Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Tópico iniciado por: Irm em 06 de Outubro de 2010, 13:54

Título: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Irm em 06 de Outubro de 2010, 13:54
Olá, companheiros.

Olha, eu qeria tratar de um assunto muito delicado, mas que interessa a todos os irmãos em Deus e que poderia melhorar a qualidade de vida dos seres humanos deste planeta.
O consumo de carnes de animais, levam ao sacrifício vítimas inocentes, que não foram destinadas no plano original da criação divina à alimentação.
Na nossa opinião, o consumo de leite e ovos, já não é prejudicial, porque não estão sendo mortos animais por causa disso, não podemos esquecer que as pessoas não irão deixar de ter vida sexual para preservar óvulos e espermatozóides, da mesma forma consideramos a questão acima. Ainda estamos longe da perfeição, e nos mundos mais evoluídos a alimentação pode ter o sabor que cada um desejar, pois será feita apenas do fluido universal. Mas por enquanto devemos evitar o consumo de carne e apreciar os outros alimentos, buscando na alimentação saudável uma vida mais pura e equilibrada.
Sabendo-se escolher bem os alimentos, o consumo de carne é perfeitamente dispensável, os nutrientes podem ser obtivos dos alimentos naturais de origem vegetal, até mesmo a água pode servir como parte da alimentação, levando-se em conta que no mundo espiritual os espíritos em certa fase da vida, se nutrem só de água.
Agradeçamos a Deus a compreensão das verdades eternas e procuremos no amor ao próximo edificarmos um lindo porvir para a humanidade.
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Mourarego em 06 de Outubro de 2010, 15:40
"O consumo de carnes de animais, levam ao sacrifício vítimas inocentes, que não foram destinadas no plano original da criação divina à alimentação."

Esta é uma inverdade, posto que na própria doutrina vemos que este tipo de alimentação que está na cadeia alimentar que é uma obra De Deus, ela nos mostra que é uma das formas pela qual os animais ajudam ao homem.
Nessa hora a doutrina é jogada no lixo apenas para enaltecer o ego de alguns que pensam estarem corretos e alastrar a ignorância dela mesma perante aos mais novos.

"(...)Na nossa opinião, o consumo de leite e ovos, já não é prejudicial, porque não estão sendo mortos animais(...)"

Outra bobagem. os ovos estão na mesma conta dos fetos, só que de maneira diferenciada, pois é dentro do ovo que nova vida animal começa.

"(...) não podemos esquecer que as pessoas não irão deixar de ter vida sexual para preservar óvulos e espermatozóides, da mesma forma consideramos a questão acima.(...)"
Ora, então a existência dos bancos de sêmen são uma criação plasmática, uma ilusão não é assim?

"(...)nos mundos mais evoluídos a alimentação pode ter o sabor que cada um desejar, pois será feita apenas do fluido universal. (...)"
Afirmação leviana e sem nenhuma base na doutrina dos Espíritos.

"(...)Sabendo-se escolher bem os alimentos, o consumo de carne é perfeitamente dispensável, os nutrientes podem ser obtidos dos alimentos naturais de origem vegetal(...)"

Quem afirma isso ou não leu o que os cientistas da área afirmam sobre uma importante proteína só contida na carne e e ainda não se conseguiu sintetizar.
Se os outros tipos de alimentação podem nutrir o corpo do homem, contudo não o nutrem totalmente exatamente por falta desta proteína.

"(...) até mesmo a água pode servir como parte da alimentação, levando-se em conta que no mundo espiritual os espíritos em certa fase da vida, se nutrem só de água."
Outra menitirinha que uns falam e que outros crédulos e sem conhecimento da ciência e da doutrina acreditam...
Sim a água pode ajudar tal como a energia solar, a urina etc e tal, não vemos grupos afirmarem na TV desse tipo de alimentação e que dá resultados? Não há mesmo neste fórum a notícia que um indiano há mais de 10 anos se alimenta só da energia do sol?
Quem quer acreditar nisso é porque ainda não largou  a leitura das revistas em quadrinho ou dos contos  de Ali Babá.
A mentira maior é afirmar-se que em mundos mais avançados Espíritos só se alimentem de água.
Espíritos não têm organização física e qualquer um deles que esteja num mundo superior sabe disso, logo, quem assim afirma nunca abriu o LE ou qualquer outra obra de Doutrina Espírita.
Vamos estudar a doutrina?

"(...) Agradeçamos a Deus a compreensão das verdades eternas e procuremos no amor ao próximo edificarmos um lindo porvir para a humanidade.(...)"
Só faltou a especificação de que "verdades Eternas" o amigo quer ou quis falar, pois no que se leu não se encontrou nenhuma delas... Ou das outras verdades.
Abraços,
Moura

"(...)
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: mecame em 06 de Outubro de 2010, 15:52
Eu considero este tipo de discussão muito desnecessária. Esquecemos que somos ainda uma civilização não muito adiantada e que o consumo de carne está dentro deste contexto. Também esquecemos que a muitos milênios o homem vem comendo carne, o que significa que o organismo está ligado ainda ao consumo de carne. Não deveríamos condenar o consumo da carne. Como eu já disse em outros tópicos eu não como carne. Não como não por ser vegetariano, porque não sou vegetariano. Não como carne porque não gosto de nenhum tipo de carne desde criança. Porém toda a minha família come carne e não sou melhor que a minha família em nada. Os homens ainda precisam da proteína da carne. E uma coisa que não podemos esquecer é que deixar de comer carne não é simplesmente a abstinência de carne, mas sim a mudança de uma consciência. E só vamos deixar de consumir a carne quando esta consciência for uma realidade da humanidade. Por enquanto nós temos os abatedouros, temos a pecuária, temos a pesca, enfim, temos a carne ligada à economia e à vida. Por outro lado, não vamos também endeusar a proteína da carne porque há espaços neste mundo onde a pobreza é tanta que alguns seres nunca provaram um pedaço de carne e mesmo assim vivem e, muitos vivem uma longa vida, mesmo dentro de grande dificuldade. É o caso de comunidades no Afeganistão, na África, no próprio Brasil e etc. Mas, esta discussão sobre comer ou não carne muitas vezes chega a ser extremamente desnecessária. A paz de Cristo a todos.
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Mourarego em 06 de Outubro de 2010, 15:55
Concordo com vc maninho mecame!
abração,
Moura
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Irm em 06 de Outubro de 2010, 21:27
Devemos ver que os costumes da humanidade evoluem com o tempo, no passado, tribos primitivas se alimentavam da carne de outros seres humanos e nem por isso devemos considerar isso correto para o homem civilizado.
Os animais, segundo inúmeros autores renomados, são espíritos em evolução, que depois de um longo período de maturação, alcançarão a condição de seres humanos. Na obra O Livro dos Espiritos, diz que tudo se encadeia na natureza, desde o átomo, até o arcanjo, que também começou por ser átomo. Esta é uma realidade explicada de forma muito inteligente no livro A Grande Síntese, psicografado pelo médium italiano Pietro Ubaldi.
Com a evolução os seres humanos tornam-se mais inteligentes, mas sensíveis, mais bonitos, mais saudáveis e tudo o que há de bom, seria absurdo se não incluíssemos na lista o abrandamento progressivo dos costumes.
Eu particularmente estou me sentindo mais saúdável depois de deixar de comer carne, e vou deixar que a experiência confirme a minha posição, aos que não conseguirem me aceitar, restará o ataque de me chamarem de mentiroso, mas Allan Kardec disse que a agressão é o argumento de quem não tem nada de bom a dizer.
As boas obras são o que revelam a qualidade de um ser humano.
Tenhamos paciência também com os que defendem exageramente a obra de Allan Kardec, pois muitas vezes são mais médiuns obsidiados do que pessoas más.
Médicos e cientistas também se enganam, levando-se em consideração que uma mesma medicação que pode salvar uma pessoa, pode matar outra, por uma simples questão de uma complexa diferença biológica que a medicina da Terra ainda relativamente rudimentar, não é capaz de apreciar.
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Mourarego em 06 de Outubro de 2010, 21:39
Pietro leia o lE em conjunto com  Genese vais mudar de opinião
no mais nem pensar em Ubaldi, amigo ele se julgava mais que Alan Kardec
Mesmo na citação ao LE que o amigo faz ela não está de acordo pois juntas uma coisa com outra e quando ele fala tudo se encadeia é numa visão que nada tem a ver com a alimentação como mostra a fala do Espírito Lamenais procure ver essas coisas no próprio LE ou senão na Revista Espírita.
abraços,
Moura
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Irm em 06 de Outubro de 2010, 21:59
Não devemos concordar totalmente nem com Kardec nem com Ubaldi, afinal os dois foram seres humanos falíveis com qualidades e defeitos como qualquer um de nós.
Já pude ver no fórum, o colega defendendo a obra de Ramatis que é conhecida por conter um sem número de informações sem fundamento, tanto a nível científico, quanto doutrinário.
Portanto, sejamos humildes e procuremos ver o que há de bom em cada pessoa, sem concordarmos contudo com o que há de ruim.
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Antonio Renato em 07 de Outubro de 2010, 04:08
Caramba meus irmãos,quantos egos feridos e defendidos,usando de  jogo de palavras,palavras são palavras nada mais que palavras,eu vou continuar comendo carne sem que isso venha contrariar as leis espíritas,pois como já foi dito a carne do animal eatá na cadeia alimentar do homem.
Fiquem na paz
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Mourarego em 08 de Outubro de 2010, 19:36
Não devemos concordar totalmente nem com Kardec nem com Ubaldi, afinal os dois foram seres humanos falíveis com qualidades e defeitos como qualquer um de nós.
Já pude ver no fórum, o colega defendendo a obra de Ramatis que é conhecida por conter um sem número de informações sem fundamento, tanto a nível científico, quanto doutrinário.
Portanto, sejamos humildes e procuremos ver o que há de bom em cada pessoa, sem concordarmos contudo com o que há de ruim.

Então mano Pietro não se diga Espírita.
A coisa é simples, as obras codificadas sofream verificação feita por Espíritos Superiores, logo não são de Kardec mas sim propagadas pelos Espíritos Superiores.
A consciência e a responsabilidade, quando aliadas a proposta Espírita devem seguir a estas, exatamente pela profissão de é que um Espírita deve fazer ao se dizer Espírita.
O amigo até agora só postou o que diga a sua opinião mas na verdade ela pouco vale, já que
parte de si mesmo e o que se quer é uma opinião ditada pelo estudo serio da doutrina.
Abraços,
Moura
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Irm em 08 de Outubro de 2010, 22:08
Pode deixar, colega Moura, que depois de eu cumprir a minha missão, vocês não me verão mais neste planeta, estou aqui simplesmente terminando o meu conjunto de tarefas da Terra, me preparando para subir a outro plano e levar comigo muitos espíritos simpáticos, minha felicidade será esta, a mais pura e verdadeira possível.
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Mourarego em 08 de Outubro de 2010, 22:27
Por mim meu mano, não tenho nenhuma objeção a que continues, ou que te vás...
Contudo há uma obrigação de cumprir que eu vou levar sempre a cabo, a de demonstrar o que a doutrina diz, mesmo que tu tenhas te colocado de forma diferente.
Já te disse num outro tópico  somos Espíritas, estudamos a doutrina e debatemos com base nela e não nas nossas poucas luzes.
Observe isso amigo, estamos num fórum Espírita, logo o que se quer é conversar, discutir e debater com base na doutrina, afinal ninguém vai ao cinema, para ver novela, vai?
Abraços,
Moura
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Irm em 09 de Outubro de 2010, 15:02
Talvez da mesma maneira, ninguém vá ao teatro ver shows de música.
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Mourarego em 09 de Outubro de 2010, 16:31
Talvez da mesma maneira, ninguém vá ao teatro ver shows de música.

Os grandes concertos são feitos em teatros não é mesmo Pietro?
No mundo do rock, mesmo os rolling stones e os Beatles já se apresentaram em muitos deles.
Mano, responda com mais calma, pense mais, averigue, senão vais estar sempre jogando conversa fora.
abração,
Moura
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Irm em 09 de Outubro de 2010, 16:40
Recomendaria ao irmão observar mais as próprias atitudes em vez de reprovar as frases sem maldade do próximo.
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Mourarego em 09 de Outubro de 2010, 20:04
E eu, amigo Pietro recomendaria ao amigo o estudo da doutrina para não ficar apenas a postar coisas sem nexo para com ela.
Ou melhor, recomendaria ainda com mais ênfase que o amigo tomasse do próprio remédio, e assim, quem sabe, a ficha não cairia...
Abraços,
moura
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Irm em 10 de Outubro de 2010, 00:46
Bem, se a doutrina espirita autoriza o consumo de carne, as pessoas têm liberdade de comer, mas eu não preciso mais e acho interessante o fato de que quase todo site de tratamento espiritual diz que deve-se evitar o consumo de carne durante o tratamento, minha visão da doutrina espírita é assim, não me limito a um autor, mas à minha experiência de vida.
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Mourarego em 10 de Outubro de 2010, 17:46
Pietro,
qual a posição em que você vê "todos os sites", perante a doutrina?
São eles mais do que ela?
São eles mais aprofundados que ela?
Estão ele sob a tutela do controle Universal do Ensino dos Espíritos?
Se a resposta for apenas um não, então amigo siga a doutrina.
Todos os sites, todos os Espíritos assim como todas as Federações, federados e casas espíritas, devem antes de tudo seguir a doutrina.
Simples assim!
Abraços,
Moura
Abraços,
Moura
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: ponto em 19 de Janeiro de 2011, 05:03
a todos os radicais que nao adotam o vegetarianismo e não dão razão dos espiritas serem..
a opinião dessa moça é a minha
http://www.programatransicao.tv.br/programas/programa119.html

quaando fala sobre alimentação animal é mais pro final do video
Título: Re: Uma opinião moderada sobre o vegetarianismo
Enviado por: Mourarego em 19 de Janeiro de 2011, 14:06
Amiga IRM,
os sites que assim dizem, o fazem porque não seguem a doutrina e nem a compreendem.
Apenas isso.
Outra coisa um site é apenas isso... Um site, não a doutrina em si.
Acreditar em tudo fatalmente lhe leva ao erro na conclusão.
abraços,
Moura

Bem, se a doutrina espirita autoriza o consumo de carne, as pessoas têm liberdade de comer, mas eu não preciso mais e acho interessante o fato de que quase todo site de tratamento espiritual diz que deve-se evitar o consumo de carne durante o tratamento, minha visão da doutrina espírita é assim, não me limito a um autor, mas à minha experiência de vida.