Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Tópico iniciado por: Firmino de Souza em 07 de Novembro de 2010, 03:19

Título: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Firmino de Souza em 07 de Novembro de 2010, 03:19
Amigos, estudo o Espiritismo há um ano mais ou menos e quase não vejo livros, mensagem ou artigos relacionadas a Nossa Senhora. Antes eu era adepto do Catolicismo, onde se tinha uma grande adoração de Maria.

Gostaria que pudessem me esclarecer, ou indicar livros que fale sobre esse assunto

Abraços
Adriano.
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Eduardo Garcia em 07 de Novembro de 2010, 10:26
Firmino,
No meu ponto de vista e entendimento Maria, Mãe de Jesus possui grande relevancia no cristianismo e, assim sendo, possui grande relevância no Espiritismo. De outra forma não poderia ser!
Deus escolheu Maria para Mãe de jesus, uma vez que a mesma possuia todos os requisitos para tanto.
Uma Mulher como Maria é dotada de grandes atributos espirituais, um espirito elevado.
Como a Mãe de Jesus não teria seu espaço no Espiritismo?
Ela é um exemplo a ser seguido... É Ela Mãe de Misericordia, de amor, esperança.
Assim, Maria, como também José são espiritos de muita luz que estão prontos a nos socorrer e amparar.
Todos os santos da Igreja Catolica, no espiritismo, são encarados como exemplos de espiritos de luz, são exemplos de como conquistar o bem, pois eles dedicaram suas vidas a Cristo, ao amor, à caridade.
Abraços
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Marcos Gaia em 07 de Novembro de 2010, 15:18
Firmino:

Para que você possa saciar a sua saudade da mãe de Jesus e nossa maezinha muito querida, recomendo a seguinte obra: Maria de Nazaré, Psicografia de João Nunes Maia, pelo espírito Miramez. O livro é maravilhoso!

Não nos esqueçamos da presença de Maria na Obra "Paulo e Estevão".

Um grande abraço!

Marcos
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Jayme Tadeu em 07 de Novembro de 2010, 19:10
Um bom livro sobre Maria é "Maria, a maior educadora da história"; escrito pelo psiquiatra Augusto Cury, editora Planeta.
Pode ser achado em livrarias espíritas.
Evidentemente, Maria é um espírito superior.Não deve ser adorada; deve ser lembrada e imitada.
Maria não é a mãe de Deus, como dizem os católicos; Maria é a mãe de Jesus.Deus foi o primeiro ser; não há criatura antes dele
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: hollanda em 07 de Novembro de 2010, 21:12
Engano seu, Firmino. Existem muitas referências à Maria, sim.  Inclusive Bezerra de Menezes foi convidado por Ela para as Altas Esferas. Contudo, declinando do convite, preferiu humildemente permanecer mais próximo a nós... E há as Falanges de Maria. E muitos livros (inclusive os citados acima) da literatura espírita a respeito desse Espírito de Luz. Salve Maria, Mãe de Jesus...
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Si em 07 de Novembro de 2010, 22:01
Olá,

 Amigo Visitante Marcos Gaia e amigo do forum Jayme Tadeu,

Ótimas indicações sobre a leitura Maria de Nazaré, Psicografia de João Nunes Maia, pelo espírito Miramez,
bem como a leitura do livro "Maria, a maior educadora da história"; escrito pelo psiquiatra Augusto Cury.

Muita Paz

Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: fcfigueiredo em 07 de Novembro de 2010, 22:14
Meu amigo Firmino, a relação que o Espiritismo tem com Maria, mãe de Jesus, é a mesma relação que nos é estimulada para com todos os Espíritos Missionários que encarnam na Terra com a missão de contribuirem com nosso progresso espiritual, qual seja o da gratidão, reconhecimento e sobretudo a observancia de seus exemplos.
Esse espírito certamente está num patamar de evolução espiritual muito grande e com certeza não espera de nós, espíritas, que já temos um esclarecimento maior, nenhum tipo de devoção, senão respeito e admiração.
Outra coisa que trazemos como idéias atávicas, é o conceito de que ela é nossa mãe espiritual, herança de nossas múltiplas passagens pela igreja catolica.
Voce poderá se perguntar, mas existe algum mal nisso? é grave ter devoção por Nossa Senhora e achar que ela é nossa maezinha espiritual?
Lógico que não, mas se queremos alcançar nossa libertação espiritual, devemos nos esforçar para nos desapegar de conceitos que sirvam de muleta para nossa caminhada, pois nossa evolução está em nossas mãos, assim como nossa felicidade, não pode ser hipotecada nas mãos de Nossa Senhora, Espíritos Superiores e Puros, nossos entes queridos, nossos bens materiais, etc.
Em tempo: Meu amigo Eduardo, eu entendí o que vc quiz dizer com a referencia aos santos, mas vale retificar que não podemos generalisar, pois muitos Santos que a Igreja católica canonizou, não mereciam a alcunha de Santos e consequentemente, nossa consideração, como exemplos de espíritos de Luz.
Abraços
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: MarcoALSilva em 07 de Novembro de 2010, 22:38

Assim já tive oportunidade de me colocar:

Hoje é dia de Maria... Espírito de sublime elevação na capacidade de AMAR, Maria foi quem recebeu a missão de acolher o Mestre em seu ventre. Só mesmo um ser com a mais completa abnegação, paz e serenidade poderia manter em gestação no corpo físico o elevado teor vibratório do Espírito de Jesus.

Não importam quaisquer considerações religiosas.

Maria é Mãe de todas as mães... É a Ternura, a Serenidade, a Misericórdia. Recebe muitas designações. De minha humilde parte, rendo a mais sincera homenagem a esse Ser de Luz que vem amparando a humanidade em sua árdua jornada de ascensão.

Maria! Rogai por nós!


Fonte: http://esoestudos.blogspot.com/2010/05/maria.html?utm_source=BP_recent
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: franciscosoares@globo.co em 08 de Novembro de 2010, 00:26
Ha oito meses que estudo a doutrina espírita e ja encontrei muitas respostas que precisava. Quanto a "Maria" tive que fazer uma resignificação, para pode continuar estudando. Pois tudo era novidade em minha nova fé. Basta dizer que  como Adventista do Sétimo Dia não acreditava em espíritos e quanto à Virgenm Maria, sempre me soava como idolatria que Deus sempre abominou. (detestou). De qualquer maneira alguém ja disse que não podemos porfiar a nossa salvação a  ningúem se não aos nossos próprios méritos em promovermos a nossa reforma íntima.

F Soares
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Conforti em 08 de Novembro de 2010, 00:50
          Amigos   (ref #0)
          Sobre Maria, um pouco de história e de curiosidade:         
          Compreende-se bem que de Maria, mãe de Jesus, não sejam encontradas muitas referências, nem em livros, nem nas doutrinas, nem mesmo na história. Grande parte disso se deve à própria igreja cristã nascente que, por séculos, não lhe deu qualquer importância. Só depois de 900 anos da crucificação de Jesus, é que a igreja iniciou um culto a ela. E isso, porque, durante muito tempo, a mulher foi considerada inferior e causa dos maiores crimes dos homens. Somente qdo a igreja percebeu q as mulheres se ressentiam do fato de se ter abandonado Maria, foi que lhe iniciou um culto. Quando o culto foi decretado, clérigos importantes se revoltaram chegando um a dizer, num memorial, logo abafado pela cúria romana: “O ‘marianismo’, verdadeiro  neocatolicismo (novo catolicismo), tornou-se incompatível com o progresso científico, político e social. Para o comum dos homens está estagnada a vida intelectual e moral”.
          Rui Barbosa, após estudar exaustivamente documentos do próprio Vaticano, bulas, cartas, sermões etc, concluiu: “O ‘marianismo’ não passa de exploração da credulidade feminina”. “A ‘mariolatria’ contradiz a Bíblia Sagrada”. "O culto e adoração a Maria se tornaram maiores e mais importantes do que o culto e adoração a Deus ou a Jesus Cristo". 
          E, só no fim do séc. XVII, nasceu o culto do Sagrado Coração de Maria. A igreja nascente, como o Novo Testamento, se esquecera da mãe de Jesus, sendo que, neste último, nenhuma referencia se faz a ela após a crucificação de seu filho.   
          Só para ilustrar: uma sobrinha, numa faculdade Católica, há alguns anos, recebeu a tarefa de escrever sobre Maria, na cidade de Itu, SP. Nem nos vários conventos de freiras (mulheres q buscam imitar Maria, como lembrou o amigo Jayme Tadeu) que percorreu, naquela cidade e em outras, nada encontrou. As freiras não tinham nada sobre Maria.
          Me parece que, nem as livrarias católicas, tinham, até há pouco tempo, livros sobre ela, embora a mariolatria e a mariologia se tenham estendido por todo mundo ocidental.
          Entretanto, hoje, até mesmo existe o "Evangelho de Maria", que se diz foi encontrado nas cavernas de Qumram.
          Um abraço.

Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Firmino de Souza em 08 de Novembro de 2010, 01:08
Obrigado a todos pelas respostas que foram de muito proveito!!

Abraços fraternos.
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: eldercoutinho em 14 de Novembro de 2012, 16:27
Sendo espírita hoje, dou muito mais importância aos feitos dos santos católicos, do que quando era católico. Independente de religião, pra mim, Maria, mãe de Jesus é a mãe da humanidade!
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 14 de Novembro de 2012, 16:32
Amigo Elder,
sem querer desmerecer nem a maria e nem ao que o amigo crê digo-lhe que em termos de DE maria é considerada  com  a mulher que deu a luz a Jesus.
Moça comum, mas de moral ilibada, teve, segundo o relato católico a honra de dar a luz, por meios normais, a quem é para o Espiritismo o Modelo e guia de Perfeição Moral que nosso plano pode aspirar sendo OLE.
Porém tal como Jesus não é Deus, e nem Espírito Superior.
Abraços,
Moura



Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Moises de Cerq. Pereira em 14 de Novembro de 2012, 16:38
Amigos, estudo o Espiritismo há um ano mais ou menos e quase não vejo livros, mensagem ou artigos relacionadas a Nossa Senhora. Antes eu era adepto do Catolicismo, onde se tinha uma grande adoração de Maria.

Gostaria que pudessem me esclarecer, ou indicar livros que fale sobre esse assunto

Abraços
Adriano.

Um Livro interessante é

Memórias de um suicida.

.................

Lembremo-nos que estamos falando de um
espírito envolvido nos planos Divinos
para o nascimento de Jesus
fato aocorrido há mais de 2.000 anos

Além de nos apoiarmos
no próprio ensinamento
da lei do progresso.
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 14 de Novembro de 2012, 16:51
Como se, mano Moisés,
Deus, o Creador, necessitasse de ajudantes no ofício que é de primazia apenas Dele...
abraços,
Moura
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Moises de Cerq. Pereira em 14 de Novembro de 2012, 17:23
Como se, mano Moisés,
Deus, o Creador, necessitasse de ajudantes no ofício que é de primazia apenas Dele...
abraços,
Moura


Moura
Confesso que não entendi
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: eldercoutinho em 14 de Novembro de 2012, 18:11
Amigo Elder,
sem querer desmerecer nem a maria e nem ao que o amigo crê digo-lhe que em termos de DE maria é considerada  com  a mulher que deu a luz a Jesus.
Moça comum, mas de moral ilibada, teve, segundo o relato católico a honra de dar a luz, por meios normais, a quem é para o Espiritismo o Modelo e guia de Perfeição Moral que nosso plano pode aspirar sendo OLE.
Porém tal como Jesus não é Deus, e nem Espírito Superior.
Abraços,
Moura

Sua visão de acordo com a DE está certíssima amigo Moura.
No meu caso, como não nasci em "berço espírita", dificilmente estarei um dia completamente desvencilhado do sincretismo religioso.  ;)

Abraços fraternais
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 14 de Novembro de 2012, 19:14
Olá

Mais um bocadinho e estão a dizer que o espiritismo manda rezar o terço. E que é melhor ir comprar umas velas e colocá-las em Fátima (Cova da Iria), para "comprar" os favores de Maria.   

Tenho grande respeito por Maria de Nazaré. Quem não tem, se ela foi a mãe de Jesus na Terra. Só quem não valoriza Jesus...O que não é o meu caso, obviamente.

Mas é a mensagem de Jesus que nós conhecemos. Nem sabemos se Maria era adepta das ideias de Jesus. Os irmãos de Jesus não eram, ao que parece. O que é normal. Em Portugal costuma-se dizer que "Santos de casa (ou de ao pé da porta) não fazem milagres".

A doutrina espirita não tem santos, no sentido de espiritos de uma casta especial. Todos são igualmente importantes para Deus. Todos partem de espiritos simples e ignorantes, e todos estão destinados a ser espiritos puros.

bem hajam
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: hcancela em 14 de Novembro de 2012, 21:17
Olá amigos(as9

O Título é " Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo.

Nenhuma relação, aliás no Espiritismo Nossa Senhora não existe, o que existe é Espiritas com um passado muito Católico, denominando Maria mãe de Jesus(modelo no Espiritismo) Nossa Senhora, ou mãe Maria, como ouço muita vez.. Muitos têm em ideia Maria de Nazaré , a chamando Nossa Senhora mãe de Deus, rogai por nós pecadores, etc, etc, etc.Basta ler a codificação.

Saudações fraternas
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 15 de Novembro de 2012, 13:45
Mano Moisés, você havia se referido a maria assim: "Lembremo-nos que estamos falando de um espírito envolvido nos planos Divinos para o nascimento de Jesus..."
sim mano isso é um fato, mas que se note, o "envolvido" não quer dar a tal Espírito qualquer conotação de superioridade ante outros quaisquer, entende?
por isso disse: Como se Deus, necessitasse de algum adjutório".
foi isso que tentei explicar.
Abração,
Moura

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/relacao-de-nossa-senhora-com-o-espiritismo/#ixzz2CIZqy09r
Como se, mano Moisés,
Deus, o Creador, necessitasse de ajudantes no ofício que é de primazia apenas Dele...
abraços,
Moura


Moura
Confesso que não entendi
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Moises de Cerq. Pereira em 15 de Novembro de 2012, 14:19
Mano Moisés, você havia se referido a maria assim: "Lembremo-nos que estamos falando de um espírito envolvido nos planos Divinos para o nascimento de Jesus..."
sim mano isso é um fato, mas que se note, o "envolvido" não quer dar a tal Espírito qualquer conotação de superioridade ante outros quaisquer, entende?
por isso disse: Como se Deus, necessitasse de algum adjutório".
foi isso que tentei explicar.
Abração,
Moura

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/relacao-de-nossa-senhora-com-o-espiritismo/#ixzz2CIZqy09r
Como se, mano Moisés,
Deus, o Creador, necessitasse de ajudantes no ofício que é de primazia apenas Dele...
abraços,
Moura


Moura
Confesso que não entendi

esta colocação pode ser colocada a todas as personalidades
que conhecemos como superiores e puros (a nós)
(nem que seja pela imaginação)

será que voce (nós) não está antropomorfizando Deus?

Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 15 de Novembro de 2012, 14:30
Mano Elder,
sou de uma família onde o único Espírita sou eu, o resto sempre trilhou o caminho do Catolicismo.
abraços,
Moura
Amigo Elder,
sem querer desmerecer nem a maria e nem ao que o amigo crê digo-lhe que em termos de DE maria é considerada  com  a mulher que deu a luz a Jesus.
Moça comum, mas de moral ilibada, teve, segundo o relato católico a honra de dar a luz, por meios normais, a quem é para o Espiritismo o Modelo e guia de Perfeição Moral que nosso plano pode aspirar sendo OLE.
Porém tal como Jesus não é Deus, e nem Espírito Superior.
Abraços,
Moura

Sua visão de acordo com a DE está certíssima amigo Moura.
No meu caso, como não nasci em "berço espírita", dificilmente estarei um dia completamente desvencilhado do sincretismo religioso.  ;)

Abraços fraternais
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Moises de Cerq. Pereira em 15 de Novembro de 2012, 14:31
Sempre entendi que Deus fala conosco
através de nossos semelhantes

como a dizer com os Homens através dos Homens

aceitando o espiritismo
compreendi o relacionamento que continua com os que já
morreram e participo desta atividade
claro que relativo ao meu grau de comunicação com eles

me deparo sempre com espíritos
e converso com eles de uma forma e ou de outra
e pego muito para mim,ao menos tento,
o que é dito para os outros

Quando penso naquela entidade que foi a mãe de Jesus
penso também nEle e oq ue ele representa hoje não só para o Espiritismo
como para o Mundo...Falo de seus ensinamentos e também de sua pessoa
No espiritismo aprendemos os laços que nos prendem
e penso nos laços que nos prendem ao Cristo
comparo o que os espíritos que tenho tido contato ao longo destes meus tempo
e imagino a capacidade de Maria
pelo conhecimento e dedicação que milhares e milhares de pessoas
tem por ela e também pelas respostas obtidas destas mesmas pessoas
que elas mesmas atribuem a Maria
e isso independente de credo
então

Não consigo pensá-la no nosso tamanho
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 15 de Novembro de 2012, 14:33
Na verdade não mano Moisés, o que vejo é uma divinização indevida de Maria.
Abraços,
Moura
Mano Moisés, você havia se referido a maria assim: "Lembremo-nos que estamos falando de um espírito envolvido nos planos Divinos para o nascimento de Jesus..."
sim mano isso é um fato, mas que se note, o "envolvido" não quer dar a tal Espírito qualquer conotação de superioridade ante outros quaisquer, entende?
por isso disse: Como se Deus, necessitasse de algum adjutório".
foi isso que tentei explicar.
Abração,
Moura

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/relacao-de-nossa-senhora-com-o-espiritismo/#ixzz2CIZqy09r
Como se, mano Moisés,
Deus, o Creador, necessitasse de ajudantes no ofício que é de primazia apenas Dele...
abraços,
Moura


Moura
Confesso que não entendi

esta colocação pode ser colocada a todas as personalidades
que conhecemos como superiores e puros (a nós)
(nem que seja pela imaginação)

será que voce (nós) não está antropomorfizando Deus?


Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Moises de Cerq. Pereira em 15 de Novembro de 2012, 14:49
Na verdade não mano Moisés, o que vejo é uma divinização indevida de Maria.
Abraços,
Moura
Mano Moisés, você havia se referido a maria assim: "Lembremo-nos que estamos falando de um espírito envolvido nos planos Divinos para o nascimento de Jesus..."
sim mano isso é um fato, mas que se note, o "envolvido" não quer dar a tal Espírito qualquer conotação de superioridade ante outros quaisquer, entende?
por isso disse: Como se Deus, necessitasse de algum adjutório".
foi isso que tentei explicar.
Abração,
Moura

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/relacao-de-nossa-senhora-com-o-espiritismo/#ixzz2CIZqy09r
Como se, mano Moisés,
Deus, o Creador, necessitasse de ajudantes no ofício que é de primazia apenas Dele...
abraços,
Moura


Moura
Confesso que não entendi

esta colocação pode ser colocada a todas as personalidades
que conhecemos como superiores e puros (a nós)
(nem que seja pela imaginação)

será que voce (nós) não está antropomorfizando Deus?



Disso não resta Dúvidas

existe sim


Mas não por parte dos ensinos espíritas

O Espiritismo nos ensina a solicitar auxilio
aos espíritos

e nos ensina também que já adoramos
 espíritos pensando serem Deuses

Logo

Suponho que A Entidade citada tenha este conhecimento
além de ter boa compreensão.
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 15 de Novembro de 2012, 14:51
Mano Moisés, nem só de pão vive o homem, e nem só porque se esteja desencarnado se fala com exatidão ou corretamente  em termos de doutrina.
Abraços,
Moura
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Moises de Cerq. Pereira em 15 de Novembro de 2012, 14:55
Mano Moisés, nem só de pão vive o homem, e nem só porque se esteja desencarnado se fala com exatidão ou corretamente  em termos de doutrina.
Abraços,
Moura

Moura
vamos lá
conversar um pouco
(não disse que converso com Maria)

Você quer dizer que Maria  é um espírito que não conhece o espiritismo,
é isso?
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 15 de Novembro de 2012, 14:58
E nem deveria conhecer...
Afinal Maria viveu em tempo em que a de não existia. Segundo jesus tudo nos chega ao tempo certo.
Segundo a própria De os Espíritos superiores aguardam diligentemente as ordens de Deus para que possam trazer alguma revelação espírita.
Maria, quando atuou, e o fez, trabalhou entre os apóstolos e seus familiares.
Não confundir esta Maria, mãe de Jesus, com a Maria a quem Jesus deu  notícia de que seria, após ele, quem lideraria aos apóstolos.
Abraços,
Moura
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Moises de Cerq. Pereira em 15 de Novembro de 2012, 15:19
Ta Ok

Não confundi

Mas Voltemos ao congelamento
dos espíritos

Kardec era Druida !
de pensar nisto
fico quieto

devo estudar mais

valeu.
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 15 de Novembro de 2012, 16:19
Não entendi sobre os Espíritos, eles podem ser congelados mano?
E sim dizem que numa encarnação bem para detrás Kardec fora druida, porém, na encarnação francesa ele teve  o conhecimento daquilo que se afiguraria com a DE mano esta a diferença.
Note que no tempo de druida ele não teve nem recebeu Revelação alguma.
Abraços,
Moura
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: filhodobino em 15 de Novembro de 2012, 16:24
Amigos, estudo o Espiritismo há um ano mais ou menos e quase não vejo livros, mensagem ou artigos relacionadas a Nossa Senhora. Antes eu era adepto do Catolicismo, onde se tinha uma grande adoração de Maria.

Gostaria que pudessem me esclarecer, ou indicar livros que fale sobre esse assunto

Abraços
Adriano.

Amado irmão,
Compreendo sua inquietação, ainda hoje, assim me sinto...
Sem me delongar em extensas assertivas, vou ao ponto...
que minhas reflexões pessoais me conduziram, posto que prezo a reflexão, e não me interessa ensinar, sugiro apenas:

De que adianta agora o Vaticano se desdobrar para explicar o que escondeu à época, e após a terceira revelação ter se estendido ao maior pais católico do planeta, e daqui exportar reflexões de puro amor ao próximo, como o Cristo redivivo...
Das tres revelações de Fátima, uma obrigaram à sucumbência do segredo, e induziram degredo voluntário à irmã querida...
O que está posto como terceira revelação fala por si só.
Do que precisamos mais, senão refletir livremente?
Onde há autoridaridade que me induza pensar diversamente, antes do meu desencarne em completa sapiência, o que demandará ainda por certo quiçá milênios...
Saúde e Paz!
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: eldercoutinho em 18 de Novembro de 2012, 00:31
Amigos, estudo o Espiritismo há um ano mais ou menos e quase não vejo livros, mensagem ou artigos relacionadas a Nossa Senhora. Antes eu era adepto do Catolicismo, onde se tinha uma grande adoração de Maria.

Gostaria que pudessem me esclarecer, ou indicar livros que fale sobre esse assunto

Abraços
Adriano.

Amado irmão,
Compreendo sua inquietação, ainda hoje, assim me sinto...
Sem me delongar em extensas assertivas, vou ao ponto...
que minhas reflexões pessoais me conduziram, posto que prezo a reflexão, e não me interessa ensinar, sugiro apenas:

De que adianta agora o Vaticano se desdobrar para explicar o que escondeu à época, e após a terceira revelação ter se estendido ao maior pais católico do planeta, e daqui exportar reflexões de puro amor ao próximo, como o Cristo redivivo...
Das tres revelações de Fátima, uma obrigaram à sucumbência do segredo, e induziram degredo voluntário à irmã querida...
O que está posto como terceira revelação fala por si só.
Do que precisamos mais, senão refletir livremente?
Onde há autoridaridade que me induza pensar diversamente, antes do meu desencarne em completa sapiência, o que demandará ainda por certo quiçá milênios...
Saúde e Paz!

Ainda não havia pensado sobre isso, especula-se que a terceira revelação de Fátima seria o espiritismo?
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Vitor Santos em 18 de Novembro de 2012, 11:42
Olá

Citar
Ainda não havia pensado sobre isso, especula-se que a terceira revelação de Fátima seria o espiritismo?

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/relacao-de-nossa-senhora-com-o-espiritismo/30/#ixzz2CZZe2HIK

Essa ideia não tem qualquer lógica, na minha opinião.

Mas o amigo pode ler o que resta da pretensa mensagem de Maria, que o Vaticano nos apresenta, pois a Igreja Católica apropriou-se dela, e julgar por si mesmo:

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000626_message-fatima_po.html
 
Uma das videntes, Lucia, foi enclausurada num convento, a vida toda. O que é um indicio que a Igreja Católica talvez tivesse querido evitar o contacto de Lúcia com as pessoas. O que é mau sinal. Se ela teve contacto com o espírito de Maria de Nazaré, seria natural que ela fosse a natural e principal comunicadora da mensagem de Maria. E essa mensagem seria para divulgar aos povos, e não para uso da hierarquia católica, mais tarde divulgada a titulo de favor do Papa.

bem hajam
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: filhodobino em 18 de Novembro de 2012, 22:32
Amados do meu coração...
É pelo fruto que se conhece a arvore...
Nada do que se divulgar hoje, a meu entendimento, não tem valor, exceto para reflexão...
Então também não cabe julgar, pois se assim aconteceu, se o que precisava ser dito, o foi, sob outros meios, e não ficamos órfãos...
Mas, o título do tópico, nos indaga, qual é a relação de N.S. com o Espiritismo, e a clarividência é uma das formas enfocadas na codificação, não importando a assintura, nem a imagem mostrada para assegurar credibilidade...
Quem disse que ouve manifestação foi a Santa Madre Igrreja Apostólica Romana... não foram os Espíritas...
Espírita para assegurar credibilidade, precisa do conteúdo, de analisá-lo, e compará-lo, e esta comunicação não deve ser manifesta nem uma unica vez, nem a um único médium...
Portanto, respondendo a questão proposta pelo tópico, mantenhamos reservas, não seremos nós os Espíritas, que devem responder, e no entanto, qualquer resposta que o Vaticano oferecer, já passou da hora...
Saúde e Paz!
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: observador em 05 de Junho de 2013, 02:32
É isso mesmo fcfigueiredo!
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: lcquerido em 13 de Outubro de 2013, 11:07
Na verdade não mano Moisés, o que vejo é uma divinização indevida de Maria.
Abraços,
Moura
Mano Moisés, você havia se referido a maria assim: "Lembremo-nos que estamos falando de um espírito envolvido nos planos Divinos para o nascimento de Jesus..."
sim mano isso é um fato, mas que se note, o "envolvido" não quer dar a tal Espírito qualquer conotação de superioridade ante outros quaisquer, entende?
por isso disse: Como se Deus, necessitasse de algum adjutório".
foi isso que tentei explicar.
Abração,
Moura

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/relacao-de-nossa-senhora-com-o-espiritismo/#ixzz2CIZqy09r
Como se, mano Moisés,
Deus, o Creador, necessitasse de ajudantes no ofício que é de primazia apenas Dele...
abraços,
Moura


Moura
Confesso que não entendi

esta colocação pode ser colocada a todas as personalidades
que conhecemos como superiores e puros (a nós)
(nem que seja pela imaginação)

será que voce (nós) não está antropomorfizando Deus?



Sim, é fato que a grande maioria espírita trazem a bagagem católica e se sentem ofendidos quando se diz que Maria apenas foi um ser humano que deu a luz à Jesus. E por isso ela é um espírito iluminado? Então por equivalência, podemos dizer que a mãe de Chico era também mais evoluída? Ontem, dia 12, dia da "padroeira do Brasil", vi inúmeras postagems da imagem da "santa" no facebook. De católicos? Não! De espíritas estudados. Daí tentam apresentar Maria como espírito de luz porque um livro diz que ela é. Eu sou muito imperfeito, mas abraço a doutrina espírita porque meu senso lógico não encontra erros na sua concepção. Mas deixar de reparar os erros do cotidiano em relação à doutrina, é impossível. O mesmo acontece quando vejo as passagens referente à Moisés, a carnificina que proclamou e encontrar um lugarzinho no "céu" pois ele foi o porta voz de Deus. Muitos aqui não irão concordar com o que eu disse, mas para ser espírita temos mesmo que cortar as amarras que nos prendem às seitas pagãs. Enfim, Maria foi apenas uma mulher como outra qualquer, que não fez absolutamente nada de mais em toda sua vida. Isso até que me provem o contrário. Agora, não consegue abandonar esse elo? Tudo bem, temos tantas coisas que nos fazem menos espíritas ou menos evoluídos, não será um apego à uma mulher que irá prejudicar mais ou menos nosso estado evolutivo.

Se um dia eu tiver coragem e paciência, posto minhas dúvidas sobre Jesus, baseado nas referências históricas e da religião islâmica.
Abraços
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 13 de Outubro de 2013, 18:36
Vamos ao que nos interessa, ou seja a doutrina Espírita:
Quem seriam os anjos explicados na DE?
Seriam os espíritos que tendo vindo bem entes de nós estariam na classe dos Puros Espíritos.
Ora, em que grau espiritual segundo a escala espírita constante em OLE esteve Maria?
No grau de Espirito Imperfeito.
poderia ela ter se sobressaído entre as ouytras pessoas de seu tempo? Mas claro, nos padrões de moralidade especialmente, contudo não foi elevada ao paramo de Espírito Puro por esta condição isso é um fato.
Logo, Não poderia ser rainha dos anjos ou dos Espíritos.
Não é simples?
Apologetas sempre existirão, e vão querer sombrear o entendimento e a compreensão da DE que nos é tão importante, cabe a nós sabermos separar o joio do trigo.
Abraços,
Moura
em tempo: Do dicionário: (a.po.lo.ge.ta)

sm.

1. Teol. Aquele que tem por fim defender a religião cristã contra os argumentos de seus detratores

2. Apologista



Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Rodrigo da Cruz em 13 de Outubro de 2013, 21:31
Caros amigos do fórum,
A relação entre Maria de Nazaré e o Espiritismo é que ela é um espírito. Segundo relatos históricos, um espírito que, quando encarnado, teve a missão de dar à luz a Jesus, criá-lo e educá-lo. Ao que tudo indica, cumpriu com êxito a sua tarefa. Esse simples fato de a torna digna de admiração, independentemente de que seja um espírito imperfeito, medíocre, perfeito, etc.
O que alguns espíritas e evangélicos precisam compreender é que Maria não tem culpa se a Igreja criou um culto de adoração a sua figura. O mesmo ocorre com a figura de Bezerra de Menezes e Allan Kardec no âmbito espírita.
A culpa não é dos espíritos e sim da credulidade ou do fanatismo de alguns adeptos ou crentes que os endeusam.
Abraços fraternos...
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: lcquerido em 14 de Outubro de 2013, 02:00
Corrigindo Rodrigo. Espírito, todos somos... O problema não é a Maria, mãe, humana em si e sim o culto à um espírito imperfeito como algo superior. O Mourarego foi muito feliz em sua análise. O que nos falta é estudo sério sobre não só a nossa doutrina, como também fatos históricos, deixando de lado certas alegorias e principalmente, cuidado quando ler determinados livros. Lembrem-se, um espírito (encarnado...) pode de uma hora para outra mudar sua vibração e passar a ser um colaborador do "lado negro da força", se é que me fiz entendido.
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Rodrigo da Cruz em 14 de Outubro de 2013, 14:39
Caro lcquerido,
Não creio que ninguém seja capaz de analisar um espírito através de psicografias (deve ser os livros que o amigo diz para tomarmos cuidado) e aparições que a credulidade atribui ao espírito X, Y ou Z. Isso ocorre muito com Maria de Nazaré. Quanto a lado direito e lado esquerdo, linha ou força branca e negra, não sei o que dizer, já que como seguidor da Doutrina Espírita não divido o plano espiritual em direções ou cores por achar que isso não tem fundamento na codificação. Não condeno quem assim proceda, mas não compreendo o plano invisível nesses termos.
Abraços fraternos...
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 14 de Outubro de 2013, 15:40
No setor das análises, mano Rodrigo,
émesmo a De que nos ensina quepossamos julgar com menos erro se analisarmos as comunicações de um Espírito.
Não se trata de ler duas ou tres, mas sim, uma carrada delas e sobre um mesmo tema.
OLE nos explica melhor.
abraços,
Moura
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Rodrigo da Cruz em 14 de Outubro de 2013, 17:11
Caro Moura,
Entendo que se avalia o grau evolutivo do espírito pelas suas comunicações. Não é isso o que questiono, mas sim a que espírito atribuem a comunicação.
No caso de Maria, que é o tema proposto no tópico, li um livro de um cético (se não me engano suíço) que trabalha detalhadamente os pontos em comum das "aparições de Maria" e ele sinaliza dois momentos bem distintos: o momento em que o espírito se manifesta aos videntes e o momento em que a Igreja aceita os fatos como verídicos e os adapta ao cânon católico. Neste segundo momento, a primeira providência é identificar a "silhueta feminina volatizada", que os videntes dizem ver, com Maria de Nazaré. Como a maioria desses médiuns eram pessoas humildes, analfabetas e praticantes do "catolicismo popular" acabavam por confirmar, inclusive sob ameaças e torturas, que a "senhorita espiritual" realmente se identificou como Mãe de Jesus.
 Em algumas psicografias atribuídas à Maria, vê-se uma réplica do nível de mensagem daquilo que foi canonizado, pela Igreja, como digno de provir de Maria. Sabemos que em nosso país há um segmento do Movimento Espírita composto por nomes respeitáveis que tiveram sua passagem pelo Catolicismo. Também sabemos que na comunicação mediúnica muitos médiuns interferem por meio do seu animismo. Então, acho muito complicado nessas circunstâncias avaliarmos o grau evolutivo do espírito. O próprio Kardec nos alerta em " O Livro dos Médiuns" sobre a questão de atribuir comunicações mediúnicas a nomes respeitáveis na Terra para lhes dar maior credibilidade. O que pode muito bem ser um truque de espíritos zombeteiros ou imprevidência dos médiuns.
Abraços fraternos...
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Mourarego em 15 de Outubro de 2013, 16:03
Mano Rodrigo,
veja só: muitos dos erros que se perpetram quando tentamos analisar algo da De sob as vistas das palavras de outrem, têm nessa anãlise o fulcro da concepção e da conclusão eivada.
DE se analisa pela DE e nada mais.
Quando Kardec nos fala que o primeiro ponto é a analise pela razão, ele nos diz que se não temos base ou conhecimento profundo devemos ter com razão principal os ditados dos Espíritos superiores:
Primeioro porque são ministros e enviados de Deus,
Segundo porque estão em classe bem superior a classe em que estamos agora
E em, terceiro porque tudo oque disseram passou pelo método que certifica e tras o criterium de Verdade com odiz a obra codificada.
Abraços,
Moura
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: lconforjr em 15 de Outubro de 2013, 16:31
      Ao novo amigo Rodrigo da Cruz

      Rodrigo escreveu: Entendo que se avalia o grau evolutivo do espírito pelas suas comunicações.

      Conf: e, conseqüentemente, com, pelo menos, 50% de possibilidades de acertar ou de errar, pois quem tem competência para avaliar a estatura moral de um espírito senão um mais elevado do que ele?

      E onde estarão esses mais elevados para identificarem aqueles que estão se manifestando?

      Como o novo jovem amigo lembrou, há ainda a atrapalhar a identificação, conforme a DE, o animismo, as influências das características pessoais dos médiuns, a ação de zombeteiros, a fascinação e outros itens.

      Mas, o mais relevante em tudo isso, e que sempre surge em meu raciocínio, é como crer que aquele espírito é digno de crédito, se sua avaliação só pode ser feita por um superior a ele e, assim mesmo, quem poderá avaliar esse que acreditem ser superior àquele?
..............
Título: Re: Relação de Nossa Senhora com o Espiritismo
Enviado por: Rodrigo da Cruz em 15 de Outubro de 2013, 19:57
Caro lconforjr,
A autoridade da Doutrina Espírita não se concentra na opinião pessoal de seus adeptos, mas sim, no "Controle Universal do Ensino dos Espíritos". Encontramos a respeito da autoridade da Doutrina na introdução de "O Evangelho Segundo o Espiritismo":
"Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares."
Se assim não fosse, eu teria uma opinião a respeito, você teria outra, outro amigo do fórum teria outra e por aí vai. Como seria? Qual de nós encarnados e imperfeitos estaríamos com a razão?
Quem afirma ou nega os fatos espirituais são os próprios espíritos por meio das suas comunicações, cabe-nos somente, comparar o número de comunicações afins.
Abraços fraternos...