Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Tópico iniciado por: Filósofo em 17 de Dezembro de 2011, 13:41

Título: Os Centros Espíritas.
Enviado por: Filósofo em 17 de Dezembro de 2011, 13:41
Neste tópico irei fazer uma pequena referência aos centros de estudo espíritas.
Ora, os verdadeiros centros espíritas, são locais onde se pesquisa, estuda e divulga o Espiritismo codificado por Allan Kardec, de uma forma aprofundada e séria; as obras da codificação espírita, elaboradas por Allan Kardec, sob a orientação e instrução dos Espíritos Superiores, constituem assim a base sólida da Ciência Espírita e consequentemente dos centros espíritas idóneos; isto não significa, que outras obras espíritas complementares de outros autores, não possam ser abordadas; significa tão-somente, que toda e qualquer obra, para ser classificada de espírita, terá de estar em concordância com as obras codificadas por Allan Kardec, pois em contrário, será classificada de pseudo-espírita.
Continuando; nos centros sérios, preza-se o respeito pela unidade, diversidade e integridade pessoais, física e moralmente falando; e bem assim, o respeito pela diversidade cultural, promovendo-se o diálogo inter-cultural; as temáticas de estudo neles desenvolvidas são do âmbito da Ciência Espírita, em articulação com as ciências afins, promovendo-se a interdisciplinaridade científica; os cursos básicos da Ciência Espírita e a orientação espiritual são serviços prestados gratuitamente, nos respectivos centros; em suma, nos verdadeiros centros espíritas, prezam-se e divulgam-se a instrução e a moral espíritas, ou seja, têm como insígnias: o amor, a sabedoria e a união.
Sendo assim, todos os centros que estejam desenquadrados, dos caracteres supramencionados, não serão verdadeiros centros espíritas, antes serão pseudocentros.

Título: Re: Os Centros Espíritas.
Enviado por: Mourarego em 17 de Dezembro de 2011, 14:59
Mano Aristócrates.
Segundo os ditames que encontramos na Revista Espírita no LE em A Gênese, não podem haver obras complementares.
Motivos:
Todas as comunicações acerca de novas revelações hão de chegar através dos ministros de Deus ou ainda de seus enviados mais próximos.
os Ministros de Deus, segundo a DE são os Puros Espíritos e assim os discrimina a doutrina pelo fato de conviverem no seio da divindade.
Os Seus auxiliares diretos, sendo aqueles que foram incumbidos de repassarem as notícias que hoje se tornaram na doutrina que seguimos, foram os Espíritos Superiores.
Estes sim os únicos a trazerem novas revelações espíritas.
Dessarte, podemos concluir sem erro ou discrepância que apenas esta classe de Espíritos recebeu a incumbência de trazer novas revelações, e que mesmo estes devam passar pelo método avaliador e certificador, sem o o qual suas revelações não poderão serem tomadas por doutrina.
Repare: Tudo isso é ensinado nas obras básicas.
Minha fala (escrita), é nesse tom porque não prego um til que não tenha sido informado pelas obras básicas.
Por estas razões repito, não existem, obras complementares de ou da doutrina.
Abração,
Moura
Título: Re: Os Centros Espíritas.
Enviado por: Vitor Santos em 17 de Dezembro de 2011, 17:06
Olá a todos

Boas mano Moura Rego, cá estamos de novo, no fórum espirita! 

As obras em estudo não têm que ser apenas de Allan Kardec, mas devem obedecer aos mesmos critérios de rigor ou superiores, se os dirigentes não quiserem arriscar o ensino equivocado aos frequentadores. Para estes últimos, os trabalhadores da Associação representam a doutrina Espirita, tenham ou não condições para isso. É uma responsabilidade... 

Não chega evocar a credibilidade de um médium para certificar uma comunicação espirita, tal como em ciência não chega evocar a pessoa de um cientista para que a ciência adopte uma determinada explicação para um facto.

Por muito boa vontade, sabedoria e boa fé que o médium, ou, no caso da ciência, o cientista, tenham, podem estar enganados. Um engenheiro civil consciente também não faz os cálculos da estrutura de um edifício sem conferir muito bem as contas. 

O caso do médium é ainda mais frágil que o do cientista, porque o segundo é o autor e o primeiro não é. É apenas um intermediário. 

Decerto que os Espíritos de ordem superior não encerraram a transmissão de conhecimentos com Jesus e Kardec. Haverá sempre actualizações, a julgar pelo que aconteceu no passado. Mas é preciso muita prudência, por causa dos "vendilhões do templo".     

bem hajam e Boas Festas
Título: Re: Os Centros Espíritas.
Enviado por: Filósofo em 17 de Dezembro de 2011, 17:34
Caro Mourarego;

eu sei disso, mas agradeço o seu comentário; porquanto, no que toca ao Espiritismo, eu actualmente só reconheço as obras de Allan Kardec, pois o trabalho efectuado pelo Codificador, não foi ainda continuado; no entanto, há-de ser; apenas escrevi assim, pois não pretendo ser sistemático e dogmático.

Cumprimentos.
Título: Re: Os Centros Espíritas.
Enviado por: Mourarego em 17 de Dezembro de 2011, 22:20
Seu bem disso mano Aristócrates.
contudo, posso lhe afiançar: podes ser sim, sistemático, e isso é o próprio kardec ladeado pelos Espíritos Superiores que nos veio dizer ao demonstrar que mesmo o Espiritismo é um sistema de idéias.
O que não podemos ter é Espírito de sistema pois isso sim nos leva ao dogmatismo.
Abraços,
Moura

Caro Mourarego;

eu sei disso, mas agradeço o seu comentário; porquanto, no que toca ao Espiritismo, eu actualmente só reconheço as obras de Allan Kardec, pois o trabalho efectuado pelo Codificador, não foi ainda continuado; no entanto, há-de ser; apenas escrevi assim, pois não pretendo ser sistemático e dogmático.

Cumprimentos.