Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Pluralidade Mundos Habitados => Tópico iniciado por: Cissa Araujo em 27 de Março de 2011, 00:09

Título: Dúvidas sobre o livro "todos os animais merecem o céu"
Enviado por: Cissa Araujo em 27 de Março de 2011, 00:09
Não sei se estou no tópico certo mas tenho uma dúvida, fiquei tão extasiada ao ler este livro, que queria mais detalhes e explicações....Por exemplo a respeito dos espíritos da floresta que são citados no livro:
 "Eram seres parte humano, parte animal. Uns tinham feições de felinos, outros de canino, outros ainda de aves, roedores, mas o corpo da maioria deles era semelhante ao de humano. Eram seres híbridos ou espíritos da floresta."
Ele os chama de Faunos, responsáveis pela proteção dos animais da floresta...

Além disso eles se referem no livro aos elementos da natureza como seres dotados de comunicabilidade:

"Os elementais do fogo de retaguarda, que são submissos àqueles que iniciaram o incêndio — respondeu o índio.
— Você vai conversar com o fogo?! — perguntou o incrédulo aluno. Ah! Essa eu preciso ver.
E seguiu o mestre até uma distância e parou pouco antes de alcançarem as chamas. O índio aproximou-Se das chamas e começou a falar em um idioma totalmente estranho.
A seguir uma pequena chama se separou do foco principal e se aproximou do senhor Kayamã que, em sinal de respeito, curvou-se em reverência diante dela (...) Mentalmente o índio dialogou com aquele ser, que era pura energia. Após alguns minutos, aquele ser em forma de uma grande chama se afastou e retornou ao conjunto de onde se destacou e novamente confundiu-se. "


Ele chama os elementais do fogo de salamandras...e conversa com elas, ou melhor com o líder delas...
Também fala sobre os elementais do ar : os Silfos : "dialogavam com algumas entidades cujos corpos eram tão sutis e vaporosos que quase os tornava invisíveis mesmo para aquela dimensão. Aquelas entidades eram as lideranças dos seres elementais do ar, que planejavam os meios de apagar o fogo."

Mas o que me deixou mais em dúvidas é quando ele se refere ás ondinas , elementais da água e as SEREIAS..................

Estou um ponto de interrogação ambulante...alguém sabe me explicar melhor sobre isso?? ou tem algum livro para me indicar????

Obrigada... :D



Título: Re: Dúvidas sobre o livro "todos os animais merecem o céu"
Enviado por: Lu Piazza em 07 de Setembro de 2011, 21:00
Prezada amiga,
Também li este livro, é realmente espetacular!
Certa vez ouvi uma palestra espírita que explicava serem esses seres elementais citados no livro, espíritos que estão em transição do reino animal para o hominal.
Sim, pq todos os espíritos são criados simples e ignorantes e necessitam passar por todos os reinos para se depurarem e evoluírem.
Mas a doutrina nos ensina q a natureza não dá saltos, eles necessitam habitar mundos de transição e exercer essas tarefas para irem aprendendo e se aproximando da vida e atitude hominal que terão quando habitarem o corpo humano.
Espero ter ajudado!
Paz no seu coração
Título: Re: Dúvidas sobre o livro "todos os animais merecem o céu"
Enviado por: snaipa79 em 16 de Outubro de 2011, 13:45
Amigos, eu nunca li nada sobre o assunto. Vendo voces falando de sereias e etc.. me faz lembrar de hist'orias de minha infancia, mas que depois adotei como sedo lendas ou ficcao.
Gostaria de saber o nome do livro, para que possa me interar mais sobre o assunto.
Li que passamos pelos diversos reinos na natureza ( entendamos que seja o fluido Universal. Estou certo? ), mas que s'o tivemos consciencia de nossa individualidade, no reino Hominal.
Aguardarei a resposta.
Saude e Paz
Título: Re: Dúvidas sobre o livro "todos os animais merecem o céu"
Enviado por: Mourarego em 16 de Outubro de 2011, 14:58
Mano Snaipa,
quem passa pelos reinos é o Princípio Inteligente, depois sofre uma transformação e se torna humano.
Assim enquanto estagia por entre estes reinos, não é homem, mas apenas Princípio Inteligente.
Abraços,
Moura
Título: Re: Dúvidas sobre o livro "todos os animais merecem o céu"
Enviado por: Prifreitas em 16 de Outubro de 2011, 15:19
Exatamente, quem passa pelos reinos é o Princípio Inteligente. Nós nunca encarnamos anteriormente como pedras, plantas ou animais.
Título: Re: Dúvidas sobre o livro "todos os animais merecem o céu"
Enviado por: Mourarego em 16 de Outubro de 2011, 15:46
Todos os animais merecem o céu?
vamos ver:
O que é o "céu"?
uma região etérea onde habitam e se reúnem por afinidades morais os Espíritos.
pergunta:
Animais são seres morais?
R: Não.
pegunta:
por que?
R. Ora porque não têm intelecto, e não tendo este tal e no mesmo ponto ou estágio do dos homens, não pensam, não refletem, não têm sobre eles uma lei de Causa e Efeito a agir tal como age para como seres humanos.
Também não são ou estão aptos a conhecerem a Deus, fato que ocorre somente para com os Espíritos.
Pois bem, se o "céu" é esta região moral, pois o mundo Espiritual é totalmente moral, não se trata de merecimento mas sim de mérito que é coisa diferente do entendimento geral para o termo.
Não sendo por estas razões bastaria que nos lembrássemos de que, segundo OLE, os animais após o desencarne, são quase que automaticamente devolvidos á carne.
abraços,
Moura