Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Tópico iniciado por: Liana em 28 de Janeiro de 2006, 03:21

Título: QUEM ESTÁ DOENTE?
Enviado por: Liana em 28 de Janeiro de 2006, 03:21
Olá amigos

QUEM ESTÁ DOENTE?
 
    É muito comum, quando o nosso corpo se apresenta enfermo, dizermos; "estamos doentes". Filosofias positivistas, que vêem Deus como fonte inesgotável de amor, estão sempre nos conscientizando que sendo nós, criaturas vivas do amor de Deus, não podemos alimentar crenças que o nosso eu traga algum tipo de enfermidade. O nosso corpo pode estar enfermo, mas não o "eu", que é o espírito imortal. Já perceberam que quando nos referimos ao corpo sempre dizemos, "nosso corpo"? Isso vem esclarecer que intuitivamente somos algo bem além que matéria perecível. O que não é correto é dizermos; "nosso espírito", porque na verdade não temos um espírito, somos os próprios, revestidos de matéria. O corpo adoece por diversas razões, e a principal delas por ser material, provisório, como tudo que é vida material no mundo tende a nascer, crescer
    e morrer... Mas e o espírito? Esse adoece? Na verdade a destinação da alma não é adoecer, por ser obra viva de Deus, canditadata a eternidade. Nós podemos, ao longo da vida, ou de vidas se assim preferirem, tornamo-nos doentes, mas essas enfermidades espirituais não fazem parte de nossa origem, que é divina, e sim opções nossas, que ainda não compreendemos perfeitamente as leis de equilibrio que atuam no Universo. Jesus, como psicoterapêuta por excelência sabia dessas enfermidades que engedramos na mente, e tratava a cada um conforme seu estado psiquico, emotivo e também o seu nível de compreensão. Hoje, as ciências psiquicas advertem para as chamadas doenças psicossomáticas, conflitos, sentimentos negativos, pensamentos destrutivos, que a mente alimenta por longo tempo, fazendo com isso surgirem enfermidades na corpo somático. É por isso que grandes males procedem de dentro de nós, não por fazerem parte de nossa origem, mas por termos optado por eles, na nossa condição de seres
livres. Procuremos portanto o auto-conhecimento, a verdade, que mesmo não sendo relativa assim o é, conforme o nivel de compreensão de cada um de nós. E passemos a fazer afirmações positivas, a vermos a vida por um angulo mais belo, mais feliz. É bem verdade, que devido a muitos fatores, não alcançaremos ainda a felicidade plena, nosso corpo continuará naturalmente apresentando enfermidades, conviveremos com os problemas comuns da vida, mas sentiremos alívio em muitas situações, sentiremos mais fortes nas lutas comuns de nossa passageira vida terrena.

                 (Samuel de Almeida)
                      24 01 2006 

Abraços

Muita Paz

Liana
Título: Re: QUEM ESTÁ DOENTE?
Enviado por: WOLLER em 06 de Fevereiro de 2006, 16:51
amiga Liana

As doenças tem sua origem no espírito, e se refletem no corpo.
Quando conseguimos nos equilibrar espiritualmente, favorecemos a cura de nossos próprios males

abraços  ;)

WOLLER
Título: Re: QUEM ESTÁ DOENTE?
Enviado por: Carlos Ribeiro em 06 de Fevereiro de 2006, 16:59
Amigo Woller:
nem todas as doenças têm origem no espírito.
Se andarmos á chuva e ao frio e apanharmos uma gripe, a origem da doença não é espiritual.
Abraços.
Ass:Carlos Ribeiro
Título: Re: QUEM ESTÁ DOENTE?
Enviado por: andreia em 06 de Fevereiro de 2006, 19:02

Olá Carlos!

Até posso concordar contigo... mas tenho algumas duvidas... e passo a dar um exemplo:

Se uma pessoa tem uma depressão (e não quero com isto dizer que todas as depressões têm origem no espirito, porque na realidade não tenho fundamentos para isso... no entanto do que pude observar nesta área até agora a grande maioria delas têm), essa pessoa fica debilitada e com as defesas em baixo e por isso mais facilmente se apanha uma gripe, por exemplo.

Quero desde já dizer-te Carlos que não tenho qualquer formação em medicina ou similar... a minha opinião baseia-se meramente na vivencia do dia-a-dia, no entanto concordo inteiramente com o Woller. Se nos encontramos equilibrados espiritualmente, favorecemos a cura de nossos próprios males sejam eles quais forem... até a mais simples das constipações passa mais rápidamente, mesmo que a sua origem não seja o espirito.

Beijinhos  :-*

Andreia

Título: Re: QUEM ESTÁ DOENTE?
Enviado por: Det's me!... em 08 de Fevereiro de 2006, 01:52
Olá Andreia,

Tudo de bom....

Eu não queria contrariar ninguém, até porque detesto ser contrariado, mas o certo é que....

E como o certo é que, temos duas cositas.......a 1ª e a 2ª depois também temos a Terceira, mas essa não é chamada ao caso, porque faz parte do Arquipélago dos Açores.  ;D ;D ;D ;D ;D

Então já que ficamos cingidos à 1ª e à 2ª, vamos ao desenvolvimento das ditas.

1ª O texto da Liana, é excelente e como diriam os nossos amigos do lado de lá do Atlântico, gostaria de "parabenizá-la" por aqui nos ter trazido o mesmo. Parabéns Liana.

2ª É óbvio que o Carlos Alberto tem razão, né? O que ele diz tá muito bem dito "se andamos à chuva e apanhamos gripe ........a origem da doença não é espiritual", não pode ser, nem nunca o será, nem por muita vontade que tenhamos que o seja ela vai ser. (e já não meto a fé ao barulho :D :D :D)

O que tu vens dizer, também está correcto: dependendo da nossa vontade, sintonia mental, estado vibratório, enfim, PENSAMENTO POSITIVO, é óbvio que favorecemos a cura da doença (lá tá também o Psicossomático em acção e evolução positiva).

Mas daqui até dizer que todas as doenças são de origem no espirito vai uma distancia enorme....berdá??

Beijos :-*

Luís

Título: Re: QUEM ESTÁ DOENTE?
Enviado por: Liana em 10 de Fevereiro de 2006, 01:07
Olá amigos

Amigo Luis, agradeço suas palavras, e fico feliz que você tenha gostado desse texto. Obrigada!
Agradeço também, aos amigos que o responderam, Woller, Cariberto e Andreia.
Agora, peço a permissão dos amigos, para acrescentar essas questões, do Livro O consolador, nesse espaço.
Faço isso, por ver que houve um pequeno mal entendido, quanto a resposta de nosso amigo Woller, com quem me parece, a amiga Andreia concordou.
Entendi e concordo com ele, visto que, em meus estudos doutrinários, que são muitos, li, não em só um, mais em vários livros, a respeito de as doenças físicas terem origem no espírito.
Para defender a minha posição, é que trago aqui, essa passagem do livro O Consolador.
Entendo, também, os pontos de vista de todos, ressalvando, somente o fato de concordar com o amigo já citado.
Jamais querendo causar transtornos ou polêmica, visto a doutrina espírita ser uma ciência, filosófica com bases fundadas no uso da razão, cito o que penso, e uma das fontes  de onde tirei essa certeza.
Como sou humana e sujeita a erros, posso ter interpretado de forma errônea os ensinamentos. Se assim o for, peço desculpas e aceito que me esclareçam o assunto.
Vamos as questões!!!

Questões  95, 96, 97.

95 – Em face dos esforços da medicina, como devemos considerar a saúde?

R- Para o homem da Terra, a saúde pode significar o equilíbrio perfeito dos órgãos materiais; para o plano espiritual, todavia, a saúde é a perfeita harmonia da alma, para obtenção da qual, muitas vezes, há necessidade da contribuição preciosa das moléstias e deficiências transitórias da Terra.

96 – Toda moléstia do corpo tem ascendentes espirituais?

R – As chagas da alma se manifestam através do envoltório humano. O corpo reflete o panorama interior do espírito enfermo. A patogenia é um conjunto de inferioridades do aparelho psíquico.
E é ainda na alma que reside a fonte primária de todos os recursos medicamentosos definitivos.  A assistência farmacêutica do mundo não pode remover as causas transcendentes do caráter mórbido dos indivíduos. O remédio eficaz está na ação do próprio espírito enfermiço.
Podeis objetar que as injeções e os comprimidos suprimem a dor; todavia, o mal ressurgirá mais tarde nas células do corpo. Indagareis, aflitos, quanto às moléstias incuráveis pela ciência da Terra e eu vos direi que a reencarnação, em si mesma, nas circunstâncias  do mundo envelhecido nos abusos, já representa uma estação de tratamento e de cura e que há enfermidades dalma, tão persistentes, que podem reclamar várias estações sucessivas, com a mesma intensidade nos processos regeneradores.

97 – Se as enfermidades são de origem espiritual, é justa a aplicação dos medicamentos humanos, a cirurgia, etc., etc.?

R – O homem deve mobilizar todos os recursos ao seu alcance, em favor do seu equilíbrio orgânico. Por muito tempo ainda, a humanidade não poderá prescindir da contribuição do clínico, do cirurgião e do farmacêutico, missionários do bem coletivo. O homem tratará da saúde do corpo, até que aprenda a preservá-lo e defende-lo, conservando a preciosa saúde de sua alma.
Acima de tudo, temos de reconhecer que os serviços de defesa das energias orgânicas, nos processos humanos, como atualmente se verificam, asseguram a estabilidade de uma grande oficina de esforços santificadores no mundo. Quando, porém, o homem espiritual dominar o homem físico, os elementos medicamentosos da Terra estarão transformados na excelência dos recursos psíquicos e essa grande oficina achar-se-á elevada a santuário de forças e possibilidades espirituais junto das almas.
Extraído do Livro O CONSOLADOR (Emmanuel, Piscografia de Francisco Cândido Xavier)


Eis ai, a fonte de minha resposta, acima dada.

Abraços a todos

Muita Paz e Luz

Liana