Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Tópico iniciado por: Vitor Santos em 12 de Novembro de 2009, 13:07

Título: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Vitor Santos em 12 de Novembro de 2009, 13:07
Olá

Ontem, ao ler um post colocado pelo amigo Procura, comecei a pensar bem no assunto. Respondi a dizer que não era possivel chegar a consenso sobre as colónias espirituais (agradeço muito que não se reinicie aqui esse debate, por favor).

Mas o amigo Procura sempre me convenceu de alguma coisa. Na verdade milhões de pessoas chegaram ao espiritismo através da leitura de André Luiz. E se não fosse esse espirito, quantos milhões de pessoas não teriam ficado sem conhecer a doutrina espirita? E quantos não teriam conhecido Kardec?

Face ao exposto, eu devo-me sentir agradecido a André Luiz. Quantos companheiros de doutrina eu teria a menos se não fosse ele? E entre esses até poderão estar os que mais me ajudaram, não sei.

Eu não me identifico com algumas coisas dos livros de André Luiz, mas sempre disse que se tratava de uma opinião pessoal, tão válida como outra opinião qualquer. Eu não sou ninguém para dizer aos outros o que está certo ou o que está errado. Mas suspeito que nem sempre fui capaz de me explicar bem a este respeito.

Nós debatemos muito o CUEE, mas se calhar não sempre lemos essa parte do ESE com atenção.

Vejamos o que determina se somos ou não adeptos do espiritismo:

Kardec escreveu:

Citar
...Daí resulta que, com relação a tudo o que seja fora do âmbito do ensino exclusivamente moral, as revelações que cada um possa receber terão caráter individual, sem cunho de autenticidade; que devem ser consideradas opiniões pessoais de tal ou qual Espírito e que imprudente fora aceitá-las e propagá-las levianamente como verdades absolutas....

A grande inteligência de Kardec estava a antecipar este tipo de debates, como as colónias espirituais, a alimentação dos espíritos e outros. E marcou uma linha de demarcação muito clara:

- identificar-se com o que é de âmbito estritamente moral, e, se possível aplicar essas verdades à vida, é que determina se somos ou não espiritas.

- E não tomar nada que não seja do Âmbito estritamente moral como verdade absoluta.

Lá da França, de há 150 anos atrás, vem a voz da sabedoria esclarecer que os "pormenores técnicos", por assim dizer, são meras opiniões dos espiritos. Seja os espiritos da codificação, sejam eles quais forem. Ele já sabia que há coisas que são de difícil consenso. Precisamente porque são opiniões e não dados concretos.

No fim de contas o CUEE não abrange estes assuntos!

A minha experiência não é melhor nem pior do que a de ninguém. Mas eu cheguei ao espiritismo sózinho, através da leitura do livro dos espiritos, depois da leitura do novo testamento da bilbia. Vendo a minha grande necessidade (sinal que não sou grande coisa, senão nem precisava tanto do espiritismo...) e a minha decepção com as coisas que me apareciam no âmbito das coisas do espirito, umas sem lógica, outras numa lógica comercial, Deus permitiu aos bons espiritos que me encaminhassem para esta doutrina. E acho que eu serei eternamente grato por isso.

A experiência de muitas outras pessoas foi diferente (não quero dizer melhor nem pior, mas quero dizer mesmo diferente). Cada um de nós chegou à doutrina como pôde ser. E cá estamos.

Como dizia a amiga Zeni, devemos cantar juntos a alegria por termos encontrado o farol, e seguir a luz o mesmo para chegarmos a bom porto. Apreciar os trabalhos dos companheiros que muito partilham aqui connosco. Que muito se dão a nós todos. Apreciar o trabalho do webmaster e de todos os que contribuem para fazer estar no ar o fórum espirita.

Que se lixem as diferenças!

Todo aquele que é cristão (estou a falar em aceitar para si mesmo a moral de Jesus de Nazaré, e não em religiões que adoptam este nome), faz parte da familia espirita. Estarei errado?

Digo portanto em voz alta: Obrigado amigo André Luiz, por nos trazeres tantos e bons companheiros de ideal!

bem hajam
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Tolomei em 12 de Novembro de 2009, 14:19
Mil Parabéns ao André Luiz, Ao Emmanuel e a Chico Xavier , e mil agradecimentos a todos os companheiros encarnados e desencarnados que permitiram a chegada de novos esclarecimentos espirituais ao ignorante e atrasado estado moral da humanidade que vivemos , e que esperamos que seja por pouco tempo...a hora da transformação está chegando, creio! E assim como a eles , a outros Espíritos também que como pioneiros da reportagem dos planos vibratórios superiores , e até dos mais atrasados, que sempre podem nos ajudar. Kardec também estudava as mensagens dos espíritos em estados inferiores porque muito nos podem esclarecer. Quem tem olhos de ver, sempre aprende um pouco mais. E quem incomoda sempre recebe pedradas, normal por aqui ainda, se até o Cristo foi apedrejado e crucificado ! Que ninguém desanime de estudar , tudo que vem do mundo espiritual, mas sempre se basear em Jesus, e Kardec (os Profetas da 1a revelação também possuem materiais interessantes se usarmos as chaves de Jesus e Kardec para entender as entrelinhas) , para poder avançar com equilíbrio. Quem viu Kardec jogar pedras e desanimar alguém em sua trajetória de crescimento espiritual ? André Luiz ajudou a muita gente , sem dúvida , e outros espíritos jornalistas também merecem nossa gratidão e muito respeito pela luta que estão emprendendo,  levando luz aos iniciantes. Muito trabalho do bem pela frente!  O Espírito sompra aonde ele quer , e se um trabalho vem de Deus - ninguém pode impedir ( vide o conselho de Gamaliel ). Paz e Luz para todos, abraços,
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Jorge em 12 de Novembro de 2009, 14:47
Olá amigos,

Olá Vitor Santos,

Uma coisa que sempre admirei em ti: essa maneira clara de deitar cá para fora o que te vai na alma e de uma forma coerente!

Foste sempre um grande exemplo para todos nós, porquanto sempre mostraste, a par do que referi anteriormente, uma grande humildade!

Por vezes pensamos a "quente" e dizemos coisas que mais tarde nos arrependemos! Acho que ninguem aqui estará isento desta particularidade!

Realmente, Vitor, sempre afirmei que independentemente de existirem colónias ou não, ler o Nosso Lar e beber os seus conceitos morais, apresentados com mestria por André, no papel de aprendiz, é profundamente gratificante.

No futuro poderá funcionar como uma luz que dissipará as trevas, quem sabe?

Nosso Lar, também foi o meu primeiro livro e confesso que nunca li um livro com tão grande entusiasmo porque (modéstia à parte) parecia-me que aquilo tudo (descrito em Nosso Lar) não era novidade nenhuma para mim, e no meu íntimo sentia um enorme contentamento ...

A partir daí, comecei a frequentar o centro espírita e a pensar que estava na hora de trabalhar para ser melhor (queria ser anjinho rapidamente) :D, burilar meu íntimo, ser perseverante na reforma íntima inadiável e ... quando passei à prática ... bem,  :-\ continuo a trabalhar, a trabalhar ... a cair ... a levantar ... cair novamente ... até que um dia  ::) já caminharei definitivamente nesse Caminho que Jesus nos indicou:

"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" Jesus

Desculpem se falei excessivamente de mim, eu que sou escória do universo  :D

Abraços.
Jorge
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Aldebaran em 12 de Novembro de 2009, 15:06
Olá a todos.

É o que eu sempre pensei, e tbm já havia dito isso: eu tbm cheguei ao Espiritismo pelo OLE, mas muitos chegaram pelo André Luiz.

Eu vejo e sempre vi aqueles tópicos sobre o CUEE, como um bate-papo nosso. Às vezes saíram algumas rusgas lá, mas nem por isso deixamos de ser menos amigos ou irmãos no ideal espírita.

No fima das contas todas as opiniões não podem ser senão pessoais, e  como já disseram, não existe nenhuma verdade absoluta, somente relativa, porque a verdade e a perfeição absolutas pertencem  a Deus somente.

Parabéns pelo tópico, Vitor,

abçs

Renato


ps: e chega de CUEE hein rsrsrs (aquilo lá não pára meu!! o moderador fechou 2 tópicos e tem uns 30 abertos ainda; logo logo se retoma aquilo lá, pq chegará novos membros ao fórum e lerão os debates, e tudo recomeça de novo   rsrsrs faz parte...)
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Jorge em 12 de Novembro de 2009, 15:12
Eu vejo e sempre vi aqueles tópicos sobre o CUEE, como um bate-papo nosso. Às vezes saíram algumas rusgas lá, mas nem por isso deixamos de ser menos amigos ou irmãos no ideal espírita.

No fima das contas todas as opiniões não podem ser senão pessoais, e  como já disseram, não existe nenhuma verdade absoluta, somente relativa, porque a verdade e a perfeição absolutas pertencem  a Deus somente.

Amigo Renato,

Excelentes pensamentos!  ;)

Abração.
Jorge
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Diegas em 12 de Novembro de 2009, 15:58
'...Apreciar o trabalho do webmaster e de todos os que contribuem para fazer estar no ar o fórum espirita...'

Olá, Vitor Santos


Outrora escrevi que reconheço em voce um novo Paulo de Tarso - inteligente e humilde - que ainda levará a Boa Nova de Francisco Candido Xavier, unindo todos os corações no mesmo ideal de Amor.

Compartilho contigo que o maior de todos e faz muito, raramente o observamos, e quando aparece é para saudar um novo membro. São os anonimos da equipe deste Forum - que contribuem de forma excelente para a existencia deste espaço para divulgação da Doutrina Espirita. Quando entrei no forum também fui carinhosamente recepcionado  - parabéns ao Vasco, por este nome é que o conheço e quem melhor representa o anonimato.

Então, há duas fortalezas: nos bastidores, e na linha de frente.



Abç


Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: psi em 12 de Novembro de 2009, 17:44
Olá, Vitor,

Eu particularmente sou muito grato a André Luiz pela dimensão de sua obra. Mas sou, antes de tudo, grato a Kardec, pois os seus livros doutrinários foram os primeiros que li, e me deram a conceituação geral do espiritismo, sem a qual os livros de André Luiz tornar-se-iam
de muito mais difícil compreensão.
Um abraço,

PSI
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Jorge em 12 de Novembro de 2009, 17:46
'...Apreciar o trabalho do webmaster e de todos os que contribuem para fazer estar no ar o fórum espirita...'

Olá, Vitor Santos


Outrora escrevi que reconheço em voce um novo Paulo de Tarso - inteligente e humilde - que ainda levará a Boa Nova de Francisco Candido Xavier, unindo todos os corações no mesmo ideal de Amor.

Compartilho contigo que o maior de todos e faz muito, raramente o observamos, e quando aparece é para saudar um novo membro. São os anonimos da equipe deste Forum - que contribuem de forma excelente para a existencia deste espaço para divulgação da Doutrina Espirita. Quando entrei no forum também fui carinhosamente recepcionado  - parabéns ao Vasco, por este nome é que o conheço e quem melhor representa o anonimato.

Então, há duas fortalezas: nos bastidores, e na linha de frente.



Abç




Olá amigão Diegas,

Concordo plenamente com você: PARABÉNS AO VASCO

E obrigado pelo espectacular FÓRUM!

Abraços.
Jorge
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Aldebaran em 12 de Novembro de 2009, 18:07
Essa moderação aqui é fantástica mesma!!! Eu acho que dão o exemplo de indulgência para com o próximo e é por isso, talvez que esse seja o maior fórum espírita da internet.
Eu sou viciadão em fóruns, já fui banido de alguns e saí de livre vontade de outros cujos admns perderam o controle.
Em alguns você recebe uma mensagem assim: "você foi banido deste fórum permanentemente", só que você entra lá com outra conta e continua debatendo com o pessoal.
Em um fórum de filosofia/sociologia e política entramos em choque eu e um dos admns, e ele me baniu de lá, mas o outro adm me convidou para voltar, afinal eu ajudara a desenvolver o fórum que acabara de  ser construído e tinha 80% dos posts, em relação ao total.

No fórum ateus.net, eles não toleram os discursos religiosos por muito tempo. Antes de entrar aqui, eu estava lá, explicando o Espiritismo para eles, tudo numa boa (é legal debater com eles, os ateus) até que o adm entrou em choque comigo. Ali, eles escrevem ao lado do nick da pessoa, por exemplo: Aldebaran [BANIDO], afinal foi um orgulho ser banido de la´, pq o único trabalho deles é criticar as religiões, e ficar se lamentando que receberam dos pais uma educação espírita ou católica e ficam ressentidos por isso.


A moderação aqui  faz tudo em silêncio, sem causar escândalos, e concita os opositores à paz, e nesse sentido reconquistamos e refazemos todas as amizades, que, por uma picuínha, talvez se tivessem sido relegadas a uma suposta e perpétua desafeição.

Vai aí os meus parabéns tbm a administração do fórum!!!

abçs  ,


Renato
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Vitor Santos em 12 de Novembro de 2009, 19:38
Olá Diegas

Citar
Outrora escrevi que reconheço em voce um novo Paulo de Tarso - inteligente e humilde - que ainda levará a Boa Nova de Francisco Candido Xavier, unindo todos os corações no mesmo ideal de Amor.

Olá amigo, não diga isso, nem a brincar!

Isso é desrespeitar o bom nome do apóstolo, amigo.

bem haja
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Blue soft em 12 de Novembro de 2009, 19:49
Olá

Ontem, ao ler um post colocado pelo amigo Procura, comecei a pensar bem no assunto. Respondi a dizer que não era possivel chegar a consenso sobre as colónias espirituais (agradeço muito que não se reinicie aqui esse debate, por favor).

Mas o amigo Procura sempre me convenceu de alguma coisa. Na verdade milhões de pessoas chegaram ao espiritismo através da leitura de André Luiz. E se não fosse esse espirito, quantos milhões de pessoas não teriam ficado sem conhecer a doutrina espirita? E quantos não teriam conhecido Kardec?

Face ao exposto, eu devo-me sentir agradecido a André Luiz. Quantos companheiros de doutrina eu teria a menos se não fosse ele? E entre esses até poderão estar os que mais me ajudaram, não sei.

Eu não me identifico com algumas coisas dos livros de André Luiz, mas sempre disse que se tratava de uma opinião pessoal, tão válida como outra opinião qualquer. Eu não sou ninguém para dizer aos outros o que está certo ou o que está errado. Mas suspeito que nem sempre fui capaz de me explicar bem a este respeito.

Nós debatemos muito o CUEE, mas se calhar não sempre lemos essa parte do ESE com atenção.

Vejamos o que determina se somos ou não adeptos do espiritismo:

Kardec escreveu:

Citar
...Daí resulta que, com relação a tudo o que seja fora do âmbito do ensino exclusivamente moral, as revelações que cada um possa receber terão caráter individual, sem cunho de autenticidade; que devem ser consideradas opiniões pessoais de tal ou qual Espírito e que imprudente fora aceitá-las e propagá-las levianamente como verdades absolutas....

A grande inteligência de Kardec estava a antecipar este tipo de debates, como as colónias espirituais, a alimentação dos espíritos e outros. E marcou uma linha de demarcação muito clara:

- identificar-se com o que é de âmbito estritamente moral, e, se possível aplicar essas verdades à vida, é que determina se somos ou não espiritas.

- E não tomar nada que não seja do Âmbito estritamente moral como verdade absoluta.

Lá da França, de há 150 anos atrás, vem a voz da sabedoria esclarecer que os "pormenores técnicos", por assim dizer, são meras opiniões dos espiritos. Seja os espiritos da codificação, sejam eles quais forem. Ele já sabia que há coisas que são de difícil consenso. Precisamente porque são opiniões e não dados concretos.

No fim de contas o CUEE não abrange estes assuntos!

A minha experiência não é melhor nem pior do que a de ninguém. Mas eu cheguei ao espiritismo sózinho, através da leitura do livro dos espiritos, depois da leitura do novo testamento da bilbia. Vendo a minha grande necessidade (sinal que não sou grande coisa, senão nem precisava tanto do espiritismo...) e a minha decepção com as coisas que me apareciam no âmbito das coisas do espirito, umas sem lógica, outras numa lógica comercial, Deus permitiu aos bons espiritos que me encaminhassem para esta doutrina. E acho que eu serei eternamente grato por isso.

A experiência de muitas outras pessoas foi diferente (não quero dizer melhor nem pior, mas quero dizer mesmo diferente). Cada um de nós chegou à doutrina como pôde ser. E cá estamos.

Como dizia a amiga Zeni, devemos cantar juntos a alegria por termos encontrado o farol, e seguir a luz o mesmo para chegarmos a bom porto. Apreciar os trabalhos dos companheiros que muito partilham aqui connosco. Que muito se dão a nós todos. Apreciar o trabalho do webmaster e de todos os que contribuem para fazer estar no ar o fórum espirita.

Que se lixem as diferenças!

Todo aquele que é cristão (estou a falar em aceitar para si mesmo a moral de Jesus de Nazaré, e não em religiões que adoptam este nome), faz parte da familia espirita. Estarei errado?

Digo portanto em voz alta: Obrigado amigo André Luiz, por nos trazeres tantos e bons companheiros de ideal!

bem hajam


            Existem pessoas, nesta vida, que são verdadeiros ícones de
bom-senso, que conseguem com sua maneira de pensar e seu jeito
de ser  demonstrar que a vida tem suas dificuldades, seus obstáculos,
seus dias cinzentos, mas tem gente que nos leva a crença de que,
apesar de tudo, de tudo mesmo, há um luz porque sempre que se pode
e quando nem esperamos, elas aparecem, nos dão o ar de sua graciosidade.
          Bem, só algumas vezes, esses seres nos encontram ou eu por
imposição da minha própria dificuldade, da minha escassez deste recurso,
que é o bem-senso, encontrei-o e por um motivo que só a reencarnação
pode revelar eu sucumbi à delicadeza e a doçura deste ser e hoje, sinto
como se fosse um amigo que estou reencontrando, pode ser pretensão
minha, mas aqui no Brasil tem um ditado que diz de pretensão e água
benta cada um bebe o quanto quer...
;) :D
           Assim, com o coração cheio de alegria por ter Deus me dado a
felicidade de encontrar este abençoado espaço, pois este Fórum me
tem proporcionado, essas pequenas alegrias diárias de encontrar com
pessoas amáveis, cheias de carinho e de um coração, para mim é o
mesmo que está em uma Casa Espírita.
           Vitor amigo, Deus me permitiu te encontrar neste ambiente,
é um dos motivos do meu agradecimento, às vezes, quando estou
um pouco tristinha, porque não consigo expor meu pensamento muito
bem, lembro-me de você e aí, não ligo e continuo pois, se você que
escreve bem, nem sempre é entendido, imagina eu...



                           Carinhos,



                          Blue Soft



P.S. E sobre, André Luiz, digo PARABÉNS ao médium que o
fez reconhecido, pois para mim o Chico foi o melhor exemplo
de que um ser humano, pode dedicar sua vida (mesmo em nossos
dias) as coisas do espírito, pelas dificuldades que ultrapassou
e pelos livros que os espíritos trouxeram através dele. Minha
singela homenagem ao Francisco Cândido Xavier.
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Aldebaran em 12 de Novembro de 2009, 20:07
Citar
blue: P.S. E sobre, André Luiz, digo PARABÉNS ao médium que o
fez reconhecido, pois para mim o Chico foi o melhor exemplo
de que um ser humano, pode dedicar sua vida (mesmo em nossos
dias) as coisas do espírito, pelas dificuldades que ultrapassou
e pelos livros que os espíritos trouxeram através dele. Minha
singela homenagem ao Francisco Cândido Xavier.   

Só isso blue??

Pensei que no mínimo, se pudesse acrescentar que Chico Xavier foi o maior médium da atualidade - pelo menos num tópico onde se pretendem prestar homenagens a André Luiz e, em conseqüência, ao médium que psicografou suas obras  ;)

Mas está bom .... valeu pela contribuição  ;)

abçs


Renato


Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: sonho em 12 de Novembro de 2009, 20:36
Olá Vitor!

Bom, parece-me que este tópico passou a ser uma homenagem à sua pessoa, sendo certo que não era sua intenção que tal sucedesse, mas como nada é ao acaso e, porque para mim ela é merecida, aqui vou eu dar os meu parabéns a si e a toda a equipa do fórum, que permite que hoje estejamos aqui todos juntos e reunidos sobre o mesmo objectivo.

Vitor, já tive oportunidade de lhe dizer, na minha apresentação, que gosto muito de suas intervenções e que acho que é um grande dinamizador deste fórum, por isso muito me alegra estar aqui hoje para o homenagear também.

Agora sim, quanto a André Luiz, presto aqui a minha homenagem, bem como a todos os espíritos que vêm junto a nós para nos esclarecer como é o mundo espiritual e, a todos aqueles que trazem mensagens de amor e que com elas ajudam à nossa evolução.

Não posso deixar também de homenagear Chico Xavier como um grande médium, mas antes de tudo como um exemplo para todos nós, pois pautou sua vida na conduta cristã, doando sempre muito de si ao próximo, sem dúvida um ser de uma generosidade enorme!

Abraços a todos,
Sonho :)

   
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: dim-dim em 12 de Novembro de 2009, 20:50

Olá!

A todos amigos, presto a minha homenagem aqui no fórum Espírita ao que os amigos disseram nas mensagens que me antecederam.

Ao Fórum Espírita, a todos os nomeados e a todo mundo.

Namasté
Título: Re: HOMENGEM A ANDRÉ LUIZ
Enviado por: Vitor Santos em 13 de Novembro de 2009, 11:37
Olá

Na vida nós pensamos muitas coisas, umas mais óbvias e outras mais complexas. Ao ler um dos companheiros eu percebi o carinho que ele tinha pelo espirito André Luiz e a decepção que era para ele imaginar que poderia haver algo que dissesse que o que esse espirito ditou poderia não ser espiritismo, ou poderia ter validade discutivel.

E esse carinho pelo espirito André Luiz é comum a muita gente que conheço. Eu não sou hipócrita, eu já disse que há coisas dele com que não me identifico. Mas tenho de reconhecer a importância da mensagem dele no meio espirita.

Mas André Luiz chega às pessoas. As pessoas gostam de o ler e levam-no em conta. Julgo que a obra "O Nosso Lar" é o livro mais lido de sempre entre os espiritas. E do ponto de vista estritamente moral, penso que André Luiz se identifica com Jesus e com Kardec. Mas quem conhece melhor a obra dele poderá confirmar se estou mesmo certo.

Quanto a mim, agradeço o incentivo dos companheiros, mas o fórum não depende de mim para nada, como é óbvio. E se dependesse era mau, pois tinha de vir aqui depois do desencarne, o que era uma maçada.

bem hajam