

- Houve uma grande catástrofe na terra. Um gigantesco continente foi consumido pelas águas tormentosas. Então, de repente, uma enorme rocha caiu sobre uma construção… o meu amigo estava lá…, diz Boriska. Eu não pude salva-lo. Estamos destinados a nos encontrar as vezes nesta encarnação.

O rapaz contou tudo sobre o incidente, como se isso tivesse acontecido ontem. Ele sente um desgosto pela morte de seu melhor amigo como se ele fosse culpado.

Um dia, ele encontrou um livro no saco da sua mãe intitulada "De Onde Viemos?", de Ernst Muldashev. Você deveria ter visto a felicidade e fascinação que esta descoberta desencadeou no rapaz. Ele alistou as páginas durante horas, olhando para esboços de Lemuria, fotos do Tibet. Ele então começou a falar alto sobre o intelecto dos Lemurianos…

- Mas Lemuria deixou de existir no mínimo… 800 000 anos atrás, eu afirmei. Lemurianos tinham 9 metros de altura! Estou certo? Como você pode lembrar tudo isso?

- Eu lembro, respondeu o rapaz.

Mais tarde, ele começou a recordar doutro livro de Muldashev intitulado "Em Busca da Cidade dos Deuses". O livro é essencialmente dedicado aos antigos túmulos e pirâmides. Boriska firmemente declarou que as pessoas encontrarão o conhecimento sob uma das pirâmides (não a pirâmide de Quéops ). E isso ainda não tinha sido descoberto. "A vida irá mudar quando a Esfinge for aberta" disse ele e acrescentou que a grande Esfinge tem um mecanismo de abertura em algum lugar atrás da sua orelha (mas ele não se recorda exactamente onde). O menino também fala com grande paixão e entusiasmo sobre a civilização Maia . Segundo ele, sabemos muito pouco sobre esta grande civilização e seu povo.

Interessantemente, Boriska acha que agora finalmente chegou o tempo para que os "seres especiais" nasçam na Terra. "O renascimento do planeta se aproxima. Novos conhecimentos virão em grande quantidade, trazendo uma mentalidade diferente para os terráqueos."

- Como é que você sabe sobre essas crianças dotadas e porque isso ira acontecer? Tem consciência de que eles são chamados de miúdos "índigo"?

- Eu sei que elas estão a nascer. No entanto, eu não conheço ninguém em minha cidade ainda. Talvez possa ser esta menina chamada Yulia Petrova. Ela é a única pessoa que acredita em mim . Outros simplesmente riem das minhas histórias. Algo vai acontecer na terra, é por isso que estas crianças serão importantes. Elas serão capazes de ajudar as pessoas. Os pólos vão se inverter . A primeira grande catástrofe com um dos continentes acontecerá em 2009. Próxima acontecerá em 2013 e será ainda mais devastadora.

- Não sente medo que a sua vida também possa terminar como resultado dessa catástrofe?

- Não. Não receio nem um pouco. Tenho vivido uma catástrofe em Marte uma vez. Ainda vivem ali pessoas como nós. Porém, após a guerra nuclear, tudo queimou-se. Algumas dessas pessoas conseguiram sobreviver. Eles construíram abrigos, e novos armamentos. Ocorreu também um deslocamento de continentes lá, embora o continente não era tão grande. Os Marcianos respiram gás. Em caso deles regressarem ao nosso planeta, teriam de ficar próximos a canos de descarga e inspirar a fumaça .

- Você prefere respirar oxigénio?

- Uma vez possuindo este corpo, tem-se que respirar oxigénio. No entanto, marcianos não gostam deste ar, o ar da terra, porque causa envelhecimento. Marcianos são relativamente jovens, com cerca de 30-35 anos. A quantidade dos bebes marcianos aumentará anualmente.

"Boris, porque nossas sondas espaciais desaparecem ou falham antes de chegar a Marte?" "Marte transmite sinais especialmente destinados a destrui-las. Tais missões contem radiação maléfica." (sondas movidas a plutónio?)

"Eu estava impressionado com o conhecimento dele sobre esse tipo de radiação. E absolutamente verdadeiro. Em 1988, um residente de Volzhskii, Yuri Lushnichenko, um homem com poderes extra-sensoriais, tentou alertar as autoridades soviéticas sobre a queda inevitável das primeiras missões soviéticas a Marte, "Fobos 1" e "Fobos 2". Ele também mencionou esse tipo de radiação desconhecida e maléfica sobre o planeta. Obviamente, ninguém o levou a serio então."

"O que você sabe sobre dimensões múltiplas? Você sabe que não se pode voar em trajectórias retas, mas sim manobrando através do espaço multidimensional?"

Boriska imediatamente se levantou e come з ou a despejar todos os fatos sobre UFOs. "Nos decolamos e pousamos na Terra a todo momento!" O garoto pegou um giz e come з ou a desenhar um objecto oval sobre o quadro negro. "Ele consiste de seis camadas", disse. 25% - camada externa, feita de metal durável, 30% - segunda camada feita de algo similar а borracha; a terceira camada compreende 30% - novamente de metal. Os últimos 4% são compostos de uma camada magnética especial. Se carregamos essa camada magnética com energia, essas maquinas serão capazes de voar a qualquer ponto do Universo."

Será que Boriska tem uma miss г o especial a cumprir? Ele tem consciência disso? Coloquei essas questões a seus pais e a ele próprio.

“Ele afirma que pode prever”- diz sua m г e. “Ele diz saber algo a respeito do futuro da Terra. Ele diz que a informação terá o papel mais significativo no futuro.”

"Boris, como você sabe de tudo isso?" "Está dentro de mim."

"Boris, diga-nos porque as pessoas ficam doentes."

"A doença resulta da incapacidade das pessoas de viverem adequadamente e serem felizes. Você deve esperar pela sua metade cósmica. Alguém jamais deveria envolver-se e bagunças o destino de outros indivíduos. As pessoas n г o deveriam sofrer por seus erros passados, e sim entrar em contacto com aquilo que lhe foi predestinado e tentar alcançar as alturas e conquistar seus sonhos." (essas s г o as exactas palavras que ele usou) “Vocês têm de ser mais simpáticos e calorosos. Caso alguém o ataque, abrace seu inimigo, peça-lhe perdão e ajoelhe-se diante dele. Se alguém o odeia, ame-o com todo fervor e devoção e peça-lhe desculpas. Essas s г o as regras do amor e da humildade. Sabem porque os lemurianos pereceram? Eu tenho parte da culpa. Eles n a o desejavam mais se desenvolver espiritualmente. Eles se afastaram do caminho predestinado e assim destruíram a unidade global planetária. O Caminho da Magia leva a lugar nenhum. O Amor é a verdadeira Magia!”

"Como você sabe disso tudo?"

"Eu sei. Kailis".

"O que você disse?"

"Eu disse olá. Essa é a linguagem do meu planeta."

Dério Nunes



Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Fernando B. em 19 de Março de 2009, 09:37
18/03/2009 - 18h43
Água de Marte é salgada, dizem cientistas

Cientistas americanos disseram na terça-feira (17) que a água em forma líquida descoberta junto à sonda espacial Phoenix, em Marte, é salgada e poderia estar presentes em outros lugares do planeta.

"Há muitas provas que mostram que a água salgada pode ser comum em Marte", disse o geocientista Nilton Rennó, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas, Oceânicas e Espaciais da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Rennó, que integra o grupo de cientistas encarregado das operações da Phoenix, afirma que esta é a primeira vez que foi detectada e fotografada água líquida fora da Terra.

"A água líquida é um ingrediente essencial para a vida. Esta descoberta tem implicações importantes para muitas áreas, incluindo a possibilidade de haver vida em Marte", disse.

Os cientistas achavam que a água existia no planeta apenas em forma de gelo ou vapor, devido às condições de temperatura e pressão. Mas, conforme noticiou a Folha Online em agosto de 2008, Rennó interpretou as imagens da sonda como sendo de líquido. A alta concentração de sais é o que permitiria à água marciana ser líquida em baixas temperaturas.

A Phoenix chegou a Marte em maio de 2008, e transmitiu dados à Terra até o início de novembro. Os cientistas, no entanto, seguem analisando as informações obtidas pela sonda.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Ere em 19 de Dezembro de 2009, 15:04
Que planeta é esse?!Será que tem vida lá?!

