Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • O que é o espiritismo »
  • Pluralidade Mundos Habitados »
  • Ditado espontaneo - O PLANETA VÊNUS.

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Ditado espontaneo - O PLANETA VÊNUS.  (Lida 8957 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Ditado espontaneo - O PLANETA VÊNUS.
« em: 06 de Julho de 2008, 10:23 »
0Gostou?
REVISTA ESPIRITA JORNAL DE ESTUDOS PSICOLÓGICOS COLECTÂNEA FRANCESA

PUBLICADA SOB A DIRECÇÃO DE  ALLAN KARDEC

Todo efeito tem uma causa.

Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente.

O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.

QUINTO ANO –1862

 

O PLANETA VÊNUS.

(Ditado espontâneo. - Médium, Sr. Costel.)

O planeta Vênus é o ponto intermediário entre Mercúrio e Júpiter; seus habitantes têm a mesma conformação física que a vossa; o mais ou menos de beleza e de idealidade nas formas é a única diferença delineada entre os seres criados. A sutileza do ar, em Vênus, comparável à das altas montanhas, torna-o impróprio aos vossos pulmões; as doenças ali são ignoradas. Seus habitantes não se nutrem senão de frutas e de laticínios; ignoram o bárbaro costume de se nutrirem de cadáveres de animais, ferocidade que não existe senão nos planetas inferiores; em conseqüência, as grosseiras necessidades do corpo são destruídas, e o amor se enfeita de todas as paixões e de todas as perfeições apenas sonhadas sobre a Terra.

Como na madrugada onde as formas se revestem indecisas e alagadas nos vapores da manhã, a perfeição da alma, perto de ser completa, tem as ignorâncias e os desejos da infância feliz. A própria natureza reveste a graça da felicidade velada; suas formas flácidas e arredondadas não têm as violências e as asperezas dos panoramas terrestres; o mar, profundo e calmo, ignora a tempestade; as árvores não se curvam jamais sob o esforço da tempestade e o inverno não as despoja de sua verdura; nada é estridente; tudo ri, tudo é doce. Os costumes, cheios de quietude e de ternura, não têm necessidade de nenhuma repressão para ficarem puros e fortes.

A forma política reveste a expressão da família; cada tribo, ou aglomeração de indivíduos, tem seu chefe pela classe de idade. Ali a velhice é o apogeu da dignidade humana, porque ela aproxima do objetivo desejado; isenta de enfermidades e de fealdade, ela é calma e irradiante como uma bela tarde de outono.

A indústria terrestre, aplicada à pesquisa inquieta do bem-estar material, é simplificada e quase desaparece nas regiões superiores, onde não tem nenhuma razão de ser; as artes sublimes a substituem e adquirem um desenvolvimento e uma perfeição que os vossos sentidos espessos não podem imaginar.

As vestes são uniformes; grandes túnicas brancas envolvem com suas pregas harmoniosas o corpo, que não desnaturam. Tudo é fácil para esses seres que não desejam senão Deus e que, despojados dos interesses grosseiros, vivem simples e quase luminosos.

GEORGES.

 

(Perguntas sobre o ditado precedente; Sociedade de Paris; 27 de junho de 1862. Médium, Sr. Costel.)

1. Destes ao vosso médium predileto uma descrição do planeta Vênus, e estamos encantados de vê-la concordar com o que já nos foi dito, todavia, com menos de precisão. Pedimos consentir em completá-la, respondendo a algumas perguntas. Quereis nos dizer, primeiro, como tendes conhecimento desse mundo?

R. Eu sou errante, mas inspirado por Espíritos superiores. Fui enviado em missão a Vênus.

 

2. Os habitantes da Terra podem ali estar encarnados diretamente saindo daqui?

R. Deixando a Terra, os seres mais avançados sofrem a erraticidade durante um tempo mais ou menos prolongado, que despoja inteiramente dos laços carnais, rompidos imperfeitamente pela morte.

 

Nota. - A questão não era saber se os habitantes da Terra podem ali estar encarnados imediatamente depois da morte, mais diretamente, quer dizer, sem passar por mundos intermediários. Ele respondeu que isso é possível para os mais avançados.

 

3. O estado de adiantamento dos habitantes de Vênus lhes permite lembrarem de sua estada nos mundos inferiores, e de estabelecerem uma comparação entre as duas situações?

R. Os homens olham para trás pelos olhos do pensamento, que reconstrói num único impulso ao passado desvanecido. Assim o Espírito avançado vê com a mesma rapidez que se move, rapidez mais fulminante que a da eletricidade, bela descoberta que se liga estreitamente à revelação do Espiritismo; ambos levam neles o progresso material e intelectual.

 

Nota. - Para estabelecer uma comparação, não é necessário saber que posição se ocupou pessoalmente; basta conhecer o estado material e moral dos mundos inferiores, pelos quais se teve que passar para apreciar-lhes a diferença. Segundo o que nos foi dito do planeta Marte, devemos nos felicitar por ali não estar mais; e, sem sair da Terra, basta considerar os povos bárbaros e ferozes e sabermos que tivemos que passar por esse estado, para nos sentir mais felizes. Não temos sobre os outros mundos senão notícias hipotéticas; mas pode que, naqueles que estão mais avançados do que nós, esse Conhecimento tenha um grau de certeza que não nos é dado.

 
continua




Registado

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: Ditado espontaneo - O PLANETA VÊNUS.
« Responder #1 em: 06 de Julho de 2008, 10:26 »
0Gostou?
continuação

4. A duração da vida ali é proporcionalmente mais longa ou mais curta do que sobre a Terra?

R. A encarnação, em Vênus, é infinitamente mais longa do que não o é a prova terrestre; despojada das violências humanas, detida e impregnada pela vivificante influência que a penetra, ensaia as asas que a levarão nos planetas gloriosos de Júpiter, ou outros semelhantes.

 

Nota. - Assim como já fizemos observar, a duração da vida corpórea parece ser proporcional ao adiantamento dos mundos. Deus, em sua bondade, quis abreviar a prova nos mundos inferiores. Por essa razão se junta uma causa física, é que, quanto mais os mundos são avançados, menos os corpos são usados para a devastação das paixões e das doenças que lhes são as conseqüências.

 

P. O caráter sob o qual pintais os habitantes de Vênus deve nos fazer supor que não há entre eles nem guerras, nem querelas, nem ódios, nem ciúmes?

R. Os homens não se tornam senão o que as palavras podem exprimir, e seu pensamento limitado está privado do infinito; assim atribuis sempre, mesmo aos planetas superiores, as vossas paixões e os vossos motivos inferiores, vírus depositado em vossos seres pela grosseria do ponto de partida, e do qual não vos curais senão lentamente. As divisões, as querelas, as guerras, são desconhecidas em Vênus, tão desconhecidas quanto é entre vós a antropofagia.

 

Nota. - A Terra, com efeito, nos apresenta, pela inumerável variedade dos graus sociais, uma infinidade de tipos que pode nos dar uma idéia dos mundos onde cada um desses tipos é o estado normal.

 

6. Qual é o estado da religião nesse planeta?

R. A religião é a adoração constante e ativa do Ser supremo; adoração despojada de todo erro, quer dizer, de todo culto idolatra.

 

7. Todos os habitantes estão no mesmo grau, ou bem os há, como sobre a Terra, os mais ou menos avançados? Neste caso, a que habitantes da Terra correspondem os menos avançados?

R. A mesma desigualdade proporcional existe entre os habitantes de Vênus quanto entre os seres terrestres. Os menos avançados são as estrelas do mundo terrestre, quer dizer, os gênios e os homens virtuosos.

 

8. Há senhores e servidores?

R. A servidão é o primeiro grau da iniciação. Os escravos da antigüidade, como os da América moderna, são seres destinados a progredir num meio superior àquele que habitaram em sua última encarnação. Por toda a parte os seres inferiores estão subordinados aos seres superiores; mas em Vênus essa subordinação moral não pode ser comparada à subordinação corpórea, tal qual existe sobre a Terra. Os superiores não são os senhores, mas os pais dos inferiores; em lugar de explorá-los, ajudam o seu adiantamento.

 

9. Vênus chegou gradualmente ao estado em que está? Passou anteriormente pelo estado em que está a Terra e mesmo Marte?

R. Reina uma admirável unidade no conjunto da obra divina. Os planetas, como os indivíduos, como tudo o que é criado, animais e plantas, progridem inevitavelmente. A vida, em suas expressões variadas, é uma ascensão perpétua para o Criador; ela desenrola, numa imensa espiral, os graus de sua eternidade.

 

10. Tivemos comunicações concordantes sobre Júpiter, Marte e Vênus; porque não tivemos sobre a lua senão coisas contraditórias e que não puderam fixar a opinião?

R. Essa lacuna será preenchida, e logo tereis sobre a lua revelações tão nítidas, tão precisas quanto às que obtivestes sobre outros planetas. Se elas não vos foram ainda dadas, disso compreendereis mais tarde a razão.

 

Nota. Essa descrição de Vênus, sem dúvida, não tem nenhum dos caracteres de uma autenticidade absoluta, e também não a damos senão a título condicional. No entanto, o que já foi dito desse mundo, lhe dá, pelo menos, um grau de probabilidade, e, seja como for, o que não é menos o quadro de um mundo que deve, necessariamente, existir para todo homem que não tenha a orgulhosa pretensão de crer que a Terra é o apogeu da perfeição humana; é um anel na escala dos mundos, é um grau necessário àqueles que não sentem a força de ir sem dificuldade a Júpiter.

_________________

MUITA PAZ
VICTOR PASSOS

* venus_interacao_sol.jpg (18.53 Kb - transferido 4358 vezes.)
Registado

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: Ditado espontaneo - O PLANETA VÊNUS.
« Responder #2 em: 06 de Julho de 2008, 10:29 »
0Gostou?
Muita paz companheiros



Cientistas confirmam a existência de raios no planeta Vênus


Cientistas da ESA, a agência espacial européia, confirmaram a existência de raios na atmosfera do planeta Vênus. Imagens da superfície do planeta foram captadas pela sonda Magellan, da Nasa, e confirmam uma teoria de 1978, que discutia a possibilidade da ocorrência de raios no planeta.

Segundo o físico Stanislav Barabash, a confirmação de relâmpagos indica a existência de uma grande fonte de energia e que pode alterar a química da atmosfera do planeta. "Estes são os primeiros resultados globais iniciados pela sonda Venus Express em 2006, e que está no apogeu de sua trajetória", comentou Dmitri Titov, coordenador científico da missão da ESA.

Os resultados de análises químicas da atmosfera do planeta e uma cartografia técnica de sua superfície deverão ser divulgados nos próximos meses.

Em 2006, os cientistas já comprovaram que toda a água existente em Vênus no passado evaporou, deixando apenas alguns rastros em sua superfície. A água evaporou por causa da presença de CO2 e do calor ao longo dos anos.

Mesmo sendo parecido com a Terra em volume e massa, o planeta possui muitas diferenças na superfície, como a presença de 96.5% de dióxido de carbono em sua atmosfera. Por ter maior proximidade com o Sol, as temperaturas chegam a mais de 450°C.

Vênus, o planeta mais brilhante do Sistema Solar também é coberto por uma camada atmosférica quente de quase 100 km de espessura. Sua variabilidade é enorme com os ventos que podem passar de 200 km/h para 400 km/h a 70 km de altitude. "Os oceanos desapareceram, só há três centímetros de água na atmosfera", afirma Barabash.

Uma justificativa apontada pelos cientistas da ESA, para a eliminação das superfícies aquáticas seria a numerosa presença de hidrogênio pesado nas moléculas de água, 150 vezes superior a das moléculas terrestres.

Foto: No topo, cena mostra detalhe da interação entre Vênus e o vento solar. Clique sobre a foto para ver a animação diretamente no site da ESA. Na seqüência, outro frame de animação, mostrando as tempestades elétricas no planeta.


Retirado da Revista Apolo11

* thumb_venus_tempestades_de_raios.jpg (7.65 Kb - transferido 2700 vezes.)
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 10:31 by Victor Passos »
Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Tudo o que está escrito nas obras de Kardec foi ditado por Espíritos da Verdade?

Iniciado por Taprobana « 1 2 3 4 » Convívio

49 Respostas
16634 Visualizações
Última mensagem 28 de Janeiro de 2010, 21:50
by Conforti
Novo mapa de Vênus sugere que planeta teve continentes e oceano

Iniciado por Fernando B. Pluralidade Mundos Habitados

3 Respostas
5501 Visualizações
Última mensagem 10 de Setembro de 2009, 21:13
by Mr.Kite
Aborto espontâneo

Iniciado por Prof. Aborto

2 Respostas
8097 Visualizações
Última mensagem 25 de Outubro de 2009, 21:50
by Prof.
ABORTO ESPONTANEO

Iniciado por Si Artigos Espíritas

6 Respostas
24594 Visualizações
Última mensagem 02 de Abril de 2011, 01:16
by Sylvia Campos
Reunir-se em nome de Jesus

Iniciado por mcvd Artigos Espíritas

3 Respostas
2402 Visualizações
Última mensagem 21 de Agosto de 2012, 19:27
by Mourarego

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC