0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
meus caros, compreendamos que a necessidade de darmos continuidade aos animais, com efeito de nosso apego amor e carinho que temos por eles, não justifica tal ou qual teoria para a nossa consolação, pois a doutrina não estabelece essa analogia, a questão dos animais e dos homens, e se supostamente antes de sermos Espíritos, estagiamos o reinos inferiores da criação vem sendo uma questão que a cada dia cresce e ganha propriedade, no entanto notáveis pontos de duvidas e certezas desta questão se encontra explanados em OLE, variando os pontos de vista, porque nos falta ainda o senso moral e intelectual, para compreensão certeira do enúnciado, em A Gênese de Allan Kardec, Uranografia geral o Espírito Galileu Galilei, diz que o PI se elabora nos reinos inferiores da criação e mais a frente diz que não so existe os reinos que temos na Terra, mais varios outros que desconhecemos, e finaliza dizendo explicitamente a respeito da trasnformação do PI " mais não deduzis daí o vosso racíocinio, pois assim não acontece" e eu a meu turno pergunto: qual é pois o nosso racíocinio a respeito "dos reinos inferiores?" claro que como dito a gente aqui na Terra TEMOS os reinos mineral, vegetal e animal, mais diz Galileu, que a outros reinos que desconhecemos e então não a possibilidade concreta de afirmar que estagiamos os reinos infeiriores e hoje alcançamos o reino hominal. mais fortemente temos o Espírito Erasto em OLM, explanando que os animais são sempre animais e esses são auxiliares inteligênte dos homens, que só ao homem que possuie a centelha divina que foi escolhido para conhecer a Deus e progredir infinitamente, assim como também diz a primeira versão do OLE, na pergunta 127, diz que sempre fomos da especie homo, e todas as nossas encarnações ocorrem na especie humana! que cada qual possa meditar as questõs levantadas e procurar a resposta logica e sem antagonismo precoce, onde vendo que certas teórias nos leva a certas dificuldades que não obteremos respostas logicas, de resto o animal que desencarna não se encontra errante, como nós, daí a impossibilidade de nos rever no plano espiritual, tudo em a natureza de encadeia, no entanto não imaginemos cegamente e precocemente como ocorre esse encadeamento que se efetua sobre leis eternas que ainda conhecemos muito superficialmente, criadas por Deus! abraços Leonardo.
Caro Leonardo,Concordo com suas sábias palavras.Entre as palavras de Galileu e Erasto, fico com as de Erasto que nunca contradiz a DE. A DE diz que sempre fomos homos! Mas é claro, qual o ser escolhido por Deus para a encarnação dos espíritos neste planeta? É o homem! Mas isto de sempre homos, é em relação ao planeta Terra, jamais poderemos encarnar em outro ser terráqueo e nem os seres que encarnam nos demais habitantes deste planeta poderão encarnar no homem.
Quanto ao PI[...]
Em relação a evolução animais, a DE garante que existe, mas os seres que encarnam neles, sempre serão auxiliares dos espíritos encarnados.
Mano Lacerda,já e por algumas vezes postei aqui o que está ensinado na primeira edição do LE.Esta edição continua a viger, sendo abraçada pela segunda que a amplia e constata.Todavia seu comentário ao mano Lukazan trás este parágrafo, que está totalmente em desacordo com a doutrina e que vou provar pela simples excertia da questão 127 da Primeira Edição de OLE."127 — L'âme de l'homme n'auraitelle point élé d'abord le principe de vie des derniers êîres vivants de la création pour arriver, par une loi progressive, jusqu'à l'homme en parcourant les divers degrés de l'échelle organique ?« Non ; non ! hommes nous sommes nés. »« Chaque chose progressé dans son ospèce et dans son essence; l'homme n'a jamais été autre chose qu'un homme. »Tradução:"127 — A alma do Homem não teria sido primitivamente o Princípio Vital de ínfimos seres vivos da Biocriação, que chegou, ex-vi de lei progressiva, até o ser humano, percorrendo os diversos graus da escala orgânica?«Não! Não! Os Espíritos, homens somos desde natos.»«Cada ser vivo só progride na sua espécie e na sua essência. O Homem não foi jamais outro ser senão homo.» Esta a doutrina, termos em que me pronuncio.Abração,Moura
...A questão que o amigo tenta colocar do excerto que fez retrata a passagem pelos diversos reinos não do Espírito mas sim do Princípio Inteligente "espírito".
...kardec e os Espíritos Superiores ensinam:"As diferentes espécies de animais não procedem intelectualmente uma da outras, por via de progressão; assim, o Espírito da ostra não se torna sucessivamente do peixe, da ave, do quadrúpede e do quadrúmano; cada espécie é um tipo absoluto...
Iniciado por Vitor Santos Outros Temas
Iniciado por dOM JORGE « 1 2 ... 19 20 » Jornal das Boas Notícias
Iniciado por Felipa Pedagogia Espírita
Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia
Iniciado por dOM JORGE Espiritismo & Jovens
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.