Somos prisioneiros dos nossos olhos? Existe somente o que podemos ver ou o que pode ver a nossa limitada tecnologia?!

http://ilusaodeotica.com (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL2lsdXNhb2Rlb3RpY2EuY29t)


A Lei da Relatividade e a Física Quantica há muito nos fazem refletir.

Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Renato_ em 14 de Março de 2010, 01:59
Tópico bom esse, cuja introdução, pelo iniciador do mesmo, traz muitas controvérsias dentro do próprio Espiritismo.

Ainda que o Gabriel tenha se exaltado nas suas colocações, deixou em aberto uma questão, que nós também estamos discutindo lá no tópico do Ramatís: existe ou não vida inteligente em Marte??

E Kardec disse: "O Espiritismo marcha ao lado da ciência; se esta mostra-lhe que há alguma incoerência por parte dele, ele se modifica nesse ponto".

As fotos do planeta vermelho mostram um solo inóspito, afastando a possibilidade de haver vida de seres inteligentes vivendo em corpos carnais, á nossa semelhança.

A menos que eles vivam uma "vida espiritual", com corpos e construções invisíveis, a ciência não comprova o que o Espiritismo diz. Prevalece pois, aquilo que é observado e estudado, em detrimento das "revelações".

Não li todo o tópico ainda. Quando tiver mais tempo voltarei aqui para retomar e discutir com vocês, pois acho esse tema de suma importancia, numa época em que a Astronomia e a Astronáutica são consideradas ciências bem desenvolvidas.

até lá,

abçs

Renato

  
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: DaphJo em 14 de Março de 2010, 20:54
Não somos animais.
Não estamos aqui só para procriar. Vamos nos tornar seres perfeitos um dia, e cada encarnação é uma oportunidade de aprendizagem.
Os animais também se tornarão deuses um dia.
E pensando racionalmente, eu acho que esse Universo de dimensões incríveis não seria criado se fosse só para abrigar parcela x de seres em um planetinha pequeno como a Terra. Outros planetas são habitados, e os espíritos que neles vivem estão em estágios diferentes de evolução. Nosso planetinha azul, inclusive, é um planeta pouco evoluído. Nós somos pouco evoluídos, falando de forma geral. Nossa ciência, nossos sentidos, nossa tecnologia, tudo imperfeito. Podemos ver isso através das guerras, da destruição da natureza, do sofrimento. Quem nos garante que nossa percepção seja perfeita? Eu garanto que não é.
Se nossa existência se resumisse à procriação, qual a diferença entre o ser humano e os animais? Para quê seríamos seres conscientes? Para quê nossa existência? Vi muitos argumentos paradoxais aqui. Quer uma prova racional?
Pois bem. É mostrada uma foto de Marte, um deserto aos nossos perfeitos olhos humanos, provando que a nossa ilustre tecnologia pode chegar à Marte e nos mostrar TUDO o que existe lá.
Mas ao mesmo tempo somos seres que só nascemos, compramos nossos computadores, procriamos, morremos, e puf! Tudo acaba. Isso significa que não somos nada? Que a nossa vida se resume a esse corpo ainda imperfeito e em baixo estágio evolutivo? A pessoa que mostrou seus perfeitos e racionais argumentos nunca teve sonhos, ambições? Um deja vù? Nunca teve medo de fantasmas? Nunca visualizou alguém que nem conhecia e que já não foi com a cara? Nunca rezou em uma situação difícil? Evidências espirituais, amigo. Ó Deus cruel que cria seres repletos de idéias para depois serem destruídos.
Não é?
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: amborvium em 04 de Abril de 2010, 03:09
Não é necessário nos desmerecermos.

Vendo pela ótica terrena, Marte é inóspito.

Como deveria ser o espaço, onde se situa Nosso Lar.

Entre uma verdade e Kardec, Kardec nos ensina a ouvir a verdade. E os preceitos do cristianismo sempre estarão presentes, humildade, caridade, fé (raciocinada).

Não nos vemos dizendo contra a ciência, criticando as iluminadas noções trazidas por Darwin, Einstein, Rutherford e outros emissários da verdade divina, embora renegassem a figura de Deus.

Desenvolve-se o espírito na vivência do amor, e da ciência, da mansitude, e da astúcia.

Contudo, mesmo a ciência baseia-se nos conceitos "a priori", ou seja, sem comprovação, como conceitua Kant, Popper e outros epistemologistas.

Quando se concebe a fé, não se cria uma estrada onde trilha-se de olhos fechados, mas um caminho, que não tem nada de fácil, pois tenta-se vencer a cada dia o próprio egoísmo, onde se lida o que se passa a volta sob os preceitos do amor (fazer ao próximo como se quizesse a si).

Discute-se então a natureza da vida extraterrena, pois bem, até o momento sem correlato com a terrena.

Mas a Casa do Pai está repleta, de tantas e tantas formas e essências que não concebemos.

Não apenas a mente, mas o coração aberto, nos ensinam.

Abraços

Vai me desculpar aruanda, mas dizer que as fotos da NASA são forjadas é o cúmulo da falta de argumentos.
Não fica só nas fotos, eles tambem trazem amostras do solo, analizam a atmosfera entre tantas outras coisas e disponibilizam as evidências para cientistas de outros países analizarem. Se fosse farsa, a NASA ja teria caído no ridículo, pois outras agências tambem ja chegaram a marte.

Em fim, ja sabemos muito sobre o planeta, e negar todas essas provas é querer se iludir demais.
Daqui a pouco vocês estarão como os evangélicos que apesar das milhares de provas, ainda negam a existencia dos dinossauros.


REGINA

Essa desculpa de que os seres são feitos de outra matéria e que portanto são invisíveis não cola. Cadê as construções deles? Também seriam invisíveis?
A vegetação exuberante também é invisível? A eletricidade, que eles supostamente usam com maestria, também é invisível?

Tudo é invisível? Eles não deixam marcas no planeta?   ;)




Citar
Não vejo porque Kardec ou os espiritos estariam a mentir ou dariam falsas informações.

Sério que vc não percebe o motivo? :D


Abração!















Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: hospital de brinquedos em 30 de Abril de 2010, 00:32
Gabriel, não faça julgamentos levianos. Você se esquece que na terra temos  desertos e oceanos. Muitas paisagens exuberantes e outras horríveis.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Vancleiver Teixeira Souza em 11 de Maio de 2010, 02:05
Concordo com muitas coisas que o irmão Gabriel disse: Se a ciência comprova que não existe vida inteligente em Marte, a doutrina tem que se apropriar, até que seje provado ao contrário. Mas o que falar de coisas em que nossa mentalidade humana não entenderia? Já assistiu ao filme Sexto-sentido? Não vivemos em um mundo unidimensional, ou bidimensional. O planeta terra é um planeta no qual os seres são capazes de ver tridimencionalmente. Por que negar a existência de uma quarta, quinta e até sexta dimensão?
Querido irmão Gabriel...
Vc tem demonstrado acreditar somente no que seus olhos terrenos vêem e posso te garantir amigo... nem tudo o que vemos é verdade (não estou negando as fotos de Marte, não... são fotos reais. Mas provavelmente existe algum tipo de vida por lá, algo que descutirei depois, apoiado na Ciência), mas agora eu coloco sua teoria do acreditar unicamente no que vê por terra, rsrs. Sou formado em Ciências Biológicas, professor de Biologia, e estudioso assíduo de Física. Existe uma estrela, chamada de Alfa Centauro, no qual sua luz leva 4,3 anos para chegar até nós, na velocidade de 300.000 km/s, ou seja quando olhamos para o céu e vemos a luz desta estela, na verdade, estamos vendo a imagem dela de 4,3 anos atrás. Se esta estrela se desfizer a qualquer momento, durante um período de 4,3 anos ainda veremos a imagem da estrela perfeitinha, emitindo a mesma luz. Somente 4,3 anos depois esta imagem desaparecerá. (Isto é Ciência meu amigo!!!) E com relação a vc acreditar que não existe expeculação e vida em outros planetas... Lá vai a BOMBA...
Gliese 581 c (apelidado pelos astrônomos de “Super Terra”) é um planeta extra-solar que orbita a estrela anã vermelha Gliese 581 da constelação de Libra, localizado a 20,5 anos-luz da Terra, equivalendo a 113 trilhões de Milhas. A estrela em que orbita possui 1/3 da massa do Sol e emite 50 vezes menos energia. Este planeta aparenta orbitar na zona habitável, tal como a Terra no sistema solar, o que significa que poderá conter água no estado líquido. É o primeiro planeta extra solar habitável encontrado na história.
A descoberta do planeta foi anunciada por astrônomos da França, Portugal e Suíça (24 de abril de 2007), e liderada por Stéphane Udry do Observatório de Genebra usando o instrumento HARPS do ESO (Observatório Europeu do Sul), localizado no Chile. A equipe usou a técnica de velocidade radial. mais detalhes visitar a fonte.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gliese_581_c (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3B0Lndpa2lwZWRpYS5vcmcvd2lraS9HbGllc2VfNTgxX2M=)
Caso queira outras evidências, peço o favor de enviar seu e-mail para:
vancleiver_bio@hotmail.com

A paz do senhor a todos...
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Vancleiver Teixeira Souza em 11 de Maio de 2010, 02:22
"VIDA FORA DA TERRA
>>>EXOBIOLOGIA<<<
Acredita-se que a origem da vida na Terra seja de natureza extraterrestre, mais provavelmente através de impactos de meteoritos e de pequenos cometas, que teriam trazido os "ingredientes" orgânicos da vida. Pois muitos compostos moleculares orgânicos, isto é, a base do elemento carbono, já foram detectados em cometas, em meteoritos condríticos carbonáceos e no espaço como por exemplo em nebulosas. Esse dado é de extrema importância devido ao fato de todas as formas de vida da Terra serem compostas de carbono, isso desde um simples vírus até o ser humano. Mas a idéia da origem extraterrestre já e antiga, pois em 1903, o químico sueco Svante A. Arrenius (1859-1927) propôs a sua teoria da Panspermia, segundo a qual a origem da vida seria extraterrestre e que "esporos" microbianos teriam sido trazidos a Terra a bordo de meteoritos e cometas, "semeando" a vida no planeta; note-se que essa teoria é anterior à descoberta de compostos orgânicos nos cometas; essa analise da origem da vida "via" extraterrestre é plausível e aceitável se levarmos em consideração a própria formação de água liquida, pois a mesma só pode ter se formado e tomado "abundante" depois que a crosta terrestre se resfriou e a atmosfera se formou; isso deixa, no máximo de 400 a 500 milhões de anos para o surgimento da vida. Considero esse tempo extremamente curto, pois pela Biologia clássica a vida na Terra surgiu como produto de reações químicas pré-bióticas (Oparin 1924 \ Muller e Urey, 1953), então, a síntese da vida a partir da matéria abiótica foi mais rápida do que a evolução dos mais complexos seres vivos , e por isso a minha indagação. Talvez até a água primordial dos oceanos foi trazida pêlos cometas no passado remoto da Terra. A exobiologia é uma ciência relativamente nova, é um ramo da biologia que estuda as condições para à manutenção da vida fora do planeta Terra, inclusive a NASA possui um grande departamento sobre esse assunto."
 
texto de Paulo Aníbal G. Mesquita
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Vancleiver Teixeira Souza em 11 de Maio de 2010, 02:33
Oops, esqueci de escrever algo muito importante:
 :-[ A estrela ALfa Centauro, está localizada a 4,3-4,4 anos luz de distância de nosso planeta, o equivalente à +- 43 trilhões de quilometros de distância e é considerada até então a estrela mais póxima do nosso sistema solar.
O que se dirá então de outras estrelas? Podemos estar enxergando hoje, a luz de uma estrela que já desapareceu a mais de 50 anos.

Noooooosa..... fantástico né?
 ;D

 :o

A Paz do Senhor!!!!!  ;)
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: ponto em 07 de Julho de 2010, 03:42
Nada que Deus fez, foi feito em vão não é mesmo?
Acredito eu que TOODOS os mundos são habitados...
e acredito que a vida em marte é debaixo da terra(tirei essa conclusão, da conclusao de um espirita que frequenta aonde eu vou)
e sabe, talvez não somos avansados o sufuciente para nos comunicarmos/ver/ou mesmo ir até lá com nossos próprios pés por uma questão de 'merecimento' ou sei la o que.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Marco Siqueira em 08 de Julho de 2010, 19:27
Olá amigos e amigas.
Acredito sim na pluralidade dos mundo, assim como disse nosso querido Mestre Jesus e sei que a vida existe sim em outras esferas.
Mas porque quando vemos imagens de outros planetas em nosso sistema solar não vamos a vida nele?
É simples: vibração.
Tudo no universo se baseia em vibrações. A vibração existente aqui na Terra é diferente de outros planetas. Além do mais, existe uma 'cortina' que fecha a visão da Terra para o cosmo como ele realmente é. Mas isso está para acabar porque a nosso Reintegração Cósmica está chegando e nossa convivência com esses seres será mais comum.
Paz e Luz!
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Wind em 09 de Julho de 2010, 04:38
Aruanda

Citar
Para mim, como membro a troca de respostas consigo terminou.

ótimo, você nunca me respondeu nada mesmo.  8)


VITOR

Citar
Relativamente à vida em Marte, nada está provado.

Podem existir micro-organismos ainda não detectados, que sejam uma forma primitiva de vida em evolução. Só o futuro o poderá dizer.

Sim, está provado que não há vida inteligente e complexa como o "espírito da verdade" falou.

Pode haver vida microscópica, mas e daí? não foi isso que os espíritos falaram!
Você leu os textos do edu?
Se não leu, sugiro que leia para poder debater, será interessante.  :)



Citar
De qualquer forma, se Kardec não transcreveu nas obras ditas da Codificação quaisquer comunicações de espiritos a dizer que havia vida em Marte e limitou-se a fazer um comentário em nome pessoal. Ele não quis comprometer directamente os Espiritos nesta questão, provavelmente porque havia dúvidas.

Tem certeza?

Leia isto então, tirei do L.E:

"Segundo os Espíritos, de todos os mundos que compõe o nosso sistema
planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria ainda abaixo, sendo-lhe Júpiter superior de muito, a todos os respeitos."


"Muitos Espíritos, que na Terra animaram personalidades conhecidas, disseram estar
reencarnados em Júpiter, um dos mundos mais próximos da perfeição,"



 ;D  ;D  ;D



Citar
A perspectiva materialista de que a morte fisica é o apagão total (ou seja que o ser humano é apenas um corpo fisico) não assusta as pessoas que pensam de forma racional. Se a morte fisica fosse um apagão, ninguém sofreria a partir desse momento. Porquê preocupar-se ou ter medo disso? Por pena de deixar a vida neste planeta precário?.

Tememos a morte por instinto. A evolução selecionou essa caracteristica por que quem teme a morte tem maior chance de sobreviver e deixar descendentes. Lembre-se da seleção natural, explicada pela teoria da evolução.

Citar
Para mim, era preferivel o apagão a ter de viver num planeta precário, como este, para sempre. A perspectiva da morte do corpo ser a morte absoluta não é razão para ser espiritualista, quando se pensa de forma racional.

Isso não é a forma racional de se pensar, Você está usando o emocional.
Seu argumento é esse:

"Nosso mundo é uma droga, logo tem que haver um mundo melhor pra nos vivermos".

Percebeu que não faz sentido?



Citar
Se a morte fosse o apagão total, estando as pessoas a sofrer muito podiam suicidar-se e por fim ao sofrimento.

Sim. Viver é um direito, e não um dever.
Ja viu o filme "mar adentro"? recomendo!

Citar
De qualquer modo, ao acreditar que a morte não existe (ou seja, que só o corpo fisico morre e o espirito continua), damos sentido e razão de ser à nossa vida.

Pois é, foi o que eu falei, muita gente precisa dessa crença para dar sentido a suas vidas. Eu prefiro conhecer a verdade do que ficar me iludindo.

A pergunta correta que você tem que se fazer é?
"Quem foi que te falou que a vida precisa necessariamente ter um sentido maior???"

A vida nada mais é que um fenômeno natural comum, como tudo neste universo ela começa e depois termina. Alguma lei da natureza será destruída se a vida individual não tiver continuidade? Não né, então pra que se iludir?


Citar
Ao acreditar no contrário, a nossa vida não tem razão de existir. Por muito que as pessoas se consigam divertir nesta vida, a partir do apagão, tanto faz terem vivido como não.

Exato, por isso o que importa é o aqui e agora. Aproveite enquanto pode, depois irá acabar!
Disperdiçar a sua única existência acreditando numa suposta outra existencia é muito triste.

Citar
Muito mais importante do que saber a razão de sermos espiritos, a meu ver, é descobrir a razão de ser de nós existirmos se não formos espiritos.

Novamente: "quem disse que deve necessáriamente haver uma razão maior existirmos"?

Existe uma razão maior para a existência de blocos de gelo flutuando no espaço infinito?
Não, apenas aconteceu oras...


abraço!
Gabriel, você poderia ser mais educado com as pessoas neste espaço. Muita Paz e Luz meu irmão!
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: apostolo em 20 de Julho de 2010, 03:45
Vamos sempre buscando informações. Interessante sua pesquisa Edu. Quero deixar meu relato sobre marte, vênus e Urano. Planetas que tive autorização para visitar. Eu não, minha amiga a qual não posso revelar o nome. Eu a levo junto com seu mentor espiritual para conhecer as moradas supracitadas. hoje vou falar só de Vênus: possui só dia, não dormem, sua forma física é mais etéria que a nossa. São muito mais evoluidos moral e intelectual. Não possuem oceano, a água vem de perfuração do solo. O céu é esverdiado e as folhas das plantas avermelhadas. Não se parecem conosco. Tem a forma humana mais delicada (delgada) têm uma membrana sobre a face que os fazem parecer usar máscaras. Não se interessam por outros planetas, não possuem naves espaciais. Vivem para o próximo e para melhorar seu planeta. população: 2 bilhões, estáveis. vivem em torno de 200 anos terrestres. Se alimentam de cereais e raizes. Não há animais inferiores.
Caso tenha alguma dúvida, me escreva e na próxima viagem eu pergunto e posto aqui.
Vênus é o planeta que tenho mais conhecimento. Depois falo sobre os outros dois
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: ponto em 21 de Julho de 2010, 04:28
Gabriel.. voce é espirita?
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: ponto em 21 de Julho de 2010, 04:30
Olá amigos e amigas.
Acredito sim na pluralidade dos mundo, assim como disse nosso querido Mestre Jesus e sei que a vida existe sim em outras esferas.
Mas porque quando vemos imagens de outros planetas em nosso sistema solar não vamos a vida nele?
É simples: vibração.
Tudo no universo se baseia em vibrações. A vibração existente aqui na Terra é diferente de outros planetas. Além do mais, existe uma 'cortina' que fecha a visão da Terra para o cosmo como ele realmente é. Mas isso está para acabar porque a nosso Reintegração Cósmica está chegando e nossa convivência com esses seres será mais comum.
Paz e Luz!

falou tudo! haha
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gabriel em 04 de Agosto de 2010, 15:37
Nada que Deus fez, foi feito em vão não é mesmo?

Qual deus? o que exatamente ele fez?

Citar
Acredito eu que TOODOS os mundos são habitados...

baseado em quê?

Citar
e acredito que a vida em marte é debaixo da terra(tirei essa conclusão, da conclusao de um espirita que frequenta aonde eu vou)

que vida?

Citar
e sabe, talvez não somos avansados o sufuciente para nos comunicarmos/ver/ou mesmo ir até lá com nossos próprios pés por uma questão de 'merecimento' ou sei la o que.

não entendi, o que merecimento tem a ver?
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Gabriel em 04 de Agosto de 2010, 15:46
Olá amigos e amigas.

Mas porque quando vemos imagens de outros planetas em nosso sistema solar não vamos a vida nele?
É simples: vibração.
Tudo no universo se baseia em vibrações. A vibração existente aqui na Terra é diferente de outros planetas.

Não é não. De onde você tirou isso???

 
Citar
Além do mais, existe uma 'cortina' que fecha a visão da Terra para o cosmo como ele realmente é.

Que "cortina"? Está inventando ou isso tem algum embasamento?

 
Citar
Mas isso está para acabar porque a nosso Reintegração Cósmica está chegando e nossa convivência com esses seres será mais comum.
Paz e Luz!

O que está para acabar? Como você sabe que está para acabar? reintegração cosmica, que isso? de que seres você está falando?
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Monstrinho em 04 de Agosto de 2010, 17:34
Olá!

http://eternosaprendizes.com/category/exoplanetas/ (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL2V0ZXJub3NhcHJlbmRpemVzLmNvbS9jYXRlZ29yeS9leG9wbGFuZXRhcy8=)

Namastê.

Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: ponto em 31 de Outubro de 2010, 19:45
gente.. no LE fala que a terra é a menos avançada..marte é mais avançado do que a terra e jupter é o mais avançado... não é pq nao podemos ver nada que não está la...
é só pensar.. ja que os outros planetas é mais avançado é obvio que a matéria de la seja mais etérea...nao conseguindo enchergar.. ou mesmo a vida la seja em outra dimensão sei la..
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: ponto em 31 de Outubro de 2010, 19:52
Nada que Deus fez, foi feito em vão não é mesmo?

Qual deus? o que exatamente ele fez?

Gabriel o que voce esta fazendo nesse fórum, me parece que nem é espírita... Deus nao fez nada em vão isso é fato.. ja leu o Livro dos Espíritos?

Citar
Acredito eu que TOODOS os mundos são habitados...

baseado em quê?
 
baseado no Livro dos espiritos.em qual a doutrina espirita se baseia.

Citar
e acredito que a vida em marte é debaixo da terra(tirei essa conclusão, da conclusao de um espirita que frequenta aonde eu vou)

que vida?

como assim que vida? vida que nem temos aqui nesse planeta Terra... mas não sei acho que hoje acredito mesmo que a vida em Marte seja em cima da terra mesmo..mas simplesmente não conseguimos ver.. que nem não conseguimos ver o mundo espiritual...

Citar
e sabe, talvez não somos avansados o sufuciente para nos comunicarmos/ver/ou mesmo ir até lá com nossos próprios pés por uma questão de 'merecimento' ou sei la o que.

não entendi, o que merecimento tem a ver?

tudo a ver.. como não somos avançados materialmente e moralmente o suficiente não estamos na mesma vibração.. e nao conseguimos ver 
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: ponto em 31 de Outubro de 2010, 19:58
repito o que o irmão Peregrino falou
 "O erro é acharmos que as nossas LIMITADAS capacidades de percepção são a prova definitiva que nada há para além daquilo que NÓS vemos. Se queremos estudar o mundo espiritual terá de ser com as leis do mundo espiritual e não as do nosso mundo material (a terra), posto que reconheçamos que a matéria deve existir em infinitas variedades de grau além do nosso, aqui."
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Lucas LF em 31 de Outubro de 2010, 20:04
Gabriel, vc não é espírita e parece nen em Deus acredita, faz o seguinte, para de encher o saco da gente, pq crença é uma coisa que nao se discute em impótise NENHUMA, entendeu? se vc nao acredita em nada disse tudo bem ngm aqui vai te punir por causa disso mas tenho um pouco de respeito e deixa cada um com cada um.

Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Albert França em 18 de Novembro de 2010, 21:07
A questão das divergências no que diz respeito a constituição dos mundos, pode ter haver com o fato de poder existir dimensões extras no mesmo planeta em questão.
A ciência está aí e já existem várias teorias sobre dimenções, dizem até que são 11 aqui na terra, são chamados de universos paralelos.

A questão de marte é que um determinado espirito pode ter visitado uma das dimensões do planeta marte, enquanto um outro espírito visitou outra dimensão do mesmo planeta.

Para entender melhor a questão das dimensões extras, vejam o documentário universos paralelos da emissora BBC de lomdres;
BBC - Universos Paralelos - parte 1 (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PXVIanhFYVRfZU40Iw==)
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Brumas de Avalon em 02 de Fevereiro de 2011, 06:40
Queridos irmãos

Percebo que este tópico está parado desde novembro. Após ler todo ele, e me interar da polêmica, quero trazer mais informações sobre a "Teoria das Cordas" apresentadas neste belo vídeo apresentado por nosso irmão Albert.

A Teoria das Cordas não pertence ao campo do misticismo, mas da Física propriamente dita.

Esta teoria propõe que nós vemos apenas uma parte do mundo. Assim, em vez de falarmos O Universo, seria mais correto falarmos nosso universo. Além das nossas quatro dimensões, x, y e z do espaço, mais o tempo - existiriam outras sete (ou mais) dimensões espaciais "escondidas" em minúsculos formatos geométricos em cada ponto individual do universo. (Opa, neste momento todo este tópico me vem a mente). Mas, vamos em frente.

A teoria das cordas não é apenas uma teoria de força forte, é uma teoria quântica que inclui também a gravidade e oferece explicações muito mais completas e satisfatórias do que as do modelo-padrão.

As cordas são minúsculas mesmo na escala das partículas subatômicas. Seria necessário aceleradores de partículas capazes de produzir choques a um nível de energia cerca de 1(um) milhão de bilhões de vezes maior do que o que hoje é atingido para comprovar diretamente que uma corda não é uma partícula puntiforme.

 A teoria das cordas materializa o sonho de Albert Einstein de criar uma teoria única para explicar o Universo. No século XX, a Ciência desenvolveu duas teorias que funcionam como pilares da Física: A Teoria da Relatividade e a Mecânica Quantica.

Mas essas duas teorias só funcionavam nos próprios campos, o pequeno e o grande. Quando cientistas tentavam juntá-las - o que é indispensável, por exemplo, para entender o que se passa no centro de um buraco negro - as equações se estilhaçavam.

Desta forma, as supercordas surgiram como uma nova e fundamental entidade, a base para tudo o que existe no Universo. Já faz algum tempo que conhecemos os átomos e também as partículas subatômicas, como os elétrons, que giram ao redor dos núcleos, e os prótons, que integram o núcleo dos átomos.  Conhecemos também algumas partículas subnucleares, como os quarks, que habitam os nêutrons e prótons. Mas é aí que o conhecimento convencional empaca.

A teoria das supercordas diz que existe algo menor e mais fundamental: dentro dos quarks, da mais ínfima partícula subatômica, existe um filamento de energia que vibra como as cordas de um violino. E são os diferentes padrões de vibração dessas cordas que determinam a natureza de diferentes tipos de subpartículas. Isso permitiria unificar a teoria geral da relatividade com a mecânica quântica.

A teoria das cordas mantém a promessa  de uma descrição unificada, única e completa do universo físico: uma teoria sobre tudo.  O universo sendo composto por um número enorme dessas cordas vibrantes, assemelha-se a uma sinfonia cósmica.

A ciência infatigável procura, agora, a matéria-padrão, a força-origem, simplificadora, da qual crê emanarem todos os compostos, e é nesse estudo proveitoso que ela própria, afirmando-se atéia, descrente, caminha para o conhecimento de Deus.

Mais informações sobre a Teoria ds Cordas podem ser encontradas em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cordas

Um Abraço Fraterno

Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Ganimedes em 25 de Abril de 2011, 23:01
Caros amigos,

Se Marte for habitado, o que vocês farão ? Dirão que foram enganados como todo o mundo ?

Acessem "Forum Espírita - Estudos Mensais - Pluralidade dos Mundos Habitados - no final da página; assuntos relacionados - Frei Beto e a Pluralidade dos Mundos Habitados.
Sigam o endereço e analisem o conteúdo desse "Forum".
Muita paz.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Odair Anttonio em 07 de Janeiro de 2012, 15:53
Eu sempre amei a astronomia desde de pequeno. Olhem, a primeira coisa que eu li sobre o espiritismo foi sobre a pluralidade dos mundos habitados e achei meio estranho essas afirmações contraditórias de Marte através dos espíritos. Eu achava estranho porque através das fotos também não vemos nada e achavo que essas coisas de cidades e vegetação tabém fossem tudo mentira. E acho também que não devemos acreditar em tudo que os espíritos falam. alguns dizem coisas que ainda não estão na hora de nós seres da Terra ainda saber só para causar intrigas entre cientistas e espíritas. Mas observem? Assim como na Terra há cidades espirituiais invisíveis ao nossos olhos, em Marte também pode ser assim. talvez essas cidades, essas vegetações exuberantes e tudo mais, devem ser espirituais assim como é Nosso Lar na Terra, e alguns espíritos se referiam à essas cidades marcianas. Quanto aos demônios, talvez são espíritos menos evoluídos que rastejam sobre a superfície do planeta, que seriam uma espécie de Umbral .mas como são apenas espíritos não os vemos também. As cidades gloriosas estariam na atmosfera assim como Nosso lar na Terra. Então a vida em Marte deve ser espiritual. No Livro dos Espíritos, kardec pode ter se refirido a região de Marte que seria análoga ao Umbral da Terra e os espíritos que disseram que Marte é evoluido e cheio de cidades gloriosas se referiram as suas regiões mais elevadas análogas ao Nosso Lar da Terra. Do mesmo geito que estamos na Terra e não vemos nem o Umbral nem o Nosso Lar, nas imagens de Marte , não vemos se não a parte física do planeta e não a espiritual que nos é invisível.  a verdade um dia aparecerá a todos e enquanto isso o homem da Terra para sua própia evolução se debate a fatos como este porexemplo. Quem garante que os demônios não moram em cavernas subterrâneas de Marte, onde as sondas da Terra  ainda não chegaram até lá??? Quanto a Júpiter, muitos cientistas acham ele muito mais favorável á vida doque Marte. alguns até defendem a idéia de seres flutuantes nos planetas gasosos. Como alguns espíritos dizem, Júpiter tem seres fluídicos que vivem suspensos no ar!!
Esperem que entendam o que eu quis dizer. Quem acredita na existencia de espíritos, de umbral ,nosso lar, essas coisas, pode acreditar como eu acredito que seja lá em Marte.

Desculpem os erros ortográficos!!!!!!!
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Mourarego em 07 de Janeiro de 2012, 16:09
Amigo Odair,
deixe-me primeiramente, a guisa de humor, lembrar que segundo a doutrina, não existem locais circunscritos e fechados em mundo algum.
Logo, a creditar verdade ao pensar que existam cidades invisíveis aos nossos olhos e aqui na terra, eu preferiria fazer com o o seu xará, Odair José e gritar "Pare o mundo que eu quero descer".
Não maninho talvez por seu conhecimento ainda inicial aoq ue diga a doutrina o amigo ainda creia nisso, mas procure, e o tempo lhe fará rever seu pensamento, estudar perseverantemente a doutrina e então todas assas falsas idéias decarirão sem deixar mesmo uma lembrança fugaz.
abraços,
Moura
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Odair Anttonio em 09 de Janeiro de 2012, 13:22
Amigo Odair,
deixe-me primeiramente, a guisa de humor, lembrar que segundo a doutrina, não existem locais circunscritos e fechados em mundo algum.
Logo, a creditar verdade ao pensar que existam cidades invisíveis aos nossos olhos e aqui na terra, eu preferiria fazer com o o seu xará, Odair José e gritar "Pare o mundo que eu quero descer".
Não maninho talvez por seu conhecimento ainda inicial aoq ue diga a doutrina o amigo ainda creia nisso, mas procure, e o tempo lhe fará rever seu pensamento, estudar perseverantemente a doutrina e então todas assas falsas idéias decarirão sem deixar mesmo uma lembrança fugaz.
abraços,
Moura

não meu fii> primeiro então não existi nosso lar nem umbral????? me explica aí direito então!
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Mourarego em 09 de Janeiro de 2012, 13:34
Exatamente mano Odair, não existem senão na consciência de quem assim creia e por isso figuram apenas como aparência de realidade.
Exemplo: eu desencarno na crença de que existam potes de ouro, em certas regiões do Éter, ora, como eu outros mais pensarão da mesma forma e isso nos atrairá uns aos outros (lei de afinidade), porém, o que veremos será apenas uma aparência não a realidade real.
abraços,
Moura

Amigo Odair,
deixe-me primeiramente, a guisa de humor, lembrar que segundo a doutrina, não existem locais circunscritos e fechados em mundo algum.
Logo, a creditar verdade ao pensar que existam cidades invisíveis aos nossos olhos e aqui na terra, eu preferiria fazer com o o seu xará, Odair José e gritar "Pare o mundo que eu quero descer".
Não maninho talvez por seu conhecimento ainda inicial aoq ue diga a doutrina o amigo ainda creia nisso, mas procure, e o tempo lhe fará rever seu pensamento, estudar perseverantemente a doutrina e então todas assas falsas idéias decarirão sem deixar mesmo uma lembrança fugaz.
abraços,
Moura

não meu fii> primeiro então não existi nosso lar nem umbral????? me explica aí direito então!
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Odair Anttonio em 09 de Janeiro de 2012, 13:51
 Já que se preocupou em me esclarecer com seu conhecimento, vamos discutir então. pela sua experiência. li uma vez que nem todos os mundos atualmente estão habitados. Pode ser que no momento apenas um esteja habitado como no passado não foi e no futuro não será mais. Outros que não são eram, e não são mais e um dia poderão ser.  No livro dos espíritos diz que Deus não fez os mundos para enfeitar nossos olhos e não terem servetia alguma. ao contrário, se não são habitados biologicamente e fisicamente, podem ser espiritualmente. No que entendi o que você falou para mim aqui, os espíritos então poderiam estar se referindo a Marte do jeito de suas vontades e imaginação como acreditavam desse planetas quando eram encarnados? porexemplo, se eu acredito que ele seja cheio de "demônios", quando eu desencarnar e for permitido de eu ir lá ,eu vou ver como eu o imaginava??? se eu imaginar ele cheio de anjos e cidades gloriosas eu o verei assim ????       
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Mourarego em 09 de Janeiro de 2012, 13:59
 Mano Odair,
certamente o amigo não leu o que afirma, de uma obra básica de doutrina espírita não é mesmo?
O Ensino Espírita diz"Todos os mundos são habitados".
Ora, a afirmação é correta se temos em mente que este habitados não se refere apenas a habitantes carnais, ou mesmo na forma humana.
Não estamos levando em consideração obras que não passaram pelo método sob o qual toda a codificação passou e que lhe veio dar o criterium de Verdade.
Acreditar-se em demônios é o mesmo que acreditar-se em fadas como as dos contos infantis mano.
Daemus, ou daimon, (Gênio) palavras de origem grega e latina, consecutivamente, só querem explicar sobre  os homens de gênio quer dizer daqueles que continham ,a época, um saber muito acima dos demais.
Porém, mesmo encarnado se sua crença hipotética na existência de demônios lhe for muito forte, nada impede que que eles lhe venham a aparecer de rabo e chifre. Serão, contudo simples aparências.
Abração,
Moura
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Matheus RA em 25 de Fevereiro de 2012, 02:05
Boa Noite,
Porém estava lendo o livro dos espíritos e tive esta dúvida.
E li o tópico todo.

Gabriel,
Meus melhores amigos e mais gente finas,são ateus.(3 Amigos)

Eu também sou cético.
E em minha visão.
Uma verdade e relativa ao que a frase ou conceito(Finalidade) possa querer dizer.

As ciências humanas..são abstratas e não lineares.
A física,química...podem ser bem expostas matematicamente...mas com a ciência humana este conceito muda.

Admito que sei pouco...em relação ao tudo.E até hoje nunca vi ninguém saber de tudo...ou demais.Somos um só.

A sua presença e indispensável e tu deve ser livre de ir e vir.Este e o fórum espirita e não dos espiritas.Aqui não e um de um grupinho de amigos e de algumas pessoas.
E sim um fórum aberto na internet que fala de determinados temas considerados espiritas e que tem até propagandas por ser bem visitado e bem feito.

Eu até hoje não tive a felicidade de conhecer ...pessoas que vejo que leram o assunto a serio a vida toda...exemplo o moura e tantos outros.
Só conheci espíritas que não tem muito embasamento até mesmo do livro dos espíritos.

Eu quero ver sessões mediúnicas e quero ver se recebo alguma comunicação da outra dimensão ou além...como e que se chama.Tenho pessoas que tenho afeição profunda...e que não estão mais vivas...pelo menos fisicamente.

E sinceramente não vi nada demais em sua postagem.

Simplesmente foi você e colocou sua opinião e defendeu ela.

Como outros o fizeram.E se alguém não gostou ou se sentiu ofendido...e bom pelo menos para treinar a paciência e a indulgência..

Agora gostaria de pergunta ao irmão moura...o que ele acha da vida explanada de marte no livro dos espíritos e sua explanação.

Afinal e um fato que a Nasa colocou robores la e não viu nada...

E se fala em civilizações...que não existem aos nossos olhos e e pela ciência atual.
Porém ...deveria haver vestígios...mas não vou entrar nisso.

Gostaria de ler a opinião objetiva do que vocês acreditam que sejam.E a visão que vocês fazem das afirmações que estão no livro dos espíritos.

Eu como pessoa comum.Que tento analisar em minha visão.
Não vi grandes progressos na doutrina espírita a nível mundial.

E como não tenho experiência em mediunidade e afins.
Para mim...aquela foto...de chico xavier com espírito materializado...e uma mulher com pano mesmo...mas eu duvido até de minha experiência e opinião...e sou aberto a opiniões.

Eu adoro ver opiniões e pontos de vistas...

Se eu vou morrer e apagar...ou viver eternamente...eu não sei...
So sei que como um dos 7 bilhões que vivem neste planeta...estou tentando viver minha vida.
E independentemente,vou fazer o melhor possível e tentar viver da melhor maneira que for possível.

Abraços
Matheus

 

Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: alcidiomichel em 25 de Fevereiro de 2012, 10:17
http://ensaiosdahoraextrema.blogspot.com/2010_02_26_archive.html
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Zé Ninguém em 25 de Fevereiro de 2012, 12:29
Amigos,
Esta questão de marte dá pano para mangas...
Primeira coisa que devemos levar em consideração:
As informações sobre marte contida na doutrina espírita vieram do Espírito da Verdade?
Se a resposta for não, então devemos ter cautela antes de dar uma chancela sobre o que foi apresentado á Allan kardec.
Segundo, toda a literatura espírita,salvo a opinião de Georges, que aborda a temática sobre marte se manifesta no sentido de lá haver vida em condições mais evoluídas do que na Terra.
Afinal com quem está a verdade?
Já li diversas teorias..de que a vida em Marte não é detectada pois se encontra em outra dimensão vibratória( vida material sim mas ainda inacessível aos olhos humanos).
Nossos olhos são apenas uma ferramenta de compreensão do meio em que vivemos e não conseguem captar o real. Os olhos humanos não conseguem( em sua maioria) enxergar os espíritos mas eles existem, então devemos ter cuidado em afirmar que algo não existe simplesmente porque não conseguimos ver com nossos olhos físicos.
Temos o erro de achar que se avida em marte fosse material nós conseguiríamos enxergá-la..a matéria existe em várias dimensões, já passou da hora de rever esta conceituação dictômica entre vida material e espiritual tomando-se como base a grosseira matéria da 3ª dimensão apenas, existe entre a vida material grosseira da terra e a vida espiritual uma diversidade inimaginável de matéria em níveis mais sutis
Já ouvi também que os marcianos( assim como os demais habitantes do cosmos) teriam verdadeiro pânico dos humanos pois sabem que nós somos loucos, imperialistas, egoístas e pior com energia nuclear, desse modo criariam através de avançada tecnologia imagens falsas para distrair os humanos (quem assisitu Avatar consegue enxergar perfeitamente o ser humano agindo desta forma hoje) e deste modo fazer com que percam o interesse em seu planeta.
Outro ponto que acho importante é nem tudo o que é divulgado é a realidade.
Não gosto muito de teorias conspiratórias mas diante da avalanche de relatos de cientistas que trabalharam na Nasa no sentido de estarem escondendo coisas da população, não devemos acreditar apenas no que nos mostram.
Há pouco tempo atrás um cientista que trabalhou por mais de 30 anos na Nasa falou que as fotos da Lua foram manipuladas e que os astronautas encontraram vestígios de cidades alienígenas na Lua e que isso não foi divulgado para não alarmar a população.
Então vem a pergunta: será que de fato não existem vestígios de vida em Marte?
Leiam a matéria que também aborda Marte:

http://jvanoticias.com.br/index.php/variedades/807-ex-gerente-da-nasa-declara-existe-cidade-alienigena-na-lua

Gente cuidado com a NASA, não confiem em tudo o que lhe dizem.
Hoje acreditamos exatamente no que querem que acreditemos.
Desde os primórdios que as informações são manipuladas,a história é sempre escrita pelos vencedores e pode ter certeza de que muita coisa não aconteceu como contam os livros.
Não tenho opinião formada sobre Marte mas também não acredito cegamente no que foi escrito no LE e na Revista Espírita,prefiro aguardar mais antes de emitir um opinião sobre esta tão polêmica questão.

Abraços
Susana




Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Zé Ninguém em 25 de Fevereiro de 2012, 12:36
Alcídio,
Acabei de ler. Excelente artigo.
Acredito ser justamente esse o espírito do espiritismo.
Abraços
Susana
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Mourarego em 25 de Fevereiro de 2012, 13:10
Mano Matheus,
O que a RE, trás é opinião de alguns Espíritos, que ainda necessitam de progredirem mais.
A RE é um jornal de Estudos psicológicos  e as publicações devem ser estudas com esta visão.
Se a NASA coloca robos e estes não vêem nada é que eles sãio programados para "verem" o oque seus programadores escreveram nos códigos que eles há de obedecerem
Porémm se pode afirmar que pelo menos indícios de vida, note bem eu digo "vida" não digo vida inteligente, esses robos e as sondas bem como o telescópio já anotaram que sim micro organismo, devem ter existido já que se constatou que houve água naquele planeta.
Entretanto, o que nos interessa, é algo que nos faça confiar mais no futuro, que robusteça nossa crença na providência e que assim nos forneça material para que nós progridamos mais depressa.
Essa curiosidade, infantil, nos tem postergado o progresso que já poderíamos ter alcançado.
Estas as considerações que faço.
abração,
Moura

Boa Noite,
Porém estava lendo o livro dos espíritos e tive esta dúvida.
E li o tópico todo.

Gabriel,
Meus melhores amigos e mais gente finas,são ateus.(3 Amigos)

Eu também sou cético.
E em minha visão.
Uma verdade e relativa ao que a frase ou conceito(Finalidade) possa querer dizer.

As ciências humanas..são abstratas e não lineares.
A física,química...podem ser bem expostas matematicamente...mas com a ciência humana este conceito muda.

Admito que sei pouco...em relação ao tudo.E até hoje nunca vi ninguém saber de tudo...ou demais.Somos um só.

A sua presença e indispensável e tu deve ser livre de ir e vir.Este e o fórum espirita e não dos espiritas.Aqui não e um de um grupinho de amigos e de algumas pessoas.
E sim um fórum aberto na internet que fala de determinados temas considerados espiritas e que tem até propagandas por ser bem visitado e bem feito.

Eu até hoje não tive a felicidade de conhecer ...pessoas que vejo que leram o assunto a serio a vida toda...exemplo o moura e tantos outros.
Só conheci espíritas que não tem muito embasamento até mesmo do livro dos espíritos.

Eu quero ver sessões mediúnicas e quero ver se recebo alguma comunicação da outra dimensão ou além...como e que se chama.Tenho pessoas que tenho afeição profunda...e que não estão mais vivas...pelo menos fisicamente.

E sinceramente não vi nada demais em sua postagem.

Simplesmente foi você e colocou sua opinião e defendeu ela.

Como outros o fizeram.E se alguém não gostou ou se sentiu ofendido...e bom pelo menos para treinar a paciência e a indulgência..

Agora gostaria de pergunta ao irmão moura...o que ele acha da vida explanada de marte no livro dos espíritos e sua explanação.

Afinal e um fato que a Nasa colocou robores la e não viu nada...

E se fala em civilizações...que não existem aos nossos olhos e e pela ciência atual.
Porém ...deveria haver vestígios...mas não vou entrar nisso.

Gostaria de ler a opinião objetiva do que vocês acreditam que sejam.E a visão que vocês fazem das afirmações que estão no livro dos espíritos.

Eu como pessoa comum.Que tento analisar em minha visão.
Não vi grandes progressos na doutrina espírita a nível mundial.

E como não tenho experiência em mediunidade e afins.
Para mim...aquela foto...de chico xavier com espírito materializado...e uma mulher com pano mesmo...mas eu duvido até de minha experiência e opinião...e sou aberto a opiniões.

Eu adoro ver opiniões e pontos de vistas...

Se eu vou morrer e apagar...ou viver eternamente...eu não sei...
So sei que como um dos 7 bilhões que vivem neste planeta...estou tentando viver minha vida.
E independentemente,vou fazer o melhor possível e tentar viver da melhor maneira que for possível.

Abraços
Matheus

 


Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Richard Carvalho em 27 de Maio de 2013, 02:36
Pessoal, vocês não acham melhor colocar as coisas de forma clara e precisa?

Ao Gabriel, láááaá dos primeiros posts,

Sua visão é bem tomesina, e nem podemos te criticar por ser assim; entretanto um ponto na sua argumentação eu devo criticar.

A ciência não fala a verdade. Na verdade, ela nem se preocupa com verdades, pois o conceito que fazemos desta palavra pressupõe imutabilidade, o que é inconcebível nos ambientes científicos. Até porque a ciência, a produção científica em si é um processo constante de aproximação da realidade (conceito baseado na obra de Bachelard). Tal conceito permite a transitoriedade das teorias e métodos, da construção do conhecimento como um todo e permite que a ciência se transforme e se aperfeiçoe.

Dado um exemplo: Era cientificamente comprovado que os seres vivos surgiam de seres inamimados (teoria da abiogênese), até que o Louis Pasteur consolidou e comprovou a teoria da biogênese. *obviamente estou sendo simplista, a construção desse processo teve mais eventos*

Os defensores da abiogênese estavam errados? Não necessariamente; suas teorias abarcavam apenas uma parte da realidade, e o Pasteur, com um conhecimento mais elaborado, derrubou tal teoria devido a tese biogenética explicar melhor dados fenômenos.

Isso se aplica ao dilema sobre a existência de Deus para os materialistas: é uma questão em aberto, pois não há nada que advogue definitivamente em contrário, nem a favor.

Tal preceito supracitado também deve se aplicar ao espiritismo, já que este se auto-determina ciência

Para maiores divagações, é só continuar a discussão.


Abraços
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: José Carlos Sanchez Jr em 11 de Julho de 2013, 15:29
Amigo Gabriel,

Segue abaixo algumas perguntas extraídas do livro dos espíritos para Análise:

Questão 55.Todos os globos que circulam no espaço são habitados?

"Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência, bondade e perfeição. Há, entretanto, homens que se julgam espíritos fortes e imaginam que só este pequeno globo tem o privilégio de ser habitado por seres racionais. Orgulho e vaidade! Crêem que Deus criou o universo somente para eles."

Comentário de Allan Kardec: Deus povoou os mundos de seres vivos, e todos concorrem para o objetivo final the Providência. Acreditar que os seres vivos estejam limitados apenas ao ponto que habitam no Universo, seria por em dúvida à sabedoria de Deus, que nada fez de inútil e deve ter destinado esses mundos para um fim mais sério do que o de alegrar os nossos olhos. Nada, aliás, nem na posição, no volume ou na constituição física the Terra, pode razoavelmente levar-nos à suposição de que detenha o privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de mundos semelhantes.

Questão 56. A constituição física dos diferentes globos é a mesma?

"Não; eles absolutamente não se assemelham."

Questão 57. A constituição física dos mundos não sendo a mesma para todos, os seres que os habitam terão organização diferente?

"Sem dúvida, como entre vós os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar."

Nele Kardec deixa claro que cada mundo possuí uma dimensão diferente, sendo que nossas sondas espaciais captam somente o tridimensional, com o seu aspecto cientifico eu pediria que você pesquisasse obras de Física Quântica, pois existem conclusões sobre a quarta dimensão e assim sucessivamente, cientificamente comprovadas e invisiveis aos nossos olhos, acredito que com o avanço cientifico descobriremos vidas em outros orbes, porque realmente todos são habitados, mas ainda estamos distantes, assim como na idade média estávamos distantes de descobrir a eletricidade, as ondas do rádio e the tv que também são invisiveis para nós mas que existem, não fixe o seu conhecimento apenas nos sentidos tridimensionais, seja realmente um cientista, pesquise a fundo. Com relação a discordância entre a vida em Marte, o tempo mostrará quem está com a razão.

Bom dia a todos.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Ganimedes em 11 de Julho de 2013, 17:02
José Carlos Sanchez Jr,

Existe um tópico, que também trata desse assunto. Acesse este link>>
http://www.forumespirita.net/fe/jornal-das-boas-noticias/frei-beto-e-a-pluralidade-dos-mundos-habitados/30/
Este é o endereço da página 3. Para maior entendimento do que é mostrado neste tópico, é importante que veja todas as páginas.

Muita paz.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Ganimedes em 22 de Julho de 2013, 12:26
A NASA, a conquista de Marte e o Espiritismo

Vamos imaginar que seja verdade a existência, em Marte, de uma civilização mais adiantada que a nossa, mas vivendo em outra dimensão, como é divulgado hoje, no Espiritismo. Uma vida que não podemos ver nem sentir. Imaginemos que, com o desenvolvimento de nossa tecnologia, cheguemos a Marte e, lá, construamos verdadeiras cidades, nos estabeleçamos nesse planeta, e começemos a explorá-lo. Marte vai passar a ser nosso e dos marcianos? Os marcianos não serão incomodados com a nossa intervenção no planeta deles? E será que eles, como mais adiantados, já não estariam aqui, também, fazendo a mesma coisa? Se o Plano Espiritual sofre a nossa influência, imagine uma situação dessa? Isso é um absurdo, porque vai contra o bom senso e repugna à razão. É como disse Voltaire: "... não deixemos aqueles que têm bom senso sob a sujeição dos que não o têm ..."

Os dirigentes do Movimento Espírita, no Brasil, precisam fazer alguma coisa urgente para que esse erro lamentável não continue sendo divulgado dentro do Espiritismo. Os Espíritos não têm culpa de que tenham entendido o que eles disseram de maneira errada.
Vamos supor que a NASA mostre a verdade de Marte. Ele é um planeta quase desértico -- descobriram que, lá, tem água --, que não existam marcianos. Sendo isso verdade, Chico Xavier seria um mistificador -- e Emmanuel também -- e toda sua obra literária espírita mediúnica estaria sob suspeita de ser uma grande fraude, o que, também, seria um grande absurdo. Como isto não pode ser verdade, concluímos que a vida, em Marte, pertence a uma outra dimensão, o que também, como vimos, é absurdo, levando-se em conta a vida que temos aqui, na Terra. Então qual a solução para esse problema? Só existe uma resposta para tudo isso: a NASA falsifica as fotos e tudo o mais, que divulga sobre Marte; esconde a verdade como é mostrado nos vídeos, que postamos.
A propósito, onde estão os espíritas, que concordam com isso? Por que não aparecem para dizer, neste fórum, o que pensam? O que acontece? Será que são impedidos de falarem sobre isso nas instituições espíritas? Isso é muito estranho e incompreensível que se calem.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Brenno Stoklos em 29 de Abril de 2014, 06:57

Vamos imaginar que seja verdade a existência, em Marte, de uma civilização mais adiantada que a nossa, mas vivendo em outra dimensão, como é divulgado hoje, no Espiritismo.



O que a Doutrina Espírita ensina é que Marte é habitado por uma civilização menos adiantada que a nossa:


"Segundo os Espíritos, de todos os mundos que compõe o nosso sistema planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria ainda abaixo".

                                                                    O Livro dos Espíritos


Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: zegonzales em 27 de Junho de 2014, 14:57
É certo que Planetas como Marte são vazios e desolados , não tem nada por lá. eu queria mesmo saber onde Kardec fala sobre vegetação exuberante , cidades espirituais , etc. talvez hajam espíritos em Marte pq ao menos é um Planeta Sólido , mas tudo é só especulação. relax , take it easy, cuidado para não ser fanático.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: zegonzales em 27 de Junho de 2014, 15:23
Aproveitando a deixa , se alguém pudesse me responder , eu queria saber por que apagaram meus tópicos na divisão sobre música. eu estava conclamando a todos os roqueiros espíritas que me adicionassem no facebook. me sinto muito solitário na minha caminhada espírita, não tenho nenhum amigo pessoalmente q seja espírita. nos centros espíritas só tem palestras e passe não tem convívio. mas eu fiquei feliz qdo achei aquele tópico aqui sobre "rock espírita".

Eu estou passado por uma fase difícil , sou uma pessoa extremamente tímida e fechada , tou tento problemas na faculdade. queria mesmo conversar com pessoas espíritas e seichonoie na facebook não tenho outro lugar pra conversar mesmo.
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Alesandro Bennati em 03 de Julho de 2014, 23:47

..............eu queria mesmo saber onde Kardec fala sobre vegetação exuberante , cidades espirituais , etc. ...........



Simplesmente não fala!


Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Hugo755 em 17 de Julho de 2014, 12:47
Perguntar não ofende

Segundo a DE, os Espíritos encarnados, em Marte, são inferiores evolutivamente aos encarnados na Terra.

Nesse caso, a DE está contra o que a Ciência ensina: o planeta Marte é desértico. Nele, não existe vida. É isso?

Se não podemos percebê-los, é porque são feitos de diferente matéria, segundo a mesma DE!

Com isso, o Espiritismo justifica o desmentido, feito ao que as agências espaciais dizem. E essa justificativa está de acordo com o que a Ciência ensina. É isso?

Quem pode nos explicar essa questão?
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Hugo755 em 17 de Julho de 2014, 13:11
Os espíritas aceitam teses --  na verdade ainda não passam de lucubrações de alguns cientistas em relação à existência de mundos paralelos --, que são apenas ficção científica, porque não foram provadas cientificamente para serem aceitas como verdadeiras nos meios acadêmicos. Os espíritas não aceitam que a vida material, em Marte, é como a conhecemos, só porque as agências espaciais dizem que, nesse planeta, não existe vida, mesmo sabendo que há fortes evidências de que esses centros de peaquisa espacial estejam omitindo informações e encobrindo a verdade.

É isso?
Título: Re: Hierarquia dos Mundos no Nosso Sistema Solar
Enviado por: Hugo755 em 21 de Agosto de 2014, 22:19
É certo que Planetas como Marte são vazios e desolados , não tem nada por lá. eu queria mesmo saber onde Kardec fala sobre vegetação exuberante , cidades espirituais , etc. talvez hajam espíritos em Marte pq ao menos é um Planeta Sólido , mas tudo é só especulação. relax , take it easy, cuidado para não ser fanático.

zegonzales,

Você acredita na NASA. Eu não, porque se ela estivesse dizendo a verdade, Maria João de Deus, Humberto de Campos estariam mentindo, e Chico Xavier e seu Guia Espiritual Emmanuel estariam mistificando.

Se não existisse realmente nada nos outros planetas do Sistema Solar, que não pudéssemos constatar, os Espíritos nos teriam dito: Não há nada neles que vocês possam ver. Para vocês eles parecerão desérticos, sem nenhuma vida.

O Espiritismo afirma, através da psicografia de Chico Xavier, que existe vida física em Marte, conforme a conhecemos. O que a NASA divulga sobre os outros planetas do nosso sistema solar, não diz respeito ao que os Espíritos devam ou não ensinar. O Espiritismo não está sujeito aos poderes deste mundo. Veio com o compromisso de restaurar o Evangelho, revelando a verdade: "Na casa de meu Pai, há muitas moradas."

Você não acredita que haja vida inteligente em Marte como dizem, os livros de Chico Xavier -- da mesma maneira que a Terra é habitada --, por causa do que a NASA e a ESA (agências espaciais) publicam sobre esse planeta? Você acredita nos robôs, nos laboratórios, que a NASA disse ter colocado na superfície de Marte e não acredita na narrativa de Maria João de Deus e de Humberto de Campos? É isso?

Para que o Espírito apresentasse uma visão distorcida da vida em Marte, Emmanuel, que supervisionava todas as comunicações apresentadas pelas mãos de Chico Xavier, teria que ter se deixado enganar. Neste caso, não só Emmanuel como, também, Chico Xavier, Humberto de Campos e o mentor espiritual, que o acompanha na viagem a Marte. Isto poderia ter acontecido? Para mim, nenhuma chance, mas ... vocês decidem.

Vai ser impossível provar que Emmanuel e Chico Xavier foram mistificadores ou comparticiparam direta ou indiretamente de uma mistificação ou, ainda, que Chico psicografou, assessorado por Emmanuel, seu Guia Espiritual, um conto de ficção científica.

Um abraço.