Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Tópico iniciado por: Aimoré em 13 de Novembro de 2011, 14:49

Título: O que acontece com o Espírito no estado de coma?
Enviado por: Aimoré em 13 de Novembro de 2011, 14:49
Em pergunta feita ao nosso amigo Astolfo da revista O consolador,uma leitora pergunta:
O que acontece com o espírito quando uma pessoa está está em coma?

Ele assim expõe:

Em artigo da mesma revista,o confrade Orson Perter Carrara alude ao romance Vinte Dias em Coma de Wilson Frungilo Jr. .

A obra em questão mostra a história do arrogante e vaidoso empresário bem sucedido que foi levado ao estado de coma e, nesse estado ,ouve tudo o que ocorre em sua volta,o que produz expresiva renovação de seus sentimentos,ao perceber realidades que seu orgulho não permitia ver.Ao retornar do coma ,ele dá outro rumo a própria vida.
O romance citado pode ,assim,ajudar a compreender o que se passa durante esse estado e os seus benefícios,em termos morais e espirituais,pode o coma trazer a alma de uma pessoa,uma  vez que ,examinando o assunto tão-somente pela ótica materialista,não é possível vislumbrar algum benefício.
São inúmeros os relatos de pessoas que voltaram do coma e afirmaram ter podido acompanhar,como se estivessem perfeitamente acordadas,os fatos que se passaram ao seu lado durante aquele estado.
No livro Plantão de respostas -Emmanuel valendo-se da mediunidade de Chico Xavier,respondeu a uma pergunta semelhante ,expressa nos seguintes termos :"O que ocorre  com os espíritos reencarnados que  ficam meses ,e até anos, em estado vegetativo?"

"Seu estado será de acordo com a sua situação  mental.Há casos  em que o espírito permanece como que aprisionado ao corpo,dele não se afastando até receber ajuda dos benfeitores espirituais.São pessoas ,em geral ,que são muito apegadas a vida   material e que não se conformam com a situação.

Em outros casos ,os Espíritos,apesarem de manter uma ligação com o corpo físico,por intermédio do perispírito,dispõem de uma relativa liberdade.Em muitas ocasiões ,pessoas saídas do coma descrevem as paisagens e o seres que o precederam na passagem para a vida espiritual.É comum após essas experiências elas passem a ver a vida com outros olhos,reavaliando os seus valores íntimos.

Em qualquer das circunstâncias,o plano espiritual sempre estende seus esforços na tentativa de auxílio .Daí a importância da prece ,do equilíbrio,da palavra amiga e fraterna ,da transmissão de paz,das conversações edificantes para que aja mais condições para o trabalho do bem,que se direciona nessas horas,tanto aos enfermos como para os encarnados(familiares e médicos)".

Que esse tópico possa ajudar a consolar a todos que tenham familiares e amigos nessas condições.Conservem a fé e trabalhem pela vida de nossos irmãos em coma.Deus nada faz que não seja útil ao espírito.Paz sempre!