Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Afinal, o que é o Espírito da verdade?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Afinal, o que é o Espírito da verdade?  (Lida 13190 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline *Leni*

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1652
  • Participação: 0
  • *Leni* is looked down upon.*Leni* is looked down upon.
  • "Tudo posso naquele que me fortalece"
  • Relevância: +411
Afinal, o que é o Espírito da verdade?
« em: 04 de Janeiro de 2009, 04:28 »
0Gostou?




O que é o "Espírito da verdade" ?

Uma grande discussão que existe no movimento espírita é sobre a associação entre a identidade de O Espírito da Verdade e Jesus. Você vai encontrar muitas pessoas que afirmam a que o Espirito da Verdade é Jesus, e outras tantas que negam. Ou seja, não existe, até onde sabemos uma definição para esta questão.

JESUS E O ESPÍRITO DA VERDADE:

Na literatura espírita e mais ultimamente e principalmente, nas revistas espíritas, o Espírito de Verdade vem envolto, às vezes, na névoa encantada da curiosidade, noutras, marulhado em atávicas ondas místicas, e mais além, mergulhado nas profundezas do inefável.

Temos nos, tendências arraigadas às culturas religiosas arcaicas e por isso, inclinação para triturar o abstrato e transforma-lo no concreto, perfeitamente palpável, personificando os conceitos, as imagens e as idéias. Ante tantas facetas e outros tantos prismas, o Espírito de Verdade toma a forma de Jesus, do Espírito Santo, de um Espírito ou de uma plêiade de Espíritos, tornando o tema extremamente polêmico.

Para Edmundo Vasconcelos, "A verdade não tem rótulo, nem dono a quem prestar obediência, mas por ser luminosa ela é eterna", e é exatamente por isso, que o Espiritismo nos pede uma fé raciocinada.

Em "OBRAS PÓSTUMAS" ( Meu Guia Espiritual, pág. 273; 35 de março de 1856), descreve Kardec:

- "Uma noite achando-me no gabinete de trabalho, ouvi fracas, reiteradas pancadas na parede, que o separava do cômodo vizinho. A princípio nenhuma atenção lhes dei; como porém continuassem com mais força, variando de pontos fiz minucioso exame de um e de outro lado da parede sem descobrir-lhe a explicaçã.

Minha mulher entrou pelas 10 horas, veio ao gabinete e, ouvindo as pancadas, perguntou-me o que era aquilo.
- Não sei, respondi-lhe; a uma hora que se dá isto.
- Procuramos os dois sem nada descobrir, continuando o ruído até a meia-noite, quando fui deitar-me."

Pergunta.- Espírito familiar (protetor), quem quer que sejais, agradeço-vos a visita, e peço-vos que me digais quem sois.
Resposta.- Para ti, chamar-me-ei A Verdade e todos os meses, por um quarto de hora, aqui estarei à tua disposição.
P.- O nome Verdade que tomaste, é alusivo a verdade que procuro ?
R.- Talvez. Pelo menos é um guia que protegerá e que te ajudará.

Observação: As conferências mensais, que ele me havia prometido, não foram pontualmente realizadas, a princípio, e mais tarde deixaram de o ser completamente...

P.- (À Verdade) Criticaste o trabalho que fiz outro dia, e tiveste razão. Tornei a lê-lo e reconheci na 30 ª linha um erro quanto ao qual protestaste com as pancadas que me fizeste ouvir..."

Não consigo imaginar Jesus, por três horas seguidas dando pancadas na parede do escritório de Kardec, para lhe avisar que, na 30 ª linha de seu trabalho, havia cometido um erro. Ora, se Jesus quisesse participar com representatividade da Codificação, o faria dando todas as mensagens e durante todo o tempo, de maneira clara e insofismável e com inigualável alumbramento em todas elas, como sempre fez e como lhe seria permitido como Governador desse planeta. Não haveria razão nenhuma para esconder-se sob qualquer denominação. Faltaria o motivo da incógnita.

Quando aqui esteve, há 2000 anos, não deixou qualquer mensagem escrita, confiando nos seus apóstolos, na certeza de que seus ensinamentos seriam condignamente transmitidos às gerações futuras. Ele teve esta certeza, porque se assim não fosse toda sua obra teria sido em vão e se perderia. O Evangelho Segundo o Espiritismo está todo calcado no Novo Testamento e é a sua interpretação. Colocar em dúvida a veracidade e desvirtuar o evangelho de João para desdize-lo, não é o melhor caminho para a Verdade. Não existe pois, a aventada suposição de se ficar com o Novo Testamento ou com Kardec; a nossa única opção é ficar com os dois.

Em "A Gênese" Anunciação do Consolador, podemos destacar : Pg. 385, n º 35:
(...) "Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e fará que vos lembreis de tudo o que vos tenho dito. ( S. João, cap. XIV, vv. 15 a 17 e 26._ O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI).

"O Espírito Santo é a falange dos Emissários da Previdência que superintende os grandes movimentos da Humanidade na Terra e no Plano Espiritual."( Francisco Cândido Xavier, Valdo Vieira: O Espírito da Verdade; p/ vários Espíritos; FEB, 8 ª Ed..

Pg. 386, nº 37: "Sob o nome de Consolador e de Espírito de Verdade, Jesus anunciou a vinda daquele que havia de ensinar todas as coisas e de lembrar o que ele dissera.(...) prevê não só que ficaria esquecido, como também que seria desvirtuado o que por ele fora dito, visto que o Espírito de Verdade viria tudo lembrar e, de combinação com Elias, restabelecer todas a coisas, isto é, pô-las de acordo com o verdadeiro pensamento de seus ensinos." pg. 387, n º 38 e 39; "...indício seguro de que o Enviado ainda não aparecera.

Qual deverá ser esse enviado?

Dizendo: "Pedirei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador", Jesus claramente indica que esse Consolador não seria ele, pois, do contrário dissera: "Voltarei a completar o que vos tenho ensinado." Não só tal não disse, como acrescentou: A fim de que fique eternamente convosco e ele estará em vos. Esta proposição não poderia referir-se a uma individualidade encarnada (...) O Consolador é pois segundo o pensamento de Jesus, a personificação de uma doutrina soberanamente consoladora, cujo inspirador há de ser o Espírito de Verdade."

As palavras, "Jesus claramente indica que esse Consolador não seria ele", são de Allan Kardec, são do codificador.

Pg 387; n º 40: "O Espiritismo realiza, como ficou demonstrado (cap. I, n º 30), todas as condições do Consolador que Jesus prometeu. Não é uma doutrina individual, nem de concepção humana; ninguém pode dizer-se seu criador. É fruto do ensino coletivo dos Espíritos, ensino a que preside o Espírito de Verdade. Nada suprime do Evangelho: antes o completa e elucida."

Em Prolegômeros (L.E. pg 50): "Este livro é o repositório de seus ensinos( dos Espíritos). Foi escrito por ordem e mediante o ditado dos Espíritos superiores(...):mas todos os que tiverem em vista o grande princípio de Jesus se confundirão num só sentimento o do amor, do bem(...)" "São João Evangelista, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo, São Luís, O Espírito da Verdade(o grifo é nosso), Sócrates, Platão, Fénelon, Franklin, etc., etc." Seria o mesmo que dizer: "Sigam os princípios de Jesus! (assinado) Jesus."

Das Obras Básicas participam, com comunicações, mais de cinqüenta Espíritos com mais de cem mensagens. O Espírito de S. Luís colabora com dezesseis; o de Espírito Santo Agostinho, com onze ; o Espírito Protetor com oito e assim por diante; o Espírito de Verdade com oito mensagens, usando as denominações: Espírito da Verdade, Espírito-Verdade ou na grande maioria das vezes, Espírito de Verdade.
Sobre a mensagem publicada no L.M.: cap. XXXI, pg 450 ( pu blicado em 1861), diz Kardec (Nota):

"Esta comunicação foi assinada com um nome que o respeito nos não permite reproduzir, senão sob todas as reservas. esse nome é o de Jesus de Nazaré. Como já dissemos, quanto mais elevados são os Espíritos na hierarquia, com tanto mais desconfiança devem seus nomes serem acolhidos nos ditados.

Na comunicação acima apenas uma coisa reconhecemos:
É a superioridade incontestável da linguagem e das idéias, deixando que cada um julgue por si mesmo se aquele de quem ele traz o nome não a renegaria".

Vamos repetir as palavras de Kardec:
"Na comunicação acima apenas uma coisa reconhecemos: é a superioridade incontestável da linguagem e das idéias."

Em que pese a linguagem e as idéias, no E.S.E. ; cap. VI: pg 129 (publicada em 1864 e revista, corrigida e modificada pelo autor em 1866), Kardec faz alguns reparos e suprime os seguintes trechos;

"Venho, eu, vosso Salvador e vosso juiz: "
"Crede nas vozes que vos respondem: são as próprias almas dos que evocais. Só muito raramente me comunico. Meus amigos, os que hão assistido a minha vida e à minha morte são os intérpretes divinos da vontade do meu Pai." "Em verdade vos digo: crede na diversidade, na multiplicidade dos Espíritos que vos cercam." Modifica ainda, a assinatura da mensagem, com efeito retroativo: "O Espírito da Verdade, (Bordéus, 1861.)"

Apesar da incontestável beleza da mensagem, reconhecida por todos, a supressão desses segmentos, retira algumas afirmações, entre as quais a de que, Jesus nunca se disse nosso juiz, nem estabeleceu nenhuma justiça crística, reconhecendo uma única justiça divina.

Caso Kardec estivesse convencido, o que duvido, que a mensagem era mesmo de Jesus, que autoridade teria para suprimir trechos e mudar ou esconder sua autoria?

Além disso, continuando a análise da mensagem, a conclamação:

"Espíritas! amai-vos, eis o primeiro ensino; instrui-vos, eis o segundo", demonstraria a natureza doméstica da mensagem, dirigida a um grupo de espíritas reunidos, ou em caso contrário conceder-nos-ia um privilégio, que nenhum Espírito de conscientização universal o faria, pois direcionaría a Terceira Revelação só para os espíritas.

Porque, "(...) toda doutrina que tiver por efeito estabelecer uma linha de separação entre os filhos de Deus, não pode deixar de ser falsa e perniciosa."( L.E. parte 2 ª: cap. X; pg 287, perg.842). Além do mais não faria o menor sentido, seria totalmente incoerente, a mesma representatividade, ora se assinar como Jesus e outras vezes como Espírito de Verdade, isto é, ser incógnito e declarado ao mesmo tempo.

Talvez tenha havido a interferência de algum problema mediúnico, ao fim da comunicação, como aconteceu nas duas mensagens ditas de Jesus e publicadas no L. M. (cap. XXXI: pg 474). Mais ainda, comparando em seqüência a mensagem supracitada com a do L.M. (cap. XXXI; pg 456: n º XV), por exemplo, fica difícil acreditar que se trate do mesmo Espírito.

Nas Pegadas do Mestre (Vinícius; 7 ª Ed.: FEB 1989, pág. 130-134 ) Vinícius esclarece:
"Tal é a imagem do coração humano antes e depois de ser visitado pelo Espírito Santo, ou Consolador prometido por Jesus Cristo.(...) Espírito Santo, Consolador, Paracleto, Espírito da Verdade que significam tais denominações?

Representam uma só entidade ?
Ou tantas entidades quantas enunciam ?

No meio dessa aparente confusão há sabedoria. Se Jesus se reportasse a uma determinada individualidade referir-se-ia a essa entidade sob uma única designação. Como porém o Mestre aludia a plêiade dos "Espíritos do Senhor que são as virtudes do Céu", usou de várias expressões dando assim a entender tratar-se de uma coletividade e não de uma individualidade. Jesus empregou quatro designações no singular, ao invés duma só no plural, para nos ensinar também que entre os Espíritos do Senhor reina perfeita comunhão de sentimentos e de idéias, de modo que o conjunto deles forma uma unidade."

Assim o Espírito Santo, embora representando uma coletividade, bem pode se afirmar tratar-se de uma entidade individual, tal a identidade entre as grandezas espirituais que os Espíritos apresentam.

Completa ainda Herculano Pires:
"O que o Espiritismo busca é a verdade cristã, cumprindo na Terra a promessa de Jesus, que através de Kardec, e seu guia Espiritual, o Espírito superior que deu a Kardec, quando este perguntou quem era, esta resposta simples: "Para você eu sou A Verdade."( Herculano Pires; O Centro Espírita.). Distingue ele, pois, Jesus, Kardec e o seu Espírito protetor, o Espírito de Verdade.

Diz ainda Kardec ( Obras Póstumas; pág. 276 )
"A proteção desse Espírito cuja elevação bem longe estava então de avaliar, nunca me faltou."
E ainda à pág. 275 Kardec pergunta: "Terás animado na Terra alguma personagem conhecida ?"

R.esposta: - Já te disse que, para ti, sou a Verdade; isto, para ti, quer dizer discrição; nada mais saberás a respeito."

Nota-se aí a nítida intenção de Kardec e do Espírito superior em não revelar a identidade do Espírito.
Ora se Jesus, Kardec e seu protetor, o Espírito de Verdade, não tiveram este propósito, quem poderá faze-lo ?

Enfim, dar identidade aos Espíritos, querendo suplantar-lhes o desejo de permanecer incógnitos é mergulhar num processo de adivinhação, quase sempre fadado ao erro, desrespeitando-os.

O mais valioso da Terceira Revelação não foi colocar em evidência o revelador, mas a REVELAÇÃO, que é de origem divina.; o importante não foi revelar o Espírito, mas a Verdade, e o Espírito da Verdade está presente em toda a obra da Codificação.

Fernando A. Moreira.







Registado
&

Offline Diegas

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2284
  • Participação: 17
  • Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +350
Re: Afinal, o que é o Espírito da verdade?
« Responder #1 em: 04 de Janeiro de 2009, 08:06 »
0Gostou?
Olá. Leni


Estamos mais uma vez diante da polêmica em saber se essa comunicação seria ou não de responsabilidade do Espírito de Verdade. Como a Doutrina Espírita pede-nos um minimo de racionalidade e bom-senso, já tivemos a oportunidade de opinar em outro tópico, chamando a atenção para a verborragia autoritária e pretensiosa da mensagem, revelando uma qualidade moral muito aquem de um espírito de porte mediano. Pelo visto, os textos da Codificação começam a sofrer da mesma interferencia perniciosa, dos seus tradutores e intérpretes, com algumas interpolações e adulterações. Não duvidamos que ainda transformarão o pentateuco kardequiano numa colcha de retalhos, de difícil aceitação.

Kardec assim teria se manifestado:


Citar
"Esta comunicação foi assinada com um nome que o respeito nos não permite reproduzir, senão sob todas as reservas. esse nome é o de Jesus de Nazaré. Como já dissemos, quanto mais elevados são os Espíritos na hierarquia, com tanto mais desconfiança devem seus nomes serem acolhidos nos ditados.

Na comunicação apenas uma coisa reconhecemos: É a superioridade incontestável da linguagem e das idéias, deixando que cada um julgue por si mesmo se aquele de quem ele traz o nome não a renegaria".


Notaram a mudança, quando subtraímos do texto a palavrinha 'acima' ? Como poderia Kardec abrir um parenteses, tomar todo um espaço analisando o conteúdo da psicografia, estender-se num comentário judicioso sobre a comunicação e, ao mesmo tempo, admitir a hipótese da mesma ser de Jesus ?  Aonde a coerência ?

Mas, se persistem as dúvidas, convidaria o estudioso espírita a trazer-nos os textos originais para a leitura.

Por outra, alguém poderia explicar o motivo dessa comunicação aparecer tanto no livro dos Médiuns como no Evangelho Segundo o Espiritismo ?


Abç


« Última modificação: 04 de Janeiro de 2009, 12:28 by Diegas »
Registado
&

Offline Taprobana

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 678
  • Participação: 8
  • Taprobana is a force to reckon with.Taprobana is a force to reckon with.Taprobana is a force to reckon with.Taprobana is a force to reckon with.Taprobana is a force to reckon with.Taprobana is a force to reckon with.Taprobana is a force to reckon with.Taprobana is a force to reckon with.
  • Sexo: Masculino
  • No amor, está a força necessária...
  • Relevância: +153
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Re: Afinal, o que é o Espírito da verdade?
« Responder #2 em: 04 de Janeiro de 2009, 17:23 »
0Gostou?
Olá amigos!

Penso que importantes, são realmente os conteúdos das comunicações que nos foram permitidas receber e não os seus intérpretes.

Parece ser natural, a necessidade que esta verdade que de novo nos é transmitida, esteja enquadrada com a verdade que já anteriormente tinha sido descrita aquando da passagem de Jesus pela Terra, para que assim seja possível contextualizar e justificar, os motivos pelos quais ontem e hoje as coisas terem sido transmitidas para que possam ser entendidas, por quem vive ou viveu cada uma das realidades temporais.

Não me parece ser de importância fundamental tentar encontrar no espiritismo a presença “materializada” de Jesus como meio para a sua credibilização.

A coerência, simplicidade e enquadramento lógico e racional, são por si só suficientes para atestar o seu indesmentível grau de elevação, sendo que o nome do interlocutor da revelação da verdade consolada não tem, na minha opinião, a mínima importância.

No entanto, todos sabemos pelos estudos e também para aqueles que a experimentaram pela prática, que é com relativa facilidade que a emoção possa estar presente no médium no acto da transmissão, favorecendo assim condições para que alguns conteúdos possam ser alterados em questões de pormenor, através da interferência mais ou menos presente da individualidade do médium.

Assim, nada mais natural, que aquando da recepção de uma mensagem, que por este ou aquele motivo afecta o seu equilíbrio emocional, esta possa ter em sim mesmo passagens, frases ou palavras que são transmitidas de forma algo diferente da vontade do espírito comunicante.

Assim é muito provável, que por exemplo a assinatura presente nesta mensagem, ser um dos muitos outros exemplos disso mesmo, que contém com toda a certeza absoluta, toda e qualquer comunicação mediúnica, não completamente mecânica.

Isto está claro, é uma opinião.

Um abraço, amigos


Registado
Joaquim Santos Albino

Offline ana_sam

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 3
  • Participação: 0
  • ana_sam has no influence.
  • Relevância: 0
Re: Afinal, o que é o Espírito da verdade?
« Responder #3 em: 21 de Janeiro de 2009, 18:12 »
0Gostou?
Ola !O que vou dizer agora é uma opnião minha com base no meu infimo conhecimento da doutrina,o espirito de verdade não é Cristo e nenhum outro,mas sim uma plêiade de espiritos que são,digamos..."autorizados"por Jesus A SE PRONUNCIAR,TIRO ISSO DAS MINHAS EXPERIÊNCIAS mediunicas,pode ser sim que eu esteja errada,sem duvida,mas sei sim que os espiritos de luz não se preocupam com nome e sim com bem que podem fazer,um abraço e muita paz para todos ::) ::) :)

Registado

Offline Honorio

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 29
  • Participação: 0
  • Honorio has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2
    • Alvorada Nova
Re: Afinal, o que é o Espírito da verdade?
« Responder #4 em: 21 de Janeiro de 2009, 18:24 »
0Gostou?
Bom apontamento Ana Sam... concordo plenamente!!!

Cumprimentos fraternos!

Registado

Offline *Paulinha*

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 27
  • Participação: 0
  • *Paulinha* has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +2
Re: Afinal, o que é o Espírito da verdade?
« Responder #5 em: 21 de Janeiro de 2009, 18:44 »
0Gostou?
Oi Amigos, muita Paz para todos!

Também concordo inteiramente com a Ana Sam.

No livro "O Semeador de Estrelas" de Suely Caldas Schubert, Divaldo Pereira Franco no capítulo segundo, narra 'mais ou menos' como se deu o processo de escolha dos espíritos de escol que constituiriam o grupo de "espíritos de verdade" que trabalhariam na codificação do espiritismo na França.
Ele conta como se deu o processo, com Joanna de Angêlis (sua mentora espiritual) ao ser convidade para integrar este grupo. É dito no livro que no caso de Joanna, por exemplo, ela passou por uma adptação mental para pensar em termos cósmicos e não em termos terrenos.

Como disse nossa amiga Ana Sam, os espiritos de verdade, são entidades bastante elevadas que foram aautorizadas por Jesus a se pronunciar em Seu nome.

Abraço forte a todos.

*Paulinha*

Registado
&

Offline hcancela

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3121
  • Participação: 209
  • hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!
  • Relevância: +683
  • País: Portugal
Re: Afinal, o que é o Espírito da verdade?
« Responder #6 em: 21 de Janeiro de 2009, 19:07 »
0Gostou?
Olá amigos(as)

O que interessa é o conteudo das mensagens e os seus ensinamentos
tudo o rseto são apenas nomes...



SAUDAÇÕES FRATERNAS
CANCELA

Registado

o sol

  • Visitante
Re: Afinal, o que é o Espírito da verdade?
« Responder #7 em: 04 de Novembro de 2010, 23:58 »
0Gostou?
É Realmente difícil afirmar sobre a identidade deste Espírito! Acredito que O Espírito de Verade e Jusus estão na mesma hierarquia, o que para muitos dá-se a entender que são o mesmo ser! Mas é um fato que A Verdade é uma individualidade a quem todos os epíritos, como erasto e outros de classe mais elevada, tem como seu senhor! Mas eis tudo que precisamos saber, que o Espírito de Verdade é nosso senhor, é a promessa cumprida do consolador que Jesus nos prometeu! Ele é a Verdade que nos libertará, segundo o evangelho!!! ah! como queria eu, em minhas viagens astrais, poder encontrar este guia para algumaas respostas... mas como ele mesmo disse, sobre ele nada mais saberemos!!! ;)

Registado

Offline Firmino de Souza

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 32
  • Participação: 5
  • Firmino de Souza is on the verge of being accepted.Firmino de Souza is on the verge of being accepted.Firmino de Souza is on the verge of being accepted.Firmino de Souza is on the verge of being accepted.Firmino de Souza is on the verge of being accepted.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +10
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: Afinal, o que é o Espírito da verdade?
« Responder #8 em: 05 de Novembro de 2010, 02:07 »
0Gostou?
Oi amigos, no Livro dos Médiuns ao final cada Espírito participante escreve uma última mensagem. Entre estes aparece a mensagem de Jesus de Nazaré. Se fosse o Espirito de verdade, porque iria colocar uma mensagem como Jesus e uma outra como Espirito de Verdade?

Abraços amigos


Registado

Offline unknown.

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 101
  • Participação: 0
  • unknown. is looked down upon.unknown. is looked down upon.unknown. is looked down upon.unknown. is looked down upon.unknown. is looked down upon.unknown. is looked down upon.unknown. is looked down upon.unknown. is looked down upon.unknown. is looked down upon.unknown. is looked down upon.unknown. is looked down upon.unknown. is looked down upon.
  • Relevância: +63
Re: Afinal, o que é o Espírito da verdade?
« Responder #9 em: 25 de Junho de 2014, 02:10 »
0Gostou?
Citação de: Firmino de Souza em 05 de Novembro de 2010, 02:07
Oi amigos, no Livro dos Médiuns ao final cada Espírito participante escreve uma última mensagem. Entre estes aparece a mensagem de Jesus de Nazaré. Se fosse o Espirito de verdade, porque iria colocar uma mensagem como Jesus e uma outra como Espirito de Verdade?

Abraços amigos

Esse tópico é antigo, mas existe um erro gigantesco na postagem acima que não poderia ficar sem correção.

As duas mensagens atribuídas a Jesus já no final do Livro dos Médiuns são apenas exemplos de embustes.

Para maiores informações: LM - Segunda Parte - Capítulo XXXI - Comunicações Apócrifas



Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
TRAÇOS DO ARREPENDIMENTO - "Mereça Ser Feliz" Espirito Ermance Dufaux

Iniciado por Det's me!... Mensagens de Ânimo

6 Respostas
21034 Visualizações
Última mensagem 20 de Setembro de 2010, 19:34
by EmBuscaDaLuz
Livro "A verdade sobre Medium".

Iniciado por Permafrost Livros Espíritas

0 Respostas
3152 Visualizações
Última mensagem 15 de Julho de 2006, 14:15
by Permafrost
"Visão Cientifica do espírito"

Iniciado por L O Livro dos Médiuns

10 Respostas
6093 Visualizações
Última mensagem 30 de Dezembro de 2009, 14:38
by Mourarego
O Filme"Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito"em Portugal

Iniciado por Renana Eventos / Notícias

0 Respostas
4706 Visualizações
Última mensagem 16 de Maio de 2009, 23:52
by Renana
Editora "Verdade e Luz" : Novidade de 2011 - Edição Limitada - Chico Xavier.

Iniciado por MarCalmo Livros Espíritas

0 Respostas
2235 Visualizações
Última mensagem 24 de Janeiro de 2011, 22:40
by MarCalmo

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC