Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Páginas na internet »
  • Os impactos espirituais do uso de drogas

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Os impactos espirituais do uso de drogas  (Lida 2970 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Adir Tavares

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 136
  • Participação: 64
  • Adir Tavares is awe-inspiring!Adir Tavares is awe-inspiring!Adir Tavares is awe-inspiring!Adir Tavares is awe-inspiring!Adir Tavares is awe-inspiring!Adir Tavares is awe-inspiring!Adir Tavares is awe-inspiring!Adir Tavares is awe-inspiring!Adir Tavares is awe-inspiring!Adir Tavares is awe-inspiring!Adir Tavares is awe-inspiring!Adir Tavares is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Oremos
  • Relevância: +43
    • Variedades
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Os impactos espirituais do uso de drogas
« em: 13 de Junho de 2015, 20:51 »
0Gostou?
Enviado por Gomes Tobias

Do Grupo de Estudos Allan Kardec

As drogas devem ser liberadas?

Quando falamos em suicídio, logo imaginamos alguém colocando fim a sua vida física através de envenenamento, tiro na cabeça ou na boca, corte nos pulsos, enforcamento, etc., é o que chamamos de SUICÍDIO DIRETO OU CONSCIENTE.

Mas nos esquecemos que, há um suicídio lento e silencioso, que chamamos de SUICÍDIO INDIRETO OU INCONSCIENTE. Este é o que mais mata. O suicídio indireto é quando aniquilamos lentamente nosso corpo físico, através: DA IRRITAÇÃO (causadora de distúrbio circulatório, como entupimento de veias do coração); CALMANTES (a busca da tranqüilidade artificial); ALUCINÓGENOS (a busca da euforia ilusória através da maconha, cocaína, bebidas alcoólicas, etc.); O VÍCIO MENTAL COMO OS HIPOCONDRÍACOS (que de tanto imaginar doença, ficam doentes); OS MELANCÓLICOS (adoecem porque a parte psicológica está em baixa); OS MALEDICENTES (se envenenam com o mal que julgam identificar nos outros); OS REBELDES (os eternos inconformados com a vida); OS APEGADOS A FAMÍLIA E BENS TERRENOS (passam a vida preocupados em ter, em cuidar, em não perder, em não deixar ninguém lhe passar a perna); OS EXCESSOS (à alimentação, ao cigarro, ao sexo desregrado, à bebida alcoólica).

Como vemos, as formas de suicídio são grande. André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier, explica que poucos são completistas, ou seja, nascemos com uma estimativa de vida e, com os abusos, desencarnamos antes do previsto. E conta também, no livro "Nosso Lar", seu sofrimento ao desencarnar, porque foi um suicida indireto. Sua desencarnação ocorreu porque todo aparelho gástrico foi destruído à custa de excessos de alimentação e bebidas alcoólicas. E a sífilis devorou-lhe energias essenciais para a recuperação pós operatória.

E, no tempo atual, infelizmente, observamos o aumento da auto aniquilação pelas drogas como: maconha, cocaína, heroína, crack, bebidas alcoólicas (esta já é liberada), etc. Há muitos problemas causados pelo uso de drogas, e muitos são os tipos de morte, a mais conhecida é a overdose, porque o organismo se adapta aos efeitos da droga implicando a necessidade de aumentar a dose para continuar obtendo resultados semelhantes.

Muitos defendem a droga dizendo: "Não estou prejudicando ninguém. A vida é minha e eu faço o que quero com ela." Este discurso egoísta, mostra total ignorância no assunto. O dependente de drogas, geralmente, envolve a família, a sociedade e torna-se envolvido com a criminalidade, pois quando este fica sem condições financeiras para adquiri-la, a consegue com o traficante, através do sistema de comissão nas vendas; sem contar pequenos e grandes furtos, assaltos, muitas vezes, seguidos de mortes, etc. Chegam a matar familiares para obter algo que possam vender e sustentar seu vício. E com isso, traficantes se fortalecem, matando vidas de maneira direta ou indireta, desagregando famílias e desequilibrando a sociedade.

