Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Pedagogia Espírita => Tópico iniciado por: CAAC em 11 de Abril de 2010, 22:20

Título: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: CAAC em 11 de Abril de 2010, 22:20
Caros Irmãos do Fórum,

Gostaria de saber qual a melhor forma de se estudar a DE.
Tenho lido O Evangelho Segundo o Espiritismo aos domingos, abrindo aleatoriamente, durante o Evangelho no Lar e ocasionalmente durante a semana. Leio também O Livro dos Espíritos de forma sequencial. Já comprei mas ainda não li atentamente O Que é o Espiritismo e A Gênese.

Qual a melhor maneira: se deter em apenas um livro e depois ir lendo os outros? nesse caso, qual seria a ordem mais adequada dos livros? Ou seria ir lendo vários livros concomitantemente, aos poucos?

Fico grato pelas sugestões.

Abraços fraternais,

Carlos
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: CAAC em 11 de Abril de 2010, 22:22
Em tempo:

Há grupos de estudos no Centro que frequento, mas as turmas iniciaram em março e agora só no próximo ano. Gostaria de já ir ganhando conhecimento ao longo desse tempo.
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: EmBuscaDaLuz em 12 de Abril de 2010, 00:36
Fui orientada a estudar primeiro o Evangelho segundo o Espiritismo, em seguida o Livro dos Espíritos, A Gênese, O Céu e o Inferno e por último o Livro dos Mediuns.
Li um de cada vez, na seqüência, mas preciso ler mais vezes para fixar os ensinamentos de cada um deles. Tenho apenas uma idéia geral da doutrina.
Agora participo dos estudos no Centro Espírita às segundas e sábados. Em grupo é mais fácil de fixar os tópicos dos livros.
Boa leitura, meu amigo! Paz para vc!
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: Suelen em 12 de Abril de 2010, 02:08
Oi CAAC!!!

Eu gosto de estudar com o grupo da casa espírita, como  parece não ser possível no momento para você, aqui no Fórum tem os quadros de estudo dos livros da codificação, é muito interessante, a troca de aprendizagem/ensino é bem legal, acho que vai gostar.

Muita paz e sucesso nessa sua caminhada!!
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: CAAC em 12 de Abril de 2010, 02:59
Obrigado, EmBuscaDaLuz, pela sugestão, que parece ser bem lógica.
Interessante que mesmo depois de ter lido os 5 livros da codificação de Kardec, você diz que precisa ler mais vezes para fixar os ensinamentos e que tem apenas uma idéia geral da doutrina. Isso nos dá a idéia da complexidade do assunto.
Obrigado mais uma vez e uma excelente semana para você!
Carlos
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: CAAC em 12 de Abril de 2010, 03:04
Oi, Suelen!!!

Realmente acho que com um grupo de estudos fica mais fácil. Além da leitura há também a troca de idéias e experiências de aprendizado.

Ainda não vi os quadros de estudos dos livros da codificação aqui no fórum. Vou procurar. Deve ser então uma boa opção para o momento.

Obrigado pela indicação e pelos votos de muita paz e sucesso nessa caminhada!

Tenha uma semana de paz e luz!

Um abraço,

Carlos

Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: EmBuscaDaLuz em 12 de Abril de 2010, 14:55
REALMENTE, AMIGO CARLOS, A COMPLEXIDADE É TAMANHA QUE ACHO QUE SEMPRE TEREMOS MUITO O QUE APRENDER A CADA VEZ QUE PEGAMOS UMA DAS OBRAS PARA LER...

FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: CAAC em 12 de Abril de 2010, 20:16
Concordo plenamente com você, EmBuscaDaLuz!
Não á à toa que você coloca a frase "Vivendo e aprendendo sempre!!!!" logo abaixo da sua foto!
Tenha um dia iluminado!
Abraços,
Carlos
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: Mourarego em 12 de Abril de 2010, 21:17
O estudo em grupo é sempre mais qualificado e rende mais.
As discussões, os debates, sobre o tema estudado  dão aos estudantes maior compreensão daquilo que se estudou.
contudo é necessário que os estudantes antes de mais nada, dispam-se de qualquer tendenciosimo, quer dizer, que estejam preparados para verem suas idéias serem combatidas ou rechaçadas.
Cada um que for, que vendo uma idéia rebatida com base na obra básica, ficar melindrado, acaba por se fazer refratário a todo o resto do estudo e mina o ambiente com energias outras que as que devem estar dentro da sala de estudos.
Kardec meus amigos, diz o tradutor do LE Herculano Pires, debatia com os Espíritos Superiores.
Mas isso não está somente para ser feito por Kardec ou alguém que lhe esteja a altura, mas sim por todos nós. Senão perdemos tempo e não vamos ter nossas dúvidas satisfeitas e aclaradas. mesmo que estejamos entre iguais.
Já tive a oportunidade de mesmo na Internet ver algumas das minhas conclusões serem destruídas pela sapiência de outros companheiros e fico feliz que isso tenha ocorrido pois só assim aprende melhor,
Não sou uma pessoa fácil de ver demovidas as suas convicções isso porque estudo um tema muitas vezes e em horários diferentes, juntamente com todos os outros livros da codificação, assim tenho uma visão mais total sobre o assunto que estudo. Dessa forma, só aceito contradições se elas estiverem fundamentadas nas obras básicas, pois, sabemos todos que só estas tê o condão de serem revistas pelos Espíritos Superiores. E se, não estivesse de cabeça aberta em qualquer debate que ocorra, fatalmente não teria elucidado melhor o que concluíra em erro.
Abraços,
Moura
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: CAAC em 12 de Abril de 2010, 21:32
Obrigado por suas palavras sábias, mano MouraRego!

Continuo achando que o estudo em grupo rende mais porém no CE que frequento, só terei essa chance no próximo ano. Daí ficarei estudando em casa ou com amigos, por enquanto.

Quanto à questão levantada pelo irmão de problemas com colegas de estudos, por terem sido rebatidas suas idéias, isso certamente ocorre por uma imaturidade espiritual da pessoa, que não admite opiniões contrárias às suas. Coisas de ego...

Um grande abraço,

Carlos
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: raiodesol em 15 de Abril de 2010, 14:10
amigo vou te falar uma coisa, tambem frequento uma casa espirita e esse negócio de estudos é dificil pois nós não temos toda ou (nem parte ) pelo menos eu não tenho,da codificaçâo em nossas cabeças e nos estudos  não temos muito como debater idéias de alguem,ai vai virar um rolo que só por deus se é que um dia vai se resolver,conforme voce ir lendo as citaçoes do forum vai entender bem do que estou falando, abração e bons estudos.hehehe
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: Mourarego em 15 de Abril de 2010, 16:17
Pois é Raio, compreendo que você diz.
contudo a facilidade que se tem hoje, mesmo sem sair deste Fórum em baixar toda a codificação, não faz com que a idéia exposta sirva como atenuante.
O que acontece, e você já deve saber, é que muitos aqui querem dar "a sua opinião", ora falam de si mas o que se quer aqui é uma avaliação em face da doutrina pois é ela o norte a ser seguido.
Não adianta nada eu, que não sou Kardec ou um Espírito Superior, vaticinar isso ou aquilo, o que se quer ter em mente é a doutrina e por isso as opiniões prestada devam a ela remeter, senão este fórum perde a sua característica basica não é mesmo?
Abração,
Moura
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: CAAC em 16 de Abril de 2010, 01:28
O irmão Moura Rego tem razão: o importante é focar na Doutrina e não em opiniões pessoais.
Abraços fraternais,
Carlos
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: arcal em 14 de Fevereiro de 2011, 19:08
O irmão Moura Rego tem razão: o importante é focar na Doutrina e não em opiniões pessoais.
Abraços fraternais,
Carlos

Caro CAAC

Em todos os tempos sempre existiram opiniões pessoais e existirão para sempre. Graças a elas muita coisa mudou, muda e mudará.  Desde que estas opiniões tornem-se "opiniões universais" e aplique-se " o princípio da concordância" Não vejo formulas para se realizar o estudo da Doutrina Espírita exatamente  por isto. Cada um segundo sua capacidade. Minha grande preocupação é alinhar-me aos conselhos do Mestre Liones, quando insistentemente nos recomenda o bom senso, o crivo da razão e alerta contra a fé cega, sobre esta , eu raciocino que devo estudar, refletir e nunca aceitar só por que alguém se dizendo mais sábio afirma que deve ser assim ou assado. Na Codificação, esta preocupação foi exaustivamente citada. No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, nos dá uma idéia claríssima de como nos comportar perante qualquer ensino espírita: _ "Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam instantâneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares".
Por isto, talvez seja aconselhável ao realizarmos qualquer estudo e qualquer leitura de obras espíritas ou  informações daqueles mais prolixos,   submeté-los sempre ao contido na Introdução da Obra  "O Evangelho Segundo o Espiritismo, exatamente em "Controle Universal do Ensino dos Espíritos". Ali se encontra critérios tão rigorosos que até mesmo Kardec muito custou-lhe, segui-lo.
Entendo que a  melhor maneira  de estudar  a Doutrina Espírita é aquela cujo resultado, verificamos  através de nossa mudança de comportamento  e reforma interior.

Não importa o número de  vezes que estudamos um mesmo assunto ou relemos o mesmo livro. Sempre descobriremos novos conhecimentos e particularmente novas Revelações.

Vejo no Fórum Espírita, um manancial de conhecimento inesgotável, um ajuntamento de pessoas  comprometidas com o Estudo Espírita e  suas nuances  doutrinarias. Para mim  este espaço tornou-se um Portal de estudos que muito supera os Centro Espíritas em sua didática, face ao curto  período que aqueles Centros dispõem para a atividade doutrinária e estudo sistematizado. Aqui, dispomos simultaneamente de tudo que  necessitarmos consultar. Obtemos também opiniões que, se fracas, a verificação universal  aqui se faz presente, em face do números de leitores e contraditores. Neste espaço não há dia ou noite  nem limite de tempo para mergulharmos nos seus conteúdos.
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: alexfidelis em 06 de Novembro de 2012, 23:07
Pessoal, desenvolvi um sistema/site onde as obras do Doutrina Espírita estão indexadas em um banco de dados, sendo assim, ao buscar por uma palavra chave ou termo, o sistema consegue "varrer" toda a DE instantaneamente e apresentar um resultado vasto, completo e preciso.

Espero que este projeto agrade e atenda às necessidades dos estudantes da DE.

Para acessar o site/sistema: www.edesp.eu (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5lZGVzcC5ldQ==)

Algumas ferramentas do sistema:
- Centro de Pesquisa: O usuário pode salvar itens encontrados durante a pesquisa e encontrá-los todos reunidos no Centro de Pesquisa.
- Versão para impressão: O Centro de Pesquisa possui uma versão de página feita para ser impressa (preto e branco e formatação ideal para impressão).
- Busca Geral: Sistema pode fazer buscas gerais em todas as obras da DE quase que instantaneamente.
- Buscas Locais: A medida que o usuário vai compreendendo a DE, ele pode buscar por termos e palavras chaves em somente uma das obras.
- Visualização: Há 2 modos de visualização dos resultados das buscas, compacto e completo.
- Modo Celular: Pode-se visualizar as obras da DE em mode celular (mobile) para facilitar a leitura em telas pequenas.

*Site sem fins lucrativos, não possui vínculo algum com qualquer instituição, ONG e pessoa jurídica. Têm a finalidade apenas de divulgar a Doutrina Espírita com foco no estudo e pesquisa. Mantido por pessoa física.
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: Rodrigo Bernardes de Assis em 06 de Novembro de 2012, 23:28
Alexisfidelis ! parabéns pelo site!!! é um orgulho poder sistematizar e melhorar o estudo espírita...! ;D
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: Vitor Santos em 07 de Novembro de 2012, 00:04
Olá CAAC

Amigo, proponho que faça o curso de espiritismo online:

http://www.adeportugal.org/adep/

Neste site pode encontrar também entrevista concedidas por espíritas aos meios de comunicação social, e mais informação.

Neste site pode ouvir as palestras que vão sendo dadas num Centro que para mim é de referência:

http://www.ccespirita.org/

São dos melhores recursos que conheço, mas eu não estou em nenhum destes projectos, nem faço parte das organizações que os promovem.

bem haja
Título: Re: Qual a melhor maneira de estudar a Doutrina Espírita?
Enviado por: Mourarego em 07 de Novembro de 2012, 14:17
Como já disse e fui ajudado por outros, a melhor forma de se estudar a doutrina, quanto a ordem das obras está capitulada em OLM capítulo III item 35 in fine.
abraços,
Moura