Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Pedagogia Espírita => Tópico iniciado por: Gigii em 23 de Junho de 2008, 22:02

Título: Função da Escola Espírita
Enviado por: Gigii em 23 de Junho de 2008, 22:02
"À escola espírita cabe a aplicação no campo pedagógico do que a doutrina espírita possui de mais fundamental: a educação espírita, compreendida como um processo de elevação das almas dos educandos a um patamar superior de espiritualidade, independentemente do seu posicionamento religioso.

A educação espírita não sectária, bem conduzida pela escola, não deverá reforçar, interpretar ou fomentar nenhuma religião em particular, com os seus dogmas, mitos, irracionalismos e mistérios, mas, pode sim promover aquilo que todas têm como missão comum e a mais elevada de todas: o desenvolvimento da espiritualidade dos seus alunos.

Essa espiritualidade é composta pelos valores universais morais de honestidade, caridade,humildade, altruísmo, fraternidade, veracidade,justiça,piedade,etc.,portanto,passíveis de serem trabalhados pela escola."

Pedro de Camargo (Vinicius)


Eu acrescentaria...possiveis de serem trabalhados em qualquer escola!
Título: Re: Função da Escola Espírita
Enviado por: x em 24 de Junho de 2008, 11:49
Olá Regina,

«Eu acrescentaria...possiveis de serem trabalhados em qualquer escola!»

Exactamente amiga, porquanto, basta o professor/educador, ser alguém, com uma certa elevação moral e intelectual, para que isso aconteça, visto que, os professores são exemplos práticos para os alunos, daí que, quando um professor se contradiz no que toca aos Valores Morais, dizendo uma coisa, e fazendo outra, ou seja, falando de justiça e praticando a injustiça, então perderá toda a credibilidade dos alunos, e passará a ser apenas mais um.


Abraços.
Título: Re: Função da Escola Espírita
Enviado por: zeni em 24 de Junho de 2008, 13:30
Olá! Regina paz em seu coração.

Essa espiritualidade é composta pelos valores universais morais de honestidade, caridade,humildade, altruísmo, fraternidade, veracidade,justiça,piedade,etc.,portanto,passíveis de serem trabalhados pela escola."

Seria importantíssimo se adotassem este sistema, porque as crianças na maioria das vezes vem de lares, que não tem ensinamentos nem de sua condulta moral, muito menos da espíritualidade, são criança criadas como se fossem robos, que na primeira oportunidade lançam sua revolta ferindo os professôres de várias maneiras moral e fisicamente, na maioria das vezes elas precisam só desse empurrão para se tornarem amadas queridas, tornando seu ambiente escolar não só numa escola onde vem aprender valores para si próprio, mas valores para com a sociedade em geral, saíria dali com outra visão que o nosso mundo não é só material que tem algo que nos espera do outo lado da vida.


Beijos Zenilda.
Título: Re: Função da Escola Espírita
Enviado por: Gigii em 24 de Junho de 2008, 14:34
Resumindo, os professores/educadores, têm de ser profissionais, do saber-fazer e do saber-ser, e não só do saber-fazer.

Joshua...é isso mesmo companheiro  ;)

....saíria dali com outra visão que o nosso mundo não é só material que tem algo que nos espera do outo lado da vida.

Zeni...é esse o objectivo fundamental.

Beijinhos
Gi
Título: Re: Função da Escola Espírita
Enviado por: Isis Maria em 27 de Junho de 2008, 12:24
Paz e amor a TODOS!

Esse sistema seria essencial, hiper importante se fosse aplicado em todas as escolas sem dúvida!!

Porém, como disse Joshua e concordo, é necessário que que o educador seja alguém com elevação moral, pois ele será o modelo vivo de tudo que as crianças irão aprender é através do educador que as crianças irão desenvolver, transformar o espírito não só na aquisição do saber,mas especialmente na formação e consolidação do caráter.


Beijos, fiquem com Deus!
 
Título: Re: Função da Escola Espírita
Enviado por: Hugo Leonardo em 07 de Julho de 2010, 15:08
Olá a todos,
Que assunto maravilhoso.
É, para mim, a mais importante instituição espírita, que ainda não temos edificado. É uma necessidade inadiável, segundo Ney Lobo. A regeneração da sociedade só se dará pela educação.
Gostaria de trabalhar em sua implantação.
Um abraço