Muitos acreditam também, que o usuário não deve ser punido. Mas é o usuário que fortalece o traficante e, consequentemente, ambos fortalecem a criminalidade. Se não houvesse usuário, não haveria traficante. O usuário deveria ser encaminhado, obrigatoriamente, a um centro de recuperação, antes de tornar-se violento, perigoso a sociedade. E os que já estão cometendo delitos também. Hoje, o Governo deveria construir centros de recuperação como constrói presídio.

Se todos acreditassem na reencarnação, saberiam que a vida não começa no berço, não acaba no túmulo e que a lei é de Causa e Efeito, consequentemente, abusariam menos da lei divina. Então, quando maltratamos nosso corpo físico, geralmente, ressarciremos a mal causado através de doenças, assim como desfrutaremos da saúde se dela cuidarmos. Aquilo que causamos, de bom ou de mal, a nós, ao próximo ou a qualquer fruto da criação divina, sentiremos o efeito, nesta ou em outra encarnação. Por exemplo: o usuário de cigarro lesa vários órgãos do corpo físico, um deles é o pulmão. Este órgão, então, se foi o mais lesado, poderá desencadear problemas pulmonares. Se isto não ocorrer nesta encarnação, numa próxima, poderá vir sensível a doenças como: câncer, asma, bronquite, etc. Os que não abusam da saúde e tem várias doenças estão, provavelmente, colhendo o que plantaram. E os que abusam da saúde e passam pela vida saudáveis, estão plantando. Se assim não fosse, Deus seria injusto. Por exemplo: Como pode uma criança nascer precisando de transplante de fígado e, um adulto usuário de bebidas alcoólicas ser saudável? Como dissemos, um está colhendo (porque a criança é um Espírito velho em corpo novo), e o outro está plantando (o adulto). Como nos foi avisado: "O plantio é livre mas a colheita é obrigatória".

Portanto, as drogas não devem ser liberadas, somos nós que devemos nos libertar delas.

Rudymara
http://jornalggn.com.br/noticia/os-impactos-espirituais-do-uso-de-drogas


Registado
@Adir00

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Os impactos espirituais do uso de drogas
« Responder #1 em: 14 de Junho de 2015, 15:08 »
0Gostou?
Olá amigos

Essa ideia de que a doença pode ser uma pena de outras encarnações não me entra na cabeça.

E pode ser uma fonte de descriminação em relação às pessoas doentes pelos fanáticos, o que é perigoso.

Não explica a razão pela qual os animais também têm doenças semelhantes aos seres humanos, e até podem nascer também fisicamente defeituosos.

A ciência encontra relações causa-efeito entre as doenças e a genética, entre as doenças e os comportamentos que vão contra a saúde, entre as doenças e o ambiente físico em que vivemos.

Não se pode estabelecer uma relação causa-efeito entre uma doença e a uma pena de encarnações anteriores, em cada caso concreto. Essa relação causa-efeito, em regra, é determinada por suposição, e suposições não são factos. E muito menos são certezas.

Passar uma vida inteira a cumprir uma pena de encarnações anteriores sem conhecer essa pena não me parece lógico. É como estar preso a cumprir uma pena que não conhecemos. Se isso é reprovável na Terra, se é considerado uma injustiça, porque havemos de considerar que é correcto estar previsto nas leis naturais que Deus concebeu? Depois do desencarne poderíamos entender, mas, até lá, parece-me uma injustiça, e nada contribui para a nossa melhoria, pois não sabemos, ao certo, porque  porque estamos assim, do ponto de vista espiritual, apenas podemos jogar palpites para o ar.

A ideia de que estamos aqui submetidos a um destino determinado anteriormente e que não conhecemos, se acreditamos que a nossa doença tem origem em penas ou comportamentos errados de encarnações anteriores, é desanimadora. Efectivamente não podemos ir ao passado alterar nada. Se a encarnação não é uma renovação, uma nova oportunidade, independente do passado, mas uma forma de cumprir a pena de Talião, então vivemos para suportar uma vingança em nome daqueles a quem prejudicámos, de alguma forma, em encarnações anteriores. E uma vingança é um crime, como ensina Jesus de Nazaré, não é imposição da justiça, que é reparar o prejuizo causado, positivamente, da forma possível.

Jesus até vai mais longe e diz para fazer o bem aqueles que nos fazem o mal. Ou seja, para não retaliar, respondendo a violência com violência. Para não nos vingarmos, em suma. Ele ensinou a amar até os inimigos. 

Uma pena não é justiça, quanto muito pode ser uma forma de dissuadir a pessoa de comportamentos errados. Mas esse efeito de dissuadir de comportamentos errados, aqui na Terra, encarnados, não funciona nesta encarnação, pois nela não conhecemos as razões dessa pena. A não ser que aceitemos o principio que a doença que não tem origem em comportamentos desta vida é um sinal de criminoso da encarnação anterior. Ou seja, os mais saudáveis não têm penas a cumprir que impliquem a saúde, apenas os doentes. Não aceitando esse principio, quanto a mim discriminatório e nocivo, sobretudo porque é virado para os que estão doentes, para os mais frágeis. E a DE ensina a apoiar mais os mais frágeis, não a considerá-los criminosos a cumprir pena desconhecida. Se aqui não conhecemos a pena, só depois do desencarne a podemos conhecer.

O uso de drogas leva-nos a sofrer a lei causa-efeito, mas ainda aqui na Terra. E o drogado é culpado de fraqueza, de falta de juízo, mas muitas vezes ainda começa jovem, imaturo, o traficante de drogas duras é culpado de homicídio qualificado, se o drogado sucumbe por esse motivo, e de crueldade, pois sabe que os drogados ficam escravos da droga. E levar pessoas à escravidão de um produto químico, é um crime muito mais grave que o homicídio. 

A explicação da vida como resultado de um código penal divino é redutora. A vida é bem mais complexa do que isso. As influências a ter em conta são muitas. A compreensão das razões do que nos acontece reduzidas ao ponto de vista espiritual é extremamente redutora. E não há evidências confiáveis de que tudo na vida são efeitos que têm apenas causas espirituais. Seja o que nos acontece positivo ou negativo.

Bem hajam

Registado
O perdão compensa!

Offline maurolarrat

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 4
  • Participação: 1
  • maurolarrat has no influence.
  • Relevância: 0
  • Cidade: Belém
  • País: Brasil
Re: Os impactos espirituais do uso de drogas
« Responder #2 em: 15 de Junho de 2015, 23:56 »
0Gostou?
Citação de: Vitor Santos em 14 de Junho de 2015, 15:08
Olá amigos

Essa ideia de que a doença pode ser uma pena de outras encarnações não me entra na cabeça.
Vitor, gostei das suas questões. Eram questões as quais eu também fazia. Com todo o respeito, me permita adicionar as minhas humildes colocações com base no meu entendimento/aprendizado pessoal.


Citação de: Vitor Santos em 14 de Junho de 2015, 15:08
E pode ser uma fonte de descriminação em relação às pessoas doentes pelos fanáticos, o que é perigoso.
Só para as pessoas que adotam o fanatismo como atitude. Por exemplo, certamente nem você e nem eu tratamos uma pessoa doente dessa forma.

Citação de: Vitor Santos em 14 de Junho de 2015, 15:08
Não explica a razão pela qual os animais também têm doenças semelhantes aos seres humanos, e até podem nascer também fisicamente defeituosos.
A doença ou limitação humana não precisa responder o porquê de os animais também adoecerem ou terem limitações físicas. Agora, imagine, uma pessoa que acolhe um animal com limitação (sem uma das patinhas, p.e.) e o trata com todo o cuidado, doando o seu tempo e recursos, muitas vezes passando por situações desencorajadoras com o animal, mas continuando em frente. Imagine os valores que esta pessoa pode alcançar durante esse processo. Existem muitos exemplos como esse que você já deve ter escutado ou quem sabe até mesmo presenciado.

Citação de: Vitor Santos em 14 de Junho de 2015, 15:08
A ciência encontra relações causa-efeito entre as doenças e a genética, entre as doenças e os comportamentos que vão contra a saúde, entre as doenças e o ambiente físico em que vivemos.

Não se pode estabelecer uma relação causa-efeito entre uma doença e a uma pena de encarnações anteriores, em cada caso concreto. Essa relação causa-efeito, em regra, é determinada por suposição, e suposições não são factos. E muito menos são certezas.

Doenças estão relacionadas com vidas passadas? Com o meio ambiente? Com o temperamento ou com a alimentação? Com a formação genética? A resposta afirmativa de uma dessas questões não exclui a resposta afirmativa para as outras. Provavelmente todas estão corretas e interrelacionadas.

Citação de: Vitor Santos em 14 de Junho de 2015, 15:08
Passar uma vida inteira a cumprir uma pena de encarnações anteriores sem conhecer essa pena não me parece lógico. É como estar preso a cumprir uma pena que não conhecemos. Se isso é reprovável na Terra, se é considerado uma injustiça, porque havemos de considerar que é correcto estar previsto nas leis naturais que Deus concebeu?
Se a pessoa crê em reencarnação, e entende, ela sabe que precisa ter resignação. Além disso, a doutrina ensina que a pessoa está ciente, durante o planejamento reencarnatório, das suasprovaçõesna vide terrena.
Se a pessoa sofre na vida atual por uma  possível  limitação que possa ter causado a alguém em outra vida, passar pela mesma dificuldade pode ser um meio de entender o que fez de errado. Se injustiça existisse, esta condição iria anular a possibilidade de existência da lei de causa e efeito. Eu não tenho palavras pra descrever a admiração que sinto ao ver uma pessoa com uma deficiência física natural, se superando, e dando exemplo. Imagina o efeito que esta pessoa causa em pessoas que muitas vezes reclamam em demasia, mesmo tendo o necessário para realizar suas vontades supérfluas básicas.



Citação de: Vitor Santos em 14 de Junho de 2015, 15:08
Depois do desencarne poderíamos entender, mas, até lá, parece-me uma injustiça, e nada contribui para a nossa melhoria, pois não sabemos, ao certo, porque  porque estamos assim, do ponto de vista espiritual, apenas podemos jogar palpites para o ar.
Com a sabedoria e o tempo, um problema que a anos afligiu uma pessoas, certas vezes se torna uma lembrança de reflexão e de lições. Quando isso ocorre (e e só um dos muitos caminhos), acredito que esta pessoa evoluiu mais em relação a pessoa que foi, no momenot em que a aflição do problema  ainda prevalecia.

Citação de: Vitor Santos em 14 de Junho de 2015, 15:08
A ideia de que estamos aqui submetidos a um destino determinado anteriormente e que não conhecemos, se acreditamos que a nossa doença tem origem em penas ou comportamentos errados de encarnações anteriores, é desanimadora. Efectivamente não podemos ir ao passado alterar nada. Se a encarnação não é uma renovação, uma nova oportunidade, independente do passado, mas uma forma de cumprir a pena de Talião, então vivemos para suportar uma vingança em nome daqueles a quem prejudicámos, de alguma forma, em encarnações anteriores. E uma vingança é um crime, como ensina Jesus de Nazaré, não é imposição da justiça, que é reparar o prejuizo causado, positivamente, da forma possível.
Algumas coisa é possível sim, melhoras. Outras, pelo próprio bem da pessoa que passa pela dificuldade, só é possível atenuar o problema. Um fumante emuma encarnação passada, que nesta encarnação sofre seriamente de problemas pulmonares, jamais vai voltar a fumar nas próximas encarnações. Eu não faria isso :) . Se eu morresse assim, acreditando que a vida foi injusta, e do lado de lá me fosse apresentado o motivo, como nesse exemplo, aceitaria que a minha condição foi devido aquele erro e evitaria certamente de repeti-lo.

Citação de: Vitor Santos em 14 de Junho de 2015, 15:08
Jesus até vai mais longe e diz para fazer o bem aqueles que nos fazem o mal. Ou seja, para não retaliar, respondendo a violência com violência. Para não nos vingarmos, em suma. Ele ensinou a amar até os inimigos. 
com o tmepo vc entende que é umaquestão de sintonia. Quando você está em um estado emocional e espiritual ameno, vai atrair pessoas com as mesmas afinidades.

Citação de: Vitor Santos em 14 de Junho de 2015, 15:08
Uma pena não é justiça, quanto muito pode ser uma forma de dissuadir a pessoa de comportamentos errados. Mas esse efeito de dissuadir de comportamentos errados, aqui na Terra, encarnados, não funciona nesta encarnação, pois nela não conhecemos as razões dessa pena. A não ser que aceitemos o principio que a doença que não tem origem em comportamentos desta vida é um sinal de criminoso da encarnação anterior. Ou seja, os mais saudáveis não têm penas a cumprir que impliquem a saúde, apenas os doentes. Não aceitando esse principio, quanto a mim discriminatório e nocivo, sobretudo porque é virado para os que estão doentes, para os mais frágeis. E a DE ensina a apoiar mais os mais frágeis, não a considerá-los criminosos a cumprir pena desconhecida. Se aqui não conhecemos a pena, só depois do desencarne a podemos conhecer.
Da mesma forma que uma criança que só aprende por exemplo, as vezes negligencia o exemplo e aprender pela dor da negligência. em alguns casos, o objetivo não é conhecer a causa do problema, mas como a pessoa se porta diante da situação. em outros casos é possível sim que a pessoa saiba a origem do seu problema, o que é a maior parte dos casos na Terra. Mas quase ninguém consegue admitir, nem para sí mesmo, que pelo menos descofia a razão (causa e efeito) de estar passando por tal dificuldade. E o pior, a lgumas pessoas sequer conhecem ou, menos ainda, entendem a lei de causa e efeito. Como esperar que consigam entender as suas limitações atuais, nessas condições?


O uso de drogas leva-nos a sofrer a lei causa-efeito, mas ainda aqui na Terra. E o drogado é culpado de fraqueza, de falta de juízo, mas muitas vezes ainda começa jovem, imaturo, o traficante de drogas duras é culpado de homicídio qualificado, se o drogado sucumbe por esse motivo, e de crueldade, pois sabe que os drogados ficam escravos da droga. E levar pessoas à escravidão de um produto químico, é um crime muito mais grave que o homicídio. 

Citação de: Vitor Santos em 14 de Junho de 2015, 15:08
A explicação da vida como resultado de um código penal divino é redutora. A vida é bem mais complexa do que isso. As influências a ter em conta são muitas. A compreensão das razões do que nos acontece reduzidas ao ponto de vista espiritual é extremamente redutora. E não há evidências confiáveis de que tudo na vida são efeitos que têm apenas causas espirituais. Seja o que nos acontece positivo ou negativo.
O espiritismo não encerra nos seus atuais escritos, todasas respostas do universo. "Nada" faz isso. Se questione o porquê de o espírito precisar da matéria para evoluir em certos aspéctos. Tudo é importante,  seja a matéria, densa como a vemos e a matéria , tênue como (pelo menos eu :)) não vemos por meios convencionais (olhos).

Em reumo, se você crer em causa e efeito, pela lógica (logicamente falando :) ) não há como existir injustiça.

Obrigado pelo seu texto.


Bem hajam


Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Aos consumidores de drogas

Iniciado por Victor Passos Toxicodependência

0 Respostas
2668 Visualizações
Última mensagem 01 de Fevereiro de 2009, 11:33
by Victor Passos
OS ADOLESCENTES E AS DROGAS

Iniciado por *Leni* Espiritismo & Jovens

0 Respostas
6184 Visualizações
Última mensagem 12 de Fevereiro de 2009, 01:06
by *Leni*
Diga não as drogas

Iniciado por aruanda Humor

1 Respostas
4140 Visualizações
Última mensagem 22 de Junho de 2009, 21:35
by demis
As drogas – 1

Iniciado por sandramarabsj « 1 2 » Toxicodependência

27 Respostas
9434 Visualizações
Última mensagem 07 de Outubro de 2012, 17:06
by juliana0306
As drogas e suas implicações Espirituais

Iniciado por Zirlene « 1 2 » Toxicodependência

28 Respostas
8466 Visualizações
Última mensagem 30 de Novembro de 2011, 17:48
by Mourarego

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC