Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Tópico iniciado por: Haga em 27 de Novembro de 2008, 18:42

Título: O que é um ser humano?
Enviado por: Haga em 27 de Novembro de 2008, 18:42
O que é um ser humano?

Podemos definir ser humano como um ser espiritual vivenciando uma experiência humana. No entanto, o ser humano vive exatamente ao contrário: imagina-se humano vivenciando experiências espirituais.

Essa compreensão é importante porque quando o ser viver dentro da realidade da sua existência, o foco da vida mudará. Enquanto o ser vivenciar a vida como um humano que apenas realiza experiências espirituais o foco da sua vida serão os objetivos materiais. Apenas quando se souber espiritual vivendo experiência humana poderá mudar o valor que atribui as coisas da vida.

Por exemplo: as situações negativas da vida. Sabemos que elas são provas para a evolução espiritual, mas enquanto o homem sentir-se humano rejeitará essas situações, fugirá delas, pois verá apenas o lado trágico aos desejos humanos. No entanto, quando se compreender como espírito vivendo a vida carnal entenderá a necessidade da existência desses momentos e só então poderá vivenciá-los como dádiva do Pai para a sua eternidade espiritual.

A prova, as situações negativas, é o lado espiritual do ser dentro da experiência humana. No entanto, se ele é ser humano não quer passar pelas provas por que quer a felicidade agora, nesse planeta.

Dessa forma, não podemos definir ser humano como um indivíduo ou uma pessoa, mas um espírito vivendo uma experiência humana.

Já que somos espíritos, para podermos viver perfeitamente a vida carnal, retirando dela a sua humanização e alcançando a consciência da existência eterna, precisamos compreender o que é a experiência humana que um espírito vive.

Somos todos espíritos, vivendo a experiência carnal ou não. Possuímos uma memória onde estão arquivados os valores que aprendemos durante a nossa existência eterna no universo. Chamamos essa memória de consciência espiritual.

Quando o ser se humaniza  não consegue acessar esses dados guardados na sua consciência espiritual, ou seja, não consegue utilizar-se dos conhecimentos que possui. Isso ocorre porque ela é encoberta por um novo elemento temporário que o ser adquire: o ego, ou consciência material.

O ego é um “personagem” que o espírito cria antes do nascimento carnal. Ele será composto de elementos que servirão ao ser durante a experiência carnal como campo de provas para sua elevação espiritual. O ego determinará a personalidade, o corpo, o nome e tudo que se relacionar com o ser humano a tal ponto que o ser humanizado imaginar-se-á como o ego e não como o espírito que é.

Aí está a prova. O ser humanizado precisará da fé e do amor a Deus para suplantar as verdades que o ego lhe transferirá e viver a existência carnal como experiência espiritual. Enquanto não conseguir essa vitória, estará preso às realidades que o ego cria e não aproveitará a chance da encarnação. Quando o ser conseguir vencer ao ego poderá, então acessar à sua consciência espiritual e aí viver a vida em total comunhão com o Todo.

Não existe o ser humano. Marias, Paulos, Josés ou qualquer outro ser humano são egos criados por seres universais para viver uma existência carnal. Você é um espírito, sem nome, cor, idade, sexo, religião, raça, etc: tudo o que imagina ser é um personagem (ego) que criou para viver essa aventura carnal.

O ser humano, portanto, é um ser universal (espírito) vivendo uma aventura humana conduzida pelo ego na qual necessita destruí-lo para poder atingir à sua realidade: a espiritual.

Cumpre ressaltar que essa aventura humana não está diretamente relacionada com a ligação com uma matéria carnal. Existem diversos seres universais que já desencarnaram, mas que ainda não conseguiram libertar-se do ego. São aqueles que ainda imaginam-se donos de propriedades, maridos, mulheres ou filhos e que, mesmo fora da carne, ainda vivem apegado a essas coisas materiais.

A vitória só acontecerá quando ele vencer o ego e isso terá que ser realizado necessariamente antes da próxima encarnação. O ser só poderá formar um novo ego quando destruir esse e reassumir a sua consciência espiritual. Portanto, a humanização do ser não acaba com a morte, mas sim com a destruição do ego.

Por isso, podemos afirmar que existem muitos seres humanos fora da carne, mas também que existem muitos espíritos vivendo na carne. O que determina a sua “classe” não é a carne em si, mas a consciência com a qual vivencia a sua existência.

A partir dessa visão, podemos então entender que o ser humano não é um homem (corpo mais espírito), mas apenas o ego que dirige a existência do espírito por determinado tempo. O ser universal é sempre um espírito (ser puro e inocente como criado por Deus) e a sua humanidade é representada pelos diversos egos que cria para realizar provas ao longo da eternidade.

Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: candi em 22 de Janeiro de 2010, 19:35
excelente, a sua explicação.

 abraço fraterno, e muita paz
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Mourarego em 22 de Janeiro de 2010, 19:45
O que é um ser humano?
Um Espírito encarnado
Abraços,
Moura
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: dim-dim em 22 de Janeiro de 2010, 20:09

Olá!

O que é um Espirito?

O ser inteligente da Criação. Uma obra de Deus, com as suas Leis gravadas na consciência.

Por que o Espirito precisa de consoladores?

Porque esqueceu ou menosprezou essas Leis de Deus.


Namasté
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Bluemoon em 23 de Janeiro de 2010, 23:39
Olá boa noite Haga!! Eu sou nova por aqui e ainda nao sei bem como funciona o forum mas vou aprendendo. Adorei a tua explicaçao sobre o que é um ser humano. Muita paz e muita luz para ti. Um bem haja...
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: arcam em 27 de Janeiro de 2010, 02:02
Olá Haga. Seus esclarecimentos são lógicos,sobre nós seres humanos, e portanto não podemos esquecer das nossas limitações. Consciencias em lutas constantes com as nossas disputas internas, espírito e ego. Esse é o combate das nossas jornadas, aceitando a condição de almas em evolução. Abraços fraternos. Arcam.
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Silvio da Costa em 05 de Fevereiro de 2011, 18:51
Correr atrás daquilo que nos tornara feliz é a meta do ser humano, mas poucos conseguem atingi-los, sendo na grande maioria parcialmente conquistados.
Os cotidianos nos espreitam em todos os momentos mal conseguiram fugir dele, sendo que na maioria das vezes nos mesmos os programadores de nossas vidas deixaram nos envolver nesta realidade para ter um objetivo na nossa existência.
Sendo uma variável em cada ser, a ideia de se estar só causa um grande sofrimento a solidão é causa de muitos males e a busca por um parceiro (a) ideal é a meta de muitas pessoas.
Existem outras metas como dinheiro e sucesso, mas no meu ponto de vista sem amor eu nada seria.
Ame a si é aos outros que você descobrira que o amor esta mais perto do que se imagina.
http://autosugestivo.blogspot.com/



Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: MarcoALSilva em 05 de Fevereiro de 2011, 19:44

Ser humano = Espírito encarnado = foco de consciência = inteligência manifesta (o Espírito necessita da matéria para manifestar a inteligência) = Ego

Tudo continua exatamente igual. Compreender isso não muda a Lei do Progresso, tampouco o intrumento da ação e reação...

Sem ironia alguma, isso me lembra de um professor de biologia (da época do cursinho --- muito tempo atrás...). Ele dizia que um artrópode não ficaria nem um pouquinho mais feliz por descobrir que é um... artrópode... Na verdade, para ele, ser artrópode ou réptil não significaria rigorosamente nada...





Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Mirina em 05 de Fevereiro de 2011, 23:45
Olá amigos,

Marco,

para mim muda tudo com esta explicação.
Depois de tentar entender exaustivamente porque as pessoas ficam debatendo contra o ego, já que havia entendido que o ego é a individualização do Espirito, e portanto, uma promoção concedio pelo Divino na nossa caminhada evolutiva, a partir deste texto adquiri um entendimento mais claro do que chamam de ego, e que este não tem relação com o Espirito que se individualiza, e sim com os diversos personagens que assumimos quando estamos encarnados.

A partir da explicação do Haga adquiri a compreenssão do distanciamento que devemos ter do ego, isto é, da materialidade da encarnação, e passar a olhar as experiencias pela dimensão espiritual.  Para alguns isto pode parecer extremamente facial, mas para outros, envolvidos em situações de perdas.

Obrigada Haga pela oportunidade!
Abs,
Mirina
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Atlante em 06 de Fevereiro de 2011, 01:19
Olá Mirina

Será mesmo como está escrito aí?

Nem pouco mais ou menos.

Olá Marco

O meu amigo sabe, ou pelo menos julgo que sabe, que o ser humano não corresponde a essa discrição colocada.
Por vezes é necessário transceder a questão, ir mais além.
Se as coisas são assim, o que todos parece que concordam ser, esta questão já devia estar mais que ultrapassada e todos deveriamos estar mais à frente no dominio das coisas. Mas sucede que não estamos, então, possivelmente, não é bem assim.

Sobre o ego, esse grande papão, então as coisas ainda ficam piores.
Todo o mundo que por aqui vem postando fala do ego. Já todos estudamos os grandes filósofos que nos falam sobre o ego. Conclusões? muito poucas.

Já agora deixo uma pergunta. De todas as personagens conhecidas e desconhecidas de que falamos quem será o maior egocentrico?

Atlante
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Mirina em 06 de Fevereiro de 2011, 16:40
Amigo Atlante,

parece mesmo muito simples e muito obvio né!
Mas se voce reler as parabolas do Cristo, analisadas sob a luz da doutrina, tudo não parece muito simples e muito obvio também!  No entanto continuamos muito distantes do amor incondicional ao proximo e insistmos em nos apegar a materia, descrentes na eternidade do espirito e na transitoriedade das encarnações.

As melhores soluções para os problemas mais complexos sempre são encontradadas na simplicidade e na obviedade dos fatos.  Basta que alguem com mais serenidade e equilibrio consiga enxergar a questão por outro angulo e a solução magicamente se desenha.

Nossos grandes filosofos tiveram sua parcela de contribuição, mas não eram perfeitos e infaliveis, o que muitas vezes fez com que deixassem na historia alem de suas contribuições preciosas, biografias nem sempre exemplares.  Isto não os diminui nem os descredencia, apenas mostra o quanto ainda neste plano estamos longe da tão almejada pureza de Espirito.

A partir do esclarecimento que o Haga me possibilitou, e passando hoje por diversos revezes na minha vida, meu trabalho é tentar enxergar os desafios (que alguns chamam de provas, expiações ou punições) pela janela da espiritualidade, e tentar me distanciar do ego (personagem que atualmente encarno) para raciocinar tais acontecimentos pelo entendimento do espirito.  Isto é, superada a questão qual o ganho efetivo que levarei para a eternidade?

Pode não ser o unico caminho, mas é muito mais interessante e estimulante encarar assim!

Abs e um excelente domingo,
Mirina
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Atlante em 06 de Fevereiro de 2011, 17:24
Olá Mirina

Não se iluda minha amiga. Ao encarar as coisas dessa forma não está visualizando o óbvio.

- Somos espiritos vivenciando uma condição humana. Nisto estamos em concordância. Mas precisamos entender melhor.

- Nós estamos inseridos numa humanidade que habita o planeta Terra, que evolui nele e faz com que ele evolua. Esta humanidade é constituida por espiritos encarnados e espiritos desencarnados, que por sinal são a maior parte
Não somos humanos por estarmos num corpo de carne. Somos humanos porque estamos estagiando numa humanidade, estágio este que visa o nosso crescimento espiritual. Só deixaremos de ser humanos quando sairmos definitivamente das humanidades e isto acontecerá quando adquirirmos todos os conhecimentos que elas nos podem proporcionar. Significa isto que podemos, certamente isto sucederá, transitar de uma humanidade para outra humanoidade até atingirmos os objectivos propostos.

- O ego é criação do espirito, ponto concordante com o afirmado. Mas ao contrário do que foi dito, o espirito não cria egos e desfaz egos. O espirito construiu um ego, o qual vai transformando conforme vai despertando a sua consciência. Significa isto que o espirito vai transformando o seu ego conforme se vai transformando a si mesmo.
O ego, tal como a mente, reflecte aquilo que o espirito é, suas tendências, suas virtudes, seus defeitos, suas paixões, suas emoções.
Se o espirito está virado para as coisas do mundo material, dando primazia ás coisas da matéria, o ego reflecte esse facto. O espirito não é materialista por o ego ser materialista, o ego é que se reflecte materialista por o espirito ser materialista. 
Se o espirito já está virado para as coisas de Deus o ego se reflecte altruista porque essa já é a condiçáo do espirito.

Como podemos verificar toda a responsabilidade é sempre unica e exclusiva do espirito. Tudo o resto são desculpas de mau pagador.

Atlante
 
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Atlante em 06 de Fevereiro de 2011, 17:34
Olá Mirina

Deixei esta matéria de parte por a considerar muito importante.
A minha amiga afirma isto

"passando hoje por diversos revezes na minha vida, meu trabalho é tentar enxergar os desafios (que alguns chamam de provas, expiações ou punições) pela janela da espiritualidade, e tentar me distanciar do ego (personagem que atualmente encarno) para raciocinar tais acontecimentos pelo entendimento do espirito.  Isto é, superada a questão qual o ganho efetivo que levarei para a eternidade?"

Todos nós estamos sujeitos á lei de causa e efeito.
A maior parte das provas porque passamos prendem-se com aquela lei e, como tal, com o nosso passado.
O problema é que nós aceitamos muito bem isto nos outros mas em nós já é mais dificil. Então muitos, não sei se é o seu caso, acham-se vitimas da injustiça ou da sorte. Não querem aceitar que se sofrem é porque prevaricaram. Agora é necessário aprender vivendo.
Então vamos aceitar a nossa condição como principio de correcção pela vivência das coisas, a qual nos conduzirá ao conhecimento permitindo-nos a condição necessária para, em relação áquele facto não voltarmos a infringir a lei.
Com paciência e tolerância para com tudo e para com todos, mas, essencialmente para conosco.

Atlante

Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Mirina em 06 de Fevereiro de 2011, 18:02
Amigo Atlante,

agora fiquei confusa de novo!

"
"O espirito construiu um ego, o qual vai transformando conforme vai despertando a sua consciência. Significa isto que o espirito vai transformando o seu ego conforme se vai transformando a si mesmo."

Logo o ego é parte integrante do espirito e acompanha a sua eternidade?
Sendo assim não posso me distanciar dele, e sim trabalhar para evolui-lo, certo?
Então em ultima analise, o ego não é o personagem que encarno materialmente, mas meu espirito propriamente, não havendo ai nenhuma separação entre um e outro, e portanto nenhuma necessidade de distanciamento?

Volto então a minha primeira conclusão, que o ego nada mais é que a individualização do principio inteligente, o momento em que o espirito desperta para consciencia do eu, e adquire inteligencia própria e o livre arbitrio.

Será correto esta forma de concluir?

Mirina


Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Atlante em 06 de Fevereiro de 2011, 18:11
Olá Mirina

Pois claro.

O ego é a imagem que o espirito transmite de si mesmo para o exterior. É o reflexo daquilo que o espirito é em cada momento do seu crescimento espiritual.
Ao transformar-se a si mesmo transforma, naturalmente, o seu ego.

Aguardo ainda, dos nossos companheiros, pela resposta á pergunta de quem será o ser mais egocentrico que conhecemos

Atlante
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Mirina em 06 de Fevereiro de 2011, 18:21
Agora,

refrente aos desafios, venho perdendo bens materiais, isto ao longo de seis ou sete anos.  Porem no aspecto pessoal venho desfrutando de maravilhosos momentos com meus filhos, comigo mesmo e recebendo grandes presentes.
Logo, estou tentando me distanciar do meu personagem materialmente perdedor, rsrsrsrs, para me enxergar espiritualmente vencedora.  Dessa forma consigo entender que as perdas fazem parte de um processo de aprendizagem de desapego a matéria, ao qual tenho sido exposta sistematicamente, e, sob o ponto de vista da espiritualidade e da eternidade considero que esta encarnação tem sido um absoluto sucesso.

Agora do ponto de vista do meu persongem encarnado, sou um absoluto fracasso!

Bom humor a parte, espero ter conseguido explicar,

Abs,
Mirina
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: dim-dim em 06 de Fevereiro de 2011, 18:53
Olá Mirina

Pois claro.

O ego é a imagem que o espirito transmite de si mesmo para o exterior. É o reflexo daquilo que o espirito é em cada momento do seu crescimento espiritual.
Ao transformar-se a si mesmo transforma, naturalmente, o seu ego.

Aguardo ainda, dos nossos companheiros, pela resposta á pergunta de quem será o ser mais egocentrico que conhecemos

Atlante

É todo o Espírito que acredite que existe seres humanos, homens, mulheres, egos, personagens...

Adeus a todos.
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Mirina em 06 de Fevereiro de 2011, 19:10
Oh Dim dim,

Adeus é muito forte né!

Agora, de quem será o ser mais egocentrico?
Esta pergunta assim formulada só me conduz a uma resposta,

De Deus, que tudo emana dele e pra ele volta não é mesmo!

Abs,
Mirina
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: dim-dim em 06 de Fevereiro de 2011, 19:46
Oh Dim dim,

Adeus é muito forte né!

Agora, de quem será o ser mais egocentrico?
Esta pergunta assim formulada só me conduz a uma resposta,

De Deus, que tudo emana dele e pra ele volta não é mesmo!

Abs,
Mirina

Claro que sim. Mas afastado de Deus só há ilusões, e as ilusões desvanecem-se. Em Deus só há percepção, tudo é percepção, ou organismos de percepção.

Adeus, é natural, amiga Mirina, nunca sabemos quando acaba esta visita guiada!!


Felicidades a todos!!
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Atlante em 06 de Fevereiro de 2011, 20:33
Oh Dim dim,

Adeus é muito forte né!

Agora, de quem será o ser mais egocentrico?
Esta pergunta assim formulada só me conduz a uma resposta,

De Deus, que tudo emana dele e pra ele volta não é mesmo!

Abs,
Mirina

Claro minha amiga.

Nenhum outro Ser procura atrair para Si todos os seus filhos.

E a Sua força egocentrica é de tal ordem que nenhum conseguirá escapar. É tudo uma questão de mais milhão ou menos milhão de anos.

Atlante
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: MarcoALSilva em 06 de Fevereiro de 2011, 23:05
Dizer que o Ego é um ser à parte, um personagem fictício engendrado que, inclusive, demanda contra a reconquista do "eu verdadeiro" é uma tese que considero, no mínimo, inverossímil... Claro que os companheiros Dim-Dim e Anton dirão que isso é o meu Ego que está dizendo...

O que de mim exala como resultante de minha bagagem e de todas as minhas circunstâncias é o que sou enquanto Ego, sim, mas é um aspecto instrínseco ao meu ser nos exatos contornos que a minha situação evolutiva permite nesse momento... Não existe um fantasma distanciado de mim... Sou eu mesmo...

Quando estiver em um nível de consciência que me permita recordar plenamente, digamos, umas cinco encarnações, não terei dúvidas em identificar diferenças entre o comportamento assumido em cada uma delas... Nem por isso terá deixado de ser o mesmo Espírito, com todas as peculiaridades, bagagem e circunstâncias a definirem padrões diversos de conduta.

O Ego tem costas largas...
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Mirina em 06 de Fevereiro de 2011, 23:27
Ai concordamos Marco,

toda esta discussão sobre o distanciamento do ego me da a entender que estamos brigando com nossa própria natureza espiritual, porque aquietar o ego é não perceber as manifestações do espirito e desta forma, não evoluir, estacionar.

Seria então dividir o Espirito em varias partes e a partir dai não trabalhar a parte individualista e passar a lidar somente com a parte do espirito que não deseja, não atua, apenas se dispõem a seguir a massa.  A negação do eu.
Mas como sabemos o espirito é indivisivel e a manifestação da sua individualidade  faz parte do processo de evolução traçado por Deus.

Abs,
Mirina
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Atlante em 07 de Fevereiro de 2011, 00:23
Olá Marco

Como estudante das correntes orientais e agora da doutrina espirita eu tinha plena certeza que o meu amigo entendia correctamente estas questões e a prova está aí.

Existem ilusões? Claro que existem.
Existem fantasias? Também.
Mas tudo isto é criado pelo próprio espirito, muitas vezes como forma de fugir duma realidade que ele próprio já conhece.
Sempre tenho dito que o espirito é o unico responsavel por tudo o que lhe diz respeito. Mesmo tudo aquilo que diz respeito ao seu crescimento. Ele é a construção e ele é o construtor.

Mirina

Plenamente de acordo minha amiga.

Quando nós racionalizamos as coisas atingimos o conhecimento pleno do que nos é possível neste nosso estágio. Estamos numa eternidade de eternidades que é como quem diz, num patamar de muitos patamares.

Atlante
Título: Re: O que é um ser humano?
Enviado por: Mirina em 07 de Fevereiro de 2011, 02:12
Muito bom Atlante,

agora minhas ideias e minha intuição conseguiram se afinar num mesmo raciocinio!

obrigada a todos por me iluminarem os pensamentos e partilhar seus conhecimentos!
Abs,
muita luz,
Mirina