Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • O que é o espiritismo »
  • Pluralidade Mundos Habitados »
  • As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 [2] 3 4 5   Ir para o fundo

Autor Tópico: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.  (Lida 38095 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

MarcoALSilva

  • Visitante
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #15 em: 26 de Julho de 2009, 23:23 »
0Gostou?

Caro Vitor,

De "A Gênese", lê-se também:

45. - A raça adâmica apresenta todos os caracteres de uma raça
proscrita. Os Espíritos que a integram foram exilados para a Terra, já povoada,
mas de homens primitivos, imersos na ignorância, que aqueles tiveram por
missão fazer progredir, levando-lhes as luzes de uma inteligência desenvolvida.
Não é esse, com efeito, o papel que essa raça há desempenhado até hoje? Sua
superioridade intelectual prova que o mundo donde vieram os Espíritos que a
compõem era mais adiantado do que a Terra. Havendo entrado esse mundo
numa nova fase de progresso e não tendo tais Espíritos querido, pela sua
obstinação, colocar-se à altura desse progresso, lá estariam deslocados e
constituiriam um obstáculo à marcha providencial das coisas. Foram, em
consequência, desterrados de lá e substituídos por outros que isso mereceram.
(Doutrina dos Anjos Decaídos - Capítulo XI)


Mais adiante:

Pela mesma razão, os Espíritos da raça adâmica, uma vez transplantados para a terra do exílio, não se despojaram instantaneamente do seu orgulho e de seus maus instintos; ainda por muito tempo conservaram as tendências que traziam, um resto da velha levedura. Ora, não é esse o pecado original?

Então, considerados os trechos mencionados mais os acima transcritos, temos que a idéia em si dos espíritos exilados e compondo a raça adâmica não constitui mito adaptativo à Bíblia.


Pelo menos é a conclusão que me parece mais plausível.

Não sei se os exilados vieram ou não de um eventual planeta que orbite (ou não) Capella... Mas, ao menos por ora, prefiro continuar dando plena credibilidade a Emmanuel. O tempo dirá e o mais agradável é que, cá na Terra ou em outro lugar, sem dúvida todos nós um dia saberemos!  :D

Um abraço a todos!


Registado

Offline hcancela

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3121
  • Participação: 209
  • hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!
  • Relevância: +683
  • País: Portugal
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #16 em: 27 de Julho de 2009, 11:50 »
0Gostou?
Olá amigos(as)

Para auxiliar um tiquinho mais sobre este assunto ;D(por vezes complico com muita informação)kkkkkkkkkkkk :D

AS RAÇAS ADÂMICAS

EMIGRAÇÕES E IMIGRAÇÕES DOS ESPÍRITOS

No intervalo de suas existências corporais, os Espíritos se encontram no estado de erraticidade e formam a população espiritual ambiente da Terra. Pelas mortes e pelos nascimentos, as duas populações, terrestre e espiritual, desaguam incessantemente uma na outra.

Essa transfusão, que se efetua entre a população encarnada e desencarnada de um planeta, igualmente se efetua entre os mundos, quer individualmente, nas condições normais, quer por massas, em circunstâncias especiais. Há, pois, emigrações e imigrações coletivas de um mundo para outro. Novas raças de Espíritos, vindo misturar-se às existentes, constituem novas raças de homens. Ora, como os Espíritos nunca mais perdem o que adquiriram, consigo trazem eles sempre a inteligência e a intuição dos conhecimentos que possuem, o que faz que imprimam o caráter que lhes é peculiar à raça corpórea que vinham animar.

Destes princípios concluímos que existem na Terra, dois tipos distintos de Espíritos, quanto a sua origem: os Espíritos primitivos do planeta que aqui estão já há muitos milênios, e os Espíritos que vinham reencarnando em outros orbes e aqui aportaram recentemente.

RAÇA ADÂMICA

De acordo com o ensino dos Espíritos, foi uma dessas grandes imigrações, ou se quiserem, uma dessas colônias de Espíritos, vinda de outra esfera, que deu origem à raça simbolizada na pessoa de Adão, chamada raça adâmica. Segundo informa-nos Emmanuel [A Caminho da Luz] a população de Espíritos imigrantes que constituíram a raça adâmica veio de outra constelação de nossa galáxia - a constelação de Cocheiro, onde encontra-se uma estrela de nome Cabra ou Capela. De um dos orbes deste sistema solar, vieram, degredados para a Terra, os Espíritos rebeldes, que ficaram conhecidos com o nome de Capelinos.

Mostra ainda, Emmanuel, que há muitos milênios, um dos orbes de Capela, que guarda muitas afinidades com o globo terrestre, atingira a culminância de um dos seus extraordinários ciclos evolutivos. As lutas finais de um longo aperfeiçoamento estavam delineadas, mas alguns milhões de Espíritos rebeldes lá existiam, no caminho da evolução geral, dificultando a consolidação das penosas conquistas daqueles povos cheios de piedade e virtudes.

As grandes lideranças espirituais daquela comunidade, deliberaram então, localizar aquelas entidades, que se tornaram pertinazes no crime, aqui na Terra longínqua, onde aprenderiam a realizar, na dor e nos trabalhos penosos do seu ambiente, as grandes conquistas do coração e, impulsionando, simultaneamente, o progresso dos seus irmãos inferiores.

Conta Emmanuel, que Jesus, na condição de governador espiritual da Terra, recebeu amorosamente aquela turba de seres sofredores e infelizes, prometendo a eles, contribuir para que retornassem ao orbe de Capela, tão logo se mostrassem acessíveis às transformações morais.

Mais adiantada do que as que a tinham precedido neste planeta, a raça adâmica é, com efeito, a mais inteligente, a que impele ao progresso todas as outras. Desde o seu primórdio, ela se mostra industriosa, apta às artes e às ciências, sem haver passado aqui pela infância espiritual, o que não se dá com as raças primitivas.

Acredita Kardec que:

"A raça adâmica não é tão antiga na Terra e nada se opõe a que seja considerada como habitando este globo desde apenas alguns milhares de anos."

Lembra o Espírito Emmanuel, que além de promover decisivo progresso nas diversas áreas do comportamento humano - ciências, artes, religião, filosofia, etc. - a chegada dessas entidades no orbe, foi responsável pelo nascimento dos ascendentes das raças brancas. As raças adâmicas guardavam vaga lembrança da sua situação pregressa, tecendo o hino sagrado das reminescências.

As tradições do paraíso perdido (doutrina dos anjos decaídos) passaram de gerações a gerações, até que ficassem arquivados nas páginas da Bíblia. Adão e Eva, Caim e Abel, nada mais representam que figuras simbólicas, representando o degredo dessa colônia de capelinos.

Os degredados de Capela, com o passar dos anos, reuniram-se em quatro grandes grupos que se fixaram depois nos povos mais antigos, obedecendo à afinidades sentimentais e lingüísticas que os associavam na Constelação de Cocheiro.

Os quatro grandes grupos de Capelinos eram:

- O Grupo dos Árias

Dos árias descende a maioria dos povos brancos da família indo-européia; os latinos, os celtas, os gregos, os germanos e os eslavos.

Eram, segundo Emmanuel, Espíritos bastante revoltados com as condições de seu degredo, pouco afeitos aos misteres religiosos, sem preocupações com a conservação do seu tradicionalismo e sempre em busca de um novo paraíso para serenarem as suas inquietações angustiosas. Caminheiros do desconhecido, erraram pelas planícies e montanhas desertas desarvorados e sem esperança, contando apenas com suas próprias forças, em virtude do seu caráter livre e insubmisso. Suas incursões, entre as tribos selvagens da Europa, datam de mais ou menos dez milênios antes da vinda do Cristo.

Mais revoltados e enriquecidos que todos os demais companheiros exilados no orbe terrestre, suas reminescências da vida pregressa nos planos mais elevados, traduziam-se numa revolta íntima, amargurada e dolorosa, contra as determinações de ordem divina.

A maior virtude deste grupo de capelinos, no entender de Emmanuel, foi o fato de confraternizarem-se com os selvagens, impulsionando-lhes os passos nas sendas do progresso e do aperfeiçoamento.

Enquanto os Hindus se perderam na cristalização do orgulho religioso, as famílias arianas se identificavam com os habitantes primitivos daquelas regiões, formando cidades e povoados afeitos ao progresso.

- A Civilização do Egito

Dentre os Espíritos degredados na Terra, os que constituíram a civilização egípcia foram os que mais se destacaram na prática do bem e no culto da verdade.

Eles eram os que menos débitos possuíam perante o tribunal da Justiça Divina. Em razão dos seus elevados patrimônios morais, guardaram, no íntimo, uma lembrança mais viva das experiências de sua pátria distante. Um único desejo os animava, que era trabalhar devotadamente para regressar, um dia, aos seus penates resplandecentes. Uma saudade torturante do céu foi a base de todas as suas organizações religiosas. Em nenhuma civilização da Terra o culto da morte foi tão altamente desenvolvido.

Foi por esse motivo, que representando uma das mais belas e adiantadas civilizações de todos os tempos, as expressões do antigo Egito desapareceram para sempre do palmo tangível do planeta. Depois de perpetuar nas pirâmides os seus avançados conhecimentos, todos os Espíritos daquela região regressam à pátria sideral.

- As Castas da Índia

Os Espíritos degredados no ambiente da Terra, os hindus foram os primeiros a formar os pródromos de uma sociedade organizada. As organizações hindus são de origem anteriores à própria civilização do mundo, salientando-se que as suas escolas de pensamento guardavam os mistérios iniciáticos, com as mais sagradas tradições de respeito.

Eram almas resignadas e crentes nos poderes espirituais, e quase todos os povos da Terra foram buscar em sua doutrina os mais diversos elementos para enriquecer a fé e a filosofia. No entanto, eram tremendamente orgulhosos - aliás, foi o orgulho que deu motivo ao seu exílio na Terra - e, em função disto, criaram as tão lamentáveis castas, separando as suas coletividades para sempre.

Pelo orgulho e pela vaidade, os capelinos que se fixaram na Índia, não se misturaram aos primitivos da região, considerando-os como os párias da sociedade, de cujos membros não podiam aproximar-se sem graves punições e severos castigos.

- O Povo de Israel

Dos Espíritos degredados na Terra, foram os hebreus que constituíram a raça mais forte e mais homogênea, mantendo inalterados os seus caracteres através de todas as mutações.
Se grande era a sua certeza na existência de Deus, muito grande era também o seu orgulho, dentro de suas concepções da verdade e da vida. Consciente da superioridade de seus valores religiosos, nunca perderam oportunidade de demonstrar a sua vaidosa aristocracia espiritual, mantendo-se pouco acessível à comunhão perfeita com as demais raças do orbe.

Todas as raças da Terra devem aos judeus o benefício sagrado que consiste na revelação do Deus único, Pai de todas as criaturas e providência de todos os seres.

Informa-nos Emmanuel que grande percentagem dos degredados de Capela, com muitas exceções, só puderam voltar ao país da luz e da verdade, depois de muitos séculos de sofrimentos expiatórios; outros, porém, infelizes e retrógrados, permanecem ainda na Terra, nos dias que correm contrariando a regra geral, em virtude do seu elevado passivo de débitos clamorosos.

Bibliografia

1) A Gênese - Allan Kardec

2) A Caminho da Luz - Emmanuel/Chico Xavier

3) Evolução em Dois Mundos - André Luiz/Chico Xavier - Waldo Vieira

Apostila Original: Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora - MG


SAUDAÇÕES FRATERNAS

Registado

MarcoALSilva

  • Visitante
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #17 em: 27 de Julho de 2009, 19:55 »
0Gostou?

Relutei um pouco em abordar um aspecto que considero muito polêmico.

Mas, enfim, estamos aqui para um "brain storm" não é?

Em "A Gênese" existe o seguinte trecho (Cap IX):

12 - Quanto aos cometas, estamos hoje perfeitamente tranqüilizados com
relação à influência que exercem, mais salutar do que nociva, por parecerem
eles destinados a reabastecer os mundos, se assim nos podemos exprimir,
trazendo-lhes os princípios vitais que eles armazenam em sua corrida pelo
espaço e com o se aproximarem dos sóis. Assim, pois, seriam antes fontes de
prosperidades, do que mensageiros de desgraças.
A natureza fluídica, já bem comprovada (cap. VI, nos. 28 e seguintes), que
lhes é própria afasta todo receio de choques violentos, porquanto, se um deles
encontrasse a Terra, esta o atravessaria, como se passasse através de um
nevoeiro
.



Tanto com Kardec como com qualquer outro (leia-se Emmanuel), eventuais incongruências não inquinam o contexto.

Esse trecho não corresponde à verdade, o que não implica que seja uma mentira. É uma inconsistência ante os conhecimentos de HOJE.

Não é assim?


Registado

Atlante

  • Visitante
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #18 em: 27 de Julho de 2009, 23:12 »
0Gostou?
Olá

Temos debatido este tema com muito interesse, tanto neste tópico como noutros de cariz semelhante.
No entanto devemos ter em atenção alguns pormenores.
Normalmente aborda-se esta questão falando de exilados ( Capela ), degredados, expulsos e não sei quantos mais adjectivos, com reencarnações em mundos primitivos, etc.
Sucede que tudo isto não se enquadra no Deus de Justiça infinita e de compaixão.
Para que assim sucedesse era necessário que houvesse punição Divina e isso não acontece.
Então temos que procurar entender a forma como tudo se processa, sem castigos nem punições.

Atlante

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #19 em: 27 de Julho de 2009, 23:25 »
0Gostou?
A punição, amigo Atlante, se é que se possa falar assim, vem e chega em decorrência do confronto de nossas ações com as leis de Deus.
Assim, mesmo no ESE encontramos uma passagem onde o Espírito diz que em razão do comprazimento com o mal, alguns Espíritos são obrigados a reencarnarem em mundos menos evoluidos dos que o que ele estava a reencarnar.
Ora, não é Deus quem os manda para lá e sim a inobservância às suas leis que como se sabem são inexoráveis na ação.
Assim, mesmo não gostanto do vocábulo pena, empregamos tal como Kardec assim o fez.
Abração,
Moura

Registado

Atlante

  • Visitante
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #20 em: 28 de Julho de 2009, 01:40 »
0Gostou?
Olá Moura

Mas é pena amigo, é mesmo pena.
Os atributos de Deus conforme, igualmente, descritos por Kardec acabam por ficar um tanto ou quanto a balançar.

Atlante

« Última modificação: 28 de Julho de 2009, 19:39 by Atlante »
Registado

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #21 em: 28 de Julho de 2009, 10:06 »
0Gostou?
Ola Companheiros muita paz

   Existe uma tendencia enorme de tomar Kardec como ponto de atração de tudo que seja fragilidade, se é que o é....Deus como todos sabemos não pune,não julga, e tal como Amigo Moura diz mesmo que indiretamente a pena , chamo-lhe renit~encia, fragiliadadee ativa, porque não existe causa sem efeito. Mas onde ficaria o arrependimento?
Prara que servia?
Porque toca em nosso crescimento, em nossos erros, em nossa postura perante a vida e perante nós mesmos. Existe uma citação do Evangelho de Mateus, referida a João Batista, onde ele nos fala da necessidade do arrependimento, quando promovia o ritual do batismo, comum na época.
"E, naqueles dias, apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia. E dizendo: 'Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus'. (...) 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas'. 'Produzi, pois, frutos dignos do arrependimento e não presumais, de vós mesmos, dizendo: 'Temos por pai a Abraão'. (...) 'Em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento'. Isso está em Mateus, início do capítulo 3. Desde os tempos vindos da chegada do Cristo, o arrependimento foi o ponto chave para a conversão dos homens, o nascimento de suas posturas interiores de renovação. Mais do que isso, João Batista nos fala dos 'frutos do arrependimento", ou seja, a natural modificação sincera, de atitudes, de pensamentos, de convívio social e espiritual. Vejamos o que os Espíritos nos dizem sobre as consequências do que João Batista pregava.

O Livro dos Espíritos, questão 992: Que consequência produz o arrependimento no estado corporal? "Fazer que, já na vida atual, o Espírito progrida, se tiver tempo de reparar suas faltas. Quando a consciência o exprobra e lhe mostra uma imperfeição, o homem pode sempre melhorar-se. "REPARAR suas faltas. Este o fruto do arrependimento.

Vemos em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Capítulo X, item 17: "(...) Pedindo-lhe que perdoe os vossos desvios, o que lhe pedis é o favor de suas graças, para não reincidirdes neles, é a força de que necessitais para enveredar por outras sendas, as da submissão e do (...) amor, nas quais podereis juntar ao arrependimento a reparação." (João, bispo de Bordéus, 1862).

Falando um pouco de culpa, temos ela como um posicionamento natural que precede o arrependimento, como o grito da consciência. O grito da consciência - a culpa - leva-nos à reflexão, e a reflexão com fé nos leva a ação, à reparação. No entanto, temos visto que o desgosto da vida nos dias de hoje é consequência direta de uma supervalorização da culpa, nunca passando realmente ao arrependimento que constrói. Ao contrário, o homem, preso ainda à inércia e à falta de fé prefere o lamento à ação, numa demonstração clara de que não está preparado para renovar-se, como Espírito. Os Espíritos, entretanto, nos mostra claramente: Deus tem paciência. Como consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XIV, item 9:

"Admirai, no entanto, a bondade de Deus, que nunca fecha a porta ao arrependimento. Vem um dia em que ao culpado, cansado de sofrer, com o orgulho afinal abatido, Deus abre os braços para receber o filho pródigo que se lhe lança aos pés." Passemos, pois, aos questionamentos.


Muita paz

VICTOR PASSOS


Registado

Offline Aldebaran

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1417
  • Participação: 0
  • Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +267
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #22 em: 04 de Outubro de 2009, 22:43 »
0Gostou?
Citação de: Atlante em 27 de Julho de 2009, 23:12
Olá
Normalmente aborda-se esta questão falando de exilados ( Capela ), degredados, expulsos e não sei quantos mais adjectivos, com reencarnações em mundos primitivos, etc.
Sucede que tudo isto não se enquadra no Deus de Justiça infinita e de compaixão.
Para que assim sucedesse era necessário que houvesse punição Divina e isso não acontece.
Então temos que procurar entender a forma como tudo se processa, sem castigos nem punições.
Caro Atlante, me permita discordar. Neste caso, é uma punição, porque, se um grupo de Espíritos não se enquadra numa nova ordem moral de um planeta que evoluiu, então não é justo que eles permaneçam ali promovendo a desordem. Mas, troquemos a palavra "punição" por "oportunidade de recomeçar", e aí resolvemos o problema... acho que é uma questão de intrepretação...
Abraços,
REnato
  


Registado
&

Offline Aldebaran

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1417
  • Participação: 0
  • Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +267
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #23 em: 04 de Outubro de 2009, 22:49 »
0Gostou?
Só que é "recomeçar" em um mundo com condições de sobrevivência muito mais difíceis. É aí, que retumba a palavra "punição", porque é doloroso para tais Espíritos sofrer essa espécie de degredo.
De fato temos aqui algo diferente de se reencarnar no mesmo orbe para recapitular lições.
Como você mesmo sugeriu, essa questão merece mais atenção.

Abs,

Renato

Registado
&

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #24 em: 06 de Outubro de 2009, 09:07 »
0Gostou?
Ola muita paz e harmonia
Amigo Renato

Palavras suas:
   
Citar
porque, se um grupo de Espíritos não se enquadra numa nova ordem moral de um planeta que evoluiu, então não é justo que eles permaneçam ali promovendo a desordem.


   Toda a Orbe tem em seu envolvimento espiritos de estagios que diferem, porque ninguém tem o mesmo nivel de conhecimento, moral e intelectual.
   Nós nascemos simples e ignorantes e fomos crescendo com erros e ações repetitivas, educando assim o espirito.
    Em todos os plano , por opção de scolha , quando não obrigados pela Lei por renitencia do espirito de alkterar, nós pela oportunidade da ,ivre escolha tomamos as escolhas de viver ou estagiar num local de acordo com a nossa necessidade de evolução, muitas das vezes ele nos é adverso, porque ai é que nós vamos ser testados, Deus não pune ninguém, nós é que nos punimos a nós mesmos.
  Quanto á desordem não é justa, quem somos nós para a avliar? Todos estamos num determinadoi local por afinidade , logo injusrtiça de quê?  " Cada um segundo suas obras"  ou " Conforme semeares assim colherás"


Muita paz e harmonia

Victor Passos

Registado

Offline Aldebaran

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1417
  • Participação: 0
  • Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +267
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #25 em: 06 de Outubro de 2009, 14:06 »
0Gostou?
Isso mesmo, Vitor  :D
abs,

Renato

Registado
&

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #26 em: 06 de Outubro de 2009, 23:22 »
0Gostou?
Citação de: Victor Passos em 28 de Julho de 2009, 10:06
Ola Companheiros muita paz

   Existe uma tendencia enorme de tomar Kardec como ponto de atração de tudo que seja fragilidade, se é que o é....Deus como todos sabemos não pune,não julga, e tal como Amigo Moura diz mesmo que indiretamente a pena , chamo-lhe renit~encia, fragiliadadee ativa, porque não existe causa sem efeito. Mas onde ficaria o arrependimento?
Prara que servia?
Porque toca em nosso crescimento, em nossos erros, em nossa postura perante a vida e perante nós mesmos. Existe uma citação do Evangelho de Mateus, referida a João Batista, onde ele nos fala da necessidade do arrependimento, quando promovia o ritual do batismo, comum na época.
"E, naqueles dias, apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia. E dizendo: 'Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus'. (...) 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas'. 'Produzi, pois, frutos dignos do arrependimento e não presumais, de vós mesmos, dizendo: 'Temos por pai a Abraão'. (...) 'Em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento'. Isso está em Mateus, início do capítulo 3. Desde os tempos vindos da chegada do Cristo, o arrependimento foi o ponto chave para a conversão dos homens, o nascimento de suas posturas interiores de renovação. Mais do que isso, João Batista nos fala dos 'frutos do arrependimento", ou seja, a natural modificação sincera, de atitudes, de pensamentos, de convívio social e espiritual. Vejamos o que os Espíritos nos dizem sobre as consequências do que João Batista pregava.

O Livro dos Espíritos, questão 992: Que consequência produz o arrependimento no estado corporal? "Fazer que, já na vida atual, o Espírito progrida, se tiver tempo de reparar suas faltas. Quando a consciência o exprobra e lhe mostra uma imperfeição, o homem pode sempre melhorar-se. "REPARAR suas faltas. Este o fruto do arrependimento.

Vemos em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Capítulo X, item 17: "(...) Pedindo-lhe que perdoe os vossos desvios, o que lhe pedis é o favor de suas graças, para não reincidirdes neles, é a força de que necessitais para enveredar por outras sendas, as da submissão e do (...) amor, nas quais podereis juntar ao arrependimento a reparação." (João, bispo de Bordéus, 1862).

Falando um pouco de culpa, temos ela como um posicionamento natural que precede o arrependimento, como o grito da consciência. O grito da consciência - a culpa - leva-nos à reflexão, e a reflexão com fé nos leva a ação, à reparação. No entanto, temos visto que o desgosto da vida nos dias de hoje é consequência direta de uma supervalorização da culpa, nunca passando realmente ao arrependimento que constrói. Ao contrário, o homem, preso ainda à inércia e à falta de fé prefere o lamento à ação, numa demonstração clara de que não está preparado para renovar-se, como Espírito. Os Espíritos, entretanto, nos mostra claramente: Deus tem paciência. Como consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XIV, item 9:

"Admirai, no entanto, a bondade de Deus, que nunca fecha a porta ao arrependimento. Vem um dia em que ao culpado, cansado de sofrer, com o orgulho afinal abatido, Deus abre os braços para receber o filho pródigo que se lhe lança aos pés." Passemos, pois, aos questionamentos.


Muita paz

VICTOR PASSOS
Obrigado mano Vitor por postar uma questão em que me baseio para afirmar, que o amor pode até cobrir uma multidão de pecados, mas não os faz prescritos ou perdoados. Essa uma das invencionices ditas aos quatro quadrantes e que muitos acreditam porque não se dão ao azo de raciocinar.
Abração,
Moura

Registado

Offline Tost

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 3
  • Participação: 0
  • Tost is looked down upon.
  • Relevância: +2
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #27 em: 22 de Novembro de 2009, 12:37 »
0Gostou?
Olha só.
Descobri que "evolução espiritual" e "evolução moral e intelectual" são coisas diferentes.
Sendo assim, acho que Kardec deixa implícito, no "O Livro dos Espíritos" que temos vizinhos de carne e osso em Júpiter. --- acredito que possa ser em Ganimedes.

Visitem um site chamado "Acontecimentos" no endereço WWW.ESPIRITUAL10.KIT.NET

Ainda há muito que se descobrir no "O Livro dos Espíritos".

Muita paz.
Tostão

P.S. __Descobri que existe outra interpretação para o capítulo 15 da carta de Paulo aos Corinthios I diferente da interpretação de Herculano Pires.

Mas, por favor, não se desesperem. Vamos conversar sem fanatismo.



Registado

Offline dim-dim

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3278
  • Participação: 37
  • dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +469
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #28 em: 22 de Novembro de 2009, 12:48 »
0Gostou?

Olá Tostão!

Júpiter é vida como tudo no universo amigo.

Esses vizinhos de carne e osso é mais uma resposta dessa percepção material, do rijo, do concreto, que é ilusória e não nos diz nada.

O espectro da luz já há muitos anos permitiu ao homem saber a composição química dos objetos mesmo os mais afastados como júpiter.

Então não nos vamos confundir com espéculações que não abonam nada a verdade.


Namasté

Registado

Offline Renato_

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1550
  • Participação: 0
  • Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +109
Re: As Raças Adâmicas. O Sistema de Capela.
« Responder #29 em: 13 de Março de 2010, 17:03 »
0Gostou?
Olá Victor, me descupem ressuscitar esse tópico.
As explicações sobre Astronomia estão bem feitinhas...
Só gostaria de acrescentar que hoje há controvérsias: alpha A e Alpha B não são todo o sistema estelar de Capela. Hoje falam-se que Alpha Aurigae ou "Capella", é um sistema de nove estrelas girando umas em torno das outras.
É óbvio que não foram observadas todas, mas sabe-se da presença das demais pelo mesmo método de "perturbação da órbita", quando se descobriram Urano e Netuno, por Le Verrier, e também os planetas extrassolares - hoje contados em cerca de 400 ou mais.
É nesse sentido que o astrônomo Albino de Novaes teceu a sua crítica aos supostos mundos que orbitam Capela. Para a ciência, não há descobertas de mundos girando em torno de Capela.
até mais,

Renato
(Mas eu acredito que os exilados possam ser ou não de lá, que é que sabe?? o Emmanuel não fala por ele, diz apenas "rezam as tradições do mundo espiritual que [...]", ou seja, ele também não sabe, ouviu outros falarem e reproduziu  a estória)

Registado


  • Imprimir
Páginas: 1 [2] 3 4 5   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
SUCESSÃO DAS RAÇAS

Iniciado por *Leni* Reencarnação

0 Respostas
3967 Visualizações
Última mensagem 04 de Abril de 2009, 22:18
by *Leni*
Cap IV - II - Sucessão e Aperfeiçoamento das Raças

Iniciado por *Leni* O Livro dos Espíritos

0 Respostas
2927 Visualizações
Última mensagem 06 de Abril de 2009, 00:54
by *Leni*
Mãe brasileira: o produto de três raças tristes

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

0 Respostas
2213 Visualizações
Última mensagem 03 de Maio de 2011, 10:10
by dOM JORGE
Origem das raças negra e amarela na Terra

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

6 Respostas
9826 Visualizações
Última mensagem 20 de Julho de 2013, 13:10
by dOM JORGE
raças

Iniciado por Tibério A Génese

10 Respostas
8304 Visualizações
Última mensagem 22 de Outubro de 2015, 18:15
by R_ventura

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC